Chevrolet Mercado

GM não encontra fórmula para carro de R$ 30 mil – Montadora fez quatro tentativas

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O Celta foi embora após 15 anos e 1,7 milhão de unidades vendidas. No entanto, o popular saiu sem deixar um sucessor na linha de entrada da Chevrolet, que agora só conta com o Classic.

A GM esperava introduzir um compacto barato em seu lugar, cujo projeto foi inicialmente chamado de Jade e depois rebatizado como Âmbar. Mas, fazer um carro de entrada que fosse rentável o suficiente com preço em torno de R$ 30 mil, mostrou ser algo bem difícil para a montadora, que já tentou quatro vezes fazer um popular com essa faixa de preço.

Apesar de não ser um projeto prioritário, já que é naturalmente de baixa rentabilidade, a GM está aguardando a movimentação dos concorrentes. Um dos mais visados é o novo compacto de entrada da Fiat. Além do projeto nacional, a montadora não descarta um sucessor do Celta vindo de fora, mas o dólar alto e a inflação são grandes entraves.

Com o Onix vendendo bem – líder com 10.212 vendidos em setembro – a GM não precisa ter pressa, sendo que ainda dispõe do Classic como opção mais em conta. Ele é o mais antigo da gama Chevrolet (a partir de 1996 como Corsa Sedan), tendo ainda a Montana, derivada do finado Agile e que divide opiniões dentro da empresa. Para a GM América do Sul, a picape poderia ser atualizada, mas a GMB acredita que ela não precisa de mudanças, pois já cumpre seu papel.

[Fonte: G1]

Agradecimentos ao Filipe Melo.





  • Marcos megdA

    Seria fácil fazer um carro de 30mil da GM. Só capar ainda mais o onix e reduzir um pouco a margem de lucro. Mas quem acha que eles querem ganhar menos.
    Outra alternativa era o subcompacto Spark ou similar da Daewoo

    • Rmx

      Se o lucro ou parte dele vai para os EUA ela está faturando menos com o cambio a mais de 4 pra 1.
      E inevitável com uma moeda lixo quem arriscaria ficar com uma pequena margem que pode se transformar em perda de um mês para o outro. Num setor que qualquer investimento tem que ser pensado para médio longo prazo.

      • EuMeSmObYmYsElF

        em tempos de cambio desfavoravel as empresas costumam segurar os repasses para fora..

      • Sim , mas tem o outro lado. Se chama exportação. Imagina tu fabricando um produto e vendendo por 5.000 dolares para fora. Hoje tu tá ganhando quase o dobro. Tem muita empresa ganhando dinheiro com dólar à 4.00 reais.

    • Filipe Augustus

      Se o Onix já vende o que vende, custando quase 40 mil reais, se baixar o preço aposentaria o Palio Fire e o Uno de vez!

      • Ainnem Agon

        E se a Chevrolet lançar outro compacto este irá comer as vendas do Onix trazendo uma margem menor e mais custos de produção (por necessitar de outra linha de montagem). É melhor ficar com o Ônix mesmo e criar variantes de baixo custo de produção.

        • FocusMan

          A retabilidade do Onix segundo minhas fontes não é muito boa…

          • SDS SP

            Carro popular precisa de um alto volume de vendas para justificar sua produção. O que nós estamos vendos nesses últimos meses é uma queda grande nesse segmento popular com algumas exceções. Estou preocupado :(

            • FocusMan

              Hoje acredito que as operações da Fiat e VW estejam com o pé na cova aqui no Brasil. Não sei como eles contabilizam as operações da Jeep, mas se levar em consideração apenas FIAT, a planta de Betim hoje trabalha com 1/3 de sua capacidade e basicamente seu volume todo era de carros com baixa lucratividade.

              A VW então nem se fala… Volume do Gol hoje é 1/5 do que já foi um dia. Somando o Gol + UP ou seja, a produção de duas plantas, não chega-se a metade do que o Gol vendia no meio de 2013 quando começou a crise. Imagino que o UP dependa muito de volume para pagar os caros ferramentais necessários para estampar aquele monte de estampados de alta resistência que ele usa. Sem esse volume ou a VW fecha a planta e manda o ferramental para outro canto, ou vai ficar pagando para vender Up para os consumidores.

              Quando digo que estamos voltando aos anos 80…

              Nos anos 80 o carro mais vendido do Brasil durante três anos seguidos foi o Monza. As pessoas com menor renda não tinham como ter carro zero, simplesmente assim. Quem tinha renda, já podia comprar um Monza, então assim fazia.

              Não demorará muito e o começaram a pipocar ideias tipicamente tupiniquins como “reserva de mercado” e ai já viu, vai ser um passo para a proibição de importação de produtos manufaturados de diversas categorias e o sucateamento do país.

              Há dois anos atrás a turma que diz que sou negativo, dizia que não existia crise. Agora ela está ai e ninguém se preparou… Nem eu… rs

              • SDS SP

                Exatamente meu caro. Há indícios de que estamos voltando aos anos 80, só de observar o ranking e visualizar que HRV, Corolla e Renegade estão no top 10.

                Recebi um áudio via whatsapp do pronunciamento de um alto executivo da Mercedes Benz do Brasil e a situação é muito, mas muito preocupante.

