Home Avaliações Impressões Novo Ford Focus 2014: recheio é a aposta para atrair consumidor

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Outro destaque do modelo da Ford é o motor 2.0 bicombustível com injeção direta

Sueli Osório
Enviada a Mendoza (Argentina)

A terceira geração do Focus chega em outubro às revendas apostando em conteúdo para incrementar as vendas. Embora os executivos da marca não falem em números, eles esperam que haja um aumento nos emplacamentos ante a geração anterior. A expectativa é de que o hatch continue tendo mais demanda que o sedã, com um mix de 60%.

Entre as 13 versões oferecidas, eles acreditam que a intermediária SE é a que terá mais procura. Outro trunfo apontado pela marca é que o modelo, que teve mais de 1 milhão de unidades vendidas em 2012, hoje é exatamente o mesmo em todos os mercados em que é comercializado.

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Já que falamos que a Ford aposta em conteúdo para atrair os consumidores, vale lembrar que o modelo pode ter seis air bags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.

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Outros recursos oferecidos são piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED, teto solar, rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo, além de Sync Media System com comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, e uma versão Sync MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes.

Motores do Novo Focus

Em relação ao modelo anterior, o Focus está 15% melhor no coeficiente de arrasto, que é de 0,287, o que ajuda na economia de combustível. O modelo tem duas opções de motores, 1.6 e 2.0, ambos flexíveis. O sedã tem apenas a opção 2.0 com o câmbio Powershift de seis velocidades. O hatch oferece versões com os dois blocos e opção de transmissão manual para os modelos equipados com o motor 1.6.

Ambos têm bloco, cabeçote e cárter em alumínio. O destaque do 2.0 Duratec Direct Flex é justamente a injeção direta. Ele entrega potência de 178/175 cv (a 6.500 rpm) e torque de 22,5/21,5 mkgf (a 4.500 rpm), com etanol e gasolina, respectivamente – um ganho de 30 cv e de 3 mkgf com etanol em comparação com o 2.0 Duratec anterior.

A injeção direta ajuda o modelo a economizar mais combustível e a melhorar o desempenho, entregando a quantidade precisa de combustível dentro da câmara de combustão. O sistema trabalha em conjunto com o TiVCT, que ajusta o tempo de válvulas para a melhor configuração possível, seja para melhor desempenho ou economia, de acordo com o perfil de direção do motorista.

Segundo a marca, o novo Focus 2.0 Direct Flex é até 15,8% mais econômico que o motor 2.0 Duratec anterior. Tem consumo de 6,6/9,6 km/l na cidade e de 8,6/12,6 km/l na estrada com etanol e gasolina, respectivamente, segundo as medições do INMETRO/CONPET. Sua emissão de CO2 é de 107 g/km.

A Ford aponta o Honda Civic como o principal concorrente do Focus Sedan, mas Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e VW Jetta também entram na briga, que não será nada fácil.

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Novo Focus hatch

Para o hatch, o embate é travado com rivais como Chevrolet Cruze – principalmente para as versões com bloco 1.6 -, Hyundai i30, Peugeot 308 e Volkswagen Golf – considerado pela marca o concorrente do hatch dotado de propulsor 2.0.

O motor Sigma 1.6 entrega 135/131 cv com etanol e gasolina, respectivamente (a 6.500 rpm), e torque de 16,7/16,2 kgfm (a 5.250/3.000 rpm). Ele conta com o sistema Easy-Start, que dispensa o tanque auxiliar de partida a frio, EcoMode, que ajuda o motorista a ter uma condução mais econômica e é classificado com padrão A no INMETRO/CONPET, com consumo de 7,0/10,3 km/l na cidade e de 9,3/13,7 km/l na estrada (com etanol/gasolina, respectivamente), na versão manual.

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Primeiras impressões do Novo Focus

Em test drive realizado de Mendoza até uma região de bodegas próxima à Cordilheira dos Andes, dirigimos o modelo hatch na versão topo de linha Titanium, equipada com o bloco 2.0 e câmbio Powershift. Externamente, o modelo agrada por suas linhas fluidas e arrojadas. As luzes diurnas de LED da versão Titanium chamam bastante a atenção, assim como as rodas com acabamento esportivo em preto de alto brilho adiamantado.

Internamente, o acabamento é muito bem cuidado, com materiais de boa qualidade, sem apresentar rebarbas ou peças mal encaixadas. Mas é claro que isso já era de se esperar em um hatch que custa praticamente R$ 80.000.

O painel de instrumentos é feito de espuma injetada, um material mais agradável ao toque, e é voltado para o motorista. Os comandos são bastante intuitivos, de fácil acesso. No lugar da alavanca do freio de mão, que atrapalha um pouco, poderia haver um freio de estacionamento eletrônico.

O silêncio a bordo agrada bastante. É possível conversar dentro do carro sem o barulho do motor, já que o isolamento acústico é bem eficiente. A direção é direta e o acelerador responde com eficiência quando pisamos nele com mais vigor.

A suspensão cumpre bem o seu papel, filtrando com eficácia as irregularidades do solo para dentro da cabine, oferecendo conforto aos ocupantes. Também proporciona boa estabilidade. A visibilidade também agrada. O espaço para quem vai atrás é bom, mas se o motorista tiver mais de 1,80 metro, quem for atrás dele fica com as pernas um pouco apertadas. Embora o ar-condicionado seja de duas zonas, falta a saída para os passageiros do banco de trás.


  • dudupruvinelli

    Concorrência é sempre bom, mas eu acho que a Ford errou criando essas versões PLUS. Os itens dessas versões já deveriam ser incluídas na versão anterior "normal".

    • systechx

      É, imagine o GOLF então…

      • dudupruvinelli

        O Golf já vem com tudo que é necessário, diferentemente do Focus. No Golf é um "up", é uma tela maior, uma roda diferente, um sistema de som melhorado. No Focus, ou você tem, ou não. EU achei caro e acho que vale mais a pena o Golf. Além disso, outro erro foi não ter trazido câmbio manual. Poxa, não se pode escolher mais nada! Se eu quero mais airbags ou ESP, é só na versão automática; se eu quero uma versão top, tem que ter couro; etc.

        • systechx

          Na boa cara, seu fanatismo pela VW é demais… Quem compra um carro hoje de 70, 80 mil manual? 5% das pessoas? Fala sério cara… Quero ver se alguém vai comprar um GOLF de 110 mil manual…

          • dudupruvinelli

            Sempre tem quem compre, não é todo mundo que gosta ou necessita de câmbio automático.

            • systechx

              Lamento, mas o Focus vai continuar sendo líder de vendas… O carro esta muito bom… Não deve nada ao Golf em motorização, câmbio, itens de série, e ainda custa menos… Fora que o GOLF não tem boa fama aqui no BR… Sorry…

              • dudupruvinelli

                heheh Depois você quer me chamar de fanboy.

                • systechx

                  Cara, cada lançamento é um novo patamar de preços… E eles oferecem muitas novidades e gadgets tecnológicos, mas eles colocam nas versões top ou opcionais, e isso é fogo, você sabe que pode ter a parada e eles cobram muito mais… Com i30, Golf, Cruze e agora o Focus colocando 60 mil como valor base da categoria, podem aguardar que os futuros lançamentos só irão continuar o que já começaram…

                  • murilo

                    Se houver a mesma evolução que levou o focus a elevar seus preços nada mais "justo" não ?

                  • http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 lucrobrasil_desisto

                    "Cara, cada lançamento é um novo patamar de preços".

                    kkkkkkkkk. Mas eu disse isso ano passado. Apartir de agora, lançamento é tudo 10mil a mais. Espere o novo Corolla. kkkkkkk.

                    Quanto ao Focus vs Golf, mesmo eu que nao curto o visual do Golf, e sou um puxasaco do Focus, mas vou ter que concordar com o Dudu, o Golf deu de 10×0. kkkkkkk.

