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Hyundai Caoa: vendas do HB20 têm alta de 15,3% em 2016

Hyundai HB20X 2015

Além da Hyundai Motor Brasil (divisão brasileira da marca sul-coreana), a importadora Caoa também comercializa a linha HB20 no mercado nacional. No primeiro quadrimestre, as vendas dos modelos compactos tiveram alta de 15,3% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado nas 30 concessionárias do Grupo Caoa dedicadas exclusivamente a comercializar os três automóveis.

De janeiro a abril, as lojas da HMB Caoa somaram 9,8 mil unidades emplacadas, o que representa 19% dos 52,2 mil exemplares do HB20, HB20X e HB20S vendidos no mercado brasileiro no período. A média foi de 326 carros por loja da Caoa, 81/mês, enquanto nas revendas da HMB esses números foram de 288 unidades e 72/mês.

As boas vendas da linha HB20, de acordo com a Caoa, tem como motivo os investimentos em propaganda, força de vendas da equipe e qualidade da linha de compactos.

Por outro lado, das 102 concessionárias responsáveis pela venda de modelos importados, além do Tucson e do ix35 feitos em Anápolis (GO), foram 8,5 mil modelos vendidos de janeiro e abril, o que representa uma expressiva queda de 33,7% em relação aos mesmos meses do ano passado. Segundo a empresa, a alta do dólar foi o grande responsável pela retração nas vendas.





  • DUDU_Teixeira

    Assim como outros modelos de outras marcas, caro mas vende muito.

    • Pacheco

      Foram anos de desenvolvimento desse carro. Os Coreanos foram nas editoras pedir todas as informações sobre a concorrencia, testaram o carro durante anos, fizeram inumeras pesquisas de mercado e clinica. O carro veio do jeito que o consumidor gosta. Atualmente é um sucesso em virtude de oferecer exatamente aquilo que procuram e pagam.

      • DUDU_Teixeira

        Discordo um pouco de oferecer exatamente aquilo que procuram e pagam.

        • Pacheco

          O carro atende bem o cliente… pode ver que é um sucesso de venda.
          Ao consumidor leigo que compra e se sente feliz num carro caro desse, é exatamente aquilo que ele gosta.

          • DUDU_Teixeira

            Leigo ai tudo bem.

            • Pacheco

              Somos uma pequena parcela de consumidores amigo… minima pra dizer na real. A grande maioria é leiga e compra carro por central multimidia, roda bonita, cara de mau e popularidade na rua…
              Tem gente q não sabe nem para que serve alguns itens no carro.

              • Daniel

                Pacheco,
                Parabéns pelo comentário.
                Você resumiu aqui tudo o que penso sobre essas discussões que vejo no site.

                • Pacheco

                  Obg Daniel.

              • Edson Fernandes

                Ainda que aqui no NA existam uma grande parcela de leigos escrevendo tbm…rs

                • Pacheco

                  Boa Edson… kkkkk

              • T1000

                não é o caso de quem compra hb20, que observa a mecanica atualizada, o conforto e silencio a rodar, ótimo custo beneficio das revisoes, valorizado na revenda, garantia de 6 anos e um belo design.
                Leigo compra fiat e gm com mecânica arcaica e ford powershift que só da problema.

                • Pacheco

                  Puxa amigo, então o povo da ZL é ET mesmo.
                  Meu vizinho tem um HB20 e achava que o motor era 4 cilindros.

                  • Fernando

                    Nem todo mundo que compra um carro é obrigado a ser um especialista no meio para saber minuciosamente cada detalhe de um automóvel.

                    Para um consumidor padrão comum fazer test drive, sentir o carro em movimento e ter garantia é o suficiente para poder escolher entre carro A ou carro B.

                    Pra esse tipo de pessoa ter um carro turbo, aspirado ou o que for é o que menos importa. Importa ele fazer o test drive e gostar do carro.

                    • Pacheco

                      É exatamente isso que eu falei em outro topico. Não sabe nada do carro. A Hyundai acertou nesse tipo de consumidor.
                      Ele é a grande maioria, acredito que mais de 80% dos compradores.

            • Renato Duarte

              leigo nada,, o carro tem credibilidade, atende bem as necessidades e é bem acertado,, e é justamente bom de vendas por que 90% dos consumidores do HB20 fizeram pesquisa de mercado antes de comprá-lo. Agora se o seu raciocínio for pelo fato de o HB20 não ser um carro de luxo e não ter tamanho de Sonata, aí eu não posso fazer nada, pois aqui no brasil carro pequeno vai ser sim carro de volume e é um caminho sem volta, meu caro. Quer queira ou não.

              • DUDU_Teixeira

                Vc deduziu demais. Sabe nem o contexto do q eu me referi.
                O carro é aceitavel. Temos tantos carros mais ou menos q um pokinho o carro vira sucesso. A hyundai fez bem o dever dela com um mercado nojento como esse…. Esse merito é inegavel.

                Meu argumento é que mesmo bem acertado mecanicamente o hb20 carece de muita coisa custando mais que carros mais bem equipados.

                Posso fazer nada se as pessoas se contentam com tão pouco achando que estão arrasando.

