Home Marcas Hyundai Hyundai suspende implantação de fábrica em Resende/RJ

hyundai tera fabrica em piracicaba Hyundai suspende implantação de fábrica em Resende/RJ




A Hyundai suspendeu a implantação de uma fábrica de equipamentos pesados no interior do Rio de Janeiro, segundo o Diário do Vale. O secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira, recebeu um e-mail de um diretor do grupo coreano Hyundai, informando que o projeto foi suspenso.

A mudança na posição da Hyundai pode ter como um dos motivos uma pendência envolvendo a cobrança de uma dívida de R$ 1,7 bilhão da Asia Motors. A marca pertence à Kia, que por sua vez é controlada pela Hyundai.

O débito se refere à diferença do imposto de importação: montadoras que têm fábricas no Brasil pagam a metade desse tributo para trazer seus veículos produzidos fora do país, em comparação com quem não tem fábricas locais.


  • Romulo_Max

    Q susto!
    Pensei q a fabrica de automoveis de Piracicaba tivesse ido pro saco, e o HB junto.
    É impressão minha ou a historia dessa divida de 1,7 bi ainda vai render bastante… :S

  • MattTr00

    que empresa séria!
    cancelar um projeto por email…

    • felipesfc87

      Muita coisa hoje é feita por email, no mundo dos negocios

    • bilharinho

      Que país sério, cobrar uma dívida anos depois para impedir as marcas importadas de tomarem o espaço das marcas "nacionais".

      • meyerbro

        Pois é, talvez seja melhor deixarem eles descumprirem as regras e acabar com as fábricas no Brasil. Talvez o desemprego não seja um problema né. Bem pensado!

        • bilharinho

          Pensar é uma coisa que quem repete clichês não faz. O governo arrecada impostos com a venda de importados ou nacionais e tem poder em mãos para equilibrar o mercado. Lendo seu comentário até parece que o único ramo empregador aqui do Brasil é a indústria de automóveis. Por causa de mentalidade como esta ficamos reféns de 3 montadoras que nos vendem carroças com preços de aviões.

          • pablo

            Então eles podem descumprir as regras aqui no Brasil na sua opinião. Porque um país sério cobra seus impostos sim.

            • bilharinho

              Só analisa um pouquinho melhor a situação dentro de um contexto mais global. Vir com esta questão de "impostos" justo agora que a Hyundai bate recordes de vendas enquanto as nacionais estão chorando as pitangas por estarem perdendo mercado para os produtos importados. Entendeu o contexto agora?

              • pablo

                Qual a data de protocolo da ação de cobrança?

                • bilharinho

                  Cara, vc tá meio com idéia fixa. Só estava expondo meu ponto de vista a respeito disso. Não quero convencer a vc e nem a ninguem mais a acatá-lo. Se concorda bem, se não concordar tá bom também.

                  • pablo

                    Entendi o que você falou, concordo que pode ser político mas, por outro lado, se a cobrança apareceu agora é porque o processo começou a uns 2 ou 3 anos atrás. Então também não é do nada que resolveram cobrar.

      • BlueGopher

        O governo está correto, não é nenhuma jogada para impedir que a Hyundai ou Kia tomem o espaço das nacionais.
        Afinal, quantos mais fabricantes locais ao invés de importadores, melhor, temos mais empregos e impostos.
        E a Hyundai, quando comprou a Asia sabia claramente desta dívida, isto não é surpresa para ela.
        Errado seria o governo "esquecer", abriria precedentes perigosos.

        • Cil

          Eu não acho que o governo está errado em cobrar, mas você acha realmente que se não houvesse uma forte pressão das "montadoras nacionais", que recentemente fizeram beicinho e bateram o pezinho no chão por conta de um janeiro gordão paras os importados, que o governo ia cobrar essa dívida????? Bastou a KIA anunciar que quer vender 107 mil carros no BR, para isso acontecer.

          Não sei você, mas eu acho muuuuuito suspeita essa cobrança anos depois. Para mim, foi o coelho da cartola. Caso, a KIA/Hyundai ameaçassem o reinado das 4, era só sacá-lo das mangas para fazer estrago.