                    Ninguem ainda disse, alias nunca dizem, mas eu estou curioso em ver as fotos do interior das versao de 60mil do Focus e de 69mil do 2.0, e do Golf de 67mil. Quero ver o quanto cai o a aparencia. Todo lançamento o povo esquece que só tem fotos dos SUPER ULTRA TOPZOES>

                    Outra coisa que nem tinha me lembrado, e que o Bedo disse aqui embaixo, é quem será o novo lider de vendas. Pois se o Focus custando agora apartir de 60mil for lider, a festa está pronta.

              • bedotRJ

                Tenho minhas dúvidas. Ser líder com versões iniciais a menos de 50k é uma coisa. Com versões iniciando em 61k é outra bem diferente. A discrepância foi maior, mas o I30 é o exemplo mais recente prá fortalecer essa tese.

                • systechx

                  Então, quem seria? 308? Gostaria muito que fosse por exemplo… Mas se Civic e Corolla custam 10 mil a mais que os outros e são lideres, PQ com o Focus não aconteceria isso?

                  • bedotRJ

                    De certa forma, te dou razão no argumento, pois realmente não consigo vislumbrar um outro potencial líder com tanta clareza. Apesar do melhor CxB, não acredito no cacife do 308 prá assumir essa liderança. Sem versões com câmbio AT decente, o Bravo não tem qualquer chance. O Cruze Hatch tem preços parecidos com o Focus e CxB pior. Se a VW continuar fabricando a versão antiga e computarem a nova no mesmo ranking, de repente essa liderança acaba mesmo caindo no colo do Golf. Se a Citroën apressasse a vinda do novo C4 e Renault do Mégane Hatch com nova frente, teriam chance de se consolidar nisso aí.

                  • Luis

                    Focus vai ser líder de vendas do Hatch, apesar de o Golf ser mais bem equipado, é difícil achar o modelo de entrada do Golf nas concessionarias. Vai ter muita concessionaria vendendo apenas os modelos com pacotes de opcionais que jogam os preços acima dos 80 mil. Outro fator a se considerar é o valor do seguro do Golf. Por isso penso que o Focus 1.6 vai vender bem. O cara vai na VW querendo um Golf de entrada, ai so tem o de 85 mil. Daí ele vai na Ford e acha um Focus 1.6, que é novidade tb(o que importa pra muitos por ai),por 61mil. Pede desconto e morre por 59mil. Por isso acho que vai vender. Quem achar que eu estou falando besteira vai em uma concessionaria da VW pra ver. Achei que o Golf ficou sensacional, trouxe o que tem de mais moderno, porem as concessionarias tem que parar de querer empurrar apenas os modelos cheios de opcionais. Agora, em relação ao Focus sedan, acho muito difícil o Focus ser líder. Os japoneses conquistaram essa parte do mercado, vai ser difícil alguém tirar deles.

                  • Antoniokings1

                    "Mas se Civic e Corolla custam 10 mil a mais que os outros e são lideres, PQ com o Focus não aconteceria isso? ".

                    Talvez pelo fato de Honda e Toyota terem melhor conceito que a Ford aqui no Brasil. Além do fato de seus carros serem melhores mesmo..

                    • luis_bedin

                      Vc já dirigiu um focus e um civic? Tive um Focus Ghia 09 e dirigi o Civic LXR 14 do meu tio por 500km, vou de focus fácil! Até minha namorada que fica no passageiro dos dois vai de focus. O carro é tão confortável quanto, mas te deixa mais seguro dentro dele. Sem falar no prazer em dirigir do Focus. O que as niponicas tem de melhor é o pós venda, que não ficam querendo cobrar a mais por serviços inclusos em revisão, ligam pra saber se vc tá doente ou precisa de um copo de água. Ao meu ver, esse é o principal.

                    • thales_sr

                      O carro é bom, mas Civic e Corolla têm fama de "carros bons de manutenção e revenda", já o Focus não, justamente pela forma como a Ford trabalha aqui no Brasil. Não faz questão de vender, e sacaneia nas revisões. Já tivemos 3 Ford lá em casa, eu tentei comprar um Fiesta e não fizeram a mínima questão de me vender o carro. Ou seja, não é que o carro seja ruim, mas a marca não tá fazendo o marketing direito.

                  • fabiohai

                    Acredito no mesmo, mas quem antes comprava focus a 52 mil reais, não terá mais essa opção de carro médio. A ford fez isso para não canibalizar as vendas do NF. O que de certa forma mata a versão básica de 61 mil do focus.

                    • Gustavo73

                      O 308 e o Bravo tem versões a partir de 52 mil. O 308 2.0 Allure com rodas 17" ar dual zone e teto Cielo custa 60 mil…

              • Viníciusk

                Opa, desculpe a intromissão, mas o Focus ficou devendo E MUITO em motorização em relação ao Golf e em itens de série (principalmente nas versões básicas, que não são baratas e não são tão bem equipadas se comparado com o preço do Golf).
                Custa menos, mas oferece muito menos nas versões básicas.

                E por último, não sei que país é esse seu BR, mas no BR Brasil, o Golf tem uma ótima reputação! Mesmo o velhão Golf G4 é sonho de consumo, esse novo vai ser sucesso certo com o público!

                Não digo que o Focus é ruim e nem que ele não venda bem, mas comparando os últimos lançamentos… contra fatos não existem argumentos, a não ser que sejam subjetivos (como gosto pelo design, cor, espaço interno ou identificação com a marca).

                • systechx

                  Sim, deve em motor, o câmbio é inferior, mas não é uma diferença abissal… E tu acha que o GOLF nacional na versão Confortline vai ser como? GOLF tem o seguro super caro pois é um carro que bandido adora roubar para rodar no seu bairro e pegar as minas… Fora o kit Apzeiro (rodas orbital, molas cortadas, xenon no neblina, banco dianteiro deitado, mala com som, e películas 100%, etc)…

                  • dudupruvinelli

                    Kit apzeiro foi boa kkk Mas acho que não querer roubar um Golf Azul…

                    • xrs250

                      Kit apzeiro fui obrigado a rir.KKKKKKKKKK

                  • Fake_of_Silva

                    Aí você já está perdendo a razão. O que tem a ver o preço do seguro, a fama de manolizado das versões antigas (que esta nova versão talvez só vá ter quando estiver sendo descontinuada, ou nem aí) com as comparações da mecânica do golf contra a do focus?
                    Eu fui conhecer o novo golf ontem, e fiquei impressionado com a qualidade do acabamento do carro, é do nível que nunca veremos em um nacional. Eu estou no aguardo do lançamento do Focus para ir conhecer também, mas até lá não defendo nem um nem outro, até porque não irei trocar de carro agora.

                  • thales_sr

                    Rapaz, a diferença de motores não é abissal, comparando qual? O 1.4 TSi com o 2.0 ou com o 1.6? Porque apesar da potência máxima ser parecida (140 1.4 VW x 135 1.6 Ford), o comportamento vai ser bem diferente. Além, do Golf ser uns 100 kg mais leve que o Focus, o que vai ampliar ainda mais essa diferença em desempenho e consumo.

                    • Id_Moreira

                      Pelo que você mesmo disse, a diferença não é mesmo "abissal". Mas eu, que não gosto nada da VW, acho que o Golf é mais carro.

                    • thales_sr

                      Acho que não me expressei muito bem, então… Na verdade, acho que a diferença será grande, sim. Também prefiro o VW, não desmerecendo o Focus, que de ruim aí só tem o preço.

                    • brugin

                      Não dá pra comparar o Golf com o Focus 1.6. Apesar da potência de 140 cv com a de 131 cv com gasolina, o Golf dá um soco com o torque de 25 kgfm contra 16,2 do Focus. O concorrente do GOLF é só o modelo 2.0, aí fica mais nivelado. O Focus no exterior ganha comparativo direto, mas lá ele é equipado com o Ecoboost, aí a brincadeira ficaria interessante…
                      Eu mesmo tenho um NF com powershift, gosto muito do carro, e esperava um dia trocá-lo pelo Focus, mas não empolguei… quem sabe quando for vender o meu, chegue o Ecoboost, aí será o meu próximo Ford…

                    • thales_sr

                      Ah, você tem um Fiesta PS? Há quanto tempo você tem ele? Fiquei interessado nesse carro, mas a Ford não quis me vender… Penso em 2014 comprar um, o que você tem a falar do carro? O câmbio é bem casado com o motor? Interpreta bem os comandos no acelerador ou atrasa na resposta?

