Honda Fit 2009 é lançado no Japão!!
20/10/2007

Este novo Honda Fit 2008 / 2009 é a segunda geração do bem-sucedido carrinho japonês. Ele está sendo lançado essa semana lá no Japão, incluindo uma nova versão, “Road Sailing”, ou RS, com um motor maior que as outras versões. Veja que o design geral do Honda Fit continua o mesmo, mas o espaço interno ficou ainda melhor, pois o entre-eixos foi esticado em cinco centímetros.

A Honda diz que o espaço interno do Fit 2008 / 2009 é comparável ao espaço de seus sedãs médios, incluindo o Civic. Os motores do Honda Fit 2008 /2009 no Japão podem ser 1.3 i-VTEC ou 1.5 do mesmo tipo, e os preços vão de 9.800 a 14.600 dólares. Isso mesmo. Menos de 20.000 reais.



[Fonte: Honda]
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


ricardopbarros
20/10/2007 as 13:58
Como eu já falei, não foi uma revolução como o Civic novo, mas sim uma excelente evolução. Só melhorou, ficou bonitinho e adorei esse painel. Espero vê-lo nas ruas brasileiras em breve…
Vinicius
20/10/2007 as 14:01
Ahhh….concordo com nosso amigo ai em cima não foi uma grande mudança, como no Civic e Cr-V, mas achei muito bonito, e quando vir para o Brasil, acho q será um sucesso
CariocA
20/10/2007 as 14:12
Prefiro a geração anterior.
edu
20/10/2007 as 14:19
fico bem legal!!!
esse moto 1.3 i-vtec tem 100cv e faz 24km/l!!! :rolleyes:
tomara que a honda consiga trazer esse motor para o brasil!!
se custar menos 50k vai ser susseso garantido!!!
Roger
20/10/2007 as 14:35
Não gosto do Fit. É um carro agradável de conduzir, mas muito caro, no Brasil, para o porte dele, além do desenho discutível. Faria mais sentido se custasse um pouco menos.
Rodrigo
20/10/2007 as 15:08
[quote comment="46638"]Não gosto do Fit. É um carro agradável de conduzir, mas muito caro, no Brasil, para o porte dele, além do desenho discutível. Faria mais sentido se custasse um pouco menos.[/quote]
Acho que muitas pessoas não entederam aidna. Todos os preços praticados no nosso país não fazem sentido, devido a grande carga de impostos e alto preço de produção e transporte! Então porque que está indignado, não sai da frente do computador e vá reinvindicar melhoras ao governo?
Gus
20/10/2007 as 15:36
Apenas uma evolução da geração anterior. Que venha logo para cá.
rafael
20/10/2007 as 15:54
continuo achando o carro sem sal e extremamente mal desenhado.
rafael
20/10/2007 as 15:55
[quote comment="46645"][quote comment="46638"]Não gosto do Fit. É um carro agradável de conduzir, mas muito caro, no Brasil, para o porte dele, além do desenho discutível. Faria mais sentido se custasse um pouco menos.[/quote]
Acho que muitas pessoas não entederam aidna. Todos os preços praticados no nosso país não fazem sentido, devido a grande carga de impostos e alto preço de produção e transporte! Então porque que está indignado, não sai da frente do computador e vá reinvindicar melhoras ao governo?[/quote]
__
tens razão.
Marcus
20/10/2007 as 16:06
Simplesmente, horrível! Não é à toa que a Honda tá rachando de ganhar dinheiro nas costas do consumido brasileiro, que se deixa levar por modismos nada racionais. O bobo do brasileiro chega a pagar um absurdo de preço por esses carros japoneses, como o civic, só para ter um carro da moda. O civic é um carro feio e muito esquisito. Por muito menos compra-se carros muito melhores e que oferecem praticamente os mesmos opcionais, como o focus.
Maico Jacso Pelado
20/10/2007 as 16:20
ah, claro. o focus é lindão mesmo ¬¬
claudio
20/10/2007 as 16:35
Prefiro tambem a geração anterior.
Tinha design mais suave e harmonioso.
em relacão ao conjunto.
E o painel ta muito confuso…
E não é porque ta disposto do lado direito não.
Mas parece que tem controles de menos e plastico demais tambem.
Com relação ao motor de 100cv,eu tenho que discordar do amigo do post la de cima.
Voce deve ta confundindo o carro com a moto Honda
cg 125 ou Honda biz…
É impossivel um automóvel, mesmo com toda tecnologia do mundo consumir 24km/L…nem na estrada e vazio, só c/ o motorista…só se for descendo a ladeira em ponto morto…
Existe muito marketing em cima dos lançamentos
Mas é preciso ler as clausúlas….é….aquelas em letras microscópicas que ninguem da importancia
E é por isso mesmo que elas existem.
Dark_Flood
20/10/2007 as 16:42
[quote comment="46663"]continuo achando o carro sem sal e extremamente mal desenhado.[/quote]
. :girl:
Guilherme M.V
20/10/2007 as 17:29
[quote comment="46665"]Simplesmente, horrível! Não é à toa que a Honda tá rachando de ganhar dinheiro nas costas do consumido brasileiro, que se deixa levar por modismos nada racionais. O bobo do brasileiro chega a pagar um absurdo de preço por esses carros japoneses, como o civic, só para ter um carro da moda. O civic é um carro feio e muito esquisito. Por muito menos compra-se carros muito melhores e que oferecem praticamente os mesmos opcionais, como o focus.[/quote]
e o stilo também,possuindo muito mais opcionais que o civic
luciano
20/10/2007 as 17:34
Eu tb prefiro o nosso atual fit.Eita cor feia esse cor de rosa devem ter se baseado na corrida maluca para lançar esse cor de rosa e essas calotas mais feias que a de um gol87,poderiam ao menos oferecer de série rodas de liga.
Luis.R.J.
20/10/2007 as 17:37
Ficou legal o fit.Mais não tem jeito, vai continuar custando caro esse carro para nós brasileiros. :rolleyes:
GG
20/10/2007 as 17:37
boa reestilizaçao mais nada para se supreender.
cleyton
20/10/2007 as 17:38
Eu tb prefiro o modelo vendido atualmente aqui,pois este desenho é ruim e parece até que os designers japoneses tiveram um estágio na renault,pois parece até com o sandero.
jonas
20/10/2007 as 17:52
Eu tb achei meio estranho esta reestilização e acho que o nosso novo fit terá algumas modificações em relação a este fit japones para se adequar ao gosto do consumidor brasileiro,e isto é o mesmo que acontece hoje com o civic brasileiro e japones,pois apesar de terem a mesma carroceria o japones é um pouco diferente em detalhes.
Mercenário
20/10/2007 as 21:13
carrinho de mulher CDF…
Roger
20/10/2007 as 22:44
[quote comment="46645"][quote comment="46638"]Não gosto do Fit. É um carro agradável de conduzir, mas muito caro, no Brasil, para o porte dele, além do desenho discutível. Faria mais sentido se custasse um pouco menos.[/quote]
Acho que muitas pessoas não entederam aidna. Todos os preços praticados no nosso país não fazem sentido, devido a grande carga de impostos e alto preço de produção e transporte! Então porque que está indignado, não sai da frente do computador e vá reinvindicar melhoras ao governo?[/quote]
Na minha opinião, ok, todos os preços de carros não fazem sentido, mas o do Fit, menos ainda. Quanto à melhoras, eu as reivindico, mas também não sou o Superman. :cry:
Sereno
20/10/2007 as 23:06
[quote comment="46638"]Não gosto do Fit. É um carro agradável de conduzir, mas muito caro, no Brasil, para o porte dele, além do desenho discutível. Faria mais sentido se custasse um pouco menos.[/quote]
Concordo com vc, a minha mulher tem um, e realmente não faz sentido, é claro que todo carro vendido por aqui é caro, mas o fit abusa.
O carro é muito, mas muito simples, não faz juz ao preço praticado.
Mas gostei dessa nova geração.
E falar mal do novo civic é complicado, pois bem, o carro tem que agradar a maioria que compra e isso a honda fez, já passou o corolla nas vendas e parece que não perde tão cedo.
Ainda compro o meu SI :lips:
abraços.
Mauro Moraes
21/10/2007 as 12:30
Excelente!
Evolução em todos os detalhes, sem perder a personalidade do seu projeto original, que já é revolucionário! Pra quê mudanças radicais de estilo?
É um sucesso e vai continuar sendo referência no seguimento.
Parabéns a Honda!
Sei que não demora até estar entre nós brasileiros.
Anderson Puff
21/10/2007 as 19:26
Putz o carro até parece ser bem moderno, tem ótimo espaço interno
Mas estas rodinhas pequenas é que deixam o carro muito comportado quem sabe com umas rodas maiores até fique bonito tipo uma 16″
Raphael
21/10/2007 as 22:41
[quote comment="46665"]Simplesmente, horrível! Não é à toa que a Honda tá rachando de ganhar dinheiro nas costas do consumido brasileiro, que se deixa levar por modismos nada racionais. O bobo do brasileiro chega a pagar um absurdo de preço por esses carros japoneses, como o civic, só para ter um carro da moda. O civic é um carro feio e muito esquisito. Por muito menos compra-se carros muito melhores e que oferecem praticamente os mesmos opcionais, como o focus.[/quote]
E qual carro no Brasil não custa o absurdo p/o que oferece?
Compramos Uno a preço de Civic,Civic a preço de Omega,Omega a preço de BMW Série 5,BMW Série 5 a preço de Porsche…
O Fit e caro,mas todos os carros no Brasil são!Mas pelo menos ele é moderno,honesto e racional,ao contrário do que vc falou…
Vc deve ser aqueles que acha que o Vectra é melohr carro do mundo,kkkkkkk…..
Alessandro
22/10/2007 as 00:20
show de bola… espero que venha logo para o brasil e mantenha este excelente nível de acabamento interno… um dia ainda vou ter um!
ademilson
22/10/2007 as 09:04
ficou muito bonito.
ele ficou ate com a aparencia de mais espaçoso q o anterior.
EDSON
22/10/2007 as 09:35
Parabéns, Honda!
A Honda do Brasil, quanto ao quesito atualização e qualidade, mantém o mesmo nível dos mercados mais exigentes. Isso demonstra o respeito com o consumidor brasileiro. :laugh:
Marcelo
22/10/2007 as 10:45
[quote comment="46902"]Parabéns, Honda!
A Honda do Brasil, quanto ao quesito atualização e qualidade, mantém o mesmo nível dos mercados mais exigentes. Isso demonstra o respeito com o consumidor brasileiro. :laugh:[/quote]
Parabéns pra Honda porque ela respeitas os brasileiros??? De onde vc tirou isso????!!!!!
