Ecologia Elétricos Europa Governamental/Legal Mercado

Holanda: Proibição de carros a gasolina e diesel ganha força no parlamento

tesla model s 2017 oficial 4

A Holanda votou uma proposta de proibição da comercialização de carros a gasolina e diesel a partir de 2025. O projeto de lei teria passado pelo Tweede Kamer, a câmara baixa do parlamento dos Países Baixos.

O projeto – se aprovado pelo senado (Eerster Kamer) – pode ser ratificado e virar lei, impedindo assim a venda de carros movidos por estes combustíveis, o que poderia ainda incluir os híbridos e híbridos plug-in, permitindo apenas que carros puramente elétricos sejam oferecidos ao consumidor. O mais provável é que estes continuem sendo vendidos por tempo limitado após 2025.

leaf-2016-1

Os proprietários de carros comuns terão permissão para manter seus veículos, assim como os donos de clássicos. O projeto foi apresentado pelo parlamentar Jan Vos. Ele afirma que ainda há muito o que mudar no país para se adaptar ao fim dos carros movidos por gasolina e diesel. O político holandês quer que a rede de recarga, por exemplo, seja ampliada.

Hoje, a Holanda tem 20.000 pontos de recarga, mais que França e Reino Unido juntos. No entanto, se a ideia é vender carros puramente elétricos, o governo terá de incentivar o consumidor a deixar de lado os híbridos, que atualmente são a preferência do holandês que busca carros ecológicos.

Este ano, a Tesla vendeu 900 carros no país, enquanto a Nissan emplacou 412 unidades do Leaf. Mas, as vendas de híbridos plug-in subiram 30%, enquanto os elétricos tiveram alta de apenas 3%. Noruega e Índia são outros países que também querem abolir carros movidos por combustíveis fósseis.

[Fonte: Autoblog]





  • octavio cesar godoy

    Países pequenos vão conseguir, imagina uma f150 eletrica nos EUA?

    • Deadlock

      Estão surgindo novas tecnologias que tornarão o elétrico viável. A Nissan anunciou o primeiro veículo elétrico que usa bateria que usa a tecnologia do óxido sólido, usando como combustível o hidrogênio, álcoois, hidrocarbonetos, com boa eficiência, proporcionando autonomia para 600km. Há até um projeto de caminhão elétrico com autonomia para mais de 1900 km. Agora, o que vai deixar saudades é o ronco do motor a gasolina. Mas, já há elétricos que simulam tal ronco.

      • Marcos Medeiros

        Esses dai são os Fuel Cell EV (hidrogênio)?

        • Deadlock

          Não, o Fuel Cell, que a Toyota lançou, utiliza tanques de hidrogênio para produzir energia elétrica nas tais fuel cell. A SOFC (célula de combustível de óxido sólido) trabalha em temperaturas maiores (600 a 800 graus C), mas aproveita melhor o combustível, que pode ser o hidrogênio.

      • leandro

        Eu moro em uma avenida bem movimentada, definitivamente não sentirei saudades do ronco dos motores. O pior ronco é o da CG sem escapamento dos motoboys, esse dói na alma

    • Luis Burro

      Nos Eua será mais difícil(mesmo pq cada estado tem suas leis),e lá o lobby ao petróleo é muito grande!

    • Rodrigo

      Já passou da hora de privatizar a PETROBRAS, mesmo que não estivesse quebrada deveria ser vendida.

      Sê não me engano 20 poços foram fechados no inicio desse ano devido a (BAIXA RENTABILIDADE) imaginem quando a demanda por petróleo começar a cair.

      Esse pré-sal servil apenas para alguns partidos políticos que limparam os cofres da Petrobras.

      • Deadlock

        Aqui, enquanto houver Petrobrás, haverá carros de combustão interna.