                    • brugin

                      Thales,
                      Olha, o carro me surpreendeu, sempre gostei muito do NF e como saiu o automático, comprei sem medo. O carro tem um rodar muito bom, dá prazer em dirigir, sem exageros. A suspensão é digna de elogios, confortável, sem ser molenga e faz curvas com segurança, ainda mais que tem ESP…
                      O câmbio é bem casado com motor sim. No Drive, seria como um modo "Econ", ele fica mais lento pra responder, com rotações mais baixas, visando mesmo economia. Mas quando preciso, piso fundo e ele acorda rápido, inclusive nas saídas de sinal e retornos, dá segurança. Na opção "S" ele estica as marchas, fica mais divertido. Mas raramente preciso do recurso. Andei muito num FIT CVT, e o acelerador eletrônico tinha um atraso muito mais pronunciado que o do New Fiesta. Gostava do câmbio CVT, mas achei os de dupla embreagem melhores. Só rodo na cidade, ar ligado direto e trânsito com velocidade média de 60 km/h (quando anda), e estou fazendo 11,9 km/l. O carro tem 3000 rodados atualmente.
                      Quando comprei, olhei o 208 auto, HB20 auto. São carros bons, mas quando andei no NF, já era, fechei com ele.
                      O acabamento não é lá essas coisas, mas é bonito e não há tantas falhas de montagem. É honesto. O isolamento acústico é bom e os bancos são confortáveis.
                      É caro? Sim, como todo carro no Brasil. Mas pelo que oferece, não vejo melhor opção.

                    • thales_sr

                      Show de bola. Eu tive uma boa impressão desse Fiesta, e cada reportagem que sai dele, é um show de elogios. Quando o dirigi, notei que não era só "jabá", o carro realmente é bom. No entanto, senti o carro meio choco numa ocasião, quando eu tentei dar uma acelerada, o câmbio não baixou marcha, o motor não quis saber de subir giro (passou marcha a menos de 4000 rpm), será que ele tem algum tipo de proteção com o motor frio?

                    • brugin

                      Pode ser. Nunca tentei acelerar fundo o carro com motor frio. Até porque não é recomendável mesmo. No dia que fiz o test drive, num momento pisei fundo ao sair de uma lombada, e estava na posição D. O motor gritou e o bicho arrancou que uma beleza. Mas o motor estava em temperatura normal, pois outras pessoas rodaram antes de mim.
                      No meu carro, quando preciso, quando faço o "kick down", e mesmo no D ele responde, aumentando o giro. Claro que se colocar no S, a coisa muda.

                  • Rodrigo_Galera

                    Kit APzeiro foi FODA! HAHAHAHAHAHHA

                • CharlesAle

                  Me permita discordar,mas o Focus não está devendo nada em motorização para o Golf,vejamos:o Focus já é flex,Golf não,seu motor mais simples possui 131/135 CV,sem apelar para o Turbo,ou seja aspirado,o que pode gerar menos custo de manutenção,(Turbo,compressor etc,são sempre upgrades em cima do motor normal que podem acarretar uma manutenção maior)vide a mesma coisa para o Duratec,uma excelente potência sem apelar para o Turbo..esse também Flex(não gosto de flex,mas é o que o consumidor Brasileiro exige)as revisões de ambos são semestrais,o Focus,como usa um motores já em linha há um bom tempo,pode ter o valor de revisão mais baixo,o Golf é tudo novo,excelente,mas é tudo novo e sabemos que CSS cobram mais por tecnologia nova,então na minha opinião o Golf terá revisões mais caras que o Focus…Focus é um carro que não sofre do seguro caro,ou seja,mesmo depois de usado é interessante adquiri-lo pois seu seguro é mais barato …Golf,pelo menos aqui na grande SP é cruel,o seguro é caríssimo e sempre é um complicador na hora de vende-lo…

                  • schneider1979

                    Discordo muito de você, na questão da motorização. Motor de 135 cv com 16 de torque!! O 2.0 disponibiliza os 22 de torque apenas a partir de 4500 rpm. E ser flex, na minha opinião, é demérito em qualquer motor.

                    • luis_bedin

                      Blz, bate seu Golf, aciona o seguro e espera 6 meses pra vir peça. Assim como nos coreanos importados.

                    • Denilson

                      Vai achando que o Focus por ser fabricado na Argentina, não vá sofrer com falta de peças …..

                    • fabiohai

                      Realmente qualquer carro que é lançamento a produção de peças de reposição é menor do que um carro com um ano de mercado por exemplo. Isto pode ser sentido nos lançamentos mais badalados onde se diminui a porcentagem de produção de peças de reposição para poder colocá-las na linha de montagem de veículos novos.

                    • schneider1979

                      Engraçado que isso não acontece com passat, tiguan ou jetta. Porque aconteceria com o golf?

                    • thales_sr

                      Cara, eu tenho um Polo, que já faz 11 anos que é fabricado aqui no país, o braço do limpador quebrou, não achei em 3 concessionárias. Com o Golf vai ser coisa ruim também, mas não vai pensando que o Focus vai ser facinho de manutenção não hein… Pra manutenção básica (filtros, óleo, pneus, pastilhas…), tudo ok, vai ser tranquilo pra todo mundo. Mas bate o Focus também e espera as peças…

                    • Gustavo73

                      Um amigo ficou 1 mês sem o carro depois que bateu seu Focus .

                    • CharlesAle

                      Pois é,são motores "giradores"estilo motor Japonês(seria influencia Mazda??ou Yamaha,sim,a Yamaha já projetou motor para a Ford)aliás ate é característica de motores modernos,mas no caso o 1.6 creio que dá para tocar de boa com esse torque,mas ainda sim,sem apelar para o Turbo,só na aspiração natural,ainda considero boas marcas,sem desrespeitar sua opinião lógico..sobre a questão do Flex,é aquela coisa,"tem de dançar conforme a música"tem mercados onde o Alcool é vantajoso,caso de grande SP e regiões do Paraná se não me engano,eu particulamente não gosto..,mas o mercado obriga o fabricante a isso…

                    • Tejolo

                      O 1.6 só se melhorou muito, mas muito mesmo para tocar de boa, pois o do atual é uma verdadeira carroça; Pior que muito 1.4 por aí quando carregado e na saída. O 2.0, por ter agora injeção direta, deve ter melhorado. Era razoável de desempenho e péssimo de consumo, mas a injeção direta costuma dar jeito nas duas coisas.

                    • Schneider,
                      Concordo com você!
                      Vale lembrar que o motor EW10 2.0 151cv da PSA também entrega 22kgfm de torque em 4000rpm.

                    • pierre

                      Mas não entrega a economia nem o desempenho do 1.4 turbo da VW.

              • Juninho Bill

                Na motorização e no câmbio o Golf leva de braçada, me desculpa.
                Só o 1.4, TSI, já dá um "banho" no Fordinho, mesmo sendo ele o TOP Titanium Plus.
                O aspiradão de 178 cv a etanol não faz frente ao TSI. É só ver nos comparativos os testes de desempenho.
                Câmbio – ora, DSG mata o Powershift! E o manual do Golf vem com 6 velocidades, portanto mais curtas.
                Não dá para comparar!

