JAC Motors Montadoras/Fábricas

JAC Motors: Fábrica na Bahia em compasso de espera

Projeto-da-fábrica-brasileira-da-chinesa-JAC

UPDATE: JAC Motors entrou em contato afirmando que não divulgou nada a respeito de suspensão da fábrica. Neste momento, a empresa não tem pressa para fazer o investimento, por causa das condições da economia. A planta da JAC Motors, que teria capacidade para 100.000 veículos por ano, está em compasso de espera.

Com a retração do mercado e previsão de que as vendas não vão se recuperar em 2016, a JAC Motors preferiu não investir nesse momento por conta da baixa demanda. A marca chinesa chegou a vender 3.000 carros por mês, mas hoje não emplaca mais do que 400 mensalmente.

Sem justificativa econômica para erguer a planta agora, a JAC Motors importa atualmente seus carros dentro da cota de 4.800 unidades por ano sem IPI majorado. Os incentivos fiscais obtidos na Bahia continuam. A empresa mantém a importação de veículos através do estado.

Com vendas reduzidas, a JAC Motors diminuiu a rede de concessionários e aponta três fatores que influenciaram na demora do projeto. Além do impasse na liberação do empréstimo de R$ 120 milhões do governo estadual para início das obras, houve dificuldades na liberação de licenças ambientais, excesso de chuvas no início da terraplanagem e mudança societária na empresa, tendo os chineses assumido o controle acionário.

Ainda há intenção dos chineses em construir uma fábrica de caminhões da JAC Motors no Brasil, mas isto se daria de forma independente do Grupo SHC, que comercializa apenas automóveis da marca no país.

[Fonte: A Tarde]

Agradecimentos ao Rámon Menezes.





  • CanalhaRS

    Nenhuma novidade, todos já sabiam que isso aconteceria.

    • Deadlock

      Essa suspensão é o retrato de um país em franca decadência.

      • sigma7777777

        Decadência? Corolla (Toyota), HB20 (Hyundai), HR-V (Honda) e Versa (Nissan) estão muito bem, obrigado. Quem investe em qualidade tem retorno. Já quem fica parado com antiquados Gol, Uno, Línea, 408, dentre outros, são os sofredores.

        • Gustavo73

          Se fosse teria mais gente nessa lista afinal tem bastante carro novo de projeto por aí.

        • Wagner

          bom entao pq o up! vende menos que o palio segundo sua teoria?

          • Filipo

            Acho que ele quis dizer que os fabricantes, mesmo não vendendo bem ou tão bem, continuam apostando e investindo aqui, como é o caso do Up!. Já a JAC, bem, isso não é inesperado, isso dela já era esperado.

        • Curioso: Porque não citou o líder de vendas, só o segundo colocado? Cita o terceiro, o quarto..
          E Logan, Cobalt, Voyage…. Vendem mal não é?

        • Deadlock

          Se isso que vc diz fosse verdade, as vendas não estariam caindo mês a mês.
          É só observar uma rua e ver quantas lojas fecharam e cada uma dessas que fecharam significam menos empregos, menos consumo, menos demanda de mercadorias do fornecedor, o que resulta em menos empregos no fornecedor, menos demanda por insumos, menos faturamento, menos lucro, uma bola de neve do mal, que produz menos investimentos, menos empregos, menos renda, menos tributos, etc. O nosso mercado interno caiu muito, e não só de automóveis, pois foi de quase tudo. É só ver a JAC, Kia e a Peugeot, fechando inúmeras concessionárias. O fato de alguns ainda estarem vendendo bem não significa que o país esteja bem, mas apenas que eles não querem fazer apostas, comprando carros da qualidade duvidosa, e sim um carro que dure mais sem dar muitas despesas extras.

          • Evandro

            Realmente, vc tem toda a razão, comentário inteligente! Parabéns!

        • th!nk.t4nk

          Não é o quanto vende, é o mix de mercado, a qualidade dos produtos, as oportunidades. Fora as figurinhas carimbadas de sempre e do segmento de luxo, o espaço pra novos players tá bem apertado.

          • sigma7777777

            Eu discordo e anote aí: quando a Nissan lançar o Kicks por um preço inferior ao da concorrência, mas com qualidade igual ou superior, você verá que há um nicho que a maioria das montadoras não percebe.

            • Osni Duarte

              Espere sentado então…

            • PEDAORM

              Amigo, esse é o nicho de mercado é o que está em maior evidência no momento… Duvido que exista alguém que conheça sobre carros e não tenha percebido.

