Home Finanças IPVA: Assembleia Legislativa de SP aprova parcelamento em até 10 vezes

ipva1 700x541 IPVA: Assembleia Legislativa de SP aprova parcelamento em até 10 vezes




A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o parcelamento do IPVA em até 10 vezes. O imposto sobre veículos automotores é um dos maiores custos de proprietários de automóveis no estado, que possui alíquotas de até 4% do valor do veículo.

A nova lei precisa ainda ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin para que tenha efeito já em 2014. Atualmente, o IPVA paulista é recolhido à vista ou parcelado em até três vezes. Dessa forma, o impacto nas finanças dos proprietários de veículos deverá diminuir, já que no início do ano, os consumidores possuem muitas contas para pagar. Além disso, outro objetivo da medida é reduzir a inadimplência, hoje em torno de 5%.

[Fonte: Estadão]


  • ZEKINHA71

    Mas com certeza vão enfiar juros nas parcelas, igual o IR.

  • dudupruvinelli

    Caraca… 65k de graça pra esse governo de M. Roubo descarado…

  • afonso200

    slr maclarem 67 mil de imposto, hehe….. tá lokoooo

  • afonso200
  • https://www.facebook.com/ricardopolessi Ricardo Polessi Silverio

    Algum "nobre" deputado usou o proprio formulario como exemplo…

  • Enigm4BR

    Reduzir para 2% os vagabundos não querem né…. afinal de contas nossas vias estão super bem conservadas, sem buracos e com muita segurança em nossas vias fora que não existe pedagios ….
    Ohhh wait!!! O lixo desse imposto é desviado, não serve para cuidar de nossas vias e evitar pedágios…vermes

    • Barneyatomico

      O IPVA não é destinado a conservação das vias. Há algum tempo o NA trouxe um infográfico sobre o imposto, mas não consegui achar no site. Se não me engano, parte do dinheiro é destinado a saúde, educação e segurança pública, e outra parte vai para as prefeituras.

      • Enigm4BR

        Quando foi criado era, mas agora como eu disse……
        "Ohhh wait!!! O lixo desse imposto é desviado, não serve para cuidar de nossas vias e evitar pedágios"

        • O_Corsario

          O IPVA foi criado justamente para desvincular o dinehiro arrecadado da conservação de vias. Antes tinha o TRU se não me engano.

          • FelipeLange

            Achei o infográfico: http://www.noticiasautomotivas.com.br/para-onde-v

            Grande porcaria que inventaram, só vai servir pra arrecadar mais dinheiro para posteriormente ser desviado!

          • zeuslinux

            Pois é, daí começaram a privatizar tudo que é estrada dizendo que não há dinheiro para conservação delas.

            Por isso eu sou contra impostos de propriedade como IPVA, IPTU, etc e sim de TAXAS, ou seja, com despesas vinculadas à arrecadação. E teriam que prestar contas publicamente, mostrando o que e onde o dinheiro de cada taxa foi gasto.

        • DougSampaNA

          Calma, um deputado do PT já suscitou esta semana restaurar a CPMF…lembra dela?

          PeTista é pior do que PSDBista, aproveitaram os impostos e aumentaram mais, porque o povo se revolta com 20 centavos de onibus, mas não com 37% de impostos sobre comida…COMIDA!!

          • Lzp

            Adivinha quem inventou a CPMF? PSDB. Adivinha quem aumentou a alíquota do IR para 27,5%? PSDB. Advinha quem inventou os 10% a mais na multa do FGTS? PSDB. Adivinha quem inventou o fator previdenciário? PSDB.
            Às vezes é melhor pesquisar um pouco antes de comentar.

            • jao_simonetti

              Tá.

              Mas o que isto tem a ver? O que o PSDB faz ou deixa de fazer pouco irá eximir os Petralhas do mal que eles causam à sociedade.

              Quem defende um partido com argumentos de sujeira de outro é porque merece o país lixo que tem. Tenho vergonha de pessoas como você.

              • mike_br

                vão criar impostos sobre os tucanos… rs

              • Sr_Andante

                Quem começou a falar de partido foi o Doug, comparando dois partidos..O Lzp só demonstrou que o amigo acima está errado quando fala que "…PeTista é pior do que PSDBista,…" no quesito de criar ou aumentar impostos. E demonstrou isso com dados, diferentemente do Doug que só se utilizou dos manjadíssmos bordões vazios inventados pela imprensa.