        • Sir Khain

          Carros a bateria precisam de energia elétrica e essa ainda é gerada no mundo basicamente de carvão, petróleo e gás natural.
          A única mudança que a Holanda está fazendo é, além de queimar petróleo e gás nos carros, vai queimar em uma usina e mandar para os carros em forma de energia elétrica.

          • Deadlock

            Aqui não temos energia hidrelétrica, nem vento e nem muito sol. Deve ser por isso que estamos sonhando com o pré-sal, por meio da petrossauro…

            • Sir Khain

              Imagina quantas décadas irá demorar para suprir com energia renovável, toda a demanda atual de energia do planeta, mais o que irá crescer a demanda nesse período.

              Então fique tranquilo, não importa a sua idade, se o PT ou outro partido populista não falir a petrossauro, você estará aposentado e ela estará produzindo petróleo.

          • Rodrigo

            Só faltou lembrar que vc está no BRASIL onde 95% da energia elétrica é gerada em HIDROELÉTRICAS.

            • EduPerrone

              Não chega a 70%.

              • rgrigio

                Varia de estado a estado, claro. Mas o potencial hidrelétrico (embora esteja chegando no limite) ainda não foi 100% explorado. E o potencial eólico e solar é ENORME.

            • Sir Khain

              Sim eu sei (apesar de não saber a porcentagem disso), mas você sabe que nossa demanda de energia é muito próxima da oferta, logo não temos oferta de energia para atender a demanda dos carros.

              Além de que, deu seca, todo mundo a pé.

      • Alligator

        “É realmente o petróleo se resume somente a combustíveis “!!!

        • Rodrigo

          Disse em algum momento que a Petrobras faz apenas combustível?

          Meu caro ESPERTO a Petrobras pode fazer até OURO com petróleo, dês deque a viabilidade comercial disso NÃO SEJA FEITA AS CUSTAS DOS BRASILEIROS.

          São mais de 20 poços fechados devido a valor atual do petróleo, que inviabiliza a extração.

          • Heisenberg

            Essa informação conflita com o que foi noticiado… em q são 52 poços produtores, com uma média de produção de diária de 25 mil barris com um custo médio de US$ 8, abaixo do US$ 9,1 que era em 2014.

      • Heisenberg

        Pra q privatizar??? Pra dar de mão beijada todo investimento em P&D? Mais fácil permitir maior participação estrangeira.

        • Deadlock

          Poderia distribuir as ações em poder da União para os brasileiros. Quem sabe assim atingiremos a autossuficiência…

      • paulo sergio berezovski

        Sim,ja demorou pra privatizar essa porcaria,o mesmo vale para os correios e todas estatais(empresas,universidades,pastos de saúde,escolas)

  • Airplane

    E aqui no BrHue tem um lobby querendo introduzir carros de passeio diesel , o atraso do atraso e cancerígenos, conforme a OMS – Organização Mundial de Saúde.

  • RodrigoTM

    Acho importante incentivar a venda de carros eletricos, porem temos que levar em consideração que carro não é puramente um veiculo de transporte, é também, para muitos, uma paixão mundial. Até 2025, ainda teremos muito carros com motor a combustão e/ou híbridos, principalmente quando falamos em veículos esportivos.
    Ja pensou os holandeses sem poder ter uma Ferrari, um Lamborghini, um Mercedes AMG, um BMW serie M e por ai vai. So teriam os que já estão no mercado, porem não poderão ter um modelo novo.

    • AugustoSeide

      Saúde/sobrevivência (não só da espécie humana) é mais importante que prazer ao dirigir.

      Medidas tem que ser tomadas, como dizia meu vô, “ou vai ou racha”

      • Louis

        E também é possível ter prazer em dirigir um elétrico. O torque é muito bom.

        • RodrigoTM

          Concordo que ha prazer, e eu sou a favor dos elétricos. O que comentei é que em 2025 (ta logo ai) creio que ainda teremos muitos modelos a combustão ou híbridos (principalmente), e a proibição total de comercialização desses modelos deverá ter impacto ou limitar muito as opções automobilísticas na Holanda.