                • FocusMan

                  Infelizmente o Barbudo viajou o mundo todo dizendo que a gente iria crescer e que tinha muito pobre virando classe média para consumir os produtos que não tinham acesso.

                  Todo mundo acreditou e investiu no Brasil.

                  O pior é que as pessoas com a mente mais limitada não tem noção de quantos anos de evolução diplomática perdemos com isso e de como a credibilidade do mercado brasileiro vai ser afetada com essa história.

                  Se a taxa de payback que aplicava-se aqui já era agressiva por causa do risco, agora fechar um business case aqui será quase impossível. Achar a taxa ideal de retorno X preço aceitável pelo consumidor alvo vai ser uma aventura.

                  Por isso os carros direcionados a classe média alta e classe alta, estão bombando. Essas pessoas consomem status e por isso aceitam pagar preços absurdos por algumas coisas vendidas aqui quando atrelado ao nome premium.

                  AbS!

                  • Deadlock

                    Na verdade, os pobres estão mais pobres, os ricos, por serem mais espertos, estão se safando. Não existe milagre, o mundo é dos espertos.

                • Deadlock

                  Se a situação preocupante fosse só para a Mercedes estaria bom. O fato é que quebraram o país.

              • Lucas Irrthum

                Realmente estamos caminhando para um contexto bem parecido com o da década de 80. Sou de 95, mas sempre converso com meu pai sobre como era o mercado automotivo na época em que ele era jovem. Me recordo perfeitamente dele me dizer que havia uma propaganda de página inteira, em uma das revistas automotivas mais famosas, dizendo que o Fiat Prêmio era o primeiro carro a ter brake light. Era uma época muito fraca no mercado automotivo. Pelo visto, estamos caminhando novamente para isto, devido ao dólar e a inflação do jeito que estão, além do baixo poder de compra do povo.

      • Artur

        É, porque o Up! e o Gol ele já aposentou.

    • Deadlock

      Na verdade, a GM está esperando o mercado de populares reagir, porque a crise pegou mais forte no andar de baixo (coisa normal) e considerando também que a lucratividade desse mercado é menor.

  • Rmx

    Difícil com o cambio assim, se com o dolar a 2 – 2,50 já era complicado. A mais de 4 parece impossível!
    Se chegar a 5 ou 6, carro no BR vai parecer até barato se comparado a outros mercados com preços em Euro ou Dolar.

    • Deadlock

      Barato para estrangeiro, o povo daqui, coitado…

  • Hadson Nobre

    Montana cumpre papel de quê? Ser feia?

    • BillyTheKid

      De ser a última do seu segmento. Pior que isso não fica, né…

      • Marco

        A Chevrolata deveria lançar a versão Tiririca da Monstrana: “pior do que tá não fica”!!! :D

    • durango

      Realmente é um design do capeta.
      Mas tem qualidades como robustez e custo de manutenção, aí a dona GM não melhora ela porque vende, não muito mas vende. Vamos engolindo.

      • Luiz Fernando

        O acabamento é porco, o ar parece uma velhinha tossindo e nunca vi igual pra dar problema de cabeçote, sumir água etc.
        Mas cumpre seu papel sim, de ser a mais barata.

        • Rafael

          Fale de tudo, menos ar-condicionado. Os carros da GM possuem ar-condicionados que gelam muito, dá de 10×0 nos fiat, por exemplo. Já testei de Strada, Siena e Punto de colegas meus e os da Fiat que são fracos. Em relação ao acabamento também acho melhor que os da Fiat, mas ambos deprimentes. O problema é que ela perde no principal propósito de sua categoria, não aguenta o trabalho como a Strada por ter uma suspensão mais frágil. A Strada aguenta qualquer terreno e peso, é incrível.

          • Luiz Fernando

            Então vc foi premiado. Os carros da gm são famosos em oficinas de ar condicionado por dar problema em compressor e por não esfriar em marcha lenta. Tive um prisma e uma spin e os dois deram problemas. O primeiro nao gelava em marcha lenta, no transito era inferno total. Quando a spin comecou a fazer igual eu vendi e to passando bem longe da gm.

            • Vinicius

              Verdade.

            • Marco

              Assino em baixo.

            • V8

              Uma novidade p vc… Sistema de ar da GM é o mesmo de outras marcas !

              Vem de fornecedores tercerizados.

              Alias… Nunca ouvi falar disto, em marca nenhuma.

              • Luiz Fernando

                Pode até ser o mesmo. Apesar de não achar isso uma verdade absoluta, não pesquisei.
                Se tiver tempo, digite no google: ar condicionado gm não funciona carro parado.
                Até acho os gms atuais razoáveis, a spin tem uma dinâmica legal por ser sete lugares no nicho dela, portanto não sou hater, mas a GM Brasil nos trata como consumidor otario quando lancam uma série carros com vícios parecidos.

      • Adam Lewis Charger

        Maior arrependimento que meu pai teve foi trocar a antiga Montana por essa atual, um péssimo carro para cargas, para o dia a dia. Comparado com a Saveiro, Strada e Fiorino que tem na empresa também.

        • zekinha71

          Ele errou feio, a primeira Montana era muito boa, tive uma, essa outra é apenas uma pickup Corsa mais feia.

          • Ainnem Agon

            A primeira Montana era baseada no Corsa C enquanto a Montana atual é baseada no Corsa B. Ou seja, o novo retrocedeu. Só aqui no Brasil isso acontece.

