Brasil Combustíveis Governamental/Legal

Governo sanciona lei que aumenta percentual de biodiesel no óleo diesel

diesel-fuel-pump

O governo federal sancionou a lei que permite um aumento no percentual de biodiesel no óleo diesel. O combustível vegetal será gradualmente ampliado na mistura com o derivado de petróleo nos próximos três anos.

Atualmente o percentual de biodiesel que pode ser misturado no diesel é de 7%, passando para 8% em 2017, 9% em 2018 e 10% em 2019. Além disso, o governo autorizou pesquisas da Petrobrás e da Anfavea para aumento da quantidade do combustível vegetal para 15%.

O objetivo é permitir que em estados produtores, onde o biodiesel é mais viável, os consumidores possam se beneficiar. A medida também reduz os custos com óleo diesel, devido ao frete maior para regiões mais distantes dos grandes centros. Há expectativa de redução do preço do diesel em algumas regiões.

Atualmente o Brasil tem 50 usinas produtoras de biodiesel e 77% do combustível vegetal é oriundo da soja. Por isso, o governo busca novas matrizes para reduzir essa dependência desse alimento. Por fim, o aumento no consumo de biodiesel ajuda a reduzir o impacto ambiental.

[Fonte: Folha]





  • Eduardo Gregório

    Alguém sabe dizer se tecnicamente isso é bom ou ruim?

    • Eduardo Brito

      Acho que continua sendo a mesma coisa, ja que o Biodiesel continua sendo Diesel. É diferente de colocar mais álcool na gasolina.

      • Antoniokings1

        Se não me engano, biodiesel é óleo vegetal que passa por um processo
        para melhorar suas propriedades de modo a que seja adicionado ao diesel.
        Processos como evitar criação de borras e etc. No final, é equivalente a
        adicionar álcool à gasolina.

        • Filipi

          amigo, fala isso para os tanques de diesel dos postos

        • Deadlock

          A mistura de biodiesel ao diesel comum reduz a emissão de poluentes (SOx e NOx), além de reduzir a emissão de CO2 e materiais particulados. Porém, só é viável por aqui porque pagamos caro pelos combustíveis, por conta da situação da Petrobrás.

    • Filipi

      Pessimo, pode se dizer que o diesel sobe de 2 a 4 centavos a cada 1% de aumento de biodiesel no diesel, faz a borra juntar mais rapido no motor e no tanque tanto do carro quanto do tanque do posto de combustivel, sendo que nao ajuda em nada na econimia do país.

    • VeeDub

      1) O Biodiesel tem poder calorífico cerca de 10% menor que o diesel.
      2) O Biodiesel tem maior poder de lubricidade, logo, a medida que se retira enxofre do diesel para produzir o S10, o BIO compensa em parte esta lubricidade
      3) A maioria dos motores Diesel modernos suportam B7… Mais que isto, começa da problema nos injetores.
      4) Não tem nada de bio ou ecológico… A absoluta maioria do total produzido no Brasil vem da soja.. Aí é aquela mesma coisa da cana, que desloca a soja, que desloca o gado que vai para novas áreas… Transformar comida em combustível é loucura (Sou Agrônomo)
      5) O Biodiesel que vem do sebo bovino é realmente positivo, pois seria descartado
      6) Enriquece usineiros amigos do governo… igual etanol
      7) Biodiesel é mais caro
      8) Bom para os preços agrícolas uma vez que o aumento da demanda eleva o preço
      9) Biodiesel é muito higroscópico

      • Túlio Leal

        Ou seja, não parece ser um grande negócio nem para o País, nem para os donos dos veículos, né?

        • VeeDub

          Bom somente para que planta soja ! e os usineiros é claro.

  • Antoniokings1

    Excelente notícia para as áreas econômica e ambiental.

    • Filipi

      Pessimo, pode se dizer que o diesel sobe de 2 a 4 centavos a cada 1% de aumento de biodiesel no diesel, faz a borra juntar mais rapido no motor e no tanque tanto do carro quanto do tanque do posto de combustivel, sendo que nao ajuda em nada na econimia do país.

      • Antoniokings1

        Não sou expert no assunto, mas li que já existem pesquisas muito avançadas e grande utilização em países como EUA, Alemanha, França e etc.

        • Filipi

          realmente há pesquisas nesse assunto, mais o foco é no uso de arla32 e o sistema euro6

        • Filipi

          amigo, leia o seguinte trecho de um petista: ”Para o Ministério de Minas e Energia (MME), o aumento da mistura possibilita aproveitar melhor a capacidade produtiva e beneficiará os agricultores familiares, uma vez que a lei determina que o biocombustível produzido para essa adição venha, preferencialmente, de matérias-primas provenientes da agricultura familiar.” – TRADUÇÃO: Cabide de Emprego.

          • Antoniokings1

            Excelente diretiva do Governo. Privilegia os pequenos agricultores que precisam de renda para permanecerem no campo em vez de encher o bolso de grandes produtores que só ficam mais ricos.

