Honda Mercado Montadoras/Fábricas

Honda: fábrica de Itirapina tem início das operações adiado

honda fabrica itirapina

Devido ao mau momento do mercado brasileiro, a Honda decidiu suspender o início das operações de sua segunda fábrica de automóveis no País. Antes prevista para começar a operar no primeiro semestre de 2016, a unidade fabril de Itirapina, no interior de São Paulo, deve iniciar sua produção somente quando houver melhor previsibilidade do mercado, de acordo com a montadora em um comunicado emitido nesta sexta-feira, 30.

A nova fábrica da Honda contou com investimento de US$ 1 bilhão e está pronta desde o primeiro semestre deste ano. Desde então, o local estava passando por fase de testes de equipamentos. Para operar na unidade, foram contratados aproximadamente 120 funcionários, que deverão ser mantidos.

“A empresa mantém-se alerta diante das dificuldades atuais do segmento automotivo e, para 2016, a expectativa é manter o mesmo nível de volume deste ano, o que poderá ser suprido pela fábrica de Sumaré (SP)”, informou a Honda. A nova unidade de Itirapina deverá ser responsável pela produção do compacto Fit, atuamente montado em Sumaré.

[Fonte: Reuters]





  • C.A.

    A Honda não está sofrendo tanto com a crise. Outrossim, poderia aproveitar para trazer o Novo Civic o quanto antes possível, pois esse sim terá grande volume de vendas (e rentabilidade à Honda), diferente do Fit, que não vende tudo isso.

    • V12 for life

      Conseguiu ver aquele vídeo?

      • C.A.

        Do motor? Consegui sim! Muito interessante! Fiquei feliz e muito grato por você ter compartilhado comigo!

        • V12 for life

          Eu não conseguiria explicar tão bem, o motor é muito diferente.

          • C.A.

            É bem diferente mesmo! Achei bem exótico!

    • Estou surpreso com essa noticia. Afinal, estao trazendo alguns lotes do HR-V da Argentina para atender a demanda no Brasil. Pelo visto os argentinos estão consumindo menos, assim a fabrica da Argentina consegue atender tambem os brasileiros. De qualquer forma, o Fit estava com produção reduzida devido a Honda dar maior atenção ao HR-V. Pelo jeito, a Honda vai compensar as vendas e os lucros do Fit sem dar descontos.

      • C.A.

        Que informação interessante! Talvez, para não ter prejuízo na fábrica argentina, a Honda não ative essa fábrica do Brasil por ora.

  • duhehe

    Em outras palavras, se preparem que em 2016 o chicote vai estralar mais ainda.

    • Gustavo73

      Se ela que tem uma. Produção enxuta e sem grandes folgas está fazendo isso. Depois de investir 1 bi. É que as previsões não são mada boas. Uma fábrica inteira novinha em stand by é mau sinal.

    • Junoba

      A vários meses atrás eu sempre tenho dito, a verdadeira crise ainda não chegou. E eu estava certo, o Real se desvalorizou de uma forma absurda, as vendas continuaram caindo, e a previsão é de mais aumento de impostos. Acredito que 2016 será pior que 2016 na área econômica.

      • Ah Junoba, o mundo todo fala que o apice da crise brasileira será apos a olimpiada. Eu escuto isso desde 2012, e eu tambem falava isso desde aquela epoca. Lembrei é da Chery nesse artigo. Se a Honda bam bam bam, que pede ajuda até da fabrica da Argentina, imagina a Chery que nao vende nem 200 unidades. Fabrica parada, dinheiro parado, acho que a Chery some, e vende a fabrica para outra marca. Derrepende a Hyundai compre, assim terá ix25 com forte produção.

  • EDUVINHAS

    Estranho. Vendendo quase 6 mil HR-V por mes fora City ,Fit e Civic que tbm vendem bem , chega a ser estranha a noticia. A Honda, porém, viu suas vendas subirem 17,4% nos primeiros nove meses deste ano, a 112,5 mil unidades

    • Junoba

      Mas se não houvesse a crise, o volume de vendas seria maior, apesar de vender ´´tudo“ que produzem.

  • Eduardo Brito

    Na atual situação do mercado, é compreensível a Honda adiar as operações nesta nova fabrica. Apostaria que ela começará a funcionar com o lançamento do novo civic.

    • Gustavo73

      Acho mais fácil usar a fábrica na Argentina para complementar Fit e City.

  • V12 for life

    E porque inaugurar a nova fábrica se a estratégia de cobrar mais por não dar conta da demanda ta dando muito certo, e é uma das três marcas generalistas que não estão sendo afetadas pela crise interna.

  • DougSampaNA

    MAS não é a toda poderosa Honda? NÃO SÃO IMBATÍVEIS? NÃO tem aquilo roxo?

    • CharlesAle

      Pois é. Mas estão trabalhando com a projeção de queda..Não adiantaria inaugurar ela agora, e já no ano que vem, estar ociosa..Preferiram deixá-la em Stand by..

  • Airplane

    Efeito colateral da cleP.Tocracia.