          • Adam Lewis Charger

            Acho que “errou” também, era mais barato mandar fazer o motor (320k rodados) e trocar todos os amortecedores do que trocar por essa capivara. Sem contar o motor 1.8 em troca do 1.4

    • Kaique Fernandes

      Cumpre o papel de ser lanterninha.

    • DiMais

      pagar os boletos de menor valor da GM

    • Vitor Barcellos

      De carro bonito, não sei. Mas de utilitário para fazenda/empresa. É uma opção boa.

    • LoganVB

      Melhor pickup é a Courier, tenho uma e a aguenta peso, parece um tratorzinho. Muito boa. Pena que tiraram ela de linha. Mas bem que poderiam voltar com ela com a cara do novo fiesta, mas mantendo o feixe de mola.

      • Hadson Nobre

        Ainda acho que uma pickup da Ecosport faria maior sentido, e claro, poderia vender bem mais.

        • David Ferreira

          e custaria 100 mil conto cara a vw tirou a saveiro de 70 mil a ecosport ta custando 80 tão achando que um jeep quando fizerem uma picape compacta seria melhor do ford ka como era a corrier daquele ka feio que era muito bom

      • Iran Borges

        O que eu não gosto na Courier é o câmbio com engates imprecisos e motor fraco nas subidas, mesmo vazia.

        • LoganVB

          Quanto ao câmbio descordo. Mas o motor na subida perde um pouco, mas quem leva numa boa no máximo a 100 km/h, ela parece um tratorzinho. Eu adoro!!

          • Iran Borges

            Eu gostava também apesar dos defeitos que citei. A que eu trabalhava tinha ar condicionado, vidro elétrico e direção hidráulica. Luxo na época! Era divertido.

    • Marco

      Sim, de ser feia, ruim de suspensão e manutenção, ser cara, e de vender pouco.
      Todo castigo prá corno é pouco viu, dona General Monsters.

  • Bruno Wendel Marcolino

    será que não é só diminuir um pouco a margem de lucro?

    • Daniel Galvão

      A unica coisa que eles não estão dispostos a fazer é isso

  • V12 for life

    Não descarta um sucessor do Celta vindo de fora, isso não significa exatamente importar, ela pode nacionalizar o Karl por exemplo, agora se a Montana cumpre bem o seu papel, significa que apesar das vendas pífias rende oque era esperado, se não vai investir é melhor tirar logo do mercado, ou talvez a GMB resolva esperar para ver como o mercado reage a Oroch e Toro, com um certo receio de cometer o mesmo erro que com os hatchs bombados.

    • Uber

      Mais fácil nacionalizar algum chinês como fez com o Classic atual.

      • V12 for life

        Classic é a versão sedan do Corsa B e foi projetado e desenvolvido no Brasil, muito tempo depois foi lançado na China como Buick Sail.

        • ViniciusVS

          Acho que a Chevrolet deveria atualizar o Classic para a “nova” geração:

          -Corsa C Sedan Joy 1.0 com o nome Classic no lugar do atual Classic
          -Corsa C Hatch Joy 1.0 com o nome Classic Hatch por exemplo no lugar do Celta.

          São carros defasados mas que atendem bem nessa categoria da mesma forma como o atual classic atende, basta um facelift na linha Corsa C e pronto. Muito melhor que trazer um carro pior que o Celta e chamar de “novo”

          E para os próximos anos trocar o motor VHC do corsa por um 1.0 3 Cilindros e o do Onix por um 1.0T

          O Corsa C não é um carro ruim e também não é um projeto caro, o problema é que a Chevrolet quer lucrar o máximo possível.

          Tento imaginar um projeto mais barato que o Celta mas não juro que não consigo e pelo visto até a Chevrolet esta com dificuldades para desenvolver.

          • V12 for life

            Seria uma boa solução afinal é a plataforma Gamma que com duas atualizações é atualmente chamada de GSV, utilizada em todos os modelos abaixo do Cruze.

      • Ainnem Agon

        Ela poderi trazer o atual Sail chinês.

    • Matafuego

      O Karl é um Opel e a GM deixou claro que não vai mais misturar os carros entre as marcas do grupo – particularmente, preferia que ela continuasse fabricando os Opels por aqui e enterrasse o nome Chevrolet, já que o negócio é não misturar.

      Acho que ela poderia trazer o Spark para ficar no lugar do Celta. A nova geração já utiliza a plataforma GSV, utilizada em praticamente toda a gama abaixo do Cruze (exceção para Classic e Montana).

      • V12 for life

        Essa declaração foi antes da apresentação do Karl e se refere aos modelos puramente Opel, o Karl além de ser um projeto de baixo custo que usa a GSV, também a nova geração do Spark.

      • ViniciusVS

        De fato acho que nem em sonho um Karl substituiria um Celta em uma categoria abaixo do Onix kkkkk

  • durango

    A GM não se mexerá porque o Ônix vende muito bem. Foi afirmado aí acima.
    Só nos resta esperar que o povo não compre, e, claro ter muita paciência.

  • Fernando

    Para quem quer carro abaixo de 30 mil da GM é só comprar Onix seminovo. Não tem segredo.