              • sigma7777777

                Me referi à faixa de preço e portanto estou querendo dizer que o Kicks, que é baseado na plataforma do Note, terá o mesmo nível do HR-V, que é baseado na plataforma do Fit, mas custando no mínimo R$ 5 mil a menos. Ambos portanto possuem uma mesma origem básica, pois Note e Ft são concorrentes, mas o resultado em termos de preço é sabidamente inferior no Brasil quando se trata da Nissan.

                • PEDAORM

                  Entendi o raciocínio, mas não enxergo a criação de um novo nicho de mercado apenas pelo menor preço dos veículos Nissan, é apenas uma questão de posicionamento… Cobra mais quem pode.

                • FocusMan

                  Nissan não compete com Honda aqui no Brasil. Temos Nissan em casa e o pós vendas é pífio.

                  • Gran RS 78

                    A Nissan compete sim com a Honda, e inclusive a rede de concessionários da Nissan, conquistou o terceiro lugar de melhor pós venda, empatada com a Hyundai, e bem próxima da Honda, segundo a pesquisa Os Eleitos da Quatro Rodas desse mês. A marca está trabalhando forte para ter um pós venda igual a das conterraneas japonesas.

                    • FocusMan

                      Vixe… estão a anos-luz ainda.

                      O fato deles compartilharem muita parte da rede com a Renault em algumas cidades, ferra isso.

                      Falo isso pq as duas concessionárias Nissan aqui em minha cidade coexistem com Renault. O serviço não é nível Nissan, mas sim, Nível Renault.

                    • Gran RS 78

                      Mas não são todas as cidades que isso ocorre, pois na maioria, as redes são separadas, e como eu disse acima, na pesquisa Os eleitos, a rede Nissan deu um salto espetacular, e se eles continuarem assim, logo estarão no mesmo nível das outras marcas japonesas.

                    • FocusMan

                      Tomara, pois eles vendem os carros como Japoneses e o nível do serviço tem que ser “Japonês” e não Méxicano.

                    • Gran RS 78

                      Mas eles são japoneses, mas com um diferencial em relação a Honda e Toyota, eles cobram menos que as duas, e entrega mais itens de série que elas.

        • Osni Duarte

          Não…não…é assim que você refuta algo sabido e reconhecido sobre nosso país? A afirmação do Deadlock está corretíssima! Toyota, Hyundai e Honda (Nissan?) colhem frutos de suas políticas de oferecer AO LONGO DO TEMPO bons produtos e qualidade no pós-venda. A JAC abrir mão de investir HOJE é sim retrato da decadência econômica do Brasil, afinal ela não atua em segmentos menos afetados pela crise, mas sim naqueles que concentram mais concorrentes e tiveram maiores quedas nas vendas.

        • CharlesAle

          Ignorar a real situação econômica(precária) do País, só pegando por base esse modelos(são novidades ora) vendem bem é não olhar a coisa como um todo.

        • Jad Bal Ja

          A venda de automóveis no geral caiu 42%! Ou seja quase a metade! Pegar um modelo ou outro como regra é ridículo. Exceções não formam a regra.

          A verdade é que há um enorme potencial de produção ociosa. O mercado simplesmente despencou no mesmo momento em que varias fabricas estão ficando prontas. Se eu fosse empresários da JAC tinha feito o mesmo.

          Isso nada tem a ver com “qualidade”. Ate por que os modelos citados são apenas normais, não tem nada de excepcional em termos de qualidade.

        • FocusMan

          Sigma um monte de 7, você não desconfia que isso significa que tem menos consumidores do que o mercado precisa para funcionar?

      • Rodrigo

        Mas a JAC tem sua parcela de culpa já viu os problemas ESCABROSOS dos carros da JAC no youtube? As portas dos JAC 3 sedem, o carro torce de forma absurda quando suspenso num macaco ao ponto da porta não abir. Por fim ninguém compra esse lixo, nem a própria JAC o proprietário morre com o carro na mão.

        • Alfredo Araujo

          Falou tudo !!
          O problema é simples como vc disse… o produto q essa empresa se presta a vender é uma MERDA !!!

          • Alan Nunes

            Minha espectativa é que vc continue com esse pensamento. Pois se o pessoal começar a descobrir que os jac da um pau em pelo menos uns 70% dos carros vendidos no brasil. Ai ja viu o preço vai subir e eu fiel comprador da marca terei de pagar mais caro no T5 ano que vem.

            • Filipe Machado

              Boa Sorte !

              Seria interessante seu testemunho aqui no NA com opinião do dono – só mandar email pro Eber

              • Rodrigo

                Testemunho de um cidadão que diz que isso ai no vídeo abaixo é um bom carro? Que esse essa porcaria comprada a um Siena é uma Ferrari? Que a “JACA da pau em pelo menos 70% dos carros vendidos no brasil.” Esse tipo de avaliação “isenta” que vc quer ler?

