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Hyundai Sonata1 Hyundai: Com redução de preço, Sonata agora é vendido por R$ 94 mil




Para a chegada do Azera no mercado, a Hyundai reposicionou o sedã médio-grande Sonata em uma nova faixa de preço. Antes encontrado nas concessionárias da CAOA por R$ 97.250, o três-volumes agora é comercializado peço preço de R$ 94 mil, uma diferença de “bons” R$ 15.920 em relação à versão de entrada do novo Azera, vendida por R$ 109.920.

Apesar da diminuição no preço, o Hyundai Sonata continua sendo equipado com o mesmo motor quatro cilindros 2.4 litros 16V que rende 178 cavalos de potência máxima e 23,3 mkgf de torque, associado a um câmbio automático de seis velocidades que leva o sedã sul-coreano de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 208 km/h.

O Sonata traz de série ar-condicionado digital, direção elétrica, rodas com aro de 18 polegadas, CD com MP3, entrada para iPod e USB e espaço para seis discos bancos em couro de duas tonalidades com regulagem elétrica, memória e aquecimento botão de partida elétrico e com sensor de presença, retrovisores externos com recolhimento elétrico, teto solar panorâmico, faróis de neblina de xênon, ABS com BAS e dez airbags.

[Fonte: Car And Driver]


  • rajkoothra

    Isso so deixa explicito como e a politica de precos abusiva da Hyundai….

    Esse carro era vendido por algo entre R$105 e R$115 mil quando foi lancado…. hoje, depois de um aumento de impostos de 30%, o carro e vendido por R$ 94 mil…. Criminoso o que essa empresa faz…. mas, sabem como e, sempre tem alguem disposto a pagar…. :(

    • JCsr

      A CAOA-Hyundai é tão boa e misericordiosa que mesmo com aumento do IPI ainda fez o favor de baixar o preço do carro…só sendo muito boa mesmo pra fazer isso. [Ironic]

      Isso se chama encalhe e medo. Devem ter percebido que não existiam idiotas pra comprar um Sonata quando um Azera exposto ao lado saía por 4 mil a mais, quantia que pode pesar no bolso de quem compra um Chery QQ ou um Mille, mas no bolso de quem paga mais de 100k por um carro isso é nada. Outro fator que contribuiu deve ter sido o medo do Kia Optima e da ameaça do Camry de 180 cv por 90k, alem da chegada do Novo Malibu e do Peugeot 508 em breve. Ainda está caro, deveria custar na faixa de 80-85 mil, mas como o Elantra foi superfaturado e colocado nessa categoria isso é impossível de se acontecer. Mas eu agora até posso encontrar justificativas para a compra de um…mas por 105 mil um Sonata era atestado de palhaço.

      • tiards

        Só acho que isso não acontece só com a Hyundai….

        • AlexandreCE

          É verdade… não acontece só com a Hyundai… mas pelo menos é mais nítida na Hyundai a mudança de preço… enquanto nas outras, dificilmente elas realizam esse tipo de redução. Elas mantêm e o resto do mercado segue, criando novos patamares para os seguimentos….

          Se a Hyundai fosse dominante no mercado, obviamente não iria baixar o preço e todas as outras safadas aqui instaladas iriam seguir a média dos produtos dela.

          Esta país é uma palhaçada!!!

        • fabiohai

          é verdade o preço do Camaro é muito mais muito superfaturado. E eu estou vendo um monte de troxa comprando.

          • 3ic

            mais troxa quem compra veloster. camaro, como ja postei em outro post, equivale a dois veloster no preço e 3 vezes e meia em motor e com certeza 1/5 de durabilidade do veloster em relação ao camaro

          • kbk00

            Tem trouxa que compra porque no fundo acho que o brasileiro é um povo inseguro que precisa da aprovação dos outros para se sentir bem. Compra por status – lembro da reportagem dos "cavalos marinhos" Hyundai Veloster, acho que no Auto Esporte. O depoimento de um empresário que "se sentiu enganado" sobre a diferença de potência (ao ser medida em um dinamômetro) – ele praticamente viu o comercial e foi comprar o carro, não pesquisou absolutamente nada sobre ele.