    • Vinicius

      Ah cara, e a vontade do BR de sair da concessionária com seu zero km cheirando novo, sem placa e com carnê de 72 prestações no porta-luvas ? Seminovo é sem graça. hahahaha (Irônia)

      • Junoba

        Cheirou de plástico, isso sim.

      • Vagnerclp

        Os picaretas usam um perfuminho semelhante a este de carro novo pra passar nos usados, não sei onde eles acham isso.

        • CignusRJ

          Também procuro, para mim cheiro de carro novo é uma maravilha, sem igual :)

          • Gustavobrtt

            eu já não gosto, especialmente o aroma dos Fiat. Me dá enjoo. Preferiria que viesse sem cheiro algum.

            • Matheus

              verdade, o cheiro dos fiats é insuportável…

        • Iran Borges

          Engraçado, tu fez eu me lembrar de um episódio recente em que fui ver um Corolla numa loja. Lindo, preto, interior bege, pouco rodado, 2 anos de uso e um preço bom. Quando meti a cabeça dentro do carro, subiu um cheiro insuportável de carro de enchente. O carro ficou lá um bom tempo até aparecer um comprador. Acho que a loja não conhecia a existência desse perfuminho rs.

      • JR_BSB

        Os juros de carros usados são bem maiores, sem contar que carro novo se gasta menos em manutenção.

  • Valdemir Souza

    Pra que colocar no nosso mercado um carro custando menos de 30mil? Vão tirar o volante? o banco traseiro? os retrovisores? Esse automóveis de entrada vendidos aqui já estão no limite da simplicidade, projetos mais baixos que isso só Tata Nano. O problema do nosso país está na economia por causa desse governo corrupto e incompetente.

    • Tosoobservando

      VAmos lembrar que aqui na bananalandia com o governo de socio metade do preço vai para os impostos, entao temos na vdd 15 mil ae pro projeto e lucro em cima.

    • Gustavobrtt

      estepe mais fino, acabamentos do porta malas e das portas, chapas plasticas defletoras nas caixas das rodas, tampinhas de acabamento dos parafusos, regulagem do cinto de segurança, calotas, isolamento acustico, fechadura apenas na porta do motorista, retrovisor do passageiro, abs apenas nas rodas dianteiras, etc etc. Tem muita coisa pra tirar ainda hehehe.

  • Brasil_MG

    Essa desculpa da GM não é válida, pois já tem o Spark pronto e acabado, O finado Celta já saiu da linha de produção e tem espaço pra produzir esse novo carro aqui no Brasil. Caso não queiram produzir o Spark ainda tem o Chevrolet Sail, que também seria uma boa opção no segmento de entrada..

    • celso

      A questão não é “espaço pra produzir esse novo carro aqui no Brasil”.
      A questão é custo de produção. As instalações da GM, até pouco tempo atrás, eram das mais obsoletas do país.

      • Brasil_MG

        Vc tá certo..para produzir um novo carro, realmente não é necessário espaço ou disponibilidade na linha de produção(!)

        • celso

          Você deve ter alguma dificuldade de compreensão de texto.
          A matéria fala que a GM tentou 4 vezes fazer um carro na faixa dos R$ 30,000 e não conseguiu. Ou seja, espaço pra produzir há de sopra.
          Você citou o Spark no primeiro comentário, se a GM resolvesse fazê-lo aqui, certamente ele ficaria mais caro que o Onix.
          A questão é o custo do produto acabado, não investimentos na linha de produção.

          • Brasil_MG

            ok professor..tenho problemas de compreensão de textos e vc problema de leitura..Citei a questão da linha de produção e também modelos populares que a GM possui em outros países, e que PODERIAM ser produzidos no Brasil. Aqui não é tribunal, é apenas um espaço para comentários sobre automóveis, onde cada um emite sua opinião, sem qualquer tipo de censura.

            • celso

              Me desculpe, se fui ofensivo. Mas você está misturando “alhos com bugalhos”.
              O Celta, que deveria ser um produto barato( baixo custo) quando foi lançado, acabou ficando caro, e olhe que o Celta é uma porcaria. Qualquer compacto da GM feito fora do Brasil, a menos que seja um projeto indiano, ficaria mais caro que um compacto desenvolvido especificamente para o nosso mercado. Aí é que está o problema: produzir um produto de baixo custo, e depois de ter falhado com o Celta. Caso o Celta tivesse dado certo, ele seria o Palio Fire da GM.

              • Brasil_MG

                Você não foi ofensivo, só acho que deveria respeitar a opinião e o comentários dos demais. Emita sua opinião sem ficar corrigindo os outros..afinal de contas você só teria certeza do que está falando se fosse o Diretor Presidente de alguma montadora e já soubesse exatamente, o que a mesma pretende trazer ao mercado. Só a GM sabe, com exata certeza, o custo de um determinado carro. O resto é achismo..

                • celso

                  Até o achismo tem de ter embasamento.
                  Aliás, sem embasamento toda e qualquer opinião cai no descrédito.

                  • Brasil_MG

                    cara..vc deve ser muito chato

    • Brasil_MG

      Chevrolet Sail

    • Vitor Barcellos

      O novo Spark/Karl é mais refinado que o Onix, então qual a logica de um modelo de entrada se seria mais caro que um Up! ?!
      E o Sail é mais pobre e do mesmo tamanho do Onix. Então tbm sem chance.

