Finanças GM Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas

GM: Justiça condena montadora por cartel no transporte de veículos no RS

GM-Gravatai

A GM e um ex-diretor foram condenados no Rio Grande do Sul por constituição de cartel no transporte de veículos novos, segundo sentença proferida pela 6ª Vara Federal de Porto Alegre. A montadora terá de pagar multa de 1% do faturamento bruto de 2001, enquanto o executivo terá de pagar 1% do montante aplicado ao fabricante.

Além da GM e do executivo, o Sindican (sindicato dos transportadores autônomos de veículos do RS) e a ANTV (associação nacional dos transportadores de veículos) também foram punidos com multas e sanções, que devem gerar valores de R$ 300 mil e R$ 5 milhões, respectivamente.

O MPF-RS investigou o caso e descobriu que os envolvidos estariam atuando no sentido de unificar os preços dos fretes em patamares abusivos em contratos com as montadoras. Além disso, haveria garantia de exclusividade na contração de cegonheiros para a GM, desde que ligados ao Sindican e à ANTV.

Contratantes de transportadores não ligados à ANTV estariam sujeitos a penalidades. O MPF concluiu que um pequeno grupo se beneficiou da não concorrência e livre iniciativa, levando assim ao prejuízo o consumidor. A GM defendeu-se dizendo que o objetivo da ação não era a coletividade, mas de interesse apenas dos caminhoneiros gaúchos.

A ANTV alega que não poder gerir sobre os contratos das transportadoras e o Sindican diz que o Judiciário não é competente para decidir a questão. Ao longo do processo, mais de 20 pessoas foram ouvidas e 30 recursos foram ajuizados e mais de cem decisões proferidas.

Assim, o MPF entendeu que para um transportador ingressar no mercado, deveria obrigatoriamente ser afiliado da ANTV e Sindican, sendo ainda que o primeiro negociava os contratos diretamente com Anfavea e Fenabrave, não deixando dúvidas quanto à formação de cartel, excluindo assim seus concorrentes.

No caso da GM, a montadora foi conivente com o esquema, de acordo com o MPF, pois através de seu diretor. Além disso, o cartel ainda elaborava uma tabela de preços de frete para observação das empresas associadas, caracterizando abuso de poder econômico. O Ministério Público ainda determinou a extinção da ANTV, pois esta foi criada apenas para regulação do mercado, sob os interesses das poucas empresas do setor.

[Fonte: Correio do Povo]





  • Bruno Silva

    Cada vez eu fico mais feliz e triste ao mesmo tempo! Primeiro feliz, porque cada vez mais a corrupção vem sendo descoberta, em vários setores da sociedade. Triste, porque isso só vem revelando que no Brasil isso é cultural.

    • Rafael Trindade

      Triste eu fico em saber, que é o povo quem alimenta todas estas indústrias. Se o povo se rebelasse contra estes cartéis, algo como “não compraremos mais carros da GM senão mudar bla bla bla…”…

      Mas não… uma boa parte do povo compra carro, se mata para poder mostrar para o vizinho que ele tem “algum poder”.

    • Sergio

      verdade, o problema é que essas GMs, fords e demais grandes empresas entopem as campanhas de dinheiro ( de tudo que é partido) e por isso têm tanta benesse do poder público. Pra cortar esse mal tinha que ir na raiz e acabar com as campanhas milhonárias e com a influencias do poder econômicos nas eleições (minha opinião).

  • Mario

    Peraí que não entendi. Quer dizer que uma empresa privada, não pode escolher seus fornecedores??? Isso que mata esse país! Interferência do estado nas coisas privadas!

    • Gavlan The BeerMaster

      Parece que você não sabe que cartel é crime.
      “Além disso, o cartel ainda elaborava uma tabela de preços de frete para
      observação das empresas associadas, caracterizando abuso de poder
      econômico.”