                • Ainda que deixe a dever em alguns itens presentes nos carros da Ford e algumas opções de topo da VW, o HB20 é um carro muito bem acertado.
                  Afins de comparativo, eu tenho um Renault Fluence e um HB20S, e o meu preferido é sem dúvidas o HB20S, que sinto melhor acertado que o médio nobre da Renault, me dando maior prazer ao dirigir (e o Fluence é bom nisso). Há poucos dias atrás fiz uma bate e volta POA X RIO com o Fluence, afinal no dia-a-dia dirijo mais o HB20S, e tive a certeza que o coreano brasileiro me agrada muito mais em termos gerais e me deixa mais feliz ao dirigir que o nipo-franco-coreano-argentino.

                  • DUDU_Teixeira

                    Cada um com sua opinião e respeito a sua.

      • carroair33

        Nao foi tudo isso nao,o hb20 ja é herança do i20 se realmente fosse o que o Brasileiro gosta ,o espaço no banco traseiro seria maior e nao aquele aperto todo,o hb20 foi um projeto para “derrubar o Gol” mas nada,aqui p pessoal se ilude muito facil e por pouca coisa

        • Pacheco

          Ele usa a base do i20, mas o carro é sim pensando para o Brasileiro.
          E o espaço atras faz tanta falta que o ele compete diretamente pela liderança de mercado.

          O carro foi todo adaptado e preparado para liderar o segmento aqui. Acredito que mais uns 2 anos e será o novo lider.

          • carroair33

            Pacheco nao se iluda o hb20 vende bem apenas por ser um “rostinho bonito” nao tem uma mecanica expcional (o EA 211 da VW da um show de modernidade),tem um rede de css que deixa muito a desejar principalmente essa CAOA que uma erva daninha,agora ja começou apareçer os problemas de mecanica ,depois de 3 anos os sinais da idade sao implacaveis,se nao tiver qualidade vai lotar as oficinas mecanicas

            • Pacheco

              Eu não me iludo não amigo. Acho que o carro deveria ter muito mais pelo que custa. Sinto a falta do ESP, Borboletas no volante, rodas aro 16, teto solar, etc.

              O motor 1.0 3 cilindros é melhor que os 4 cilindros da concorrência e o turbo tbm se iguala aos novos atuais. O 1.6 eu acho um bom motor, mas sei que precisa ser atualizado.

              O que eu quero dizer é que o carro soube ser bom naquilo que o consumidor leigo adora e conquistou o mercado.
              Mesmo com poucas concessionarias e um atendimento nada especial ele conseguiu chegar a briga dos lideres. Isso é um feito e tanto.

              Muita empresa grande não consegue isso. A Hyundai soube atender o que vende.
              Nós, publico que acessa site e fala de carro, sabe que tem muito a melhorar, mas somos uma minima parte dos consumidores. E mesmo assim tem inúmeros proprietários de HB20 aqui.

              • carroair33

                Sim a Hyundai conseguiu em pouco tempo chegar na liderança com um carro mediano (apenas “um rostinho bonito”) fato esse que a TOYOTA com o ETIOS (muito mais carro de qualidade) nao conseguiu,mas convenhamos num pais de tolos onde nem sabemos escolher Presidente isso nao significa muita coisa!

                • Pacheco

                  Pronto, vc resumiu perfeitamente tudo o que eu falei.

                  Temos o Etios que mecanicamente é melhor, porem não vende por que não tem uma carinha bacana para ostentar na porta da faculdade.

                  O Etios pode ser comparado a aquela menina desajeitada do canto da sala, mas que no sapeca aiai ela esculhamba o peão… kkkkkk

                  • carroair33

                    è bem por ai!! srsrsrr

                  • Só que o Etios, mesmo recentemente atualizado, está bem longe de ser mecanicamente superior ou melhor que o HB20. É bom sim, e até mais econômico, mas é economizado em tudo, mecânica com muitas peças a menos, câmbio AT4, espartano e etc… mesmo na sua terceira versão, o Etios continua sendo único e simplesmente racional, onde se compra o mesmo sem qualquer apelo emocional, sendo um carro apenas bom ou aceitável em quase tudo, ótimo apenas na economia de combustível e péssimo em aparência, ou seja, um carro nada mais que bom, sem qualquer aspiração de “ótimo”.

                    • Pacheco

                      O Etios é feio… mas o motor dele anda muito bem e tem economia. E duvido que o Etios tenha problema de revenda e manutenção.

                      Por mais que o HB20 é muito mais sucesso na revenda e não ouvi falar de problemas em manutenção.

                    • O Etios que tem dificuldade de revenda é só o do lançamento, pois os demais já são mais aceitáveis, todavia, não tem o giro de um HB20.

                    • Pacheco

                      O HB20 usado vale mais que muito carro novo por ai. A Hyundai acertou nele… mas pelo que venho consultando o mercado de usados, o Etios tbm tem uma revenda muito boa.

        • Se carro espaçoso fosse o que o consumidor de carro compacto gostasse, Celer, Punto e Sandero seriam os líderes. HB20 não difere da média de espaço da concorrência entre os compactos, não sendo dos menos espaçosos, tendo mais espaço que um Fiesta, por exemplo.

      • TSI

        Concordo. tanto o Hb20 como u UP são os dois melhores populares do momento. Não existe concorrência!!

  • Fernando Rodrigues

    Não entro na questão se é um carro bom ou ruim mas definitivamente ele que caiu nas graças do público. Acho que agora foi a VW que levou um exemplar dele para estudar o porque vende tanto.

    • Jackson A

      A VW sem duvida sabe o pq dele vender tanto, apenas não se interessa em fazer algo parecido, pq seria como “admitir derrota”.

