Brasil Ecologia Governamental/Legal Volkswagen

Ibama notifica Volkswagen para obter esclarecimento sobre emissões no Brasil

VW Gol Anchieta

O Ibama notificou a Volkswagen no Brasil. O órgão federal, que regula as emissões poluentes no país, quer que a montadora informe se utilizou ou não o software que adultera a emissão de partículas nocivas no meio ambiente.

O único modelo diesel que a Volkswagen vende no país é a picape Amarok, importada da Argentina. Seu motor vem da Alemanha, mas até agora a empresa não sabe dizer se o propulsor está na lista de 11 milhões de veículos afetados pela fraude nas emissões.

No entanto, o Ibama quer saber também se a Volkswagen utilizou algum tipo de software para fazer a mesma coisa em relação aos motores Flex vendidos no país. A montadora tem 30 dias a partir de ontem, quando recebeu a notificação, para esclarecer estes pontos.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Direito de Informática entrou com processo contra a Volkswagen para obriga-la a informar se os carros vendidos no mercado nacional portam algum programa que adultera os níveis de emissão. Por aqui, se o software foi usado, a empresa pode pagar uma multa de até R$ 50 milhões, de acordo com o Ibama.

[Fonte: Valor Econômico]





  • Autofahrer!

    R$ 50 milhões! É impressão minha ou é o governo federal procurando sugar dinheiro em qualquer canto que der?

    • pgoytaca

      Se os caras aplicaram aqui o golpe já descoberto porque não multar? Corrupção alemã pode?

      • motstand01

        Hahahaha… Não dá pra entender mesmo a lógica desse povo. Quer dizer então que se a VW fraudou o teste de emissões, é o governo que quer sugar dinheiro? Pessoal tá ficando lunático eu acho.

        • Autofahrer!

          Não entendeste mesmo. Digo no sentido que o governo esta pouco se lixando para boa parte das coisas. Agora que apareceu um assunto que dá dinheiro, de repente esta preocupado com o meio ambiente? Sim sim…

          • rafa93

            se o ibama se preocupasse com o meio ambiente acredito que os níveis de desmatamento da amazonia teriam sido controlados e não aumentando ano após ano, há recursos internacionais auxiliar no combate e que muitas vezes nem chegam a ser investidos.

            50 milhões não é nada para um governo que procura tapar um rombo de bilhões.
            o problema é que o órgão competente está pedindo uma confissão da vw, já estipula uma multa sem ao menos saber o impacto ambiental que talvez pode existir caso ela confesse algo, mas o que deveria ocorrer é simples, faça sua parte fiscalizadora, solicite os veículos e faça o teste corretamente como outros países desconfiados estão fazendo.

            • Leandro

              O desmatamento tem caido bastante nos últimos anos.
              De qualquer modo, a função do IBAMA é fiscalizar. Existe una legislação de emissoes aqui e há indícios mundiais que a montadora frauda os testes. Pq não cobrar explicações?

              • Lucas de Lucca
              • Bruce Wayne

                Tenho lido que nunca aumentou tanto, estranho né.

              • rafa93

                disse que o desmatamento está aumentando em função de notícias que vejo em jornais e também fiz uma busca rápida no amigo google para evitar digitar besteiras, que confirmou as notícias de aumento no desmatamento mês a mês, inclusive em índices acima de 100% considerando a comparasão mensal, não sei qual sua base para dizer que vem caindo, se ela caiu a 2 anos atrás, hoje há um aumento.
                fiscalizar não é somente analisar informações, é também criar práticas que evitem atos infracionários, se há aumento no desmatamento há algo errado nessa fiscalização, não acha.
                sim, cobrar explicações é fácil para um órgão fiscalizador, enquanto ele é encarregado de realizar todos os testes de emissão é mais adequado pedir para a volkswagen assumir ou não algo, assim não precisamos refazer testes e nem criar uma nova metodologia, é a mesma coisa que a receita federal no imposto de renda solicitar ao indivíduo somente quanto ele deve pagar ou quanto ele restituirá sem solicitar evidências que garantam a fidedignidade disso.

                • Leandro

                  Pois bem. Digite no gooe queda no desmatamento e encontrará uma queda vertiginosa no nível de desmatamento dos últimos anos. De ququer modo, não esta se discutindo desmatamento aqui, mas sim emissões. Existe uma lei e a VW não é acima dela. A entidade reguladora está fazendo o seu papel.

