Crossovers Hyundai India Mercado Montadoras/Fábricas

Hyundai Creta vira best seller na Índia e produção novamente é aumentada

hyundai-creta-oficial-1 - Copia

O Hyundai Creta virou um best seller no mercado indiano. O crossover da marca sul-coreana – conhecido como ix25 na China e que será fabricado no Brasil – está ampliando a liderança em segmento e para dar conta do recado, a montadora está sendo obrigada a elevar a produção continuamente.

hyundai-creta-oficial-2 - Copia

A partir de dezembro, a produção do Creta e também do compacto i20 será ampliada. No caso do crossover, o volume mensal entre 9 e 10 mil unidades, sendo atualmente 7,5 mil. Quando chegou ao mercado indiano, no meio do ano, o modelo tinha projeção de 5 mil por mês. Até o momento, passados quatro meses da chegada ao mercado, o SUV da Hyundai tem 54 mil pedidos no país.

hyundai-creta-oficial-3 - Copia

O Creta – aqui chamado ix25 – terá o mesmo efeito no Brasil? Atualmente o segmento de utilitários esportivos apresenta uma briga entre Honda HR-V e Jeep Renegade pela liderança mensal, embora no volume acumulado, o crossover japonês mantém a ponta. Cada um tem meta de vender 50 mil unidades. Se o crossover da Hyundai corresponder da mesma forma, então teremos uma boa briga nos próximos anos.

[Fonte: IAB]





  • Filipe Machado

    Certeza que será sucesso aqui no Brasil, mas o preço será um absurdo para o carro que é, visto que um HB20 X custa 65k na versão top

    • Adeilson Gois

      Crossfox também custa 65k sendo mais antigo e pior. Ix25 estará no mesmo preço dos rivais.

      • kravmaga

        Tanto o HB20X quanto o CrossFox e todos esses hatches compactos travestidos são uma enganação.

        O ix25 custará o mesmo que or rivais, ou seja, entre 70 e 90 mil reais, correto ?

        • Adeilson Gois

          Correto. Menos do que isso estaria fora da realidade.
          Quem tem dinheiro , vai gostar de ter mais uma opção de compra.Quem não tem, vai reclamar do preço.

          • Filipe Machado

            Sim sim, mas ainda acho que esse IX25 vai ter sobrepreço de leve – ágiozinho maroto quando estiver estourando em vendas

            Resta saber se vão descontinuar o Jurassico Tucson de 2006 pra colocar o IX25 na rua aqui

            • Gustavo73

              O Tucson é feito pela CAOA, responsável pelos Hyundai acima de 1.6. Mas já se fala no aumento da linha de produção na Hyundai aonde se faz o Hb20, mais lógico pois vão dividir a plataforma. Então seria em teoria uma decisão conjunta baseada no interesse de ambas. Mantida ambas as opções seus preços ficariam sobrepostos em algumas versões.

  • vicegag

    Ainda bem que os indianos gostaram, pois pensei que eles não fossem deste mundo devido ao gosto “sui generis”, dos carros de lá.

    • Gustavobrtt

      Já eu acho o Creta feio. Gosto do design dos HB20, Sonata, Veloster, IX35, Vera Cruz, mas não da linha do I10, I20, Creta, Tucson nacional etc. Fazer o quê.

  • PEDAORM

    Imagina quando chegar aqui, com o povo acreditando que Hyundai é carro de luxo, vai brigar muito forte com HRV e Renegade

    • André Maia

      Eu acredito que tem tudo pra ser primeiro, mas isso se não fizer como fez com o hb20 que até hoje não dá conta da tamanha procura

      • Wellington Myph13

        Mas mesmo assim eles devem estar MEGA contentes de não ter ido atrás de “atender” o resto da demanda quando o mercado estava bom.
        Hoje ela vende o que fabrica e não sofreu nada com a crise de automóveis que veio forte. Hoje nem compensa ir atrás disso, no máximo o mercado hoje comportaria +2mil unidades de HB20, tornando ele o líder, mas não vale o investimento só pra isso.
        No máximo o que poderia rolar era a Hyundai BR fazer outra fabrica aqui pra Fabricar o ix25, mais algumas unidades do HB20 e mais algum modelo. Mesmo nessa crise, era uma boa hora pra ela investir aqui, com dólar a 4 reais…

        • André Maia

          Eu acho que vão fabricar o IX25 na mesma fábrica.