            Sério, eu não consigo entender isso. Se eu já sou um consumidor chato pra caramba até pra comprar uma camiseta de R$ 50, imagina então um carro. Ver o comercial e comprar pra aparecer – desculpe-me, mas não existe outra explicação. Se fosse comprar por gosto, o cara pesquisaria bastante e descobriria que a potência foi alterada.

        • Pedro_Rocha

          De fato. O Fusion é trazido do México e a Chevrolet chegou a vender o concorrente Malibu a 79K sem refresco na importação.

          Se colocar na ponta do lápis, o Fusion deve dar quase tanto lucro para a Ford como o Camaro para a Chevrolet.

    • Leandro1978

      Sem querer defender a Hyundai, mas se ela chegou a cobrar R$ 115.000 por seu modelo, é porque teve pessoas que aceitaram pagar isso. Não tem nada de criminoso. Ela é instituição filantrópica que não pode ter lucro? O que tem é consumidor pagando muito por pouco, que paga ágio por novidade. Talvez estes sejam os "criminosos"…

      • AlexandreCE

        Ah tá… E O PREÇO EXCESSIVO, NÃO É?

        "CDC

        Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

        V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;"

        Honestamente, a CAOA deveria receber uma bela multa… numa hora dessas aparece um agente público com cargo de autoridade e com contatos e dá início a um procedimento contra essa empresa só por conta desse descalabro.

        • henrylandder

          não existem agentes suficientes para multar todo mundo, pois seria necessário multar todas as empresas que vendem automóveis no País, incluindo nesta conta as concessionárias que vendem peças…

          no fundo, sabemos que os preços, apesar de muito elevados, não são abusivos, é apenas uma marca muito admirada que faz com que muita gente sonhe em ter um modelo dela, só que por conta do preço alto não consegue aí mete a lenha…

          porque ninguem mete a lenha em mercedes BMW Audi… não adianta falar que tem mais qualidade, pode até ter, mas não justifica a disparidade no preço que é praticado la fora…

          • thiagolamim

            pq quem compra esse tipo de carro não é o tipo de consumidor que reclama de alguma coisa.

          • Pedro_Rocha

            Compro 2 podrões melhores e do mesmo tamanho de um Big Mac (sem batata e refri) cada um e ainda sobra dinheiro para uma Coca 2 litros. Mas quem vai levar a mina para comer no podrão com a turma de R.R. Soares gritando na frente?

            Preço no Brasil é complicado.

        • Leandro1978

          Alguém é obrigado a comprar? Outra, há concorrentes menos caros. Desculpe, mas carro não é produto essencial, fosse produto alimentar ou remédio até concordaria com você, mas carro, sinto muito, mas se custam o que custam a ponto de uma montadora poder vendê-lo com descontos que chegam a R$ 20.000, pagar imposto maior e ainda ter lucro, é porque há consumidor que compra. Como já disse, ninguém é obrigado a comprar modelo de montadora alguma, ainda mais um produto que chega a ser mais caro que muitos imóveis, compra porque quer.

          • AlexandreCE

            E desde quando a defesa do consumidor no que diz respeito a preços excessivos deve ser levantada só para produtos essenciais?

            Ninguém é obrigado a comprar assim como ninguém é obrigado a ter pensamentos sob ponto de vista particular e individual como o seu. Numa visão de defesa da sociedade, o CDC propõe a fórmula correta.

            • Leandro1978

              "…ninguém é obrigado a ter pensamentos sob ponto de vista particular e individual como o seu"… Peço licença para utilizar as suas palavas.

              • AlexandreCE

                Eu citei a letra da lei… ela sim tem pensamento que não se limita ao umbigo de cada um. E meu pensamento é de que a excessividade dos preços é imoral, injusta e ilegal. Se isso é pensar de forma individual e particular, paciência.

                A opinião, óbvio, é pessoal. Mas a idéia, certamente, não é individualista.