              • Lzp

                Tenho vergonha de pessoas como você, jao_simonetti, que não conseguem interpretar uma frase. Onde a sua mente brilhante viu que eu estava defendendo o PT ou qualquer outro partido? Usei o exemplo para demonstrar que o PSDB é tão ruim quanto o PT.
                Neste site tem uma galerinha que adora detonar uns partidos, mas acha que o partido do picolé de chuchu é bonzinho. Os tucanalhas estão sujos até o pescoço também, por mais que os seus fãs daqui neguem. Só uns ingênuos não enxergam isso.

                • jao_simonetti

                  Sucintamente, tua semântica é una e indivisível: Usaste o PSDB para eximir o PT, conduta a qual veementemente refuto (não sou eleitor de nenhum dos partidos, salvo exceções: Sempre voto no Suplicy e votei no PSDB na minha cidade).

            • DougSampaNA

              Tá, concordo, e pergunto..deixei de criticar só o PT em favor do psdb?
              Ora, leia meu texto, eu votei na m…. do PT porque estava com raiva dos aumentos de impostos, e o que o PT me deu?
              Mensalão; inumeras pizzas, mais aumentos de impostos dos já aumentados pelo PSDB, perpetuação dos impostos da concorrencia…Para mim, ambos partidos não me atraem mais com suas mentiras, pois suas ideologias me são claras, roubo sem opressão, ou roubo com opressão(PT).
              Estou farto desta plolitica maldita que não muda nunca e pouquissimo faz em favor do povo, e quando faz é pra compra de votos.

            • Lexus GS300

              Há onze anos estamos sob a maldição petalha e vem o lzp falar dos fabianos do PSDB?

              • Lzp

                "Fabianos do PSDB"??????. Isso é algum fã-clube do PSDB do qual você faz parte? Você é um tucaninho cearense? Que bonitinho…
                Agora numa coisa nós concordamos. Quando não se tem uma educação de qualidade, o que se percebe pelos seus comentários cheios de erros, a maldição é muito maior. Já está estudando um livro de gramática básica, como te recomendei algum tempo atrás?
                Só para terminar, você não veio com aquele papo de que iria embora do país, odeio o Brasil, o país é uma m., blá, blá, blá. Ainda está aqui até agora? Não arranjou R$200,00 para fugir de ônibus do Brasil? Tente fazer uma rifa.

                • Lexus GS300

                  Vc é um tanto arrogante, LZP! Vá ler o livro "o minimo que vc precisa saber para não ser um…"de Olavo de Carvalho e seja verdadeiramente informado, talvez nem precise se esconder com iniciais de seu suposto nome. Agora quem for contra o PT tem que ser do PSDB? Esses esquerdistas limitados!
                  Quanto ao termo "fabianos", já que se julgas tão inteligente, deveria saber o mínimo desse significado. Procure na WEB o significado de "fabianos socialistas".
                  Quanto aos meus supostos erros de português, afirmo, são infinitamente melhores que sua gramática petralhês. Sugiro estudo e BOM SENSO antes de criticar minha escrita. Sou educado e não doutrinado. Por hj é só.

                  • Lzp

                    Cara, você é engraçado. Me divirto com seus comentários, confundindo chiclete com charrete, alhos com bugalhos, ou coisa assim.
                    E pela utilização que você faz da concordância verbal no segundo parágrafo, e de gênero referindo-se à palavra gramática, dá para notar o quanto é educado. Deveria fazer uma coletânia dos seus erros. Já teria algumas páginas…

                    • Lexus GS300

                      Cara! Me divirto mesmo é com seus achaques histriônicos sedentos da ideologia vermelha.

                      Vá ler o livro de Olavo e volte aqui para debater.

                      Muto obigado pla coresão.

                    • Lzp

                      Disponha. É nosso dever contribuir para diminuir o analfabetismo no Brasil.

                    • Lexus GS300
            • anti lula

              Adivinha quem teve a chance de tirar o fator previdenciario por 2 vezes e não tirou, o sr.
              LULA, viu LPZ, vai se informar cara.

      • duhehe

        O IPVA é um imposto e todo imposto no brasil, o governo não é obrigado a falar para onde o dinheiro em si vai.

        Existe imposto, taxa, tarifa etc … varias classificações e suas regras.

