EUA Gadgets GM Veículos Comerciais

GM lança programa de carro grátis para motoristas do Lyft nos EUA

chevrolet malibu premier 2016

A GM já havia começado um programa de compartilhamento de carros particulares através do sistema OnStar nos EUA. No início do ano, ela adquiriu a empresa Lyft – especializada no compartilhamento de veículos.

O negócio originalmente tem como objetivo criar um serviço de compartilhamento de carros autônomos. Até aí tudo bem, mas agora, GM e Lyft anunciam outro programa, chamado Express Drive. Os clientes do aplicativo poderão utilizar carros da GM, cujos motoristas da Lyft poderão potencialmente ter os carros gratuitamente para trabalhar por períodos que vão de uma a oito semanas.

Isso acontecerá se o motorista da Lyft totalizar 65 viagens em uma semana. Nesse caso, não pagará as taxas de aluguel, seguro ou manutenção do veículo, ficando apenas o combustível por conta. Caso contrário, o aluguel semanal sai por US$ 99.

A medida visa incentivar motorista que não possui carro a entrar para o serviço de carona paga da Lyft e assim mais carros estarão nas ruas, beneficiando um número maior de pessoas. Mesmo quem tiver um carro em casa, poderá trabalhar com o veículo alugado da GM.

Esta, por sua vez, deve ganhar dinheiro com o serviço Maven, que tem no Chevrolet Malibu seu carro compartilhado com a Lyft em Chicago, onde o Express Drive também passa a funcionar. Se o projeto der certo e se expandir, poderá ser um problema muito grande para o Uber, já o motorista que fizer muitas corridas acabará pagando apenas pelo combustível que usar.

Esse modelo de negócio será a base para o futuro compartilhamento de carros autônomos, que a GM está investindo pesado. Para a montadora americana, mais adiante a economia será baseada no compartilhamento, quando as pessoas deixarão de buscar a propriedade para apenas pagar por serviços.





  • Renato Silva

    Enquanto isso no Brasil, o pessoal tá se matando na guerra Táxi vs Uber.

    • Ric53

      E lá não né? Haha

      • Renato Silva

        Acha que lá ta igualzinho a bagaceira que tá rolando aqui então?

        • Ric53

          Em todas as grandes tá rolando isso NY, Paris é só pesquisar

          • Renato Silva

            Tá certo então. Que sorte a nossa de no Brasil os conflitos serem iguais aos da Europa e restante né? Com certeza vai ter o mesmo desfecho destes locais citados, terminando todo mundo bem e com uma baixa de impostos para ambos.

    • Martini Stripes

      Dá uma pesquisada melhor sobre esse conflito na Alemanha, França, EUA, e vai ver que não é só aqui a treta nao.

      • Renato Silva

        Meu caro o tema da discussão é o mesmo, agora o rumo que as coisas tão levando tá bem diferente. Dá uma conferida e vais ver.

      • th!nk.t4nk

        Aqui na Alemanha nao tá dando tanto rolo nao. Mas aqui os táxis sao todos Mercedes e o atendimento é de primeira. Nao tem diferença pro Uber praticamente.

        • Renato Silva

          Exatamente

  • Thiago Garcia de Lima

    Eu tenho quase certeza que os taxistas da UE e doa USA nao fazem tocaia pros Uber.