Home Finanças Governo admite demissões e Classic continua sendo feito no Vale do Paraíba

gm sjc5 Governo admite demissões e Classic continua sendo feito no Vale do Paraíba




O ministro do Trabalho Brisola Neto já admite que a GM deva mesmo demitir os funcionários do setor MVA em São José dos Campos/SP. Segundo o ministro, a GM já tinha um plano de transferência de produção anterior à crise e, portanto, já conhecidos pelo governo.

Assim, a ameaça de retirar o IPI reduzido não caberia no caso de São José dos Campos, visto que a GM deve adicionar mais funcionários às outras plantas no país, compensando assim o número de demitidos no Vale do Paraíba. A empresa decidiu encerrar a produção dos modelos Meriva, Zafira, Corsa e Classic. Os três primeiros por queda nas vendas e estoques.

Enquanto isso, a GM ainda negocia com o governo as demissões no MVA, cujo parecer final deve ser anunciado no dia 04 de agosto. Nesse período, a GM colocou todos os funcionários ameaçados de demissão na linha de produção do Classic, que teve a cadência diária aumentada para 370 unidades/dia. No entanto, sabemos que o modelo vai mesmo deixar de ser feito por lá.

[Fonte: Invertia/O Vale]


  • http://lucrobrasil.wordpress.com/2011/07/12/campanha-contra-lucro-brasil/ lucrobrasil_boicote

    Governo lixo. Já que lascou os importados, os nacionais deveriam é no minimo aumentar funcionarios, e não demitir ou manter o quadro.

    • Clock

      Criticar o Governo tudo bem, eu também não gosto de suas decisões (por sinal cada vez mais idiotas). Mas ao ler a notícia fica claro que ela irá CONTRATAR a mesma quantidade em outras regiões.

      NUNCA teve IPI pra Importados e NUNCA tivemos preços justos por eles… nem perto disso diga-se de passagem.
      O Governo podia dar imposto zero que iam cobrar praticamente a mesma coisa… só ver os exemplos da JAC, Kia, etc que estão com preços iguais ou menores de antes do IPI… pura gordura.

      Nosso problema, infelizmente Lucro, vai muito.. mas MUITO além dos impostos…
      Enquanto o mercado continuar pagando 5k… 10k de ágio em lançamentos… 5k na cor branca… nada vai melhorar mesmo.

      • rpasini1

        Os valores da JAC, KIA, etc só são menores pq não vendem nada. E é bem isso, com imposto, sem imposto, esse bando só quer lucro, e quanto mais no bolso deles melhor, eles não querem vender quantidade, eles querem lucrar mais por unidade.

      • JottaElle

        Foi o que falei há +/- 2 semanas: "Quanto às demissões, principalmente, por parte da GM muito pode ser atribuído à migração de local de produção (de São José dos Campos para São Caetano) e às trocas de produtos."
        Mas, é mais fácil criticar por criticar, está na moda.

    • bandaxadibar

      Seu comentário foi muito forte….esta fábrica da GM é muito velha e desatualizada, tanto é que vemos quão atualizados são os carros que ela produz (produzia até semanas). Não tem o porque investir em algo improdutivo…lembre-se que a planta da GM em Gravataí é a modelo em todas da GM no mundo…Se o governo não tivesse bloqueado a entrada dos importando, muitos empregos seriam perdidos…o que acho uma CANALHISSE deste governo é de não incentivarem e subsidiar a tecnologia da nossa frota.

    • BlueGopher

      No início do projeto a GM propôs aos sindicalistas de SJC fabricar lá Spin e Cobalt em substituição à Corsa, Meriva e Zafira, mas as condições pedidas pelos sindicalistas de lá eram inviáveis.
      As condições foram acertadas com sucesso pelo pessoal (que tem bom senso) de SCS.
      Com isto, a GM teve que fazer inúmeras modificações na congestionada fábrica de SCS para fabricar os novos modelos lá.
      Esta choradeira e as demissões, portanto, já eram esperadas até pelo governo.
      Como diz o ditado, agora não adianta chorar pelo leite derramado.
      O que seria necessário é que o sindicato de SJC tenha uma visão de longo prazo, mais inteligente e racional que a atual.

  • WillScherer

    Será que os Classic produzidos agora, vão ter além de profissionais que produziam a Zafira, peças da Zafira?

  • eduardo82br

    E por isso que eu acho que montadora não deve ter incentivo nenhum. Nem de IPI, nem de crédito, nem de porcaria nenhuma. Em sua maioria, só produzem lixo p/ país emergente aqui no Brasil. Quando recebem incentivos do governo, não repassam de forma plena ao consumidor e ainda ficam com essa de demissão.

