EUA Gadgets Mercado Tecnologia

Google lança sistema operacional Android para automóveis

android-auto-google-aplicativo-nativo

O Android Auto é um sistema de permite o compartilhamento de funcionalidades do smartphone com o sistema operação do Google em multimídias previamente adaptadas para tal. Até o momento, 18 fabricantes apostaram na tecnologia do gigante de Mountain View.

No entanto, o Google foi um pouco mais além e lançou na conferência I/O um sistema operacional Android nativo para automóveis. A primeira vez que um carro utilizou o OS foi o chinês Roewe 350 no começo da década, mas era uma adaptação na multimídia. Mais recentemente, a Kia utilizou como nativo, mas a integração foi complexa.

Agora, o OS Android irá fazer muito mais do que apresentar aplicativos. O sistema nativo para automóveis poderá controlar rádio, climatização, telas configuráveis, entre outros, além de apresentar obrigatoriamente o navegador Maps, bem como o serviço de streaming Spotify.

Funcionalidades do Android Auto e do sistema utilizado em smartphones são mesclados no dispositivo nativo, que poderá receber o Android Auto como aplicativo. A interface entre os fabricantes deverá ser facilitada e a empresa espera que um grande número de marcas o utilize. Falando no Android Auto, este agora terá funcionalidade do Waze e conexão por Wi-Fi.

[Fonte: Andrenaline]

Agradecimentos ao Fábio.





  • sempre pensei nessa opção, pode apenas com um comando de voz fechar o teto solar, regular o arcondicionado, fechar vidros etc, acho que será um avanço e tanto

    • th!nk.t4nk

      Interessante. E o pior é que tem tudo pra ser um sistema bem robusto e estável. O problema do Android nunca foi o sistema operacional em si, mas as camadas de personalização e modificações pesadas feitas pelos fabricantes de smartphones. Uma versão pura e simplificada no carro seria muito interessante.

  • Anderson Rezende

    “O processo com.freios.abs parou” Desculpem, não resisti kkkkkkkkkkkkk

    • Felippe

      kkkk

    • arts eduardo

      Cara, sou desenvolvedor mobile (IOS, Windows Phone e Android), e do jeito que vejo virus e virus em Androids por ai, fico com muito medo deste caso que comentou, além de achar que o Android e outros OSs não estão tão confiáveis assim a ponto de sair colocando ele para gerenciar tanta coisa assim…

      • Alessandro Rodrigues

        Só vai gerenciar os comandos que já há no volante, de movo mais fácil: clima, rádio, volume, bluetooh. Relaxa, não vai controlar teto solar, freio de mão eletrônico, módulo de airbag etc.
        Vejo que isso caminha mais para a eliminação de botões físicos no carro.

        • arts eduardo

          Equívoco seu amigo, acompanho projetos que a VDO trabalha como o dos Audi novo, ele trabalha diretamente via OBD e controla direção elétrica, calibração de injeção eletrônica, ESP,EBD,freios de emergência, e agora a condução autônomo ,apenas com isto você pode controlar e fazer o carro executar o que quiser, e olha que o projeto dele é fechado e KeysPassTime, que muda o código d e entrada de minuto a minuto e já invadiram, imagina o Android que você encontra fácil um exemplo de como fazer vírus na internet, antes de comentar, se informe. Abraços!

          • Alessandro Rodrigues

            Você está comparando um android nativo com a condição autônoma? Existe uma diferença enorme entre um carro com sistema autônomo para o Android desenvolvido apresentado na notícia. Até mesmo os carros da Google, ainda usam um computador SEM ANDROID para a condução e coleta de dados.
            Ford e GM fazem testes com o uso de KeysPassTime e soluções de automação veicular pela nuvem já vem sendo testadas há muito tempo.
            E qualquer veículo, até mesmo com OnStar, é possível de ser invadido, controlando várias funcionalidades, se quer ficar seguro, quanto a hackers, ande de Celta, pronto.
            Linux Foundation está trabalhando no desenvolvimento de um OS para carros há tempos, assim como você citou do projeto da Audi. Ambos estão há anos de serem lançados para o público. Atente-se ao bom senso.

            • arts eduardo

              Mesmo mexendo com tecnologia, sou um pé atráz, uma coisa é como você falou de controlar o som, outra é ter acesso a OBD, é esperar para ver. Abraços Amigo!