      • Pacheco

        Ela já está fazendo amigo… olha a mudança que deu no Gol e o investimento em tecnologia e marketing.

  • Lucas086

    Já vi que tenho algum problema, das vezes que fui na concessionária, sempre fui tratado com desdém, vendedores que mal explicavam sobre o carro, preços inegociáveis, uma falta de vontade tremenda em vender, e olha que não sou o único caso, sem contar carros com ágio. Mas que bom para a Hyundai conseguir esse êxito em períodos de crise.

    • LLace. Saudi Arabia power

      Relaxa, li em um outro forúm que um rapaz foi na concessionaria dar uma olhada, só que os vendedores foram meio rude com ele. Ele disse ainda que era uma concessionaria que vendia só HB20.. Então relaxa que você não está sozinho nessa, rs’

    • Portuga Goleta

      Aqui na minha região foi a que atendeu melhor junto da GM, porém não tem negociação nos valores, você paga aquilo que está na tabela. Pelo menos era o preço que está no site, ao contrário da GM que você coloca o pé pra dentro dela eles já jogam 3 mil de “desconto” no Onix sem ao menos saber o que você quer haha

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Eu sou um que deixou de comprar um 1.6 pelo atendimento. No fim de 2014 estava entre o 208/ New FIesta/ Hb20. Pelo que podia pagar , 40-45mil, eram as melhores opções.
      Cheguei na Caoa aqui e o hb20 estava 46900, falei que queria negociar, pagamento a vista, a Vendedora só me olhou com cara de c# e falou: – Não tem desconto nem a vista nem em qualquer parcelamento, se não quer pagar tem quem pague.

      Levantei e comprei um NF 1.5 S, que mesmo sem roda de liga e afins me atende perfeitamente pelo motor, estabilidade e dinâmica veicular, dirigindo hb20 outras vezes vejo que perdi um pouco de motor mas ganhei no que acho importante (prazer ao volante) e o melhor foi que paguei 41500 já com toda a documentação de ipva, emplacamento e afins incluídos.

      • Lucas086

        Minha irmã comprou um prisma 1.4, sabendo que vai mudar, mais barato que o hb20s 1.0, melhores condições e escutamos a mesma coisa: o preço é esse, se não quer, tem quem queira.

        • Edson Fernandes

          Mas na boa… entre um Prisma 1.4 e um HB20S 1.0 eu iria sem pensar no Prisma. Podem dizer do motor e blablabla.. ainda assim anda mais, é espaçoso , mais confortavel e ela não perdeu nada perante o HB20S 1.0.

          • Lucas086

            Eu mesmo um crítico ferrenho da linha onix/prisma, estou impressionado. Bancos confortáveis, espaço bom, silêncio a bordo (para categoria do carro), motor anda bem e está econômico, por volta de 10km/l em cidade e travado, ar gela bem. Vou dizer o que não gostei: painel simples, não tem computador de bordo, acabamento das portas e os puxadores das mesmas, ficam muito abaixo, incomoda e poderia ter vidros elétricos traseiros mesmo opcionais, já que ela pegou um LT.

            • Edson Fernandes

              Infelizmente a Chevrolet para “dividir versões” acha um “luxo” ter um computador de bordo. Coisa que a Fiat já pratica no Palio Fire bem mais em conta…

              Infelizmente só na LTZ para te-lo.

              Isso é verdade e te digo, vendem a um preço absurdo como acessório de concessionaria.

      • Ailton

        Rapaz se tomo uma resposta sem educação dessa, acho que na hora mando ela enfiar o carro na roseta dela.

        • Louis

          Eu levantaria da mesa e tentaria negociar com outro vendedor da mesma loja, vai que o problema é da pessoa. Imagina a humilhação se outro vendedor consegue negócio…

      • Thiago C

        Um dia ela vai ter o que merece. Típica vendedora incompetente que se encosta no sucesso do produto e não faz seu trabalho direito. É a primeira que reclama da crise e da situação “difícil” quando o jogo vira e fica sem dinheiro pra comer. Vendedor tem que atender bem, sempre. Não quer sorrir para o cliente? Va fazer outra coisa da vida.

      • Carlos Jr

        Ai que tá o problema, esse “outro” perpetua essa situação mediocre. Tenho lá minhas dúvidas que a alardeada “crise” tenha ajustado esse cenário hoje.

    • Vitão

      Creio que isso ocorre em qualquer concessionária e de qualquer marca, vai depender de sua sorte. Pois para mim não importando a marca, em uma fui bem atendido e em outra nem fizeram questão de olhar que eu existia.

      Tudo questão de sorte…

    • Stroka

      Isso ocorre em qualquer concessionária, a realidade é que parece que você está fazendo um favor pra eles ao comprar um carro.
      Mas registre reclamação na ouvidoria, faça isso assim como eu pra ver se melhoram isso aos poucos!

      • Lucas086

        A idéia da ouvidoria é boa mesmo, as pessoas deviam fazer isso, pq a “crista” dessa concessionária está muito alta.