    Deixa o trem pegar fogo. Se elas querem vender mais, que diminuam as margens de lucro e melhorem essas carroças que chamam de carro.

    • O_Corsario

      Apoio.
      E ainda acrescento: regulem o mercado de importados (regular não é matar) para haver sempre a concorrência externa forçando nosso mercado a trabalhar em padrão internacional.

  • Long_life_tobigcars

    Quer dizer então que o Classic vai sair de linha ou virá importado da Argentina?

    • diogo_rs6

      Ele continua sendo feito em São Bernardo e também na Argentina. A única forma desta tranqueira de carro ter demanda que justifique a produção no Vale do Paraíba é se os ameaçarem consumidores a comprar o carro deles com uma arma apontada na cabeça……

  • Dcyno

    Esse governo é um completo babaca. Votem nesses idiotas de novo em 2014 pra acabarem com o que restar do país até lá.

  • MecanicoDigital

    Que dúvida … lógico que iam encontrar uma brecha pra escaparem ilesos dessa ….

  • Edson Roberto

    E esse é o Brasil.

    Quer dizer que para o governo então "é normal" que ocorra uma demissão com MUITAS familias em uma região para ter em outra? É isso mesmo que eu entendi.

    Parabéns, esse é nosso governo. Só interessa tratar dos interesses de seus politicos e "garantir o leitinho do proximo dia". Então para o governo é comum demitir 1500 pessoas?

    Então para os cidadãos, acabe AGORA com qualquer ISENÇÃO. Pois é por isso que damos a isenção. Para promover vendas em troca, ter o minimo de respeito que ao que parece, não existe mesmo.

    • LEOFX182

      Tipo pelo fato de outras familias terem emprego ai pode, muito nada ve isso ai mesmo, o que vale é só números pelo jeito, o resto que ficou sem emprego que se vire, é tenso viu. E quem garante que a GM vai contratar pessoas, eu duvido.

    • Pedro_Rocha

      Socialistas já fizeram coisa muito pior manipulando as pessoas como gado ou meros recursos produtivos.

      "Uma morte é uma tragédia. Milhões de mortes é estatística." (Stálin)

  • http://gugaaa.deviantart.com/ Gustavo Miranda

    Eu só sinto pelos que ficaram sem emprego e que ficarão algum tempo até se restabelecerem…

  • msalmei12

    É uma m. isso li uma reportagem a pouco tempo atras de uma subsidiária deficitária da mitsubishi onde eles venderam a fábrica por um euro sendo que a única exigencia da direçaõ da empresa é que mantivessem os empregados. Aqui é tudo diferente compramos carroças caras para salvar empregos nos EUA durante a crise la fora a GM daqui fui uma das poucas que deram lucros que logico foram todos para la e agora o que eles fazem ISSO é um tapa na cara de nós brasileiros …esse será o novo lema GMB para os funcionários demitidos não conte comigo …

  • ocduarte

    É isso, troca-se seis por meia dúzia? Trabalhador é moeda de troca? Demite-se 1.500 em SJC e são contratados outros 1.500 em outro lugar? A experiência, o know-how, os anos de dedicação, construindo vidas, simplesmente abandonam os trabalhadores paulistas em favor de outros? Isso é justo? Alguém acha que todos esses empregos serão realmente gerados em outro lugar? Que as condições de trabalho, salários e benefícios seguirão atrás na mesma proporção? Desculpem, posso parecer reacionário, mas essa conversa é prá posarem de bonzinhos. Nas conversas a portas fechadas já deve ter rolado um apoio ($$$) prá eleger alguém!

    • http://verdadesobrerodas.wordpress.com/ VERDADE_RODAS

      Sim, para o governo o que vale são números, não vidas. Sim, deveríamos ser mais reacionários e tomar atitude.

      • Pedro_Rocha

        "Uma morte é uma tragédia. Milhões de mortes é estatística." (Stálin)

  • Silvioled

    Muitas pessoas só olham para o próprio umbigo e para o lugar onde moram, se abre uma empresa longe de sua casa, o governo não esta fazendo nada se abre perto mas é chinesa também não presta. Já pensou se todos que fossem demitidos tivesse que ter intervenção do governo?

  • O_Corsario

    Por isso que acho que o governo não deve se meter a proteger setor nenhum.
    Só gera distorção atrás de distorção, tudo com um custo altíssimo para os cofres.

  • granrs78

    A Gm bem que podia parar de fabricar o já cansado Classic, e fabricar sua nova geração do Sail chines, que é muito mais bonito e moderno que o nosso modelo.Quem sabe com as quedas nas vendas do modelo atual, ela não acelera o modelo novo por aqui.

  • Adriano_Silva

    O Classic é o carro do capeta, já mataram mas da metade da linha GM e essa coisa ainda resiste rsrsrsrs.