          • BlueGopher

            Veja que a fábrica suspensa não é de automóveis, é de equipamentos pesados.
            A fábrica de automóveis não foi citada, neste ramo o lucrinho é bom demais para eles desistirem .

        • bilharinho

          Quando eu leio estes comentários pró Brasil, pró industrias locais eu consigo entender o porque de termos um mercado que abusa da nossa inteligência (e bolso) e parlamentares que ganham mais de 100 mil reais por mês em um país de salário minimo de 545. Fica tudo muito claro.

          Realmente como já é dito. Em uma democracia cada povo tem o governo que merece.

          • pablo

            Você acha realemnte que temos uma democracia?
            E também entendo o Brasil quando vejo que o povo não cobra respeito de uma empresa que veio do outro lado do mundo pra pintar e bordar por aqui.

            • bilharinho

              Não sei se vc está morando do Iêmen, Líbia ou Egito. Mas aqui onde moro, no Brasil, é uma democracia sim. Temos eleições de 2 em 2 anos. (ironia)

              Votar errado e falar que não temos democracia é uma coisa. Não a ter de fato de outra.

              • pablo

                Democracia no papel. Na pratica, dependendo com quem você meche, é bem pior que qualquer estado totalitário.

      • ALEZAO

        esse assunto da dívida não é de agora, já vem se arrastando há anos

        • pablo

          O povo aqui não conhece a (lenta) justiça brasileira.

      • pablo

        A empresa sumiu daqui e voltou, agora tem que pagar. Isso se não fugir de novo não é?

  • carlosluzzi

    a hyundai vai com certeza cancelar a fabrica de piracicaba também, claro que o interesse de construir
    vai continuar, mas pra dar uma pressão no governo brasileiro eles vão ameaçar cancelar..

    • sadala31

      Mas é claro que é isso. Eles querem pressionar o governo. Ainda mais, o estado do Rio de Janeiro é aliado político do PT. O Rio não vai querer perder este investimento e vai pressionar o governo federal, ainda mais que é seu aliado. Mas é muita sacanagem com o cidadão brasileiro. Prometeu uma coisa na maior cara de pau e não cumpriu e agora na maior cara de pau fica pressionando o governo. A Hyundai só investe agora só porque o Brasil tá dando dinheiro??? Quando deu prejuízo, lá pros anos 90, saiu do Brasil rapidinho deixando à mercê os antigos proprietários e sem dar nenhuma satisfação na maor cara de pau. Se têm dívida a pagar, têm de pagar. 1,7 bilhões é muito dinheiro. A Hyundai não é uma empresa pobre. Ela tem esse dinheiro. Se deve, têm de pagar pois a Hyundai é rica. Se não quer pagar é por pilantragem dessa empresa.

      • D_Millan

        Naquele tempo não tinha nada com a Hyundai e sim com a Asia Motors e só! A Asia motor deu o calote já que faliu, infelizmente a Hyundai comprou ela e suas dívidas, óbvio que a Hyundai tem que pagar essa divida, mas como a divida não era dela, ela tem todo o direito de renegociar e deve, Porque se a Hyundai deixar o país ou mesmo deixar de montar uma fábrica aqui, será uma tragédia. Espero que o governo federal perdoe a divida se a Hyundai instalar uma fábrica, será melhor a todos! Principalmente a nós consumidores que teremos melhores opções no mercado, vai gerar uma concorrência e teremos produtos mais baratos e quem sabe nos livrarmos da CAOA!

        • arthurazx

          vai passar a mão na cabeça da hyundai? comprou? agora tem que pagar

          • D_Millan

            Não estou passando a mão na cabeça da Hyundai não, inclusive ela tem que pagar a divida da Asia motor sim, afinal ela comprou, só estou dizendo que nada impede dela fazer um acordo justo com o governo, visto que isso traria muitos empregos e desnvolvimento, melho que pagar uma divida que nao foi culpa dela e sair. E você esta passando a mao na cabeça desse governo espúrio?

