Brasil Mercado Oriente Médio

Irã: Encomenda de veículos brasileiros é bem maior

Pátio-da-Chevrolet

Anteriormente, estimava-se que o governo do Irã iria adquirir em torno de 100 mil carros brasileiros para recompor a frota de táxis do país.

Além disso, a proposta de compra incluía caminhões e ônibus, mas não se sabia a quantidade. Agora, a encomenda iraniana se mostra bem maior que o divulgado anteriormente.

Só de automóveis para a frota de táxis, o governo iraniano quer comprar 140 mil unidades. Além disso, a “megaencomenda” inclui também 65 mil caminhões e 17 mil ônibus.

Estimativas apontam contratos que totalizam cerca de US$ 5 bilhões. O governo brasileiro acredita que pode conseguir até todos os contratos. Para isso, está mobilizando montadoras e autopeças para obter uma proposta consistente junto ao Irã. As entregas devem ocorrer até 2020.

[Fonte: Valor]





  • Henrique12

    É claro que o Brasil vai ganhar todos os contratos, Irã é fechamento lá do nove dedos…

    • Cláudio Lima

      kkkkkkk… muito bom.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Está aí o resultado da política externa que tantos criticavam…

      • ObservadorCWB

        Parte do resultado. A outra parte está num banco na Suíça. Pixuleco. E por enquanto ainda não há nada de prático, apenas intenção.

        • Raul Cotrim de Mattos

          Contas na Suíça? O que o escândalo (abafado) do HSBC tem a ver com isso?

          • Antoniokings1

            Ele está se referindo ao Eduardo Cunha. Amigo do Aécio.

      • Thales Sobral

        O resultado do real desvalorizado pra caramba. Os carros passaram a custar lá fora metade do que custavam. É liquidação.

      • !Marcelo Surf!

        Só não contavam que precisaria quebrar a economia do país para depois conseguir algo para amenizar a situação decadente das montadoras, pois este contrato, por maior que seja, não irá solucionar os problemas desta crise .

  • EuMeSmObYmYsElF

    coitados dos iranianos…

    • th!nk.t4nk

      Curioso pra saber que carros vao comprar.

      • pedro rt

        concerteza vai ser essas porcarias populares da vw, fiat, ford, chevrolet…

    • Ric53

      Sabe pq eles gostam dos carros brasileiros? “Pq carro brasileiro é uma bomba” hahahaha

      • Thales Sobral

        Mitou no comentário! kkkkk

      • Thiago Cesar

        Booaa!!Ric53 para o elenco da Praça é Nossa!

        • Ric53

          Hahahaha contratado!

  • Antoniokings1

    Excelente notícia! Ponto para a política exterina brasileira.

    • Rudson I

      Ao contrário, em vez de ficar dando moral para esses países, o Brasil poderia ter alianças com economias mais importantes e ter continuamente bons montantes para exportação, favorecendo a balança e melhorando a qualidade dos produtos fabricados por aqui. Mas como o Brasil só lida com países de política tão falha quanto a nossa (ou pior) e fica preso nesse bloco tão fraco e desorganizado chamado mercosul, vai continuar patinando.

      • Rmx

        Acho que não é bem assim. Eles estão nadando em dinheiro agora com tanto petróleo de extração barata . Mês passado estavam na França sendo recebidos com todas as honras encomendando uma centena de Air Bus. O governo suíço também está procurando entrar com força naquele mercado.
        Eles têm petróleo crédito investidores dinheiro e uma população enorme carente de novidades. E a grana deles vale o mesmo que a de qualquer outra nação! Se a França Suiça podem porque o BR que precisa muito mais não pode fazer negócios como esses com eles ??????

        • Bruno Luís

          Muito bom sua análise da reportagem , com essas encomenda do Irã ajudará as montadoras a aumentar o ritmo de produção que está bem fraco e como todos sabem que atrás das montadoras existe uma sequência de empresas que fornecem componentes para os veículos , ja ajuda aos poucos a aquecer o setor.

        • celso

          “Eles estão nadando em dinheiro agora com tanto de petróleo de extração barata” ? Dá pra explicar o que é “petróleo de extração barata” ?
          Barato, que eu sei, é o petróleo: 36 dólares o barril, na cotação de hoje.