                Youtube
                Titulo do vídeo; J3 Turim pepino
                Código do vídeo; dCQDBEvMvQE

                • SDS SP

                  Sinceramente, eu prefiro um Palio fire pelado do que um chinês. Infelizmente carros de procedência chinesa vão levar anos para terem confiabilidade. Faltam peças de reposição simples, poucas css e as peças no mercado paralelo são raras. Quem mora afastado dos grandes centros urbanos, vai passar perrengue.

                  O preço de compra pode ser até bom, mas na revenda o valor perdido será o dobro da média dos concorrentes. Por mais que um carro não seja investimento, liquidez é importante, pois nunca se sabe quando a necessidade por dinheiro rápido surgirá.

                • Bruno Wendel Marcolino

                  de que ano é esse J3?

                  Pois na linha 2014 recebeu diversas melhorias de acabamento, carroceria, segurança, enfim, é outro carro.

                  O J3 geração 1 é realmente bisonho, já o “G2” é um ótimo veiculo, muito melhor que palio, gol, etc.

                  • Gran RS 78

                    Amigo, o J3 é o mesmo carro, só teve uma reestilização, que melhorou muito o acabamento interno e visual, mas continua sendo a mesma geração, mas concordo que ele está no mesmo nível dos concorrentes como Palio e Gol.

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      negativo, o J3 melhorou muito sua estrutura, vi ao vivo os dois modelos na CCS e o vendedor fez questão de mostrar esses detalhes nos dois veículos para mim comparar e realmente, foi acrescido vários itens que o deixam mais seguro.

                    • Gran RS 78

                      Mesmo com melhorias, continua sendo somente um face lift e não uma nova geração, pois a plataforma ainda é a mesma do modelo 2011.

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      claro, sem dúvidas, mas recebeu melhorias estruturais sim, dá pra ver só no olhar, inclusive quando fui lá o vendedor fez até questão de mostrar pois já sabia desse problema certamente.

            • FocusMan

              Caramba…. vc é funcionário da JAC?

            • Castle_Bravo

              O fato de que boa parte dos carros nacionais não terem qualidade não torna os JACs melhores. Ademais, ao menos os carros nacionais têm liquidez, ao contrário dos JAC, onde quem compra não consegue passar pra frente.

        • João Wilker

          Uma vez no NA tinha um Jac J3 na opnião do dono, que o cara acabava com o carro, dai descobrirão que as fotos que foram mandadas era de um J3 que estava a venda na Webmotors, aquele cara do vido do J3 tem certeza que é de alguma concorrente, pq só o J3 dele deu esse defeito? Os concorrentes acabaram com a imagem da Jac, quando a Jac surpreendeu vendendo um volume grande de carro nos primeiros meses de vendas no Brasil, a Mafia foi lá no governo falar “pow eu vendo carro aqui, dou emprego pro seu pais, dai vem um pessoal lá de fora onde a mão de obra é muito barata e começa vender carros aqui completos e com preços justos, e a gente que vende até um parafuso como opcional estamos levando prejuízo, vc governo tem que fazer alguma coisa.” Dai Jac, chery e Lifan se … Pena, tenho um Jac J6 e é um ótimo carro, Não troco por esses carros que se diz completo e quando vc chega na CSS os completos deles não tem Sensor de ré, não tem vidros elétricos traseiro, não tem retrovisores elétricos e etc ….. Os chineses tem que sair daqui mesmo, e a gente ficar refém das grandes e voltar tudo como era antes, que até a calota era cobrada !!!

          • Rodrigo

            Cara deixa de ser bobo esses carros da JAC são péssimos. FERRUGEM pra todo lado, torção assustadora de chassi quando carro é erguido com macaco. Tá cheio de vídeos ASSUSTADORES no YouTube mostrando a péssima qualidade desse carro. E VOCÊ VEM ME FALAR DE SABOTAGEM MIDIÁTICA DE UMA MONTADORA NO NA??? Cara pelo amor de Deus tome noção do que você está falando.

            Sinto pelos que compraram achando que o carro era realmente bom, MAS A MAIORIA COMPROU DE OLHO GRANDE, QUERENDO STATUS, pra esses eu to cagando!

