_Destaque Honda Recalls

Honda anuncia recall para 325 mil carros no Brasil

honda civic 2011

A Honda anunciou na última semana um recall para os modelos Fit, City, Civic, CR-V e Accord no Brasil. São 325.130 exemplares envolvidos, que deverão comparecer a uma concessionária para realizar a substituição do airbag frontal do passageiro.

De acordo com o divulgado da montadora japonesa, em caso de colisão frontal de intensidade moderada ou severa com acionamento do sistema de airbag, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador e, consequente, projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo. Em situações extremas, o defeito pode causar lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros, além de danos materiais.

honda cr v 2010

O reparo, gratuito, será realizado em qualquer concessionária de automóveis Honda através de escalas. O primeiro modelo da lista será o Civic, a partir de 20 junho, seguido do CR-V no dia 4 de julho e do Accord em 3 de outubro para os modelos 2004 a 2007 e 1º de agosto para os modelos de 2008 a 2011. Os compactos Fit e City, porém, ainda não têm prazo para início dos reparos.

Para maiores informações, como consultar a necessidade de reparo do veículo de acordo com o número do chassi – a Honda informa que nem todos os veículos entre os intervalos relacionados estão envolvidos na campanha – e o agendamento do serviço, a empresa disponibiliza o site www.honda.com.br/recall/autos ou a Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h – horário de Brasília).

Confira abaixo os chassis envolvidos:

recall honda brasil airbag





  • T1000

    carros de 2004 a 2011 acho difícil os donos irem a este recall.

    • !Marcelo Surf!

      conheço dois que tem e que irão

    • Augusto

      Meu civic 2008 está agendado para trocar/reparar (não sei) os dois airbags essa semana.

    • Bruno Avellar

      Meu Civic Si 2007 acaba de passar pelo recall. Dois airbags novos :D

  • Gustavo73

    Aquela resolução que registrava no documento do carro a passagem por recall já está valendo?

  • DINEIROO

    Hummmmm…. achava que os carros da Honda e Toyota eram perfeitos. SQN!

    Treta maligna.

    • Robinho

      kkkkk pois é…

      • Lista de marcas com recall da Takata.

        Acura
        Audi
        BMW
        Cadillac
        Chevrolet
        Chrysler
        Dodge/Ram
        Ferrari
        Ford
        GMC
        Honda
        Infiniti
        Mazda
        Mercedes-Benz
        Mitsubishi
        Nissan
        Pontiac
        Saab
        Saturn
        Subaru
        Toyota
        Volkswagen

    • Vou vender minha Ferrari, e comprar Uno. Pode cree.

      Lista de marcas com recall da Takata.

      Acura
      Audi
      BMW
      Cadillac
      Chevrolet
      Chrysler
      Dodge/Ram
      Ferrari
      Ford
      GMC
      Honda
      Infiniti
      Mazda
      Mercedes-Benz
      Mitsubishi
      Nissan
      Pontiac
      Saab
      Saturn
      Subaru
      Toyota
      Volkswagen

      • Mr Andrey

        Takata e suas granadas de fragmentação.kkkkk

    • arzanette

      problema nao e da Honda ou da Toyota problema e do fornecedor que vende o produto para estas marcas….. provavelmente da takata………

      • Matheus Lelis

        Se bem que a montadora deveria ser mais rigorosa quanto a qualidade dos produtos que colocam em seus carros. Quando a durabilidade das peças são boas, parabéns aos japoneses, quando dão problemas o problema é da responsável da peça? Aí também não né

        • Artur

          Se fosse só as japonesas, tudo bem. Mas tem uma porrada de marcas que usava essas airbags da Takata, inclusive FCA, GM e VW.
          Nesse caso, a culpa é sim da fornecedora, que até descobrirem os problemas era uma marca renomada que fornecia componentes para a maior parte das montadores no mundo.

