Gadgets Governamental/Legal Veículos Comerciais

Governo diz que Uber faz bem à concorrência

uberrr

O Ministério da Fazenda sugeriu a desregulamentação dos táxis comuns no Brasil, a fim de favorecer serviços de transporte colaborativo, tais como o Uber, por exemplo. A análise do governo foi feita pela Secretária de Acompanhamento Econômico (Seae), que afirmou que o serviço do aplicativo é benéfico para a concorrência no setor.

Considerado pelo Seae como uma inovação disruptiva, o Uber e outros aplicativos acabam por revelar o atual estado da regulamentação de transportes do que a inclusão de uma ou mais companhias no setor, como propõem sindicatos, associações e cooperativas de taxistas.

Mesmo com a citação de desregulamentação, o Seae indica que não haverá algo semelhante em sua totalidade, pois exigem-se requisitos mínimos para que serviços de transporte possam ser autorizados, entre eles seguro contra acidentes e atendimento médico para os passageiros, por exemplo. Caso contrário, haveria uma insegurança jurídica.

O Ministério da Fazenda entende que, mesmo sem desregulamentação, os municípios não deveriam adotar medidas contrárias a tais iniciativas. Pelo contrário, criar medidas para que tais serviços incluídos no sistema de transporte público, sendo algumas exigências direcionadas às empresas e não aos motoristas.

O caminho na direção de serviços colaborativos, tais como o Uber, vem tomando grande dimensão no mundo. Como você já deve ter lido, a GM propôs aluguel de veículos sem custos para motoristas que fazem muitas corridas nos EUA. Recentemente também, o Google fechou parceria com aplicativos de carona paga, táxi, compartilhamento e aluguel, que serão contratados através do navegador Google Maps.

[Fonte: Valor]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.





  • Khusller

    Parágrafo 4 – “sem desregulamentação” ? então está com regulamentação…

    • O texto diz “mesmo sem a desregulamentação”, ou seja, mesmo que a desregulamentação não aconteça, os municípios não deveriam atacar o Uber. Entendeu?

      • Welber

        Sim!!! Virar uma zona!!!

  • Mr. Car

    Os taxistas não concordam, he, he!

  • Edinaldo_Tapica

    Acho que em uns quatro anos de PT foi um dos únicos posicionamentos de minha empatia advindos desta merda toda…

    • Ricston

      Quatro anos de PT?

      • th!nk.t4nk

        Quat..orze. Infelizmente.

      • Edinaldo_Tapica

        Há uns quatro anos algumas decisões políticas e sociais ainda eram de meu agrado. De uns quatro anos pra cá, parou tudo…

  • SDS SP

    Paguei 85 reais da região da Paulista até o aeroporto de Guarulhos via Uber. Será difícil eu voltar a usar taxi.

    • FearWRX

      Idem. Paguei 90 numa viagem da Leopoldina até lá, em trânsito pesado. Numa Outlander V6 ainda, que o dono me ofereceu água e bala sem ter obrigação ainda, sem contar que era muito bom de papo, igual as outras vezes que peguei. Sem mais, adeus taxis.

      • Welber

        Eles iram entrar em greve agora depois da páscoa… Quem era o opressor dono de frota mesmo???…. Uber é igual a Gatonet…Beneficio só para o consumidor mesmo.

    • Blessa

      Concordo que o Uber é bem melhor do que o Taxi, mas só vejo vantagens para os usuários, tenho até dó dos motoristas do Uber, uma corrida da Paulista até Cumbica por R$ 85,00, realmente muitos vão desistir de dirigir para o Uber logo, já que 30% da corrida fica para o Uber R$ 25,50 e apenas 70% para o motorista R$ 59,50, os motoristas do Uber vão ter que ser escravos do aplicativo para ganhar dinheiro e ainda sustentar seus carros, enquanto isso o dono do Uber vai ficando cada vez mais bilionário e bem rápido.