              • Alessandro Rodrigues

                Mas o que tu tocou é interessante, sim. E acho que o OBD vai, alguma hora, ser conectado às centrais multimídias como padrão. Claro que terão sistemas muito mais desenvolvidos, mas quem tem conhecimento em tecnologia sabe: nada é inviolável.

  • Tosoobservando

    Isso é tipo o Google Home, muito bom.

  • NandoDias9

    comprei um carro com esse OS do android fui acelerar o carro e ele nao saiu do lugar, será porque? Bug?

    • Gabriel Daveran

      reinicia …. hahahah tira a beteria e coloca denovo…..

  • mauricio

    nao faça isso, irá travar tudo no carro.

  • Ancelmo Henrique

    Ja vou fazer um root! Se fosse apple só a porta do motorista iria abrir.

    • Gabriel Daveran

      Porém com certeza o OS seria muito mais estável e não necessitaria de tanto processamento. Daria pra colocar até um nome melhor tipo ” iCar “….. huahuahuahuahuahuahu

      Brincadeiras a parte … trabalho com tecnologia e realmente existe uma diferença brutal entre Sistemas operacionais….. porém o google consegue ir melhorando até ter uma performance aceitável. O problema seria o da microsoft ….. imagina so…. ” fui ligar o carro hoje de manhã e deu tela azul …. putz … tive que levar pra assistência técnica … e ainda me falaram que eu tinha que formatar ” hahahahaahahahahah

      • Ancelmo Henrique

        Deixa eu imaginar blue windshield of death..

      • Ancelmo Henrique

        Teria mais dois problemas se fosse ios, o primeiro que custaria o triplo e só daria seta pra outro com o mesmo sistema

        • Gabriel Daveran

          Apenas corrigindo o que você disse….. ” custaria o triplo ” ….. está errado…. custaria cinco vezes mais

  • Rodrigo

    Será que é seguro (em termos de invasão de hackers e/ou vírus)?
    Quando leio esse tipo de notícia (e a de carros autônomos), imediatamente me lembro daquele filme do carro assombrado / assassino…

    PS.: não apenas android, pode ser iOS, Windows, etc…

    • Gabriel Daveran

      iOS ou qualquer OSx vai ser treta! … claro que não posso alegar que não tenha nenhuma vulnerabilidade ! porém é muito mais seguro… na realidade … o mais seguro.

      Sobre o virus … eu acho que ia ser engraçado…. imagina só… vc dá uma seta … ele liga o radio…. e quando liga o o app do radio… executa abre um desses spamers desgraçados…. huahuahuahuahu

      • Rodrigo

        Eu não acho engraçado, acho preocupante e perigoso…
        Um celular, sozinho, não pode tirar a vida de uma pessoa. Um carro desgovernado sim.

        • Gabriel Daveran

          tirando a parte engraçada … realmente existe uma questão muito importante sobre segurança e cadeia de comando para esses veiculos , mas relaxe que vão criar um SO bem reforçado para minimizar ao máximo qualquer possibilidade de ocorrer qualquer tipo de ameaça.

          • arts eduardo

            Amigo, desculpe mais tenho que discordar de você, se sistemas mais fechados como os que a BMW fez em parceria com a VDO já foram invadidos, imagine um de código aberto, fora que os OS apesar de fazerem muita coisa não estão tão confiáveis assim, trabalho com tecnologia também e em se tratando de código aberto, é complicado, enquanto tem gente estudando para melhorar, tem gente focada em encontrar brexas e invadir, pode procurar no Youtube que vai ver de todo tipo de “chupacabras” que invadem desde portão eletrônico a caixa eletrônico….

    • Zé Carioca

      Já postaram um vídeo aqui uma vez, que conseguiram hackear remotamente o sistema de um Jeep Renegade e controlar o carro andando na auto-estrada de casa.

  • FocusMan

    O que eu faço se meu carro entrar em looping infinito na hora da partida?

    • Ancelmo Henrique

      Ai instala uma twrp eo cyanogen mod que fica tudo certo

  • FocusMan

    Para dar partida teremos o comando: Ok Google? kkk

  • Marcos Andrew

    Bem legal, vamos ver se o Custo não será o triplo do que já é, exemplos de multimídias que custam quase 4 mil reais… Essa ai o cara deve vender o fígado, um lado do pulmão, e ainda faltará dinheiro.

  • Luis Carlos

    O sistema do multimídia dos Renault (Medianav) é windowsCE 6.0.

    • th!nk.t4nk

      Pois é. E tem gente com medo de Android no carro. Ah vá.



Send this to friend