      • Brasil_MG

        Eu não sabia que o Spark era um carro refinado..Pelas matérias que li em outros sites, todas diziam que o compacto era do segmento de entrada..

        • Vitor Barcellos

          Seguimento de entrada em outros mercados. Na Argentina mesmo, o posicionamento dele é outro. Aqui ele seria mais caro que um Up!
          Olha essa foto aqui…

          http://blog.wheatonchev.com/wp-content/uploads/2015/05/2016-chevy-spark-interior.jpg

        • Tosoobservando

          Qualquer modelo feito em país de primeiro mundo é mais refinado que algum nacional.

          • Gustavo73

            Up é feito no primeiro mundo . O daqui é igual ao de lá.

            • Tosoobservando

              Ja foi comprovado que nao é, o daqui perde alguns equipamentos e o refinamento, alem da tampa traseira diferenciada.

              • Gustavo73

                Qial refinamento, a janela traseira ser basculante ao invés de descer na manivela? Pois o acabamento é o mesmo. Os equipamentos que perde são os de segurança. Mesma plataforma e powertrain. E o nosso tem o Tsi que não existe por lá.

                • Tosoobservando

                  Pois é vc falou tudou, mas querendo ou nao perde, como seu comentario mesmo comprova.

                  • Gustavo73

                    Mas aí não é refinamento. E estamos falando de equipamentos de segurança que não são padrão mesmo em carros 2 categorias acima.

                    • Matheus

                      la fora n tem o tsi pq n vale a pena… la tem o polo gti que tem motor 1.8 tsi com 192hp que esse sim é esportivo e a diferença nem é tanta… os up tsi ficaria na casa dos 14 mil euros, enquanto tu pode ter um polo gti por 19 mil… ou quase 21 com dsg, aqui eles só perfumaram cocô colocando esse motor… agora todo mundo fica falando de up tsi aqui, up tsi la…

                    • Gustavo73

                      Bom primeiro o Up Tsi não é um esportivo isso já foi deixado bem claro. Inclusive fira a versão de entrada todos podem optar pelo tsi em qualquer versão. O 1.0 tsi serve como um motor de maior cilindrada só infinitamente mais moderno. Agora fora isso se voc6acha uma diferença de 22 mil reais(5 mil euros) pequena, te garanto que o europeu não acha. Com mais mil euros se compra um Dacia Sandero. E se você acha o Up um carro feito para Europa um coco sendo que aqui ele é igual ao de lá. Fico imaginando o que você acha dos concorrentes e outros carros vendidos aqui. E sim o pessoal falado Tsi pois ele está em um carro de entrada. Enquanto isso a Ford se nega a colocar o Ecoboost até no Focus fora as outras fabricantes. Acho muito engraçado esse tipo de comentário. Ao invés de comemorarem a chegada de um motor desses em um carro de entrada. Ficam reclamando. Mas é assim mesmo já diria a raposa.

                    • Matheus

                      Sim, eu entendi, tanto que o tsi é usado no polo de la tbm…

                    • Gustavo73

                      Assim como no Golf e A1 e A3.

          • Brasil_MG

            eh mesmo? então QUALQUER modelo feito lá fora, é melhor que os modelos nacionais?

            • Tosoobservando

              Nos países de primeiro mundo sim, inclusive os equivalentes, por ex sabemos que os mesmos modelos feitos no Brasil quando feitos nos Eua, Europa ou Japao, geralmente sao melhores estruturalmente, alem de contar com mais equipamentos, pois as leis por la sao mais rigidas.

    • CignusRJ

      Pode trazer um destes mas nunca que será igual ao feito no exterior.
      Vide o UP!, que aqui no Brasil inovou o segmento mas comparado com o feito na Europa é inferior, vide os equipamentos de segurança.
      Os outros modelos, March, que na Europa é Micra é bem mais refinado lá que aqui.
      E o Civic e o Corola então? Carros populares no exterior, preços medianos e bem equipados, aqui carros de status, mais simples que os gringos e caríssimos.

      Creio que o problema não é o preço, isso é justificativa dada à imprensa. O problema mesmo deve ser que estão vendo o que ocorre com o UP e a queda nas vendas do Uno, Palio e Gol. O mercado hoje vende bem menos que antes, os carros mais populares sofrem primeiro os efeitos da crise que os mais caros e não vale um investimento grande para não ter a certeza de vingar um produto, além do mais o Ônix vende bem, deixa como esta e aguarda-se o que esta por vir.
      .

  • saosao

    Quando li o título eu entendi: GM só quer fazer carros mais e mais caros.

    • DiMais

      se assim já emplacou o novo líder do mercado, imagina que está preocupada mesmo.

  • ricardo

    eu to sabendo q a gm ainda n fez pq vai fazer uma nova fabrica e q os estados do ceara e pernambuco estao competindo para ter a fabrica…

  • DiMais

    anota aí, teremos o Renault Kwid chegando primeiro e em seguida o Fiat, aí dependendo do sucesso ou fracasso deles a VW dá uma repensada no up! (principalmente preços!) e aí a GM vai se mexer pra ressuscitar a plataforma do Corsa e fazer um New Celta ou trazer o GM QQ, digo Spark.

    • Vagnerclp

      E talvez a Hyunday lance o i10 ou i20 por aqui! Será?

