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Honda: Câmbio com três embreagens e onze marchas é registrado no Japão

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De acordo com o site Auto Guide, a Honda oficializou um pedido de registro de patente de um novo tipo de transmissão. Esta caixa automatizada conta com três embreagens e nada menos que onze marchas.

O número de marchas impressiona e é lembra aquelas disponíveis em caminhões, que necessitando de mais poder de tração. A caixa permitirá respostas mais rápidas nas alterações de velocidade e mais eficiência nas mudanças de marchas.

Ainda não se sabe qual modelo irá estrear com o novo câmbio de tripla embreagem com 11 marchas, mas provavelmente será um compacto com foco na economia de combustível.

Até o momento, os fabricantes têm apostado em caixas de dupla embreagem, cujo número de marchas varia de seis a nove velocidades. Câmbios automáticos comuns também estão apresentando mais marchas, chegando a 10 velocidades.

[Fonte: Auto Guide]





  • Guilherme Baran

    propaganda da renault chata, nunca vou comprar um carro por me enfiarem um merchan na cara!

    • DINEIROO

      É verdade!

    • KevinGR

      E o pior, não é só uma vez, cada noticia que você abrir ela surge de novo, cada voltar de pagina ela surge de novo, e no meu caso são duas ao mesmo tempo, da Renault e da Ford, PQP NA

    • Khusller

      E todas as propagandas chatas são da Renault. A anterior dos 5 segundos mesmo, nossa… Não estão vendendo e acha que encher o saco das pessoas vai resolver.

      • Filipe Augustus

        Eu fechava a página e nem lia a notícia quando essa propagando aparecia, isso quando não travava o meu computador!

    • Adriano Tochio

      Vão excluir sua critica, igual fizeram com a minha !!!

      • André Luis Versiani

        Vão ter que excluir a minha também, está chato demais isso aí mano, pqp!

    • ViniciusVS

      Verdade. Acho o NA rico em conteúdo, é uma excelente página e eu entendo que é necessário propaganda.

      Acho que poderiam pensar em uma alternativa, uma outra forma de fazer a publicidade, dessa forma ela não consegue atingir o objetivo pois é abusivo. invade e acaba atrapalhando o leitor que vem em busca de informação.

      Para quem usa pelo smartphone ou outra plataforma móvel, acaba sofrendo pois a tela é pequena e é uma tarefa complicada fechar a pop-up, o leitor acaba clicando no anúncio e saindo do site, quando aperta para voltar a propaganda aparece novamente, fica cansativo e o leitor acaba desistindo do site.

      Não critico a publicidade no NA, mas sim a forma como é feita. com criatividade é possível fazer a publicidade com conteúdo e informação, de forma não abusiva mas atraente ao leitor.

    • Louis

      Tá parecendo site por nô de tanta propaganda que pula…

    • Pedro Henrique

      já cansei de reclamar aqui.. mas já que até apagaram um comentário reclamação meu, então quero mais é que se exploda kkkkkkkk

  • dallebu

    E eu aqui sonhando em ter um carro de 6 marchas :3

    • oscar.fr

      Somos dois (mas eu ainda gostaria de um manual seis marchas)

    • Mario

      Esse monte de embreagens e marchas, com certeza diminui o custo do auto….sqn. Dificil um trem desse chegar ao Brasil, hein!? Imaginem um up! com esse câmbio!!! vai custar 100k.

  • KevinGR

    Qual a necessidade disso? se o cambio de dupla embreagem sempre tem a próxima pronta qual a vantagem em se ter uma terceira embreagem? pra quando for reduzir a marcha? vale o custo, peso e complexidade extra só pra isso?

    11 marchas? se em câmbios de 9 marchas só se utilizam realmente 6 as (ultimas duas são overdrive e a primeira é reduzida, o carro sai de segunda) pra que raios vão colocar mais duas? mais uma overdrive e uma mais reduzida ainda?

    Isso me soa a puro marketing “11 marchas!!!!!!! 11 é maior que 9!!!”

    • Flying Like a Bird

      Exatamente! Marketing é só uma maneira de promover necessidades inexistentes…

    • kravmaga

      Eu até posso entender a razão das 11 marchas mas não entendi a razão de uma terceira embreagem.

      Também não entendi porque a Honda iria pesquisar esse câmbio se optou pelo câmbio CVT nos últimos lançamentos. CVT não era o câmbio perfeito, segundo alguns, por ter infinitas marchas ?!

      • Lucas Baldo

        Talvez seja porque devido ao maior número de marchas seja conveniente pular uma em algumas situações. Deve ter uma para 1a, 4a, 7a, 10a;outra para 2a,5a, 8a, 11a… Cvt é perfeito do ponto de vista de eficiência do funcionamento do motor, mas não necessariamente em eficiência da transmissão, além de maior limitação de potência.

        • Luis_Zo

          Eficiencia dos CVTs mais modernos já esta em 90%…

      • Jaime

        De acordo com a matéria do site AutoGuide, a patente descreve uma transmissão automática de 11 velocidades que utiliza três embreagens, sendo a terceira destinada a reduzir a perda de torque que ocorre nas trocas em uma caixa de dupla embreagem. Fonte: carplace

        • Edson Fernandes

          Meu Deus. Perda de torque?

