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aveo1 GM irá produzir um motor 1.2 em sua futura fábrica de Joinville / SC




A GM está cotando componentes para produzir um novo motor na sua (ainda futura) fábrica de Joinville, Santa Catarina. Quando uma montadora chega a esse ponto, é bem provável que teremos mesmo o tal motor em produção.

Esse motor 1.2 tem 72 cavalos e equipa o Aveo na Coréia do Sul. Todas as montadoras nacionais querem acabar com carro 1.0, e dentre elas, a GM é a que mais se esforça neste sentido.

[Fonte: Revista Auto Esporte]


  • Siena

    Aff tanta coisa pra se preocupar e ela pensa num motor 1.2 ???
    Aff se eh pra acabar com os 1.0 deixa soh os 1.4 entao…

  • Fla95

    Com que objetivo acabar com os 1.0? :?s?:

  • Giovanni

    Excelente… Os motores 1.2 são o futuro, como já foi sinalizado na Europa. Os 1.4 também são bons, mas com uma unidade 1.2 moderna é possível extrair bom desempenho com baixíssimo consumo. A GM prova que está no caminho certo ao priorizar motores pequenos, tal como a Fiat tem feito. O ideal é investir o máximo possível em unidades 1.2 e 1.4, pois estes motores já estão equipando até veículos médios/grandes, e nos compactos com certeza irão dominar. Felizmente está chegando ao fim o reinado dos motores grandes, beberrões e ineficientes :clapp:

  • JDFortuna

    Prefiro os 1.0 Se for pra equipar carro pra cidade, os 1.0 têm de ter 10kgfm de torque e uns 70cv. Maior cilindrada em detrimento de vontade intelectual, é flórida. Escala de 1.0 e 1.4 tá muito boa. E o turbo está aí.

    1.2? Isso é enrolação.

  • carlosluzzi

    mais uma péssima noticia para os brasileiros que sofrem
    com os altos impostos na hora de comprar um carro. :down:
    todas as montadoras no brasil arrumam um jeito pra
    cobrar cada vez mais caro nos carros vendidos aqui
    será que esse motor 1.2 será mais um motivo pra GM aumentar
    ainda mais o preço dos carros ditos hoje “POPULARES”?
    na minha opinião isso é SIM uma desculpa pra aumentar
    ainda mais os preços dos automóveis no brasil. pois a
    GM já tem aqui o motor 1.0 que rende 70cv gasolina
    e 72 no alcool.

  • alcantara

    [Comentario #117004 sera citado aqui]

    Enquanto isso os 6 bocas 4.1, 3.0 ficaram só na saudade, só falam em motorzinho…:water:

  • kansei

    o grande problema dos 1.0 é que eles não tem muito torque se com esses motores o torque for melhor eu não vejo problemas, mas eu acho que a grande vantagem pelo menos teórico é que com mais cilindrada e mesma potencia o carro gasta menos pois anda mais solto e tem maior durabilidade por não estar tão apertado.

  • Diguinho

    Faz quanto com 1l :?s?:

  • heliofig

    :down:

  • LFSP2

    Acabar com os 1.0 seria excelente, nasceram para ser econômicos mas como trabalham em faixas altas de giro bebem mais que os 1.4 e 1.6, o 1.2 seria uma forma de conseguir mais potência e torque e ao mesmo tempo reduzir o consumo, trabalhando numa faixa de giro menor, apesar de que eu acho que devia ter uns 80 cv, o VHC 1.0 tem 70, pra que um motor com 72 cv?

  • Gustavo Miranda

    Só 72cv não dá para extrair mais alguns pôneis daí não? Mudança muito irrelevante, a menos que o ganho em torque seja maior que o 1.0 VHC. Por que não pegam o 1.3 da Fiat? :|: :|: :|:

  • http://noticiasautomotivas.com.br Vitin_Hugo

    esses 2 cv a mais vaum sair por no minimo 5 mil reais aki no Brasil

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    com certeza aqui no brasil teria mais de 72 cavalos, pois o motor teria que ter taxa diferente, por ser flex.

  • giovane.vedoy

    Resposta ao Picanto 1.1? É…A chegada de coreanos só agora vai dar resultados (se essa ser verdadeira, né) :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

  • giovane.vedoy

    Resposta ao Picanto 1.1? É…A chegada de coreanos só agora vai dar resultados (se essa noticia ser verdadeira, né)
    :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:

  • FK

    esse aveo seria o novo prisma ,é o carro com os concorrentes de hoje precisa de uma reestilizada ,principalmete o corsa sedan esta na hora de melhorarem rapido ,qdo q vem o viva ? é esse motor 1.4 é otimo se vier um 1.2 mais economico e com a mesma potencia sera o ideal.

