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J.A.D. Estas são as iniciais do nome do inventor e que identifica também seu carro elétrico, cujas dimensões muito compactas chamam atenção. O gaúcho João Alfredo Dresch (68) fez seu próprio veículo movido por baterias após uma viagem à Itália, em 2009.

De lá para cá, Dresch buscou recursos para desenvolver seu próprio carro elétrico, cujo nome provisório é J.A.D. Com ajuda de um engenheiro e um mecânico, ele construiu um pequeno veículo de 1,95 m de comprimento, 1,05 de largura e 1,20 de altura. O modelo tem motor elétrico de 5 cv e pode levar duas pessoas a 70 km/h.

A autonomia é de 2 horas, o mesmo tempo para recarga das baterias (14 unidades de jet-ski e com vida útil de 5 anos). Pesando apenas 295 kg, o J.A.D. tem cintos de segurança, extintor de incêndio e freio a disco nas quatro rodas. Dresch garante que o veículo tem custo de R$ 0,10 por km rodado e poderá custar entre R$ 15.000 e R$ 18.000.

Depois de 2 anos e meio, Dresch concluiu seu projeto, que foi feito artesanalmente, utilizando estrutura de aço tubular e carroceria de fibra de vidro. Ele aproveitou vários materiais e pelas disponíveis no mercado e chegou a ter o carro rebocado duas vezes na rua por não estar emplacado. Agora, ele já roda com a placa JAD-0713.

O inventor gastou R$ 40.000 para desenvolver o carro e chegou a pedir financiamento de R$ 450.000 para produção do J.A.D., mas o negócio não deu certo. No entanto, o modelo chamou atenção do engenheiro automotivo Marcos Büneker, que já trabalhou na Volkswagen e Mercedes-Benz.

Agora, os dois buscam chamar a atenção para o projeto a fim de conseguir recursos para sua produção. Sem emissão de CO2, o J.A.D. ainda goza de incentivos fiscais em alguns estados, incluindo IPVA e outras taxas. Dresch tenta obter ajuda do governo gaúcho, mas diz que está difícil conseguir falar com o governador.

[Fonte: Zero Hora]



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