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Hyundai prepara HB20 ‘esportivo’ com motor 1.0 turbo, segundo site

hyundai hb20 2016 25

Depois da linha reestilizada, a Hyundai prepara outra grande novidade para o HB20. Segundo fontes, o hatch compacto deverá oferecer a partir de 2016 uma versão “esportiva”, com direito a um motor 1.0 litro flex de três cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível.

O novo modelo já está sendo testado pela engenharia da marca em testes de calibragem e validação das mudanças. O propulsor deverá ser o mesmo que equipa o Kia Cee’d GT Line, o 1.0 T-GDI Kappa que desenvolve 120 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 17,5 kgfm de torque, entre 1.500 e 4.100 rpm.

Nas demais tecnologias, a unidade oferece injetores perfurados a laser, em forma de pirâmide, que permite espalhar melhor a mistura entre combustível e ar nas câmaras de combustão. Há ainda válvula que controla a passagem dos gases de exaustão para a turbina com controle eletrônico, melhorando o aproveitamento e a disponibilidade de torque em rotações mais baixas.

A nova versão do Hyundai HB20 poderá seguir o mesmo visual do conceito R-Spec, apresentado no último Salão de São Paulo. Além do HB20, o novo motor 1.0 turbo será oferecido para o aventureiro HB20X e para o sedã HB20S.

[Fonte: Quatro Rodas]





  • jorge

    Certamente não vai substituir o 1.6 kappa, pois este acabou de passar por melhorias tecnicas. Não faria sentido.

    • pedro rt

      vai ficar acima de 1.6 como sendo a versao esportiva, o mais caro msm. ou entao vai custar pouca coisa a mais

      • jorge

        Sinceramente, tb não faz mto sentido vc pagar mais caro por um carro menos potente, apesar de toda tecnologia embarcada.

        Acredito que este motor virá na casa dos 100 CV, como o tsi e que esse esportivo será apenas uma maquiagem como temos por aí.

        • Menos potente? Acho que vai ser bem melhor.
          .

          • jorge

            Segundo a reportagem terá 120 CV…o 1.6 chega a 128

            • PEDAORM

              Pode ser menos potente, mesmo assim vai andar mais que o aspirado. O turbo tem torque disponível desde rotação muito baixa… Como exemplo de comparação uso os 122cv do antigo A3, vs Focus com 178 cavalos e números similares de aceleração.

            • DiegueteCG

              Eu não tenho ideia do torque do 1.6 aspirado, mas tenho certeza que é menos de 17,5 kgfm. NÃO se apegue aos cavalos ou à cilindrada do motor turbo. Olha o RPM em que todo esse torque aparece. O up tsi tem a mesma cavalaria do cobalt 1.8… Qual carro anda mais e consome menos? Para efeitos de comparação, pesquise no yt “focus 1.0T x 1.6”, algo assim.

              • Edson Fernandes

                Esse comparativo é muito legal!

                O 1.0 anda muito mais que o 1.6. Além da economia e do ronco instigante porém discreto do 1.0.

            • Diego

              Se o motor 1.0 tiver 120cv a gasolina, com álcool pode chegar perto dos 128cv …

              E potencia não é tudo, nesse caso o que mais chama a atenção aqui são os 17 kgf.m em baixo giro típico de carros turbo, que com certeza faria o 1.0 saltar na frente…

              • Diogo Vasconcelos da Silva

                Ta, mas qual a graca de colocar um motor com potencia proxima a de um ja existente?

                • Ernesto

                  O torque em rotações mais baixas representará reações mais rápidas em qualquer pisada no acelerador.

                • GRANMA

                  Dizer que o dele é melhor que o VW.

                • Edson Fernandes

                  Economia, modernizar o produto para aceitação de mercado…. entre outros.

                • Diego

                  Pq ele vai ser mais ágil (aceleração/retomada de velocidade) o que proporciona mais diversão ao dirigir…

                • Flávio Hashimoto

                  Pagar menos IPI, ter uma imagem melhor no mercado e lucrar mais (menos impostos em cascata, preço mais alto para o consumidor). Mas eu acho que seria uma excelente opção e se tiver controle de estabilidade… vai vender muito!

            • Adriano

              Não se esqueça do torque!

            • Artur

              Mas o torque e a aceleração devem ser superiores. Veja o 1.4TSI que tem apenas 140cv mas anda mais que o Focus 2.0 de 178cv.

            • Artur

              Mas o torque e a aceleração devem ser superiores. Veja o 1.4TSI que tem apenas 140cv mas anda mais que o Focus 2.0 de 178cv.