        • ViniciusVS

          Aqui tem muito fanático, não adianta…

          Quem produz a peça tem responsabilidade e quem escolhe os fornecedores também tem responsabilidade, é o mesmo que você ver uma noticia que uma marca de leite “Y” usa formol, Soda, vende produtos impróprios para o consumo e ai sabendo disso você continua comprando essa marca e da o leite para o seu filho beber. Quem é louco e faz isso? pois é as montadoras sabendo disso afinal o escândalo não é de hoje mas sim de anos atrás, ainda continuam com o mesmo fornecedor em carros 2015 ~2016.
          Eu lamento mas não acho isso normal, e não acho que a culpa é 100% da Takata mas também culpo as 22 marcas da lista que para a tristeza dos fanáticos inclui Honda e Toyota.

          Agora outra coisa que não da para aceitar é dar prioridade para Accord, Civic e CRV enquanto Fit e City ( populares) ficam sem prioridade…É uma falha da Takata também?

  • Poperon

    Ainda os casos da Takata?

    • Rodrigo

      Parece que sim

    • ViniciusVS

      E ainda terá gente defendendo a montadora, como o caso é com Honda/Toyota em questão ai Recall vira “respeito ao consumidor”.

      Uma coisa que não entendo, ano após ano fazem Recall e Recall do Recall mas não trocavam os fornecedores, só agora que vão trocar?

      É igual Powershift, só vão resolver o problema daquelas bombas quando assumirem que o cambio não presta e colocarem um AT6 ou CVT novo. enquanto isso vão empurrando essa porcaria e fazendo atualização que não resolve nada para tentar “pagar” os custos do projeto e não sair com tanto prejuízo, já vi essa novela com o Easytronic.

      Apesar de muitos as “endeusarem”, para essas montadoras o cliente é só mais um e o dinheiro sempre fica em primeiro lugar.

      • Ferrari tambem está inclusa. Oh dificuldade pro povo entender a diferença entre fabricante e montadora. Lista de marcas com recall da Takata.

        Acura
        Audi
        BMW
        Cadillac
        Chevrolet
        Chrysler
        Dodge/Ram
        Ferrari
        Ford
        GMC
        Honda
        Infiniti
        Mazda
        Mercedes-Benz
        Mitsubishi
        Nissan
        Pontiac
        Saab
        Saturn
        Subaru
        Toyota
        Volkswagen

        • ViniciusVS

          Eu sei a diferença e é justamente por esse motivo que critico, não critico a Honda exclusivamente mas sim todas as montadoras que trabalham com esse fornecedor e em vez de boicotar o produto mudando o fornecedor, continuam usado em carros novos. A montadora é responsavel pela escolha de seus fornecedores. Nao é novidade que o produto não presta, então porque usam ainda? Uma coisa é fato. Se fosse exclusivo em carros VW,Fiat,Chevrolet,Ford e Chineses os fanáticos por Japoneses estariam fazendo piada agora… Esses sim não sabem a diferença entre montadora e fabricante, afinal a maioria compra marca e não carro.

          • Se fosse exclusivo da VW, Fiat, Ford, Chevrolet, não é questao de piada. É que o historico já nao ajuda, ou seja, mais do mesmo kkkk. Agora recall na Ferrari ou nas Japas sao dores de cotovelo. heheheh. Detalhe, em Huezil tenho Focus e nunca tive carro japa.

            • ViniciusVS

              Exatamente, recall em honda e toyota é respeito ao consumidor, ja as tradicionais não…

              Respeito esse que vira as costas para quem tem os carros mais baratos da marca, esses podem esperar né? A segurança de quem tem accord é prioridade, que tem Fit emergente não.

              Belo respeito dos Japas. Não sei quem é pior.
              Se é a Fiat que faz um acelerador que trava no tapete seria um absurdo, stilo cai roda(10 anos depois todo mundo lembra) mas hrv que teve recall porque roda saiu sem ser apertada direito (amadorismo) é respeito ao consumidor e ninguém lembra mais.

              Esses fanáticos…

          • Artur

            Cara, que eu saiba só recentemente descobriram esses problemas na Takata. A troca de fornecedores deve ter ocorrido há bastante tempo, e as unidades afetadas são todas 2011 para baixo.

            • ViniciusVS

              Recall dos modelos mais novos 2012 ~2015 já fizeram… tinha carro com 1 mês de uso em recall.

