GM Mercado Montadoras/Fábricas

GM: Mais 1,5 mil podem ser demitidos no Brasil

gm-scs-85-2

O sindicato dos trabalhadores de São Caetano do Sul foi informado no final do mês de fevereiro sobre um plano de demissão de 1.500 funcionários da planta da GM na cidade. A própria montadora comunicou a decisão.

Em janeiro, a GM já havia demitido 517 empregados na planta de São José dos Campos. De acordo com o comunicado, os trabalhadores que serão demitidos estão afastados desde outubro em regime de layoff e voltariam ao trabalho na próxima semana.

A grave crise no setor já dispensou mais de 14 mil pessoas só em 2015. No comércio de veículos, outros 32 mil foram demitidos no mesmo período. As vendas no ano passado, para veículos leves, caíram 26,6% e as projeções para este ano não são nada boas.

Em fevereiro, as vendas de veículos leves caíram 20,54% em comparação com o ano passado e o saldo negativo no acumulado do ano é de 30,98%. No mercado automotivo de forma geral, incluindo caminhões e ônibus, a queda nas vendas em fevereiro foi de 21,06%, enquanto o acumulado do ano registra baixa de 31,31%.

[Fonte: UOL/Fenabrave]

Agradecimentos ao Vitor Amaral.





  • Leonel

    Não, não estamos em crise, é só impressão.

    Em relação as montadoras, é demissão em massa e subir o valor dos carros cada vez mais. O pior é que brasileiro aceita esta situação, está com carro em ótimo estado de conservação, não há qualquer necessidade de trocar/comprar outro e mesmo assim o faz, e pior, ainda pagam ágio. Então, resumindo, o próprio povo não se ajuda, então, só afundamos mais ainda.

    • th!nk.t4nk

      Longe de querer defender as montadoras, mas elas estao somente repassando a inflaçao do período. Os custos pra indústria em geral sumiram absurdamente nos últimos 2 anos. Outra coisa é que todos os setores estao demitindo igualmente, nao apenas montadoras. O buraco é bem mais embaixo mesmo, infelizmente.

      • Matafuego

        Não acho que seja questão de repassar a inflação. O mercado como um todo está se “curando” da irresponsabilidade do governo 13confirma, que fez parecer com que todos estivessem ricos. Criar classe média na base da canetada não funciona. O poder de compra das pessoas não aumentou, apenas se facilitou o acesso ao crédito através de políticas que já se mostraram equivocadas ao longo da história.

    • Castle_Bravo

      O brasileiro “aceita” com as vendas caindo inacreditáveis 30%!? qual é a lógica dessa aceitação?

      • Leonel

        Se vende muito ainda, é só ver os lançamentos. De qualquer forma, o maior culpado ainda é o governo com sua irresponsabilidade e péssima administração.

      • duhehe

        Já parou para analisar a clareza de raciocínio de uma galera aqui ? Existe até uma semelhança com a da nossa ilustre “presidANTA”.
        Se demitem, em decorrência de capacidade ociosa ( as pessoas por N motivos não estão comprando) = Baixem os preços, bla bla bla …..
        Se o carro custa o valor que custar = Lucro absurdo, reduzam, só vende porque o povo é burro e compra, bla bla bla
        O cenário que idealizam aqui devem ser em narnia ou algo do gênero, onde o carro é excelente, ultra mega barato, pagamento sem juros, sem imposto e se possível comprado com auxilio do governo.
        E ainda assim ninguém compra, afinal os carros ainda são ruins e caros demais.
        Mas a fabrica continua empregando dezenas e dezenas de milhares de pessoas, com dinheiro que deve cair do céu.
        E esse dinheiro que cai do céu, não causa inflação.

        • Castle_Bravo

          Fora que, temos um mercado cativo, fechado há décadas, o brasileiro precisa de automóvel (por vários motivos) e não tem outras opções, ou é o caro nacional, ou o muito caro (e de difícil conservação e manutenção) importado.

        • pgoytaca

          Acho que nimguém pede esse cenário “nárnia”. O custo Brasil existe (impostos, má infraestrutura, etc), mas o lucro Brasil também existe e é enorme!
          Existem alguns casos em nosso mercado que comprovam o lucro estrondoso das montadoras, teve postagem de fluence à R$60000 aqui no NA recentemente, a renault não vendeu o carro sem lucro. A maioria das empresas diminui a margem de lucro em momentos de turbulência para não perder vendas, quase não vejo isso acontecer em nosso mercado automotivo. As montadoras preferem vender menos com um lucro maior. Como empresas privadas que são não estão erradas, mas como consumidor pretendo postergar ao máximo a troca de meu carro por me sentir lesado com os atuais preços praticados.