              • PredadordeMarea

                Vai ser melhor só pelo fato de ter várias versões e CUSTAR MENOS.
                Aquilo que se consegue comprar se torna o melhor para muitas pessoas.
                Só quem não pensa compra um carro que pelas reportagens já está mudando essa frente na Europa e que vem com freios a tambor na traseira em algumas versões.
                Golf não tem boa fama no Brasil? Caramba e você chama o cara de fanático pela Volks.
                Golf é muito mais carro que esse Focus, por isso é mais caro também(comparando com o hatch ).
                Mas a questão preço é fundamental para alguns e vai ter gente comprando Focus com freios a tambor na traseira por 60 mil e achando melhor que o Golf DSG de dupla embreagem que custa a partir 75 mil.
                Se o Focus for líder é pelo fato de vender a versão de entrada que custa barato, mas mesmo assim duvido que ganhe do Golf.

              • Oba_

                Cheguei atrasado e desculpe a intromissão mas a revista Car and Driver do mes que vem fez comparativo do Focus e Golf e tenho certeza absoluta que o Golf ganhou principalmente por causa do motor e cambio que estão acima do Ford, mais por causa do motor que está anos luz do Focus.
                O conjunto motor cambio do Focus está entre os melhores do mercado mundial mas o motor da VW é simplesmente o melhor da categoria inclusive ganha a anos este titulo da imprensa mundial e o DSG ainda é referencia sendo mais rápido e inteligente.
                O VW chega a ganhar do novo A3, Classe A e Série 1 em comparativos na Alemanha.
                O Focus é fenomenal e com certeza é um dos melhores na categoria mas o Golf é simplesmente o carro a ser batido a muitas gerações.

              • msbiel13

                golf não tem boa fama ??? , diz isso pros playboys da vida kkkkkkkkkkkkk ( não me refiro a bandidos )

              • Fiat-r

                Golf, nao tem boa fama aqui? Eu sou maluco por golf e muitas pessoas tambem! Depois dos preços dos Focus creio que o golf seja lider, talvez o Focus Sedan seja lider ( mas a concorrencia ta apertada)

              • Rodrigo_Galera

                Eu acho que o fanboy aqui é você. E quem se importa QUEM É O LÍDER?! O ideal seria um páreo duro entre pelo menos quatro modelos, pelo primeiro lugar! E lamento, mas o Golf é BEM mais completo e com um motor superior!

          • luk4z_sl

            E o seu pela Ford/Focus também é nojento…

          • Vellored02

            Eu trocaria meu DS4 automático por um Golf GTi manual.

          • thales_sr

            Cara, qual o problema de termos opções? Eu estava quase comprando um DS3 (obviamente, manual). Caro, e manual.

        • adolfofrota

          Na escolha do pacote dos carros americanos, me parece que você vai adicionando o que quer e o que não quer e meio que "personaliza" o carro. Sendo dessa forma, é mais acertado porque você vai adicionando pacotes.

        • Davy

          Peraí, embaixador da VW: Quem chega a R$100.000,00 na versão completa é o Golf, certo?

          Segundo a concessionária Servopa, de Curitba, uma versão do Golf 1.4, intermediária, sai por R$88.000,00. A completa bate nos R$100.000, segundo reportagem veiculada pelo jornal Gazeta do Povo, na sessão de automóveis.

        • luis_bedin

          Acho que vc não comparou direito os itens de um e de outro. Os iten chegam antes no Ford do que no VW
          O que muda é o conjunto mecânico que na volks é melhor, mas a dirigibilidade do Focus é imbatível.
          Todos caros, mas um Golf com os mesmo itens do Focus sai por mais de 100k, park assist, teto, e tela 8", único item a mais pro VW seria o start/stop.

          • schneider1979

            Comentário bem contraditório… na minha opinião o conjunto mecânico (que você afirma ser melhor no golf) é o componente principal da `dirigibilidade´ de um carro; além do mais os carros da VW (leia-se de golf para cima), são bem conhecidos pela suspensão mais firme, o que deixa o carro mais na mão.

            Enfim, são dois ótimos carros… mas o golf leva essa, o que era previsível desde o momento que a ford optou por não trazer o ecoboost para o focus. E não adianta dizer que esse motor melhorou e blábláblá; trouxeram um produto inferior ao dos demais mercados e ponto final.

            • luis_bedin

              Na vdd não foi contraditório, acredito que não me expressei bem. Quando mencionei conjunto mecânico dizia apenas sobre a cavalaria e o câmbio DSG que puxam o Golf, que sem dúvida são mais eficientes que o Duratec DI e o Powershift. Mas quanto a ajuste de suspensão e prazer ao volante o Focus ganha. E não é mimimi, pode pesquisar no mundo inteiro, o Focus é um carro que vc sente o carro na mão, te passa muita confiança diferentemente de muitos concorrentes que já dirigi.

              Sou do Focus Clube, pra mim dói dizer isso mas hj, a racionalidade me levaria ao Golf. No achismo, precisaria dirigir ambos dos novos para ter certeza, pq pelos antigos eu vou de Focus.

        • Leandro1978

          Aqui no Brasil é assim, ditadura automotiva. Brasileiro não gosta de carro mecânico, sem couro, de duas portas, perua…

        • AlexandreCE

          Não gosto nem um pouco da VW mas concordo plenamente com você. A Ford deu um tiro errado…

      • fabiohai

        Nunca pensei que diria isso um dia para um carro da VW, mas o Golf 7 básico é mais custo benefício.

    • murilo

      Meus amigos, nós aqui somos gearheads, portanto, vamos voltar para a realidade em que 99% da populaçao se encontra?
      O focus tem motor FREX; ponto pro focus; Possui valores de seguro aceitaveis; ponto pro focus; Possui o já conhecido Duratec com melhorias (A maioria dos mecânicos manja); Ponto pro focus; É atualmente referência no seu segmento – Eu disse ATUALMENTE, com o que existe no mercado; Ponto pro focus; O CxB do golf é MUITO melhor que o do focus; ponto pro golf; O Consumo do golf é melhor *muito melhor; Ponto pro golf; O golf é produzido na Alemanha – por mais que eu tenho quase CERTEZA que eles mandarão para nós a "pequena fatia" da produção MQB -Essa só os fortes entenderão; Empate pro focus (rs)
      Como foi dito aqui anteriormente… Saiam do pc e vão para o mundo real… existem varios tipos de consultoria para essas empresas e cada uma busca sua meta e são CLARAMENTE distintas; Ponto final.

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br shykobr

        Não esqueça que apesar de melhor, o motor do Golf é turbo e isso, invariavelmente, assusta muitos compradores no brasil, até o motor se mostrar bom e duravel PROS BRASILEIROS (a grande maioria não lê nada sobre os carros, vai na CC e compra) ele VAI SOFRER muito preconceito, ainda mais pela litragem "pequena".

  • Steven _Henrique

    Achei esse Focus um carro bem bonito, motores fortinhos, completo, mas tem um porém, ele está desatualizado, está quase para ganhar um tapa no visual em meados de 2014, esse é o problema, porquê, a marca demorou tanto no seu lançamento, que agora, brevemente, ira ganhar uns retoques na sua linha 2015, outro problema que eu não gostei, é por causa que a Ford não ira mais trazer o Ford Focus Perua e o ST, são dois belos carros longe daqui, infelizmente.

    Mas enfim, seus preços eu também não gostei, principalmente de suas versões intermediárias, que com o valor delas, dá pra comprar o Golf Highline, mas fora isso, Focus é um bom carro, pode mexer no segmento, isso é provável que não aconteça no Sedan.

    Seja bem vindo Focus!, os segmentos sempre fica bons quando aumenta a concorrência.

    Observação: Odiei essas rodas pretas e toscas da versão Titanium, espero que ele venha com outra opção de roda na versão top e nas intermediárias.

  • AndreWS

    O configurador do novo focus jah está online: http://www.ford.com.br/carros/ford-novo-focus-hatch

    Além de certificar que o preço não era apenas um pesadelo, dá pra conferir a lista de série completa tbm.. O novo configurador da Ford ficou interessante, fiquei brincando lá…

  • 72007998

    esperando o hatch, se olharem nas rodas não tem freio a tambor,

    • ViniciusSantoro

      Sim, mas esta é a versão Titanium, a mais cara e completa.

      • RicardoS

        Freio a tambor é só na versão S, todas as outras vem com disco nas 4.