            Existe um velho ditado que diz; “Malandro demais sempre sê fo…”

            Youtube
            Titulo do vídeo; J3 Turim pepino
            Código do vídeo; dCQDBEvMvQE

            • Triton

              Mas esse caso que ele falou foi verdade mesmo. Lembro dessa opinião do dono do JAC J3 publicada aqui no NA em que o suposto proprietário detonou o carro. Depois foi descoberto que era um fake e o NA tirou a matéria do ar, publicando uma nota explicativa. Tenho dois Cherys e não existe nada disso de ferrugem ou chassi que torce ao erguer o carro. Acredito que com os JACs aconteça o mesmo. Aquele cara do vídeo que vc está falando teve o carro envolvido em sinistro, isso foi amplamente debatido nos comentários, pois dá pra notar facilmente os reparos na parte traseira do veículo. E outra: no youtube tem vídeos de problemas em TODOS os carros, seja qual for a marca.

              • Rodrigo

                Triton, veja esse vídeo, é falso também? ele está sendo pago pra mostrar esses defeitos no carro?

                Youtube
                Titulo do vídeo; J3 Turim pepino
                Código do vídeo; dCQDBEvMvQE

                Vamos falar a verdade é uma péssima marca e FALIU pq vendia um péssimo produto.

                • Triton

                  Como eu disse, vídeo de problema e reclamação tem de qualquer carro. A avaliação dos JACs no portal Carros na Web está dentro da média do seguimento.

            • Triton

              O que tem a ver o cara optar por carro X e ele ser malandro por conta disso? Sinceramente, assim perco minhas esperanças na humanidade…

            • Alan Nunes

              Sinta por vc, pois a opinião de alguem que anda de 1.0 e nunca entrou em um JAC nao serve de nada. Sou dono de um J3 2013 e te garanto que vc mente d mais. Quem compra o carro como vc bem sabe, pois participa do nosso forum sempre recomenda a compra do mesmo pelas boas qualidades vs os concorrentes. Deixe de zueira , pra vc que andava em um siena 1.0 o jac ia ser uma ferrari.

              • Rodrigo

                Antes de responder a esse pobre coitado gostaria de deixar um vídeo onde o dono mostra os defeitos BIZARROS desse LIXO conhecido como JACA J3 que cidadão acima diz ser uma FERRARI compara a um Siena 1.0.

                Youtube
                Titulo do vídeo; J3 Turim pepino
                Código do vídeo; dCQDBEvMvQE

                (Sê você viu o video) É esse lixo que esse cidadão tenta empurrar a consumidores desinformados. Mas graças a Deus minguem mais cai na propaganda enganosa dessa marca.

                Vamos a resposta;
                Infelizmente pra vc meu carro é um Honda CRV. Sê pra vc sair de um Siena 1.0 e passar pra um JACA 3 seria como andar de Farrari imagina oq seria guiar uma CRV??? hahahahaha….. Mais isso vai ser meio difícil pra vc meu caro, isso que vc chama de carro, não vale o preço de um SIENA 1.0 do mesmo ano e pior NINGUÉM COMPRA ESSE LIXO, nem a própria JAC falida.

                Tu vai morrer com essa porcaria na mão seu zé.

                Graças a Deus consumidores sem experiencia não estão mais caindo na propaganda enganosa dessa JACA Motros.

                Seja bem feliz com essa JACA pois vc vai morrer com ela!! hahahaha….

                • Triton

                  Honda CRV tem o sistema AWD mais bugado do MUNDO!! Diria até que é um AWD fake.

                  watch?v=jkiv-bWbLIo

                  Sem falar que a relação peso/potência faz ele passar nervoso até pra 1.0.

                  Pra VC ver como nada é perfeito… Haha

              • Elizeu Lucas Vieira Dias

                cONCORDO AMIGO EU TENHO UM j3S ESTOU MUITO SATISFEITO.

            • João Wilker

              Não sei pq essa besteira de discutir, a Jac não está me dando nenhum carro, alias paguei ele !! E outra estou falando bem do carro pq realmente gosto do carro ! E não estou falando bem pq estou a fim de vender, pq ja tenho o carro a 3 anos e pretendo ficar com ele mais alguns. Só troco se a Jac trazer o T6 AT. Eu não sei quando as ferrugens vão aparecer, ou quando o carro vai começar a torcer pq tenho o carro a 3 anos e dois meses e já se foram quase 60 mil ” todo mundo falou que o carro ia se desfazer nos 50″ Então ja tá durando. Fica vc ai com o seu pre-conceito, e eu fico aqui com o meu carro. Sempre que precisei do carro eu tive, ele nunca me deixou na mão, os 7 lugares dele leva e trás todo mundo. O único problema é beber mais do que eu ! Mas isso faz parte ! Meu carro não é uma ferrari, mas eu curto ele assim como vc curti o seu, eu respeito a sua opinião, mas cara aceita que tem gente que gosta dos seus chineses e que são carros bons ! Ahh e vc que gosta de mandar noticia ler essa http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/22708/jac-vai-na-contramao-da-queda-do-mercado-chines

              Um dia vc vai sonhar em ter um Jac !