        • Danilo

          Querem um planeta verde, mas abolir o automobilismo nada né.. queria ver uma corrida de Fórmula 1, stock car o qualquer outra com carros elétricos, como será prazerosa (ironic). Sou a favor dos carros elétricos, mas não sou a favor da proibição das vendas dos movidos a combustão, a escolha deve ser livre, assim como o choro.

          • Alligator

            Atualmente a formula E tem muito mais graça que a formula 1

            • Allysson Santos

              Até corrida de jegue tem mais graça q F1 atualmente.

              O Estado impedindo o cidadão de escolher o que comprar… Sabe o que vai acontecer? O cara vai comprar o carro movido a gasolina no país do lado e levar pra Holanda, uma vez q ainda vão vender combustíveis.

          • Luis Burro

            Na verdade já tem a Fórmula E!E algumas outras categorias já tem ações pra diminuir seu impacto.
            O q provavelmente fariam,era taxar tanto os carros a combustão q só milionários pra cima conseguiriam manter.
            Acho q não é só a questão da poluição,mas tbm pq sem petróleo nós voltaremos ao sec.13 de tão intrínseco na manutenção do estilo de vida atual.

    • Luis Burro

      Mas é só pq ainda não há a geração de carros totalmente elétricos e gerações nascidas nela!Qm lembra das carroças,maquina de escrever,orelhão,cambio manual(daqui a pouco tempo),escada nos predios,carburador,botões na Tv,etc?É a evolução natural da tecnologia!

      • Celso

        Teremos saudades do ronco natural dos motores V8.

  • Thiago Lamim Matos

    Saudades liberdade…

    • Luis Burro

      Liberdade é meramente um conceito e varia de acordo com seu observador.Pra mim,ela é diretamente proporcional a ilusão!

    • Fabio Montarroios

      Nada te proíbe de voar de asa delta ou de paraquedas… Ou, melhor ainda, ser piloto de fórmula 1. Vai lá, campeão!

  • Senhora Liberdade

    mais uma vitoria para o ambientalismo, mas não para a livre iniciativa pois esses carros verdes nao são viáveis mesmo tendo preço acessível.

    • Allysson Santos

      Só tem preço acessível pq recebem imensos subsídios e descontos custeados pelos governos… Haja imposto!

    • Luis Burro

      Ué,como não?Tá certo q tem um monte de questões relacionadas a isto(como as fontes geradoras da energia elétrica),mas conhecimento e raciocínio não falta,ale disto estamos sempre pesquisando e descobrindo novas formas de aproveitamento.O q falta mesmo é botar em prática e aí está o problema maior:ngm quer abrir a mão!

    • Fabio Montarroios

      A ideia deles, desconfio, seja usar menos carros… Mais restrições vão surgir. Quem precisa de carros individuais o tempo todo qdo há formas melhores e mais eficientes de transporte!?

  • João Cagnoni

    A capital das drogas agora quer proibir carros à combustão? Até onde vai essa ironia?

    • Maycon Farias

      Se o indivíduo se entupir de drogas e morrer a terra vive. Se o indivíduo não proteger a terra ela morre e ele também, então a droga é o menor dos problemas kkkk

    • Alligator

      Pesquise um pouco sobre a politica da Norueg que tu vai ver que isso não é uma questão ideológica/ política

    • Luis Burro

      E esta nem é tão grande!A maioria da energia no país e na Europa provem de usinas termelétricas q usam carvão ou outro combustível,q poluem bastante.Mas some a isto a poluição dos motores de combustão,q poderá deixar de existir se aprovarem a lei,diminuindo e melhorando um pouco o ambiente.Pode não ser muito,mas já é um começo!

    • Fabio Montarroios

      País avançado dá nó na cabeça, né?