    • Franco da Silva

      Imagina: Hiunday e SUV – junta a fome com a vontade de comer para quem só se preocupa com aparência!

      • André Maia

        Meu amigo, Hyundai não é só aparência, os carros são bons isso ninguém pode negar.

    • Fábio S

      É verdade. Mas tem que bater palma para a Hyundai pois ela conseguiu achar a fórmula do sucesso, coisa que parece que a GM/FORD/VW meio que perderam com “a classe média”. Não só ela, a Toyota e Honda.

  • André Maia

    Com certeza o IX25 vai brigar forte no nosso mercado e vai fazer a Hyundai subir ainda mais no ranking de fabricantes.

  • Vattt

    Nooooooossa!!! A Hyundai aprendeu a lição com Sr CAOA. kkkkk

  • Alex José

    Mas esse modelo será concorrente do EcoSport Que parte de 67000 e chega a 86.900 na versão titanium plus

  • BlueGopher

    Interessante que a crise “externa(?)”, como gosta de dizer o governo, não mostrou as caras lá na Índia.
    Com nossa crise bombando, novos lançamentos como este só irão substituir as vendas de algum outro carro, seja ele da concorrência ou mesmo do mesmo fabricante.

    • Thalles

      Não to falando que existe crise externa, Mas… Na India a população é de 1.2 bilhões, enquanto aqui no Brasil é de 200 milhões. É lógico que na India vai vender muito mais.

      • BlueGopher

        Não é bem assim, você esqueceu de considerar um fator importante, o poder aquisitivo dos compradores.
        Apesar de seus 1.2 bilhões de habitantes, e um ano com vendas excepcionais (6,8% maiores que as do ano passado até o momento), foram vendidos na Índia 2.042.937 carros até fim de setembro.
        No Brasil, com a baita crise (menos 21,7% que o ano passado), foram vendidos neste ano, até o fim de setembro, 1.881.671 carros, só um pouco menos.

        • Thalles

          Sim, sim! Mesmo com mais de o triplo da população nós quase vendemos o mesmo que eles. Quis enfatizar que tem países piores que os nossos. Por incrível que possa parecer para alguns, aqui é mais acessível de ter um carro e uma vida no minimo decente do que em muitos países. Mas há pessoas com a mente fechada, que pensam que estamos no inferno na terra…

  • automotivo

    Depois dizem que brasileiro gosta de ´´altinhos´´. Será mal de terceiro mundo?

    • V12 for life

      Não, na Europa é a mesma coisa e os Estados Unidos é o país dos SUVs e pick-ups, a diferença como sempre esta na categoria que domina o mercado.

      • automotivo

        E por falam tanto nos fóruns daqui… seria o famoso complexo de vira-latas?

        • Jackson A

          Sim, é complexo.
          SUV compacto é tendencia mundial.

      • Junoba

        Ms nos EUA oque domina o mercado são os SUVs de verdade, não Crossovers.

        • EuMeSmObYmYsElF

          os 4 mais vendidos nos últimos meses são crossovers… CR-V, Escape, Rav4 e Rogue…

          • Junoba

            Mas eu me referi a Crossovers Compactos, não os Médios…

            • EuMeSmObYmYsElF

              você disse que nos EUA quem domina são os SUVs de verdade… aqui (canada) e nos States, esses são os compactos e os 4 primeiros são crossovers. SUV mesmo só vai aparecer em quinto. abaixo disso, só crossover.. e aí sua afirmação já perde sentido

              • Junoba

                Pra mim SUV de verdade ( Crossover médio ), são CRV, Sportage e por ai vai, não HRV, Renegade…

                • EuMeSmObYmYsElF

                  são todos crossovers

        • V12 for life

          Nem tanto assim Chevrolet Trax e Buick Encore fazem muito sucesso por lá, e o Renegade ta indo pelo mesmo caminho e eles tem muito mais opção de crossover que qualquer mercado.