                • Leandro1978

                  Tá, então me fale qual montadora recebeu multa por se enquadrar em tal artigo. Veja, não estou de acordo com o preço cobrado pelos carros no país, mas mesmo caro, todo ano há recorde de vendas. Desta forma, me parece que o consumidor está de acordo com os preços praticados ou não comprariam. O mercado está cheio de exemplos de modelos equivalentes com diferenças gritantes de preços e o mais caro vender mais. Aí eu te pergunto, a montadora que cobra a mais deveria receber multa, mesmo vendendo mais? Desculpe, mas não há lógica nisso. O consumidor deveria pesquisar e optar pelo menos caro e que ofereça mais. Isso fará com que, a longo prazo, os preços diminuam e não ficar aplicando multa por "lucro abusivo". Eu insisto que toda esta tese de lucro abusivo perde força a partir do momento em que o consumidor opta pelo modelo mais caro frente ao equivalente de menor preço. Afinal, ele poderia optar por um ou outro, isto é, não foi obrigado a pagar pelo mais caro. Isto anula a palavra "exigir" da lei, pois havia opções. Se a Hyundai cobra a mais pelo Sonata, procure a concorrência. Há o Fusion custando menos, há o Malibu, que custava menos. São todos equivalentes. Agora, o consumidor é obrigado a comprar o Hyundai?

                  • AlexandreCE

                    Concordo com quase tudo o que você falou. De fato, o brasileiro é complacente e conivente.

                    A intenção da legislação não é punir quem cobra a mais por um veículo. É sancionar quem abusa e cobra excessivamente. Logicamente, não se tem conhecimento de qualquer montadora ter sido multada por isso, o que constitui mais um caso de lei que não pega. Entretanto, isso não quer dizer que a forma como o mercado automobilístico funciona é correta.

                    Apesar de vivermos num país onde se preza a liberdade, inspirado nos preceitos da Revolução Francesa, não podemos esquecer também que o Estado tem obrigação de zelar por interesses que ultrapassam a individualidade, e nesse rol estão os coletivos, os difusos e os individuais homogêneos.

                    De mais a mais, o termo EXIGIR da lei diz respeito à ação do fabricante ou fornecedor. Nada tem a ver com a opção do comprador. O simples fato de ele exigir vantagem excessiva já o enquadra na proibição normativa. Isso ainda que ninguém venha a comprar o objeto vendido.

                    Eu sei que o mercado se regula pela concorrência; quem não sabe? Mas acredito que deveria, sim, haver uma política pública focada exatamente nessa questão, buscando o cumprimento da lei. Honestamente, esse seria um dos passos para termos preços mais decentes neste país e alguém tem que ser a primeira vítima da coerção legal.

                    • RodrigoBH

                      O que podemos esperar de uma empresa no Brasil quando o governo fica com 40% da riqueza e não devolve quase nada em troca? Esse não é o melhor exemplo de "Vantagem Excessiva" e também do que estamos dispostos a nos sujeitar? Será que nossa cobrança não devia começar por aí?!

                    • AlexandreCE

                      Também… reforma tributária.

                    • thales_sr

                      Se eu abro um restaurante de comida a quilo no centro da cidade e cobro 150 reais o quilo, eu vou vender ou vou à falência?
                      Infelizmente, se tratando de caro tem b0b0 que paga. A Hyundai não obriga ninguém a comprar seus carros, só diz o preço e bota à venda. Compra quem quer.

        • thales_sr

          Sinceramente, o preço excessivo não é crime. Ninguém PRECISA comprar um modelo de carro. A Hyundai EXIGIU que alguém comprasse o carro? Quem comprou, comprou por vontade própria.

          • AlexandreCE

            O fundamento da minha resposta já foi citado quando respondi ao Leandro. Serve de resposta para o seu comentário também. Só dar uma lida no nosso papo acima.

            • thales_sr

              Já li e respondi lá… Não há crime algum por parte da empresa. Criminosa é a burrice da gente em pagar preço de carro em carroça.

      • sergiopsy

        É o velho ditado "Se colar colou" que tanto fez escola no Brasil. Paga-se o que se cobra, quando não quiserem pagar o que pedem, baixam ate chegar no valor mais ou menos real, ate chegar neste ponto, já ganharam muito dinheiro.