Saiba que no Japão, Europa e EUA, o Honda FIT/JAZZ
sai de fábrica com 6 airbags…. aqui vc paga pra ter o do passageiro!!! O mesmo vale para o New Civic…
E isso é apenas um exemplo de algo que salta aos olhos de diferente nos FIT’s brasileiros…
imagine outros detalhes escondidos sob o capô ou em técnicas de construção do carro, como qualidade de materiais, etc… que certamente tb são retiradas mas que não percebemos ou ficamos sabendo…
ELDER
22/10/2007 as 12:22
Ficou bem legal!
Melhor ainda com os novos motores i-VTEC
Vou esperar mais um pouco para trocar o meu.
ELDER
22/10/2007 as 12:47
[quote comment="46925"]Ficou bem legal!
Melhor ainda com os novos motores i-VTEC
Vou esperar mais um pouco para trocar o meu.[/quote]
Concordo! Se vier para o Brasil com esses motores vai ser uma grande evolução.
ELDER
22/10/2007 as 12:49
[quote comment="46635"]fico bem legal!!!
esse moto 1.3 i-vtec tem 100cv e faz 24km/l!!! :rolleyes:
tomara que a honda consiga trazer esse motor para o brasil!!
se custar menos 50k vai ser susseso garantido!!![/quote]
Ops! Comentei o meu proprio post.
Roger
22/10/2007 as 13:19
Detalhe aos Fitmaníacos:
Em Portugal, o Honda Fit (lá chamado de Jazz) possui transmissão automática CVT de 7 velocidades, de série em todas as versões (enquanto uma automática de 5 aqui é opcional e custa “os olhos da cara”), tem mais air-bags que os modelos daqui eainda custa mais barato lá. Custa como um popular, o que ele é. Aqui ele é absurdamente visto como carro de luxo, só pelo preço. Percorri, por uma semana, de sul a norte o país, e só vi lá um punhado deles, e muito mais carros de outras marcas.
Yasu
22/10/2007 as 15:33
É mole a gente paga 25 mil num carro como o Uno e o Fit que é caro, é tudo caro e o Fit é proporcionalmente tão caro como qualquer outro carro aqui no Brasil.
Popular nosso é um carro como o Uno caiam na real isso aqui é Brasil nós ganhamos pouco e carro popular lá é de luxo aqui ponto final. Ou voce acha que pagar 60 mil num Vectra GT que é essencialmente um Astra com um motor de Monza é justo?
Arranjem argumentos válidos, diguem que não gostam de mono volumes, diguem que não gostam de carros com menos de 100 cavalos, mas falar que é caro no país onde a gente vive é imbecilidade.
É o que eu digo o Fit custa 45 mil mas vem com Airbag, ar condicionado e bancos rebativeis de série o Idea em compensação custa 41 mil e não tem nada disso, ou seja o preço parece bem justo para mim.
Yasu
22/10/2007 as 15:37
[quote comment="46941"]Detalhe aos Fitmaníacos:
Em Portugal, o Honda Fit (lá chamado de Jazz) possui transmissão automática CVT de 7 velocidades, de série em todas as versões (enquanto uma automática de 5 aqui é opcional e custa “os olhos da cara”), tem mais air-bags que os modelos daqui eainda custa mais barato lá. Custa como um popular, o que ele é. Aqui ele é absurdamente visto como carro de luxo, só pelo preço. Percorri, por uma semana, de sul a norte o país, e só vi lá um punhado deles, e muito mais carros de outras marcas.[/quote]
E o que isso tem haver com quem é fitmaniaco? Só porque o carro lá fora tem mais coisa e é popular torna ele pior?
Ou então é porque lá o carro não é um sucesso então as pessoas irão mudar sua opinião?
Todos os argumentos que você disse não é nenhuma novidade né? Ou tem algum carro no Brasil que é exatamente igual ao importado e custa o mesmo valor mas em Reais?
Gerson
22/10/2007 as 17:32
O Fit na Grã Bretanha foi avaliado como melhor compacto. Ganhando de concorrentes como Meriva, C3, Punto, Polo, etc. Ou seja não é só no Brasil que o Fit é bem avaliado. Vejam a reportagem no link http://www.whatcar.co.uk/news-special-report.aspx?NA=225557&EL=3196974#
LeO!
22/10/2007 as 17:36
Ficou MUITO melhor essa versão, lindo demais. Moderno, e não perdeu o “dna” do Fit anterior.. :laugh:
:glass:
Gerson
22/10/2007 as 17:38
A respeito do comentário anterior cabe ressaltar a péssima avaliação da Citroen e do Fiat Punto, principalmente, no quesito confiabilidade mecânica.
Sandro
22/10/2007 as 17:59
Li a avaliação recomendada pelo colega Gerson. E é impressionante maioria dos carros bens avaliados são da Honda ou da Toyota. :!:
Lexus
22/10/2007 as 19:22
[quote comment="46665"]Simplesmente, horrível! Não é à toa que a Honda tá rachando de ganhar dinheiro nas costas do consumido brasileiro, que se deixa levar por modismos nada racionais. O bobo do brasileiro chega a pagar um absurdo de preço por esses carros japoneses, como o civic, só para ter um carro da moda. O civic é um carro feio e muito esquisito. Por muito menos compra-se carros muito melhores e que oferecem praticamente os mesmos opcionais, como o focus.[/quote]
Seu desconhecimento o faz um tanto alienigina. Como pode um apedeuta desses discutir negativamente um designe belo como desse carro e ainda mais chamar um New Civic de feio? Por favor faça urgente um transplante de olhos. :rolleyes:
edu
22/10/2007 as 19:24
pra quem acha que eu estou mentindo, aqui esta a fonte:
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=38411
“Equipado com o motor 1,3-litro VTEC de 100 cv, mais potente que o 1,4-litro atualmente comercializado no Brasil, o monovolume manteve a transmissão CVT e, segundo a empresa, consegue fazer 24 km/l de gasolina, melhorando ainda mais a já famosas economia de combustível do modelo anterior.”
Roger
22/10/2007 as 22:30
[quote comment="46979"][quote comment="46941"]Detalhe aos Fitmaníacos:
Em Portugal, o Honda Fit (lá chamado de Jazz) possui transmissão automática CVT de 7 velocidades, de série em todas as versões (enquanto uma automática de 5 aqui é opcional e custa “os olhos da cara”), tem mais air-bags que os modelos daqui eainda custa mais barato lá. Custa como um popular, o que ele é. Aqui ele é absurdamente visto como carro de luxo, só pelo preço. Percorri, por uma semana, de sul a norte o país, e só vi lá um punhado deles, e muito mais carros de outras marcas.[/quote]
E o que isso tem haver com quem é fitmaniaco? Só porque o carro lá fora tem mais coisa e é popular torna ele pior?
Ou então é porque lá o carro não é um sucesso então as pessoas irão mudar sua opinião?
Todos os argumentos que você disse não é nenhuma novidade né? Ou tem algum carro no Brasil que é exatamente igual ao importado e custa o mesmo valor mas em Reais?[/quote]
Não, realmente não há carro de valor igual ao europeu, no Brasil. Mas o Fit é o que mais dispara, na diferença. E não é excepcional para cobrar tão a mais que a concorrência.
E, aqui, um Fit 1.4 básico custa mais caro inclusive que um Focus Sedan básico: cerca de 47,5 mil, o Focus (na minha cidade), e o Fit, um pouco mais. Não dá, né? :ok:
Sandro
23/10/2007 as 09:01
[quote comment="47064"]pra quem acha que eu estou mentindo, aqui esta a fonte:
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=38411
“Equipado com o motor 1,3-litro VTEC de 100 cv, mais potente que o 1,4-litro atualmente comercializado no Brasil, o monovolume manteve a transmissão CVT e, segundo a empresa, consegue fazer 24 km/l de gasolina, melhorando ainda mais a já famosas economia de combustível do modelo anterior.”[/quote]
Incrível, o motor iVTEC da Honda estão entre os mais eficientes do mundo :!:
Yasu
23/10/2007 as 09:02
O loco tá mais barato que o hatch mesmo?
Capotta
24/10/2007 as 18:28
Sempre gostei muito do FIT desde o início.
Com as mudanças ficou melhor ainda.
Puxa R$ 20.000,00 no Japão por um veículo desse.
Que inveja dos japoneses……
filipe alves
25/10/2007 as 12:12
a primeira geração já não era lá muito bonita ( apesar de ter um interior muito bem acabo )
já essa nova versão ficou horrível !!!!
Adilton Mainardi
26/10/2007 as 22:05
Acho o FIT um ótimo carro, bom e barato pelos benefícios que ele oferece, tenho o EX, se esse novo tb for 1,5 certamente irei comprar, mas torço para que venha com uma maior opção de cores.
Marco Ferrao
29/10/2007 as 08:42
Olha, fiquei surpreso em ver que o Fit não é uma unanimidade.
Se carro é caro?
Claro que é. Mas tem gente que prefere pagar 30mil num Gol 1.0 pé de boi.
O desenho é ruim? É, o Gol deve ser o carro mais bonito do Brasil…
Na minha opinião é incomum, mas não chega a ser feio, aliás, ele foi pensado para ser incomum, como mostra as cores nas quais ele é vendido no Japão e na Europa.
o 1.4 já consegue fazer 18km/l facil com nossa gasolina e com certeza esse ai faz 24km/l com gasolina pura. Mas tem gente que não acredita, fazer o que, prefere Gol 1.0 que faz 15km/l…
Já tenho o EX e já tô guardando dinheiro para o próximo. Estou muito satisfeito, na minha opinião valeu cada centavo gasto, não compraria outro carro pelo mesmo valor (50mil). Melhor do que qualquer carro da Volks, Fiat, Ford, no Brasil.
Leonardo
29/10/2007 as 09:28
Um belo projeto! :laugh:
Marcelo
29/10/2007 as 21:01
Sempre achei o Fit antigo muito feio, parecido com um besourão. Este novo modelo parece um pouco melhor. Será que o nacional será idêntico???
Outra coisa, aquele painel, cópia do Fox e Gol… Será que a Honda não viu isso?
Espero que para a versão brasileira, possam dar uma abrasileirada neste painel VW.