          • Rmx

            Da para explicar sim!
            Muitas grupos cancelaram um monte de investimentos no Canada e nos Mares do Norte por custar muito refinar areia de xisto ou explorar perfurar e tudo mais a grandes profundidade com plataformas por exemplo, existem outros motivos esses são dois .
            Já o petroleo do Oriente Médio está em terra e a infroestrutura para extração no Irã apesar de defasada esta pronta.
            Muitos paises de la afirmaram nas ultimas reuniões da OPEC que podem manter esses niveis de produção (alta) e de Preços (baixo) justamente para eliminar a concorrencia desses produtores que precisão de pelo menos uns 80 Dolares o barril para compensar.
            E de quebra ainda ferram a Russia e o Tio Putin !!!kkkk

            • PrGirafales

              e ferram tb a petrobras com o pre-sal :p

      • Zé Mundico

        Em termos de política externa, o que manda são os interesses e conveniencias. O Brasil tem mais que aproveitar a oportunidade e manter comércio com o Irã, que tem muita grana e um enorme mercado precisando ser abastecido não apenas com carros mas com alimentos, texteis, aviões, calçados, manufaturados e o diabo a quatro. E o Brasil está lascado e precisando de divisas.

      • kleber peters

        Pelo visto, você prefere exportar produtos de baixo valor agregado (comodities) e importar tecnologia das economias mais importantes. Respeito seu ponto de vista mas discordo. Devemos, sim, entrar nestes mercados para fidelizá-los. Fazer hoje o que a Inglaterra, EUA e Alemanha fizeram no século XIX.

        • Baralho

          O Brasil praticamente não tem indústria nacional, produtos de alta tecnologia são produzidos(montados) por empresas estrangeiras, quem fideliza hoje o mercado não são países e sim empresas, e só estão comprando carros do Brasil devido ao dólar a quase R$ 4,00, senão comprariam em outro lugar. Infelizmente desde de a década de 90 o Brasil passou a ser um país exportador de commodities, praticamente nem sapatos exportamos mais, daqui sai carne,soja,frango, milho, algodão e outras coisas, somos uma potencia agrícola, nos outros setores somos bem fracos, é uma pena…

      • pgoytaca

        Pecunia non Olet!

    • Tosoobservando

      Ponto mesmo, agora vamos lutar pra Cuba nos encomendar, a nao ser que o Obama os ofereça algo melhor ne.

      • Antoniokings1

        Quem sabe o Congo também não encomende?

        • kleber peters

          E qual o problema? Se encomendar e pagar, ótimo para o Brasil. Ou você acha que os EUA, Alemanha, Inglaterra, França, etc… estão morrendo de vontade de importar Gols e Palios Fire?

          • Antoniokings1

            Estou só ironizando esses ‘demochatos’ coxinhas que no século XXI vem falar de Cuba, Venezuela e comunismo. Sem noção.

            • Tosoobservando

              Quem fica idolatrando o sistema de Cuba ou Venezuela nao somos nos que vcs chamam de “coxinhas”, e sim os esquerdalhos.

    • Thales Sobral

      Boa notícia mesmo, ajuda a evitar demissões e a manter em pé as empresas. Porém, isso está ocorrendo porque nossa moeda tá valendo metade do que valia. Nosso produto ficou barato frente ao mundo.

    • Tiago

      Melhor receber adiantado, pois quando venderam os Passat pro iraque, nunca recebemos, e mais tarde o BR perdoou a dívida se nao me engano

  • Rudson I

    Claro que vamos conseguir, o Brasil é “fechadão” com os grandes países “Democráticos “.

  • Fernando S.

    Irã está certo. Um país que caem tantas bombas deve ter um asfalto todo esburacado. Um dos poucos carros feitos para andar em condições lunares são os nossos. Haha.

  • Tosoobservando

    Agora so falta Cuba e Venezuela nos fazer encomendas, oba, vai nos tirar do buraco, ah nao, Cuba ta alinhando com os Eua ne, Obama foi la, esperto, fud***mos!

    • ObservadorCWB

      O Brasil prefere ser o cabeça da sardinha (mercosul), a ser o singelo rabo do Tubarão. Só a ANTA para entender mesmo.

      • Newton Freitas

        Brasil não é mais o lider do Mercosul.
        Quem o controla é o Uruguai.