    • canino_preto

      O consumidor é, no mínimo, cúmplice. Acceita passivamente e até alegremente pagar o preço absurdo dos carros nacionais e importados. Se há crime, como referido, ele é organizado e permeia todo o sistema. No julgamento serão todos declarados culpados, não sendo aplicados ao consumidor burro, estúpido, idólatra, palhaço e idiota, qualquer atenuante.

  • rafaelrgarcia

    Quem comprou antes dessa redução deve estar se mordendo agora

    • AventadorMan

      Eses preço já era praticado antes, eu sou testemunha meu tio comprou e saiu a NF 94.900 comprou 10/11, agora entao vao vender por 89 facil esse carro, agora quem pagou 115 vai vender por qt 75? heehhe, e aqueles bancos horriveis vermelhos deveriam ser retirados, ja vi no webmotors por 79900, mas é um carro que chama mta atençao onde passa ainda hoje

      • caminha_adv

        Gosto não se discute.
        Acho o interior vinho belíssimo, de um bom gosto incrível… pena que foram apenas os primeiros modelos.

      • Pedro_Rocha

        Isso aconteceu aqui em Macaé. Um vendedor de carros usados estava vendendo um Malibu a 76K na época que a Chevrolet baixou o preço dele de 89K para 79K.

        Não sei como ele ainda conseguiu vender…

  • Vitão

    No thanks….. Baixe mais R$ 10.000,00 pra pelo menos compensar o preço kkkkkkkkkkkkkk…..

    Ainda tem mta gordura pra queimar CAOA…..

  • DaniloSouza

    Ainda é caro. Por esse preço prefiro um Fusion V6.

    • caminha_adv

      Mais f… ainda é o CIVIC EXS por 89990 aqui na PB e em Recife também. =/

      • lorim_ce

        nao vale nem o palavrão de insatisfação eheheh

  • Luiz_

    Já não dá pra crucificar quem comprar um! hahah

    • lsm300c

      Crucificar não, é so chamar de trouxa, o preço real era pra tá na casa dos 80k pra competir com fusion 2.5

  • rafaellbn

    isso só mostra como a Hyundai CAOA Brasil é FDP com seus preços, e o povo é besta (ou rico) pra pagar o que ela pede.

    (nāo só ela, mas TODAS as concessionárias por aqui)

    Veja só… 15k, desde o lançamento… multiplique pelo numero de carros por ano, e veja o lucro da beleza….
    e o povo pagando…

    • canino_preto

      Que povo o que? Os ricos ou os pobres metidos a besta, deixando de comer e morando de aluguel, atrasando o condomínio….

  • blindzector

    Eu compro o Subaru Legacy… mas nao compro VC ….. Hynundaiiii!

    • MajorAutomotivo

      Nenhuma diferença. O dinheiro vai para o mesmo Senhor CAOA.

      • JCsr

        Mas a forma como a Hyundai e Subaru tratam os consumidores são diferentes. O Sr. CAOA sabe que a Subaru aqui é tida como marca "de nicho" e que quem compra um na maioria das vezes entende o mínimo de carros e sabe o que pode e o que não pode. CAOA sabe que qualquer deslize com o consumidor Subaru pode ser trágico. O dono deixa um Subaru pra fazer revisão e um motorista vai deixá-lo em casa e ainda dão a opção de entregar o carro revisado na casa da pessoa ou na concessionária, e nesse caso um motorista vai buscar o dono. Já a Hyundai é o carro da TV, é o carro da propaganda, de gente que vê o comercial e corre na concessionária e não está nem aí se o tratamento oferecido lá, antes e depois da compra, é bom ou ruim, o que quer é o carro importado que faça inveja pro vizinho. Aí quando precisa esperar 3 meses por um retrovisor fica se lamentando. Parece que grande parte do que deveria ser investido na Hyundai, no pós venda, é "desviado", usado pra bancar o "luxo" na Subaru e a satisfação plena dos consumidores da marca japonesa…e quem compra a coreana que se lasca.

        • isaacfederal

          Analise perfeita da situação. Parabens. Tambem acho incrivel como tem gente, muita gente, comprando carro sem saber exatamente o que o carro tem, sobre a pos venda. Sinceramente tem gente que vai uma uma concessionaria sem saber nem mesmo o que esta procurando. Boa parte nem sabe o que é um sedan ou hatch.