                  • rafa93

                    Sim, fiz essa busca, porém existem várias informações a respeito, isso é um ponto positivo nas dicussões pois nem sempre há como ver os dois lados da moeda.

                    como você disse e concordo que o tópico não é desmatamento, mas quis retratar apenas um problema que também causa influência climática no planeta e que infelizmente só daremos valor quando for tarde demais.

                    Em nenhum momento disse que o ibama não deve cumprir a lei e fiscalizar, só disse que isso não seria uma atitude adequada de um órgão fiscalizador, digamos que na situação hipotética a vw responder que não há nenhum equipamento que altere as emissões durante os testes nos motores flex, o ibama deverá acreditar nessa resposta e deixar de exercer seu papel e realizar o teste para possuir provas contundentes?
                    acredito que o ibama deve solicitar os veículos e realizar o teste como outros países estão fazendo, essa será a resposta para a informação que estão solicitando e após os resultados a vw poderá realizar explicações caso necessário.

          • motstand01

            Entendi perfeitamente e discordo. Não interessa as razões do governo fazer esse questionamento, isso simplesmente não importa nesse caso. Se a VW fraudou os testes de emissões, ela tem que pagar a multa e ponto. Se é inocente, não tem que pagar multa alguma, é simples.

            • Lucas de Lucca

              Ninguém está falando o contrário amigo. Ele só levantou uma questão que é verdadeira: aqui nenhum órgão de fiscalização fiscaliza nada direito. É tudo no jeitinho e na vista grossa “molhando” a mão das pessoas certas. Aí nesse caso, justamente em tempos de crise, mais do que rapidamente já foram atrás de “sugar” o deles.

      • Autofahrer!

        Claro que não! Digo no sentido que o governo arrumou uma “carona” no assunto também.

      • Alfredo Araujo

        O golpe foi em motores a diesel. Isso no existe por aqui…
        Apenas os motores TDI entraram na falcatrua

        • HelderV6

          oi….

          • Pedro Henrique

            surprise motherfoca hahhaah

            • Foxtrot

              Some fries motherfoca hahhaah

            • Lucas de Lucca

              hahahaha

            • Lucas de Lucca

              kkkkkkkk

            • Lu RS

              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Alfredo Araujo

            “””””No entanto, o Ibama quer saber também se a Volkswagen utilizou algum tipo de software para fazer a mesma coisa em relação aos motores Flex vendidos no país.”””””

        • Fábio

          Esse leu o texto…

          • Alfredo Araujo

            Eu que não li o texto ??

            “””””No entanto, o Ibama quer saber também se a Volkswagen utilizou algum tipo de software para fazer a mesma coisa em relação aos motores Flex vendidos no país.”””””

        • Lucas Rechi

          Você por acaso se deu ao trabalho de ler o texto? Ou leu o título e correu pra comentar?

          • Alfredo Araujo

            Eu que não li o texto ???

            “””””No entanto, o Ibama quer saber também se a Volkswagen utilizou algum tipo de software para fazer a mesma coisa em relação aos motores Flex vendidos no país.”””””

            • Lucas de Lucca

              Mas no texto está claro que o motor TDI EA 189 é vendido aqui na Amarok. Se você realmente leu, faltou atenção sua.

              “O único modelo diesel que a Volkswagen vende no país é a picape Amarok, importada da Argentina. Seu motor vem da Alemanha, mas até agora a empresa não sabe dizer se o propulsor está na lista de 11 milhões de veículos afetados pela fraude nas emissões.”

            • Lucas Rechi

              Peraí, você ao menos leu o que você escreveu?

              “O golpe foi em motores a diesel. Isso no existe por aqui…Apenas os motores TDI entraram na falcatrua”

              Amarok usa o motor a diesel TDI

        • Junoba

          Leia primeiro o texto, antes de comentar… Faça esse favor…

    • Cleber Benjamin Warmling

      Tem que cobrar multa sim. Se na Europa pode billhões de euros porque aqui não pode? Chega de defender as montadoras também. Elas estão pouco se fudendo para nós Brasileiros.

    • Mr. Car

      Impressão não, é certeza mesmo. Todos os dias dezenas de milhares de veículos circulam no Brasil nas fuças dos órgãos responsáveis por fiscalizar isto, soltando toneladas de fumaça visível, poluindo muito mais que estes VW, e não fazem nada, afinal, dá um trabaaaalho…Mas agora, é diferente. Pegaram um peixe fácil (e rico), claro que vão querer garantir o seu quinhão, e de quebra, sair bonito na foto.

      • Autofahrer!

        Isto mesmo, alguém entendeu meu raciocínio.