          Acho um senhor exagero isso. Se uma marcha já fica pré engatada enquanto a outra será passada, fico a entender então que de fato pode ser um sistema de engate tanto para a marcha anterior como para a marcha posterior.

          O que me chama atenção é… e se precisar reduzir 2 ou mais marchas? Aí nem 3 embreagens resolveriam já que 1 de cada é exclusiva para marchas pares e impares e a terceira pode ser um auxilio, mas sendo bem justo, muito complexo para justificar mais uma peça ali para gerar custo de manutenção.

      • Marco Douglas de Paula

        Num kick down o carro reduz duas ou três marchas… Se ele reduz duas ele mantém uma marcha ímpar ou par, não alterna e, portanto não usa a segunda embreagem.
        A dupla embreagem não apresenta vantagem alguma nesse cenário.
        Uma terceira poderia representar a solução desse problema.

        • Edson Fernandes

          Depende. Até onde sei, o pré engate das marchas fica sempre ligado a marcha superior a atual. Numa possível mudança em exigencia de força a embreagem muda seu acionamento acoplando uma marcha diferente e talvez ocorra certa perda em relação a marcha pre acoplada. Mas isso deve ser o que? 0,5 milisegundos?

          Essa terceira embreagem prevê tais reduções? Porque se for, eu fico imaginando que o custo para manutenção futura deve ser proibitivo. Alias, se sinto medo de dupla embreagem de 6 e 7 marchas (no custo de manutenção), imagino em sistemas com mais marchas.

          Para mim, sistema de dupla embreagem com 6 marchas, automatico “convencional” de 8 marchas e CVT já o suficiente. Além disso, já acho que pode complicar a vida do consumidor numa possivel manutenção.

          • ViniciusVS

            Depende do que a montadora entende como consumidor.

            Se for aquele que compra 0km e troca de carro a cada 2 anos, ele terá uma tecnologia maior e só trocará o óleo do carro, ou seja baixo custo de manutenção independente da tecnologia do veículo.

            O problema é para quem comprar usado, quem comprou 0km já deu o lucro para a montadora e na prática a maioria dos compradores de usados não da lucro algum para a eles, então acredito que não fazem carros para eles.

            Se pensar em um sistema complexo como esse cambio, é ainda mais vantagem para as concessionárias pois vai prender os donos de usados na concessionária nem que seja para compra das peças.

            • Edson Fernandes

              Isso soaria estranho no Brasil. Não a toa as fabricantes japonesas (nesse caso entenda-se todas elas) são cuidadosas em disponibilizar uma nova tecnologia. Vejá que a Honda mesmo afasta um possivel comprador em colocar o produto em um preço nada agradavel.

              Para mim penso eu que valeria a pena, é considerar isso em um futuro um pouco distante ao Brasil. Talvez não para os consumidores do Japão por exemplo.

      • Pedro Henrique

        cvt é sim um cambio perfeito, pra carro normal é o melhor que se pode ter
        e alguns testes em pista mostram que o cvt é até melhor no tempo do que câmbios at, já que a rotação permanece constante e n se tem perda em trocas.

        só que o cvt tem uma limitação de torque e potencia, então pra esportivos já não dá certo (aqui entra também o gosto do consumidor em sentir o carro trocar de marcha)
        sem contar também que em veículos a diesel, cvt não é a melhor escolha, já que são motores com torque alto e em baixa rotação, é melhor ter um at de muitas marchas pra aproveitar bem o torque em baixa, se fosse um cvt ia subir giro e manter no alto, em um motor diesel…

        *pelo menos isso é oque eu acho né*

    • adrielmenezes

      Talvez a terceira embreagem seja para que assim o carro tenha sempre preparado a marcha superior e inferior e com isso não precisa adivinhar se o motorista vai acelerar ou reduzir. Caso não for isso, não consigo imaginar a utilidade da terceira embreagem

      • Edson Fernandes

        E se precisar reduzir 3 ou 4 marchas ? (considerando que são 11 marchas!)

        Eu acho que na realidade, é “culpa” do numero de marchas que eles precisam de ter 3 embreagens. Não vejo necessidade disso tudo, mas… veremos.

        Só acho que o custo de manutenção será proibitivo.

        • adrielmenezes

          Apenas especulei a utilidade da terceira embreagem. Estou bastante curioso para saber a utilidade dessa embreagem extra.

          Será que iniciou uma corrida de marketing pelo número de marchas e embreagem? Se for assim, o CVT ganha

          • Edson Fernandes

            Então, é isso que é curioso. Sincerametne acho um exagero.

    • T1000

      coitado do dono, quando chegar o momento de trocar os kits vai valer mais a pena.jogar o carro no lixo, de tão caro que vai ser.

    • Paulo Eduardo

      “… se o cambio de dupla embreagem sempre tem a próxima pronta qual a vantagem em se ter uma terceira embreagem?”