          Estao pensando mesmo é em mostrar para o vizinho que estao bem, mesmo que em 80 "suaves" prestacoes

        • Filippeyke

          3 meses por um retrovisor, bicho?

          Eu meti meu i30 com as duas rodas na guia, e tudo que era peça que precisava (roda, amortecedor, braço da suspensão, agregado, cubo, disco) chegava em no máximo 3 dias.

        • nightwishjp

          concordo com sua análise, mas existe um porém. O preço que é cobrado nas revisões da subaru é bem mais alto do que cobrado na hyundai. Não comento sobre os preços das peças pq a qualidade das peças da subaru são infinitamente melhores do que a da hyundai, mas elas tbm são bemmm mais caras…

        • Leandro1978

          Não ficou sabendo da adulteração no ano de fabricação dos Subaru? Há matéria sobre isso aqui no NA.

      • blindzector

        Pode ser pra CAOA, mas sao dois carros distintos e com valores proximos!

    • vini_B

      O consumidor da Subaru é mt mais inteligente q o da Hyundai… Qm compra Subaru é expert em carros e ñ gosta de ser enganado.
      Sou mt mais um Impreza Sedan do q um Elantra.

      • XEi2009

        Sei não… a CAOA fez a mesma pilantragem na Subaru, chegou a alterar (dobras) as etiquetas de ano de fabricação de vários veículos, e colocou ano diferente nas NF e consequentemente nos documentos dos veículos. Carros 2010/11 vendidos como 2011/11. Sem contar que a potência anunciada do Impreza também é errada.. Se aqui fosse um país minimamente sério, teriam fechado essas concessionárias todas, multado, prendido gente… mas aqui é Brasil! País dos espertos!
        http://www.noticiasautomotivas.com.br/denuncia-ma

        • blindzector

          Amigo, o lance em qe falamos, e situacao de CARRO… a CAOA Subaru pode errar o que for, mas nunca irão tirar a coroa em que a Subaru tem. A sacanagem foi vender carros com anos adulterados, e nao um Subaru Imprenza com motor de fusca. ( Bem qe e kkkkkkkkk ) Ah questao que na venda e no Pos venda da loja Subaru nao tem embromations, vai direto ao ponto… Todos os carros vem com a garantia de FABRICA de 5 anos.. e enfim, e um Subaru, e nao uma Hyundai, que ve as atitudes da CAOA e nao faz nada.

          • Leandro1978

            você acha Subaru não ficou sabendo disso? Ou também é conivente ou é incompetente. São todas farinha do mesmo saco. Não existe montadora boazinha.

            • blindzector

              Mas ca entre nos em materia de carros Subaru sai na frente a anos luz da novata Hyundai!!!

              Me perdoe, mas neste sentido o que vale e a compra e não a situação… E sacanagem sim em adulterar informações, mas quando vc anda e conhece o carro, vc sabe que nao comprou qualqer coisa

              • Leandro1978

                Desculpe, mas enganar o consumidor anula qualquer vantagem que tal marca tenha.

      • Jr_Jr

        Agora viajou legal né?! Quer dizer que se eu comprar um subaru sou o expert em carros e se eu comprar um Hyundai não entendo nada???
        Me de um argumento plausível, apenas um, que justifique seu comentário.
        E só um parentêses quanto "ao não gostar de ser enganado", como se explica aquelas Tribeca com o ano adulterado na plaqueta da coluna do carro???
        É cada coisa que a gente tem que ouvir!!!

        • zenoms

          Concordo plenamente! Eu me considero um gearhead, fuço nos meus carros, adoro ler sobre eles, dirigir, etc. Comprei um Hyundai Azera em 2009, tenho certeza que fiz um excelente negócio. Comprei um carro maravilhoso, confortável, seguro, com motor V6 e paguei MUITO menos que a maioria paga pelo mesmo conforto. E ainda comprei um carro no mesmo preço de carros como Honda Civic, Corolla, etc que não chegam nem aos pés! O Fusion nem mesmo é da mesma categoria, é um Mid-size sedan metido a full size aqui no Brasil!