        • André

          Eu também entendi, mas a questão é que muitos devem ter imaginado que um “Autofahrer” logo estaria tentando minimizar o escândalo da VW com a má fé do governo em extorquir dinheiro de onde der.

          • Autofahrer!

            Pois é, não entenderam. Mas não importa o país, está errado, deve ser punido.

    • gveralonso

      Filho, olha, nos Estados Unidos a multa pode chegar a 50 BI-lhões.

    • Kadu

      Viajou hein! Fala sério!

    • shdn2010

      Esses 50 milhões ira evaporarprovavelmente na mão de algum ptista antes de chegar na conta do governo.

    • poleta

      Autofahrer, analise direito. O EUA multou em 50 bi de dólares, o custo com atendimento pneumológicos em hospitais de grande cidades devido a junção de todos os tipos de poluição sai do bolso de quem? Sai do meu, do seu e não de quem polui. É justo a VW pagar esta conta sim, e a multa do IBAMA é ridícula de tão barata, mesmo pensando que aq só temos a Amarok envolvida.

      • Lucas de Lucca

        Nossa frota – principalmente a diesel – é extremamente velha e poluidora. Sem contar no caso que mesmo onde há caminhões novos Euro 5, muitas pessoas burlam o sistema e não usam o ARLA 32 e poluem da mesma forma. E ninguém parece estar preocupado.
        Aí, aparece a VW com meia dúzia de Amarok no país e nossa, parece o fim do mundo, destruidora de meio ambiente e o maravilhoso IBAMA mais do que rápido pra se aparecer corre falar que vai multar e “fiscalizar”. É muita hipocrisia.

        Mas fora isso, é claro que a VW tem que ser multada, claro que tem que fiscalizar os demais veículos – já que ela mesmo abriu precedente para isso, afinal quem burla um, burla dois, três e por aí vai – e se encontrar mais coisas multar e trazer a tona. Só acho que devia ser feita de forma correta e mais dura. Uma multa maior e a proibição imediata da venda dos veículos envolvidos. Aí sim, talvez pareceria uma preocupação verdadeira com algo e não apenas aproveitar a moda do momento pra fingir pra meia dúzia de iludido que eles estão realmente preocupados com o meio ambiente.

        • radiobrasil

          Tinha q multar um vizinho da empresa aqui… ele bota um FNM VELHO PRA CACETE pra funcionar todo santo dia 3 horas da tarde, o cheiro DESGRAÇADO invade tudo aqui se não der tempo de fechar as janelas. Ja reclamei pra tudo que é orgão, polícia e não deu NADA.
          Eu tenho certeza absoluta que em 5 minutos ele polui mais que TODA frota de Amarok na minha região.

    • Lu RS

      Eles querem se aproveitar da situação!

      Tem que tentar tirar o Dirceu das grades novamente kakakakakaka

      Só que agora não estão mais comprando mortadela pra galera..ta faltando grana kakakak

  • BorisAWD

    Mas já existe a normatizaçao no BR? e o software corrupto supera os limites de emissoes definidas em lei?

    • André

      Pelo que entendi, no Brasil, os limites equivalem o Euro 5, na Europa já vão em Euro 6. Porem, o escândalo da VW envolvem justamente os motores diesel produzidos no período que valia a era Euro 5 na Europa, de 2011 a 2013. Pelo menos na Alemanha, a Amarok (também exportada da Argentina) está na lista dos modelos envolvidos no escândalo. Precisa ver se a VW exporta a Amarok da Argentina para o Brasil com o mesmo sistema picareta engana trocha ( desenvolvido, a pedido da VW, pela Bosch). Aaa, vaaaaá, será que sim? rsrsrsrs
      Agora, com relação aos motores flex made in Brazil, acho que a VW nem se deu ao trabalho de instalar o sistema picareta, uma vez que aqui acaba tudo em pizza.

      • V12 for life

        Quando passou a ser necessário o Arla32 ou recirculação de gases para se cumprir as metas do PROCONVE, as regras eram equivalentes a Euro 4 e depois disso não li nada sobre novos limites de emissões.

    • Bruno Wendel Marcolino

      lei? que lei? No HUEHUEBR?

      • radiobrasil

        Estamos no Huezil… perdi a esperança rss

  • Alfredo Araujo

    Claro q sim IBAMA !!! Até pq tem MILHÕES de carros a DIESEL rodando no Brasil ?!?!?!
    A falcatrua foi feita nos motores 2.0 TDI.

    • gveralonso

      Os motores 1.2 TDI, 1.6 TDI e 2.0 TDI que estão sendo manipulados.

    • HelderV6

      oi…..