Ninho
1/11/2007 as 12:09
People,
quantos comentários absurdos em apenas uma página… painel de Gol e Fox… design feio… tem carro melhor e mais barato no Brasil… sem acessórios… etc e etc…
Acho que tem gente que só conhece o Fit de ver na rua ou na Internet… senão é burrice dizer coisas que vi aí em cima… vamos lá:
-preço no Brasil é caro para todos… o Fit também é muito caro, mas se não fosse bom não teria fila de espera
-não se comparam os acessórios da Honda com os de outras marcas… tem coisa de série no Fit que não é nem opcional na grande maioria dos nossos “super carros brasileiros”
-não se compara a qualidade de acabamento, de mecânica, de motor, de conforto, com qualquer Fiat ou Chevrolet como foi falado
-não se compara a confiabilidade do Honda com os mesmos carros
-não se compara a força e a economia do motor de 1339cc do Fit com outros… puxa bem mais que o 1.4 da Fiat e é mais econômico… o 1.8 da GM usado pela Fiat devia ser denunciado por abuso de consumo… e os motores do Vectra são da época do Monza (2.0) e trazidos da Ranger (2.4), coisa de museu
-o custo extra do câmbio automático é o mesmo do opcional de outras marcas
-o espaço interno é inacreditável
Enfim, o Fit continuará um grande sucesso com o modelo novo, mesmo se a Honda aumentar uns 3000 (é o que deve acontecer). O design ficou mais invocado (tendência da Honda), pena que na tropicalização dificilmente virá a versão RS com motor maior.
Fit: só entende quem tem!
Toddy
4/11/2007 as 14:32
Quero só saber o seguinte… Quem vai comprar o Fit rosa, igual ao da foto???… hahaha…. Parece o carro da Barbie…
Mas tirando o rosinha, o carro tá muito bonito e, pensando no lado racional, será uma excelente compra… Como já era o modelo anterior.
Abs
Cleyton
7/11/2007 as 17:52
O carro pode ser bom,mas continua com preço abusivo,ou seja,ainda é muito caro para o padrão de vida do brasileiro.
Zébedeu
9/11/2007 as 11:17
Estava mais que na hora da Honda mexer no FIT, o TIDA está aí, muito mais bonito e imponente.
Pablo
9/11/2007 as 23:01
Feio e desajeitado,coisa mesmo de quem tava doido para comprar um civic e o dinheiro não deu, aí ficam valorizando o carro.
laud
11/11/2007 as 22:44
Para quem acha feio ou caro o nosso fit, tudo bem, pode então encomendar um palio ou um fox completo, pagando uns 40 mil, que pechincha não? Aí aproveita a economia e manda a bagagem da familia pelos correios, pq infelizmente esses carrões nao tem o sistema ULT do banco traseiro, que torna o carro um furgão. Enquanto isso continuo andando no meu fit que faz 18 km/l na fernao dias com 2 a bordo a 100 km/h.
Alberto
12/11/2007 as 16:55
[Comment ID #51108 Will Be Quoted Here]
Em 2006 paguei no meu EX R$ 54500,00, ainda restou na minha conta bancária 119450,00. Se a Honda já tivesse lançado o Civic SI, raspando o tacho daria pra comprar sossegado. Mas pra quê? O Fit atende perfeitamente as minhas necessidades, valor do IPVA, seguro, manutenção, conforto, etc. Se não gosta do carro, blz, não compre. Vá procurar opções que atendam as suas necessidades. Não subestime as pessoas. Talvez vc, com auto estima baixa, deve ter dado um exemplo que de si mesmo. Reflita.
Ambrosio
14/11/2007 as 16:08
O carro na minha opinião ficou show. Infelizmente acho que vai demoarar um pouco para desembarcar aqui, já que a Hunda vai estrear o motor 1.5 na carroceria atual. Acredito que quando vier vá custar bem mais do que o atual, na faixa de R$ 65 a 70.000. Espero que a Honda faça ajustes na suspensão que hoje é muito dura.
Fernando
14/11/2007 as 18:22
Nossa!!! Quanta besteira, um comparando Vectra ou mais lunático ainda comparando o Focus! Pois bem, compre um Vectra Elegance como muitos fizeram e a Chevrolet lançou logo depois o Expression, que fez com que muita gente que comprou o Elegance perder dinheiro! E o Focus? Quem compra um Focus hj perde no mínimo 30% de desvalorização. Enquanto o FIT, que quem comprou no início, só ganhou com o veículo, com custos de manutenção, economia de combustível. Hoje, tenho que concordar que o valor subiu muito desde o lançamento, mas que carro hj não tem tanto imposto embutido?!?
O FIT deve vir com muitas diferenças pro Brasil, pra quem acompanha o mercado de lançamentos automotivos sabe que muitas ou poucas mudanças devem acontecer, assim como o Civic, que tem apenas 3 defeitos, não ter o teto solar como opcional, a vareta do capô dianteiro, não ser um amortecedor e as hastes do porta malas, de resto não tenho nenhuma crítica a fazer!!!
Josias
14/11/2007 as 20:59
Vou esperar até lançar o novo Fit para trocar o meu, pois é um dos melhores carro que já tive. Só para constar: O auto nível de satisfação não se resume apenas ao mercado brasileiro, vejam o Fit no topo na inglaterra no link http://www.whatcar.co.uk/news-special-report.aspx?NA=225557&EL=3196974#
Sabatino
24/11/2007 as 08:14
Horrivel e caro!
Na europa essa carro custa 11 mil euros (menos de 30 mil reais), nos EUA custa uns 11 mul dollares (menos de 20 mil reais) mas ninguem costa desse carro.
è um carro de “pobre” no primeiro mundo.
Nao entendo como os brasileiros gostem tanto desse carro. quem tem ate se acha! (vai entender!)
Henry
1/12/2007 as 12:33
Gostei do novo Fit.
Pelo jeito vai vender muito bem, no Japão ele foi eleito o carro do ano; na europa está classificado como o melhor da sua categoria.
Vou aguardar, para comprar o novo Fit.
Pedrinho
5/12/2007 as 17:47
Po gente o novo fit ta manero ta 1 pouco mais baixo que o modelo anterior mais mesmo assim so mais o antigo.
Po esse povo ai de cima falando mal do fit e do civic uhahuauhaa falando que nao gosta acha feio aff acha feio pq nao tem 1 o new civic é show de bola e o motor desses carrinhos da 1 pau em qualquer carro da categoria deles.
aff ficam falando maldos japoneses aff se nao fosse po eles e essas empresas de fora nos estariamos andando de Gurgel ainda aff
tao falando besteira e nao sabem.
Desirée
6/12/2007 as 23:22
:S:
nao gostei muito nao, a frente dele nao me agradou, mais a trazeira ficou uma gracinha, muito mais bonita que o anterior!
pedro
9/12/2007 as 10:45
um lindo carro.
vivi
11/12/2007 as 10:40
achei muito maneiro esse novo designer moderno espero q chegue em breve no Brasil :D :ok: :( :glass: :rolleyes:
carol
11/12/2007 as 10:42
achei uma porcaria d carro espero q façam um melhor no próximo ano :evil2: :evil2: :evil2: :green: :green: :girl: :girl:
Ddias
11/12/2007 as 17:14
É concordo com aqueles que dizem não houve revolução…apenas um melhoramento no carro.
Agora….eu naum posso deixar de comentar o post do Marcos (dia 20/10)…
Querendo comparar um NEW CIVIC a um FOCUS!! :blink:
Por favor…dizer que ele é feio e estranho?!
Pergunta: Vc é acionista da Ford?!?!? huahuahu
Renato
12/12/2007 as 16:55
[Comentario #52050 sera citado aqui]
Nos EUA o Fit também está muito bem avaliado!
Fabricio
13/12/2007 as 15:46
Bonito? Vocês tão brincando… olhem só pra frente. Se eu não soubesse que isso era um Fit, eu diria que teriam feito um bonito carro pra vender cachorro-quente.
Eduardo Silvestre
14/12/2007 as 14:25
Na Europa o carro custa 11 mil euros?
A Europa virou um país agora? Na Inglaterra o carro não custa ’só’ isso, provavelmente não custa 5 mil libras… deve custar +- 10.000 libras, ou seja, R$ 40,000.00! Bem como na Suécia e outros países da Escandinávia, onde o Fit é mais caro que no Brasil! E BEM mais caro!
Tudo bem que há opcionais a mais vem com opcionais a mais, mas prefiro pagar 55k em um Fit EX do que 54k num Polo Comfort ou Sportline! O Fit é mais potente (mesmo sendo 1.5 VTEC), econômico e seu valor não despenca como os de outras marcas!
Stilo não concorre com Fit. Não é mesma categoria de carro, bem como o Focus.
Fit concorre com Punto e Polo! Concorreria com o 207 se viesse ao Brasil! Stilo concorre com Golf, A3, BMW 1…
Custo-benefício igual o proporcionado pela Honda, em um país onde 30% do valor do carro é carga tributária, não existe! Vale cada centavo pago em impostos.
Assim que sair o novo, compro com certeza!
Ahhh, só pra constar: INTERNEM O RAPAZ QUE DISSE QUE O NEW CIVIC É FEIO! Ele é a 1ª pessoa que ouço falando isso… e talvez o único no mundo! Nunca vi design tão bem feito em um sedã médio!!!
Marcelo
14/12/2007 as 19:05
Ficou muito bonito!
Thiago Del Jr.
18/12/2007 as 18:59
Bonito ou Não, Gosto é gosto galera! Então vou deixar o meu parecer! Estou me mudando para o Japão e lá vou continuar sendo como sou aqui, um pobre brasileiro, mas lá pelo menos vou andar em um carro popular a um preço satisfatório e terei a certeza de que estarei andando em um carro confiável, econômico e etc e tals… Cá pra nós, o visual É BONITO SIM!!!
SAC
19/12/2007 as 17:43
Para aqueles críticos da Honda, segue a matéria abaixo e pensem um pouco antes de opinarem:
Fit é tetra, e Honda, campeã na pesquisa “Os Eleitos”
da Redação
É tetra. O Honda Fit foi escolhido, pela quarta vez consecutiva, o melhor de sua categoria e entre todos os modelos avaliados na pesquisa “Os Eleitos”, realizada há sete anos pela revista “Quatro Rodas”. O estudo de 2007, realizado pela publicação em parceria com o Instituto GFK Indicator, ouviu 3.322 proprietários dos 35 veículos mais vendidos no mercado nacional. Os itens analisados foram desempenho, conforto, design/modelo, manutenção, cobertura da rede, gastos/investimentos, dirigibilidade, confiança na marca e segurança.
A minivan da Honda é campeã desde que começou a ser fabricada e vendida o Brasil, em 2003. Aliás, prova de que em time que está ganhando se mexe sim é que a minivan deve ser reformulada em 2008 (leia aqui). A marca faturou ainda o bicampeonato com o New Civic (categoria sedãs médios). De acordo com a reportagem, “não bastasse ser o vice-campeão na classificação geral, o Civic conseguiu a façanha de se manter próximo do grande eleito. Com 99,8 pontos, ficou atrás do campeão por 1.9 ponto”. O serviço de pós-venda da Honda também foi eleito o melhor pela quarta vez como o que mais satisfaz seus proprietários.
