Home Marcas Chevrolet GM estuda nova fábrica no Brasil

chevrolet onix fabrica gravatai 46 620x412 1 GM estuda nova fábrica no Brasil




A GM estaria estudando a construção de uma nova fábrica de veículos no Brasil. Com o fim do investimento de R$ 5 bilhões, a montadora americana se prepara para o crescimento no mercado. Para isso, uma nova instalação poderá ser construída.

O plano de aumento da produção já está fazendo com que a GM faça reformas em São Caetano do Sul/SP para adicionar mais 60.000 carros por ano. Se o crescimento do mercado continuar por três anos, a GM vai valer-se de uma nova unidade.

Também se fala em produção de novos produtos em São José dos Campos/SP, onde existe a ameaça de demissão de 1.500 unidades. Sindicalistas locais pedem a manutenção do Classic e a introdução do Sonic na unidade. A fábrica receberá R$ 500 milhões em investimentos, fato confirmado pela GM. O anúncio deverá ser feito no segundo trimestre de 2013.


  • vfreire85

    é estranho anunciar a construção de uma nova fábrica quando ainda possuem capacidade ociosa, como é o caso da fábrica de são josé…

    • alexhmoraes

      Isso ai é lero lero, jogada de marketing! GM vem perdendo mercado após essa porca renovação de seus carros.

      • SilenceBass

        Tá por fora, hein…

        • Edu

          Ela esta ganhando mercado na verdade…..se o novo Prisma emplacar ela tem grandes chances de passar a VW até o final do ano….a diferença é em torno de 8000 carros…….

      • joel

        Perdendo mercado?? Qual o lançamento nacional da GM nao emplacou?? Ela pode vê que o único importado (SONIC) é o que não está fazendo sucesso.
        Spin, Cobalt, S10, Cruze e Onix indo muito bem.

      • Marciomaster

        Alex, por mais que voçe não goste da cara dos novos carros da GM, é fato o seu crescimento, ela esta ganhando mercado e não perdendo.

      • ARTWO

        os nrs de vendas na FENABRAVE nao mostrma isso.de uma olhada la!!

    • Debraido

      O sindicato inviabiliza a planta de SJC! essa é a realidade… Como localização e distribuição da produção ela é prefeita!

      • Pedro_Rocha

        Sinceramente, isso é desculpa esfarrapada da Chevrolet. Quem conhece o sindicalismo pelego brazuka sabe muito bem como se resolve i$$o.

    • Castle_Bravo

      Gravataí tem operado nos três turnos, e pelo que saiu no jornal Zero Hora de hoje, há fortes indícios de que será ampliada.

    • just_drive

      Nada estranho nem jogada de marketing…assim que um montadora anuncia que tem a intenção de construir uma nova fábrica os governos estaduais começam a lutar a tapas com isenção de imposto, terrenos e infra-estrutura. Muitas vezes todas essas regalias fazem com que seja mais vantajoso construir outra fábrica do que ampliar ou aproveitar outra já existente.

  • Arthur_SS

    Acho mais viável ($$) adaptar a fábrica de SJC para fabricar modelos como o Sonic. Se com isso a GM pudesse baixar o preço dele para a média dos concorrentes, ele se tornaria uma boa opção no seu segmento.

    • Edson Roberto

      Na minha opinião, acho que o Sonic até poderia continuar com o mesmo valor. O que a GM poderia fazer é lança-lo exatamente como ele é nos EUA. Ou seja, com vários itens adicionais não existentes no modelo comercializado aqui.

      Vai desde segurança até itens de conforto adicionais. Só nisso já seria uma opçõa a considerar. Se ele estivesse ao preço de R$53000 com 10 air bags, cmabio automatico, motor 1.6, ar condicionado digital, entre outros, ele poderia ser muito interessante mesmo sendo bem caro (obviamente demonstro uma versão topo de linha sendo que as demais teriam queda nos valores).

      • Rodrigo

        O Sonic não oferece ar digital em nenhum mercado, acho difícil adaptarem um aqui. Mas concordo contigo quanto aos 10 airbags, ESP e controle de tração.

        • Pedro_Rocha

          Poderiam fazer essa adaptação como a Toyota fez no Corolla.

    • Mr. Potato

      Com todo respeito ao pessoal de SJC, mas se a GM for esperta, ela vai é sair de lá e ir pra outra região do país.