      • Mario

        Cartel é crime para preços de combustíveis, por exemplo. Como pode ser crime a empresa escolher seu fornecedor? Então seria crime, os preços praticados pelas montadoras pelos carros. Todos tem mais ou menos o mesmo preço, dentro do seu segmento. O ‘crime’ está na cobrança do frete apa o comprador, isso sim! Desculpe, mas não estou entendendo, onde a GM ganha cobrando mais caro pelo seu produto e frete? E a concorrência, onde fica? O livre mercado???

        • th!nk.t4nk

          Mas não era exatamente a escolha da GM. Ela foi apenas conivente. O grande culpado era o sindicado, que estava amarrando contratos e controlando preços, prejudicando o livre mercado. Aliás, os sindicatos de transporte fazem isso pelo Brasil todo. Vida de caminhoneiro é enfrentar essas buchas diariamente.

        • Ernesto

          Cartel pois se uma transportadora quisesse prestar serviço para a montadora, teria que ser obrigatoriamente associada a este sindicato. Não há livre mercado dessa maneira. E a GM aceitou isso, através desse Diretor que também está sendo punido.

    • Julio

      O problema é que, no caso dos automóveis, o frete é repassado para o cliente, não podendo este escolher o transportador. Se a empresa escolher o transportar e apresentar o preço final (já com frete) para o cliente tudo bem, mas quando o frete é cobrado separado ou ela busca o melhor preço ou permite ao consumidor escolher o transportador.

      • Rafael Trindade

        O problema é que como tudo neste pais, o frete cobrado pela transportadora é abusivo. E a montadora ainda leva uma reba, qual a dúvida quanto a isto ?

    • João Paulo

      O pior de tudo, tem gente burra que aplaude essa interferência. Mais um fator pra agravar ainda mais a insegurança jurídica no Brasil.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Como pode um pais de tamanho continental como o Brasil não ter locomotivas, trens, etc e ter que depender apenas de caminhões para levar cargas do Sul ao Norte.

    Se fossemos um País sério, não dependeríamos só desse meio, que acaba sendo muito mais caro.

    Fora que ainda pagam mal para os caminhoneiros, que tem mesmo é que fazer protesto.
    Foi incrível quando os caminhoneiros fizeram, parou o Brasil, chega a ser engraçado um país parar por causa de caminhões.

    • Tosoobservando

      Se fossemos um país serio seriamos um país serio…

    • tjbuenf

      Mas a malha ferroviária ficou sucateada pelo lobby das montadoras quando chegaram aqui dizendo que as rodovias seriam o futuro, com o claro intuito de venderem seu peixe, claro.

      Para reativar uma malha útil seria uma bela fortuna, ainda mais aqui onde em tudo se paga o dobro ou triplo.

      • Matafuego

        Exato. O plano de desmonte das ferrovias começou na década de 50.

        • Bruno Wendel Marcolino

          E hoje se mostra que foi um erro tremendo.

          O pessoal da época não planejou a longo prazo, mas parece ser normal no Brasil.

          • Matafuego

            Não foi erro de planejamento. Os políticos da época levaram alguma coisa por isso – e os que vieram depois também.

            • Bruno Wendel Marcolino

              sim, ou seja, não teve planejamento para o Brasil e sim eles saíram ganhando. Até hoje é assim, nossa cultura não mudou nada.

    • Rafael Trindade

      Se você fizer uma avaliação a fundo, vai ver que o interesse é da PTrobras!

      • Bruno Wendel Marcolino

        Tudo normalmente tende para esse lado, mas verdade seja dita, ferrovias não existem muito antes do PT assumir. A Petrobras sim, porém acho que foi a falta de visão a longo prazo do Governo la nas décadas passadas, pode ter sido o pai do Lula, que seja, ou na época o governo já havia feito monopólio com a Petrobras mesmo devido a grana. Infelizmente a corrupção está na cultura brasileira a gerações.

        • Rafael Trindade

          Concordo com você.. Mas fica a pergunta, e volta pra primeira resposta, por que a malha ferroviária foi sucateada, vendida a preço de banana ? Por que é melhor ir pelas estradas? Quem mais ganha com isto ?