Confira a classificação por categoria
Minivans
1º) Honda Fit
2º) Fiat Idea
3º) Chevrolet Meriva
Sedãs médios
1º) Honda Civic
2º) Toyota Corolla
3º) Chevrolet Vectra
Sedãs compactos
1º) VW Polo Sedan
2º) Chevrolet Prisma
3º) Renault Clio Sedan
4º) Fiat Siena
5º) Chevrolet Corsa Sedan
6º) Ford Fiesta Sedan
Picapes leves
1º) Fiat Strada
2º) Chevrolet Montana
3º) VW Saveiro
Picapes médias
1º) Toyota Hilux
2º) Chevrolet S10
texto publicado no site da http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item21122.shl
Jr.
20/12/2007 as 17:49
O Fit e um veiculo diferente mesmo, que nao se pode comparar facilmente, onde se pode encontrar um carro “popular” automatico (CVT), com direcao eletrica, bancos abativeis em diversas posicoes, minimo ruido interno, economico, com muita visibilidade, etc…
Caro? – Existe algum carro deste porte com essas caracteristicas para ser comparado?
Nao quero dizer que o Fit e melhor, somente que nao ha opcoes no mercado com tantos opcionais reunidos juntos em um carro relativamente pequeno.
Quanto ao modelo novo que mostram aqui, para mim esta muito bonito, espero que tenha surpresas que vao alem do desenho raro, como no Fit atual..
Giba
20/12/2007 as 19:08
[Comentario #46663 sera citado aqui]
—-
Bonito é você Rafael! hahahaha
Giba
20/12/2007 as 19:16
[Comentario #54234 sera citado aqui]
——
Bonito é você sabatino! hahahaha
Tetra Campeão, campeão de qualidade, admirado até na alemanha, além de toda a Ásia, melhor motor, melhor câmbio, melhor índice de reparabilidade, melhor conjunto, melhor satisfação do cliente, mais econômico, menor desvalorização, e ….. bonito para a GRANDE MAIORIA. Você é minoria. Pela oligofrenia, é muito provável que nuca tenha dirigido um carro dessa categoria e qualidade.
Você é campeão….do grupo B. Merece dirigir um…….gol.
Marcelo
21/12/2007 as 16:50
O Novo FIT ficou muito legal!
Gabriel Antonio
26/12/2007 as 14:39
:laugh:
Eu ate compraria mais o FIT já é caro , agora com essas mudanças deve custar uma fortuna .
Sergio
27/12/2007 as 12:22
Fit é sinônimo de qualidade!
Daniel
4/01/2008 as 16:37
Qualidade que com certeza não vale o preço que ele é comercializado aqui no Brasil. Não discordo que o Fit seja um excelente carro, só não pode valer R$47.500,00 na versão básica. É mais caro que as versões top de sedãs como o clio, logan e fiesta, todos com motor 1.6 MUITO mais potente que o 1.4 do Fit, e já com todos os opcionais que fariam o Fit custar em torno de R$54.000,00. É o mesmo preço do Focus Sedan e do Astra Hatch (também já comz mais coisas). Ora, sinceramente, o Fit está longe de ser superior a todos os carros que mencionei. Tirem essa impressão de que o Fit é o melhor carro do mundo, se não daqui a pouco vocês estarão que nem o CELERADO desse tópico (Ambrósio) que disse que o carro virá em torno de R$ 65.000,00 a R$70.000,00, isto é, mais caro que um Sentra automático, o Mégane, o Xsara Picasso e o C4 Pallas, entre outros!!!!!!! Pelo amor de Deus né…..
AMERICO
5/01/2008 as 09:27
Caro Daniel o Fit LX R$ 47.400, versão básica, já vem com muito mais acessórios do que os pacotes de opcionais dos modelos citados: Ar condicionado, trio-elétrico, direção elétrica, bancos ULT, air bag, freios ABS e coluna de direção ajustável. Equipando os outros modelos mencionados com esses opcionais, ficam até mais caros. Sem contar que o FIT, na revenda tem um valor maior.
E os principais concorrentes do Fit são, com o mesmo pacote de opcionais, a Meriva Maxx R$ 53.000 e o Idea ELX 1.4 FLEX R$ 52.000, esses sim são bem caros.
E para concluir a versão EX de R$ 54.000 vem com câmbio CVT, que os concorrentes não têm nem como opcional.
Roberto
5/01/2008 as 12:36
Tenho um fit mecanico e so me deu alegria, não gastei um centavo, nunca deu qualquer problema de mecanica , agora estou ancioso para trocar por esse modelo atual 2008/2009, so que agora vou optar meu automatico, esse caro é tudo de bom, so que tem que pode avaliar o custo beneficio, não tenho mais nada acresntar e me parece que o novo modelo recebeu algumas pequenas mudanças, então vamos continuar de Fit, quando o time esta ganhando não se deve mudar, Feliz 2008 para todos, um grande abraço.
Roberto
5/01/2008 as 12:44
Nossa queria ser uns dos primeiros a trocar meu fit, ja não me contenho de tanto esperar esse dia, um carro pequeno, economico, versatil, bonito,não da problema de mecanica, ele é tudo de bom, que tem não muda, quem não tem com certeza vai querer, mas esses que ainda não tiveram, esperem, quero ser uns dos primeiros, depois voces podem comprar , um abraço para todos.
André Ferraz
8/01/2008 as 16:52
Meu avô vai trocar o atual Fit dele (Modelo 2006 1.4) por esse assim que lançar. Principalmente agora que a Embreagem quebrou ele quer trocar Logo.
Renan
8/01/2008 as 18:34
[Comentario #63310 sera citado aqui]
Concordo!
Daniel
14/01/2008 as 22:34
Caro Americo, para um carro que custa R$ 47.400,00 o Fit LX não tem: farol de neblina, airbag passageiro, freios ABS (como você erroneamente mencionou), mala (por isso) os bancos sao ULT) e um motor decente. Pra se ter uma idéia, um Fiesta ou Clio Sedãs, por exemplo, saem nas suas versões top com tudo que já mencionei mais cd player em torno de R$ 46.000,00, sendo que o primeiro tem motor 1.6 de 8 válvulas e o segundo de 16v (consultem as concessionárias se quiserem conferir os dados aqui expostos). Em suma, paga-se mais caro por um carro com motor pior, sem mala grande e quase sem itens por quê??? Econômico? Até imagino que seja, também com esse motor que faz 80 cv a 5700 rpm é o mínimo que ele podia ser né; Bancos ULT? Com 380 litros de porta-malas pelo menos isso deve ajudar. Melhor valor de revenda? Um Fit 2006 custa em torno de R$ 40.000,00 e um Fiesta Sedan básico R$ 33.000,00 (a versão 2008 é R$ 40.000,00). Onde está a vantagem na revenda? Ah sim, como o Fit é mais caro, vende-se por um valor mais alto também, isso é lógico! Então o Sentra 2.0 S que eu comprei ano passado na revenda também tem um valor maior que o Fit de vocês. Digo isso porque fui buscar o Fit como segundo carro da minha família e sinceramente me decepcionei com o que encontrei na Honda. Os próprios vendedores já sabem quando encomtram ou não um bobão pra levar a versão LX. o Fit é o famoso carro que era pra competir na faixa dos 50 e poucos mil já com cambio automatico e muitos itens de serie e a Honda fez uma versão que o brasileiro adora, só pra ter o carro da moda, que é custando caro abessa ainda mas sem nada no carro. Brasileiro é trouxa mesmo.
Bruno Leite
15/01/2008 as 19:00
[Comentario #46976 sera citado aqui]
Argumentos válidos? Já que eu tenho um Fit, lá vão:
1- O Fit não agüenta buracos nem paralelepípedos. O meu tem que voltar à concessionária a cada 6 meses para reapertar a suspensão toda. Nem os Fiat Tipo tinham suspensão tão frágil. A coluna da direção também bate absurdamente quando se dirige sobre paralelepípedos… inacreditável.
2- Falando em direção, lembram-se quando inventaram a direção hidráulica progressiva? Pois a direção elétrica do Fit é progressiva ao contrário: dura nas manobras, mole na estrada.
3- A qualidade de instrumentos e comandos está muito mais pra Mille do que pra Astra. Os instrumentos são “entocados” no fundo do painel obrigando-nos em diversas ocasiões a acender os faróis em plena luz do dia para fazer sua leitura. Não há termômetro, apenas uma luz azul (para indicar “motor frio”) e outra vermelha (para quando o motor ferver) Os comandos de setas e limpador de pára-brisas devem ser do mesmo fornecedor do Mille, piores que os do Celta. Inclusive o barulho que fazem é irritantemente vagabundo.
4- O motor do Monza dá de 10 nessa porcaria de 1.3 twinspark que é vendido enganosamente como 1.4. Bater pino? Faz parte do projeto. É só desligar o rádio na subida da ladeira que se ouve a batucada. Ah, tá, é que a gasolina servida no Brasil é muito ruim… ora, só a Honda não sabe disso!
5- O câmbo mecânico é outro desastre. Longo demais para a falta de potência do motor 1.3, tem comando extremamente impreciso. Parace de brinquedo. Esqueça tudo que você conheceu de precisão nos engates até agora, o câmbio da Honda é uma categoria à parte (em bom português, é uma m.)
6- Nem mesmo economia de combustível existe. Basta não dirigir como um vovô para que o carro deixe a faixa dos 14 km/l e faça apenas 9 km/l na cidade. Qualquer Gol “não-popular” tem mais desempenho e mais economia, além de ser muito mais apetitoso para o motorista e, claro, muito mais resistente.
7- O acabamento é simples mas impressiona, até que quebrem o seu vidro (coisa muito normal nas nossas cidades) e você descubra que os cacos de vidro dilaceraram o painel inteiro, bem como as forrações emborrachadas das portas. Diante de um (muito comum) furto qualificado, além de comprar um rádio novo, deve-se trocar tudo no interior do carro, exceto os bancos (os meus são de couro).
