Crossovers Mercado SUVs

HR-V permanece liderando segmento de utilitários esportivos

honda-hr-v-ex-avaliação-NA-10

No segmento de utilitários esportivos, o HR-V permanece na primeira posição em junho, enquanto o Renegade continua na vice-liderança. O Duster mostra bom desempenho nas vendas diante do EcoSport.

Em quinto, o veterano Tucson aproveita a oportunidade para vender bem, enquanto o SW4 tenta provar que preço não faz muita diferença neste segmento, emplacando quase mil unidades. Mesmo importado, o Tracker se mostra bem diante dos nacionais.

O X1 lidera entre os SUV de luxo, abrindo uma distância grande para o rival Q3. ASX e Sportage rodaram juntos em junho, tendo diferença de apenas uma unidade. Já o XC60 manteve-se à frente do X60 por pouco.

Confira os 20 utilitários esportivos mais vendidos em junho de 2016:

1) HR-V – 5.224 unidades
2) Renegade – 4.040
3) Duster – 2.592
4) EcoSport – 2.148
5) Tucson – 1.458
6) Hilux SW4 – 955
7) Ix35 – 937
8) 2008 – 895
9) Tracker – 879
10) X1 – 424
11) Outlander – 394
12) ASX – 356
13) Sportage – 355
14) Q3 – 351
15) GLA – 322
16) Discovery – 301
17) Pajero – 281
18) XC60 – 181
19) X60 – 177
20) Evoque – 165

[Fonte: Renavam]





  • Fábio Henrique

    A Sw4 é um dos maiores fenomeos de venda do brasil, considerando seu preco. Inclusive ja vendia bem assim antes mesmo de ganhar esse visual arrojado.

    • Pacheco

      Ela vende muito PJ e Governo.
      A versão especifica a Diesel da Blazer que começou a roubar um pouco esses clientes.

    • Tosoobservando

      O Corolla tambem! A Toyota so cagou mesmo no Fetios, mas ja poderia ser lider se quisesse.

      • carnero

        Concordo!

  • cepereira2006

    Vi muita GLA novinha rodando na minha cidade este mês.

    • Rodrigo

      Esse é um sonho para daqui uns 5 anos… pegar uma 2016 em 2021! Hehehe

      • Poperon

        Como diriam os caras do “Amigos por Carros”, os famosos “restos de rico” kkk

        • invalid_pilot

          Esses caras são muito babacas… fato !
          Típico brasileiro emergente ou novo rico que fala groselha na internet

          • Daniel

            Esses dias apareceu um X1 2012 ou 2011 na oficina do ADG… pra trocar amortecedor dianteiros, filtros, polia e um retentor… 10mil reais! (revisãozinha basica dos 50mil km), ah, tinha um runflat furado tbm (que não entrou na conta… pode colocar mais 2 milão do parzinho!)
            Sabe o que o cara vai fazer? só trocar o oleo e filtro e “passar a bomba pra frente”… ou seja, vai algum “ixxxperto” comprar uma X1 bonitona e vai gastar logo de cara uns 10mil em manutenção basica.

            • invalid_pilot

              Mas isso é cultural do brasileiro, pode ser X1 ou Uno 1.0, brasileiro não gosta de manutenção e não pesquisa antes de comprar as coisas, depois não cabe no bolso e passa a bomba pra frente.

              Agora dizer que BMW é ruim por conta de dono relapso é um caso diferente.

              E sim acho os caras do APC babacas até o último!

              • Daniel

                não conheço esses tal de APC… mas que carros “de luxo” usado são “resto de rico”, isso não dá pra negar.

                Não estou dizendo que os carros são ruins, mas apenas confirmando a descrição: “carro que rico não quer mais, e que pobre não tem dinheiro pra manter”.

                Manter uma BMW, Mercedes e cia nos primeiros 3 anos é bem salgado… depois disso, fica mais salgado e apimentado ainda! Até por isso que lá fora, esses carros (e olha que lá as peças são bem mais baratas) perdem valor muito rapido. Aqui no Brasil ainda custam caro por conta do status.