    • Guilherme Batista

      Fui semana passada ajudar uma amiga a trocar o carro dela e foi a mesma coisa. Fomos em 4 CSS Hyundai diferentes(Ela realmente queria o carro) e em nenhuma deu desconto e explicou sobre o carro. Somente em uma ofereceu test drive. E olha que ela iria dar 80% de entrada.
      Convenci ela a ir na Ford, chegando lá, de cara deram um desconto pra ela e ela levou o intermediário pelo preço do de entrada e o resto seria financiado a taxa 0. Ainda por cima ela levou isulfilm e IPVA, além de um descontão no emplacamento. Por fim ela fez o test drive adorou o carro, principalmente pela direção elétrica. Obviamente, ela levou o carro.

      • Lucas086

        Minha irmã tambem queria muito o hb20s, mas o concessionária daqui não quis vender, comprou um prisma 1.4, mais barato que o hb20s 1.0, ainda ganhamos ipva, e sem conta que o prisma vem sensor de estacionamento, coisa que o hb20s não vem. E esta satisfeita.

      • Mas essa questão de desconto é relativa. Não vejo como obrigação ter que dar desconto. Até porque a empresa divulga um preço porque esse é teoricamente o preço, não faz sentido divulgar o valor e esse não ser o preço. É como um restaurante anunciar o almoço a 25 reais aí você chega lá e é 23 , algo até sem nexo na minha opinião. No meu ponto de vista desconto só tem a ver com o ego do comprador e tudo ficaria mais prático quando o preço correto é anunciado, sem ser maior nem menor. Quanto ao test drive concordo. Opinião pessoal.

        • Edson Fernandes

          O problema é que o mercado de automoveis trata dessa forma. O cara anuncia por R$45000 e vende por R$38000. E outra… nem que fosse R$1000 a menos, já seria algo para fazer pelo comprador.

          Se o cara está afim daquele modelo apenas tirar um pouco faz ele comprar.

        • Guilherme Batista

          Relativa nada, em todo lugar no mundo se negocia. Estamos falando de mais de 40 mil reais em uma época de crise e de vendas baixas, não de 23.
          Se o cara não da desconto pra quem da 80% de entrada, ele vai perder venda, só paga preço cheio quem tem preguiça de negociar.
          Por mim pode-se negociar no restaurante também, eu mesmo negociei com a dona do restaurante que eu almoço. Ela me da 20% de desconto todo dia . Da cerca de 5 reais a menos por dia que em um ano vira 1200 reais.

          • Vendas baixas para quem? HMB, Honda e Toyota afrontam a lógica do mercado, vendendo tudo o que produzem e por isso nem se preocupam em baixar preços.

            Concessionária negocia preços somente quando se tem margem para tal, grande estoque e apoio da fabricante para este perfil de negociação, que não é o que a Hyundai quer para sua marca, até para manter o modelo entre os mais valorizados do Brasil, desde a venda até a revenda. Não acho errado isso. Como possibilidade de agradar e viabilizar a venda, a Hyundai dispõe de opções para viabilizar a venda, como subsidio de emplacamento e documentação, desconto em acessórios e cortesia de tapetes e película para vidros, como também rotineiramente política de taxa zero mediante entrada. Sua produção é estrangulada, e por isto, qualquer redução de preços e/ou ofertas poderiam lhe levar ao default, o que queimaria a marca, fazendo com que vários migrassem para a concorrência, para não ter que esperar o carro da marca. Atualmente ela cobra preço de tabela, sem negociação, mas tem o carro a disposição do comprador dentro do prazo combinado .

            Penso que cada marca tem um perfil. A Chevrolet, VW e a Ford, por exemplo, possuem grande capacidade fabril inferior a demanda, e pela alta capacidade, menor custo de produção. Devido a estrutura das mesmas, a produção segue acima das vendas mensais, o que gera amplo estoque, e para evitar acréscimo de custos, ambas reduzem a margem de lucro delas e das concessionárias no ato da venda, justamente para girar o estoque, e por isto possuem fácil negociação. Seus produtos não correm o risco de apresentarem falta nas concessionárias, devido a ociosidade fabril existente nas mesmas, e para amortizar as perdas da crise, o jeito é vender mais por menos que a tabela.

            • Guilherme Batista

              Que seja, pra mim a marca tem que se adequar ao mercado e o mercado brasileiro ta acostumado com isso.
              Eu não compraria jamais um carro pelo preço anunciado ainda mais sabendo que a margem de lucro é altíssima. Enquanto a população ficar pagando o preço que as marcas quiserem o preço nunca irá cair.
              Pra mim essa prática da Hyundai não é certa e não compactuo com isso, negocio tudo, paga quem quer, é minha forma de economizar e valorizar mais meu dinheito

              • Só que você cai no conto da falsa economia, vide Onix que tinha uma tabela com preço mais baixo, sofreu sucessivos aumentos contínuos, para que depois vendam com “descontos” de R$ 3.000 á R$ 5.000, chegando a um valor mais alto que o preço real e original do carro, se o mesmo tivesse apenas sofrido aumentos de preços com base na inflação, desde o seu lançamento, como acontece com o HB20.

                Lucro, todos temos que ter, e manter uma operação empresarial no Brasil, com todos os altos riscos e oscilações, demanda uma enorme margem de lucro para prevalência. Já vi lojas de vestuário irem a falência por trabalharem com margem de lucro de 100%, pois infelizmente a carga tributária para empresas são altíssimas, bem como os custos de manutenção da mesma, a volatilidade de preços das mercadorias e o alto custo de um colaborador “celetista” inviabilizam operações seguras e estáveis com lucro a menor. Veja que, mesmo com a margem de lucro alta, o lucro final das montadoras só se mantém quando as vendas estão em alta e o mercado estável, do contrário, já apresentam prejuízo ou zero a zero, como tem sido com as três grandes.