        • vini_B

          Nossa ñ gostou q eu falei mal da Hyundai?
          Já q vc qé q eu justifique meu comentário lá vai…
          Um Subaru Impreza Sedan 2.0R Boxer AWD de 160/150cv por 78 mil reais ou um Hyundai Elantra 1.8 FWD de 148cv por 81 mil?????(e até o final do ano o novo Impreza 2013 chega mt mais equipado e bonito)
          Qm é esperto sabe valorizar sua compra.
          São poucas pessoas q são espertas no Brasil, provando isso q o Lancer quase ñ vende no Brasil e o Corolla é lider em vendas…

      • blindzector

        Isso e qe o valor da Subaru, e um valor nao fora do real…
        Quem compra carro da Subaru sabe o q qer…. nao compra gato por lebre ( so se for de idade adulterada ) mas o carro e de outro nivel… … O motor e consagrado por nao qebrar, isso por testes realizados pela FIA, tanto qe a Subaru ganhou um premio de o melhor motor ja fabricado. Toda a qestao do equilibrio do carro para um desgaste igual para todas as peças, toda a suspenção trabalhada para o conforto e esportividade…. o interior simples, mas com tudo encaixado perfeitamente, tracao integral em todos os modlos.;;;; e ai vai tantas coisas que dao a diferença!

  • Edson Roberto

    Ainda muito caro!

    O Fusion disparado é melhor opção.

    • nightwishjp

      mas o fusion terá nova versão em breve. não dizendo q o sonata deixou de ser caro, mas que n vale a pena comprar mais o fusion…

      • Pedro_Rocha

        Na minha opinião essa é a hora de comprar um Fusion. Dentro em breve ele estará com bons descontos para limpar o pátio. Quando da mudança do anterior para o atualmente vendido os descontos chegaram a 24%.

        • nightwishjp

          isso é bem relativo. pois, se pra vc é uma ótima pq tem desconto, pra outro pode n ser pq ele quer um carro novo, pra sair por aí se amostrando, quer novidade, status.

          acho o fusion atual BEM mais bonito q esse novo, mas, ele deixará de ser novidade e perderá fregueses, como o antigo.

  • Jr_Jr

    Eu acho um carro muito tesão, chama minha atenção, questão de gosto pessoal.
    Infelizmente continua caro, mas não dá para deixar de reconhecer que é um baita carro. Que o preço é alto, que a CAOA é pilantra todo mundo sabe, seria interessante se os comentários fossem sobre o modelo em si, porque os assuntos citados já encheram a paciência.

    • F_Fela

      concordo plenamente.. um baita carro, mas nos comentários só se ouve falar mal da CAOA

      • rafaellz

        pois é, todo mundo já sabe da fama da CAOA, poderiam comentar apenas sobre o carro e o desconto praticado

  • vuda_br

    Normal, e meu amigo que comrpou a 1 ano atras por 112k , hoje o novo é 94k e o usado dele nao vale 80k… com ipva, seguro etc…perdeu so uns 45mil… tranquilo hahaha

    • Pedro_Rocha

      Se ele achar 65K manda vender na hora.

  • smsoh

    Sim, é criminoso o que a Hyundai faz da mesma forma que todas as empresas que vendem carros aqui no Brasil. A culpa não é somente da politica de preços de todas estas empresas, mas também do mercado que aceita o preço fixado e definido pelos líderes (leia-se as 4 grandes) que se tornam referencia para o balizamento dos preços de todos os segmentos e daqueles que estão atrás. A CAOA, como qualquer outra empresa busca maximizar os lucros assim como todas as outras que em 2011 bateram o recorde de remessa de lucros para suas matrizes (é o capitalismos meus caros). É preciso que o mercado e o consumidor amadureça de modo a não aceitar preços abusivos, o que infelizmente ainda levará algum tempo.

  • smsoh

    Esta pratica abusiva não acontece somente no preço dos carros, mas em outros mercados como os imoveis, turismo, produtos de consumos e outros… o grande volume de financiamento liberado por este governo, há mais de 10 anos no poder, cria um poder aquisitivo que não é o real e incentivando o consumo exagerado, pressiona os preços para cima e muito além do aumento real do poder aquisitivo da população. Precisamos estar atentos pq a economia é um ciclo e se o nosso governo PT não agir com responsabilidade poderemos viver uma situação semelhante ao que os EUA e a Europa estão passando hoje ou pior no final deste ciclo.