        • Menos potente? Acho que vai ser bem melhor. O torque, baixo rpm, nao tem nem como comparar aspirado com turbo.

          • jorge

            E o q eu falei lá em cima….não acredito que esse motor venha com essa potência e torque todo, justamente para enviar concorrência interna

            • DiegueteCG

              Provavelmente venha flex, o que é capaz de render-lhe um pouco mais de potência. Creio sim que virá com mais ou menos que o NA falou.

            • Deadlock

              Se for esportivo, como estão falando, deve vir. Mas, o fato é que esse motor 1.0 turbo é capaz de substituir o 1.6 com vantagens. Primeiro, vão lançar o tal esportivo, para gerar um lucro maior no início, depois, dependendo da concorrência, o turbo pode ser estendido a outros modelos.

          • Boleta7

            Esse motor deve vir com uns 105cv no máximo…120cv num 1.0 T precisaria de muita pressão e o carro não seria durável…

            • Edson Fernandes

              Como não? O motor 1.0 TSI admite sem alterações mecanicas 117cv. E é o que os donso de up TSI tem feito.Tem um dono que compro um Speed Up e tem 150cv com mais de 22kgmf de torque!

              • Ernesto

                Esse é um problema para quem pensa em comprar um carro turbo semi-novo: a facilidade em aumentar potência do carro.

                • Edson Fernandes

                  Eu concordo, tanto que eu não compraria um Golf com cambio DSG usado.

                  Ainda mais com a VW trocando o cambio pelo tiptronic. Ficar refem da fabricante colocar o valor que for para manutenção do cambio não é legal e a capacidade de aumento de potencia, potencializa problemas futuros no cambio.

                  • Gran RS 78

                    Mas na verdade a Audi está trocando o DSG pelo jurassico tiptronic somente pela redução de custos no Brasil. Claro que a marca jamais irá afirmar isso para o público, pois se fosse algum problema crônico, a marca iria implementar essa mudança tbm para os carros vendidos na Europa.

                    • Edson Fernandes

                      Sem duvida. Mas isso cria um problema sério de manutenção futura e fora da garantia para os cambios DSG. Foi nesse foco que eu quis citar.

                    • Gran RS 78

                      Sim, mas ainda é muito cedo para saber se esse tipo de cambio terá problema no futuro.

                    • Edson Fernandes

                      Bem… pense que serão poucos os carros que possuem o DSG7 a venda no mercado. Com a excassez é provavel que quem tenha um carro com ele e precise de manutenção, sofra no futuro.

                      Veja que na Audi só irá sobrar o A1 e na VW será extinto o DSG7.

              • Boleta7

                Sem alteração mecânica? Nunca ouvi falar disso…

                • Edson Fernandes

                  O que eu quero dizer é que com mudanças de parametros na ECU além de poder dar um aumento ligeiramente maior na turbina, é possível utilizar o que ele tem hoje.

                  Esse motor foi concebido para utilizar a potencia de 117cv com 17,3kgmf originais.

                  • Boleta7

                    Ah ok, mas custo a acreditar que a durabilidade deles serão iguais aos OEM

                    • Edson Fernandes

                      Lembre-se que esse mesmo motor equipa o Golf 1.0 TSI na europa.

            • Gran RS 78

              Não se esqueça que a VW já fez em 2000, um Gol 1.0 16 turbo intercooler com 112cv, que era muito forte para a época, e nem era flex, imagina com a tecnologia disponivel hj,o que não daria para fazer nesse motor da Hyundai.

          • Edson Fernandes

            Tirando os detalhes prateados e aerofolio preto esse é bem bonito.

          • Artur

            Esse conceito ficou top. É óbvio que a versão de produção não será igualzinha, mas poderiam colocar umas rodas no mínimo 16″ e baixar a suspensão alguns centímetros…

        • gveralonso

          Com remapeamento e reforço das partes que precisam para receber potência maior, ele pode ter até 130cv com etanol, sendo assim mais potente que o 1.6 e vindo para concorrer com o Sandero RS, mas, sendo um Hyundai certamente teria bem mais sucesso, se fosse um verdadeiro esportivo…

          • Perivaldo Silva

            Sandero RS. O escape ganhou uma saída dupla, e os canos ficaram 0,5 mm mais largos. A carroceria também passou por mudanças. A altura em relação ao solo foi reduzida em 26 milímetros, enquanto barras estabilizadoras e eixo traseiro ficaram 17% e 65% mais rígidos, respectivamente. As molas, exclusivas do modelo, são 92% mais firmes na dianteira e 10% na traseira, na comparação com as demais versões.
            Por fim, o Sandero R.S. conta com controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampas. O pedal de freios teve o curso reduzido, e atua de forma progressiva, e a direção hidráulica foi substituída por uma elétrica, mais precisa. A sensação de esportividade para o motorista ainda foi reforçada com um volante de diâmetro 10 mm menor.

