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Honda Fabrica Visita 57 Honda: Visitamos a fábrica de automóveis e o novo centro de treinamento em Sumaré/SP




Ontem tivemos o prazer de visitar as instalações da Honda Automóveis em Sumaré, região metropolitana de Campinas, no interior paulista. A fábrica da Honda foi inaugurada em 06 de outubro de 1997 e de lá para cá já produziu quase um milhão de automóveis. A unidade ocupa uma área de 1,7 milhão de m2 (168.000 construídos) e tem capacidade para produzir 11.550 carros por mês.

Atualmente, emprega 3.166 pessoas, sendo 10% mulheres. A produção da Honda em Sumaré é composta pelos modelos Honda Civic, Honda Fit e Honda City. A unidade possui processo produtivo completo, campo de provas e centro de treinamento, do qual falaremos adiante.

Nossa visita começou pelo setor de injeção de plásticos. É ali que são produzidas todas as partes plásticas do acabamento ou de outras peças dos modelos da Honda. Painel, tampas, suportes, entre outros, são feitos nesta unidade. Polímeros chegam e são injetados em enormes fornos que moldam todo tipo de peça plástica.

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Depois conhecemos o setor de fundição e usinagem, onde são feitos os blocos e cabeçotes dos motores VTEC. A Honda recebe o alumínio líquido, que então é injetado em fornos para serem moldados conforme o tipo de peça. A usinagem retira as rebarbas e prepara as peças para montagem.

Outra parte fundamental da fábrica de automóveis da Honda em Sumaré é o setor de pintura, onde peças plásticas ou metálicas são pintadas com a ajuda de robôs. O moderno processo de pintura garante maior qualidade e durabilidade para os componentes do veículo. No setor de recebimento de componentes, observamos o desembarque de várias peças destinadas a linha de montagem. Atualmente, a Honda garante que 20% do total de peças de um veículo são importadas.

Todo o processo produtivo possui etapas de controle de qualidade, onde funcionários especializados observam quaisquer irregularidades nos componentes ou no veículo em si. Pintura, usinagem, montagem, enfim, em todas as etapas, a qualidade é sempre averiguada. Peças irregulares voltam para correção.

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A linha de montagem é a parte mais conhecida e divulgada na mídia, pois é onde surge de fato o veículo. Na Honda Sumaré existe apenas uma linha de montagem, que vai desde a soldagem das peças até a vedação das borrachas do veículo. Na parte de soldagem, funcionários habilidosos começam o processo de criação de componentes para a plataforma do veículo. Após isso, as peças são unidas através de um processo de soldagem automática, feita somente por robôs. É aí que surge a base do veículo.

Depois as laterais e outras partes são unidas em um processo com várias etapas, inclusive com mais soldas feitas de forma manual, até que a carroceria inteira esteja pronta. Nessa fase, as portas são fixadas ao conjunto. Destacamos a rapidez e a precisão com que os soldadores fixam as muitas partes do veículo.

Depois do processo de pintura, a carroceria vai para a linha de montagem dos demais componentes, onde inicialmente as portas são retiradas e acabadas. Só então, elas retornarão ao veículo já praticamente pronto. O conjunto motor/transmissão/suspensão dianteira é montado muito rapidamente, bem como a suspensão traseira. Nesta linha de montagem, a Honda consegue produzir os três modelos sem necessidade de adaptações que paralisem a produção.

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Apenas alguns equipamentos são trocados, mas estes ficam ao longo da linha. Com isso, após turnos de 240 ou 360 unidades, sendo 60 de cada versão, um novo modelo surgirá na linha de montagem. Durante a visita, acompanhamos praticamente todo o processo produtivo do Novo Civic, sendo que apenas no final da visita pudemos acompanhar o início da montagem do New Fit.

No final da linha, depois de montados todos os itens do modelo e versão, o carro vai para a inspeção de qualidade e após isso, para o teste de vedação das borrachas. Novamente aprovado, o veículo parte imediatamente para o campo de provas. Igualmente aceito, o veículo parte para o embarque nas carretas rumo às concessionárias. Os que serão exportados utilizam protetores de rodas feitos de garrafas pet. Todo o processo de produção de um veículo precisa de 15 horas. Atualmente, a fábrica funciona em dois turnos.

Impressiona bastante a limpeza das instalações da fábrica. Apesar de certas áreas serem mais perigosas, fomos guiados com muita segurança, mesmo em meio ao grande trânsito de veículos de transporte interno e diante das grandes fagulhas de solda que de vez em quando voam para fora da linha.

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A fábrica da Honda não é lugar de lazer ou de turismo, mas de produção. No entanto, várias áreas são destinadas ao descanso para os funcionários dentro e fora das instalações. Sempre enfeitadas com plantas, bebedouros e bancos. Ouvimos até música ambiente em certos momentos dentro da linha de produção em funcionamento.

Além do processo produtivo da Honda em Sumaré, conhecemos também seu centro de treinamento de funcionários das concessionárias. Ali são ministrados cursos não só para mecânicos e técnicos, mas também para o pessoal do atendimento do pós-venda.

Além disso, tanto mecânicos de automóveis quanto de motocicletas podem realizar sua especialização em produtos da Honda neste local. Existe outro centro semelhante em Recife, além de um terceiro que está sendo construído em Manaus. A Honda ainda possui dois centros de treinamento móvel.

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Técnicos são treinados para que o pós-venda seja o mais eficiente possível. Da reparação de sistemas elétricos até a correção do chassi de um veículo, praticamente toda a reparação é feita em concessionária, incluindo ainda pintura e funilaria.

O centro é bastante amplo e pode a cada semana, ter 180 técnicos em treinamento de reparação ou atendimento. Cada aluno se capacita mediante seu próprio nível de aprendizagem, não sendo necessário um tempo determinado para sua formação. Com isso, cada aluno determinará o momento em que será avaliado pelos supervisores.

A visita à fábrica da Honda foi muito interessante e prazerosa. As etapas de montagem, os processos envolvidos, o maquinário necessário para sua execução, enfim, um conjunto de atividades extremamente sincronizadas, e que no final vai se transformar no objeto de desejo do consumidor, o automóvel.

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Falando nele, na recepção da fábrica está em exposição o primeiro Honda feito no Brasil, um Civic 1997. Além dele, um bloco de motor utilizado na Fórmula 1. A Honda pretende construir um espaço para restauração de alguns modelos para deixá-los em exposição.

Agradecimentos aos muitos colaboradores da Honda, que deixaram suas atividades para nos guiar pelos longos corredores das instalações em Sumaré, sempre atendendo de forma cordial nossas perguntas e solicitações.

Galeria de fotos da visita à fábrica da Honda em Sumaré/SP:

Evento a convite da Honda.

[Fotos: Honda – É proibido fotos particulares dentro das instalações]



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