        • ObservadorCWB

          Não estou falando da troca de cadeira estatutária. Meu comentário foi mais profundo do que isso. Falei que se une aos anões (e quem tem olho em terra de cego é rei), enquanto poderia se unir aos gigantes, mesmo tendo “menos” importância….capiche ??

      • Antoniokings1

        Tem gente que não tem dignidade e nasce para ser rabo de tubarão em vez de cabeça de sardinha. Subserviência é assim mesmo.

        • ObservadorCWB

          Hã ?? Dignidade ? Subserviência ? Então no corpo há partes mais dignas que outras ? De qual delas vc abre mão ? Do seu coração ? Dos pulmões ou do cérebro ? Essa mania de querer “aparentar” mais do que realmente é, leva o ser humano às divisões. Deveríamos nos unir aos grandes blocos comerciais, mas preferem se isolar. Daqui a pouco vão querer a volta da Prológica, do Fusca e outras reservas de mercado. Graças a Deus Argentina, Bolívia e Equador já acordaram. Vamos lá Brasil.

        • Tosoobservando

          O Chile esta preferindo ser rabo de tubarão e esta se dando bem, e o mesmo ta acontecendo com a Argentina do Macri, que ja apresenta melhoras. O Mexico é ha tempos e ja passou o Brasil em varios aspectos, alem de ser um dos maiores exportadores do planeta.

          • Antoniokings1

            A única coisa importante no Chile é sua proximidade com o Brasil (apesar de não ter fronteiras). De resto, é insignificante.

            • Tosoobservando

              Pois o Chile nem se preocupa com o Brasil, preferindo sim fazer acordo com os Eua e outros países, China etc… interessante é que eles tem o titulo de país mais desenvolvido da america latina.

  • Castle_Bravo

    Boa notícia, o Irã ainda é um país que aceita nossos carros. Com o Dólar nas alturas, é um excelente negócio pra eles também, já que nossa moeda não está valendo nada e tudo daqui é barato.

    • Antoniokings1

      Devemos ser realistas.

  • Newton Freitas

    A GM Brasil tem a pronta entrega…..

  • Vi Vendo

    Sensacional noticia,espero que iranianos fechem com o Brasil a compra destes veículos!!

  • No_Name

    Boa notícia, não importa para qual país que seja, é melhor do que não vender a ninguém e continuar demitindo empregados e fechando as portas. O Irã é “o melhor que tá tendo”, uma vez que nossa indústria não produz veículos decentes para ser vendidos no 1° mundo e a culpa disso é do mercado interno que é pouquíssimo exigente.
    Nossos carros são inseguros, nossos caminhões são ultrapassados e nossos ônibus são caminhões encarroçados.

    • Sergio Moro

      ”Nossos carros são inseguros, nossos caminhões são ultrapassados e nossos ônibus são caminhões encarroçados.”

      Opinião sem nenhum dado técnico, comparativo ou estatística.
      Pra mim, não passa de um ‘achismo’

      • No_Name

        Ah, meu filho, vá ver se eu to na esquina. “Dado técnico, comparativo ou estatística” para constatar o óbvio, que salta aos olhos de qualquer um minimamente inteligente. É um piadista. Carros, caminhões e ônibus brasileiros não tem a menor chance no mundo desenvolvido, são l i x o s se comparado ao que eles têm a disposição. Falta qualidade, falta segurança, falta mecânica e eletrônica avançada, falta tudo para a maioria dos veículos fabricados no Brasil.

        • Pesquise sobre a Marcopolo. Verás que teu comentário em parte não tem lógica. A empresa possui filial em outros países e muitos ônibus montados no Brasil foram pra Europa. Da mesma forma que alguns carros montados no Brasil já foram vendidos na Europa.

          • No_Name

            A Marcopolo tentou se aventurar na Europa com uma filial em Portugal que não durou muito tempo. Hoje não vendem absolutamente nada para países desenvolvidos. Não dá, não tem produto à altura da concorrência nesses mercados.
            Carro brasileiro que foi para a Europa? O último que eu me lembro foi o Fox, com críticas ferrenhas por parte dos europeus. E o Palio Weekend “G2” vendido as escondidas em alguns mercados e a Strada vendida como veículo comercial. Viu o que deu com o EcoSport desenvolvido aqui? Chegou na Europa igual o brasileiro e logo depois tiveram que modificar quase todo o carro.