    • Viníciusk

      A versão básica tem freio a tambor. Infelizmente.

  • http://twitter.com/alexandrecrespo @alexandrecrespo

    focus tem xenon. fusion nao. ahh entendi !!!

  • Anonimo

    Sou mais o golf…mas esse é bonito também

    • Carlos

      O golf não saiu de linha?

  • Motorista1979

    eu acho que esse preço vai abaixar nos proximos meses. 90.000 num focus é muito dinheiro. entra numa fatia de mercado onde a concorrencia é com peixes grandes. o carro é lindo, bem acabado, equipado…mas nao sei. Achei pessimo o teto solar ser equipamento apenas do titanium plus. O teto deveria ser de serie ja no titanium e opcional nos SE. Deixassem essa palhaçada de Park Assist como opcional livre do T Plus. So tirando o park assiste ja salvava uns 4.000. O xenon deveria ser livre também. E o preço do Titanium plus deveria se no max 82.000. Eu acho que essa adequaçao na composiçao dos opcionais vai acontecer muito em breve.

    • systechx

      Cara, concordo e discordo ao mesmo tempo… Oferecer opcionais separados é bom na hora da compra, mas é uma bosta na hora da revenda, pois não valorizam os itens… Segundo, lei de mercado… Se eu posso colocar coisas boas no SE, qual o sentido de existir o Titanium? Você compraria um Titanium sabendo que o SE vai ficar igual em mimos ao Titanium? Você paga 90 mil no Titanium e o cara paga 70 no SE e é igual externamente ao seu… Será que tem lógica isso na visão de mercado?

      • Motorista1979

        seu ponto de vista é correto. Eu concordo contigo. Mas acho que o teto solar deveria ser de serie no titanium. Nao precisava do titanium plus. O titanium deveria ser o topo de linha, com o teto de serie e com 2 opcionais: park assist e xenon separados um do outro.

        • duduguazzi

          Problema do park assist separado é em questão de revenda depois onde item separado não agrega tanto valor quanto uma versão que o mesmo vem de série. Só exemplo: Um titanium plus depois de dois anos vende por 75mil, mas se fosse o park separado ele venderia por uns 73-74mil.
          Item solto quase sempre morre fora no valor de revenda pras ccs. Só fica igual se vender direto pra outra pessoa.

  • Tarcisio

    Provavelmente a Ford deve ter atrasado o Ecoboost nele aqui no BR, por que deve ser menos custoso logisticamente usar o Duratec do mercado norte-americano… E também como ela visou como alvo os conservadores sedãs japas como alvo principal para o sedan, e o intuido dela ter mais participação do sedan no mercado, ela pode ter ficado receiosa de o público alvo destes aqui no BR não aceitarem muito bem o Ecoboost… como ocorrem com as versões downsizing do Fluence e 408… Mas certamente ela vai usá-los na próxima atualização do modelo… Quanto aos preços a procura vai dizer se vão cair ou não… A Ford jogou o verde dela… resta ao consumidor decidir… Creio eu que a Ford está apostando na provável baixa oferta, devido às cotas de importação e dificuldades logísticas que a VW vai enfrentar com o Golf… além do seguro caro do VW… Por isso ela jogou os preços lá pra cima, confiando que os consumidores que não conseguirem comprar o Golf vão partir pro Focus… E quando o Golf for nacionalizado e lançar versões mais baratas, ela abaixa o preço e recheia as de entrada e joga um ecoboost nas versoes tops pra segurar o mercado…

    • Luis

      Bem sensato!

    • duduguazzi

      Fluence não tem versão downsing, tem um 2.0 aspirado e um 2.0 turbo.

      • Tarcisio

        É verdade! Por um instante pensei que era 1.6T… hehehehe

  • bedotRJ

    Tá caro e a roda do Titanium está horrorosa. Acredito que os preços vão cair em algum tempo, especialmente os modelos básicos. Não descarte-se sedans com motor 1.6 prá abaixar os preços iniciais da linha daqui a algum tempo.

    • luis_bedin

      A roda é feia, mas seda 1.6 no way. Não venderia pq brasileiro acha que seda tem que ter no mín 1.8, e ainda reclama

      • duduguazzi

        Sedã 1.6 vai existir só pra frotista.

  • André

    Não consigo gostar dessa roda, muito feia!!!

    • ricardobc2

      rodas nao sao com a ford msm…

    • Diego105

      Já eu achei lindas, dão um ar mais esportivo e menos classico ao carro…

  • Froid_Dalton

    Maravilhoso. O interior desse Focus é o mais bacana da categoria, na minha opinião. Parece painel de Fusion, muito top.

    Dessa vez, o sedã ficou mais bonito que o hatch, justamente a situação contrária à da geração anterior do Focus.

    É um concorrente fortíssimo. E a Ford deveria trazer a versão ST para agregar mais valor à imagem do carro, mesmo que fosse para vender pouco. Seria uma boa estratégia perante a Volkswagen, com o Golf GTI.

    • luis_bedin

      Concordo plenamente com que ela deveria importar o ST por 100k pra fazer frente e manter a imagem do carro. Não venderia tanto, mas tem que manter imagem.

  • RicardoS

    "Para o hatch, o embate é travado com rivais como Chevrolet Cruze – principalmente para as versões com bloco 1.6 -, Hyundai i30, Peugeot 308 e Volkswagen Golf – considerado pela marca o concorrente do hatch dotado de propulsor 2.0."

    Hã?! Eu acho que não entendi….
    Eles colocaram o Focus 1.6 pra concorrer com o Cruze e a versão 2.0 pra concorrer com o i30?

    Serião, a Ford tem que demitir alguns funcionários aí…
    Tudo bem que o carro é muito bom e tal, mas ou eles acham que o consumidor é bobo (Oh wait.. rs) ou eles estão se achando demais.. Acho que o sedã consegue ficar em 4o, mas o hatch tbm vai cair pra essa colocação meu…
    Gostava tanto do Focus :'(

  • HFHoltz

    Erram em posicionar o preço do Focus junto ao Golf (Made in Germany), não consigo pensar em motivo algum para alguém deixar de comprar o Golf por um Focus, ainda mais sabendo que o Focus está em vias de receber um facelift, e o Golf é um carro que você não vai pensar em vender pelos próximos 5 anos, e pela indiscutível qualidade do carro alemão, serão 5 anos tranquilos, e convenhamos que isso não é algo que a gente espera de um focus argentino…

    E ainda tem o Cruze e o 308, que me agradam mais que o Focus, ao menos à vista.

    • systechx

      Cara, até acho sim que a montagem europeia é melhor que uma montagem argentina… Mas nunca que a montagem de um GOLF vai ser igual de Audi, BMW, Mercedes, Porsche… Ela é do mesmo nível da Opel, Seat, e demais marcas que fabricam na Europa e Alemanha… Vocês falam que o GOLF é um carro alemão como se ele fosse um Premium Alemão… São coisas completamente diferentes…

      Não fale de visual cara, sério, o GOLF sem Xenon tem a cara de Gol, Fox, Polo, fora o interior semelhante aos outros modelos da marca…

      • HFHoltz

        Você "até acha" que a montagem europeia seja melhor que a argentina? ACHA?

        O Golf alemão é melhor hatch que um brasileiro pode comprar HOJE, para começar ela não foi feito para atender o mercado brasileiro, foi feito para atender a Europa, uma região onde existe uma imensa concorrência, onde cria-se muitas das novas tecnologias, onde cada segmento conta com dezenas de rivais, ou seja, para um carro na Europa ser líder de vendas, ser considerado a melhor compra do ano em diversos países, é porque o carro é sem dúvidas muito bom.

        Golf sem xenon perde um certo encanto mesmo, mas viveria 5 anos sem, algo que não poderia dizer dessa traseira do focus hatch, já o sedan sem dúvidas é muito bonito.