                Um carro que eu fiquei bastante tentado é o Volvo V40 0km… tem por 99,9mil, preço de carro médio nacional. E isso com motor 1.5 Turbo potente e economico e já recheado de equipamentos. Mas tem que ter em mente que a manutenção vai ser bem salgadinha… mais que a do meu Citroen… Mas que a tentação é forte, isso é! hahaha As vezes fico torcendo pra dar uma loucura e ir lá e comprar! hahaha

                • Deadlock

                  Também pesquisei o V40 de 100k, mas vi que não é pra mim, pelo custo elevado da manutenção..

            • Marcelo Henrique

              Tá “tranquilo” essa manutenção da X1 perto de uma AMG que chegou no meu mecânico para dar uma geral na suspensão: R$ 40.000,00

              • Daniel

                dai é vendida como pechincha pro primeiro desavisado… hahaa

                • Rubem

                  e com a alegria pelo ex proprietário..kkkk

  • Rodrigo

    Não há surpresas, pois HRV e Renegade realmente se destacam dos demais.
    X1 liderando no quesito luxo também é óbvio, o carro é demais.
    Vi um X1 2011 à venda em Salvador por 60 mil. Quase peguei… um dia, quem sabe!

    • Vitão

      Saiu a umas semanas atrás no Canal High Torque a manutenção de um X1… Realmente o valor das peças é de matar… Não é pra qq um…

      • pedro rt

        eu vi, assisto sempre e faria a msm coisa prefiro vender o carro do q consertar pagando uma fortuna… pegaria uma sw4 ou um CR-V

        • Deadlock

          Fuja de alemães, é fria, sempre…

      • Pacheco

        A X1 é cara demais de manter. O problema é o Status que ela causa. Chegar de X1 de 60 mil, é muito mais presença que chegar de Cruze de 100 mil.

        • Cão Preto

          BMW de 60 mil?
          Presença…

          presença marcada na oficina, todo mês…
          kkkk

          • Pacheco

            Sim, oficina vai ter mesmo. Mas ela é quase identica a uma 0km. Vc marca presença quando ela estiver rodando.

  • Supernescau

    XC60 vendeu mais que X60.

  • animefriendsSP

    HRV e SW4

  • EuMeSmObYmYsElF

    SW4 mostrando que crise é só da classé média pra baixo…

  • Tosca16

    Estava torcendo pro Kicks ser o novo líder mas com a chegada em breve do Kwid não terá pra ninguém (ironia).

    • Poperon

      Realmente, até prq pelo nível de segurança que o Kwid apresenta, não terá nada pra ninguém mesmo… pedaço nenhum pra contar história =|

      • Tosca16

        Rapaz um SUV por menos de 50 pilas, e Renault não é nenhuma marca chinesa que o pessoal desteta não; és o novo líder da categoria e quem sabe líder no geral, nunca duvide da força do nome “SUV” no mercado .

      • Tosca16

        Sinceramente, tá aí o novo líder em vendas da categoria e quiça no geral; “Renault lança seu novo SUV, o Kwid, com o moderníssimo motor 1.0 e preço acessível” já leio até as reportagens bem pagas kkkkkkk.

        • Franco da Silva

          Quero ver a Renault gastar bancando um crash, como a VW fez com o up!, não se fazendo de desinteressada como a Fiat fez com o Mobi.
          Se vão colocar 7 AB no carrinho, tem que testar pra valer a pena.

        • pedro rt

          se ele fosse maior e nao 1.0 compraria um kwid

    • pedro rt

      o kwid nao passa de um mini stepway… ja o kicks de fato sera o novo lider de vendas entre os crossovers segundo a nissan o preço sera matador diante da concorrencia

      • Tosoobservando

        Serio? Tenho duvidas disso.

      • Deadlock

        Renegade, em algumas versões, tem preço “matador”, mas a HR-V reina absoluta.

    • Deadlock

      Kwid não tem nada a ver com Kicks, aliás o Kwid pode vender bem mais que o Kicks, porque este está concorrendo, com um motor manco, com pesos pesados, diga-se Renegade e, principalmente, a HR-V., que tem mais motor e CVT melhor, coisa que, para quem tem dinheiro, conta. O Kwid, se vier na opção SUV de verdade, tem tudo para ser um sucesso, pois não terá concorrentes.

    • carnero

      Você tem que falar da Chery Tosca16 !
      Agora caiu no meu conceito rapaz… kkkkk

      • Tosca16

        oxe kkkkkkkkkkk.

  • CharlesAle

    A Tracker, até por ser um Chevrolet, não acho que está tão bem assim como afirma o texto..Mas com a provável nacionalização, quem sabe…….