      • Pois é, quer dizer que não podemos exportar BMW, Land Rover, Jaguar, Mercedes, Audi, etc. fabricados no Brasil? O fato dos carros dessas marcas serem produzidos no Brasil representa baixa qualidade?

    • Redpeak77

      Concordo com quase tudo.
      Dizer que nossos caminhões são ultrapassados, assim como os ônibus, não é totalmente correto, uma vez que estamos só um pouco atrás da Europa somente na questão de emissões. Demais tecnologias e lançamentos de caminhões e ônibus estão acompanhando o mercado global.

      • No_Name

        Não é só pelas emissões, os caminhões daqui não evoluem em quesitos mecânicos, de eletrônica embarcada, acabamentos muito aquém do oferecido lá fora e recursos de segurança que são removidos na “tropicalização” desses veículos (o MB Actros que o diga). Falando de Mercedes é a que possui a gama mais defasada do mercado de comerciais atualmente, uma vergonha. E os ônibus daqui em sua maioria são caminhões com carroceria, tendo motor dianteiro e suspensão por feixe de molas (algo inconcebível numa Europa) e os que são construídos em chassis apropriados para ônibus devem muito em qualidade construtiva, qualidade de acabamentos, recursos de segurança e itens de conforto e conveniência a bordo, sem contar que a maioria dos ônibus europeus e dos EUA tem construção monobloco. Eu já andei de ônibus rodoviário na Europa e a diferença de qualidade para um “Paradiso” é muito grande.

  • Rbs

    Carro bomba o Irã importa.

  • Minerius Valioso

    Não se iludam. Com mais exportações, a oferta de carros aqui vai diminuir, e então esperem mais aumento de preços.

    • Thales Sobral

      As fábricas tão dando layoff, a exportação não vai “tirar carros daqui”. No mínimo, vai segurar as demissões, e no máximo, talvez até traga alguns desses funcionários parados para o trabalho de novo.

  • Zé Mundico

    Um amigo que trabalhou no Irã disse que por lá tem muito Peugeot , inclusive a Peugeot tem uma montadora local com produção de carros populares. Também tem muito Skoda e Kia que são fabricados mediante licenciamento ou um tipo de parceria.

  • Mauro Schramm

    Par vender no mercado interno é mimimi custo Brasil. Mas para contratos de exportação conseguem competir com outros países…

    • Thales Sobral

      Com nossa moeda desvalorizando 50% em 1 ano, tudo fica barato pra quem vê de fora.

  • Corrarello Dago

    Tomara que não consigam vender nenhum e continuem a apodrecer nos pátios. Abaixar os preços aqui não, só para fora e nós aqui pagando a diferença, e quanto mais exportam menos sobra aqui dentro e mais aumentam os preços para nós, já vi este filme antes, que se ferrem pois estão pouco se lixando para nós.

  • Lucas

    Pelo menos desova essas merdas em algum lugar.

  • Redpeak77

    Quem será que vão os produzir? Franceses e alemães?

  • fbl

    La vai a brasolia jogar suas bombas pra depois arrumar problema com terrorismo

  • Os carros que serão vendidos ao Irã não serão essas carroças que estão encalhadas nos pátios das montadoras.

    Os carros serão fabricados conforme encomenda, modelos específicos. Provavelmente sedans compactos (que aqui chamam de médios): Civic, Corolla, 308…

  • SDS SP

    Qualquer negócio é bem vindo, principalmente para os veículos pesados no qual está literalmente no limbo por aqui…

  • Wendel Cerutti

    imaginando o tamanho do pixuleco ………

  • Airplane

    Poxa, que legal. Encontramos um país que compra nossas carroças!

  • leitor

    Nem adianta dizer muita coisa sobre qualquer tipo de vantagem para o Brasil, são todas montadoras estrangeiras. Podem passar pelo valor de custo e impostos apenas.

  • Thiago Cesar

    Alguém faz a dieta do Andre Marques??

  • Sandro

    Com certeza os Iranianos irão pagar nem 50 por cento do que nós pagamos pelos mesmos modelos de carros.



Send this to friend