      • DiMais

        i20 é meio irmão do nosso HB20, o i10 (ou HB10?) pode até ser, mas vão precisar melhorar ele pra não passar vergonha no LatinNCAP outra vez

        • O i10 que passou vergonha foi o indiano (mostra que até a Hyundai não preza tanto pelo mercado indiano, assim como as demais montadoras). O coreano tirou quatro estrelas no Euro N-CAP.

          • DiMais

            e numa hipótese de ele chegar aqui, qual dos dois seria sua aposta? :)

            • Se não uma versão nacional, o coreano, pois é assim que a Hyundai tem operado no Brasil.

  • Antunes

    Cadê o Onix aventureiro?

    • Junoba

      Não dá ideia pra GM !

  • Vinicius

    Realmente, se com um projeto de mais de duas décadas ela não consegue (quer) cobrar um valor menor que 30k, não será com um novo projeto, não é?

  • afonso200

    cade o spark

  • Ricardo

    Tadinhos! Um carro de 10 mil sendo vendido por 30 mil não é rentável!

  • Franco da Silva

    Não entendi. A GM já fez quatro projetos para esse carro agora, nos últimos meses?!

    • Ela utilizou os projetos globais e o line-up atual mundial, tentando encontrar um carro tão lucrativo como o Onix sem desconto, mas vendendo por R$ 30.000 (preço inicial). Não conseguiu.

  • Samuel Fialho Pereira

    Faz estilo o UP! que parte de R$30.000,00 e o UP! no segmento dele é um “baita de um carro” (eu disse no segmento dele); seria interessante, um GM bem desenhado internamente (estilo Ônix com aquele painel central); seria interessante também um carro de entrada sem aqueles ferros todos (que o UP! tem na lateral interna) e se for bem, poderia ser mais barato que o UP!

    Afinal o UP! foi a revelação da Volks, mas o único problema dele é o preço…

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Vão abandonar a faixa dos 30 mil do mesmo modo que a Ford o fez. O Classic permanece equanto houver demanda e a GM praticamente só o vende com preço cheio. O Onix e o Prisma continuam os cavalos de batalha nesta era pós-Gol. O Cobalt pouco a pouco ascende à condição de médio. O próximo Cruze será um “quase premium” com preço bem puxado. A S10 continuará sendo a Rainha da Chevrolet com boas vendas e boas margens. O Spin segue os passos do Cobalt parece ficar mais caro a cada mês e continua confortavel, sem concorrente a altura, como o carro de 7 lugares mais barato do mercado. A Montana nem fará diferença se sair do mercado e vai virar um zumbi como a Courrier. É Surpreendente como TrailBlazer tem presença discreta no mercado equanto a SW4 é uma verdadeira instituição.

    Novidades? Falta um SUV pequeno que não seja um mero coadjuvante como o Tracker. Esse tipo de carro é a nova moda e a Chevrolet está marcando touca. Eles devem estar de olho no desempenho da Oroch e da Toro para oferecer algo semelhante no futuro e aproveitar a imagem consolidada da S10.

    No mais a Chevrolet vai bem no Brasil, obrigado.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Bye, bye, faixa de 30k. As montadoras não querem mais vender carros “baratos”. Como disse o Min. Afif Domingues, hoje o carro popular é o carro usado.

    • Fanjos

      Inflação real a mais de 10%, Dólar a R$ 4,00, impostos aumentando toda semana …nao tem almoço grátis, não tem milagre

      Lacra Mais!

  • Ronaldo Prado

    Poderia trazer de volta o corsinha, pai da primeira e belíssima montana.

    • Felipe Sousa Augusto

      isso o Corsa é mais bonito do que o celta.

    • Gio

      Pode chamar de Classic Hatch! Rs..
      Mas seria melhor com o design original mesmo..

      Realmente era um carrinho muito bom, preferiria ele a Palio Fire, Celta, Agile, etc..

      • Ronaldo Prado

        Me refiro ao corsa que aqui foi a segunda geração, vendida até 2012, e não ao corsa bolinha

        • Gio

          Pqp, apaguei o comentario ao tentar editar..

          Mas este Corsa realmente era excelente, só acho impossível eles o venderem por menos de 30k.. Ele na versão Premium era um dos melhores carros da categoria..

  • matheusguila

    Chevrolet, me contrata. Tenho a solução para vocês: pega aquele lixo/carroça que vocês apelidaram de ONIX e vende pelo valor correto dele (30 mil reais) e não pelos exorbitantes 40 e poucos mil.

    • Junoba

      Pra alavancar as vendas do Onix, ele chega a ser vendido até por 36k nas ofertas da GM. Ele custava mais de R$40 mil, mas a GM reduziu o preço. Teve gente comentando que ele estava sendo oferecido até por 34k nas capitais algum tempo atrás. Só pra você ver como as margens de lucro são enormes, e ainda vem gente querendo defender.

      • A maior redução que vi foi o Onix 1.4 LT por R$ 37.990 aqui em Porto Alegre por muitas semanas… matou o Celer 1.5 Act por R$ 36.990. Mostra que a GM consegue vender carro a preço de marca chinesa nacionalizada. Sem lucro que não foi… deve ter sido menor, mas sem prejuízo.

        • Junoba

          Tem certeza que é a LT 1.4 por 38k !?