                Quem valoriza seu dinheiro, paga o preço justo, e não é ludibriado com falsas negociações e falsos descontos, achando que se deu bem.

                • Guilherme Batista

                  Que falsa economia cara?
                  É pura matemática, independente se a Chevrolet aumenta o preço pra depois da desconto, ainda sim é mais barato que pagar o preço de tabela, é economia de qualquer jeito, vai pagar 3 mil a menos de qualquer jeito. Se o carro vale isso ou não, é outra discussão.
                  Diferentemente da Hyundai que bota o preço alto e vende naquele preço mesmo sem dar desconto algum.

                  • É falsa, pois a GM elevou sua tabela astronomicamente justamente para dar o falso desconto, gerando a ilusão de economia. Na tabela, um Onix 1.4 LTZ AT cor sólida que é equivalente ao HB20 1.6 AT Comfort Style, custa R$ 58.390, enquanto o coreano custa na tabela, R$ 58.545, aí a pessoa vai a concessionária da GM, mostram o preço de tabela e dão desconto de R$ 3.000 á R$ 5.000 a depender da praça, aí o cara pensa que fez um grande negócio ante o Hyundai, só que tem um detalhe: o Onix conta com um obsoleto motor 1.4 e uma mecânica pra lá de defasada e por isto, não tem seria lógico e justo ele custar a mesma coisa que o HB20 equivalente, logo, foi vendido pelo seu preço real, compatível com a mecânica que possui, mas a Chevrolet fez o consumidor achar que levou vantagem e economizou algo.

                    Vamos a outro exemplo: Chevrolet Onix 1.4 LTZ Manual que começa em R$ 52.890, versus o equivalente coreano Hyundai HB20 1.0 Turbo Comfort Style Manual que começa em R$ 51.595… mas o GM tem R$ 3.000 de desconto nessa versão e sai por R$ 49.890, R$ 1.705 mais em conta que o Hyundai… “uau”! Só que entra novamente a história: a mecânica do 1.4 é obsoleta e defasada, enquanto o HB20 tem Turbo, e maior tecnologia em seu motor, que justificam a pequena diferença de preços. Outros detalhes importantes: HB20 tem custo de revisão menor, garantia maior e acabamento melhor. Então, qual é mais vantagem?

                    Vale negociar e achar que se deu bem? Nem sempre negociar é a melhor solução. O Onix não tem uma tabela justa e mesmo “dando” desconto, continua com um preço injusto e equivalente a tabela do HB20, logo, acaba que não ganhas nenhuma vantagem ao negociar a compra do Chevrolet, assim como acontece na VW e na Ford… ao final, todos estão o mesmo preço, custando um pouco mais ou um pouco menos, de acordo com o que oferecem, mesmo com os supostos descontos, com a diferença que, enquanto alguns inflam a tabela, pra dar desconto, outros cobram o (alto) valor real diretamente.

                    • Guilherme Batista

                      Meu deus do céu cara, desisto. Você ta confundido valor com preço, são coisas diferentes uma da outra. Não interessa qual modelo vale mais ou menos que outro, ou qual modelo é melhor que o outro. PREÇO não é VALOR. Não sou eu que dito o PREÇO de um produto, mas o vendedor. Se o vendedor quiser colocar uma Kombi com o preço de 100 mil reais, ele pode. E se eu pagar 80 mil eu tive desconto de 20 mil independente se vale ou não . Desconto é sobre PREÇO e não sobre VALOR, não interessa se existe N carros melhores por este PREÇO. Pra mim nenhum carro no Brasil VALE o PREÇO cobrado, por isso não compro nenhum sem antes negociar o PREÇO.

                      Deu pra entender a diferença?

        • alexandre

          Mais ou menos…..
          O preço sugerido pela montadora é um balizador de preço maximo. Qdo a cc compra com desconto, ela tem condições de repassar desconto para o comprador final.

      • Lucas086

        Pois é, são vários relatos, eu não sei como consegue vender tanto, ou a pessoa vai lá e aceita ser maltratado e compra, ou a pessoa só conhece esse carro e não pesquisou e vai lá e compra também. Pq hoje, qual a vantagem real do hb20? Design? Acabamento?

        • Edson Fernandes

          No passado tinha relato de algumas pessoas do NA dizendo isso: “Eu só preciso do vendedor para que ele solicite o carro que desejo, não preciso do vendedor porque sei mais do que ele”.

          Bem… esses com certeza devem comprar o carro desejado mas também não tem vendedor para negociar descontos… então devem ser esses que compram o carro no preço divulgado.

          • Eu mesmo sou assim… posso até negociar benefícios, mas não vejo necessidade de tentar levar o carro a preço abaixo da tabela, em especial quando não é política da marca, pois as tabelas sobem demasiadamente justamente devido ao consumidor que só pensa em levar vantagem e achar que pagou menos, quando na realidade, pagou bem acima do preço real do carro, chorando desconto. A Renault antes era justíssima no preço e não fazia promoções e/ou dava descontos sobre o preço de tabela, já hoje, sua tabela é inflada e se faz necessário ficar regateando para pagar o preço real de seus carros e ainda tentar ganhar alguma coisa. Infelizmente culturalmente o brasileiro só quer levar vantagem (ou achar que levou), mesmo quando não leva.