      • SDS SP

        Acho que será o contrário, pois há muitos taxistas migrando para o Uber.
        Além disso, a maioria dos taxistas são escravos dos donos de alvarás e frotas…Tenho um colega que paga 200 reais pela diária do taxi.

        • Welber

          Só troca de Srs né.. Kkkk

          • th!nk.t4nk

            Sim, mas o Uber é 1 empresa. Nada impede de surgirem 10 outros concorrentes e ele optar. Só o fato de derrubar o monopólio já tem que ser comemorado.

            • Welber

              Monopólio sempre vai existir!!!! Do Uber já existe!!!! Será que existe viário para essas 10 empresas???

              WelberMaba
              Em 18/03/2016 10:27 AM, “Disqus” escreveu:

            • SDS SP

              Já estão surgindo…Sinto cheiro de taxista no comentário acima rsss

        • Blessa

          Concordo, mas se ele fizer 500 reais dia no Uber vai deixa 150 reais com os donos do aplicativo não vai mudar muita coisa e fora que todos os custos de carro fica por conta dele, moral da história, vai ficar elas por elas.

          • th!nk.t4nk

            Cara, podem surgir concorrentes sim. Já estão surgindo. Certamente irão cobrar menos que o Uber, e nada impede que mantenham a qualidade. Essa é a beleza da livre concorrência. Tem espaço pra todos, pois a demanda é gigante, já que transporte coletivo no Brasil é um lixo.

          • Julio

            Mas no Uber ele só paga se faturar.

      • Daniel

        E tem que lembrar que o taxista consegue isenção de impostos na compra do carro… motorista do Uber, não!

    • Clovislauro

      O coitado do motorista receberá 63,75. Se considerarmos combustível, desgaste do carro, a hora trabalhada do motorista e muitos outros custos, a conta não fecha. Espero que em breve tenha várias outras concorrentes da Uber que entendam que o mais importante é o prestador do serviço e não o cliente.

      • SDS SP

        Lembre-se de que os taxistas passam ainda mais perrengue, pois estão a mercê dos donos de alvarás e frotas.

        • Clovislauro

          É obvio que taxistas sofrem em função de um monopólio, o mesmo receio que aconteça com os Uber. Por isso torço por muita concorrência, aquele aplicativo que priorizar o prestador de serviço, certamente vencerá a longo prazo.

          • SDS SP

            Já existem alguns concorrentes do Uber e em breve estarão por aqui. Veremos quem será o melhor. Terá que haver equilíbrio entre priorizar o usuário e o prestador do serviço, pois ambos dependem um do outro para que haja sucesso.

        • Welber

          Na minha cidade é dono de táxi que dirige

      • Fernando S.

        Vamos fazer uma conta de papel de pão com o relato do colega que foi da Leopoldina até Guarulhos. Baseado no Google Maps, a distância entre os dois pontos é de 35,5 km. Ele pagou 90 reais, ok? Pois bem. Tiremos os 30% do app (27,00) sobram 63,00 para o motorista. Supomos que ele gaste 5 litros de gasolina para fazer esse trajeto a um preço médio em SP de 3,40/L (-17,00) significa que ele tirou limpo 46 reais por um percurso que (depende do trânsito) leva em média de 40 minutos a 1 hora. Não vejo o caso como “desesperador” como pintaram aqui não. Obviamente ele terá que fazer pelo menos 4 ou 5 corridas por dia para tirar um salário razoável, mas prejuízo não terá (e vale ressaltar que se acontecer algum sinistro, o app paga/ressarce o motorista)

        • th!nk.t4nk

          Fora que se ele optar por um carro luxuoso, mas moderno, pode ter um consumo bem baixo. Até mesmo mais baixo que muita tranqueira que os taxistas dirigem por aí. Vai guiar menos estressado também, por estar em um carro confortável. Nao me parece um trabalho tao ruim.