      • SilenceBass

        Certamente, e por isso (acho) tão estudando a nova fábrica.

      • CharlesAle

        Acho que é isso que acontece,uma fábrica para substituir a de SJC,ou seja,essa únidade já é carta fora do baralho….

    • Rodrigo

      Eu acredito que, devido ao regime de cotas, a GM deve apostar forte em um dos 3 carros que atualmente (ou no futuro) vêm (ou virão) do México.
      Sonic: a demanda mensal esperada (500 unidades do hatch e 700 unidades do sedã) vem sendo cumprida. Mais que isso acho que não vende, já que em tese não custaria menos.
      Captiva: com o lançamento da nova geração na Europa, há rumores que ela deixaria de ser trazida para cá a favor do Traxx (Tracker). Porém, partindo da premissa que é um carro de categoria diferente da Captiva e que a diferença de preço entre esta e a Trailblazer é de quase R$50 mil, acho provável que continuará sendo oferecida aqui vinda do México.
      Traxx (Tracker): próximo a ser lançado aqui pra brigar em um segmento que hoje só tem 2 players de peso (Ecosport e Duster), é bem provável que fará enorme sucesso aqui, acabando com as cotas da montadora num instante. Assim, pra atender a demanda esperada, é muito mais provável que o Tracker seja feito aqui do que o Sonic ou a Captiva.

      • Pedro_Rocha

        Tem ainda o Malibu que virá marcar presença entre os sedãs médio-grandes.

  • CleidsonTV

    Mais uma fábrica pra produzir Classic, Spin e Celta..

    • dudupruvinelli

      O celta já tá indo embora.. ainda bem

      • anderson_sp

        Ainda não, até receber um substituto, ele vai receber AB e ABS, já tem umas fotos do volante dele com AB em outro blog.

  • Magnus

    Se for pra continuar produzindo as porcarias que vendem por aqui nem precisa . . . . . .

  • dudupruvinelli

    Não, precisa! Pode ir embora!

  • alexhmoraes

    Mais uma fábrica e em São Paulo, por isso o Nordeste do país não se desenvolve….

    • Edson Roberto

      Mais uma fabrica não…. certamente a atualização da fabrica de São José dos Campos é o meio mais certo para isso. Alias, eu duvido que a GM tenha beneficios que irão superar toda a burocracia com o sindicato (Que certamente vai pegar no pé da empresa caso essa desista da cidade).

      Eu acho que esse anuncio foi para a GM mostrar que pode largar a região para tentar uma possivel retaliação ao sindicado de São Jose dos Campos que apesar da GM já fazer e seguir muitas imposições, chegou em um momento em que caso o sindicato não flexibilize suas ações, poderá perder terreno em relação a empresa.

      E digo mais, pode ocorrer uma situação parecida como foi o Golf 7 que optaram por produzi-lo no México (nesse caso, em outro estado).

    • SilenceBass

      Quem tem que se preocupar em desenvolver o nordeste é o governo – de lá e federal – e não uma fábrica de automóveis.

      Resta saber se o povo nordestino também está apto pra se desenvolver (ou melhor, quer se desenvolver) , visto que a maioria das bolsa-esmola e compra de votos vem de lá.

      • OLIVEIRA_POLO

        E você deve morar na Europa, né? Não sabia que o nordeste possuía um governo local, e com certeza na sua cabeça o que movimenta a economia da região são essas ajudas do bolsa família, certo? Alias, você deve pensar que todos que moram na região norte são índios? Te informa cara, usa a internet pra desenvolver o teu aprendizado também e não pra ficar postando comentário preconceituoso.

        • SilenceBass

          Como de praxe, qualquer comentário realista gera discórdia e ódio.

          Meu caro, como é possível notar, eu não escrevi "nordestino, todos, são…" e sim "… a maioria do bolsa-família se destina ao nordeste" pois infelizmente lá a pobreza é acentuada. Só que na outra via das coisas, a falta de vontade de mudança, o continuísmo, o medo de "perder" tal benefício joga TODA UMA NAÇÃO à obscuridade. Não vou mais me aprofundar no assunto, pois aqui é um blog automotivo e não político, apesar de que é justamente por conta da política que pagamos os carros mais caros do mundo…

          Olha, prometo que vou sim desenvolver meu aprendizado, mas espero que você faça sua parte – leia, não interprete… e se interpretar, o faça com mais cuidado.