        • T1000

          mecânica atualizada, silencio interno, conforto, revisões justas e 6 anos de garantia. Abcs

          • Lucas086

            1-Vw, ford, peugeot e citroen tem mecânicas até mais modernas, e mais econômicas também.

            2-Como nunca andei em um hb20 rodado, não posso dar minha opinião.

            3-Conforto em que sentido? Pq a regulagem do banco do motorista é piada, os bancos também não gostei.

            4-Revisões justas? mesma coisa da toyota, paga mais caro pelo carro e as revisões um pouco mais barato que a concorrência, e ainda pensam que estão fazendo bom negócio.

            5-Acho que são 5 anos, não! ? Mas mesmo assim, ficar preso a uma concessionária com preço mais caros e serviço em alguns casos nem tão bons, prefiro até 3 anos mesmo de garantia.

            • Hyundai está em sintonia com a mecânica das mais modernas do mercado, acima da média e da líder. Em nível de confiabilidade, está acima da PSA e da Ford. Sobre conforto, é considerado um dos melhores players do segmento, rivalizando diretamente com os até então tidos “superiores”, Fiesta e 208, aliado a um design bem resolvido.

              O preço de tabela da Hyundai equivale ao preço de tabela da concorrência, todavia a concorrência faz oferta de descontos no ato da compra, e a Hyundai não, pois vende tudo o que produz, não estoque como margem de descontos. O justo custo de revisão e a ampla e extensa garantia de cinco ou seis anos (promoções de alongamento da mesma) balizam o bom valor de revenda e a confiabilidade na marca.

              O atendimento de concessionária HMB em geral é tão bem avaliado quanto o da Toyota, salvo raras exceções. Mais de 90% de seus clientes se sentem satisfeitos com a compra e mais de 70% que trocou seu HB20 em até dois anos o fez por outro HB20 ou outro Hyundai, o que comprova a confiança que os proprietários de veículos da marca possuem na fabricante e a satisfação com seus veículos.

              • Lucas086

                Está em sintonia usando direção hidráulica e tanquinho partida a frio? Sobre conforto é relativo, um sandero pode ser mais confortavel pode ter espaço maior, ou até um onix, que tem bancos bons. Sobre preço de tabela, paga quem quer, quem pensa que está fazendo bom negócio, paga. O mercado está para provar que a desvalorização do hb20 é na media do mercado. Um onix poe exemplo, já saiu materias que desvaloriza menos, mas enfim… sobre atendimento, aquele negócio, vai que dei azar, mas nas vezes que fui na concessionária, os vendedores pareciam vender Bmw, quer dizer, nem na Bmw fui tão mal tratado, mas eu enfim, devo ter cara de pobre. Kkkk

                • Tanquinho de partida a frio somente no 1.0. O 1.0 Turbo e o 1.6 do HB20 já contam com sistema de partida a frio Flex Start. Vale considerar que GM Onix, Fiat Palio, Fiat Uno e Renault Sandero ainda usam este sistema, e o Gol só deixou de utilizar há pouco mais de dois meses. A Hyundai deve deixar de adotar no 1.0 em breve.

                  Direção hidráulica é também usada em GM Onix, Fiat Palio, Fiat Uno, VW Gol, Renault Sandero, Chery Celer e JAC J3. Direção elétrica, por padrão, só no Hyundai HB20X, Nissan March, Ford Ka, Ford Fiesta, VW Fox, Toyota Etios, Peugeot 208 e Citröen C3.

                  Em geral, segue em sintonia com o segmento, tendo alguns itens que outros não tem, e faltam outros itens que outros tem. Em geral, está acima da média, pois tem motor turbo, foi um dos pioneiros entre os motores 1.0 tricilíndricos, e tem o seu motor 1.6 como um dos mais fortes do mercado, empatado com o 1.6 do Fiesta.

                  • Lucas086

                    O turbo também usa tanquinho, por isso é criticado, ele não um motor novo, uma adaptação do kappa. O melhor motor turbo é o da vw, até a chegada do ecoboost. Sobre a direção, só mostra mais incoerência, como a versão aventureira usa elétrica, sem ser progressiva diga-se de passagem, e a civil hidráulica? Só mostra que a hyundai manga do consumidor. Fox e crossfox usam a mesma direção, c3 picasso e air cross também, só a hyundai tem essa aberração. Sobre ser o pioneiro tricilindricos, não tebe muito resultado, pois ele não é o mais econômico, não tem o melhor desempenho. Agora, o 1.6 sim, motor muito bom.

                    • Não precisava ser um motor novo pra ter turbo. É uma mesma opção disponibilizada na Europa, dentre as duas turbo 1.0 da marca. A Hyundai manteve a direção hidráulica, pois ela é preferência de parte dos consumidores (inclusive eu que tenho um Fluence com direção elétrica e um HB20S com hidráulica e prefiro o coreano), que não gostam da direção elétrica. Por mim, sempre tinha que existir a opção de direção elétrica ou hidráulica, atendendo a todos os públicos, ou então direção hidráulica eletro-assistida, que na minha opinião, é o melhor dos dois mundos. A direção hidráulica não é nenhuma aberração.

                      Obviamente que atualmente ele não seria o tricilíndrico de melhor desempenho, pois os que chegaram depois são mais evoluídos, tipo o do Ford Ka e o da VW, todavia, ele segue dentre os mais fortes e eficientes, segundo tabela e Inmetro, mesmo sendo mais antigo, e naturalmente na próxima atualização deste motor, na nova geração do HB20, será o melhor por um bom tempo, como até pouco foi. Isso é natural. A marca ainda está condizente com o que se tem no mercado.