          • Fernando S.

            Amigo, vc não troca esse J6 porque ninguém vai querer comprar.

            • João Wilker

              E quem disse que eu quero vender ? kkkkkkkk Amigo estou feliz com o meu carro, eu não quero vender, pode ficar tranquilo !!!

        • Deadlock

          Sim, as chinesas ainda são uma aposta alta, que só faz quem quer mais equipamentos a baixo preço.

      • Matheus Garda

        As fabricas da BMW e Mercedes estão muito bem, obrigado.

      • Paulo

        Não, as montadoras confiáveis estão sobrevivendo a crise, essas chinesas, sem excessão (inclusive a Chery) foram um bando de oportunistas que acharam que iriam encher o Brasil com seus carros e virar as costas para o pós venda. Deu nisso, quem compra um gol (que é uma merda de carro) sabe que terá assisntência técnica e peças de reposição a um preço dentro da média, não vai precisar cobrir o virdo da porta com saco plástico em caso de quebra. Os carros em si podem até ser bons, mas faltam peças e assistência qualificada.

        • Deadlock

          VC tem razão, as montadoras confiáveis normalmente sobreviverão a crises. O produto chinês não tem o padrão de qualidade das outras instaladas aqui, isso é fato, por isso eles disputavam com preços e equipamentos. Mas, as chinesas estavam sobrevivendo, até a crise afugentar os compradores. Se eles fizeram todo o projeto é porque acreditavam na viabilidade, até a crise acabar com seu mercado. Se o mercado voltar a crescer, provavelmente vão levar adiante o projeto.

    • Renato Duarte

      mas dessa vez a culpa disso é das manobras que o governo fez para prejudicar novos investidores do ramo automotivo. Se o país não fosse TÃO protecionista, talvez o mercado poderia estar numa situação diferente e possivelmente a JAC continuaria o projeto.

      • Minerius Valioso

        Talvez não, com toda a certeza.

    • kravmaga

      Ela viu que Chery não conseguiu emplacar o Celer nem com a fábrica no Brasil e não quer repetir o mesmo com o J3.

      Estranho só terem demorado tanto tempo para suspender o projeto.

      • 4lex5andro

        nesse caso, menos burocracia e sim, a empresa em si, investiu muito em propaganda e menos em efetivamente desenvolver seu produto para o país..

        o estado baiano no maximo poderia, ter entrado como avalista em um emprestimo, e mesmo assim já havia dado facilidades de terreno e de tributaçao, mas a jac sempre se esquivando ..

        e hoje, com o dolar valorizado, agora que ficaria interessante fabricar no país em uma regiao propicia a exportaçao via portos ..

        burocracia é grande, e tem sua parcela de responsabilidade, mas nesse caso, a jac é a maior responsavel por essa fabrica nao sair do papel..

    • Rodrigo

      Inicio do fim da JAC, dezenas de ccs JAC fecharam as maiores foram a óbito.

      Vai fazer igual a Hyundai

  • André Maia

    Então agora eles já podem desenterrar o J3 que seria a pedea fundamental da fábrica.
    Rsrs

    • BorisAWD

      aquele é o estoque de peças de reposiçao

      • _William

        Do jeito que tem gente com problema em achar peças, eu não duvido que alguém vá lá e desenterre o carro viu. kk

      • Pedro Rocha

        Rsrsrsrsrsrs…

  • Marcio

    Devem ter dado graças a Deus, agora têm justificativa pra não construir a fábrica.

    • Zergling

      Burocracia livraram eles de uma fria

      • PEDAORM

        Que nada, não se abrirem a fábrica, provavelmente terão que restituir os incentivos fiscais outrora consedidos levando a forte prejuízo.

  • Filipe Machado

    Pobre de quem tem algum modelo deles na garagem…

    De todos os chinas que chegaram por aqui em meados de 2010 só a Chery se mantém viável e mesmo assim não se ouve nada sobre o Celer – NUNCA vi um na rua sequer

    • Fernando S.

      Eu cheguei a ver 2 Celer’s (um branco e um vermelho) na rua, mas realmente é muito raro de se ver. É muito mais fácil achar carros com produção encerrada há 20 anos, como Gol quadrado, do que Celer haha.