    • Pedro_Rocha

      A crise europeia é, a grosso modo, de dívidas públicas e nós já a estamos enfrentando (Lei de Responsabilidade Fiscal). Já uma crise nos moldes dos EUA não aconteceria no Brasil por conta de nosso sistema financeiro ser uma parasita do Estado via títulos da dívida pública e o Estado nunca vai dar calote porque ele arranca impostos do povo e o governante não pode deixar os próprios financiadores de campanha na mão.

      Já a crise que nós temos que temer é a desindustrialização causada pela concorrência predatória da China, que foi reconhecida por Lula como economia de mercado (!!!) contando com o apoio deles para, em sua megalomania, conseguir ser Secretário-Geral da ONU.

      • CharlesAle

        É o que eu digo Pedro à amigos,o povo está "anestesiado" e o efeito da anestesia não passou,mas quando passar,e vir as fortes "dores" desse desgoverno lula/dilma,ai sim o povão sentirá na pele o quanto foi péssimo estas duas gestões,não cabe aqui tantos pontos negativos,mas esse em especial da China foi um absurdo,e o pior,não trouxe beneficio nenhum ao País,sou do ABC e já conheço este Traste a muito tempo,era um vagabundo profissional,nunca votei nele nem em seus currupixas,que são trastes igual ele!!!!

  • AF1979

    A liquidação de estoques restantes de Série 1 E80 e Série 3 E90 fez efeito na Hyundai, conforme alguém aqui profetizou.

  • Tcalmon

    Deve baixar dos 90 em breve, assim como o Elantra deve ser barateado porque ta vendendo menos que o 408. A partir daí, passa a ser algo a considerar.

  • AndersonDak

    prefiro fusion FWD v6 que custa quase mesma coisa e anda muito mais…. alem de o fusion ter cinto de tres pontos para todos…. é foda a hyundai…

    • caminha_adv

      Como assim??? Quer dizer que o Sonata não tem cinto de 3 pontos central???? PQP!!! Sem mais.

  • Gabriel_Nint

    Estava sendo vendido por 95 mil reais faz muito tempo em SP.

    Esse carro é lindo.

  • vini_B

    Como deverá será q vai ser o comercial do Genesis e Equus aki no Brasil?

  • jcesarcbr

    Pronto! Está definido o reço do novo fusion a partir de 93.999,00.

  • Holland

    Hahaha, quem da menos?

  • WRossini

    Sinceramente o que deve ser explicado é como após a elevação do IPI em 30% ou para 30%, não sei qual o certo, a HYUNDAI abaixa o preço do carro?!!

    Algo tem que ser esclarecido!

  • CanalhaRS

    Nossa que barato!
    Continua custando mais que o Azera anterior!
    A CAOA é uma piada de mau gosto nas nossas vidinhas.

  • TMZ

    Eu só não intendo uma coisa,por que um carro caro como esse não vem com o motor gdi de 200cv???
    Será que esse motor GDi é incompatível com nossa gasolina???
    Pois é um absurdo o sonata, pelo preço que tem, vir com esse motor defasado de meros 178cv. Além de ser mais potente, esse motor GDi, é mais economico também, ótimo para nós brasileiros.

    • 3ic

      acho esses motores da hyundai fracos, vide muitos sonatas com mais de 9 anos que para rodar, tem que apelar para o motor de monza adaptados em sua maioria. depois falam mal do monzatech

  • Tripa-Seca

    Eis um comentário maduro, bem embasado e coerente. Amigos do NA, morram de inveja: Esse nível de sofisticação nos comentários, não é para qualquer um não!!

    • Leandro1978

      Um dia chego lá…rs…

      • Pedro_Rocha

        Só nos poupe das minúsculas em começo de frase, falta de acentuação e pontuação "pra mim poder estar lendo".