            • Filipi

              aff veio vc é petista, soh perdi meu tempo te explicando, vc deve ser um MAV ( Militancia em Ambiente Virtual )

              • Antoniokings1

                aff véio, vc é coxinha. Não entende bem as coisas, mesmo.

            • Ferdinand Roneo

              Não é bem assim. Leia novamente a matéria e verás que quase todo o biodiesel do Brasil é feito com soja. Via de regra não existe pequeno produtor de soja no país.

              • Antoniokings1

                Veja o que é feito na Europa e nos EUA. São bons parâmetros para estudo. Se ficarmos presos a grandes produtores de soja e criadores de gado, aí estaremos perdidos mesmo. Porque o dia em que a soja estiver mais cara na China, eles vão deixar os caminhoneiros na mão. Sem pensar duas vezes.

            • VeeDub

              Ocorre justamente o contrário ! Não leu o texto. 77% vem da soja e o resto do sebo bovino.
              óleo de mamona não presta para produzir biodiesel

              • Antoniokings1

                Nada impede de se estudar e estimular o plantio de variedades de matérias primas para biodiesel. O fato de grandes produtores (como sempre no Brasil) se apropriarem do programa não invalida suas premissas. Não precisa ser só de soja. Tem-se um campo enorme de pesquisa e aplicação de biodiesel. Veja o que é feito na Europa e nos EUA. Agora, se achar que vamos ficar presos a grandes produtores de soja e criadores de gado, aí estaremos perdidos mesmo.

                • VeeDub

                  outras fontes Canola e óleo de Dendê (neste último estão acabando com florestas na Indonésia e Malásia para plantar dendê)

                  • Antoniokings1

                    Tudo tem de ser estudado. Custos x benefícios. Certa vez vi um programa na televisão que dizia que o dendê tem uma excelente produtividade e se pode extrair um óleo com boas propriedades para biodiesel

  • Felipe

    Bom ruim, o Brasil continua sendo um dos poucos países onde os veículos à combustão funcionam com uma miscelânea no tanque!

  • cabra macho do renegade

    o bom é que fica barato o diesel e meu renegade agradece

    • Sergio Luiz Mattana

      Primeiro vê o que os teus amigos acham desta notícia, te prepara o coração kkkk

    • Filipi

      Pessimo,, pode se dizer que o diesel sobe de 2 a 4 centavos a cada 1% de aumento de biodiesel no diesel, faz a borra juntar mais rapido no motor e no tanque tanto do carro quanto do tanque do posto de combustivel, sendo que nao ajuda em nada na econimia do país.

  • konnyaro

    Saudades do tempo que o diesel era cristalino e podia ser armazenado por muito tempo sem se deteriorar.
    O biodiesel é higroscópico, ou seja absorve muita agua, e com o tempo vai formando uma borra que acaba incrustando no tanque e tubulações, devido ao fato de sofrer decomposição microbiana de suas moléculas orgânicas.
    Ou seja, vai dar mais custo de manutenção, pois as limpezas e trocas de filtros terão de ser mais frequentes.

    • gladson januario

      Bem, vejo que você não tem conhecimento de aditivos que controlam eficazmente as contaminações do diesel provenientes da natureza como micróbios e bactérias.O único problema que vejo é: antes tinha aumento de preços devido a um só fator….Agora serão duas as variáveis. O diesel pode manter o preço, mas caso ocorram “problemas” de safra para o biodiesel é mais aumento.

      • konnyaro

        Bom, então fale isto para os donos de postos de combustível, que estão sofrendo com problemas sérios de formação de borra nos tanques de armazenamento de diesel. No diesel de antigamente a água acabava acumulando em baixo, já no biodiesel a água não decanta.

  • shdn2010

    Será que vai dar zica nos motores que pedem apenas diesel s-10?

  • The Monster Man

    Esse governo só faz merda, vários utilitários e pick-ups vem com um aviso no manual para não utilizar biodiesel e esse lixo de governo faz isso.

  • Adri Santos

    Aqui tudo é imposto por Lei na boca do consumidor… Quem não quiser esse coquetel destruidor de bicos injetores e motores não tem opção, mesmo que queira pagar a mais… Medida que viola o Código de Defesa do Consumidor. Verdadeira venda casada, como acontece com a mistura de etanol da gasolina obrigatória. Infelizmente nesse aspecto o Ministério Público, Procon e outras instituições são omissas ou foram até agora. Vergonha.

  • Jose Silva

    Tomei preguiça do Brasil por isso. Ficam adulterando os combustíveis todo santo ano. Daqui alguns dias o álcool será 90% de água e a gasolina terá 70% de álcool. Claro que foi uma zueira, mas ela não parece ter limites. Fica inviável ter carro de verdade no Brasil, primeiro pelo preço fora da realidade e segundo que os motores não são projetados para tamanha canalhice do que o governo faz com os combustíveis nesse pais. Ai tu compra uma BMW pra enfiar esse lixo de combustível para foder com o motor em 2 anos. Valeu PT, valeu Brasil. Por isso motor velho vagabundo faz sucesso aqui, são os únicos que aguentam + ou – esse combustível porco.

  • Tiago

    Só li bobagem na maioria dos comentários.



Send this to friend