      • Alfredo Araujo

        Eu que não li o texto ????

        “””””No entanto, o Ibama quer saber também se a Volkswagen utilizou algum tipo de software para fazer a mesma coisa em relação aos motores Flex vendidos no país.”””””

    • Fábio

      De novo! Cara, vai ler o texto.

      • Alfredo Araujo

        De novo cara… Eu que não li o texto ?

        “””””No entanto, o Ibama quer saber também se a Volkswagen utilizou algum tipo de software para fazer a mesma coisa em relação aos motores Flex vendidos no país.”””””

    • Junoba

      ´´O único modelo diesel que a Volkswagen vende no país é a picape Amarok, importada da Argentina. Seu motor vem da Alemanha, mas até agora a empresa não sabe dizer se o propulsor está na lista de 11 milhões de veículos afetados pela fraude nas emissões.“…………………………………..

  • sadogoat

    Neste ponto eu acho o que o IBAMA está agindo errado, não tem que perguntar nada, tem que pegar algumas unidades e testar o comportamento dos carros. Eu duvido que a VW vai dizer que usa o software aqui, ja tiveram a cara de pau de dizer que não sabem se o mesmo motor produzido no mesmo lugar e na mesma época usa o dispositivo e o software. Tem que ser muito lerdo pra acreditar nisso.

    Eu iria além e testaria os motores flex também, quem frauda um frauda o resto também. Pra mim é um escândalo no nível da Arthur Andersen e Enron e a VW só não acaba porque o governo alemão é acionista da empresa.

    Eu aposto que se testarem os outros motores vão encontrar coisa parecida.

  • V12 for life

    Maneira interessante de investigar, ao invés de fazer um teste de emissões real nas ruas, é mais fácil perguntar pra o suspeito se ele cometeu algum crime, muito inteligente(SQN).

    • Bruno Wendel Marcolino

      pensei o mesmo, kkkkkkk

      Troféu joinha para o órgão controlador de emissões no Brasil.

    • pgoytaca

      Mas nada impede que o ibama faça a pergunta é investigue ao mesmo tempo. Se a investigação encontra a fraude e a VW nega a multa pode ser ainda maior, se a VW confessa talvez se reduza a multa.

      • V12 for life

        Um órgão sério investiga primeiro e com os resultados confronta o fabricante para ver qual a posição.

      • radiobrasil

        Se EU fosse investigar isso, primeiro faria na surdina, pra pegar a empresa no flagra e então solicitar a defesa.

    • radiobrasil

      Seria como numa investigação criminal não coletar provas, fazer perícias e apenas fazer um simples interrogatório do suspeito. Dá menos trabalho né!?

  • CorsarioViajante

    Hahaha o Brasil às vezes é tão ridículo… Querendo pegar uma caroninha num problema que nem tem nada a ver… Mal regulam as emissões e já querem tirar uma casquinha…

    • Bruno Wendel Marcolino

      Padrão HUEHUE!!

  • Bruno Wendel Marcolino

    Isso ai Ibama! Vai firme.

    Dá uma pausa no combate contra o desmatamento na Amazônia e vai combater as emissões dos carros da VW movido a Diesel, no caso, só a Amarok, é bem mais importante!!!

    SQN!

    Os caras só querem dinheiro fácil, não existe nem lei informando qual o limite de emissões permitida e nem qual a multa caso ultrapasse, pelo menos que eu saiba.

    É capaz da VW alegar que está tudo certo e colocar o Ibama na justiça por danos morais e ganhar uma grana ainda!!!! kkkkkk

    • Junoba

      Agora que eu pensei nisso ! Nem existe limite de emissões na banânia, o Inmetro só dá um selo no carro, informando o quanto de eficiência o motor possui…kkkkk

      • Bruno Wendel Marcolino

        Mas é claro, te garanto que a VW poe o Ibama na justiça e ganha a causa!!!!

        Aguarde!! kkkkk

        Aqui é HUE BR amigo, não é EUA!!!

      • Leandro

        Isso é falta de informavao sua. Existe sim a regulação de emissões.

  • Creio que se o IPVA fosse cobrado mais barato e não fosse pelo valor do veiculo e sim pelo que eles emite de poluentes tenho certeza que seria mais fácil verificar o que cada carro polui.

  • Bruno Brasil

    Me poupem, galera aqui analisa fumaça de diesel pela cor q solta e quer falar mal da VW que mesmo la sendo abaixo dos padrões alemães, aqui é altíssimo a ponto de se envergonhar, vai tomar conta de índio IBAMA !