            • arthurazx

              Eu Não, Só estou dizendo que ela tem que pagar. tá devendo ela tem que pagar, o governo brasileiro também é um lixo

              • D_Millan

                Então! É o que eu quero dizer, ela tem uma divida e tem que pagar! Mas se ela pagar fazendo o que a Asia Motors não fez, que no caso deveria colocar uma fábrica aqui, acho muito melhor até. A Hyundai faz o que a Asia Motors deveria ter feito e tudo fica numa boa, já que todos ganhariam.

                • pablo

                  Sim, e o dinheiro que deixou de ser produzido nesses quase 10 anos de atraso fica onde? A sim, é a Hyundai, tadinha.

                  • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

                    Vamos pensar por um contexto interessante unindo o util ao agradavel.

                    Quer investir no Brasil? Legal, venha. Quer isenção de algum imposto para abrir a fabrica? Legal, venha. Agora vem a parte do Governo, vc pode fazer essas coisas, mas firmando desde já, que todo o valor ganho em cima de produtos vendidos será cobrado sem qualquer intervenção juridica e sairá direto da fonte para o governo. Até quitar a divida. Pode ser assim? Não, então por favor, saia daqui, senão, se a resposta for positiva, por favor, aperto de mãos, contrato assinado e dinheiro arrecadado para a Hyundai e Governo.

                    Pronto resolvemos de uma vez o problema de dividas aliado ao problema de se instalarem por aqui. O que vcs acham ?

        • TOM

          Apesar da fusão ser posterior ao calote, a Hyundai pode ser responsabilizada sim, em direito internacional, ficou acordado que a empres sucessora, no caso a hyndai, fica com o patrimonio e tambem as obrigações da empresa emcampada (Asia). Claro que cabe discussão, mas dificilmente o Brasil vai engolir o calote desse coreanos picaretas.

        • pablo

          "infelizmente a Hyundai comprou ela e suas dívidas"
          Até chorei.

          "Hyundai deixar o país ou mesmo deixar de montar uma fábrica aqui, será uma tragédia"
          Eu mesmo vou dar um tiro na minha cabeça se isso acontecer. Imagina a Hyndai saindo do nosso país! :o Ops, ela já fez isso uma vez, não?

          "Espero que o governo federal perdoe a divida se a Hyundai instalar uma fábrica, será melhor a todos!"
          Não, o governo não pode perdoar a dívida ou isso aqui vai virar de vez uma zona. E melhor pra todos quem?

          "e teremos produtos mais baratos e quem sabe nos livrarmos da CAOA! "
          Se livrar da CAOA até pode ser, mas produtos mais baratos? Não garoto, não.

          • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

            Se pensar assim, entao eu simplesmente me tornar rico a custas de dividas e deixo de pagar. Um dia, qdo trazer algo de positivo para o governo (imposto) eu tenho minha divida perdoada e assim continuo minha divida.

            Pode assim também? Porque se um pode, todos podem. (posso ser hipocrita ao dizer isso, mas se for assim eu quero é mesmo poder ter o mesmo direito).

    • HCO

      A inauguração das obras da fábrica de Piracicaba vai acontecer sexta feira com a presença do governador de SP e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel

      • Guilherme_M

        Pensei que elas ja tinham começado. O HB está prometido para o ano que vem, será que vai dar tempo de ele chegar no prazo?

        • Romulo_Max

          Na verdade o HB está prometido pro 1º semestre de 2013. Sendo q a previsão era q a fabrica ficasse pronta no fim de 2012

  • nasser_ric

    Precisa pagar essa dívida…. muito fácil falar que vai fazer, pegar o dinheiro e depois dar uma de "migué"….

  • Victor_GCA

    isso ta com cara de ameaça pra o governo deixar a divida para la e eles colocarem a fabrica aqui

    • CanalhaRS

      óbvio que sim….e se não surtir efeito eles vão suspender (de mentirinha) a outra fábrica, até se livrar desta dívida. E os estados baixam as calças para eles, sem problema nenhum…esses fabricantes, vou te contar….