8- Os bancos, aliás, apesar bem anatômicos e da extrema praticidade do sistema ULT, vêm de fábrica com uma forração quentíssima, sendo quase obrigatória no Rio de Janeiro a opção do couro empurrada pelas concessionárias. Além disso, os assentos dianteiros são rasteiros, muito próximos do assoalho, mesmo com a regulagem de altura no máximo, o que gera uma sensação de desconforto constante para quem já se acostumou com carros mais modernos com bancos mais altos do chão que não nos obrigam a andar com as pernas esticadas para a frente. O que é surpreendente, visto que o tanque de gasolina fica sob os bancos dianteiros e, portanto, a lógica seria ter uma maior distância dos assentos do Fit pra baixo que nos dos outros carros que não levam o tanque ali.
9- O Fit é absurdamente baixo para os padrões autais. Isso prejudica o conforto e a segurança, pois nos deixa extremamente vulneráveis à violência nos sinais. Um moleque consegue mergulhar no Fit para pegar uma bolsa ou um celular e sair sem tirar os calcanhares do chão, além de ter uma vista privilegiada, panorâmica, de tudo o que está dentro do carro. Além disso, minha cabeça raspa com freqüência na parte dianteira do teto (eu tenho 1,66m). O pára-Sol, que tem um belo espelho com “flip”, deve sempre estar totalmente fechado ou totalmente aberto para não bater na nossa testa. Cuidado também ao buscar algo no porta-luvas pois é muito fácil bater a cabeça no retrovisor interno, que fica no meio do caminho. E os passageiros fumantes, desabituados à proximidade do teto, tendem a queimar a forração com o cigarro quando movimentam o braço. Meu teto já tem três furos de cigarro.
10- Mas é nos retrovisores que talvez esteja o problema mais grave, pois pode causar acidentes. O interno fica quase lado-a- lado com a cabeça do motorista, obrigando-nos virar a cabeça e deixar de olhar para a frente (literalmente) para ver quem vem atrás. Devia estar mais à frente, colado no pára-brisas, ao invés de aparafusado no teto. E como fica muito perto das pessoas, sai a toda hora da posição por ser muito “esbarrável”. Os externos estão em ótima posição mas são parabólicos (nos dois lados), causando distorção na imagem refletida e transformando cada manobra num jogo de adivinhação. Tudo isso é agravado pelo fato de que no Fit o motorista viaja praticamente sobre o eixo dianteiro, o que altera bastante as reações do carro nas manobras. Quem já dirigiu Kombi ou Towner pega o jeito rápido. Quem só dirige carro de verdade tem que se adaptar. É muito comum no Rio ver os Fit com “raspadinho” na lateral, junto aos arcos de roda traseiros.
11- Fechando a lista, dois detalhes que demonstram a falta de malícia dos japas: a borracha de vedação do porta-malas e o pára-choque traseiro. A borracha de vedação é constantemente rasgada pelo trinco ao se baixar a porta. Conseqüência: inundação em dias de chuva forte ou na lavagem a jato. Troca-se a borracha, rasga de novo. Já o pára-choque tem um único ponto de fixação nas pontas de cada lado, junto às caixas de roda traseiras. Conseqüência: basta uma leve “prensada” do carro da trás, algo também corriqueiro no dia-a-dia dos estacionamentos das grandes cidades (Rio Rotativo, Vaga Certa, Zona Azul, etc), para que as pontas do pára-choques se abram, dos dois lados, com a quebra do ponto de fixação, sem chances de reparo. Ou seja, se o franelinha empurrar vários carros enfileirados com o seu Fit no meio, prepare-se pra comprar um pára-choque traseiro novo.
Apesar dos problemas listados aqui, acredito que o Fit tinha tudo para ser na América Latina nesta primeira década de 2000 o que foi o Civic na década de 80 nos EUA e Europa. A configuração e as dimensões do Fit atual são muito similares às dos Civic Wagon de terceira geração (1984-1987), também chamado de Civic “Shuttle”, e seu sedã Aria (ou City, dependendo do país) também lembra os sedãs Civic daquela época. Mas a Honda não só jogou o preço do Fit nas nuvens, colocando-o de cara na faixa dos Astra/Stilo, como não trouxe o Aria. Ainda deixou de introduzir um modelo 3 portas, que poderia ser ligeiramente mais curto e fazer as vezes do que um dia foram os pequenos, baratos e adorados Civic HB e Civic CRX. Poderia ter ido ainda mais longe, com uma verdadeira SW a partir do Aria.
A Honda não trouxe para o Brasil o CVT-7 (um CVT com 7 marchas virtuais, “tiptronic”) nem o motor 1.5 i-DSI com mais de 90 cv vendido na Tailândia que seria o mais adequado ao relevo brasileiro e às necessidades nossas. Insiste em vender 1.3 como se fosse 1.4 e manter o CVT comum que não se vende mais em lugar nenhum do mundo.
O mercado brasileiro anda tão carente de parâmetro que parece estar de cabeça-pra-baixo. Na Califórnia, por exemplo, VW tem muito mais status e preço que Honda. Honda é carro barato. Carro bom é Toyota e VW, fora as marcas “premium”, com desvantagem para a Toyota porque seus carros eram tradicionalmente feios. Como a Toyota passou então a VW e a GM? Preço mais baixo que o modelo equivalente das marcas alemã e americana. Além de, recentemente, uma melhora notável na estética. Só no Brasil os carros orientais custam tão caro em comparação com os modelos europeus.
A Honda do Brasil parece investir num público específico, jovens da terceira idade de classe média alta, pés-de-seda que levam o carro de garagem a garagem desviando de cada buraco, mais preocupados com o status (??!) da marca Honda do que com a resistência do carro à utilização despreocupada a que nos habituamos com nossos “obsoletos” Chevrolets e Volks, o que sempre foi parâmetro para classificar-mos os Fiat como carros “de segunda”.
Os Honda me parecem muito o que os Fiat já foram: projeto avançadíssimo, mas não agüenta o tranco. Em 30 anos de Brasil a Fiat aprendeu bastante. Será que a Honda vai demorar isso tudo? E até quando os consumidores brasileiros vão continuar aceitando pagar caro pra levar gato por lebre?
Este é meu primeiro e último Honda. Não antende às minhas necessidades um carro que só pode parar em garagem e tem que ser dirigido na pontinha dos dedos.
Para constar, o histórico de carros que já tive, quase todos adquiridos 0Km:
1 – Kadett SL 1.8 1991, gasolina – não foi nele que eu aprendi a dirigir, mas foi o primeiro depois da carteira. Pé-de-boi, potente e gastador.
2 – Monza SL 1.8 EFI 1992, álcool – quase um Caddilac, que saudade…
3 – Tipo 1.6 i.e. 1994, gasolina – grande, caprichado e nunca deu problema. Era só completar com 1 litro de óleo a cada 1.000 Km.
4 – Tipo 1.6 m.p.i. 1997, gasolina – defeitos diversos, o italiano era muito melhor.
5 – Palio Weekend 6 marchas 1.0 1999, gasolina – vendida meses após a compra, muito ruim, muito mesmo!
6 – VW Fox-Voyage 1.8 MPFI 1993, gasolina – adquirido usado na Califórnia durante uma temporada lá, de única dona, delicioso.
7 – Suzuki Grand Vitara 1.6 16v 98/99, gasolina – adquirido usado, com 50.000Km, de único dono, disparado o melhor carro que eu já tive.
8 – Fit LX 1.3 i-DSI 2004, gasolina – decepção total, só não foi embora ainda por falta de grana.
Meus favoritos são, pela ordem, o Suzuki, o Monza e o Fox gringo.
Os piores são, também pela ordem, a Palio Weekend 6 marchas, o Tipo brasileiro e o Honda Fit.
Diego
16/01/2008 as 15:12
Concordo plenamente com o comentário 87, e agora depois de ler o aqui de cima quero distância do Fit. Carro de tiozão metido a garotão que quer tirar onda é na garagem achando que tem carrão só pq eh japonês. Não é a toa que onde eu moro aqui no Rio (Tijuca) é o lugar que mais tem Honda Fit por m² no mundo.
Nemias
16/01/2008 as 21:30
Vão me desculpar os companheiros ai de cima, mas vocês não estão dirigindo um FIT.
Achar a direção do Fit dura ??? Banco desconfortável??? Consumo de 9,5 com ar ligado na cidade alto ?? Cambio CVT ruim ???
Nelson
16/01/2008 as 22:21
Caro Bruno! Sou Engenheiro e proprietário de uma rede de oficinas. Também possuo uma Fielder e um Fit e vou discordar dos seus argumentos. Vamos analisar cada ítem citado:
Suspensão: Apertar parafusos de fixação da suspensão é obrigatório em qualquer carro do mundo, esse serviço encontra-se em qualquer plano de manutenção preventiva.
A direção elétrica é um sistema independente do motor, totalmente elétrico; dispensa a bomba hidráulica e fluido. Por isso é considerada ecologicamente correta. A direção elétrica possibilita uma economia de combustível de até 5%, por não consumir potência direta do motor e não estar ligada diretamente a ele por nenhum tipo de correia. Proporciona também redução de ruídos e do peso do veículo.
Princípio básico de funcionamento
Sensores informam a velocidade do veículo e a rotação aplicada pelo motorista ao volante a uma central de controle. Com estas informações a central determina a direção e a intensidade da assistência e controla um motor elétrico que atua na coluna de direção. Este motor elétrico possui um torque que varia de acordo com a necessidade da assistência calculada pela central.
Se a sua direção está “pesada” verifique a calibragem dos pneus. Pois se seu carro tivesse problemas na UCE ou motor elétrico você teria problemas mais graves que a direção pesada.
Barulhos nos mancais de rolamentos localizados na extremidade da coluna de direção . Se os mancais não forem corretamente lubrificados, irão transferir ruído e vibração para o motorista através da coluna de direção. Temperaturas extremas, umidade, poeira e constantes variações de carga, exigem uma constante lubrificação; esse serviço também é padrão em qualquer plano de manutanção preventiva. Assim verifique a lubrificação. Recomenda-se lubrificar a cada 10.000 km.
Instrumentos de medição: Não vejo problemas na visualização do mesmo, pelo contrário até admiro a qualidade da iluminação: Muito bom pois não tem pontos cegos.
Qualidade dos materiais. Posso garantir que a qualidade do material utilizado é muito superior aos da Fiat, sem rebarbas, sem cantos vivos, as inscrições não apagam, a cor do plástico não muda com o tempo.
Motor: Não é uma usina de força, mas os engenheiros admiram a sua construção e o seu projeto. Bloco e cabeçote de alumínio (único da categoria): dissipação do calor uniforme, leveza que resulta em uma melhor relação peso/potência e maior precisão na montagem (vazamentos inexistentes).