          • Bruno Wendel Marcolino

            cara, ai é que vemos que a corrupção não é de hoje.

            Não sejamos ingênuos, hoje reclamamos do PT e tal, mas e antigamente, na década de 50, quem eram os partidos, que foi o politico que sucateou a malha ferroviária? Realmente não sei, mas certamente levou grana na época e hoje pagamos o pato.

            corrupção está entranhado na politica brasileira muito antes de nascermos.

  • Fábio

    Mais um caso de corrupção no Brasil.

    Todos juntos vamos procurar um BASTA!

  • th!nk.t4nk

    E eu que achava que a sujeira da GM se resumia a aquela que escorre das maçanetas do Onix :(

    • Rmx

      Controla o escapamento deles também ai vc vai ver oque é bom!!!!!

  • Tosoobservando

    Rio Grande do Sul é um dos estados mais corruptos do País, e ainda sao racistas!

    • Cristiano Espindola

      Deixa eu ver se entendi, você criticou o (suposto) preconceito com preconceito? Looping infinito! kkkkk

      • Tosoobservando

        nao é pre-conceito amigo, é a pura verdade, inclusive sao separatistas (acham que nao se “enquadram” no Brasil, pq a maior parte da nossa população é mestiça e a deles é branca europeia.

        • Cristiano Espindola

          Sou gaúcho, moro aqui e não tenho esse pensamento… Ou seja, houve uma generalização absurda no comentário. Sim, pequenos grupos pensam nessa separação ridícula (nada interessante para um estado FALIDO, como o nosso), mas – um grupo de – paulistas também não acha ruim a “invasão” nordestina? Então… Amigo, gente sem noção há em todos os cantos, não podemos dar voz pra eles, só isso.

          • Tosoobservando

            Minas nao tem esse problema. Nao somos racistas, temos muitos negros (inclusive artistas renomados) e indigenas, temos miscigenação, e nao somos separatistas, corrupção existe sim, mas moderada.

            • Cristiano Espindola

              Ok, continue com essa imparcialidade linda. Devo ser o único gaúcho branco que não é separatista e corrupto. Falando em corrupção, fico feliz que não há mineiros sendo investigados na Lava-Jato (sobre separatismo, creio que a geografia não colaborou com MG, mas Tiradentes não concorda com a minha afirmação kkk).

              • Tosoobservando

                Tiradentes nao nos representa, ele era apenas um republicano de araque que achava que conseguiria implantar um governo nos moldes americanos aqui a epoca, um movimento fadado ao fracasso.

            • Bruno Wendel Marcolino

              Corrupção moderada?

              “Nao somos racistas, temos muitos negros (inclusive artistas renomados) e indígenas, temos miscigenação”

              Ta brincando né? Como se no Rio Grande do Sul não tivesse muitos negros, pelo amor de deus, cade a moderação.

              • Tosoobservando

                Ronaldinho Gaucho? Qual outro?

                • Bruno Wendel Marcolino

                  toda família da minha esposa são negros. Ou pra você só negro famoso é que vale? Alias, nem sei porque estou te respondendo, você é pra mim é o único racista aqui.

          • Rafael

            Sou nordestino e concordo com você. Aqui em Salvador, se não a maior, uma das maiores cidades brasileiras com população negra, existe um preconceito racial enorme!
            Dá pra entender?

        • Matafuego

          Querer separatismo não é crime. Não sou gaúcho, porém acho válido que eles lutem por isso. Se não querem fazer parte do Brasil, ótimo. O mesmo vale para o movimento separatista do nordeste – que por incrível que pareça, existe.

          Não se pode tolher a liberdade do outro só porque você não concorda com ele.

          • Tosoobservando

            Vc esta sendo racista no comentario, afinal, pq nao pode ter movimento separatista no Nordeste? Pq a maioria la nao é branca? Pq nao se acham europeus o suficiente pra querer se separar? Eles sao a cara do Brasil?