        • Rodrigo Monteiro

          eles tem dinheiro para comprar SUV de verdade, lá não existe apresutado e ninguem come carne de segunda tb… Agora nao da para nos meros mortais brasileiros querer ter todos SUVs de verdade né?

          • Junoba

            O brasileiro recebe muito pouco em relação a outros países ( certamente para favorecer o empregador ), e os preços dos produtos são muito elevados, não ´´acompanhando“ o salário. A renda média da população é de 2k. O cara tem que fazer o consórcio ou ajuntar dinheiro por um longo tempo, pra comprar um carro 0km.

            O jeito mesmo é comprar um moto, ou vazar da banânia.

            • Rodrigo Monteiro

              Eu fico um pouco indiginado quando falam quem lá eles usam “SUV de verdade” ou que “o popular lá é corola” como se aqui no Brasil isso acontecesse por culpa do brasileiro que não quer o melhor… Não sabe que no geral somos pobres, inclusive os que compram HR-V e Renegade estão incluido!

              Edit: Fiz uma pesquisa rapida e a renda media do americano é U$ 5.000 e do brasileiro U$ 500!

              • Junoba

                O problema é que o brasileiro aceita pagar tudo caro. A culpa é sim do consumidor e boa parte também do governo. Se o boicote não funciona no Brasil, as montadoras montam em cima.

                Um exemplo do Corolla, a versão ´´ civilizada“ a GLI AUT com bancos em couro, custa 80k. E o Altis passa dos 100k. Os preços são absurdos, porque o consumidor aceita pagar. Tem tanto concorrente no mercado com preços melhores, mas o povo escolhe o Toyota, com os argumentos absurdos mais variados.

                • Rodrigo Monteiro

                  Mas sera mesmo? Sabemos que somos um dos paises com impostos mais alto do mundo, o toyota americano (não sei a verão) mas começa com U$ 17k quase mesmo preço do que o de entrada aqui(R$ 69k)… claro que o de lá deve ter mais equipamentos, porem e os impostos?

                  Agora qual magica que vão fazer com um dos maiores impostos do mundo, moeda fraquissima, sendo caro e burocratico ter funcionario? Se boicotar o corollora daqui, ele vai deixar de ser vendido…

                  Todos pararam de comprar da apple pq esta inviavel simplesmente… sera que ela vai abaixar o preço?

  • DiMais

    ele parece ser bem acabado e sem muito luxo assim como é o Duster, só que numa embalagem mais bonita.

    • Gustavo73

      E qual concorrente nessa categoria ofwrce luxo.

  • V12 for life

    Honda tem o mesmo status de “Premium” que Hyundai e a Jeep também, com certeza o IX25 vem para brigar pela liderança, mas será esse sucesso estrondoso que faz na Índia.

  • Rodrigo Queiroz.

    Antes o ix-25 no Brasil que o indiano Creta.

    • André Maia

      Olhando esse Creta não se parece nem um pouco com a IX25 chinesa, parece mais uma mini Santa Fé.

    • EuMeSmObYmYsElF

      é o mesmo carro…

      • Rodrigo Queiroz.

        Não é bem o mesmo carro, é um ix-25 depenado para o mercado indiano.

  • edgar__rj

    Será que a captur vai brigar com esse IX25, HR-v e cia?

  • alex

    Esse carro não tem nenhuma condição de brigar diretamente com HR-V ou Renegade se os preços forem equipados, seja pelo Design ou o interior do veículo.

    Na verdade esse veículo faz parte de um segmento que ainda não foi inaugurado no país “pelo menos oficialmente”, que é dos SUVs compactos, que são Eco e Duster que ainda tentam brigar com Renegade e HRV , esse Creta e o Taigun completariam o segmento.

    • Adeilson Gois

      Quem é a autoridade responsável por inaugurar um segmento?