                      Em tempo: me equivoquei quanto a retirada do tanquinho no turbo, o que deve acontecer em breve também.

                    • Lucas086

                      Enfim, não é pq vc gosta da direção hidráulica que ela é a preferência, pq até a GM vai abandonar agora na linha 2017, justamente pata ter ganhos em consumo, desempenho e etc… mas enfim, cada um com suas preferências.

                    • Como você leu: “ela é preferência de PARTE dos consumidores (inclusive eu, que tenho um Fluence com direção elétrica e um HB20S e prefiro o coreano), que não gostam da direção elétrica.” Interpretação é tudo.

                      Sobre a GM, ela vai adotar a mesma, pois sequer digna-se a evoluir sua linha de motores para o Brasil, então precisa encontrar formas de se adequar as metas de consumo, sem grandes investimentos.

                      A adoção da direção elétrica em massa, acontece justamente pela redução de custos de fabricação da mesma, que já se equivale ao de uma direção hidráulica e em breve, custará até menos, devido ao volume.

                    • Lucas086

                      Quais dados mostram que os consumidores preferem a hidráulica? E desde quando preferem, era é melhor? Gol foi o carro mais vendido por décadas, e está longe de ser o melhor, idem onix agora. Agora, falta interpretação sua, por ser proprietário do carro, e o defende mesmo com a aberração da versão “civil” usar hidráulica e a “cross” elétrica. Por VC preferir, não pode virar regra, se ela fosse pior, não estaria sendo aplicada nos carros e nem a própria hyundai usasse na versão aventureira. Abs.

                    • Realmente interpretação não é o seu forte. Parte dos consumidores preferem ela e isto é fato… e eu disse PARTE.
                      Outro ponto, afirmei que considero melhor, no meu ponto de vista, assim como a parte dos consumidores que preferem ela.
                      Como bem sabes, tenho carro com versão elétrica e hidráulica, e minha preferência é pelo que tem direção hidráulica. Existem inúmeros consumidores que a preferem.
                      Outrossim, afirmei que sei, devido a tendência de mercado, a elétrica virará padrão em todas as marcas, justamente pelo seu menor custo de produção e manutenção, e isto, independe de minha aprovação. Como afirmei e disse, o consumidor deveria ter o direito a opção, ou seja, desde a “braçáulica”, hidráulica, elétrica e hidráulica eletro-assistida.
                      Não é nenhuma aberração marcas oferecerem opções aos seus consumidores. Se o HB20 em geral permanece com a direção hidráulica, é justamente porquê a mesma agrada seu público consumidor, bem como se carros com direção elétrica fossem preferência, não veríamos as três primeiras posições do mercado nacional sem ofertarem tal recurso.

                    • Lucas086

                      Realmente, sou péssimo em interpretação, mas sou bom em.perceber que não da para discutir com o fã de uma marca e/ou modelo. Abs e passar bem.

        • Guilherme Batista

          Depois de analisar ambos os carros acho que a única coisa talvez seja vantagem é a revenda, mas não tenho certeza

          • Lucas086

            Pois é, acho que só revenda mesmo, e olha que nem é tanta coisa assim a diferença.

            • Guilherme Batista

              Pois é, uma diferença que na hora de negociar a compra já se paga

      • kravmaga

        Esse tipo de atitude é bem típica das marcas orientais.

        Já vi isso acontecer em mais de uma concessionária Honda e na CAOA também.

        Na Honda os vendedores não abriam mão de 1 centavo na hora de negociação, colocavam o valor do seu usado lá embaixo e ainda cobravam ágio quando o modelo está sendo muito procurado.

        Na CAOA, também não negociavam nada e ainda diziam que a política da empresa é não oferecer test drive. Nunca tinha dirigido um ix35 e, na época pelo menos, não ofereciam test drive. Tinha que comprar no escuro.

    • Sergio Moro

      Estou tentado a pegar o HB20…
      Pretendo a partir do dia 15 começar a frequentar as css para ver as propostas…

      VW, GM, Ford, Hyundai, Renault, Nissan Peugeot.

      A depender do desconto da VW, possa ser que seja mais vantajoso pegar o Gol…
      (Motor moderno, câmbio bom, revenda excelente)

      • Lucas086

        O gol só não ficou melhor pq a VW não colocou direção elétrica nele, mas o motor ficou muito bom, quem dirigiu relata que ficou fortinho e econômico. Também veria o 208, ou o c3 que virá com o mesmo 1.2. Outro queria seria o Fox confortline, vem bem “completo” e o preço está negociável nas concessionárias.

      • O Gol mudou o motor e painel e só… de resto, continua o mesmo carro, inclusive no acabamento das portas. É um carro aceitável, mas não se equipara com o HB20. Faça o test-drive e comprove. Equiparáveis, considero apenas o Fiesta e o 208, todavia o custo de manutenção/peças de ambos e a revenda sofrível, bem como a garantia menor, ajuda a afugentar clientes em potencial dos mesmos, que acabam encontrando no HB20 um bom custo benefício, onde paga-se o equivalente a tabela dos demais, sem desconto, mas com um atendimento melhor, um carro bem acertado, uma garantia verdadeiramente eficiente, seguro acessível, peças e revisões com valores justos e um grande prazer ao dirigir.