      • XEI

        O cara que fala que esse Golf novo está a cara do Fox das três uma:( Tem problemas visuais, tem muita vontade de ter um Golf mais falta algo, ou não entende nada de carro)

    • duduguazzi

      o 308 THP acabou de ficar com um c x b muito interessante na categoria.

      • Gustavo73

        Já tinha antes agora então.

    • Wellington

      Meu caro, como é que você vai ficar tranquilo com um Golf por 5 anos se a garantia é de 1 Ano, a VW não confia no taco.

  • Rodrigo

    Eu estava de olho no Focus Sedan, porém depois dos preços eu decidi que iria comprar um concorrente. Acabei de entrar no site da VW para da uma olha no Jetta e notei que o configurador do carro não está disponível e mostra essa mensagem:
    Mudança no produto
    Caro usuário,
    o Configurador Volkswagen sempre acessa as informações atualizadas de nossos produtos. Durante sua configuração, essas informações foram atualizadas. Infelizmente sua configuração atual não está mais válida. Por favor reinicie a configuração do carro dos seus sonhos. Muito obrigado.

    Equipe do Configurador Volkswagen.

    Alguém sabe algo?

    • duduguazzi

      Vendedor da VW aqui de FLoripa me falou que o Jetta volta pro configurador e a ter importação de modelo mais recente a partir de Novembro, primeira semana.
      Não dou 100% certeza, só repassando informação que tive.

    • Felipe_fs

      Eu fui numa css VW umas 2 semanas atras e tinha um jetta 2014 no show room com xenon, leds e lavador de farol
      Deve ser mudanças na linha 2014… Ou já tinha isso no configurador?

      • Gustavo73

        Qual era o preço?

        • Felipe_fs

          Não perguntei, fui ver outro carro

  • Anderson_sp

    Belo carro, mas sinceramente não sei se será líder ainda, acredito deve ficar entre os 3 mais vendidos.

  • Luis

    O consumo melhorou? Meu Focus 2.0 faz 10 com gasolina na cidade e 12,5 na estrada. Acho que podia melhorar mais….

    • Wellington Myph13

      Você um dos poucos que em esse consumo no Duratec Antigo. Se ele faz isso na sua mão, esse novo com certeza faz menos. Os testes NUNCA são iguais…

      Melhor exemplo não tem: O Onix e Prisma testados pelo NA, consumo Perfeito, mas se perguntar pra 10 pessoas, 8 falam que é gastão e não chegam nem perto do divulgado pelo NA.

      Já disse antes, e acho que a GM é a mais "certa" em não querer divulgar consumo, é muito relativo. (é claro também que sabemos que a GM é bem espertinha, pois os motores deles tem fama de beberrões)

  • Fabio_RJ

    A cada dia q passa fico mais feliz de ter comprado um 308 THP no início do ano por 73K (pra quem quer automático é um ótimo C/B). Sinceramente, os novos lançamentos estão fantásticos, mas q preços são esses??? Golf, Focus, i30, tudo quanto é hatch médio nego tá jogando o preço na lua! Até o Cruze LTZ a GM teve a cara de pau de subir o preço, mesmo não sendo mais lançamento.

    Sério, q país é esse q tem salário mínimo de 600 pratas enquanto carro e imóvel vão a preços astronômicos? Como é q nego consegue pagar esses preços a ponto das vendas baterem recorde mês a mês?

  • pug308

    A Ford aprendeu direitinho o que se deve fazer para perder a liderança entre os médios…

  • Leandro1978

    Este azul está muito bonito. O senão são as rodas pretas. Pessoalmente não gosto, fosse optar pela versão que vem com elas, as trocaria. Já comentei em outro post, mas repito, pena que tenha chegado tão tarde que em breve terá um facelift (em outros mercados, óbvio ululante). Duas coisas engraçadas, a briga "Golfistas" vc "Focusistas", acho que é até maior que a "Corollista" vs "Civiquistas"… A segunda, engraçado que, para alguns, o painel do Focus é "voltado para o motorista", o do Civic é "torto"…

  • luis_bedin

    Acho bom a Ford oferecer uma opção de roda mais bonita, mesmo cobrando 500 a mais venderia muito a outra opção, mesmo sem saber qual é. hahhaah

  • https://www.facebook.com/rbersch Roger Bersch

    A ford parece que tinha um preço em mente antes do golf ser lançado, e mesmo assim seguiu com esse preçom custa menos pois tem uma versão " pelada " em comparação ao golf básico, apesar de bem equipado com controles de estabilidade e tração, hill honder, tem apenas ab2. O focus na verdade é mais caro, pois a versão que se embatem de verdade é a SE c/ pacote plus por R$ 75,900, que é mais cara que o golf que sai por R$ 74,900. O golf leva vantagem em preço, Motor e câmbio superior, tela de 5,8" contra 3,5, airbag de joelho, GPS, nem comparo a top x top pois essas versões tem um mix de venda baixo, essas versões serão as mais vendidas, a única vantagem do focus no meu ponto de vista é ter bancos de couro, opcional que ele o preço do golf para o preço da versão Titanium do focus.

  • fpfor

    Em termos de design, eu acho o Focus muito mais bonito que o Golf, que também é um belíssimo carro…
    E isso se dá por um motivo: O Focus, AINDA, graças a Deus, não recebeu a nova identidade visual da marca, assim sendo, o torna diferente dos demais carros da gama Ford no Brasil.
    Ao contrário do Golf, que tem a identidade visual da marca e eu sou contra isso, pois desde o Gol, passando por Fox, Golf, Jetta, Passat… Todos tem o mesmo fucinho…

    Não sei até que parte isso é bom e ruim, mas nesse caso eu prefiro o Focus na questão DESIGN…

  • fpfor

    Muita gente falando que o Golf é melhor por ser um legítimo alemão…
    Só não sei até que ponto isso é bom, porque sendo assim, o Golf provavelmente terá revisões mais caras, manutenção mais cara e principalmente, seguro mais caro…

    Mas isso é um "achismo", vamos ver o que está para vim…
    E VIVA A CONCORRÊNCIA

  • alexandro

    Como o amigo ai falou a Ford jogou o verde, me surpreendeu este verde negativamente vermelho (preços)

  • Fernando

    Carro bem tecnologico mas nao eh bonito.

    Ja vi pessoalmente e achei sem graca

  • PRoberto

    As pessoas não entendem que pra Focus Sedan concorrer com Civic e Corolla, o pós venda e a durabilidade da marca deve ser no mínimo igual as japonesas, além do preço ser menor claro

  • femerald

    Não quis trazer o Ecoboost, não colocou preços mais em conta, não colocou importantes itens de segurança desde a versão básica, pra mim isso foi burrada da Ford!

  • 4lex

    só falta uma versao perua desse ford..

  • shdn2010

    ……É o que faltou.. um ecoboost 1.6, e um preço melhor, com certeza ficaria muito mais atraente e derrubaria a concorrência.

  • taargiles

    Pra quem acha que o golf vai vender tudo isso, deixa meu pai e milhares de amantes de vw saber que tem uma turbina no motor. Vao dizer que foi um grande erro da vw e que esse motor nao vai durar dois anos. Estamos no brasil……

  • fbmj

    Minha impressão: muuuuito feio! Cadê o estilo Aston?

  • Vinicius Felix

    Poxa só isso de fotos da Titanium? E nem mostraram as versões S e SE, assim fica ruim. Ao menos no Fiesta a Ford mostrou mais versões.
    Será que já chegou nas Concessionárias? Esse é problema de qualquer Ford da Argentina, a demora pra chegar aqui. Aguardando os comentários de quem foi procurar se já está disponível.
    De qualquer forma, os preços dos lançamentos decepcionaram, só o Golf animou. Fico me perguntando pra aonde estamos indo, Focus por quase 10 mil a mais que modelo antigo, Trax feito na plataforma do Onix estipulado para custar 70 mil. passa geração e a galera tá é ganhando mais pra pagar tudo isso.