              • Artur

                Sim, e os problemas da Takata começaram a aparecer nessas unidades no ano passado, quando o escândalo da fornecedora veio à tona.

                • ViniciusVS

                  A Takata anunciou Recall oficialmente no dia 11 de Abril de 2013, existe carro fabricado no fim de 2015 (que por sinal entrou em Recall) com essa bomba dentro do volante…

                  Não tem como defender essas montadoras.

      • Artur

        Se fosse problema só das japonesas, até concordo. O Lucro Brasil aí já listou todas as marcas que usavam airbags da Takata. Nada a ver.

      • FocusMan

        Vinicius, você tem algum carro com powershift? A maioria das pessoas que tem e tiveram problemas, após o reparo, tiveram o problema solucionado.

        É triste ver as pessoas agindo como papagaios na internet, teimando em queimar um produto apenas pelo prazer de ver o trabalho de muitas pessoas dando errado.

        • ViniciusVS

          Felizmente não compro automatizado, daqui a 10 anos se der certo como CxB, qualidade etc… ( duvido que será a melhor opção) ai posso pensar em comprar um.
          Eu não preciso queimar o cambio a montadora já fez isso sozinha, ainda mais quando virou as costas para seus consumidores e precisou o procon entrar no meio.

          Triste é ver gente defendendo modelo e marca, eu não ganho nada de montadora alguma e não sou fanático, Você pelo avatar e foto deve ser fã do Focus…
          Se coloca no lugar de quem pagou caro por um carro e a Ford virou as costas quando o carro deu problema, sendo necessário brigar e entrar no procon… esses eu defendo, agora defender montadora que faz um projeto péssimo com problemas crônicos e ainda vira as costas para os seus clientes? desculpa mas eu não.

          • FocusMan

            Cambio DCT não é automatizado, uma vez que não existe como ele operar de modo manual.

            A imprensa divulga de maneira errada esse tipo de cambio. Ele é um cambio automático, como CVT que usa polia e correia ou um Epicíclico que usa conversor de torque.

            • ViniciusVS

              É automatizado sim, Automatizado de dupla embreagem…

              O CVT usa conversor de torque igual automático tradicional…

              Powershift nada mais é que um cambio manual com acionamento robotizado ou seja, existe uma programação de trocas sem a intervenção do motorista e o cambio possui 2 embreagens uma para marchas pares e outra para ímpares.

              Sobre o modo de operar manual isso não faz sentido pois qualquer cambio AT com Paddle Shift ou aquele (+) e (-) na alavanca são para o motorista usar no modo sequencial e nem por isso são automatizados, continuam sendo AT com conversor de torque.

              No caso do CVT existe a possibilidade de simular marchas como na Honda que simula no modo Sport 7 marchas mas no modo Drive não simula marchas e vai de forma continua, ou o Corolla que simula 7 marchas mesmo em Drive e o modo Sport é somente para passar marchas no tempo do condutor…

              Automatizado nada mais é que um cambio manual com uma gambiarra que substitui o pedal da embreagem e tem uma programação que passa as marchas seguindo alguns parâmetros e isso independente se tem uma, duas ou múltiplas embreagens.

              Powershift é sim Automatizado, Se te venderam o carro falando que é automático você foi enganado.

              • FocusMan

                CVT não usa conversor de torque em todos os carros meu amigo.

                Eu Não fui enganado. Sou profissional da área e sei do que estou falando. Me explique como um cambio de dupla embreagem funciona de maneira manual. talvez eu seja um pouco burro.

        • Artur

          Será que foi definitivamente solucionado mesmo? Você garante? Eu não garanto…

          • FocusMan

            Sim, foi solucionado.

            • Artur

              Será? E se os problemas voltarem a ocorrer depois de algum tempo, principalmente após o término da garantia.
              Quem será que arcará com os custos?

  • CanalhaRS

    Se a Takata está fornecendo de graça esses novos airbags (se falam em 60 milhões de recalls). O rombo no caixa será bilionário.

    • ViniciusVS

      Provavelmente já apertaram o “F”, não sei como essa empresa não faliu ainda…

      Só espero que não troquem AB defeituoso por outro igual e façam Recall do Recall futuramente.