  • bilharinho

    Infelizmente nosso país não joga com regras claras, usa de politicagem para proteger montadoras A ou B. Eu acho que a Hyundai está certinha. Tem que aproveitar o bom momento que está tendo na Europa e EUA e se mandar daqui. Esse negócio de ter que ficar pagando político para poder trabalhar é o fim da picada.

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Legal… eu como cidadão quero fazer o mesmo então. Quero gastar 1,7 bilhões de reais comigo… porque sou egoista, dane-se o restante da população e depois simplesmente fazer pressões para não pagar. Posso? Pode.

      Só que diferente do que acontece com a montadora eu estaria possivelmente morto, senão passando fome. Diferente da empresa que a Hyundai se tornou e que poderia pagar essa divida mesmo que acordada para pagar em partes.

      Não sou a favor de politico, mas tbm não sou a favor de pilantragem de montadora. Se esse precedente dar certo, isso abrirá um motivo enorme para muitas empresas grandes agirem com pilantragem e peso em cima do governo. Será mesmo que uma montadora tem o poder de manobrar o governo todo? Eu duvido. Alias, a montadora pode passarum bom momento como montadora, mas nunca o Brasil tbm pasou por um bom momento na questão de vendas de automoveis. Posso dizer sem pestanejar, mas se a Hyundai sair, ela que perderá um grande mercado potencial para ela mesma. E as rivais que agradecem.

  • shdn2010

    A hyundai, nao respeita os brasileiros, quando precisamos realmente de assistencia eles nos ferram bonito… o governo tem q cobrar essa divida mesmo e eles tem q tomar vergonha na cara e pagar

  • t75

    a Hyundai não está em posição de fazer pressão alguma… tem que pagar a dívida R$ 1,7 bilhão e ponto final.

  • RSM

    Eita medo de ter um Hyundai agora…

  • rafaelprol

    Só estão cobrando pq o governo vai fazer o corte de 50 bilhoes no orcamento, entao esse dinheiro vai fazer falta!!
    E outra pq não cobrou antes?? o Governo tem meios para isso, é muita baixaria.

    Deixa a Hyundai em paz! Pq o que ela vai gerar de imposto direto/indireto, vai ser um absurdo.

    • pablo

      "E outra pq não cobrou antes?? o Governo tem meios para isso, é muita baixaria. "
      É que você da entrada em um processo hoje 9 da manhã e 3 da tarde já saiu a decisão. Cada uma.

      "Deixa a Hyundai em paz! " Senão chingo muito no twitter, puta falta de sacanagem. Sério, é muita infantilidade.

      • rafaelprol

        Fala sério voce não tem noção do processo, essa multa já poderia ser cobrada muito antes, voce acha que a Fabrica ou as Fabricas da Hyundai não vai gerar beneficios, isso é caso que uma mão lava a outra,

        Em qualquer acordo, com o governo essa multa jamais seria paga a vista! a Hyundai teria seguramente uns 5 anos para pagar. e fazendo investimentos seria muito mais rentavel.

        Mesmo que se a hyundau se comprometesse a investir esses 1,7Bilhão no brasil o valor que seria muito melhor, garantia de empregos, diretos e indiretos, fora a alavancagem nos impostos nas cidades das fabricas.

        Para o boçal acima, procure saber mais de uma pesquisada nas datas dos processos, descubra quando o governo começou a se mexer…

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          Rafael, a maior questão de se vc simplesmente perdoar dividas é vc abrir esse mesmo discurso para qualquer outra montadora ou grande empresa que possua investimento no Brasil. E o Slogan seria esse: "Bem, eu venho para abrir um grande investimento, crio dividas e depois volto com força. Mas ao inves de eu pagar o que eu comecei, eu simplesmente invisto mais e deixo de pagar". Já pensou se isso pega moda? E pior, quem diz que um novo investimento possa ser pago pela mesma empresa (era Asia Motors, tudo bem, mas a postura era de resolver a divida e não perdurar com a mesma).