  • Diego Casagrande

    Carro lindo, com boa lista de acessórios e um belo motor, pena que o consumo é pífio. se o INMETRO deu estas classificações com certeza para uso do dia a dia irá cair esta média, provavelmente. Tem que parar esta palhaçada de adaptação de bi-combustível, um motor destes não merece isto.

  • Alex_ce

    A concorrência é ótima! Aqui em Fortaleza o Civic EXR já baixou pra 79.990,00 mesmo valor q paguei no meu EXS em dez. 12.

  • Diego105

    Só eu achei essas rodas lindas? Achei que o focus ficou bem mais jovial e esportivo com essas rodas. Acho que a Ford está mirando em uma faixa etária mais baixa, assimo como o Civic, orerecendo um produto com design moderno e esportivo.
    O problema é o preço, e entre os carros com visual esportivo prefiro um Bravo T-jet, que só deve uma suspensão Multilink mas é bem mais barato que o Focus, empatando em acabamento (Focus perdia feio antes…) e segurança.
    Golf tambem é um ótimo negocio, mas seu design não me empolga, é muito "reto"…

  • henriquellima

    Uma coisa que acho interessante seria a mesma que a Hyundai (não CAOa) faz no Brasil com o HB20. A venda de versões com pacotes fechados é mais interessante e não tem aquela desvalorização da compra de opcionais. Fecha as versões, pode até manter esse preço absurdo, mas pelo menos tem uma certa justificativa das versões não possuírem opcionais.

  • Id_Moreira

    Acho interessantíssimo os fanboys da VW defendendo a superioridade do Golf por conta do motor mais potente; esses mesmos também dizem que o motorzinho do Jetta de 116 cv dá conta do recado… quando é ponto pra VW, potência do motor conta; quando é contra…

    • Wellington

      Os carros da VW são carros "Pet", tudo igual, ´so muda o tamanho, 600ml, 1 lt, 12 lts, rsrsrs.
      Quando passa um de relance vc não sabe se acabou de ver um Gol, Fox, Golf , jetta.

  • m21

    na argentina o focus II partia de 118990 e o focus III de 139130 pesos, cerca de 16% mais caro, Já no Brasil o focus II partia de 51000,00, mantendo a mesma relação o focus III deveria partir de 59160,00

  • Kaléu

    Achei muito bonito o carro…a briga entre ele e o Golf promete. Pelo preço da versão Highline do Golf com teto solar, rodas madrid 17 e pacote elegance compra-se o Focus Hatch Titanium Plus, que tem motor mais potente (140cv x 178cv) e um ótimo nível de equipamentos. Claro que há outros fatores envolvidos, tais como, consumo, preço de seguro e eficiência na prática desses motores e os respectivos câmbios. A partir disso compraria o Focus!!

    O que vcs acham?

  • WagnerSCS

    Preços muito altos, mas acredito que vão baixar, questão de tempo.
    E provavelmente vão revisar esse pacote de opcionais que estão oferecendo. Ter que pagar mais por equipamentos de um pacote plus que deveria ser oferecido na própria versão do carro é sacanagem…
    Ainda assim, acho que o Focus venda bem. Golf tem seus méritos mas não está sozinho no pário, Focus tá aí pra comprovar.

  • giggio

    Só eu enxerguei uma versão pobre do Volvo V40! http://carros.ig.com.br/fotos/2012/620_413/volvo_
    [img

  • W_Costa
  • Kaléu

    Achei muito bonito o novo Focus, assim como o novo Golf também, são dois belos automóveis. Estive pensando que pelo preço do Golf Highline DSG com rodas madrid 17, pacote elegance e teto solar o preço é de aproximadamente R$87000 e o Focus hatch Titanium top sai por R$89000. Não sei ainda exatamente o pacote de série dos dois mas acredito o Focus ser melhor compra pois tem motor mais potente (178cv x 140cv) xênon, LED entre outros. Claro que temos outros fatores que influenciam, tais como, consumo, preço de seguro, disponibilidade de entrega e desempenho na pratica. Um teste entre os dois nos trará uma visão mais ampla.

    O que vcs acham?

    • allan

      Meu amigo, desempenho não está associado apenas a potencia de cavalos, pois o 1.4 turbo da VW é superior ao 2.0 da Ford em todos os quesitos, inclusive economia.

      O Golf só perde na disponibilidade da versão de entrada, e pelo alto valor do seguro.

      Outra coisa importante q quase ninguém fala, é q o Golf tem padrão Europeu de construção, melhor, padrão ALEMÃO, enquanto o Ford é feito pelos nossos hermanos, só isso já faz uma tremenda diferença, desde qualidade de materiais na construção até o acabamento final.

  • FiuzaLima

    A Ford está maluca. Está caro, muito caro… Todas as versões ficaram num patamar que, torço muito, não será viável no mercado. Pelos preços dispostos, ou rolarão descontos em breve, ou a expectativa de vendas irá diminuir.
    O carro ficou show (exceto pelas rodas do Titanium, que desgraça), mas custa muito caro frente à concorrência. Se a VW quiser torna fácil o Golf líder do segmento.
    Ainda tem o fator pós venda. A Ford insiste nas revisões a cada 6 meses.

  • Valdek Oliveira

    Esse recheio, é só para quem tiver o bolso recheado!!!!

  • Rodrigo

    Ta caro pra chuchu, é dificil concorrer com Honda, Corolla etc… em 4-6 meses os preços caem R$3000,00 a R$ 4000,00 pode apostar!

  • vidgal

    No teste da 4Rodas de outubro,o Focus perdeu feio para o C4lounge,que ganhou o comparativo entre os concorrentes.
    Citou ainda a má construção de montagem do Focus, ruim no acabamento,em comparação com C4lounge ,que foi o melhor do comparativo.

    • Oba_

      Espero que a revista chegue amanha para matar a curiosidade mas acho que o melhor comparativo é da Car and Driver que colocou frente a frente o Golf e o Focus.

    • Wellington

      Estes comparativos são uma farsa, comprados pelas montadoras, pegue 10 revistas e em cada uma um modelo diferente ganha.

  • erickluuh

    Que rodas são essas? Só eu não curti?

    • ygoorr

      Eu tinha gostado de inicio, mas agora não gostei tambem. No sedan ficou pior ainda.

  • John_911

    Em relação às rodas e ao carro em geral, lembro-vos que um automóvel visto pessoalmente é MUITO DIFERENTE do que observado nas fotos.

    Por incrível que pareça, ao vivo é outra coisa. Vou esperar para ter certeza sobre essas rodas pretas aparentemente feias.

  • franco

    Chegou o lider, este carro nasceu para reinar, parabens a Ford por fazer um carro perfeito.
    Golf ficou ofuscado com a chegada do Focus,rsrsss. O que vi de fanboy da vw chorando aqui não é mole.

    • TacodeSinuca

      Se não for um troll, vc consegui escrever em poucas palavras um montão de besteira

  • dbmsp

    Erraram nas rodas.

  • lcac123

    Bem-vindo Focus! Um tremendo carro, espero que faça muito sucesso por aqui.
    Maaas, é impressão minha ou esses aros pretos são muito, muito feios??

  • Ubaldir

    Não sei se é só por gosto próprio meu, mas as montadoras estão exagerando nesse lance de iluminação diurna, não? Essa mania de enfiar uma fileira de leds em algum canto do carro só pra seguir a tendência está parecendo acessório de "jumento de cigano". Esse do Focus é mais um exemplo infeliz em minha opinião. Esses pontinhos luminosos com cara de sobrancelha não caíram bem no modelo. A foto do modelo sem o aparato me pareceu muito mais agradável aos olhos.
    Já que em nome da segurança as luzes diurnas devem prevalecer (sei lá se em um país tropical como o nosso o aparato tem alguma valia – me parece apropriado ao clima europeu, onde faz neblina dia sim, outro também), seria de bom alvitre seguirem tendências mais agradáveis visualmente. Bons exemplos não faltam. Dentro da própria Ford temos o Ecosport, que seguiu a solução do Azera. A luz de posição não fica ponteada de ledzinhos, dando um efeito visual mais agradável. Os pontinhos rodeando apenas as lâmpadas do farol da VW também me parecem uma solução razoável.
    Já no lado das soluções estéticas sofríveis, linhas enxertadas em algum ponto do para-choque como vemos no C3, ou mesmo em alguns Mercedes, me parecem a pior concepção. Fica parecendo que o proprietário passou na lojinha de acessórios da esquina e mandou colar aquelas fitinhas adesivas de plástico com leds dentro. Em minha opinião o resultado é lamentável.