      • Tosca16

        acho que Sergipe vive na contra-mão, vejo toda vez que vou pra capital Face,Celers, Cielos, QQ e Tiggo; pra não dizer que ví toda linha contando a atual e a que saiu de mercado, só não vir ainda o New QQ .

        • Fernando S.

          Aqui na região da grande SP te afirmo: conto nos dedos da mão quantas vezes vi carros da Chery. O que mais vi foi o QQ (antigo), mas se vi 6-7 vezes é muito. Esse Cielo eu vi apenas uma vez.

          • Tosca16

            pois aqui eu vejo muito Tiggo, Face e QQ, Celer um pouco menos e já ví sim o nacional várias vezes, Cielo vejo menos que o Celer e New QQ que ainda não vi .

            • Pedro Acioli

              Pois é, aqui em Aracaju eu vejo sempre. De qual cidade você é?

              • Tosca16

                Itabaiana.

            • Leandro Balmant

              Sobre o New QQ: não perdeu nada.

              • Tosca16

                eu já o vi na concessionária, aliás estou esperando o nacional pra ver se tem alguma melhora em relação ao importado, estou pensando em ter um, mas o Celer tá ficando barato demais, vai que numa destas eu não leve o Celer rsrsrsrs . Mas a princípio é New QQ ou New March .

                • Leandro Balmant

                  Pela facilidade de achar peças e menor desvalorização eu iria de March. Sei que os Chery não são ruins, mas fico pensando como fica quando precisa de peças. Será que são fáceis de achar?

                  • Tosca16

                    Eu sei lá, na oficina de meus parentes nunca ví um Chery ficar sem peças; bom se acha e até que não são tão caras as peças. Claro que geralmente o proprietário compra na revenda da capital, mas acha até que fácil … Não me recordo de nenhuma adaptação até hoje, geralmente o que se tem mais na oficina são Face (pela quantidade no estado ser grande até) e Tiggo por que dos atuais creio que é o mais vendido no estado. Mas também geralmente só são peças comuns, tipo correia dentada, acho que correia de acessórios (me desculpe se errei o nome correto), bomba d’água e amortecedores.

        • leomix leo

          Aqui na Bahia em Fsa e Ssa tem muitos rodando, essa semana vi um New QQ, teve uma promoção do celer de R$ 34.990,00, acho que venderam bem, pois todos os dias vejo pelo menos uns 4 diferentes no trajeto do escritório.

          • Tosca16

            FSA é Feira de Santana ? Se for eu conheço um pouco a cidade. Tinha uma Carroceiras Itabaiana de um parente nosso lá .

            • leomix leo

              Sim, adoro seu estado, tenho um amigo que mora em Aracajú e Sempre que vou ai, me acabo comendo caranguejo e camarão. Eita terra boa danada. 😋

              • Tosca16

                Sergipe é uma terra boa, bom temos boas praias e um potencial não explorado adequadamente; falta divulgação . Somos conhecidos por está cheios no carnaval, o pessoal quer fugir do oba oba e vem pra cá rsrsrsrs. Bom, sugiro se é que não já conheça que venha ver o Rio São Francisco aqui em Propriá, o grand canyon do Rio aqui é muito lindo . Passear de catamarãs aqui em nosso estado.

                • leomix leo

                  Sim já conheço, gosto de todo o Nordeste, mais por estar mais próximo de Sergipe e ter amigos e parentes morando ai e em Maceió gosto de viajar para essas bandas.kkkk conheço todo o Nordeste é minha rota de fuga todo ano no mês de janeiro.

      • Filipe Machado

        Gol quadrado, Gol Bola, Palio daqueles primeiros, Fiesta tristonho e Ka baratinha é mato aqui em SP. Olha que são carros com seus 15+ anos

    • Junoba

      Como assim não se “ouve” nada !? Ele está sendo feito no Brasil, e daqui a pouco o New QQ. Tenho visto o modelo novo com mais frequência que o antigo.

      E se ver ou na rua, não significa nada. Por exemplo, eu só vi o Renegade uma vez, mas ele está estourando nas vendas.

      • Filipe Machado

        Moro em São Paulo – Zona Norte e aqui tem css de todas as marcas imaginaveis – só de VW tem umas 4 num raio de 3km

        A Chery que tinha aqui foi pro saco a muito tempo e não faço ideia de onde tenha alguma que supra necessidade dos donos – edit: tem 1 que nem sabia da existência

        Vejo QQ somente (inclusive tem um aqui no meu prédio) – agora esses modelos novos Celer nacional e QQ novo jamais vi na rua

        • Deadlock

          Vendendo 400 e poucos veículos por mês, suporta, no máximo, umas 8 concessionárias no Brasil (não quero dizer que tenha só 8, mas que muitas estão em dificuldades, isso estão).