  • Freaky Boss

    A “novela” é só com motores diesel. Como no Brasil não há carros diesel, vai sobrar a pickup Amarok apenas. Muito barulho do Ibama por nada. Querendo aparecer.
    Aliás, sou favorável a checar emissões, mas de todos os caminhões que rodam pelas estradas.

    • Lucas Rechi

      Por nada não, temos a Amarok não temos? Então tem que checar sim! Certo é certo, independente se são 30 modelos ou apenas um.
      E também acho que o extinto Controlar devia checar emissões de caminhões, ônibus, viaturas e principalmente carros da CET, o que tem de Ranger amarelinha fumando por aí é brincadeira..

      • Freaky Boss

        concordo. Tem que checar. O quis dizer é que AMARok é um grão de areia perto de todo o resto que NÃO é checado (ou é porcamente checado)

        • Lucas Rechi

          Com certeza.. Mas como tudo aqui no Brasil, eles só vão checar o que pode trazer dinheiro para eles, carros particulares, etc, não vale a pena para eles ter que checar ônibus, viaturas e meios de transporte públicos sendo que quem vai ter que sair do bolso deles mesmos..

        • radiobrasil

          Aqui no país creio que mais da metade da frota de caminhões seja muito antiga e MUITO poluidora, Amarok perto desses caminhões expele “perfume” rss

  • David Ferreira

    manda o ibama ir toma no cu eles aplicam multas o cara não paga e não vai preso ando mim fudeno dentro dos onibus ou passo na rua vem a merda de um camião vei que só pelo barulho ja sei o modelo fora as carreta velha que paçam nas estradas federais poluindo tudo acabando com a mata na beira da br o desmatamento eles não fiscalizam direito agora coisa facil eles querem

  • Osni Duarte

    Que faz aquele Gol ilustrando a matéria? Bota um Amarok!

    • Foxtrot

      Talvez pelo fato de o IBAMA querer averiguar se também existe fraude nos dados de emissões dos veículos Flex, como fala a matéria?

  • Aldo Raine

    HAHAHAHA esse IBAMA eh uma PIADA, igual o governo desse pais. Os caras não conseguem nem conter os madeireiros ilegais que destroem a amazonia na cara deles, agora querem dar palpite em emissão de poluentes no setor automotivo, se qualquer um aqui sentar e olhar pra rua durante uns 5 minutos vai ver algum carro sem condição nenhuma de circular parecendo uma usina sobre rodas. Meeeeenos IBAMA , BEEEEM MENOS!

    • Junoba

      Boa…kkk

      O que eu acho mesmo, é que os madeireiros pagam uma propina bem avantajada pra ´´abafar“ e não investigar os desmatamentos.

  • Minerius Valioso

    Esse IBAMA mafioso está interessado em arrancar mais dinheiro.

    Se estivesse interessado em alguma coisa – e qual órgão do governo se interessa – em poluição do ar, já começava a fazer sua parte tornando os carros elétricos e híbridos mais viáveis.

  • Joao Nogain

    Essa historia pode ser o começo do fim da VW…As consequencias vão ser sentidas por anos e se a empresa conseguir sobreviver nunca mais vai ser a mesma…

  • Ygor Soares

    Kkkkk, aqui eles colocam um Gambá no motor!

  • ALVIN_1982

    E que moral o Ibama tem de cobrar alguma coisa?

    • gustavo

      Assino e ratifico !!!

  • Junior_Gyn

    Hipocrisia total esse país. Quer dizer que caminhões com 20 anos de uso e que não possuem controle nenhum de emissão podem rodar no país, estes são os que mais poluem e mais emitem NOx. Já se a VW que deve ter vendido até hoje no Brasil umas (sei lá) 20.000 pickups Amarok e que já rodam no diesel menos poluente S10 segundo o Ibama são as grandes vilãs. Só rindo msm de tamanha hipocrisia.

    Paisinho de m*** esse

    • Leandro

      A lei de emissões existe. Inclusive para carros mais antigos (tenho um land rover 1991 que já foi multado em são Paulo por estar emitindo poluentes).

  • Marcio C

    pedir explicações é muito fácil… quero ver ir lá na produção e pegar os primeiros modelos que sairem de cada linha de surpresa pra fazer o teste…

  • Garuda

    Tomara mesmo que suguem R$ 50 milhões

    Esta marca já sugou muito mais da população em geral com seus pés de bois

    Só falta as rodas e volantes virem como opcional

  • CyberSilvio

    Ah……esses carros que tem mais potencia do que o divulgado………

  • Vagnerclp

    Não vai dar em nada.