          • Pedro_Rocha

            Dados para seu estudo:
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=682

            Sul e Sudeste unidos em uma nova nação!

          • OLIVEIRA_POLO

            Me desculpe se fui um pouco enfático no comentário, e o interpretei de uma forma diferente.. A entonação de quem lê qualquer frase pode mudar totalmente o seu sentido original. Você demonstra ser uma pessoa esclarecida e tem todo o direito de expressar sua opinião. Sou nascido em MG e moro no nordeste, em todo lugar existem pessoas que batalham para mudar de vida, assim como existem pessoas acomodadas com a sua situação. Isso vai de cada um e não da sua região. (não interprete mal, por favor!) Sem mais.

            • SilenceBass

              Tudo bem amigão, a culpa é minha mesmo, tem coisa interpretativa no que eu escrevo geralmente… abraços !

          • LucianoRN

            Use melhor as palavras, pois do jeito q vc colocou soa esnobe e preconceituoso. Infelizmente, vc querendo ou nao, NE foi uma região sempre abandonado pela união e, aliado a isso, o problema climático sempre foi um empecilho ao desenvolvimento da região (desde a colonização). Felizmente nos ultimos anos a união tem olhado com mais carinho para nossa região e nao é a toa que ela cresce a taxas maiores que a do Brasil. Chegaremos lá, nao se preocupe.

      • luizcrjr

        Claro que estamos aptos a nos desenvolver, o nordeste vem enfrentando uma das maiores secas de todos os tempos.

        Só não tem morrido gente desnutrido como na áfrica por causa desse bolsa familia, apesar de não gostar disso eu tenho que admitir que é um meio eficiente de distribuir renda já que os órgãos públicos desse país não são eficazes.

        Mas o povo nordestino não fica se fazendo de coitado não, ele vai a luta dentro de suas condições.

      • ToNemAi_

        Ótimo!

      • vfreire85

        supremacista detected.

        • TvaxQuivax

          babaca detected

      • marcio233

        Acho que querem se desenvolver sim, tem muitos exemplos disso. Como você é bem informado, procure saber melhor sobre o que é a realidade antes de comentar.

        Como você citou, não vamos tornar o blog em um debate político. Então não precisa questionar com tanta certeza que "o povo nordestino" quer ou não se desenvolver. Ou você também "acha" que a mão-de-obra nordestina de fábricas grandes como a Ford não quis se desenvolver para viver de bolsa-família?

        Você já passou fome? Já passou algumas das tantas mazelas que o "povo nordestino" sofreu e sofre até hoje? Será que é somente falta de interesse de se desenvolver?

        "Comentário realista"… essa parte eu ri de sua limitação… uma pena que você ainda encontra coro…

      • Jmedeiros

        Você devia lavar a boca para falar dos nordestinos, gente ruim existe em todo lugar mais a maioria e trabalhador e sim o povo nordestino esta apto para se desenvolver, vc não deve saber quem ajudou São Paulo a ser o que é hoje.
        Lembre-se o nordeste também é Brasil.

        • TvaxQuivax

          não é q nordestinos são vadios, quase qualquer povo, dê mesada a ele pra toda vida e ele, mesmo querendo trabalhas, vai tentar preservar tbm essa fonte de renda.. mesmo que ela seja arrancada dos outros em forma de imposto..

    • eduardo82br

      Não é bem por aí. Empresa não é instituição de caridade ou órgão de desenvolvimento do governo. Empresa quer saber de lucro.

      A empresa vai para onde tiver melhor condições de se estabelecer – isso inclui mão-de-obra qualificada e cadeia de fornecedores. Fora que deve haver grande parte do mercado consumidor perto para que se economize com frete. Do jeito que estão nossas estradas e nossa malha ferroviária, fica caro transportar boa parte da produção para uma região distante.

      É possível que o Nordeste se desenvolva? Claro, mas o governo precisa investir na região (para não dizer no país como um todo, pois infra-estrutura daqui é ridícula). Olhe o Porto Digital do Recife: o governo deu condições para que o local se desenvolvesse. Hoje é um dos polos de TI do país.

  • marciolucasxw

    Im chevrolet leader

    and I will dominate Brazil.

    HAHAHAHA

  • marciolucasxw

    falando sério isso tudo culpa das FARC do sindicato DO PT.

    Eles querem a manutenção do CLASSICé uma vergonha!!