          • Filipe Machado

            Sim ! Ai vira o dilema de Tostines: “É gostoso porque é fresco ou é fresco porque é gostoso ?” (entregando a idade forte agora kkkk)

            “Tem pouca concessionária porque vende pouco ou vende pouco porque tem pouca concessionária ?”

            • 0terceiro

              Eu me lembro vagamente de biscoito Tostines, mas desse dilema aí eu não lembro :p

              • Hahaah… Era vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais…

                • Filipe Machado

                  KKK verdade, sim, mas tá quase lá o que escrevi acima vai kkkk

      • Concordo! Ver ou não ver na rua não significa nada. Mas isso significa:

        1º GM/ONIX 10.212
        2º HYUNDAI/HB20 8.889
        3º FIAT/PALIO 8.761
        4º FORD/KA 7.486
        5º VW/FOX/CROSS FOX 6.373
        6º RENAULT/SANDERO 6.369
        7º TOYOTA/COROLLA 5.775
        8º HONDA/HR-V 5.747
        9º FIAT/UNO 5.684
        10º JEEP/RENEGADE 5.676
        11º VW/GOL 5.254
        12º GM/PRISMA 4.714
        13º FIAT/SIENA 4.534
        14º VW/UP 4.344
        15º HYUNDAI/HB20S 4.170
        16º HONDA/FIT 3.512
        17º VW/VOYAGE 3.192
        18º TOYOTA/ETIOS HB 2.805
        19º FORD/FIESTA 2.781
        20º RENAULT/DUSTER 2.698
        21º FORD/ECOSPORT 2.655
        22º FORD/KA SEDAN 2.513
        23º HONDA/CIVIC 2.312
        24º NISSAN/MARCH 2.240
        25º RENAULT/LOGAN 2.240
        26º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.063
        27º GM/CLASSIC 1.943
        28º HONDA/CITY 1.930
        29º NISSAN/VERSA 1.873
        30º GM/SPIN 1.806
        31º GM/COBALT 1.430
        32º CITROEN/C3 1.320
        33º FORD/FOCUS 1.310
        34º FIAT/PUNTO 1.295
        35º RENAULT/CLIO 1.246
        36º GM/TRACKER 1.182
        37º GM/CRUZE SEDAN 1.051
        38º VW/JETTA 814
        39º PEUGEOT/208 808
        40º FIAT/IDEA 796
        41º NISSAN/SENTRA 768
        42º HYUNDAI/IX35 766
        43º MITSUBISHI/Outlander 757
        44º MITSUBISHI/ASX 737
        45º AUDI/Q3 735
        46º PEUGEOT/2008 720
        47º VW/GOLF 677
        48º FIAT/DOBLO 674
        49º GM/CRUZE HB 653
        50º TOYOTA/HILUX SW4 652

    • Gio

      Não duvido que as fraquíssimas vendas do Celer nacional tenham contribuido para a decisão da JAC de suspender o processo. Têm vendido cerca de 150 Celer, 50 Celer Sedan. Isto dificilmente justifica a fabricação nacional. O QQ, com suas 100 unidades por mês, não parece que ter melhores perspectivas.

      Agora na Chery colocaram o preço muito abaixo da concorrência nacional (já ouvi falarem de 32.900 no Celer 1.5 Nacional), o que deve alavancar as vendas, mas duvido que baixar o preço assim era a intenção inicial deles.

      De qualquer maneira, nunca acreditei na JAC. Anunciaram a fábrica com muita pompa, contando que isto ajudaria nas vendas. Tiveram até a cara de pau de colocar adesivo “Fábrica no Brasil” em uns J3. Mas a Chery anunciou depois e concluiu antes. E quem acompanha o Habib lá de trás, da época da Citroen, aprendeu a ter o pé atrás com ele.

      • Tosca16

        A Chery tem pretensão de exportar através do Brasil, é só conseguir um custo aceitável pois hoje a matriz chinesa é concorrente da produção nacional. Fora daqui a Chery vende bem e a mesma com o parque industrial vai ao máximo tentar viabilizar a produção nesse país de merd* … Acho que somente ela acredita nesse país e pensa a longo prazo, se fosse outra empresa, especialmente as 4 grandes já teriam pegado $$$$ do BNDES e mesmo assim fechado as fábricas e demitido metade dos funcionários . Todo o investimento foi da matriz chinesa, por que se esperar algo pelo BNDES não viria, eles vivem de financiar as 4 grandes e olhe lá .