    • JPaulo10

      Falo como andarilho frequente. Você percebe facilmente um carro quando ele está com a fileira de leds acesa.
      Para o pedestre, é uma boa invenção.

      • Ubaldir

        Rapaz, nas horas vagas sou pedestre também (rs), e pra enxergar esses penduricalhos de dia… não vi muita diferença não.
        Mas independente disto, é como eu disse: em termos de design as soluções que embutem os leds dentro dos faróis me parecem em sua maioria acertadas. Algumas ainda ficam com cara de acessório barato, como ocorre no Sportage e me parece ocorrer no Focus (só vi pelas fotos, ainda não vi ao vivo). As mais bonitas (em minha opinião) foram as faixas luminosas no estilo Azera/Ecosport/novo Cerato e os leds ladeando os canhões de luz, como é o caso dos VW e do Evoque, além dos Audi.
        As opções em que os leds vêem embutidos aleatoriamente no para-choque realmente me causam repulsa. Me lembram coisas do tipo "super-máquina" dos anos 80 (alguém sem lembra do seriado?). Realmente me remetem a acessórios colocados no mercado paralelo.

  • Digao250

    Esses botoezinhos na alavanca do cambio pra troca sequenciais é deprimente, será que a Ford não se da conta disso?
    É terrível de usar, lento e confuso!

    • Ubaldir

      Realmente não dá pra entender esse botãozinho. Simplesmente fica ali pra dizer que dá pra se mudar marcha em modo manual, mas sua utilização prática é nula. Se for pra colocar um arremedo tão pouco prático, melhor seria retirar o danadinho dali e economizar no fator de escala, já que é um acessório que só passa raiva no condutor cada vez que se tenta utilizá-lo. Nosso Fusion (geração antiga) V6 da empresa tem essa joça. Não serve absolutamente pra nada, simples assim.

  • allan

    Galera, esqueça todas as questões técnicas e pensem apenas nesse quesito:

    Golf padrão europeu, produzido na ALEMANHA

    x

    Focus padrão latino americano, produzido na Argentina ?

    Dito isso, o resto já fica subentendido.

    • Wellington

      Caro Allan, o Focus é o carro mais vendido do mundo, acho que deve ser bom né? Quanto ao fato do Glf ser Alemão não se iludam, não é nenhum BMW, Porshe, e outra, até o Hitler era Alemão.

    • wellington

      O Golf é tão bom que nem a VW bota fé nele, 1 ano de garantia? Isso é um absurdo, meu liquidificador tem 32 anos de garantia, rsrsrs

  • Julio

    Só pra quem quer status mesmo….acabamento todo em plástico…..lamentável..

  • leo

    O carro é bonito, só tem um problema…que se chama golf!

  • thiagolamim

    Cade o pedal da esquerda nos modelos 2.0 ? :/

  • leandrocn

    Ok, vamos falar com os mortais, cadê os modelos Básico e Intermediário do Focus e Golf pra gente avaliar ??

    Só 5% do mix de compradores compram essas versões TOP TOP TOP e elas só servem pra iludir os pobres coitados (nós) que temos o dindin contadinho pra dar entrada no financiamento…

    Quando comprei meu foca em 2011 a promoção era de 52k com taxa zero (o 1.6), sai da ccs pagando 58k por um GLX 2.0, enquanto o titanium custava 66k. Agora no final, encontrava-se este de 52 por 47, 48k em promoção.

    Esses preços só servem pra me dizer uma coisa… vou manter muito bem o meu carro atual por mais uns 3, 4 anos, pois meu $ não tá dando em árvore não…

    • Wandsberg

      Carro é despesa e depreciação. Fato.

  • JPaulo10

    Não entendo o marketing da ford.
    Todos os sedãs intermediários que vi ontem (procuro por carros com isenção de IPI e ICMS para deficientes) estavam sendo oferecidos a R$ 70 mil. Todos: Civic LXR, Corolla XEi, 408 (vindouro), C4 Lounge Tendance (R$ 66.900 +couro, sendo vendido a partir de 15/10) Fluence Dynamique CVT (+couro).
    Se a ford colocasse o focus SE a esse preço, seria um concorrente de peso: motor duratec recauchutado de 178 cv, entre-eixos aceitável, equipado, bonito e confortável (presumo).

    Pelo preço da versão SE em R$ 77 mil, compra-se carros com motor turbo. O focus vai perder todos os comparativos (como na 4Rodas).
    Vai vender pouco por esse preço.

  • Wandsberg

    Dirigi no começo de 2011 nos EUA por 5mil km um Focus desse modelo que chega ao Brasil agora. O carro é fantástico. Desde a minha experiência, fico no aguardo da chegada desse carro por aqui, com sérias intenções de comprá-lo. Depois de muita espera, ele chegou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas, olhando o preço das versões de entrada (as que eu poderia comprar $$$) e suas respectivas listas de equipamentos, tive uma grande decepção. Não vou pagar R$ 67 k num carro com dois Air Bags, Ar manual, freio a tambor e motor com 16kgf de torque. Há ainda o fato de que logo logo a frente estará desatualizada com a Europa. NUNCA, mas NUNCA, pensei em ter um Golf. Estou acompanhando os posts sobre o carro e fiquei interessado. Acho que é caro, não é barato, mesmo vindo da Alemanha, acho caro. A versão mais interessante seria a de entrada com DSG, por R$ 74k, um valor absurdamente alto para um Hatch médio, ainda mais sendo o modelo de entrada. PORÉM, visto que, a Ford optou por lançar o Focus com preços injustos, o Golf passa a ser opção interessante, pois comparando as duas versões de entrada com câmbio AT, o Golf custa 7k a mais, mas inclui motor turbo com 25kgf de torque, 7 air bags, freios a disco, ar digital 2zone, 0 a 100 em menos de 10s, câmbio 7 marchas (contra 6 do focus). Penso que os 7k a mais, apesar de muito dinheiro pelo Golf, se tornam interessantes perto do lançamento da Ford. Eu vou de Golf!

  • http://twitter.com/bustanijr @bustanijr

    legal, bonito, mas caro. Não compro.

  • milton

    Pois é dona Ford mais um deficiente que se vai p/ concorrente tenho um focus 2010 MT gostaria de adquirir o novo
    2.0 AT mas com esse valor acima de 70.000,00 não vai dar…..

  • W_Costa

    No novo Focus, nada de tecnologia, só perfumaria, e design desatualizado (sem falar nas rodas horríveis), neste jogo, minhas apostas são para o Golf, por motivos óbvios de custo-benefício e respeito ao consumidor…, querer igualar os preços do Focus aos do Golf (made in Germany), mais um abuso da dona Ford Brasil, e ainda

    vir com essa que esse sistema de injeção a séculos usado nos carros diesel é tecnologia de ponta (Direct Flex)!!! Não pra cima de mim…,

    é um recurso antigo (bomba injetora) que pode gerar sim mais desempenho e economia de combustível (assim como os motores diesel o são), mas não tem nada de extraordinário e/ou revolucionário nisso.

  • JCS_2000

    Não entendi. Recheado do que. Só se for o bolso da Ford recheado com o nosso dinheiro. Ai em 2014 mudam o carro, pois já esta defasado e todos que compraram ficam de biquinho reclamando. Não comprem, esperem baixar o preço.

  • vagnerclp

    O motor duratec anterior já era com bloco de alumínio? Na reportagem está falando que o atual utiliza bloco neste material, é isso mesmo??? Puxa, pra mim o duratec sempre teve o bloco feito em ferro fundido.