            • gveralonso

              Um verdadeiro esportivo…

      • RTEC30

        Comparações com o UP TSI ocorrerão, a Hyundai vai colocar umas firulas para encorpar o HB20 e vender por 15 -20K a mais que o TSI.
        Ta certo! um monte de trouxas que vão comprar!

  • Brasileiro

    Ford e Gm que se cuidem!

    • Bonafide

      VW também…
      Está mirando um belo de um head shot na cara do Up TSI

      • Fabio Marquez

        Com o preço atual do topo de linha da marca, não espero este carro custando menos de 65k.

        • Boleta7

          Eu chuto o mesmo preço do TSi…65k é o 1.6 de 120cv, esse motor aí deve ter uns 105…110cv

          • Fabio Marquez

            Só por ser “o melhor 1.0 turbinado do mundo”, já é motivo de cobrar caro. (IRONIC)

            • Gran RS 78

              Mas muitos consumidores leigos, ainda olham a cilindrada do motor, e nesse caso, mesmo sendo um mil mais forte que o 1.6, garanto que a maioria ainda irá achar que o 1.6 é superior a ele.

      • Ramom Alencar

        up tsi? não vende nada, a hyundai mira o onix…

        • Gabriel

          Com certeza , ao meu ver o hb20 é um dos poucos que pode passar o onix, e se a GM dormir no ponto vai perder a liderança.
          A GM devia trazer pro brasil seu moderno ecotec 1.0 3c turbo que equipa opel corsa.

        • Artur

          E acho que a Hyundai só não chega ou ultrapassa o Ônix porque não tem capacidade de produção suficiente para isso.

          • Gran RS 78

            Mas as vendas atuais estão bem mais baixas que antes, o que dá a possibilidade da Hyundai conseguir vender mais Hb20 que o Onix.

      • Jackson A

        Ninguém está mirando no UP, uma vez que o povo não gostou dele.

        • Gran RS 78

          Verdade, o Up é carta fora do baralho, pelo menos em comparação com Onix e Hb20.

    • CharlesAle

      Me parece que a Ford já tem pronto o seu 1.0 Turbo. Vai sair na Eco reestilizada e no Fiesta..

      • Edson Fernandes

        Essa eu quero ver.

        • CharlesAle

          É aguardar agora. O bloco do 3 cilindros é parrudo pois no seu projeto já se previa o turbo.A bem da verdade, pode ser a salvação para melhorar as vendas de ambos..

      • Marcos Villela

        Mas vai ser turbo ou será uma evolução do motor do primeiro Eco versão 1.0 supercharged, com compressor ?

        • CharlesAle

          Vai ser o bloco 3 cilindros do atual Ka, com Turbo e outras melhorias. Mas não sei dizer se é exatamente se é o consagrado ecoboost 1.0..

      • Gran RS 78

        Eu dúvido muito que a Ecosport tenha uma versão mil, pois no lançamento em 2003, a marca lançou a Ecosport 1.0 supercharger, e naquela época, ela falou que iria ser a versão mais vendida, o que não ocorreu, e até foi encerrada justamente pelas baixas vendas em relação a 1.6 e 2.0.

        • Zoran Borut

          Aquele motor 1.0 Supercharger da EcoSport, Fiesta e Fiesta Sedan ganhou fama de beberrão e frágil muito rápido, lembro bem de amigos que compraram Fiesta Supercharger na época do lançamento e se queixavam que consumia mais que os Focus 1.8 e 2.0 Zetec que também tinham. Para complicar, em pouco tempo o governo fez alterações na legislação para carros 1.0, o que tornou os preços finais inviáveis, levando à extinção destes e de outros como o Polo 1.0 16V.

          • Gran RS 78

            Concordo a respeito do consumo alto do supercharger, mas ele andava junto com o 1.6. O Governo nunca alterou imposto contra os motores mil, tanto é que na época, a Ford apostava que a versão 1.0 seria a mais vendida, justamente pelo preço menor que das outras versões.
            O Polo 1.0 16v não teve sucesso pelo simples fato que o modelo não andava nada, e custava mais que os outros concorrentes com o mesmo motor, e a Vw sempre mencionava que ele era um compacto “premium”, portanto não combinava um carro mais caro e com um acabamento superior, contar com um motor 1.0 que era oferecido por outros concorrentes bem mais barato que ele.