  • Pedro Henrique

    Ai se isso fosse com uma das 4 tradicionais…

    • ‘Eduardo Oliveira

      Eu não fico julgando marcas, qualquer carro pode dar problema. O importante é eles serem honestos e nos comunicarem.

    • E estao inclusas. Pessoal, o fornecedor Takata é o maior do mundo, só raciocinar. Segue a lista de marcas com recall.

      Acura
      Audi
      BMW
      Cadillac
      Chevrolet
      Chrysler
      Dodge/Ram
      Ferrari
      Ford
      GMC
      Honda
      Infiniti
      Mazda
      Mercedes-Benz
      Mitsubishi
      Nissan
      Pontiac
      Saab
      Saturn
      Subaru
      Toyota
      Volkswagen

      • th!nk.t4nk

        Por favor, pode colar essa lista mais uma vez? Pra gente poder olhar melhor. Acho que colou pouco.

        • kkkkkkkkkk. Eh pq a pessoa nao vai entrar mais nesse artigo, entao tem ke socar direto no reply. Os que estao lendo agora, acaba olhando esse monte de control V.

          • Pedro Henrique

            Eu li amigo, só comentei isso porque sabe como é né, se a matéria tivesse fiat/gm/vw/ford em vez de Honda… haters gonna hate

    • Zé Mundico

      Bobagem, até a Ferrari fez recall prá trocar o airbag Takata.

    • Artur

      Elas estão no meio também.

  • ‘Eduardo Oliveira

    Eu tinha dois Fits na família, hoje temos apenas um. No primeiro recall do Fit, com o problema do vidro elétrico que poderia pegar fogo, a Honda foi atenciosa, mandou um carta em casa avisando e tal. Espero que eles continuem com o mesmo padrão de pós-venda.

  • Mauro Schramm

    Ainda não resolveram saporra? Enquanto isso a galera fica andando com um espalha chumbo apontado pro meio da cara. Fiquei quase 5 anos, sem saber, sob esse risco.

  • Gostei do fato de que Civic , Crv e Accord possuem prioridade. FIT e City por último. Seria favorecer a classe social mais abonada kkkk.

    • Vitão

      No site na Honda aparece para toda a linha incluindo Fit e City….

  • GPE

    Tenso!

  • Wagner Lopes

    Cara paga caro achando que tá rodando com segurança e tá correndo risco desde 2004…

  • Guilherme Eduardo

    Acabei de imaginar um tiozão lendo isso e falando “na minha época não tinha esse tal de érbegue e ninguém morria. Isso aí é só pra deixar o carro mais caro, não serve pra nada e ainda dá problema” kkkkkkk

  • Zé Mundico

    Acho que depois dessa a Takata vai sair do ramo de airbags e investir fundo em fabricar panela de pressão.

  • dogmarley

    os perfeitões tb erram, então ? kkkkk
    ai ai ai se fosse com a Fiat, ia chover comentários negativando a marca

    pra mim o accord deveria vir antes do civic na chamada, pois é um modelo superior para um cliente superior.
    e quem tem fit e city deve estar bem feliz !! hahahahaha
    isso que é pós-venda

  • Navaman

    Esse recall é novo? Ano passado já não havia saído um sobre a troca dos airbags?

    • Lex

      Sim, meu civic teve o recall feito ano passado e é 2008. Esse recall agora é civic 2010 +, que na epoca provavelmente nao estavam… t+

  • FocusMan

    Interessante… e as pessoas que já bateram os carros? Será que sofreram alguma injúria?

    • Artur

      Ford também usa Takata. Eu ainda não vi recall dela aqui no BR…

      • FocusMan

        E teve recall em outra parte do mundo?

        • Artur

          Não. Será que só os aibags da Ford que não tiveram problemas?

          • FocusMan

            Cada empresa cria as specs dos seus produtos. A Ford, por ter perdido muita grana com os casos do Ford Explorer e Ford Pinto no passado, se preocupa muito com as questões de segurança. Pode ter certeza que se espera encontrar dispositivos de ponta no que tange segurança em carros para “meros mortais”, vá de Ford.

  • Mr Andrey

    Takata e suas granadas de fragmentação.