A batida de pino ocorre devido a uma explosão desordenada da mistura ar/combustível. Em vez dessa mistura ser queimada primeiro pela faísca emitida pela vela, o combustível acaba detonando antes por ação de duas ou mais frentes de chama, resultantes de acúmulo de resíduos do processo de carbonização, que são inflamáveis na presença de gasolina. Ou seja, devido a qualidade do nosso combustível, esse problema não tem relação direta com as caracteristicas do motor. Recomendo a limpeza do motor, como qualquer carro que está sujeito a péssima qualidade do combustível nacional.
Câmbio mecânico: Eleitos por todas revistas como o um dos melhores câmbios mecânico do pais. Também tenho a mesma impressão. Não “arranha” e possue engates leves e precisos.
Consumo: Se seu Fit está fazendo em torno de 14 km/l está excelente, marca dignina de motores 1.0
Acabamento: Concordo é simples, mas com nível de acabamento perfeito: sem rebarbas e com encaixes perfeitos. E mesmo depois de varios quilometros rodados não apresenta ruídos.
Cacos de vidro, cortam qualquer plástico, isso é inevitável.
Altura: Não entendi, acabei de medir vários carros, e o Fit só é mais baixo que o Fox. O Fit é até mais alto que os sedãs: Vectra, C4 e Focus. É lógico que se compararmos o Fit com SUVs; o Fit é menor. Tenho 1,72 cm de altura e não encontro problema algum para me acomodar em um Fit.
Espelhos retrovisores: O Espelhor retrovisor direito, realmente, é convexo. Mas maioria dos carros produzidos no exterior e os modelos nacionais mais caros são. No começo pode ser dificil acostuar para que só utilizou espelhos planos. Mas os convexos garantem um maior angulo de visão.
Borrachas: Verifique as emendas das vedações, não existem. Meça a folga entre a portas, capô e carroceria; todas com variações mínimas. Meça de outros carros e compare a variações em sua grande maioria são maiores. Quanto ao rasgo da borracha e o desprendimento do para-choque, lamento-lhe informar mas isso não é um privilégio do Fit, único carro que resistiria a ataque de vandalos seria um carro-forte.
Quanto a Honda nos EUA, posso garantir, principalmente na California, que tanto a Honda e a Toyota são as marcas mais conceituadas em solo Norte-americano. Basta verificar o ranking dos carros mais vendidos nos EUa:
3º TOYOTA CAMRY
4º HONDA ACCORD
5º TOYOTA COROLLA
6º HONDA CIVIC
10º HONDA CRV
Ou seja entre os 10 carros mais vendidos, incluindo camionetes: 3 são Hondas e 2 são Toyota.
Como já morei nos EUA e ainda costumo viajar com certa freqüencia. Posso garantir que a Toyota e a Honda vendem bem, devido a sua qualidade e o custo beneficio. Se fosse apenas pelo preço não venderiam tanto, pois concorrente como malibu, Fusion, Taurus e todos os coreanos são mais baratos.
Quanto a qualidade, durabilidade e satisfação dos clientes: Recomendo visitar a pagina da Quatro Rodas, teste de longa duração http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/conteudo_140455.shtml
Qualidade e satisfação do cliente internacionais visite os sites da JDPower, principal entidade de avaliação, e veja que o Fit é modelo mais bem avaliado de sua categoria: http://www.whatcar.co.uk/news-special-report.aspx?NA=225557&EL=3196974#
Toda essa credibilidade, e qualidade não é fruto do acaso. Pergunte a qualquer engenheiro e pergunte a respeito da tecnologia de gerenciamento de produtividade e qualidade como: 5S, kAIZEN, TQC, Custo-meta, JIT entre outros e tu descobrirá o segredo do sucesso da Honda e da Toyota.
Bruno Leite
17/01/2008 as 00:47
Nemias,
Sem dúvida o meu carro é um Honda Fit, é o que tá escrito no CRLV.
- A direção dele não é sempre dura, ela só fica dura na hora de manobrar. Achei que tinha deixado isso claro no post.
- O banco também não é desconfortável, desconfortáveis são a altura dos assentos dianteiros (que nos obriga a esticar as pernas para a frente) e a forração original de fábrica. Acho que isso também ficou claro no post.
- Consumo de 9 Km/l na cidade não é alto, nunca disse que era. É comum. O que foi dito é que a economia de combustível do Fit é uma falácia.
Quanto ao câmbio CVT eu não posso dar testemunho, pois meu Fit é mecânico. O que está dito, em referência ao “grande respeito” que a Honda tem pelo consumidor brasileiro, é que o CVT comum atualmente só equipa os Fit brasileiros, no resto do mundo os Fit só usam o CVT-7.
Nelson,
Não sou engenheiro, mas também não sou nenhum boçal.
Entendo as vantagens teóricas da direção elétrica sobre a hidráulica. Afinal, se eu comprei um Fit é porque achava, na teoria, que era um carro bom. Na prática, no entanto, as coisas são diferentes e a direção elétrica deixa muito a desejar. Não é calibragem dos pneus, não é defeito em nenhuma peça, é a característica do sistema. Tenho um carro que não anda tão bem, não é tão econômico, e a direção não é tão macia nas manobras. Quanta vantagem!
Conferir o torque dos parafusos da suspensão é manutenção preventiva. Eles ficarem frouxos a cada 6 meses/10.000 Km, num carro novo, é problema.
A caixa de transmissão em si pode ser boa, só com as marchas mal escalonadas, realmente nunca arranhou nenhuma marcha, mas o comando é ridículo, parece mesmo aqueles câmbios de fliperama. Talvez a Honda possa desenvolver um novo trambulador (ainda se chama trambulador aquela peça que monta o H da avalanca?) e resolver o problema. Mas é um problema presente e frustrante pra quem acredita que será um prazer dirigir um Honda.
MEU FIT NUNCA FEZ 14 Km/l na cidade, isso é o que os vovozinhos que têm Fit dizem que os deles fazem. O MEU FICA NOS 9 Km/l. Pode ser que numa auto-estrada plana, coisa que não é fácil de achar fora de SP, ele chegue lá. E tampouco acredito que viagem em auto-estrada seja o uso principal que os donos dão a seus Fit.
Se os outros carros têm maior folga entre as partes e não vazam, enquanto o Fit com folgas menores vaza, então a Honda têm um problema sério pra resolver. Mas a dificuldade aqui não é com folga nenhuma, é manter a integridade da borracha a cada vez que se fecha o porta-malas.
Limpeza de motor e lubrificação da coluna de direção num carro novo? Era a esse tipo de coisa que eu me referia quando falei da “utilização despreocupada a que nos habituamos com nossos “obsoletos” Chevrolets e Volks, o que sempre foi parâmetro para classificar-mos os Fiat como carros “de segunda” “.
Quase todos os meus carros foram vitimados pelo furto qualificado (ou vandalismo, como você prefere). Em nenhum deles os cacos de vidro causaram danos perceptíveis. Já no Fit… Detalhe é que, por causa do alarme (que não vem de fábrica), o “vândalo” nem levou o rádio. Em qualquer outro dos carros que eu já tive, isso resumiria o meu prejuízo à substituição do vidro quebrado. Mas como foi no Fit…
E ranking de vendas não é representativo de qualidade. Ou teríamos que acreditar que Palio, Gol e Uno são os melhores carros produzidos no Brasil na última década.
Kaizen, TQC, JIT, PQP, nada disso substitui a expertise local. E essa falta de expertise nas condições brasileiras aliada a uma política de preços surreal me fazem reafirmar: este Fit é meu primeiro e último Honda.
Quatro Rodas??? Fala sério! Que tal a Quattro Ruote?
http://www.quattroruote.it/
Agora, falar que para não se destruir como um Fit na cidade tem que ser carro-forte, aí você tá de má-fé. Não dá pra continuar a conversa.
Nelson
17/01/2008 as 20:28
Desculpe! Não tive a intenção de te ofender, Bruno, mas terei de discordar novamente dos seus argumentos,
Volto a afirmar: criticar o carro pelo motivo da necessidade de reapertar os parafusos da suspensão não tem lógica, pois esse é um procedimento normal para qualquer carro,
ou melhor é até obrigatório, e você fez o correto, em geral nos primeiros 10.000 km, como consta na maioria dos manuais de proprietário.
Quanto à lubrificação dos terminais de direção, também, é um procedimento obrigatório, que consta em todos manuais de proprietário. Aliás, além da lubrificação é necessário verificar folgas e danos dos terminais, juntas esféricas, braços de controle e intermediário. Em alguns casos o próprio manual solicita a verificação a cada 5.000 km.
A respeito da direção elétrica só fiz a explanação a respeito do seu funcionamento para tentar criar uma linha de raciocínio, sem a intenção de ofender ninguém. Pois alguns pseudo mecânicos propõe a troca do UCE ou do motor elétrico sem necessidade alguma. No seu caso, provavelmente, a calibragem dos pneus e a lubrificação dos terminais pode resolver os seus problemas.
Acúmulo de resíduos do processo de carbonização pode ocorrer com qualquer carro. Já executamos a limpeza de vários carros novos. Volto afirmar, devido à qualidade do nosso combustível esse problema não tem relação direta com as características do motor. A carbonização tem uma relação direta com o consumo alto, uma simples limpeza pode resolver.
Desculpe, mas no caso da transmissão o trambulador não tem relação direta com o escalonamento, pois ele apenas transmite os movimentos da alavanca de troca de marchas para a caixa de câmbio.
Gestão de qualidade: 5S, KAIZEN, TQC, Custo-meta e JIT são ferramentas essenciais para qualquer administração moderna. Posso afirmar com convicção, tanto como aluno quanto como empregado, essas técnicas estão presentes nas principais disciplinas dos cursos de engenharia, pós (MBA). Além de serem implementadas não só em indústrias, mas também em empresas de serviços. Expertise, sim nossos talentosos engenheiros possuem. Mas destacamos principalmente em Minas e energia e agroindústria, ainda na indústria automobilística não criamos teses que revolucionaram o setor.