          O que possui mais desconto que eu já vi, é o LT 1.0 por 35k no Icarros. Isso mostra o lucro abusivo das montadoras. Eles sobem o preço a cada dia, pra ver o quanto o consumidor aceita a pagar por um determinado produto, e se colar, colou.

          • Sim! A LT 1.4… Seu Onix 1.4 “completo” (segundo o anúncio), pelo preço de 1.0. E essa promoção aconteceu simultaneamente em Porto Alegre/RS, região metropolitana da capital gaúcha e em Jundiaí/SP. O Onix vendeu tanto no RS em Setembro, por isto. Colocou quase 300 carros de vantagem ao HB20, vice líder por aqui no respectivo mês, e começou esse mês com grande vantagem. Só agora o estoque do 1.0 está voltando a aparecer, sendo o LT anunciado no site de ofertas da GM por R$ 39.990, mas por R$ 34.990 na concessionária… basta ligar, que já fazem a oferta. Eles precisam esvaziar os pátios daqui, estão fazendo qualquer negócio, em especial na linha 1.4. E o HB20 2015 (sem facelift) também está com descontos de R$ 5.000 por aqui.

  • Blessa

    Fazer um carro de 30 mil não é tão impossível assim, o problema é que as margens de lucro no Brasil são muito acima do resto do mundo, alguém acha que eles vão querer abaixar as margens para produzir esse carro de acesso? melhor continuar assim com motores da época do Monza, que começaram com carburador depois passaram a ser EFI logo após MPFI depois Econoflex e agora SPE/4 ou seja 30 anos depois do lançamento do Monza os motores são os mesmos porem basta trocar os nomes e falar que mexeu em componentes internos para o brasileiro que sempre foi acostumado a comprar lixo, acreditar que está comprando um ótimo carro com um motor super moderno. A unica que começou a modernizar os motores ao que parece é a VW com a linha TSI, antes tarde do que nunca.

    • Tosoobservando

      O mercado só é assim pq o povo aceita. #fato e nessa conta em cada modelo metade é imposto.

  • Junoba

    O mais absurdo era o Celta ser vendido por 35k antes de sair de linha. Mas em uma medida desesperada, poderiam trazer um de geração mais antiga do Spark, que hoje é vendido na Colômbia.

  • Wellington Myph13

    Volta a fazer o Corsa Maxx 1.0 “completinho” por 32.990,00 que vc vai ver estourar a boca do balão…
    Aproveita e tira o Classic e volta com o Corsa Sedan Maxx também, mesmo esquema, por 34.990,00… desbanca todo mundo do pódio….
    Ar, Direção, Vidros Dianteiros e Trava Elétrica, Alarme, Rodas Aço 14″, Preparação pra Som e fim.
    Olhando pra essa “lista de equipamentos” ta mais pra “peladinho” do que “Completinho”, kkkk, mas é isso que vende, e aposto que venderia que nem água…

  • Fábio

    Que bom GM, já que não vai mais fazer um compacto de entrada, que tal usar essa grana pra renovar os motores o mais rápido possível?

  • Fernando Bento Chaves Santana

    A Monstrana poderia dar lugar a uma nova picape agora derivada o Onix. E seria muito legal se recuperassem nome Chevy, que é muito bom: Nova Chevy, ou Chevy 700.

  • Denis

    Por que a GM Brasil não lançou anos atras o Spark?????
    (em especial este modelo aqui da foto).

    http://www.roadsmile.com/images/chevrolet-spark-08_key_18.jpg

    Sabendo que a nova geração seria cara demais para o Brasil, este modelo anterior carrega um peso por ser um produto barato da linha GM. Além disso, é um carro super econômico, visando a categoria que já representa aqui. Ele é vendido em países vizinhos como Chile, Paraguai, Bolívia e Equador. Aqui no Brasil temos o chines Chery QQ que nada mais é um similar do Daewoo Matiz, empresa que a GM englobou e introduziu a partir dele. Não é por nada, eu sei que gosto cada um deve ter, mas o Spark não é pretexto de carro fora do baralho da linha GM Brasil…..

    Spark LS
    http://syaratmasr.com/wp-content/uploads/2015/01/spark-lite-Design.png

    http://4.bp.blogspot.com/-19zUrCY4aLI/VVkhBxLpXjI/AAAAAAABZVY/hP2awUEcY0k/s1600/chevrolet%2Bspark%2Blite%2Buruguay%2B2015%2B(4).jpg

    Spark LT
    http://syaratmasr.com/wp-content/uploads/2015/01/spark-lite-back.png

    http://4.bp.blogspot.com/-uzJifNYvNqk/UxT7pOIvVQI/AAAAAAAAQ1Y/DXXAxe0tpJs/s1600/elautoperfecto.net+-+Chevrolet+Spark+2014+interior+view.jpg

  • Lord Saboteaur

    Acredito que a GM poderia produzir o M300 (Spark) aqui e resolver esse problema de vez…

    • marcos

      Também vejo o Spark para ocupar a faixa abaixo dos 30mil, mas as montadoras só pensam em lucro de quase 100%, Spark é até mais seguro estruturalmente e mais equipado que Ônix, e até mesmo bonito, eu acho.