        O cara que criou o sistema foi muito esperto.

        • Claudio

          Exato…todo tributo que recebe o nome de Imposto, logo, que possui a letra "I" no início, ostenta a chamada "não vinculação"…é uma regra basilar de Direito Tributário. A receito do IR pode ir para estradas, saúde, a do IPTU pode ir para educação, transporte, enfim, não há vinculação…o governo faz o que quer com o dinheiro arrecadado (ok, ok, desviar não está dentro desta regra….rsrs)

      • https://www.facebook.com/bernardo.brasil.50 Bernardo Brasil

        Nenhum imposto tem destinação vinculada. Todo imposto vai servir para custear as atividades gerais do estado.

  • https://www.facebook.com/bernardo.brasil.50 Bernardo Brasil

    Esse boleto do tributo IPVA deve ser do eike batista, este sim, necessitando do parcelamento. Talvez do mesmo carro que colidiu com o ciclista.
    Quanto a matéria, passar um ano pagando esse imposto? Brincadeira isso. Desestimular o consumo desses veículos ninguém quer. Em tese, pra parcelar dessa forma, melhor seria nem ter veículo. Mas o transporte publico é aquela porcaria que todos sabem…

  • blindzector

    kkkkkkkk aos poucos vejo carne das casas bahia!

    So tipo…. IPVA … imposto sem destino em boa parte do dinheiro! Onde o imposto criado para a melhora das vias mas nunca vemos isso… nosso asfalto vive ruim, pagamos impostos demais para nao ter distinos!

    Se todos os impostos fossem investidos da maneira q foram criados… estariamos sorrindo para as paredes!

  • Louis

    Pra mim é indiferente. Deveriam dar é um desconto maior pra que paga a vista e sempre em dia, como eu.

    • Rodrigo_alr

      Por essas e outras é que nada melhora e nem anda pra frente neste país, se pra vc é indiferente, é pq está satisfeito com os impostos que pagamos. Isso é brazil.

      • Louis

        Acho que você não entendeu.
        Pra mim é indiferente parcelar em 10x, porque eu pago a vista o IPVA. De forma alguma eu disse que concordava com os valores, eu sou um dos mais inconformados com a carga tributária e burocracia desta republiqueta.

        Pagar IPVA, a vista ou em 10x, você vai pagar de qualquer jeito. Ou vai me dizer que você anda ilegal?
        Minha forma de protesto sabe como é? Não aderindo ao consumismo por impulso, ando de carro usadinho sim, porque economizo com menor desvalorização, ipva menor, seguro menor, e ainda não chamo atenção de meliantes.

        • Rodrigo_alr

          Ok, estou contigo, foi mal pelo comentário.

        • marcfreitaz

          Em SP não tem desconto? Aqui no Ceará caso o proprietário pague à vista, tem 5% de desconto e pode parcelar o valor cheio em 4x. E é só 2,5%…

          • Louis

            Tem desconto, mas é bem pouco, não me recordo se 2% ou 3%…

            • marcfreitaz

              No Rio que é 4% sobre o preço do veiculo… tenso.

    • O_Corsario

      Exatamente o que comentei abaixo. Oferecer a opção de parcelar é positivo, mas é preciso dar mais incentivos para quem paga à vista.

    • DougSampaNA

      EU TB…SEMPRE A VISTA, QUERO CADA GRAMA DO MEU SUOR POUPADO!

  • Lexus GS300

    O IPVA como inúmeras vezes afirmei aqui no site, é um imposto afrontoso, eticamente ilegal e moralmente torpe já que fere o DIREITO DE PROPRIEDADE. Assim como sua residência cujo o proprietário que compra não se torna um proprietário legal e sim um enfitêuta que adquire apenas o direito de morar e não a propriedade em si, o automóvel segue o mesmo padrão principal.
    Nosso país é uma ditadura comunista oculta, ainda que 99,9% dos brasileiros desconheçam tudo isso.

    • mark_v10

      nunca foram ditas palavras tão verdadeiras,o brasil tem realmente tudo a ver com a petrobras,ambos caminham cada vez mais para as profundezas,não quero que meus futuros filhos lutem como nós só pra sustentar esses salafrários fardados,meu objetivo é certo,tentar uma vida um pouco mais digna nos EUA nem que eu morra tentando.mudar o brasil?eu sempre fiz minha parte e não vi nada mudar pra melhor,só vejo o povão cada dia mais alienado…então lavei as mãos.