Como trabalhei em uma empresa que fornece peças injetadas para varias montadoras, presenciei a rotina do lançamento de alguns modelos, e a gestão da qualidade. Explico: No lançamento é comum produzir protótipos ou modelos / avanço e com essas peças os carros são executados testes de trânsito, no entanto testes de montagem em linha de produção na montadora não são executadas. Logo eventuais problemas de montagem podem ocorrer. No caso do Corolla, lançamento que acompanhei, além dos protótipos para teste de rodagem, foram produzido peças para teste de montagem em linha. Esse procedimento de acordo com os engenheiros mais antigos era inovador. E o contato que mantenho com meus amigos esse procedimento ainda continua exclusivo da Toyota e da Honda. Esse gerenciamento reflete da qualidade do produto final. E como todas empresas são precisos dados e informações para avaliar o sucesso ou fracasso de determinadas ações. As empresas, além do retorno financeiro, avaliam o seu desempenho por meio das pesquisas de mercado. Uma das entidades mais conceituadas e contratada por varias empresas, a JDPower faz avaliação da satisfação dos clientes. Essa entidade avaliou a satisfação na Itália. E o resultado colocou Lexus, Skoda e Honda como a melhores. Segue o Link: http://www.autoshopitalia.com/2007/07/01/soddisfazione-dei-clienti-per-jd-power-le-migliori-sono-lexus-honda-e-skoda/
Obrigado!
andre
19/01/2008 as 09:58
ai gente nao foi grande evoluçao sou mais o civic 2008 olha que eu tenho um , o meu tem dvd com 3 telas de lcd 2 atras e uma na frente , direçao idraulica , aqueles censores de estacionamento , computador de bordo, gps , ar condicionado, e um som bem grande e potente mais é claro que o meu é personalizado :D
andre
19/01/2008 as 10:07
ai bruno leite nao acho caro ja comprei um eclipse 2005 nao era muito bom mais custou 200 mil
nao tinha nem ar condicionado imagina ai troquei de carro pois sofri um acidente e o carro se espatifou todinho esse acidente foi rescente , aconteceu na br 304 tai nunca mais ando 140 numa pista reta
Luiz
19/01/2008 as 10:58
[Comentario #65389 sera citado aqui]
Também sou engenheiro e concordo com o seu comentário! Recentemente estive na Alemanha, e até lá a Honda e a Toyota são marcas que garantem mais satisfação ao cliente, em muitos segmentos ultrapassam até os produtores locais. Veja o link: http://www.jdpower.com/corporate/news/releases/pressrelease.aspx?ID=2006104
marcoa antonio issa
20/01/2008 as 18:57
tenho ium honfa fit, e efetivamente além de economico, é um carro que nao quebra.A honda poderia apenas por motivos estéticos de quem esta dentro do carro, retirar aquele painel estrememente colorido, e colocar as luzes internas de uma só cor como acontece com o new civic.De resto está perfeito.
Eduardo Tadeu Pissemilio
23/01/2008 as 15:55
Meu caro Nélson, não perca tempo com esse tal de Bruno Leite. Pelos carros que teve, é mais um pé rapado metido a saber de carro.
Acho que esse cara não tem Fit algum e sim é mais um concorrente querendo influenciar os leitores do site contra a Honda.
Bruno, se por acaso tiver realmente um Fit, cara tudo que tenho a dizer, é que você deu um puta azar em adquirir essa unidade, pois todos as outras pessoas estão satisfeitas menos você? Algo está errado.
Possuo um Fit automático e ao contrário do que disse é nmuito gostoso de dirigir, confortável, ótima visibilidade, direção macia, mesmo nas manobras, forte nas buraqueiras das ruas do Rio, moro na Zona Sul e sou relativamente novo e não dirijo como vovô, tanto é que sempre sou multado por exceder a velocidade máxima e uma coisa que não entendi é que falou que você com 1,66m raspa a cabeça no teto. Eu tenho 1,82m e fico a um palmo do teto e com banco na posição mais alta.
Cara, você o tem raiva da Honda, ou é pau mandado da concorrência. Com esses comentários maldosos e inverdades absurdas sem lógica, você poderia até ser processado por injúria e defamação sem critérios caso estivesse mostrando a cara, por e-mail é fácil falar tanta besteira e sair ileso.
Outra coisa, ele faz sim 14 km na cidade e 17 na estrada com ar ligado no máximo o tempo todo e a 130 km p/ hora.
Li todos os comentários, e nunca iria perder tempo em responder, mas o seu me deixou P da vida.
Ao Nélson, valeu pelo seu comentário, que me foi muito útil.
Ao Bruno, dirija um EX automático e depois fale do que achou. Quanto ao CVT. Cara não importa se no resto do mundo não se vende mais. O que interessa é que ele é o melhor câmbio do Brasil, não tem tranco e nos sinais, eu saio bem na frente de qualquer modelo mecânico de qualquer potência, olho pelo retrovisor e vejo os caras uns 30 metros atrás de mim, mesmo que me passem depois, a minha partida é bem superior, enquanto eu acelero, eles desaceleram para troca de marcha. Faça um test drive com um Fit EX e verá o que estou falando.
O meu é modelo 2007 e quero trocar pelo novo modelo assim que sair e quem fala mal do Fit, na verdade nunca dirigiu um.
E quanto aos seus comentários sem nexo, o Civic SI foi considerado o melhor modelo já feito no Brasil em todos os tempos.
Se não sabe o novo modelo do Fit vem com 120 cavalos e vai ganhar de novo como o melhor do ano no Brasil. E se você naõ sabe, ele foi o mais vendido e considero pela imprensa como o melhor do ano no Japão que é considerado o segundo melhor mercado automobilistico do mundo, só perdendo p/ os americanos. Durma com essa caro Bruno.
Abraços.
Eduardo Tadeu.
Roger
25/01/2008 as 21:31
Entendo os argumentos apaixonados dos “Fitmaníacos”, mas não vejo a necessidade de ataques como estes contra quem não goste (também dos que não gostam do Fit contra os que gostem), até com hipóteses absurdas de “conspirações” contra o Fit ou a Honda.
Vamos aos fatos: O Fit deve ser um carro tranqüilo, econômico e de condução muito agradável. Mas também há o design controverso, os bancos de forração muito simples para um carro dessa faixa de preço (o qual também é muito discutido), o rádio que não lê MP3 e as diferencinhas em relação aos EUA e Europa (7 airbags, câmbio CVT seqüencial de 7 marchas). Mas é o que ocorre também com os demais modelos nacionais. Pensamento meu.
Eu me considero com todo o direito de criticar um carro que eu não goste, apenas procuro não xingar quem aprecie determinado veículo. Uma discussão é saudável, pois ninguém pensa exatamente igual. Apenas deve-se evitar ataques pessoais contra quem não pensa igual a outrem.
paulo
26/01/2008 as 21:48
essa porra eh mooooo… lonbra errada !
o volante fika no lado direito q porra eh essa kkkkkkkk .
mas eu acho q vai fazer sucesso ^^
Roberto da Nóbrega
28/01/2008 as 17:45
Tenho um fit e ele é ótimo, mecanico, mas na hora de sair quando o farol abre é bem divertido, ja estou ha mais de 50 metros sendo que os carros nem c o nseguiram sair, so dou risada, pequeno mais rapido, gostoso, elegante, e não vejo a hora de trocar , fui informado que deve chegar so no final de 2008 o novo modelo, mas vou esperar, vale a pena, quero estar de fit modelo 2009 como cambio automatico, que beleza e parabens para todos que tem esse carro, com relação ao comentario do colega Bruno derrepente ele nem tem o carro mas quer buscar informações e faz todas essas criticas, mas no fundo mesmo ele gosta do fit.Um abraço para todos.
Roberto da Nóbrega
28/01/2008 as 17:49
O Fit é muito bom e deixa muita gente com água na boca.
Roberto da Nóbrega
28/01/2008 as 17:55
Acabei esquecendo, estão dizendo que o Fit é um caro muito caro em relação alguns outros, acontece que os outros não tem o custo beneficio que tem o Fit, o fit tem um otimo mercado e na hora de vender a gente percebe a desvalorização é bem infima , enquento os demais tem um deslavalorização bem alta e sobre tudo muita gente não aceita ou não gosta, eu penso no retorno na hora de trocar e sendo assim a Honda ainda oferece o melhor custo beneficio, os outros deixa muito a desejar na hora da troca, colocam defeito até na côr, euqnato a honda ~isso não acontece, todas as cores tem o mesmo valor, inclusive o branco, sendo que a côr branca em outrros carros qualquer agencia ou concessionária desvaloriza, então vamos de fit.
Eduardo Tadeu Pissemilio
28/01/2008 as 19:59
Meu caro Roger, não foi nenhum absurdo como mencionou da minha parte em relação ao tal Bruno, claro que você estava falando de mim. Não sei se você tem o Fit. Claro que cada um tem o direito de gostar ou não de um determinado modelo, só que o cara falou coisas que não procede em relação ao carro, não é questão de gosto, mas ele só falou coisas que o carro não tem.
Quanto ao tecido do banco que mencionou, é só trocar por um de couro como eu fiz e quem tem um Honda faz, não importa o tecido se o cliente Honda acaba colocando banco e volante de couro. Quanto aos 7 airbags, qual modelo no Brasil tem?
Em relação ao MP3 eu até concordo, mas a Honda costuma trocar de modelo a cada 5 anos e naquela época o MP3 não era tão difundido como agora, mas aguarde que o modelo 2009 vai ter isso e muito mais.
Compre as revistas do mês de fevereiro, a quatro rodas, carros e autoesporte que fala do novo modelo e vai se surpreender com as críticas positivas dos especialistas.
Um abraço.
Daniel
29/01/2008 as 13:01
Pronto, o cara daí de cima disse tudo: se você é um playboyzinho que não se preocupa com quanto vai gastar pra ter o carro que quer (só pra ter um Honda) você não precisa se preocupar com os defeitos do Fit. Como? gastando mais dinheiro nele, comprando o top da versão top dele e aí sim você terá um bom carro! simples não. Só esqueceu de dizer que para ter essa versão EX, automático, com banco de couro e tudo mais ele desembolsou uns 60 mil reais. Agora me digam, não tem carro muito melhor que o Fit já com muitas outras coisas num valor melhor do que esse? Mas se vocês preferem pagar o ágio da Honda tudo bem. Pensem um pouco. Eu tenho um Sentra S.
Eduardo Tadeu
30/01/2008 as 00:12
Caro Daniel. O Fit não é carro de Playboyzinho. O carro deles é o Golf.
O seu Sentra S realmente é bom, mas é outro segmento e outra proposta. Eu acho sedã carro de velho, menos é claro o Civic que é futurista e bem superior ao Sentra.
A propósito, o Sentra usa que tipo de câmbio mesmo? Claro que o CVT, cópia do Fit que era o único a usar aqui no Brasil, não é mesmo?! O que é bom se copia.
Valeu.
Eduardo Tadeu.
Bruno Leite
30/01/2008 as 01:36
[Comentario #67332 sera citado aqui]
Eduardo, você vem falando que eu tô na concorrência, que eu não tenho Fit, que ficou fulo com meu comentário… ora, parece que você é que é sócio da Honda. Não sou sócio de fábrica nem loja de marca nenhuma. Quem dera, eu acho que ia adorar poder experimentar diversos carros, trocar de carro a cada 6 meses…
Eu dei o depoimento sobre a minha experiência com o meu Honda Fit, para ser específico, LX 1.3 mecânico. Fale pelo seu, deixa o meu comigo, que ele é ruinzinho mas é o que eu tenho no momento.