    #CULPA DO PT

    • Pedro_Rocha

      Se dependesse de Dilma estaríamos andando em milhões de bicicletas como os chineses.

  • anderson_sp

    Acho que é mentira, vira e mexe a fábrica da GM entra em greve e acordo com o sindicato para não haver demissões, isso deve servir pra mostrar as outras que está com demanda no limite.

  • Diggo

    Esses FDP dos sindicatos querer o Classic é uma palhaçada.

    • ToNemAi_

      É fod* cara, 30 anos de produção da mesma merda e nego quer renovar + 30 anos… Esse povo tem é que perder o emprego mesmo, a fabrica quer renovar as coisas e melhorar mas os empregados querem é mandar no que eles devem e não devem fazer…

  • http://www.carplace.com.br Juan (Argentina)

    Otra fabrica mas? jaja por que no se apoyan en Uruguay o Argentina? por que no dejan al classic como exclusivo de la planta rosarina de Argentina, Sonic lo dejan en Mexico y agregan mas modelos totalmente nuevos. Humilde opinion.

    • gusgm

      Pq o Brasil é o maior mercado consumidor da região? Pq a maioria dos carros produzidos na Argentina vem para cá? Pq se o Brasil tem carga tributária alta, e problemas de infraestrutura a Argentina está caminhando para uma situação ainda mais caótica???

      Mas como parceiros econômicos espero que a Argentina melhore, pois só trará benefícios para nós brasileiros. O que eu acho é que a GM devia aposentar o anacrônico Classic substituindo pelo novo Prisma. E fazer o mesmo com o Agile. Assim na planta de Rosário seriam fabricados Sonic, Sonic sedan e Traxx e alguns modelos da Opel como Corsa e Astra. Trazendo assim a marca para o Mercosul. Já a planta de SJC ficaria a disposição para fabricar o Spark, substituindo o Celta.

    • eduardo82br

      Juan, a GM quer levar o Classic que tem menor valor agregado p/ a Argentina. Porém, Ford e PSA produzem seus carros de maior valor agregado em seu país: Focus, C4, 308 e 408 – e todos eles estão sendo atualizados (ou já foram).

      No fim das contas, a situação continuará a mesma de hoje, já que o Classic já é fabricado na Argentina.

  • Felipe_Henrique

    Sindicato dando pitaco em montadoras: Acontece aqui, acontece mundo afora… http://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-e-acusada-por-sindicatos-de-chantagear-trabalhadores-na-franca/

  • Eduvinhas

    poxa produza o spark no lugar do celta e tbm o tracker

  • MILTON VITAL

    A GM quer que algum município de o terreno e o governo do estado isenção fiscal, desativam a fábrica de SJC e montam outra, só no Brasil!!!

    • SilenceBass

      Sim… só no Brazil oneram tanto o empresário/empresa e quem acaba pagando? Nós…

      espero que vá mesmo pra algum estado com isenção fiscal, ai quem sabe abaixam os preços. Ficar num estado/cidade onde sindicato tá querendo impor até quais modelos vão ser fabricados, só no Brasil mesmo !

  • Supramagnus

    Já passou da hora da GM trazer o Spark para o Brasil, bem como substituir o Classissauro. Quem sabe com a chegada do Up ela se mexe.

  • AniBALL1975

    Simples usa a planta de SJC para produzir o Tracker e acaba com o Classic

  • rogerrosato

    Que ridículo! Que história mal contada! Construir uma fábrica nova, GM? Sério mesmo?! Só se for pra fechar a planta de São José dos Campos! Mal começou a reestruturação e já está se achando a rainha do mercado novamente… tsc tsc tsc. O pior é que o povo compra essa propaganda ridícula. General Motors, se enxergue, por favor.

  • TONY_SHARKS

    Está meio confuso essa decisão da GM . Se ha capacidade de sobra em SJC, ,pra que outra?
    Eles estão muito confiantes que seus lançamentos vendam mais do que o esperado, mas todo cuidado é pouco. É necessário muito planejamento antes que façam isso.
    Mas ha algo de positivo nisso: com o tempo, eles podem nacionalizar a produção de mais modelos e criação de outros, bem como melhorar a distribuição para as concessionárias de todo o brasil.

  • jkpops

    A GM tinha era que vazar de são caetano do sul cidadezinha de m……. do KCT não se pode cuspir pra cima que alaga tudo pq eles não transferem tudo para são josé dos campos ??? espaço pra ampliar tem de sobra