      • jamilsonsanches

        Não precisa ir tão longe amigo. No Chile, por exemplo, a situação já é bem diferente. Pouco se fala de lá, mas a qualidade de vida, educação e custo de vida são admiravelmente melhores do que aqui. Me arrisco a dizer que talvez seja o melhor lugar pra se viver na América do sul. Além de não precisar se humilhar como muitos fazem nos USA.

        • Castle_Bravo

          E tem vermelhinhos que ainda choram de saudades do Allende por lá. Dependesse dele, o Chile hoje seria uma Venezuela ou Bolívia, racionando até mesmo papel higiênico e sabonetes e botando a culpa de sua incompetência no "Imperialismo Americano".

          • jamilsonsanches

            Passei uma semana em Santiago e se pudesse teria ficado por lá mesmo. O asfalto parece um tapete até em localidades mais afastadas do centro. As quatro grandes aqui do Brasil são raras, o que se vê muito é Toyota, Nissan e Mazda. Além dos preços serem muito mais justos. Burger King e Mc Donalds por exemplo custam literalmente a metade do que custa aqui. Quase não se vê (eu pelo menos não vi) viadutos e elevados. É tudo na base do tunel em um país com grande ocorrencia de terremotos. Por aí se vê a organização das coisas né.

            Quando voltei pro Rio, logo que saí do aeroporto passou do meu lado um carro todo aberto tocando funk nas alturas. Logo mais à frente tomei aquela fechada patenteada do kombeiro e no sinal o pedestre faltou pouco atropelar o carro. Isso aqui não tem mais jeito não, cara…

            • Castle_Bravo

              Também já visitei o Chile, embora não tenha ficado o tempo que gostaria, é impressionante a abertura e desenvolvimento em comparação aos vizinhos, não fica atrás de nenhuma grande cidade do mundo em tecnologia, educação da população e desenvolvimento humano. Claro que eles têm seus problemas também, mas são migalhas perto de nossa realidade.

              • Louis

                Até o Uruguai é mais civilizado que o braziu. O Chile é o próximo lugar que quero conhecer. Quando eu for, vou me esbaldar em bons vinhos, restaurantes, certamente muito mais baratos que por aqui.

          • Sr_Andante

            Para você deve ter sido bom os Estados Unidos assassinarem Allende e mais milhares de chilenos após tomarem o poder no país através de sádicos fantoches. Afinal, ser "vermelho" é uma bela desculpa criada para assassinar pessoas.

            • Castle_Bravo

              Sempre o "coitadismo", de que o lado vencedor matou "inocentes". Não se façam de santos, o lado contrário só não fez porque não conseguiu, Che o maior assassino da América Latina hoje é visto como herói por alguns, bem como Fidel e mais um monte de comunistas, até mesmo aqui no Brasil, que assaltavam, matavam e roubavam, e hoje são vistos como "pobrezinhos torturados".

              O verdadeiro inocente, o cidadão de bem, esse sim teve sorte que o lado correto venceu e deu-lhes oportunidade de futuro de viverem no país mais socialmente desenvolvido da América Latina, veja só.

              E conspiração por conspiração, há até teorias de que Allende fora assassinado por Cubanos, o que acho até mais plausível considerando o histórico podre de seus governantes, por ter não ter conseguido implementar o socialismo que eles queriam.

              • Lexus GS300

                o Che é o herói dos desajustados.

              • Sr_Andante

                O "lado contrário" (maniqueísmo nem um pouco, não é…) era representado por um presidente eleito pelo povo e morto por conspiradores, a mando de um país que nada tinha a ver com o Chile. Ou seja, intervenciosimo puro e simples. Não estamos falando de Che nem de Fidel, estamos falando sobre Salvador Allende. E pra você, Carlos Ibáñez foi um grande líder, afinal, ditadores são só os "inimigos" dos Estados Unidos que não lhe concedem a graça de suas riquezas. Salvador não era comunista, ele era do partido socialista. O assassinato de Allende não é conspiração, é um fato tão gritante quanto o bombardeio do Palácio de La Moneda e o Golpe de Estado na cabalística data de 11 de Setembro de 73. Há vídeos do bombardeio, há vasta literatura onde está provado o assassinato e tortura de milhares de chilenos, sem qualquer prova e afrontando direitos, marca registrada das Ditaduras implantadas sob a égide dos Estados Unidos. Negar a história escrita, falada e gravada vai ser uma missão difícil para você.