  • zekinha71

    Pelo jeito não conseguiram colocar airbag e abs em carrinho de rolimã, eu quero ver como vão conseguir vender o estoque monstro de Celta que tem por aí.

  • Bruno Brasil

    Só vim deixar minha risada…

  • Rafael Jandre

    Piada pronta né? O Ônix 1.0 é um carro de menos de 30 mil! Mecânica, acabamento etc. Basta reduzir seu preço absurdo.

    • Gustavobrtt

      O Onix foi lançado com a missão de ser o carro barato da GM, para substituir o Celta e toda a linha corsa. Não sei porque tanta choradeira da gm.

  • Gustavo Miranda

    Que bom, menos tranqueira depenada nas ruas.

    Saudades da filosofia européia de carros – carro pequeno para quem não precisa de espaço, carro médio para quem precisa de um carro multi uso e carro grande para quem precisa de espaço.

    A filosofia atual é – para quem tem dinheiro, carro bonito, para quem não tem ou não quer pagar por isso, algo pobre do design até a qualidade… O problema é que a população está cag… para isso, não tem carro a preço justo, vai de usado, não tem carro da marca predileta, vai de outra então, a necessidade modela o gosto. Quem acaba diretamente prejudicado por agir assim são as próprias empresas, que tem a sua imagem desgastada ao longo do tempo. Merecido, diga-se de passagem…

  • FocusMan

    Eu sei bem como é dificil essa tarefa…

  • Vattt

    O onix é um lixo de plático que deveria custar no máximo 30 mil em versão de entrada, mas como o povo compra carro por metro quadrado e propaganda enganosa, o preço vira mais um valor agregado.
    “Olha, sô muito f@da! Paguei 60 mil no meu Xônix, tô podeno”.

  • azardo

    Meu Fiesta Rocam sorri de felicidade, sabendo que eu não vou aposentá-lo tão cedo. Aliás, nunca valeu tão a pena comprar carro usado como hoje. Se na época do IPI reduzido os usados estavam na berlinda, hoje é uma opção pra lá de interessante.

  • Tiago

    A receita do sucesso era:
    Manter o celta por um preço de 29 mil reais com ar e direção.
    Pronto, venderia igual água.

  • Peter Bishop

    Não achou? Diminui a margem de lucro de 15% para 7%. Fácil!

  • marcos

    Tenho certeza que o Spark poderia facilmente ocupar a faixa entre 24 e 30mil, só aqui que não, aliás ele é mais equipado e seguro que Ônix e mais barato, mas esqueci, estamos no Brasil, aceitamos qualquer coisa!

  • Ederson Lima

    Faça um Celta peladão tipo o Uno e boas…

  • Leandro Santos

    So colocar o onix a 30 mil e ver as ruas engarrafadas. Se uma montadora experimentasse apenas por um dia fazer isso…. Putz.

  • CanalhaRS

    O consumidor e a legislação de hoje são diferentes, exigem carros mais seguros e completos. Para vender um carro abaixo de 30 mil só com uma margem de lucro diminuta. E isso é tudo que as montadoras gananciosas, e acostumados a vender tranqueiras peladas, não querem.

  • Eudson Ferreira

    A GM está totalmente perdida sem outro carro de entrada. Trazer o Spark pra cobrir o lugar do Celta seria uma chacota tendo em vista o sucesso do UP!

    Acompanhando as vendas dos últimos anos percebe-se uma mudança no comportamento do consumidor.

    Agora modelo QUE VENDE está na casa dos 35k… Acabou aquela de vender carroça por 22k. Aliás, os chinas sumiram das manchetes de jornais… Estagnou com o J2?

  • JP_SP

    Piada pronta, se esse carro viesse custando 30 mil, em menos de 6 meses já teria aumento e em 1 ano já estaria beirando os 40 mil.

  • Luis Burro

    Era bem melhor qndo os chevrolet eram opel de gravata(ao menos aos olhos).O menos pior eh o cruze,e dpois o onix.Ainda hj vi um Agile reestilizado,qndo a marca conseguiu deixa lo mais ou menos,tirou do mercado e nem entendi pq!

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Pq não lançam um Sonic Hatch pé de boi com o basicão por 30mil?

  • Senhora Liberdade

    E os rumores sobre a nova geração do gol para ano que vem ?

  • wilsonkikawa

    é simples é so fabricar o Opel Corsa novamente!!!!!

  • wilsonkikawa

    Grande burrada da GM foi trocar o Opel Corsa pelo Celta….

  • BRM

    Não encontrou porque não quis abrir mão da margem de lucro absurda do setor. Desgraçados.

  • Pedro Cunha

    O problema da GMB é querer lucrar sem investir.
    O barato sai caro, e o “caro” nesse caso é a imagem de defasagem tecnológica num segmento importantíssimo que é o de “entrada”. É aquele modelo mais barato que vai povoar as ruas e as conversas de mesa de bar e influenciar as futuras aquisições das pessoas.
    Já passou da hora da marca agir com honestidade e projetar um modelo popular realmente acessível, com qualidade, bom aspecto e bom pacote tecnológico.
    Enquanto seguir assim “enjambrando” velhas plataformas , tapeando motores não vai decolar, não vai conquistar. O Onix chegou onde está pois se mostrou um ótimo custo x benefício, ao patamar do “velho” Corsa “C” europeu, não como “modelo popular”.