  • Gran RS 78

    A Hyundai merece esse aumento nas vendas, pois o HB20 é um carro excelente, e na minha opinião é a melhor opção do segmento. A marca sempre está atenta ao mercado, estudou os concorrentes dele e fez um carro com visual muito bonito, tanto interno quanto externo e tem motores e cambio automático com seis marchas , e sempre está atualizando o seu modelo. Claro que os preços dele assim como todos os outros carros vendidos em nosso mercado estão completamente fora da realidade, mas isso já é outra conversa.

    • Sergio Moro

      o câmbio 6m é apenas para a versão turbo e para a versão 1.6, tanto manual quanto automática.
      Em outras palavras, o 1.0 aspirado é 5m.

  • fbl

    Essa versão fake off-road do último hb20 ficou a mais legal dentre seus concorrentes. Fora a parte, bem superior.

  • GabrielT.

    Até onde eu sei, a CAOA não é responsável pelo hb20

    • Guilherme Batista

      A CAOA não é responsável, mas possui concessionárias que comercializam o HB20. Aliás é justamente disso que se trata a matéria.
      Citando próprio texto: “… tiveram alta de 15,3% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado nas 30 concessionárias do Grupo Caoa dedicadas exclusivamente a comercializar os três automóveis.”

  • Implakmotoffroad

    o sandero rs é melhor só digo isso!

    • Cristiano_RJ

      O Sandero RS é um esportivo. Não existe versão esportiva do HB20. Logo, não são concorrentes diretos, pois destinam-se a públicos diferentes. Aliás, existe uma versão fake esportivada que é o HB20 R Spec (R$ 54.745). Neste caso, concorre diretamente com a versão fake esportivada Sandero GT Line (R$ 51.200). Ambos possuem motor 1.6 aspirado.

  • Wolfpack

    Pergunta, não vai acontecer nada com a CAOA depois destes escadndalos da operação Zelotes? Os caras não terão que devolver os impostos não pagos nas importações ilegais e nada de multa????

  • Nismo

    Tá barato!

  • Wald Queiroz

    A CAOA vende mais que as recém criadas HMB quando estas foram criadas exclusivamente para a venda do HB20 e variantes! Tem muita gente caindo no CAÔ A desta revenda!

    • Cristiano_RJ

      Não confunda as coisas. A HMB atua como fabricante e revendedora no atacado. Os clientes dela são os concessionários autorizados e as lojas multimarcas, não o grande púlbico. Já a CAOA, quando vende o HB20, está atuando como varejista, vendendo carro para o usuário final. Quando falamos em HB20, a CAOA é cliente da HMB, não concorrente. Ela compra da HMB e revende no varejo como qualquer outra autorizada.

  • Vinicius

    Direção com assistência elétrica seria bem vinda, na minha opinião…

    • Eu ainda discordo disto, por ter um Fluence com direção elétrica e um HB20S com a levíssima direção hidráulica, cuja qual prefiro muito. Por mim, que a elétrica continue no HB20X ou seja opcional. Sinto mais prazer de dirigir no meu HB20S que no Fluence.

      Infelizmente, pela lógica evolução mercadológica, ele ganhará direção elétrica no futuro.

      • Vinicius

        Respeito sua opinião, prefiro elétrica pela precisão e economia em manutenção e combustível

  • Ricardo Blume

    Esse HB 20 da uma boa tese de doutorado. Incrível como ele vende bem e desde o seu lançamento sempre foi assim. Caiu no gosto do brasileiro de uma forma incrível.

    • carroair33

      Ricardo ele vende bem por uma simples qustao: é um rostinho bonito,tirando isso perde pra muitos modelos da concorrencia!

      • Se fosse apenas por ser rostinho bonito, o Celer iria estar entre os mais vendidos e o 208 também. HB20 pode até perder em alguns quesitos pra concorrência, mas em geral, é um dos mais equilibrados dentre os compactos.

  • Alexandre

    Em qual momento da história a Hyundai passou a ser sinônimo de status? Pelo que me lembre era só mais uma empresa coreana, tosca, que imitava o símbolo da Honda e carros com design da década passada… Exatamente como vemos os chineses hoje.

    • carroair33

      Concordo com vc,o hb20 so vende bem por ser um “rostinho bonito”nada mais,na mecanica é um carro mediano e vou alem,bem menos que o famigerado ETIOS mas bem menos mesmo,mas aqui onde nao se sabe nem escolher presidente ,é isso mesmo!

      • Onde que o Etios é melhor? Nem motor turbo, nem 1.6 tem em suas opções, sua versão automática é AT4 e sua mecânica tem até 30% menos peças que os concorrentes, o que denota a simplicidade extrema construtiva. é um bom carro, e isso é fato, mas é estritamente racional, que não é ruim em nada, nem ótimo em nada, apenas bom. Do ponto de vista de design e acabamento, nem se fala, bem como a dirigibilidade anestesiada do mesmo, boa mas sem ressaltos… é um carro comum, para o ir e vir sem prazer algum.

    • Hyundai não é status, mas virou sinônimo de carros diferenciados como Honda, Toyota, Subaru e Ford, pois de fato tem boa qualidade construtiva, mecânica condizente com o melhor disponível no mercado, ampla garantia, design refinado e bem resolvido, conforto e confiabilidade. Cresceu por isto.