Home Hatches Hyundai HB20, o novo compacto sul-coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados


Hyundai HB20 1 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados




Apesar do expressivo crescimento registrado pelos carros de porte médio no mercado brasileiro nos últimos anos, as vendas em nosso País ainda são lideradas pelos automóveis de porte compacto. Com isso, diversas montadoras que até então comercializavam veículos de preço superior a R$ 50 mil irão apostar no segmento dos carros populares. A Hyundai é uma delas, e reserva um dos mais esperados lançamentos neste ano, que foi testado, mais uma vez, por jornalistas nesta quinta-feira.

Estamos falando do HB20 – até então conhecido somente como HB –, o primeiro projeto da sul-coreana desenvolvido especialmente para atender as necessidades dos consumidores brasileiros. No aproveito da ocasião, a Hyundai divulgou detalhes e as primeiras imagens oficiais do carrinho.

Como já sabemos, o novo Hyundai HB20 será produzido na unidade de Piracicaba, em São Paulo, que está quase pronta para receber o hatch em sua linha de montagem. A unidade, que antes era uma simples plantação de cana, ocupa uma área de 1.390.000 m² e 69.000 m², o que rendeu um investimento de 600 milhões de dólares, algo em torno de R$ 1,2 bilhão – além do hatch, serão produzidos por lá um sedã e um utilitário-esportivo, ambos de porte compacto, com a mesma plataforma do dois-volumes. O volume inicial de produção da fábrica paulista é de 150 mil automóveis por ano, que serão distribuídos entre os três automóveis.

Hyundai HB20 9 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados

De acordo com a montadora, o início de produção do HB20 está marcado para o dia 20 de setembro, com chegada prevista às concessionárias para a primeira semana de outubro, mais precisamente no dia 10. A Hyundai quer atingir 25 mil unidades vendidas do novo HB20 ainda em 2012, o que dá uma média de quase 9 mil exemplares por mês. O automóvel será a principal estrela da Hyundai durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que abre suas portas duas semanas após a chegada do veículo às lojas. Detalhes como motorização, versões, equipamentos e preço do carro não foram divulgados, informações que só deverão ser reveladas na ocasião de lançamento, marcado para 11 e 12 de setembro.

Como já havíamos publicado em matérias anteriores, o Hyundai HB20 será oferecido com duas opções de motores: 1.0 e 1.6 litro, ambos capazes de rodar com etanol ou gasolina. O primeiro é o mesmo usado pela Kia, marca pertencente ao mesmo grupo da Hyundai, que usa três cilindros e doze válvulas, quatro por cilindro. De acordo com engenheiros da marca, o motor a ser utilizado no HB20 entrega 5% a mais de potência e apresenta um consumo 15% inferior a de modelos do mesmo segmento, que utilizam motores de quatro cilindros. Com isso, estima-se uma potência de 85 cv. O torque do motor do Picanto é de 10,2 kgfm, disponível a 4.500 giros. Esse bloco estará disponível somente com o câmbio manual de cinco marchas.

Hyundai HB20 4 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados

Já o segundo, o 1.6 DOHC de 16 válvulas, tem 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, a 4.500 rpm, ambos máximos. Com esse motor, é evidente que o Hyundai HB20 fica bem mais esperto. Além do câmbio manual, estará disponível a caixa automática de quatro velocidades, a mesma usada pelos primos Cerato e Soul há algum tempo. Ainda não se sabe se o câmbio automático de quatro marchas será oferecido em toda a “vida” do HB20, mas comenta-se que, dependendo da recepção do mercado, essa transmissão poderá ser trocada por uma de seis marchas, por exemplo, talvez na primeira reestilização do carro.

Conforme informaram os profissionais que andaram no carro e visitaram a fábrica da Hyundai em São Paulo, o HB20 virá bem completo, seja com ou sem opcionais. Na versão 1.6, as unidades testadas contavam com sistema de som com CD Player, entradas auxiliar e USB, volante multifuncional com regulagem de altura e de profundidade e revestimento em couro, ar-condicionado manual, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, vidro do motorista com one-touch, dois apoios de cabeça traseiros, computador de bordo, repetidor de seta nos retrovisores, sensor traseiro de estacionamento, rodas de liga-leve de 15 polegadas calçadas com pneus 185/60, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Hyundai HB20 2 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados

De acordo com executivos da marca, freios ABS será opcional, pelo menos nas versões de entrada. Tanto o airbag para o motorista como o do passageiro serão oferecidos como itens de série.

E você deve estar se perguntando até agora: porque o nome HB20? Segundo a Hyundai, o nome do carro mistura a sigla HB, que faz referência ao nome do projeto, uma abreviação de Hyundai Brasil, com o nome do carro que cedeu a plataforma ao dois-volumes brasileiro, o europeu i20.

Hyundai HB20 5 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados

Hyundai HB20 6 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados

Hyundai HB20 7 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados

Hyundai HB20 8 Hyundai HB20, o novo compacto sul coreano, tem primeiras imagens e detalhes divulgados


Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.