  • Jackson A

    Se o novo já está salgado, tenho medo do preço desse ai.

    • Jackson A

      E o que exatamente vc sabe da minha vida ? Ainda tenho 1 filho sem carro, some daqui paspalho.

      • Logia

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, boa cara.

      • Radamanthy

        Achei ofensivo, posta mais, kk.

      • BorisAWD

        Pode fechar a internet por hoje, Lombardi!

      • Alvaro Guatura

        hahahahah

      • leomix leo

        Desnecessário…

      • Bruno Gomes

        Desnecessário! Garanto que tem muito favelado da Rocinha com condições de ter um carro 0, com suor do trabalho honesto e educação de berço!

      • Carol Vieira

        Sem querer lhe ofender, mas esse seu comentário foi um tanto preconceituoso.

        • leomix leo

          Além de preconceituoso ele é muito grosso, olha como ele foi rude na resposta anterior a essa. Coitado de quem convive próximo a ele.

      • tjbuenf

        Acho que você percebeu que ninguém curtiu seu post preconceituoso, né….

      • Feliphe Santos

        Ainda bem que não é o gentili, seria mais um processo.

      • Luiz

        Tomo no produtor de coco seu babacao.

    • Fábio

      E se vc tb não vai comprar, pq fica incomodado com a opinião dele?

    • leomix leo

      Sem necessidade esses seus comentários.

    • leomix leo

      Vc esta sendo muito grosso, não deve falar assim com as pessoas. Muito ofensivo e desnecessário seu comentário.

    • Vagnerclp

      70 contos.

  • pedro rt

    podem ter certeza q a TOYOTA ja esta preparando o contra ataque… no começo do ano a marca vai lançar o etios 2016 com os novos motores mais potentes e com mais torque e no 2° semestre chega a linha 2017 do etios ja reestilizada “mudança leve por fora e pesada por dentro”

    • Radamanthy

      Sera ? Etios nem cambio AT tem ainda…

    • ObservadorCWB

      Então continuará patinando…rsrsrsr Deveria ser mudança TOTAL por fora e por dentro.

    • TijucaBH

      Etios pra ficar bom, tinha que mudar completamente, igual o Corolla e recentemente a Hilux.
      Pode até ser um bom carro, mas a Toyota achou que bastava um logotipo da marca pro carro ser um sucesso de vendas. Isso nao funciona, veja o classe A que foi produzido em Juiz de Fora. Tinha uma estrela de 3 pontas e foi um fracasso!

      • Leandro Balmant

        O problema dela foi ter colocado um produto inferior pelo mesmo preço de 2 carros mais modernos e que foram lançados ao mesmo tempo.
        O melhor do Etios é somente alguns donos, que falam que é um mini Corolla.

    • Feliphe Santos

      O etios pra ficar feio ainda tem que melhorar muito…

    • Renato Dias

      Étios? Só nascendo de novo.

    • Gran RS 78

      Só vai vender bem quando a Toyota lançar um Etios completamente novo e com opção de cambio automático.

  • Mr. Bola de FOGO!

    Se ficar parecido com R-Spec vai ser lindo.

  • _William

    Mesmo que não sejam versões com mix grande de vendas, essas versões esportivas servem de vitrine e melhoram a imagem da marca e do carro, veja o Sandero RS que foi muito bem recebido e elogiado. Parece que depois da repercussão positiva que o lançamento teve as outras resolveram se mexer, a primeira foi a Pug com o 208 GT que parece chegar em 2016, e agora um possível HB20 turbo e tudo isso com o país em crise, creio que outros virão.

    • pedro rt

      a crise nao quer dizer nada… ontem mesmo ouvi de colegas q as festas em boates, shows e cantores e futebol estao em alta… o momento de pensar e agir diferente e msm na crise pra qdo o mercado voltar ao normal os resultados voltam a quem investiu

      • Jackson A

        O “Safadão” está na melhor época dele, cada show não sai por menos de 500 mil + exigências de comidas e atendimento…

        Crise não é pra todos, realmente.

  • Fábio

    Fala sério! Motor 1.0 Turbo numa versão “esportiva” pra custar mais de 50 mil reais? Aqui no “Barsil” quando se fala em Turbo já associa com esportividade e não com eficiência. Desse jeito não vamos muito longe.
    A VW continua de parabéns, por oferecer esse tipo de motorização numa versão de 44k (se bem que anda aumentando o preço, cuidado VW!).

    • leomix leo

      Sem falar que O seguro vai para as alturas.