  • felipeb193

    acabem com o 1.0 e melhorem o 1.4! melhor coisa a ser feita.

    Modelos pequenos = 1.4 84, 86cv

    Modelos grandes ou esportivos = 1.4 turbo 150, 170cv

    :drinkk: E viva o T-jet!

  • Luis.J.R.

    Finalmente a gm vai produzir novos motores?Eu vi no site acho que se chama pit-stop, que o motor não é esses famila 1 é um mais moderno de 16v!”Bom acho que é isso, posso estar errado!Mais mesmo assim já estava na hora de novos motores. :cool:

  • Gagliotti

    TEM TAMBÉM QUE É QUE ACABAR COM OS ULTRAPASSADOS E BEBERROES MOTORES DO MONZA E LANÇAR OS ECOTECH AQUI.
    :banana: :clapp: :banana:

  • eduardo82

    [Comentario #117032 sera citado aqui]

    Motor da fiat? :eyess:
    Tenho medo! :teeth:
    E outra: para que pagar por um motor mais fraco da concorrente se tem um 1.4 campeão?

    [Comentario #117062 sera citado aqui]

    86cv? O 1.4 Econoflex tem 105cv.

  • Claudio

    Realmente um motor 1.2 andaria melhor e por conseguir dar melhor resposta seria até mais economico, isso acontece com as motos 150 que andam melhor que as 125 e conseguem ser até mais econômicas!
    Menos esforço ,menos trocas de marchas, menos excesso de aceleraçãon as saidas, etc! Pra mim motor 1.o hoje, só vai bem no Celta e mille!

  • Alex-BH

    Que carrim bunitim!!! É o Aveo? :inluv: :inluv: :inluv:

    A GM podia tirar o Classic e o Prisma de linha e botar esse carro aqui, ia vender muito bem!!! O Prisma eu gostei quando lançaram, pelas linhas harmoniosas, mas quando vc entra e lembra que é um Celta :trowup:, acorda do sonho… Agora o Classic tá é matando o antigo Corsa, que era um carro confortável e cheio de mimos, além de ter um desenho legal, mas que agora vem com motor ruim, acabamento horrível e todo pelado… :down:

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Moriah

    A titulo de comparação, a Chery tem um motor Acteco 1.2 de 78,5cv….ou seja, bem mais potente que esse Flexpower…

  • felipeb193

    O motor 1.0 não vai sair de produção nem tão cedo por causa dos impostos… é uma pena

  • Giovanni

    Parem de ver só potência… Torque em baixas rotações é muito mais importante num automóvel urbano, principalmente nessa categoria (compactos de entrada). Vocês falam, falam, mas já andaram num Palio 1.4? Apesar de ter apenas 86 cv, ele arranca mais forte que o Corsa 1.4. Claro que em altas rotações o Corsa some, mas no trânsito pesado adivinhem qual se sai melhor? Justamente o Fire 1.4 de menor cavalaria, mas que joga muito mais torque entre 1.000 e 2.000 rpm (quem o dirige pela primeira vez acaba cantando pneu a todo momento sem querer, é muito esperto nas arrancadas). Por isso repito: parem de ver somente números de potência. Vejam carro e motor como um todo, vejam curva de torque, vejam peso e a proposta do veículo, etc. Ver só a potência máxima é coisa de moleque.

  • Rodrigo joi

    Só espero que revejam essa prática das altas taxas de compressão desses motores …
    1.2 na europa é bastante comum, quem sabe seria interessante aqui…

  • rmuller

    Pessoal, se for o motor 1.2 do AVEO se trata de um motor coreano desenvolvido junto com a Suzuki. É DOHC e com comando de válvulas variável. Não tem nada de GM Família I nele, é outro motor bem diferente e muito mais moderno!

    A potência dele vai ser de menos, o que vai valer é o torque, consumo e baixa emissão. Pra GM vai ser uma mudança tipo a Fiat teve quando abandonou os Fiasa e adotou o FIRE… só que esse Daewoo S-TEC vai ser o motor pequeno mais moderno feito no país!

  • Luiz Claudio

    Até que enfim uma boa notícia sobre motores, aqui parou no tempo mais que os automoveis.

