Home Avaliações Impressões Novo Ford Focus 2014: recheio é a aposta para atrair consumidor


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Outro destaque do modelo da Ford é o motor 2.0 bicombustível com injeção direta

Sueli Osório
Enviada a Mendoza (Argentina)

A terceira geração do Focus chega em outubro às revendas apostando em conteúdo para incrementar as vendas. Embora os executivos da marca não falem em números, eles esperam que haja um aumento nos emplacamentos ante a geração anterior. A expectativa é de que o hatch continue tendo mais demanda que o sedã, com um mix de 60%.

Entre as 13 versões oferecidas, eles acreditam que a intermediária SE é a que terá mais procura. Outro trunfo apontado pela marca é que o modelo, que teve mais de 1 milhão de unidades vendidas em 2012, hoje é exatamente o mesmo em todos os mercados em que é comercializado.

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Já que falamos que a Ford aposta em conteúdo para atrair os consumidores, vale lembrar que o modelo pode ter seis air bags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.

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Outros recursos oferecidos são piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED, teto solar, rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo, além de Sync Media System com comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, e uma versão Sync MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes.

Motores do Novo Focus

Em relação ao modelo anterior, o Focus está 15% melhor no coeficiente de arrasto, que é de 0,287, o que ajuda na economia de combustível. O modelo tem duas opções de motores, 1.6 e 2.0, ambos flexíveis. O sedã tem apenas a opção 2.0 com o câmbio Powershift de seis velocidades. O hatch oferece versões com os dois blocos e opção de transmissão manual para os modelos equipados com o motor 1.6.

Ambos têm bloco, cabeçote e cárter em alumínio. O destaque do 2.0 Duratec Direct Flex é justamente a injeção direta. Ele entrega potência de 178/175 cv (a 6.500 rpm) e torque de 22,5/21,5 mkgf (a 4.500 rpm), com etanol e gasolina, respectivamente – um ganho de 30 cv e de 3 mkgf com etanol em comparação com o 2.0 Duratec anterior.

A injeção direta ajuda o modelo a economizar mais combustível e a melhorar o desempenho, entregando a quantidade precisa de combustível dentro da câmara de combustão. O sistema trabalha em conjunto com o TiVCT, que ajusta o tempo de válvulas para a melhor configuração possível, seja para melhor desempenho ou economia, de acordo com o perfil de direção do motorista.

Segundo a marca, o novo Focus 2.0 Direct Flex é até 15,8% mais econômico que o motor 2.0 Duratec anterior. Tem consumo de 6,6/9,6 km/l na cidade e de 8,6/12,6 km/l na estrada com etanol e gasolina, respectivamente, segundo as medições do INMETRO/CONPET. Sua emissão de CO2 é de 107 g/km.

A Ford aponta o Honda Civic como o principal concorrente do Focus Sedan, mas Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e VW Jetta também entram na briga, que não será nada fácil.

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Novo Focus hatch

Para o hatch, o embate é travado com rivais como Chevrolet Cruze – principalmente para as versões com bloco 1.6 -, Hyundai i30, Peugeot 308 e Volkswagen Golf – considerado pela marca o concorrente do hatch dotado de propulsor 2.0.

O motor Sigma 1.6 entrega 135/131 cv com etanol e gasolina, respectivamente (a 6.500 rpm), e torque de 16,7/16,2 kgfm (a 5.250/3.000 rpm). Ele conta com o sistema Easy-Start, que dispensa o tanque auxiliar de partida a frio, EcoMode, que ajuda o motorista a ter uma condução mais econômica e é classificado com padrão A no INMETRO/CONPET, com consumo de 7,0/10,3 km/l na cidade e de 9,3/13,7 km/l na estrada (com etanol/gasolina, respectivamente), na versão manual.

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Primeiras impressões do Novo Focus

Em test drive realizado de Mendoza até uma região de bodegas próxima à Cordilheira dos Andes, dirigimos o modelo hatch na versão topo de linha Titanium, equipada com o bloco 2.0 e câmbio Powershift. Externamente, o modelo agrada por suas linhas fluidas e arrojadas. As luzes diurnas de LED da versão Titanium chamam bastante a atenção, assim como as rodas com acabamento esportivo em preto de alto brilho adiamantado.

Internamente, o acabamento é muito bem cuidado, com materiais de boa qualidade, sem apresentar rebarbas ou peças mal encaixadas. Mas é claro que isso já era de se esperar em um hatch que custa praticamente R$ 80.000.

O painel de instrumentos é feito de espuma injetada, um material mais agradável ao toque, e é voltado para o motorista. Os comandos são bastante intuitivos, de fácil acesso. No lugar da alavanca do freio de mão, que atrapalha um pouco, poderia haver um freio de estacionamento eletrônico.

O silêncio a bordo agrada bastante. É possível conversar dentro do carro sem o barulho do motor, já que o isolamento acústico é bem eficiente. A direção é direta e o acelerador responde com eficiência quando pisamos nele com mais vigor.

A suspensão cumpre bem o seu papel, filtrando com eficácia as irregularidades do solo para dentro da cabine, oferecendo conforto aos ocupantes. Também proporciona boa estabilidade. A visibilidade também agrada. O espaço para quem vai atrás é bom, mas se o motorista tiver mais de 1,80 metro, quem for atrás dele fica com as pernas um pouco apertadas. Embora o ar-condicionado seja de duas zonas, falta a saída para os passageiros do banco de trás.



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