  • V12 for life

    Como o Up! esse motor vai dar ao HB20 um desempenho interessante, agora só isso não é o suficiente para ser esportivo e se será oferecido no pseudo aventureiro e no sedan, está mais para substituto do 1.6 que um esportivo, não gosto muito do design desse carro mas com esse motor o sedan passa a me interessar.

    • Derek

      Se vier com 120 cavalos já vai ser o suficiente para bater o esportivo Sandero RS.

      • V12 for life

        Não vai resolver nada se suspenção e freios não acompanharem, olha os esportivos americanos antigos, costumam ser muito mais potentes que os europeus mas não os acompanham em em trechos sinuosos, o Sandero RS já provou que merece ser um Renault Sport.

        • Derek

          Sim, eu falei exatamente disto em um comentário antes do seu, acrescentando também as rodas.

      • Perivaldo Silva

        Sim, tendo o Sandero RS 150cv e 20.9 kg de torque, vai bater e amassar a lataria, pq na pista o Sandero vai enfiar a piaba… Com todo respeito rss

        • Derek

          Piaba? Nunca. Ele deveria humilhar o Up! TSI em um 0-100 e nem isto consegue. O tempo dos aspirados já passou.

          • Paulo_Lustosa

            0-100 diz nada sendo que Up! TSI só acompanha o Sandero RS até 130 e ainda tem retomada mais fraca e não faz curva igual ao Sandero RS

          • Edson Fernandes

            Olhe no youtube o comparativo e verá que o Sandero anda mais sim até no 0-100.

            • Derek

              Ele anda sim, por isto eu disse que ele deveria “humilhar”. Vale dizer que, ao menos no 0-100 que eu vi, o Up! TSI sai cantando pneu. Com um conjunto de rodas equivalente ao do Sandero RS, a diferença seria menor ainda.

              • Edson Fernandes

                Nisso só se colocassem um dessa forma.

                Mas o interessante foi comparar os dois carros como saem de fabrica. Mas o up só cantou pneu porque o cara desabilitou o ASR. Mas ele perderia muito com o corte de injeção para evitar patinar.

                • Derek

                  Sim, era esta a intenção. Meu ponto é que, com mínimos ajustes, o Up! TSI daria mais sufoco para o Sandero RS. Eu considero isto vergonhoso para o Sandero RS.

                  • Edson Fernandes

                    Então, só que eles quiseram apelar no conjunto e no que possivelmente a fabricante autorizou. Acredito que se fosse possível , colocariam até o motor TCe180 nele. Como ele possui opcional de rodas aro 17″, daria para colocar as pinças de freio do Fluence, talvez o conjunto de suspensão pudesse ser copiado na configuração e traria um carro mais forte. Porém a que custo?

              • Gran RS 78

                As rodas do Sandero Rs são aro 16 com opção 17, as do Up tsi são 15.

                • Derek

                  Depende do Up!.

                  O Move Up! TSI (no qual eu vi o 0-100 vs o Sandero RS) tem rodas aro 14. Tem muita gente que, inclusive, troca para aro 15 para evitar a cantada de pneu, pois é extremamente comum isto com o pneu aro 14 que vem de fábrica.

                  Também tem que levar em conta o perfil dos pneus do Sandero RS, pois o esperado é serem mais largas do que um pneu “comum” para rodas aro 16.

      • Perivaldo Silva

        Sandero RS. O escape ganhou uma saída dupla, e os canos ficaram 0,5 mm mais largos. A carroceria também passou por mudanças. A altura em relação ao solo foi reduzida em 26 milímetros, enquanto barras estabilizadoras e eixo traseiro ficaram 17% e 65% mais rígidos, respectivamente. As molas, exclusivas do modelo, são 92% mais firmes na dianteira e 10% na traseira, na comparação com as demais versões.
        Por fim, o Sandero R.S. conta com controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampas. O pedal de freios teve o curso reduzido, e atua de forma progressiva, e a direção hidráulica foi substituída por uma elétrica, mais precisa. A sensação de esportividade para o motorista ainda foi reforçada com um volante de diâmetro 10 mm menor. Fica difícil pegar o RS viu…

        • Derek

          Perivaldo, já viu a ficha do Punto T-jet? Consegue ser quase tão encantadora quanto a do Sandero RS, com potência de 150 cv e torque de 21 kgfm.

          A revista FullPower colocou então o Punto T-jet para correr em Interlagos. Depois colocaram o Up! TSI de 105 cv e torque de 16 kgfm para correr em Interlagos também.

          Se acha que vai ser difícil este HB20 turbinado pegar o Sandero RS, recomendo ver os 2 vídeos do Up! TSI e do Punto T-jet. Com alguns acertos na suspensão, freios e rodas, eu aposto que andaria mais rápido na pista.