            • DougSampaNA

              Vermelhos no brasil, roubavam bancos, sequestravam diplomatas, jogavam bombas em porta de quartel, e hoje estão no poder…quem diria que o Brasil elegeria uma co-participante de assassinato se soubesse disso..

              • Sr_Andante

                Poderia postar mais sobre essa "co-participação" em assassinato ?

                • DougSampaNA

                  “Só pra saber que nunca fui uma menina cândida: eu sei montar e desmontar, de olhos fechados, um fuzil automático leve. Tinha que ser rápido, muito rápido. E, se você quer saber, eu sei atirar”, lembra, abrindo um enorme sorriso. ..trecho de entrevista na revista Isto é 2005; link abaixo. http://www.istoe.com.br/reportagens/15907_DILMA+R

                  Abaixo a ficha corrida no periodo da ditadura, que apesar de tudo impediu virarmos um país comunista: http://homemculto.files.wordpress.com/2008/11/atg

                  Digite o nome Mario Kozel Filho nos buscadores…isto é história do Brasil amigo, e infelizmente uma história que explica as mazelas de hoje.
                  Nunca tema nenhum militante, seja sempre honesto e não omita a verdade, como faz o partido de duas letrinhas e os demais que forem coniventes.
                  Encerro por aqui porque no Brasil falar a verdade pode dar bode, mas não tenho medo não, retaliação sempre é uma avenida de 2 vias..

                  • Sr_Andante

                    Qualquer um que tem acesso à internet já sabe que é FALSA esta ficha feita no Photoshop pela turma do Serra e publicada por seus cabos eleitorais instalados na Folha de São Paulo. Por falar nisso, publicar coisas falsas é moda na "folha" por isso seu apelido é "falha". Portanto, amigo conte outra porque esta foi fácil desmentir. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/vie

    • Cassio

      Perfeito.

      • FelipeLange

        Claro que os EUA tem muita coisa melhor que aqui. Acho que se não der certo por lá a minha vida, tento no Chile ou outro país.

    • SilenceBass

      Podiam terminar os comentários depois do seu.

      100% endossado, meu caro.

      Isso aqui não tem mais jeito… como citaram aí, tem 2 vizinhos excelentes p/ se morar e um estaremos visitando em breve: Uruguay.

      Ou outro é o Chile.

      • DougSampaNA

        só não tem emprego nos 2…a não ser que vc vai investir lá, aí é diferente.

        • mark_v10

          chile,EUA,alemanha e se tudo der errado me inscrevo para viagem sem volta pra marte porém pro brasil não retorno.

      • Louis

        O Uruguay é um lugar que já pensei em me mudar quando me aposentar. Não sei se é fácil conseguir se mudar assim de país, mas creio que não seja impossível, ainda mais quando se está bem financeiramente. Estou me preparando para isso, quero juntar um bom patrimônio pra quando eu estiver com 60 ou 70 anos poder escolher onde vou viver.

    • Lexus GS300

      Gente! Parem de dar resposta a esse Sr_Andante! Esse sujeito pelas suas opiniões é um COMUNISTA. Não se deve de forma alguma refutá-lo. O segredo seria ignorá-lo. Sempre a ideia de que o "império ocidental do norte capitalista" assassinam comunistas de países famintos do terceiro e quinto mundo. Assim é o que permeia a cabeça desse povo.

      O Chile hoje é o melhor país sim da AL, mas em breve nada impede de voltar ao regime da ala suja do MERCOSUL. Embora que o atual presidente seja o melhor da AL, seus inimigos comunistas tentam de todas as formas desqualificá-lo em respeito a competência para o cargo que lhe foi prometido.
      Existe uma comuna chamada Camila Vallejo, muito bonita por sinal mas cheia de ideias jurássicas e mentirosas afim de implantar o comunismo juntamente com seus corregelionários do MERCOSUL. Ela é uma boa manipuladora dos incautos e se utiliza de uma briga com o poder por conta da política de EDUCAÇÃO. Tal politica nada mais é que a doutrinação fundada no sistema de GRAMSCI. O Chile pode ser o ultimo país de futuro do continente que virá a sangrar na mediocridade e no atraso.