      • João Cagnoni

        Ah ta… Com tudo que existe na Holanda, a única coisa boa são as drogas né? Você acha que fumando mais maconha o Brasil vai virar país de primeiro mundo?

  • Maycon Farias

    Que venha o futuro.

  • Franco da Silva

    Está certo…
    Aqui, poderiam começar a pensar em algo assim. Se os vovôs gastam 80 mangos num Corolla e as madames gastam 100 mil num SUV mequetrefe, que andem de Leaf e similares.
    E, com a popularização, os preços cairão ao patamar dos carros “normais”. Um Renault Zoe por 60 paus venderia muito, por exemplo.

    • Maycon Farias

      Esse Zoe é bastante atraente em relação a comunidade de carros elétricos e híbridos. O Twizy também é uma excelente alternativa para grandes centros urbanos.

  • Luis Burro

    Ali fala só de gasolina e diesel,o brasil podia se dar bem se exportasse o alcool!

    • Alligator

      Eles já tem etanol de batata-doce

      • Luis Burro

        Mas a produção nem se compara a da cana.A de milho deve ser mais eficiente q a de batata e os Eua tem olho pra de cana!

    • paulo sergio berezovski

      Deviam vender carros híbridos a álcool seria uma ótima idéia

      • Luis Burro

        Pois é,e a biodiesel tbm!Outro q seria bom é o GNV.Mas aí não sei como seria a adaptação pq é o ciclo Atkinson q é utilizado netes carros.

    • Holandês Louco

      Mais vantagem financeira é exportar açúcar.

  • Celso

    MUITOS TERÃO SAUDADE DO RONCO NATURAL DOS MOTORES V8.

  • Bruno Silva

    Acho que o Brasil pode ser um dos grandes países pioneiros com relação a isso, fazendo carros híbridos movidos a etanol (ou flex), aqui temos muita pesquisa ainda, lançaram agora o Etanol G2 que com a mesma quantidade de área plantada se obtém o dobro de etanol. Sonho meu seria algo movido a etanol + eletricidade, um híbrido duplo.

    • Douglas

      Isso era o que diziam no início sobre o G2.
      A GranBio que foi a pioneira na produção de álcool G2 simplesmente parou de produzir porque só tinha prejuízo.
      E o etanol só vale a pena em alguns estados, que são justamente os estados que cobram menos imposto do etanol e mais da gasolina.

  • Douglas

    Isso é um absurdo!
    Como fica quem gosta de carros com motor a combustão? Senta e chora?

    • Martini Stripes

      E quem gostava de maquina de escrever? Ficou como?

  • Douglas

    Proibem cigarro em ambientes públicos mas liberaram a maconha, agora querem proibir carros a combustão e se esquecem que elétrico polui muito, tanto na extração de lítio como no descarte, e ainda tem o problema da geração da energia elétrica.

    Já a Noruega é uma hipocrisia só, querem proibir carro a combustão mas a maior parte do PIB vem do petróleo.

    • Heisenberg

      Vc quer comparar poluição da fumaça direta com a extração de lítio???

      • Douglas

        E o que dizer da maconha então? Não faz mal?

        • Heisenberg

          Para usuário… vai comparar o cigarro com o escapamento de carro? Aí complica. Cria um “fumódromo” para os carros

  • Nicolas97

    A realidade é outra. Em uma semana que estive na Netherlands (Holanda é o nome de um estado e não do país) notei que o principal meio de locomoção é a bicicleta. Para trechos mais longos usam bonde ou trem. Carro por tem muito pouco valor, preferem pequenos e não trocam muito, há muitos Astras 96 rodando apesar de ser um país Rico. Se carro é algo desnecessário, dado a consciência ecológica, faz sentido os elétricos.

  • Alligator

    a noruega deve ser muito “socialista” mesmo

  • paulo sergio berezovski

    Que ideia idiota,e a liberdade de escolha?eu particularmente queria ter um elétrico mas tem pessoas que querem um a combustão