          • Perivaldo Silva

            Derek, foram mais de 70 engenheiros e teste na França, Brasil e Argentina para sair esse RS, agora t-jet é quebragalho de um motor franco com turbo adaptado, mais um ESPORTIVADO. Dependendo do trabalho feito no HB20 ele pode tirar onda com o RS, mas até lá, só teremos teoria. Em conjunto o Sandero RS deveria ter motor 1.2t ou 1.4t com injeção direta, pq 2.0 aspirado tem desempenho, mas o consumo não agrada.

            • Edson Fernandes

              Perivaldo, em minha opinião a Fiat utiliza o turbo old school, onde atua só depois dos 2250rpm. Por isso há uma certa deficiencia na resposta perto do Sandero que anda inclusive junto ou mais rapido.

              • Perivaldo Silva

                Eu vou pesquisar, mas a Fiat só tem motores ultrapassados, gosto do design do punto, mas compare o 1.4TSI do Golf com esse 1.4T dele, nem precisa, rss

                • Edson Fernandes

                  Então, esse motor 1.4 da Fiat não recebeu as melhorias tidas lá fora. Uma delas é o multiair e outra poderia ser um turbo menor para atuar como o utilizado no Golf.

            • Derek

              O Punto T-jet pode ser um esportivado, mas está perdoado pois é um carro de quase uma década. Já o Sandero RS é um carro esportivo que foi lançado fora do seu tempo e que leva sufoco de um Punto T-jet…

              O Sandero RS é um carro que deveria ter sido lançado em 2012 ou até antes, não em 2015. Vai reinar por um curto período, tomando sufoco de qualquer motor 1.0 turbo que vir pela frente nos próximos 2 anos com metade dos acertos dele. Tenho certeza que os engenheiros da Renault tiraram leite de pedra deste carro mas o importante mesmo é o motor, e o tempo deste 2.0 aspirado já foi. É até uma pena ele ter este motor 2.0.

    • Perivaldo Silva

      Concordo com você V12

  • leomix leo

    Poderia manter uma versão pé de boi só com o trio ar, vidro e direção com esse motor por 44 mil como no Up!. Já faria um grande estrago na concorrência.

  • Carol Vieira

    A versão mais cara do HB20 foi lançada pelo preço de R$ 63.535, então com certeza essa nova versão vai passar disso.

    • Perivaldo Silva

      Tendo o Sandero RS por 59.900, que sim podemos chamar de esportivo, nunca que eu iria de HB20 acima dos 60k. Preços abusivos são praticados por todas as montadoras, se encalhar, dá um desconto que vende, pq brasileiro parcela em 80x mas compra…

  • Derek

    Se o Sandero RS é considerado esportivo NA, eu seguraria as aspas do “esportiva” deste HB20. Se vier com rodas e suspensão adequadas, já vai ser o suficiente para bater o aspirado-gastão Sandero RS.

    • Perivaldo Silva

      Gastão o Sandero RS é com certeza, mas nem o Veloster chega perto, são 150cv mais 20.9 kg de torque o HB20 vai ter que berrar!!!

      • Guilherme Gaúcho

        Mais suspensão trabalhada e caixa curta. Pode ser que em 0 a 100 ate nao fique longe, mas no track day ou estrada vai ser sufoco acompanhar o RS

  • Perivaldo Silva

    O site diz “esportivo” não é um Esportivo de verdade, vamos considerar que esse carro terá desempenho de 1.6 e consumo de 1.0, com a “gasolixo” beirando 4.00 é só escolher dentro do seu perfil. Nem todos confiam cegamente em motores turbo, e sua vida útil tende a ser reduzida frente o aspirado. Creio que os dois vão vender bem, mas não sabemos ainda quem vai prevalecer no mercado.

  • Perivaldo Silva

    Esportivo que conheço, começa no Sandero RS 2.0 aspirado com freios à disco, nas quatro patas, daí pra cima!

  • Lucas Irrthum

    A VW começou uma tendência no seguimento com o Up! TSI. Podemos esperar compactos de todas as montadoras equipados com turbocompressor. Finalmente o nosso mercado automotivo está avançando nos seguimentos mais baixos.

  • Gabriel Oliveira

    deve ter um desempenho similar ao 1.6, então o 1.6 já era “esportivo”?

    • Ernesto

      Com certeza terá desempenho melhor que o 1.6 devido ao torque maior e em menor rotação.

  • CanalhaRS

    Se já tem o 1.6 com 126cv, pra que um “esportivo” com 120cv???