      Mas o que você chama de próxima? E se você estiver em terceira mas ao invés de passar a quarta a curva chega e tem que reduzir para a segunda? Melhor ter a quarta e a segunda já pré engatadas não? Aí entra a tripla embreagem.
      Embora reconheça que isso seria muito mais útil em carros de alta performance como Porsches e Ferraris. Num Civic acho que é exagero. Mas a idéia é pertinente.

  • Gabriel Boscatto

    os cara não brinca em serviço

  • PCPartsFan

    Os haters da Honda enlouquecem toda vez que a marca tem a intenção de introduzir uma nova tecnologia em seus carros. O mais engraçado são as razões para os haters justificarem seu ódio a marca Honda, “Caro e Pelado” “Jogada de marketing” “Carro de estudante nos Estados Unidos”etc,etc………. Calma haters, eu sei que se essa mesma tecnologia tivesse sido apresentado por suas queridinhas Volks, Ford, Renault, Peugeot,GM a opinião seria totalmente rsrsrsrsrsr.
    Quem ganha com a introdução de nova tecnologias é o consumidor que ganha mais opções de compras e viva a concorrência !

    • alexandre

      Exatamente! Ganham os consumidores. Pena que somente os consumidores de países desenvolvidos, pois no Brasil, só pelados mesmo.

      • Ernesto

        Em qualquer meio de comunicação no meio automotivo aqui no Brasil já se falou do lançamento do novo Civic. Por acaso você não está sabendo disso?

  • lgustavomp

    Em breve os cambios automáticos vão tender ao infinito na quantidade de marchas. Até os engenheiros perceberem que era melhor investir e aprimorar os pontos negativos do atual CVT.

    Mano, imagina quantas engrenagens dentro de um câmbio de 11 marchas… e 3 embreagens ainda.

    • Lucas Baldo

      Certamente tem engenheiros trabalhando no aprimoramento dos dois tipos de câmbio.

    • Edson Fernandes

      E o peso dessa transmissão .

  • Fedido

    O trânsito da minha cidade é uma leseira tão grande que eu duvido muito chegar a usar as 11 marchas aqui.

    • Edson Fernandes

      Na cidade é impossível. Nem em Brasilia as 11 marchas seriam utiizadas.

      Mas imagino que um cambio desse tipo em comportamento deve se parecer demais com cambios CVT.

      O cara verá no uso cotidiano uma variação infima de rotação sem “sentir” as trocas. E efetivamente numa tocada mais “animada” vai ver trocando rapidamente as marchas… considerando que talvez as marchas de força possam ir até uma oitava ou nona marcha…

  • GPE

    Volto a falar: 8 marchas são mais q suficientes para qualquer tipo de carro. Da p ter excelente escalonamento, sem perda de potência entre as trocas, sem perda de aceleração devido ao número excessivo de trocas acima de 8 marchas, além de ter um giro baixo para rodar na estrada

  • Roger Bersch

    Meu deus, é propaganda da renault e praticamente em cima uma da submarino que expande quanto vai fechar a da renault, poluído demais esse site que não tem condições de navegação. É o mesmo que andar na rua e ficarem te enfiando panfleto na cara. Meu último acesso a esse outdoor, pq site não da para chamar.

  • zekinha71

    O conserto dos câmbios da VW e Ford estão por volta de 15 a 20K, imagina esse em quanto ficaria e ainda mais sendo Honda.

  • RKK

    Será que agora tanto a marchas ascendente quanto a marchas descendente (kick-down) podem ficar pré-engatadas com 3 embreagens ?

  • 11 marchas… vira quase um CVT no funcionamento, não?

    • Edson Fernandes

      Na pratica cotidiana com certeza. A variação de rotação será minima. Talvez o que seja positivo é que a sensação de limitação do conversor seja constante, ou seja…. mudaria nesse aspecto para um CVT.

      Mas imagine que as marchas seriam trocadas entre 1800 a 2000rpm (e ainda estou colocando um regime até alto, pois se for em conceito downsizing, dá para considerar trocas entre 1500 a 1800rpm). Aí você um cara que colocou um escape esportivo e fica “aquele” ronco continuo desagradavel. Eu particularmente nunca colocaria escape esportivo em um carro com cambio CVt… o ronco é muito tosco…rs

      E para você ver que curiosidade… a 50km/h a variação de rotação do CVT fica entre 1100 a 1300rpm… e acredite… tem força. Por isso te disse outra vez que é necessário saber usar o CVT.

      Mas é questão de costume também.

  • Pedro Henrique

    honda turn down for what
    cara, como será que funciona esse negócio de 3 embreagens? engenharia do #$$@@

    esse cambio ia ficar bom com os vuc

  • Diogo Oliveira

    MAS HEIN?

  • Diogo Oliveira

    Velozes e Furiosos chega a tremer.

  • João Silva

    11 marchas e 3 embreagens, se a troca da embreagem de um DSG/S-Tronic já custa no mínimo 10k na ccs, pensa nessa da honda.

  • The Monster Man

    Marchas demais…