    • AutoNacional

      A maioria dos países que conheço ( incluindo Europeus, asiáticos…) cobram impostos sobre propriedade de carros e imóveis. Tem lugar em que o imposto é bem mais carro, Finlândia, por exemplo. No Japão você é considerado culpado ao atropelar e matar alguém no trânsito, depois de preso você tem que provar a inocência. Acredite, tem muita lei aplicada nos EUA, Japão, Europa que se fosse posta em prática no Brasil simplesmente colocaria 90% da população na cadeia.

      • Lexus GS300

        Garanto que o termo "propriedade" é vulgar e escandaloso. Nesses países há sim impostos sobre o automóvel, mas não seriam insanos em usar tal termo pois, levaria uma verdadeira "guerra civil" de pessoas libertárias contra o seu governo. Nas verdadeiras democracias o Direito de Propriedade é o fundamento do sistema democrático conservador assim como a Liberdade de Expressão e politica.

    • mike_br

      mais impostos para os subversivos!… rs

  • Mak06

    Imposto tem em tudo que é país,mas no caso do Brasil não vemos as benfeitorias feita,é tudo sucateado,esburacado,mal feito mas as cobranças dos impostos vem todo ano sem falta.

  • cebolafrita

    O Picolé de Chuchu não vai aprovar

  • ricardo78scs

    Vão aumentar o desconto pra quem paga à vista??? Se parcelarem em 10x o desconto deveria subir pelo menos para uns 6%. É só o que me interessa.

    • DougSampaNA

      Mesmo pq a inflação está subindo, então o desconto tb tem que subir.

  • Oswaldo

    Baixa pela metade que a inadimplência diminui também.

    E isso já seria muito pq pagamos pedágio, IPTU – que também é para manutenção das ruas-, seguro, seguro obrigatório – estranho isso né, ter q ter "OS DOIS" para ficar meio tranquilo-, enfim era pra ser IPVA zero, mas isso é utopia demais até pra mim.

  • O_Corsario

    Acho válido permitir o parcelamento, mas deveriam dar mais desconto ou vantagens para quem paga à vista.
    Um dos motivos seria criar um incentivo para as pessoas usarem menos crédito. O outro é óbvio, se não tiver diferença no valor à vista ou à prazo, todos vão optar por pagar à prazo, o que não é tão interessante pro governo.

    • Edson Roberto

      Tudo depende do ponto de vista. Se os 5% que não pagam dessa forma tiverem como pagar, é lucro para o governo.

      Agora, eu digo algo que muitos irão me bater. Mas isso abre a uma possibilidade de comprar um carro superior sem estrapolar no cmeço do ano. Isso para mim, permitiria que eu pudesse comprar um carro de R$90000 sem repensar 500 vezes no custo do imposto anual. Não que seja "facil", mas que torna a aquisição mais facil e para manter o mesmo.

      Antes, esse é um custo que impedia muita gente de comprar, agora será facilitado. Eu depois do ridiculo desconto a vista, pago parcelado. C

    • Edson Roberto

      Continua…
      omo já me programo (e tenho dinheiro guardado desde antes), é um valor que só demoro mais a pagar. Ao menos, se houver alguma emergencia, o dinheiro está guardado. Isso pode ampliar a depender da minha necessidade ou como eu disse, ser mais um motivo de compra de uim carro mais caro.

      Talvez carros antes ditos como mico, podem ter sua vez agora com esse parcelamento. Foi o que vislumbrei e acho que muitos tiveram esse pensamento tbm.

      • rrr

        Neste ponto de vista, se torna interessante.

        Agora muitos vão me jogar pedra, mas para mim, seguro contra terceiros deveria ser obrigatório, e não essa procaria de dpvat.
        Canso de ver neguinho fazendo m… no transito e não querendo assumir o prejuízo que deu a outras pessoas que não tinham nada haver com a história.

      • http://www.facebook.com/olhando.alua olhandoalua

        Sinceramente o meu pensamento ao ler esta noticia foi: "Muita gente, que compra o carro sem pensar no valor do imposto, será salva!"