    • Derek

      Economia de combustível e bom torque em baixas rotações.

      • CanalhaRS

        Será mesmo? Não seria economia de custos?

        • Derek

          Como estamos no Brasil, parece difícil de acreditar, mas é a concorrência que provoca isto. Colocar um motor novo na praça, bem diferente dos motores que tem atualmente, compartilhando apenas 10% das peças (caso do 1.0 TSI), exige investimentos consideráveis. Seria mais cômodo continuarem a vender o 1.6.

  • Mauro Schramm

    Espero que não limitem esse motor 1.0T somente a uma versão esportiva.

    • Ernesto

      No texto diz que será oferecido no HB20X e no HB20S, mas creio que deverá seguir o Up que oferece o 1.0T em todas as versões, menos a Take, se não me engano.

  • Marcio Andriani

    Soltam está notícia, daí vc percebe que dois moleques vem passando na curva com faixa dupla seu carro e dois caminhões….com o Xup tsi…..Please…..esportivo não, carro barato e econômico moderno…só….

  • afonso200

    nao seria o 1.6 turbo, pois a versao esportiva vai ser mais MANCA que a 1.6 aspirada

    • Cristiano_RJ

      Bem, a versão 1.6 aspirada, como sabemos, não é “manca”. E acredito que a versão 1.0 turbo deverá andar parecido com o up! TSI, ou seja junto com carros 1.8 aspirados.

      • Edson Fernandes

        E eu andei no 1.6 do cunhado da minha mulher e ele anda bem para o porte!

        Só achei o motor 1.6 poderia ser menos aspero em alta rotação. Ele não sobe liso.. mas anda muito bem.

        • Cristiano_RJ

          Talvez seja falta de isolamento acústico, falha comum em carros populares.

          • Edson Fernandes

            Ainda que dessa categoria ele seja relativamente silencioso. Poderiam aplicar uma camada maior de revestimento como são dos compactos “premium”.

            Destaco 208, C3 e Polo que para mim foram os realmente silenciosos. Para os compactos “de entrada” considero o Onix bem silencioso.

    • Ernesto

      Por que será mais manca que o 1.6? Torque maior e em menor rotação, peso menor,…tem tudo para andar melhor que o 1.6 aspirado.

  • afonso200

    vejo HB20 a R$99.990

  • Joildo Dias

    Agora não tem mais volta, o turbo vai chegar com força total e só temos a ganhar com esses novos motores, mas como a mijola tem muito álcool o ideal seria esses motores todos flex, os que são apenas a gososa tem que partir para podium ou corre um grande risco com a mijola…………..

  • Marco Antônio

    Estou gostando dessas Notícias de motores turbo. Sei lá, acho que se eu fosse presidente de uma marca ia querer somente motores turbos nos carros. 1.0 T, 1.6 T, 1.8T, 2.0T .. Nada de aspirados.

    • Jackson A

      Se eu fosse presidente de uma marca, eu iria fazer a vontade dos clientes…
      Se o povo quisesse um carro confinável, que assim seja.
      Se quisessem carros seguros, o mesmo… e por ai vai.

      Afinal, não adianta eu fazer um carro que eu acho bom se os meus clientes não concordarem comigo.

      Ex: C4 THP, é um carro bom, mas não atende ao publico do segmento de sedans.

      • Marco Antônio

        kkkkk tinha um tico de ironia no coment! Mas vc tem razão no fim das contas! O problema é que tem muito nego que não entende isso. por exemplo, porque renegade sobe de preço, vende bem, e tem um motor ruim, como dizem os ‘especialistas”.. Parece que tá todo mundo querendo 160 cavalos, 20 kgmf a 1500 rpm pra tudo que é carro!

        • HelderV6

          Pro público q vê auto esporte sim….mas pra gente q acessa o na eh um pouco diferente não ?

          • Marco Antônio

            Tem muito nego assim aki no NA, ou no CP. A galera do autoesporte nem comento, Não frequento.

        • Edson Fernandes

          Mas te digo que eu, com 143cv , 20,3kgmf de torque a 3750rpm já me sinto satisfeito, fico imaginando quem tem 1.4 TSI ou 2.0 TSI. É uma delicia rodar no Jetta TSI. Pelo menos eu gostei muito.

          • Marco Antônio

            Sim sim, essa é a questão. É a evolução os motores turbo alimentados. Mas atualmente ainda são satisfatórios muitos produtos aspirados. Meu pai tem um versa, 1.6. E ele é super satisfeito com o desempenho. obviamente que quanto mais eficiente melhor, o porém é que tem uma galera que acha que as montadoras deveriam se adequar aos gostos deles. tipo como fiz no comentário acima.