          • 0terceiro

            Claro que o Lucro Brasil existe.
            Ele até comenta aqui neste site! haha

    • Renato Duarte

      gente desempregada não compra carros,, essa crise ai é pra quem não tem uma estrutura profissional privilegiada. Quem compra carro hoje em dia trabalha e, sabe muito bem o que tá fazendo. E mais, quem somos nós pra sabermos o que o outro faz ou não com o dinheiro deles??

      • Leonel

        Renato, por que acha que estamos com juros tão altos em cartões de crédito, financiamento de imóveis e etc ? Porque existe alto índice de inadimplência. Quanda a massa não tem boa educação financeira e gasta seu dinheiro sem planejamento, todos sofrem a consequência, é uma cascata.

        Os bancos e financeiras começam a dificultar empréstimos, juros maiores devido aos riscos de calote e etc. Se estudar um pouco a crise de 2008 que afetou o mundo todo, verá que foi exatamente isso a raíz dos problemas. E dei apenas um pequeno exemplo.

  • GABRIELCSFLORIPA

    A maioria desses empregados das montadoras votou no 13 pq o sindicato disse que se não fizessem isso perderiam os empregos. Agora veio a consequência.

    • th!nk.t4nk

      E sabe o que acho mais engraçado? Alguns destes que foram pra rua ainda acham vao votar no mesmo partido em 2018. Duvida? A lavagem cerebral é muito forte.

      • invalid_pilot

        Tudo culpa da mídia golpista e etc

        São 7% que apoiam esse Governo, são numerosos até, mas longe de serem maioria

        • duhehe

          Só de vagabundo encostado em algum tipo de bolsa do governo passa de 7% da população, logo nem os vagabundos estão mais apoiando o PT em troca de alguma esmola.
          PS: Vagabundo = Pessoalzinho de OMG pró esquerda, ONG pró bandido ( ”direitos humanos”), CUT, MST, pessoal que frauda o bolsa família para receber o beneficio…

  • zekinha71

    O Cruze vai passar a ser argentino, logo vai sobrar pessoal aqui.

    • edbil

      A GM já dá sinais que quer pular fora do ABC faz tempo. Já está farta de sindicato.

      • zekinha71

        Mas primeiro vai pular de São Jose dos Campos.

      • Mario

        Na verdade é em São José dos campos. Em São caetano, sempre se ‘entenderam’ com o sindicato. Talvez seja a linha do Cruze que está seguindo para a Arg.

  • Osni Duarte

    Os sIndicatos são dominados pelo PT e seus partidos satélites (PSOL, PC do B e PSTU). Por mais que a culpa seja da incompetência, má fé e da ideologia desse governo, os sindicatos, sob as asas da CUT, continuam o apoiando e, tenham certeza, pedem doses ainda mais altas dos remédios adotados ao longo dos últimos anos e que nos levaram a essa situação. E lá em 2018 estarão em campanha novamente, usando recursos de todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, eleitores do 13 ou não, para mais uma vez eleger um petista.

  • Lacra mais no 13 que tá pouco.

  • Willian Ricardo Rodrigues

    Baixar o preço dos carros nada né?! Se uma padaria deixa de vender o pão, por causa da crise, ela vai abaixar os preços; outra coisa são esses sindicados dos infernos, não fazem nada pelo trabalhador, só servem pra enriquecer uns poucos….

  • Fanjos

    APERTA O 1…

    • carnero

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Qual que eu aperto depois?

      • Fanjos

        APERTA O 3…

        • carnero

          lacrou!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • wagner

    fim do mundo :(

  • Mario

    É p@u, é pedra, é o fim do caminho! Fecha aqui e injeta na Argentina! Banânia é um país pobre, governado por corruptos!

  • Felipe Gomes

    Poderiam baixar os impostos dos importados, assim seriam readmitidos os funcionários da parte de vendas ( segundo a reportagem algo próximo de 30.000) e setores que viabilizam a importação. Além de estimular a competição forçando baixar a margem de lucro das montadoras nacionais. Infelizmente nossa indústria está muito mal acostumada.

  • foradilma

    culpa da Dilma

  • André Pessimista

    Humm…sinto cheiro de autolatina……..

  • Airplane

    ? Quem mandou votar na presid.Anta ?

  • edgar__rj

    Um desses desse ser o Designer da nova S10…

  • Chama o velho que vem

    Agora é 13 estrela vermelha ★ povo burro!

  • Tosoobservando

    ESsa raça de metalurgicos é onde se originou o 9 dedos ne? É quem o apoia e o quer de volta em 2018? Bom tomara entao que mandem todos embora, e o Brasil fique sem nenhuma fabrica de carros, vao ter de montar oficina pra arruma carro velho, pois é so o que vai ter aqui (e os carros da elite ne, do partido) tipo CUba.

    • Louis

      hihihihi, também não consigo sentir pena de eleitor do Petê…

  • Louis

    Senta e chora, de preferência na porta do sindicato ou na sede do PT.