            • Matafuego

              Não, você é que enxerga preconceito onde não existe. Você sabia que existia esse movimento separatista? Eu não sabia até pouco tempo atrás, por isso fiquei surpreso, pois só conhecia o do RS.

              • Tosoobservando

                Sim sempre soube desde a epoca do imperio varios estados nordestinos ja tentaram, inclusive sob dominio Holandes por 40 anos parte de Pernambuco e estados proximos eram outro país.

        • klaus

          Venha para Porto Alegre e vc irá se surpreender

          • Tosoobservando

            Ja fui e foi exatamente isso que eu vi, venha pra Minas que vc ira se surpreender.

            • klaus

              quais bairros visitou? (pois isso influencia pros q vem de fora), buenas, na questão sobre separatismo tem bastante gente aqui de defende isso, pelo menos em conversas de bar e no Face tem um ou outro que menciona o assunto, mas nada ao ponto de gerar uma “massa crítica”. longe disso. Preconceito racial rola bastante, mas não sei o quanto em comparação com outros Estados.

      • Vinicius Furman

        Acredita que comentei que esse comentário recheado de preconceito deveria ser excluído e não passou na moderação? Se fosse contra nordestinos ia ser ban na hora.

        • th!nk.t4nk

          O cara ainda diz que o sul quer se separar “porque sao brancos e se acham superiores”. Caramba, o cara tá mesmo por fora. Apesar de nao ser separatista, tenho amigos que são e estao pouco se lixando pra cor de quem seja (ainda mais porque no RS a populaçao é bem diversa, tem um percentual grande de negros inclusive). A razao é puramente economica (nao querer mandar tanto dinheiro pra Brasilia). Ninguém se acha especial nao, tirando meia dúzia de malucos. Sair afirmando que o povo do sul “se acha” é um atestado de ignorancia e de algum tipo doentio de inveja ou sei lá o quê.

          • Vinicius Furman

            Ainda nem tô acreditando que esse comentário está dando conversa num site sobre CARROS.

          • Tosoobservando

            Hoje a razão pode ate ser economica, mas tem raizes nas politicas higienistas do seculo 20, que tentaram embranquecer o Brasil. Os estados do sul sempre quiseram se separar por se considerar “uma Europa” aqui na região. Tanto que HItler tinha um plano, se ganhasse, de criar uma parte do imperio alemao aqui, englobando o sul, Uruguai e Argentina.

    • Bruno Wendel Marcolino

      Cara, sou Gaúcho e olha minha foto de perfil, minha esposa é negra, meu filho com ela nasceu branco e dai?

      O único racista aqui é você.

  • leitor

    Já chega de fazer frete com caminhão para grandes distâncias, é um absurdo para um país deste tamanho. Deveria ser trem ou navio para mais de 1000km. E os caminhoneiros poderiam distribuir os de menor distância. Diminuiria sensivelmente o custo de muito frete, bem melhor para o setor produtivo.

  • Pedro Henrique

    “Sindican diz que o Judiciário não é competente para decidir a questão”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    morto
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • No_Name

    Cara, esses caras das cegonhas são perigosíssimos… É uma verdadeira máfia e que as autoridades não fazem nada contra.

    • Rafael Trindade

      Pois ganham! Tenho amigos cegonheiros e existe uma organização criminosa, de postos de combustíveis e policiais corruptos..

  • Alessandro Rodrigues

    ”No caso da GM, a montadora foi conivente com o esquema, de acordo com o MPF, pois através de seu diretor.” NA, arruma aí!

  • Gustavo Miranda

    Brasileiro tem senso inato de formação de quadrilha…

  • Bruno Brasil

    “…o Sindican diz que o Judiciário não é competente para decidir a questão..”, petista certeza.

    • Ernesto

      Todo presidente de sindicato é petista, infelizmente. Se houver um que não seja, é um milagre!

      • klaus

        Força Sindical

  • Bruno Wendel Marcolino

    o loco…trem gigante.

    como pode sermos tão atrasados, ta loco.



Send this to friend