            • Edson Fernandes

              Na realidade, tem muitos aqui que querem a maior potencia possivel e maior modernidade possível. Só que a filosofia de muitas marcas é priorizar outros itens. No meu caso como consumidor, desejo sempre carros que consigam dentro de um determinado preço ou então porte, que consiga me entregar uma “cesta” de itens que seja justa ao carro.

              Sinceramente, acho que essa luta por 0-100 mais rapido, o carro com melhor retomadas…. um exagero. Desde que claro, não seja o tal carro que agregue essa cesta desejada por mim (quero dizer que não olho só motor e cambio mas claro que se tenho melhor performance não vou abrir mão)

              Tendo retomadas boas, passando segurança, entre outros detalhes, mais do que o suficiente. Ok, o downsizing ajuda, eu gostaria, mas no meu caso ainda não será o momento.

              • Marco Antônio

                Perfeito. o mito do 0-100, das retomadas violentas, de todo torque a 1500 rpm.. E por ai vai. Seu comentário foi perfeito!

      • HelderV6

        Soh ia ter celta , e corolla cara, se pensar só no lucro….popular ao extremo, e enganar os tiozoes que eh um carro de luxo….

    • HelderV6

      Que isso cara,? Se o público quisesse os carros q andam , v6, v8, V10, v12, fala assim não…..

      • Marco Antônio

        kkkkkk era ironia! Vou editar lá pra não deixar margem. Abraços.

  • Wagner Lopes

    O melhor esportivo do mundo por apenas 70K……..kkkkkkkkkkkkkk.

  • Boleta7

    Não faz sentido…
    Esse 1.0 deverá ser tipo o up! TSi, não um esportivo…
    Pq lançariam um esportivo com 1.0 T que tem menos potencia que o 1.6? Pq não fazer o esportivo com o 1.6 T?
    Bom…a imprensa “especializada” chamou o up! TSi de esportivo, então não sei oq esperar…

    • Derek

      O sentido é que o Up! TSI anda junto com qualquer 1.8 do mercado e consome igual 1.0.

      • Boleta7

        Sim, mas continua não sendo um esportivo…não temos suspensão dimensionada, freios melhores e afins

        • Derek

          Estava respondendo apenas a sua primeira pergunta sobre o sentido de ter um motor 1.0 turbo.

          Mas, em geral, a maioria das matérias que vi tomam o cuidado de não chamarem o Up! TSI de esportivo.

  • GRANMA

    O up não ta gostando nem um pouco dessa conversa!!

    • Ernesto

      Talvez ocorra o contrário. Com mais marcas oferecendo veículos turbo, o preconceito que ainda existe para esse tipo de motor pode diminuir, beneficiando todos os fabricantes que oferecem esta opção.

      • GRANMA

        Entendo. É por que não resisto quando posso da uma alfinetada no carrinho da vw.

        • Ernesto

          Eu andei no Up TSi e fiquei positivamente surpreso com ele. Ele pode ser feio mas achei um ótimo carro para sua proposta. O preço é que deveria ser menor, mas pensar que ele tem aços especiais, motor bem moderno comparado com outros carros, até que não está tão fora da nossa realidade.

  • Vai vender que nem pão quente.

  • Como é Hyundai o comercial será mais light. Se fosse Caoa…

    “Mais refinado que o Polo GTi, mais rápido que Clio RS, design harmonioso, superior ao Fiesta ST.

    Chegou o Hyundai HB20N, o melhor hatch compacto turbinado… …do mundo!

    Tan, tan, tan! Hyundai…”

  • GRANMA

    Com certeza deve ser uma maravilha acelerar esse carrinho, o problema é o fanatismo de alguns que acabam fazendo com que a coisa fique sem lógica.

  • Franklin Diego

    SE REALMENTE vier, vai desbancar ainda mais o “feioso” porém seguro UP! TSI.
    Seria uma jogada fantástica da Hyundai. Sei que o HB20 tem pontos negativos mas muitos outros positivos e uma versão 1.0 turbo semelhante ao UP! seria uma coisa que ia ser fantástico por aqui em nosso país!

  • Matheus Araújo Marques

    Tomara que façam… Talvez assim a Ford se toque em trazer os motores Ecoboost para seus carros aqui.

  • ícaro

    Imaginem o preço!!! vai chegar quase aos R$ 90 mil!!!!! infelizmente.

  • David Ferreira

    gol 2017 se a hyundai botar esse hb20 1.0 t a vw pode botar tabem