Iraniana Saipa lança o sedã compacto 232

14/03/2014

saipa-232-1

[sociallocker id="300748"]

A iraniana Saipa está lançando no mercado doméstico o sedã compacto 232, modelo derivado do hatchback Tiba, lançado em 2013. O desenvolvimento da indústria automotiva local ainda está iniciando e por isso os carros próprios são feitos sobre plataformas bem antigas.

saipa-232-2

O Saipa 232, assim como o Tiba, é feito sobre a plataforma do Mazda 121/Ford Festiva da década de 80. O motor 1.5 é de origem coreana e também desatualizado. Ele entrega 80 cv e é bem econômico, fazendo 13,9 km/litro na cidade e 19,2 km/litro na estrada. O preço não foi revelado.

Galeria de fotos do Saipa 232:

[/sociallocker]








  • SuperSincero

    Não sei pra que tanto fru fru de tecnologia no motor pra beber tanto… veja esse exemplo… motor antigo fazendo 13 na cidade e 19 na estrada…. acho que a tecnologia fez piorar os motores, e não melhorar….

    • Carcará de Fortaleza

      O amigo tem total razão.

    • Tosca16

      e olhe onde o carro veio ser econômico , no Irã pode por é Comodoro , Opala, Maveco, Landau … lá gasolina é o de menos . Já aqui onde a mijona da petrobrás custa o olho da cara temos verdadeiras máquinas enriquecedoras de donos de postos .

      • Amigo, não culpe a Petrobrás pelo má combustível que abastecemos. Nosso petróleo é mais grosso se comparado ao do resto do mundo, mas depois de refinado, o produto é idêntico ao do exterior. O culpado pelo combustível de má qualidade são os donos de postos, além da porcentagem obrigatória que o governo empoe de etanol na composição da gasolina, dando a impressão que o carro consome mais. Deixo claro que não defendo a Petrobrás, muito pelo contrário, mas não vem ao caso.

        Obs: Repare que o preço de nosso combustível está abaixo da média mundial.

        • Tosca16

          nosso preço o quê ? Rapaz , temos a pior mijona do mundo praticamente, apesar que concordo com vc na questão da adição de etanol.

          • Você equivocado, quem deixa nossa gasolina ruim são os postos e nao a petrobrás. Pesquise o preço amigo, pesquise, veja comparando com outros países.

    • Angelo_RSF

      Fazia tem por que não lia um absurdo sem tamanho destes ".. acho que a tecnologia fez piorar os motores, e não melhorar…."

      • Tiago

        Nosso salario também….

        Nessa questao de consumo nao discordo totalmente, pois o Flex, faz menos media que os antigos alcool, ou gasolina

      • Marcelo

        Com certeza vc não entendeu o que o rapaz quis dizer.

    • Heisenberg

      Isso mesmo! Com tanta tecnologia de sistema de admissão variável das válvulas, injeção direta GDI, controle computadorizado de aceleração e mais, só fizeram tornar os carro mais caros e menos eficientes. Só os movidos a óleo diesel que se tornaram mais eficientes.

      • Matheus_Ulisses_P

        E menos confiáveis também!

    • O problema não é a tecnologia dos motores… o problema está no combustível !
      Nossa gasolina possui muito etanol… mesmo um motor mono combustível funciona com muito etanol no sistema… Se não me engano, estamos com 30% de etanol na gasolina né ?!?!

      • Heisenberg

        Nossa "gasolina" é indiscutivelmente a PIOR do mundo. Um carro com apenas 40 mil km precisa limpar ou até trocar os bicos injetores devido a tanta sujeira acumulada nessas partes. Me lembro de um dos videosmdo ADG mostrando um Corolla que estava em sua oficina com problemas de injeção causados pela lixolina.

    • yuri calmon

      FORA OS FLEX !!! Queremos motores à gasolina com este consumo !!!

    • lexbh

      Emissão de poluentes.

  • Landrutt

    Só enxertaram frente e traseira novas no Tiba, que por sinal não é hatch e sim sedã.
    http://www.saipacorp.com/portal/Home/Default.aspx

    • Edu_Airtrek

      Essa frente antiga é a coisa mais feia que eu já vi num carro.

      • Natan

        Menos feio que o Classic

  • Tosca16

    Até no Irã tem marca e nós ? (quando digo marca é nos seguimentos mais disputados, não desconsidero a AGRALE por exemplo tá ? ) .

    • Mathondiplomacy

      Ah, mas não tem problema, o que importa é chamar todas as multinacionais para cá, aí elas metem a mão, mandam o dinheiro pro exterior e ficam rindo da nossa cara.

      • Pedro_Rocha

        Não adianta ser marca nacional se ela mete a faca. O Marruá custa muito mais caro que o Troller T4 (Ford).

        • Tosca16

          1° o Marruá é um dos melhores na sua proposta de carro pra trabalho, 2° a produção do modelo é baixa sobretudo à versão civil , 3° a Agrale não faz questão de vendas, focou nas forças armadas e empresas de mineração e energia .

