Hyundai Lançamentos

Hyundai revela novos motor 1.6 GDi e câmbio de oito marchas

hyundai novo motor 1.6 gdi 1

Durante um evento realizado hoje (terça-feira, 27) na Coreia do Sul, a Hyundai anunciou um novo motor 1.6 litro GDi, desenvolvido sob medida para os próximos modelos híbridos, o que inclui o rival da fabricante para o Toyota Prius. Além disso, a marca apresentou uma nova transmissão automática de oito velocidades.

O novo propulsor da Hyundai é um quatro cilindros a gasolina, naturalmente aspirado, capaz de desenvolver 105 cavalos de potência e 15 kgfm de torque. Trata-se do primeiro bloco da empresa com o ciclo Atkinson, tecnologia de recirculação de gases de escape (EGR) e curso longo, proporcionando uma eficiência térmica de 40%, a exemplo do 1.8 VVT-i que equipa o Prius.

hyundai novo cambio automatico 8 marchas

Além disso, o motor 1.6 GDi da Hyundai apresenta fluxo de óleo simplificado pela válvula de controle de óleo de admissão (OCV), integrado ao comando de válvulas variável (CVVT). O bloco de cilindros passa a aquecer rapidamente, gerando menos atrito no motor.

Já o câmbio automático de oito marchas oferece uma melhora geral de 7,3% em relação a atual caixa automática de seis marchas da Hyundai. A nova transmissão promete ainda melhor desempenho, maior economia de combustível e menores ruído, vibração e aspereza. O câmbio é ainda 3,5 kg mais leve. A novidade deve equipar modelos com tração dianteira e motores Lambda, Theta turbo GDi e a família R.





  • Gustavo Zoch

    Motor 1.6 de 105cv??

  • BorisAWD

    A hyundai já colocou cambios com 6 e 8 marchas no mercado e a citroen/peugeot ainda nao conseguiu resolver o impasse dos cambios de 4 marchas nos carros pequenos.

    • André

      Com relação a Hyundai com carros pequenos, nem está taaaaão atrasada, o Kia Picanto continua com 4 marchas e o HB20 ganhou 6 agora.

      • BorisAWD

        Mas ganhou, mesmo o 4 marchas estando adequado ao projeto. (nao faltava potencia como os PSA)

    • Rafaelprado

      Amigo se você tem a solução para o problema fisico da peugeot, porque vocênão apresenta? A própria peugeot já disse que não cabe o cambio 6 marchas não cabe na linha 208 com os motores atuais.

      • BorisAWD

        Na europa cabe, amigo! Aqui que nao cabe.
        Sério q vc acreditou nessa conversinha?

        • Rafaelprado

          na europa são outros motores. o 1.2 e o 1.6 diesel

        • Mauro Schramm

          Salvo engano meu, a PSA não tem nenhum câmbio automático moderno para seus carros pequenos movidos a gasolina, mesmo no mercado europeu.

          • Gustavo73

            Twm para o 1.2 thp de 3 cilindros.

        • Gustavo73

          Só cabe no cofre com o 1.2 thp de 3 cilindros. É uma questão de espaço. Mas depois de 2010 já deveriam ter pensado nisso na categoria.

          • Filipe Machado

            E será que não rolaria trazer esse motor pra cá com um Turbinho maroto?

            PSA faz tudo errado, carro que é pra ter versão Manual não lançam e carro que era pra ter AT não tem

            • Gustavo73

              Por mim pra ontem. Mas seria importado assim como o 1.6 thp

          • BorisAWD

            lá nao existe o 2008 Thp auto?

      • Rodrigo Monteiro

        Agora o consumidor precisa bolar uma solução antes de criticar o produto?

  • Túlio Leal

    Não entendi o que tem de especial esse motor da Hyundai.

    • V12 for life

      É um novo 1.6 com a mesma tecnologia que o 1.8 do Prius para a Hyundai mostrar que também pode.

    • Roger Rosato

      Motores ciclo Atkinson possuem potência menor que um motor convencional (ciclo Otto), no entanto as perdas energéticas são bem menores, o que leva a um aproveitamento melhorado da energia do combustível. É ideal para o emprego em veículos híbridos, uma vez que possuem também um motor elétrico (que compensa o baixo desempenho do motor a gasolina), além de outros recursos para reaproveitamento energético, tal como freios regenerativos, onde a bateria do carro é recarregada com a energia das frenagens.

  • V12 for life

    Para um híbrido o 1.0GDI turbo com a mesma tecnologia embarcada nesse 1.6 é o mais lógico, e a colocaria na frente da Toyota já que o alvo é o Prius.

    • Gustavo73

      Mas um turbinado aumentaria os custos.

      • V12 for life

        Híbridos ainda são modelos de alto valor agregado, e são os que mais precisam de grande eficiência.

        • Gustavo73

          Bem pensado.

  • Airplane

    Hyundai mostrando que é capaz de competir com os demais “big players”

    • Gustavo73

      Lá fora ela já faz isso pedindo menos.

  • Rodrigo Queiroz.

    Será que este powertrain algum dia chega ao Brasil ?

  • afonso200

    de ter até no hyundai acent que custa a partir de 15mil dolares e por mais 1mil dolares leva cambio AT, mais 800 dolares leva um monte de tecnologias, olhem la no site da hyundai. o elantra custa 18mil dolares ja o i30 (lá é elantra GT) custa mais caro, nos eua caro hatch é mais caro que sedan

  • CyberSilvio

    …………………….aqui vai ter 160cv da Caoa.



Send this to friend