      • Junoba

        Já está ´´inaugurado“. Acho que seria a Fenabrave.

    • Junoba

      Que ? Um segmento não inaugurado no país ? Aonde você leu isso !?

      • alex

        Minha visão de como o mercado estará daqui a dois ou três anos, com dois segmentos de SUVs compactos.

    • Gustavo73

      HR-V, Ecosport, Renegade, Duster, Tracker e 2008 são todos sem altinhos compactos derivado de hatchs compactos . Taigun seria um subcompacto, derivado do Up.

      • alex

        Acho que vc concorda comigo quando digo que o Duster em matéria de requinte não pode ser comparado com o tracker ou até mesmo o HR-V não é?
        Esse ponto que quero chegar, daqui a alguns anos teremos duas categorias de SUVs compactos, como Gol, palio, March… e Punto, C3, 208… Todos compartilham plataformas compactas, mas são de categorias diferentes.

        • Gustavo73

          O Duster é um carro low cost, na verdade ele e os irmãos Sandero e Logan. Para se ter uma idéia ele cust menos que o Up na Europa, inclusive o Sandero custa 3mil euros a menos que o VW. Mas ele é o único com essas características na categoria. Se olharmos os equipamentos o HR-V é o segundo menos equipado. Afinal mesmo a versão mais cara tem só 4 Airbags, e o rádio com tels de 5 polegadas e Mirrorlink (nada diferente da CMM mais simples oferecida na VWB no Fox e que custa menos de mil reais. Ar-condicionado digital simples(na versão top) algo oferecido na versão intermediária da Ecosport e até no Duster. No 2008 o ar condicionado digital dual zone e CMM de verdade e 4 Airbags são de série em todas versões. O Captur sem dúvida será mais equipado que o Duster e lógico mais caro.

  • Junoba

    A parte das janelas lembra o Soul. Mas adquirir um Crossover é uma compra bem emocional, não traz muitos benefícios.

    • TijucaBH

      Pelo contrario. Com nossas ruas cheias de buracos e lombadas, a compra de um crossover é também racional. Ele é um carro um pouco mais alto, mas sem ser alto demais ao ponto de ter estabilidade ruim como uma Explorer. É relativamente robusto mas sem ser pesado e sacrificar o consumo ou desempenho. Tem bom espaço interno sem ser muito grande e dificil de estacionar. É caro, mas ainda sim mais em conta que os SUVs de verdade! É o tipo de carro que o consumidor quer, veja o sucesso do HRV. Um carro com otima capacidade off road pra ir ao shopping cobra um alto preço no consumo, desgaste de pneus, estabilidade, etc! Um sedan (Civic e cia) ou hatch (Golf e cia ) pra ir pro sitio, também é complicado.
      Crossover nao é o melhor de nenhum dos mundos, mas consegue ser mais ou menos em alguns seguimentos. Quer um carro sport, compra um Golf GTI, quer um Offroad, compra um Suzuki Jimny, quer um carro espaçoso, compra uma Logan, quer um carro economico, compra um hibrido e por aí vai… Considerando usos específicos, realmente crossover nao é indicado, mas uma parcela muito pequena da população faz uso realmente específico do carro, a maioria nao compra um HRV ou Renegade por questoes financeiras mesmo.
      À propósito, Renagade flex tá no limite com motor Etorq, nao compraria!

  • Airplane

    Hyundai está deixando de ganhar muito dinheiro ao não trazer o ix25/Creta para o Brasil pois o mercado de crossovers/SUVs compactos está bombando.

  • Bruno Gomes

    Resta saber se a produção ficará nas mãos da CAOA substituindo a velha Tucson, ou se será fabricado pela própria Hyundai junto ao HB20.
    Mais um concorrente de peso, apesar do design estranho, na minha opinião, promete agitar a briga nesse segmento.

  • Jad Bal Ja

    O Creta terá o mesmo efeito no Brasil? Duvido. Ate acho que venderia bem, mas o mercado aqui já tem bastante concorrência, não vejo ele com predicados, nem “nome” para sair derrubando Renegades e HRVs da vida.



Send this to friend