        • kravmaga

          Com o real tão desvalorizado, a Chery pode até se dar bem exportando a fabricação brasileira para outros países pobres.

          Até que o Celer é bonitinho e, embora simples, nada que seja muito inferior aos concorrentes do segmento.

          • Junoba

            Sim, até porque o objetivo principal da fábrica é exportar para toda América Latina. Só não sei se as exportações já começaram.

            • Tosca16

              ainda não, o Fulwin 2 (nosso novo Celer) vem da matriz chinesa.

          • Tosca16

            nem sei, tem que aumentar bastante o índice de nacionalização … hoje o Celer ainda tem 35% somente mas pelo que sei a Chery quer algo entorno de 75 ou 80%; mas se vc ver o que já é nacionalizado é tudo bom, tipo bateria Moura, acho que os pneus são da Continental; além de ter os mesmos itens da Bosch e Delphi que praticamente estão em todos os carros… Quero ver é os fornecedores chineses que irão se instalar ao lado no complexo em Jacareí, pelo que entendi as autopeças chinesas vão suprir a fábrica e também fabricar para terceiros; quem sabe não teremos peças paralelas pra modelos chineses fabricado já no Brasil .

            • Sabe o que é engraçado Tosca? Os itens “nacionais” serem Continental, Bosch, Delphi…

              • Tosca16

                é né ? O que é que tem de nacional nisso ? Meu primo mesmo quando o cara é exigente na oficina só indica peças alemãs e japonesas por exemplo, mesmo as que já tem fabricação local, segundo ele se vc olhar na peça ver diferença de qualidade, diz ele que por exemplo teve problemas com uma fabricante de correias e as da mesma fabricante importadas não tiveram os problemas das correias nacionalizadas … Bom, será que fabricar aqui aumenta a qualidade ? Sei não rsrsrs .

          • 4lex5andro

            chery e geely parecem os unicos fabricantes de carros chineses que inspiram alguma confiabilidade , tambem, por terem fabrica no mercosul ..

            já a lifan mesmo com fabrica no uruguai, nao tem carros seguros (vide crash test) e os jac , nem carros melhores do que os nacionais e a unica a nao ter fabrica, nem no br nem no mercosul ..

      • Filipe Machado

        Por 33k num 1.5 realmente seduz, mas ainda acho que notícias como essa da JAC assustam qualquer comprador menos informado.

        Fora isso a péssima experiência dos JACs (nego reclamando de falta de peça pros primeiros J3 que já devem estar precisando de manutenção mais pesada) queima todos os Chineses.

        Eles precisavam de uma repaginada a lá Hyundai que passou de carro bomba dos anos 90 para modelos altamente desejados e até super valorizados

        • Leandro Balmant

          Uns tempos atrás andei em um Celer Sedan de táxi. Onde eu moro tem muitos morros que são íngremes e bem longos, e o carro não se comportava como um 1.5.

          • Filipe Machado

            Falam que a relação de marchas não é grande coisa – tipo cambio muito comprido pra nossa realidade. Nunca dirigi pra dizer a verdade

            Talvez por isso o 1.5 não parecia 1.5

            • Leandro Balmant

              Pode ser isso. Naquela subida meu pai tem o costume de subir de terceira marcha (com seu Palio Fire) e o comportamento do Celer era bem parecido.

        • Paulo Rodrigues

          Então Filipe, há tempos já argumentei sobre tua afirmação “…repaginada à la Hyundai…” e repito: chinês não é coreano…
          Acho difícil uma “virada” como esta neste caso.

      • Junoba

        Mês passado foram vendidos 269 unidades do Celer Hatch e 69 exemplares do Sedã, justamente por causa dos descontos. Acho que é um modelo injustiçado pelo mercado, já que a Chery gastou muito dinheiro com as duas fábricas, a linha de produção, e a de motores.

        • “…Acho que é um modelo injustiçado pelo mercado, já que a Chery gastou muito dinheiro com as duas fábricas, a linha de produção, e a de motores….”

          Opa, injustiçado ou não, o consumidor nada tem a ver com quanto o fabricante gastou para construir a fábrica. Para o consumidor final não importa (E não deve importar mesmo) se foi 1 bilhão ou 1 real.

          • Tosca16

            Mas uma das alegações eram que os chineses já sofrem preconceito e ainda por cima são importados, que se fabricassem aqui poderia ser melhor e blá blá blá … Sempre vai ter uma desculpa.

            • Bem, vamos concordar: Eles não se ajudam.
              Mas a questão não é essa… É ligar o tanto que o fabricante usou para levantar uma planta com o fato do cliente comprar o produto dessa fábrica. