hyundai-hb20s-premium-manual-fotos (8)

Sueli Osório
Enviada a Foz do Iguaçu/PR

O lançamento do Hyundai HB20S está causando uma certa revolta entre os leitores do NA. Quase todos os comentários são para reclamar dos preços do modelo, que pelo fato de a Hyundai não ter muito espaço nas linhas de produção, ficou com valores salgados.

Independentemente dos preços, saiba que já andamos no modelo e trazemos abaixo nossas impressões, confira:

Avaliamos a versão topo de linha, Premium, equipada com motor 1.6 e câmbio manual, que custa R$ 50.795. Visto de fora, o HB20S tem linhas modernas e elegantes. A linha da cintura alta dá robustez à silhueta do modelo. A grade dianteira em formato hexagonal e os faróis, com moldura prateada nesta versão, dão ao carro um certo apelo esportivo.

hyundai-hb20s-premium-manual-fotos (1)

Por dentro, o sedã da Hyundai tem saídas de ar, maçanetas internas e moldura do câmbio na cor prata. Na versão Premium, o botão do freio de mão e as saídas de ar possuem detalhes cromados. O painel de instrumentos oferece leitura fácil e é acionado ao girar a chave, sem a necessidade de acender os faróis.

Os bancos são de tecido e há detalhes de tecido nas portas. O acabamento é bom. A posição de dirigir é boa e a coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade. Também agradam a visibilidade e a estabilidade do modelo, mesmo nas curvas. Ponto positivo para a suspensão, bem ajustada. Passa conforto aos ocupantes sem ser mole ou dura demais.

hyundai-hb20s-premium-manual-fotos (2)

Rodando

O motor 1.6 16v Flex entrega 122 cv (gasolina) e 128 cv (etanol) a 6.000 rpm. O torque máximo é de 16 mkgf a 4.500 giros e 16,5 mkgf a 5.000 giros, respectivamente. No trecho urbano, onde foi feito o test drive, entre o hotel e a Usina de Itaipu, o modelo andou bem, oferecendo boas saídas e retomadas. Chamou a atenção o silêncio do motor. Com o carro parado muitas vezes parecia que o propulsor estava desligado.

O câmbio é outro ponto favorável, com engates muito precisos e suaves. Segundo a Hyundai, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,7 s (gasolina) e 9,3 s (etanol) e chega à velocidade máxima de 184 km/h e 189 km/h, respectivamente.

hyundai-hb20s-premium-manual-fotos (4)

Quem vai atrás tem espaço razoável para pernas, já que a distância entre os eixos é de 2,50 metros, e conta com dois apoios de cabeça e dois cintos de três pontos retráteis e um central subabdominal. O porta-malas acomoda 450 litros de bagagem.

Em breve iremos avaliar uma unidade do HB20S por uma semana aqui no NA, então traremos uma avaliação mais detalhada.