    • pedro rt

      nessa geracao o tracker nao sera nacional. a nova geracao so chega em 2018

  • Raimundo A.

    As vendas do Discovery são somadas ao modelo 4 e o Sport pelo visto. Todavia, o Sport tenho visto bastante enquanto o Evoque com face-lift só vi até agora quatro unidades. Me agrada mais o Sport ao Evoque.

  • Ailton

    E a trailblazer?

    • pedro rt

      como sempre la em baixo nas vendas… vende ate menos q a finada captiva q ja saiu de linha ha meses

      • Ailton

        A captiva ainda é vendida e tem excelente custo benefício.

  • Ricardo

    HRV está mais para o segmento dos pseudo-utilitários esportivos, junto com 2008, eco, etc

  • Ricardo

    SW4 tomou uma lavada da Trailblazer em consumo, desempenho, equipamentos e preço no último teste da qr. Vamos ver como vai se comportar o mercado daqui pra frente.

    • pedro rt

      a trailblazer sempre com pessimas vendas apesar de ser um excelente carro, merecia vender muito mais

  • Franco da Silva

    SW4… Tem muito agroboy nesse país!

    • Pacheco

      Ela vende muito para Policia e também é bem aceita no interior e área rural. Sem falar que tem a fama de inquebravel.

  • pedro rt

    a ford idiota como sempre… atrasando sempre reestilizacoes, mais tecnologia, novos motores… oq era pra acontecer em 2016 agora e so em 2017 com a nova ecosport…

    • Pacheco

      Ela deixou a concorrencia crescer e agora se tornou um carro abandonado pelo consumidor.

  • Anderson Trajano

    Esses dias fui conhecer mais de perto esses SUV’s. Não andei em nenhum, mas entrei e cotei preço de todos. Meu alvo era as versões intermediárias com câmbio manual.

    HRV EX CVT: 93k (essa versão não vem com câmbio manual)
    RenegadeSport: 74k
    Duster Dynamique: 72k
    Ecosport Freestyle: 69k (taxa zero)

    Dessa turma, os 2 primeiros são os mais caros, possuem as piores taxas de financiamento e deram a pior avaliação no meu usado. Portanto “no meu caso” tiveram a pior relação custo x benefício. A Eco, apesar das suas limitações de motor, acabamento e pós vendas da Ford, tem o melhor preço, taxa zero e melhor avaliação do usado, porém, mesmo oferecendo quase tudo que os outros rivais oferecem, curiosamente é a que menos vende. Sinal que o fator “novidade” ainda pesa na compra de um SUV.

    Ainda não cotei a Tucson, pois estou tomando coragem, por conta do consumo.

    • Alexandre

      Não olhou o Peugeot 2008? Apesar da alta desvalorização é uma boa opção. Com o motor thp fica muito acima dos concorrentes se você gosta de performance.

      • Anderson Trajano

        Alexandre, até cheguei a olhar, mas não sentei na mesa para ver com calma ainda. Deixamos ambos da PSA (2008 e Aicross) por último, e ainda não tivemos tempo para ver.

        O que me chamou a atenção, é que o 2008 possui uma pegada completamente diferente dos demais. Ele é mais baixo e possui um tom mais “esportivo” que os demais. Lembra muito uma Wagon.

        Valeu pela dica.

        • Ele é um Station Wagon Crossover que se passa de SUV Crossover. Equivale-se ao SpaceCross.

  • Tosoobservando

    Sera que o Tucson é a nova Kombi?

  • fbl

    Olha o Hilux SW4 porrando o mimimi dos haters mais uma vez na vida. Um baita carro. Caro, porem um trator pra durar bem mais do que a maioria dessa lista. Por isso vende e revende bem.

  • CanalhaRS

    Para uso urbano, acho que o HR-V ainda é o “suvinho” a ser batido. O preço inflacionado prejudica o CxB, mas ainda é a melhor proposta.

  • Hugo Henrique Silva Lange

    gente, cade a Oroch?

    • Jurandir Filho

      Picape, olhe no outro post

      • Hugo Henrique Silva Lange

        reformulando.. “gente cade a Oroch, sendo q ate a Toro aparece ai…” não vende coitada.

  • Pedro Evandro Montini

    Me surpreendi com as vendas do 2008!