        Poucos são os que calculam o valor do IPVA na hora de comprar um carro… O negocio é comprar um carro com 20 anos de uso e não pagar IPVA…

      • O_Corsario

        Pois é, mas daí temos um efeito colateral curioso, muita gente vai comprar o carro contando com o IPVA em dez vezes, e vai pesar o ano inteiro no orçamento… Lógico, se a pessoa não se planejar como vc.
        É difícil, eu tbm costumo pagar o IPTU e IPVA parcelado pois o "desconto" à vista costuma ser ridículo.
        Ah sim, mais uma coisa: duvido que com isso os 5% passem a pagar. Acho até que permitir parcelamentos maiores vai aumentar a inadimplência, pois o cara terá o ano inteiro para "morrer na praia" e não conseguir pagar aquela parcela.

      • DougSampaNA

        cara, se vc fosse meu sócio ia dar certo, temos o msm perfil.
        Coisa rara gente que se prepara..

  • Wellington Myph13

    Incentivo do Inferno….
    Porque não incentiva com 15% Desconto a Vista?

  • Sr_Andante

    Há muito mais coisas boas sendo executadas pelo Governo em São Paulo, muitas não aparecem talvez pela quantidade enorme de notícias. Espera-se, entretanto, que a alíquota do imposto seja diminuída pelo Governo assim que os números de adimplência aumentem. 4% é uma das maiores alíquotas do país e não é justificável tendo em vista a maior frota de veículos do país que permite arrecadações recordes a cada ano com o aumento da frota. No mais, o contribuinte agora deverá sair do CDC e poderá contar com juro baixo (ou mesmo juro 0) que o Governo deverá adotar para o parcelamento.

  • Froid_Dalton

    10 vezes?? Prefiro já pagar essa piça em 3 vezes logo, e me ver livre dela pelo resto do ano.

  • SilenceBass

    Querem continuar com essa extorsão nojenta e ilegal? Ok.

    Que seja:

    1) 2% sobre o valor venal REAL, e não "o valor que o governo quer", que se baseie na FIPE e SOMENTE nela;
    2) 20% de desconto pra pagamento à vista

    aí, quem sabe, fica "mais justo"; o justo seria apenas ter o licenciamento, como é nos EUA, por ex. O "IPVA" deles é um "absurdo" , vide o vídeo que postaram nos comentários acima.

  • fschulz84

    Não sei se estou sendo paranóico… Mas isso me cheira a aumento da alíquota em alguns anos…

    Vão usar a desculpa que antes era 4% mas era só em 3x e agora pode aumentar pra 5% porque dá pra fazer o carnezão e pagar em 10x…

    Sinceramente, tomara que seja só paranóia minha mesmo… Mas perdi tanto as esperanças neste país que não me surpreenderia se isto ocorresse.

    • Leandro_SP

      Exatamente o que pensei.

    • Robson

      Pra falar a verdade, faz sentido sim. Só não sei se existe algo federal que possa impedir isso. Como no ISS por exemplo, que é no mínimo 2 e no máximo 5% (e mesmo assim várias Prefeituras dão um jeitinho).

  • Robson

    Se for aprovado, ao menos na minha visão, deveria ser feito como no IPTU da cidade de SP. Onde se você opta por parcelar já vem as parcelas mensais e tb o valor remanescente para quitar o débito. Que seja dessa forma para o IPVA, mas com um incentivo maior para quem efetua o pagamento a vista.

  • wislenramos

    Pois é, preferem parcelar e receber depois do que baixar a % do imposto.

  • Marcelo Oliveira

    Agora é que vão enfiar a faca com gosto, com desculpa de que pode parcelar em até 10x com suaves juros! Brazil zil zil

  • Danniel

    Se antes a turma que comprava carros caros sem ter a minima condição de manter, avalie agora!

  • zzzepa

    amenizar o enevitavel…IPVA é roubo do mesmo jeito…na verdade a inadimplência poderá ser maior este ano, neguinho já está se adiantando…IPVA é um imposto que deveria ser extinto…ou boicotado por todos até fazerem o que o povo quer acabar com ele!

  • PEDRO_HAWK

    Carro agora vai ficar pior do que o Baú da Felicidade. É carnê do carro, é carnê do IPVA, é carnê do seguro…

  • Renan

    Com tantas estradas privatizadas o tributo não deveria ultrapassar alíquota de 2%

  • Julio

    Isso é para forçar pessoas que não compram carro zero por causa do IPVA, agora não tem desculpa…Tudo é feito para defender as montadoras…