        • E o bom é que ele trabalha na hora que quiser. Se gostar de trabalhar de final de semana a noite, vai faturar muito pegando as pessoas em barzinho com multiplicador de tarifa de 1,5x ou 1,7x em certos momentos no Uber.

          • Sergio

            eu acho que a maioria de quem trabalhar pra uber vai ser pessoal que faz bico. tirar o sustento como é o caso dos taxistas hoje, acho que daqui pra frente vai ser cada vez mais raro

        • Daniel

          tem que pegar o custo de manutenção do carro tbm. Considere, por baixo, 1000 reais a cada 10mil km, ou mais R$0,10/km,já cai mais uns 4 reais ai na corrida… Agora poe o custo de aquisição/depreciação do carro… começa a ver que a conta é apertadinha!

    • CharlesAle

      Eu nunca usei o Uber; mas sempre vejo usuários falando bem do serviço! Taxistas, depois daquelas agressões contra carros do Uber, ficaram queimados perante o público..

    • Taxi vc pagaria uns 160 paus fácil….

      • SDS SP

        Sim, pois existe uma taxa de mudança de cidade…

    • Redpeak77

      De certa forma, está sim sendo benéfico também para os usuários de taxi. O taxista que peguei não quis cobrar os 50% na corrida para Guarulhos.

  • Matafuego

    Falta fazer o mesmo com o transporte público.

    • Daniel

      Não!!! Perueiro não!!!!!

      • Matafuego

        Mas quem disse que é só perueiro? Você poderia pegar o seu carro, transportar quem quisesse e para onde quisesse – no caso, vc não iria manter a exclusividade como o Uber. Ou mesmo comprar um ônibus.

        O transporte público é ruim e caro porque é um monopólio.

        • Daniel

          Cara, vc viveu a época dos perueiros? Eram tudo irregular… sem exclusividade… mas rapidinho alguém cria uma mafia e pra trabalhar o cara vai ter que pagar arrego pra um bandido, senão matam, espancam, etc. Se juntam em “cooperativas” mas os caras andam armados, se envolvem com traficantes pra fazer o transporte da droga, etc…
          Aqui no Brasil, quando não é monopólio, é cartel. Quando não é nenhum dos dois alguém aparece pra “monopolizar a parada com os manos”.

          • Matafuego

            Vivi e achei bom, concorrência nunca é demais. Como eu disse, o setor precisa ser desregulamentado, dai não vai ter nada irregular.

            Você está misturando duas coisas: uma é o transporte e a outra é segurança. O segundo caso é assunto de polícia, assim como a agressão de taxistas aos motoristas do Uber.

            Em alguma capital do nordeste (se não me engano, Fortaleza), uma empresa de transporte público resolveu colocar ar condicionado em seus ônibus. Sabe o que aconteceu? As demais empresas fizeram de tudo para acabar com a empresa que estava melhorando seus serviços. E tudo era “regulamentado”, dentro do monopólio estatal do transporte público.

            Todo serviço prestado pelo estado é ruim, pois se trata de monopólio. O estado deveria se retirar do setor de serviços e se concentrar em dar segurança para as pessoas, seja policial ou jurídica.

  • Yuri Chaves Souza

    O pseudo intelectual do Rodrigo Constantino vai bugar agora. Livre mercado vindo de um governo que ele acha que é comunista…

  • duhehe

    Estava discutindo isso ontem mesmo no mestrado.
    Ponto 1: O uber é um serviço que se auto regula, não ha muito para mal prestação de serviço, 3 corridas mal feitas e o motorista é suspenso do Uber, com taxi, tem taxista que ha 40 anos presta um serviço lixo e esta andando pelas ruas, e como todo o processo é muito mais agil e menos estruturado, as coisas fluem muito mais rápido.
    Ponto 2: Isso pode parecer ótimo, um mar de rosas, para quem tem no máximo 40 anos.
    Existe uma fronteira nas 2 gerações Baby Boomers para a X, as pessoas mais novas exigem e demandam novas tecnologias e se a empresa X não atender aos anseios, ela diz não a milhões de clientes, clientes que muitas vezes estão dispostos a pagar muito mais caro por serviço ou produtos que a geração imediatamente mais velha se nega.
    Porem a geração mais velha, ainda teima em ver o mundo digital, a cabeça dessas pessoas ainda é analógica, isso a faz procurar e consumir produtos que são e estão do mesmo jeito ha décadas.
    Acredito que o taxi e tantos outros serviços que são ” old fashioned”’ vão desaparecer
    Muita coisa vai mudar, a imaginação é o limite para quantos Ubers teremos ( no transporte e tantos outros setores da economia)