Fiz a lista dos carros não foi pra tirar onda, não, seu palhaço, foi pra deixar clara a minha referência, a minha experiência automotiva. Afinal, o que eu dirigia antes do Fit pra ter essa opinião negativa?
Nem posso comprar Ferrari, Porsche, Jaguar, mas acho que as minhas possibilidades são muito boas em relação às pessoas que conheço, à média do meu país, etc. Às vezes a gente tem que esperar mais um pouco pra poder pegar um carro melhorzinho na troca… normal. E até mesmo por isso acho importante compartilhar a minha opinião, pois assim como eu tem mais gente que pagar mais de R$40 mil e ficar insatisfeito. Sou pé-rapado não. Fico curioso pra saber o que você superstar dirigia em 1995…
Cuidado com isso pra você não acabar pensando que o Latino é que é um sujeito sofisticado.
Ah, ia esquecendo, Tamagochi também já foi campeão de vendas no Japão. Você compraria um por causa disso?
Bruno Leite
30/01/2008 as 02:29
[Comentario #65389 sera citado aqui]
Nélson,
Eu que peço desculpas pela demora na resposta, é que o pé-rapado aqui viajou duas semana e só agora voltei ao Rio.
Claro que as opiniões sobre os carros têm que divergir, nem mesmo o Gol e a Parati, no auge da popularidade, lá pelos idos de 87/88 quando além de ser de ter modelos mais baratos (CL AP-600) tinham também dos mais potentes e equipados (GTS/GLS AP-800) sempre tiveram adoradores e “odiadores”. Isso no tempo em que a gente nem tinha quase opção…
Mas veja que dois dos problemas do Fit atual que eu relatei a Honda mexeu nesse novo modelo:
- o pára-brisa foi colocado mais para a frente, mais afastado do motorista, e isso afasta também a parte da frente do teto da testa do motorista e passageiro, porque no Fit o pára-brisa e o teto formam um arco, muito bonito, por sinal.
- o retrovisor interno também foi para o vidro, não é mais preso ao teto. Veja bem, se o teto foi afastado e ainda assim tiraram o retrovisor de lá, então é sinal de que no modelo atual o negócio tá muito errado.
Aí tem a altura do carro. Na tabela, de fato, ele é mais alto que os outros. Na garagem olhando por cima, também. Só que, como o teto é na bela forma de arco, essa altura a mais só pega o meio do carro. Com efeito, o espaço no banco traseiro é imbatível na categoria e até se compararmos com carros maiores. Mas isso não se repete para quem vai na frente, porque o arco ali é muito mais baixo e próximo da cabeça das pessoas.
No Fit atual, como a configuração dos bancos dianteiros é “à moda antiga” (como nos Civics antigos, no New Civic eu não sei) com as pernas esticadas para a frente, quando alguém mais alto dirige, põe o banco muito mais para trás e acaba aproveitando o espaço extra proporcionado pelo teto em forma de arco. Já quem tem 1,70 ou menos fica muito mais pra frente, com a cabeça na área em que o teto é bem mais baixo e com a testa quase colada no pára-Sol. Se deixar o pára-Sol aberto pela metade ele morde a testa da gente.
Acho que a base do pára-brisa já é afastada demais e ao invés de afastá-lo ainda mais, como foi feito no novo modelo, eu acho que o ideal, para o bem-estar do motorista e passageiro habituados aos carros normais, seria mudar a inclinação do pára-brisa para uma posição mais vertical, criando um ângulo mais perceptivel entre o pára-brisa e o teto. Isso permitiria manter a altura do teto mais elevada, mesmo na frente, pois se perderia essa forma de arco que a Honda preferiu preservar.
O caso é que o Fit é o primeiro monovolume baixo de grande produção no mercado. Baixinho assim antes dele, só me lembro do Twingo, mas nunca andei num. E claro, os incomparáveis Gurgel 2cil.
E aí que quando eu paro num sinal, mesmo ao lado de um Corolla, eu me sinto muito mais baixo que o vizinho do Toyota. Sentado no banco do motorista do Fit a gente fica, de fato, mais baixo que na maioria dos outros carros. E a “linha-de-cintura” também é muito baixa, comparável à dos Peugeot 206, o que cria a vulnerabilidade, a insegurança…
Faça o teste. Você que tem os dois, pare lado-a-lado o seu Toyota com o Fit da sua esposa e peça para ela ficar no Corolla. Você verá que você sentado no banco do Fit e ela no do Toyota você esterá mais baixo. E, olhando do Fit, a “linha de cintura” do Toyota parece muito mais alta.
Bom, eu listei 10 itens. A Honda mexeu em dois (proximidade do teto e retrovisor interno); pelo seu relato dá pra ver que há bastante familiaridade com supostos defeitos da direção elétrica, três; o Eduardo Tadeu Superstar trocou a forração do Fit dele para couro… opa, já temos quatro!
Nesta viagem foi também um amigo com New Civic e, óbvio, conversei com ele sobre a satisfaçao com o Honda. Ele também tem as queixas e os elogios dele ao carro, mas uma coisa que foi categórico: o trambulador não tem feeling nenhum, periga errar a marcha na hora da troca se não estiver muito atento e habituado ao carro, parece fliperama. Palavras dele.
Cinco. Só falta metade.
Abraço.
Bruno Leite
30/01/2008 as 03:01
E pelamordedeus, isso tá até na Wikipedia, as fábricas que investiram no câmbio CVT ainda na década de 80 foram a Volvo (no série 300) e a Fiat com os Uno “Selecta”.
Daqui a pouco vai dizer que a Honda inventou a roda.
Eduardo Tadeu
31/01/2008 as 17:49
Bruno, primeiramente não sou nenhum superstar, batalho p/ caramba p/ ter as coisas que compro. O Fit me atende perfeitamente no trânsito urbano, pois preciso visitar os clientes e queria um carro compacto, ágil e o conforto do câmbio automático e gostei p/ caramba do carro, sento o pau nele e ele me responde plenamente, o meu tem 105 cavalos e é mais ágil que vários modelos mais potente. Você foi que deu azar em adquirir o LX.
Não sou sócio da Honda e nem trabalho com vendas de carro e nem tão pouco tenho procuração deles.
Você é que me parece entendido no assunto dando várias sugestões, deveria ser engenheiro da Honda, que tal? Só que o pára-brisa nunca poderia ficar mais na vertical, esquece que essa é uma característica do monovolume?! Quanto ao retrovisor interno, é questão de reestilização que todos fazem, mudança aqui, mudança ali, pura estética e não por erro como você disse.
Bruno, cheguei a conclusão que diante da sua estatura, as minivans não são a melhor opção p/ você que só tem 1,66. Não é falha da montadora e sim a sua altura. Tente dirigir um Picasso que você vai estranhar também. Tenho 1,82 e não costumo colocar o banco muito atrás, fico mais próximo do volante mesmo e nunca esbarrei a cabeça em nada do que você falou. Não me sinto mais baixo que os outros, coloco o banco mais alto possível e tenho ótima visão de tudo.
Quanto ao câmbio manual, não sei porque nunca dirigi um Fit assim. Falando em câmbio, eu não disse em momento algum que a Honda inventou o CVT e sim foi a pioneira no Brasil, sei que é antigo, mais é tudo de bom, só dirigindo um para saber, te digo sem medo de errar, quem aderiu não volta mais p/ o mecânico, mesmo os mais radicais, que me incluo nessa.
Chamar quem não conhece via computador de palhaço é fácil, tem pessoas que entram em debate de site e parecem não saber que o espírito da coisa está nas polêmicas, é isso que mantém audiência e gera mais debates de outras pessoas, a proposta so site é justamente essa, polêmica, tente entrar no do Astra que os caras marcam até briga, tente falar mal do carro.
As vezes acontece isso do cara comprar uma unidade e não funcionar direito e generalizar. O ano 2003 realmente apareceu com uns problemas solucionados em 2006 p/ cá.
Nâo te chamei de pé rapado, disse sim que poderia ser um. Nem te conheço. Nunca poderia afirmar. Mas, que parece pau mandado por exemplo de outras montadoras, parece. Nunca ví um cara malhar tanto um carro e não trocar imediatamente.Exemplo: tem um cara aí que escreveu chamado Daniel que falou do Fit e anúncio, sim disse anúnciou que tem um Sentra S. Pois bem, o cara não é da concorrêmcia? Talvez sim, talvez naõ, ninguém sabe.
Valeu cara, troque de carro e não compre mais minivans e nem tão pouco o Civic, pois o pára-brisa é mais inclinado na horizontal e com certeza não vai se adaptar e colocar a culpa na Honda. Tente o EcoSport que não vai ter mais alguns problemas que citou.
O que eu dirigia em 1995, acho que não interessa, pois não vem ao caso. O debate é sobre o Honda Fit.
Eduardo Tadeu.
Em tempo: Latino? É dose.
Eduardo Tadeu
3/02/2008 as 11:48
Corrigindo: 1- so site (quis dizer, no site); 2- anúncio (quis dizer, anúnciou)e 3- concorrêmcia ( o certo é concorrência).
Falou.
Eduardo Tadeu.
mr.trance
12/02/2008 as 12:18
[Comentario #46665 sera citado aqui]
vei! vc nao saca e nada d carro.se liga!
Plínio
13/02/2008 as 16:01
Eta cara estranho esse Eduardo, adora um fuzuê. Deve ser novinho de carteira aí tá empolgadinho. Está lendo muita revistinha especializada, ” não dirijo igual vovô” foi ótima. Acorda o pangaré, se você supostamente comprou seu primeiro carrinho pra visitar seu clientes, tem muito chão pela frente pra conhecer de automóvel. Seo lunático.
Pedrosa
14/02/2008 as 14:02
Bruno Leite Dias.
Tu deve ter um chevette 74 e tá ai falando mal dos Hondas.
Vaiu catar coquinho.
Eduardo Tadeu
14/02/2008 as 17:55
Plinio,
Quanto as revistas especializadas, leio de vez em quando para me atualizar, pois sou um apaixonado por carros e gosto de saber o que rola pelo mundo dos automóveis, elas são nosso único veículo e você critica.
Valeu seu bundão.
andre limaverde
20/02/2008 as 19:50
QUE LAMENTÁVEIS ESTES DIÁLOGOS OFENSIVOS, CONVIDANDO PARA BRIGAS. UM UPGRADE NAS CONVERSAS, BRUNO, EDUARDO E DEMAIS.