EUA Gadgets Hyundai

Hyundai registra patente de volante sensível ao toque

hyundai-volante-touch

A Hyundai registrou uma patente nos EUA um tanto curiosa. Trata-se de um volante sensível ao toque, que aparentemente precisa ser manuseado com uma luva especial.

Através de sensores de reconhecimento tátil e elétrico, o dispositivo permite criar uma área virtual para manipulação de imagens e funções em uma tela multimídia, sem que o condutor tire as mãos do volante.

Ela transforma em teoria, o volante em um touchpad, inclusive corrigindo a posição de toque, entre outras. Acredita-se que essa tecnologia possa também ser utilizada em smartphones, televisores, monitores de computador, entre outros aparelhos eletrônicos.

No veículo, por exemplo, poderia acessar outras funções, cujos botões estão distantes da direção, tais como vidros, ar-condicionado, espelhos, etc.





  • Rodrigo

    Legal, mas ainda prefiro os comandos de voz. Acho que toma menos atenção do motorista.

    • Murilo Rodrigues

      Eu também acho mais prático por comando de voz mas o problema que alguns sistemas precisam de melhorias. O sistema de comando de voz do Sync do New Fiesta por exemplo, não sei se foi só comigo quando fiz o teste no carro de uma colega eu achei pouco preciso e tive que aumentar muito o tom de voz para que a ”mulher” entendesse que eu queria acessar o Mediaplayer.

      • Rodrigo

        Isso precisa ser aperfeiçoado, nada mais. E aperfeiçoamento leva tempo.
        Quando a primeira versão da Siri (iOS) saiu também não entendia direito o que falávamos, hoje em dia praticamente tudo que falamos ela captura.

        • Edson Fernandes

          O mesmo do Google (Now).

          Só que no Fusion é perfeito (e no Focus tbm).

    • Wald Queiroz

      Acho que só um gago vai preferir esse novo sistema patenteado pela Hyundai!!!!

      • ObservadorCWB

        Por que ? Poderia explicar ?

    • ObservadorCWB

      É, mas sempre pensamos na “nossa caixinha”, há questão do idioma, o aperfeiçoamento, o funcionamento coreto em carros alugados por exemplo, sotaque, e até os mudos……os movimentos (vide mouse, telas resistivas ainda são muito mais universais.

  • Ainnem Agon

    Os Lexus já tem touchpad e alavanquinha

  • Lembrando que o BMW série 7 possui um sistema que identifica gestos. Ou seja não precisa encostar na tela para executar a função.