    • Não conhece o UBER a fundo. Mas algo que chama atenção é o nível dos carros usados. Os usuários falam em fusion, SUVS , e outros carros com preço acima de 100 mil. Não vejo como alguém investir num carro desses para se dedicar ao UBER. A não ser quando você tem o carro desse nível e usa o tempo livre para ganhar um troco , ou numa situação temporária de desemprego. Lembrando que taxistas usam carros do nível de sena , voyage ou um corolla básico. E ainda compram por um preço mais em conta. Isso é matemática financeira.

      • SDS SP

        Nas vezes que usei o Uber, os carros não eram esses de 100k. Muitos deles são de 2009, 2010 que custam por volta de 40 ou 50 mil reais. São carros razoavelmente rodados, mas bem conservados. A exigência do app é no mínimo carros fabricados a partir de 2008.

        Existe também o Uber X (modalidade mais barata) que usa carros populares que são similares aos usados pelos taxistas.

        • GABRIELCSFLORIPA

          Nas vezes em que Usei o Uber sempre foram carros novos e acima de 80 mil, tipo HR-V, Cruze Sedan, etc… O mais “velho” que andei era um Hyundai Sonata 2011.

      • th!nk.t4nk

        Dica: se a conta nao fechasse, pode ter certeza de que ninguém compraria carro de 100 mil pra trabalhar como motorista do Uber. Pensem no tipo de viagem que esses caras fazem em maior quantidade, no perfil do usuário. O dinheiro entra fácil sim. De resto é saber optar por um carro de consumo e manutençao razoáveis.

      • Carlos H. Ferreira

        Ai que está a “manha” do negócio, o cara já tem um carro , e as vezes até um emprego e se cadastra e faz uma segunda renda, não é como um taxi , onde tem que caracterizar o carro.

        • th!nk.t4nk

          Perfeito Carlos. E o cara no Uber nem precisa trabalhar todo dia. Pode ter um ótimo carro pro dia-a-dia/lazer e fazer uma grana em certos horários e dias.

      • FearWRX

        Mas tem o mais acessível que é o UberX. Pode ter de Palio á Outlander, desde que te 2008 pra cima com ar condicionado, 4 portas e 5 lugares.

    • Dr. Tício

      Cara…
      Sei lá…
      Minha avó de 75 anos não sai do WhattsApp e do Youtube
      Nem café com biscoitos ela não faz mais quando vou visitá-la, rs

      • Welber

        Kkkkk

      • th!nk.t4nk

        Logo as vovós vão pedir os biscoitos por algum app :)

  • Dr. Tício

    Lógico que faz bem.
    Cada vez que eu pego táxi no Santos Dumont eu sou assaltado (não por moleques de favela não… pelo próprio motorista, trabalhador, homem de bem etc….)
    E em Manaus, já pegaram táxi?
    90 reais do aeroporto para o centro… É um abuso freneticamente descarado.

    • th!nk.t4nk

      Pra muitas vezes andar num pau-velho de um Siena ou similar, que se sofrer um acidente você se ferra junto. Aguentar papo furado e picuinha entre taxistas, grosserias, etc. Nao tenho pena nao. Esse povo que arranje outra coisa pra fazer.

  • Wolf_Hoffman

    NA, tem uns erros nervosos de português aí no texto hein, lol