          • Malaman

            Se é pra ser assim, então não precisa de marcas nacionais. Compro então os das multinacionais, que não tem problemas de produção, se interessam de vender a mim e ainda é mais barato.
            Você reclama que não tem fabricas nacionais, mas a que tem, você justifica seus defeitos. Não entendo a sua lógica.

            • Tosca16

              eu não justifiquei só disse que na linha de utilitários a Agrale não faz questão de vendas para o consumidor civil, já na linha de caminhões por exemplo o melhor custo benefício nos leves e médios é quase sempre AGRALE …

        • Heisenberg

          Eu jamais compraria um "nacional" com intuito de "valorizar" o produto local. Valorizo sim o meu dinheiro e não carrego comigo esse sentimento estranho nacionalista.

  • Rato_Fpolis

    Em 1980 meu tio pegou um Corcel II 0Km e colocou umas "rodas de magnésio", tala larga, iguaizinhas a desse iraniano….. kkkkkk

  • Kadett

    Esse desenho da marca do carro, lembra de algum banco brasileiro dos anos 80…

    • Heisenberg

      Ou é o Comind ou Banespa?

  • Puxa vida, até o Irã tem marca de carro e o Brasil nada……
    Fala sério…

  • E nego reclamando do Classic!!!haushuashaushaushaushuas

    • tatu_peba

      Tenta fazer 19 km/l com um Classic na estrada…

  • jackson_sch

    http://www.saipacorp.com/portal/Home/Default.aspx… dei uma olhada nos produtos e tem modelos Renault e Nissan também. Alguns atualizados mas outros bem datados.

    • Eu fazia com um Corsa wind super 1996 1.0
      a vontade de procurar ele e recomprar haha

  • O carro pode ser feio, antiquado etc. o que for. Mas é nacional para os iranianos. Romenos, indianos, chineses, todo terceiro mundo tem carro nacional menos o Brasil. Triste isso.

  • Vixe….

    Pra fazer carros assim, melhor não termos marca…

    • Não se entra em ônibus lotado querendo sentar na janela, amigo. Se começa de baixo mesmo.

  • Diegorji

    incríveis as médias registradas por um motor da década de 80 que deve ser muito mais sustentável que esses novos propulsores com bagagem tecnológica.

  • CyborgPilot

    Esse painel consegue ser mais bonito que uma dezena de painéis de carros vendidos aqui.

  • Edson Roberto

    Concordo com o Cyborg. Além do que consegue inclusive ser mais ergonomico que alguns modelos de entrada.

    Entretanto, fica horrivel qdo um carro quadrado (por conta da plataforma) tenta ser "encurvado" para parecer moderno.

  • FelipeLange

    Se fizer o mesmo percurso que o Eber fez, vai ser mais econômico que o Onix 1.0?

  • Agenor

    Não importa a defasagem. A tecnologia é nacional.

  • Paschoalpca

    Que design lindo! Feliz 1989 para todos!!!!

    • tatu_peba

      kkkkkkkk. Muito boa!!!!

  • Bruno Alves

    Rodas bem modernas.

  • Junoba

    O carro é simples, mas eu gostei.

  • Aribarcelos

    Tá de brincadeira até o Iran tem marca nacional e nós sexta economia do mundo(dizem,acho que é mentira) temos que ver uma invasão de chinas e ainda bater palmas.

  • Indi G. Nado

    o que me deixa irritado é saber que até o Irã tem marca própria, mesmo defasado, mas pelo menos econômico, e nós 4º mercado mundial nem uma marca, nem um defasado pra dizer esse é nosso, e o governo nem apoia como deveria a AGRALE, que poderia se tornar uma montadora de automóveis (carros) 100% nacional, mas faz ao contrario da apoio aos de fora.

  • LeonardoMoreira

    Pelo site dessa marca, os carros parecem ser bem simples, mas bem construídos. Eu gostei desse da foto, se for confiável, eu comprava. Até porque para rodar pelo Irã eles tem que ser bem resistentes. Vi também que eles produzem diversos produtos de gerações anteriores de Nissan e Renault. Tem produtos que esse grupo nunca ofereceu por aqui, até no Irã eles tem mais consideração pelo consumidor. (Até porque se o veículo der defeito, o dono deve levar um AK para resolvam o problema rápido – modo ironic ativado)
    Abs.

  • thiago28x

    Como um amigo acima disse, carro antigo sendo mais econômico que os atuais….

    será possível? recomendo assistir o vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=40xvaXTi8c4

  • tatu_peba

    Robusto, barato, econômico, mecânica simples e fácil de manter. Escolha acertada para as condições do Irã.

  • CanalhaRS

    Vamos falar a verdade: é uma bicicleta melhorada….huahuahuahuahuauha…

  • Eduvinhas

    Ate o ira tem marca nacional . que vergonha

  • ProfPR

    Tudo tem um por quê.

    No Brasil o melhor negócio é banco.

    Mesmo que surgisse alguma iniciativa de montadora 100% nacional, seria morta ainda no ninho pelas 4G (e com a cumplicidade do desGoverno).