  • rattrap587

    Engraçado o nível de conscientização dos brasileiros. Se coisa similar acontece na Europa, nem é necessário que façam uma "campanha" de boicote às montadoras ladras. Simplesmente cada um faz a sua parte e ninguém compra. Daí, a montadora fica com duas opções… Ou baixa os preços ou quebra. Já aqui, sempre tem gente disposta a pagar pequenas fortunas por carros que não valem nem a metade do que é pedido por eles…

    • Leandro1978

      Finalmente um comentário coerente. É como digo, achar que vão convencer que é possível boicotar, é de uma ingenuidade ou utopia sem tamanho. Quer diminuir preço de carro? Basta não comprar aqueles cujos preços estão bem acima dos concorrentes. Agora, se compram carro mais caro por ser "bonitinho" ou novidade, que paguem a mais e não reclamem.

  • marcio_cr

    Isso mostra que a medida do IPI não serviu da nada para proteger o mercado. A margem de lucro das empresas está tão alta, que eles estão conseguindo a façanha de com um aumento absurdo de imposto, diminuir os preços dos veículos.

  • Filipe_GTS

    Com os sedãs médios de topo batendo na porta dos 90mil, nada menos coerente que um carro maior e mais potente custar pouco acima dos 90. Tá no preço. Se lascou quem comprou no lançamento por até 110mil.

    • Pedro_Rocha

      O pior é que é verdade. Vamos ver se o 408 THP vai mudar um pouco esse cenário, pois potencial ele tem.

  • Diggo

    Não deu muita diferença, deveria estar na faixa do Fusion e Malibu.

  • DanielPilfer

    Dentro da linha Hyundai, dá um banho em custo x benefício comparado ao caro, pelado e mal acabado IX 35.

  • cavinha

    Ai que você ve a ganância da Hyundai-Caoa, quando lançou custava 105 a 110 mil ( variando com a pilantragem de cada concessionário ) agor por 94 até da pra pensar em comprar um.

  • danielGT

    Pior do que as M#$$!@ que a CAOA faz com o consumidor e ver gente comprando um carro do nivel do Sonata e pensando em revende-lo AFFFFFFFFFFFFFFF…esse Brasil não vai mudar nunca neste ritimo.

  • flavimmedina

    Vcs do na estao muito desenformados os precos continuam os mesmos nao mexeu em nada

  • zzzepa

    ah que beleza…quando sobe, 30k…quando abaixa, 5k, e ainda faz festa como se estivesse fazendo favor, baixe 50k, seja justa, esses carros estão fadados a ficar em estacionamentos, pelo brasil, esperando o segundo ou terceiro dono,loucos pra financia-los, se hoje…Mercedes , BMW, e Audi ,acontece isso, imagina só esses chineses hiperfaturados….

  • lbonventi

    Gostaria de saber se o Sonata que é vendido no Brasil tem a opção de couro bege, pois na notícia diz " couro de duas tonalidades", por acaso isso quer dizer que o consumidor pode escolher entre couro bege ou preto? Pois havia visto que nos primeiros lotes do carro havia esta opção assim como a cor vinho. Será que ainda há esta opção ou ele só pode ser comprado com couro escuro (preto)?

    • zzzepa

      já vi até vermelho,…. bancos e detalhes no painel….

  • hyundaielantra

    O carro é bonito e na minha opinião, apesar de tudo é melhor que o Azera para se comprar, já que o Sonata vem com teto-solar panorâmico de serie, start- button, coisa que o Azera não tem na versão de entrada. O mais engraçado é a Caoa abaixar o preço e povo ficar reclamando.

  • _Ernesto_

    A Hyundai divulga 182 e a matéria 178 CV. Qual é a potência correta?

    • FiuzaLima

      Relax, quando é Hyundai, sempre é a menor potência.

  • maarcosb

    ele já era vendido por 95 mil antes da redução de preço, chorando e com alguns descontos, deve estar próximos dos 90. Certamente a minha opção do segmento, carro LINDO, Interior super bem acabado, e até que tem um motor bom, mas o que joga mais a favor, é o design !

  • perola_SP

    Pessoal, alguém bom de matemática pode explicar como esse carro nos EUA valendo 22mil dólares, chega no Brasil ao custo de 94mil reais?