  • CanalhaRS

    Se tá dificil pra Honda, imagine pra mim….

  • Raphael Melo

    Aperta 13 e confirma!

  • AUSR444BRA

    A honda não é mais a mesma depois de 2012, os carros ficaram descartaveis e nunca tem peças.

    • David

      Carro descartavel? Oi? meu city é mais sólido que muita porcaria das 4 grandes por ai…

      • Edson Fernandes

        Hoje eu naõ compro Honda pelo preço, mas gostaria de saber que carro da marca é descartavel, pois está longe de ver noticias a respeito disso.

  • CorsarioViajante

    Que coisa esquisita. Quem vai numa concessionária Honda não encontra vários carros à pronta entrega, principalmente o Fit que seria fabricado aí. A Honda vem vendendo muito bem e de forma consistente, já foi matéria várias vezes por “vender acima da crise” e tal. Não acho muito realista que vão pegar uma fábrica pronta, após investir uma fortuna nela, passar um cadeado no portão e deixar ela parada.
    Talvez o cronograma tenha atrasado ou tenha ocorrido algum problema e acharam melhor dar esta desculpa.

    • Louis

      Acho que a Honda já se convenceu que 2016 será pior. Eu ainda me espanto como ainda se vende tanto carro por aqui com uma crise dessas. E sem perspectiva de melhora, pois o desgoverno NADA faz, continua gastando, desperdiçando, e déficit aumentando.

      • David

        E colocando a culpa no cidadão brasileiro…

      • CorsarioViajante

        Crise? A crise nem começou, este é um ano em que ainda estão salvando o que dá. Eu acho que 2016 será pior, infelizmente.

        • kikofar

          Isso aí. Acredito também que 2016 será ainda pior. Infelizmente, o Brasil viciou-se em investimento estatal nos últimos 10 anos e a conta a pagar só está começando a ser anunciada. Antes era 30, depois 60, agora já admitem 110 bilhões em déficit para o ano que vem… Isso sem falar na ressaca pós-Olimpíadas ainda vem por aí, afinal, praticamente todas as obras tiveram gastos extrapolados.

          • CorsarioViajante

            É verdade. Que desânimo…

    • Edson Fernandes

      Corsario, vou te dizer porque:

      A Honda quando monta uma fabrica procura acima de tudo (é lema da marca): Qualidade e confiabilidade.

      Isso não é novidade nos automoveis, mas para o trabalho ser bem realizado é investido muito nisso em relação a funcionarios. A Fabrica já começa a operar trazendo qualidade de ambiente também.

      A Honda preza por ser uma empresa onde há o desejo de trabalhar e o respeito entre os trabalhadores. Há uma adaptação grande para esse processo e parte disso também faz com que ela segure o lançamento. Se for para ter algo certo, que comece já adequada aos funcionarios. Há ainda muita coisa a melhorar antes de lançar e ela quer fazer isso garantindo qualidade aos funcionarios.

      Felizmente um engenheiro-chefe é da familia e nos disse isso.

      • CorsarioViajante

        INteressante este ponto de vista, obrigado por compartilhar.

      • kikofar

        Cara, ouvi de 2 colegas que já trabalharam na Honda (um na Inglaterra e outro na matriz japonesa) e ambos disseram isso o que você falou (sobre qualidade e confiabilidade) e uma frase que (mesmo sem se conhecerem, ouvi dos dois também) e que pode ter reflexo nos produtos que são realmente acima da média do mercado: “é uma empresa em que os engenheiros mandam mais do que o pessoal do marketing!”.

        • Edson Fernandes

          Pois é… sabemos que apesar de ser um carro não muito equipado, a certeza de que procuram fazer algo com qualidade.

          Tanto que dentro da Honda (eu já estive em Sumare e Manaus) e vc olha o pessoal de branco, devido ao que o criador faz questão de limpeza, transparencia e qualidade.

          Para alguns, pode parecer clichê, mas se alguem entrar na fabrica verá o qual ela é organizada e até chata com a posição de cada pessoa lá dentro.

      • Redpeak77

        Sei que a Honda e as outras japonesas gostam de manter alguns materiais que eles especificaram em desenho no Japão, mesmo que eles sejam caríssimos, só para manter a qualidade e confiabilidade do produto.
        Enquanto sei também de montadoras ocidentais que utilizavam material de alta qualidade lá fora, e, quando resolveram trazer para o Brasil, trocaram por materiais bem mais baratos e menos funcionais, e consequentemente, o resto vocês já sabem…

        • Edson Fernandes

          Realmente acontece isso. A honda em especifico gosta de ser fiel em qualidade de montagem e materiais de acabamento. (exceto EUA porque lá um civic é carro de entrada).

          Mas tirando o mercado americano, o material usado no Civic é igual para todos os mercados. Isso permite uma globalização de peças que gera um custo menor se for necessário importa-lo.

          Porém, ela vai capar onde geralmente o brasileiro não liga. Qdo no muito sente falta do carro anterior nesses itens, mas atende nos quesitos principais.