          Mas a idéia é logica que isso surgiu num momento totalmente aproveitavel para o governo. Quem em sã consciencia vai deixar de ter fabrica no Brasil e mamar do ganho que tem? A Hyundai pode ser esperta, mas sabe que cometer a burrice de sumir daqui tbm não vai. Continua…

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          A questão é que não podemos simplesmente entender que o dinheiro vá para o governo e vermos os politicos usando para outros itens e entender que isso merece pq o governo é corrupto. O erro eu posso dizer que é do brasileiro querer ser esperto em tudo, mas nao vou entrar forte no assunto, só nao acho que isso seria interessante para nos mesmos se isso ocorrer (perdoar essa divida).

  • DougSampaNA

    Nossos impostos são altos? São sim; mas vieram vender aqui sabendo das regras; então não são inocentes; se devem renegociem e paguem! E esta historia de que comprei e não sei o que comprei deve é conversa pra boi dormir..
    Agora, nossa Receita é bem ordinária, qual é o valor real versus juros e multas de atrasos? Abaixa isso (multa e juro, passivo não) um pouco, parcela e recebe e acaba com isso pô.

    • pablo

      Se um cidadão brasileiro não tem estes beneficios porque um coreano deve ter?

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Doug, vou responder isso não é se baseando na sua pessoa ok? Vamos lá Pablo.

        O brasileiro entende que qto maior a divida, menor tem que ser a pressão sobre o que tem que ser cobrado. Acho que o brasileiro se acostumou tanto na inadimplencia que acha que isso deve ser assim, comum sem cobrança. Afinal uma hora ele paga. Enquanto os inadimplentes não pagam as dividas, quem paga a conta em dia, paga tbm o que os inadimplentes deixam de pagar. E qto mais as pessaos deixam de pagar mais a sociedade paga caro pelas coisas.

        Pior ainda é as pessoas que ficaram esperando a divida ficar em empresas de cobranças, ditas como clientes sem recuperação onde ela deve R$3000 e paga somente R$500. Ou seja, melhor receber alguma coisa do que nada. Porém essas mesmas pessoas que "caducaram" deixaram as demais tendo que pagar em produto o que ela nao paga no que ela comprou. Por isso falo, brasileiro qdo acha que foi esperto ferra a todos nós e a ele mesmo.

        • pablo

          Sim, mas quando a dívida é tributária a receita não dá colher de chá não.

  • madsauro

    O governo pode cobrar esta dívida com certeza, mas acho que este valor não vai ser pago, talvez nem chegue a metade.

  • Rafax

    governo brasileiro pegando os caloteiro pelo rabo.

  • Cil

    Basta ela começar a vender o HB aqui a lá "quatro grandes", isto é, pelado e caro… que rapidinho ela paga a dívida… ehehehedh

    • pablo

      Ou Sonata a 120k não é?

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Ou Azera a 150k. Só olhando o pessoal do NA vários aprovam tal valor, vc acha que o consumidor "que nao entende" não aprovaria?

  • DiMais

    a Hyundai mãe tendo aulas com a CAOA de como mobilizar os brasileiros…

  • PossanteRN

    A Hyundai se mandando do Brasil como fez em um passado não muito distante em 3, 2, 1…

    • Felipe_Henrique

      Aqui onde provavelmente ela tem a maior margem de lucro do mundo para cada carro?
      Não… sair desse paraíso pra que?!

    • pablo

      Também pensei isso, mas em que outro país ela pode sonegar impostos, vender caro, fazer propaganda enganosa e ainda vai ter uma parcela da população achando que ela esta certa?

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Pior de tudo, é que depois dizem por ai e principalmente vejo mto no NA que a Hyundai não sabe das coisas que a CAOA faz. Sim… ela não sabe de nada… é tão boazinha qto a Hyundai. Que isso… o Sr. CAOA respeita a gente.

  • jeferson_des100

    Hyundai tendo mais fabrica aqui no Brasil ou menos tanto faz, a questao dos valores de venda de seus veiculos continuaram no mesmo patamar que atualmente….

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Discordo. Sempre vai aumentar…