    Familia I 1.0 8v
    70/72 cv a 6400 rpm
    8,8/9 m.kgf a 3000 rpm

    S-TEC 1.2 16v
    84 cv a 6000 rpm
    11,6 m.kgf a 3800 rpm

    E-TEC II 1.4 16v
    101 cv a 6400 rpm
    16,4 m.kgf a 4200 rpm

    Falmia I 1.4 8v (Corsa)
    99/105 cv a 6000 rpm
    13,2/13,4 m.kgf a 2800 rpm

    Falmia I 1.4 8v (Prisma)
    89/97 cv a 6200 rpm
    12,4/12,9 m.kgf a 2800 rpm

  • rmuller

    [Comentario #117253 sera citado aqui]

    E-TEC II é Família I também, só que com mudanças feitas pela Daewoo… e os E-TEC de litragem maior (1.8+) são os Família II da Holden. Se a GM quiser, acredito eu que podem adaptar os nossos motores pra estas mudanças da Daewoo sem investir muito. É um pulo tipo Família II normal pra Ecotec.

    A diferença entre S-TEC e E-TEC é que o primeiro é Suzuki/Daewoo e vai de 0.8 a 1.2, e o segundo é Opel/Daewoo, de 1.4 a 1.6. O fato do S-TEC também existir em 0.8 é interessante especialmente pq a Fiat tá testando aquele 0.8 2 cilindros por aqui…

    Se por um lado é uma boa essa evolução, por outro confirma que o Família II vai ficar de lado e morrer lentamente… Um E-TEC 1.4 com um Turbo de 0,8bar deixa o 2.0 X20YEH (alta compressão, contra o X20XE atual) no chinelo.

  • Luiz Claudio

    [Comentario #117265 sera citado aqui]

    Já que tá cogitado trazer um 1.2 S-TEC para cá, porque não traz o E-TEC II, eles podem ter peças em comum, aí fica mais fácil o processo. Também concordo contigo, fazendo a pesquisa para encontrar informações dos motores, vi que tinha um 0.8. A FIAT vai entrar nesse mercado dos motores abaixo de 1 litro, não seria uma má idéia a GM preparar uma resposta. Poderia ser assim uma futura linha de motores da GM:

    0.8 a 1.2 (S-TEC)
    1.4 a 1.6 (E-TEC II)
    1.8 a 2.4 (Ecotec)

    “The first model was 0.8 L Straight-3 engine, based on the powerplant of the Suzuki Alto. It was used in Daewoo Tico and later the Daewoo Matiz.”
    0.8, 3 cilindros, 52 cv, 7,3 m.kgf, rpm não disponível.

  • gsmarcel

    Torque é tudo, sede é nada… beba sprite :drinkk:

  • eduardo82

    [Comentario #117163 sera citado aqui]

    Compare as curvas de torque e veja se o Palio é realmente melhor. Antes dos 1500 giros, o Corsa já ultrapassou o Palio. Aos 2000 rpm, o Corsa já abre perto de 0,7 mkgf de diferença. Não conheço ninguém que troque as marchas antes do 1500 rpm.

    Considere a relação peso/torque:

    Corsa: 1056 / 13,4 = 78,8 kg / mkgf
    Palio: 986 / 12,4 = 79,5 kg / mkgf

    Onde o Palio é melhor?

    http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/corsa-palio-ka-fiesta-sandero-gol-8.htm

  • eduardo82

    [Comentario #117369 sera citado aqui]

    Veja os cometários técnicos: http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/corsa-palio-ka-fiesta-sandero-gol-6.htm#ct

    Fire 1.4: “Baixa cilindrada costuma favorecer a relação r/l, pois o menor curso de pistão dispensa uma biela muito longa, nem sempre possível dadas as dimensões do bloco. Mas o 1,4 da Fiat não está bem nesse aspecto: é o pior do grupo, com r/l 0,325. Ocorre que o curso aumentou nesta versão do motor para 84 mm, sem que a biela de 129 mm tenha sido alongada – por isso seu funcionamento é áspero.”

  • The Mal voltou

    Vw e fiat tem motores 1.2,mas pra exportação.
    são os mesmo 1.0 remapeados e com peças mais resistentes.
    se não fosse essa política fiscal FDP e nem a proibição do diesel, teriamos polo 1.2 diesel e Astra 1.4

  • www.totalcad.com.br

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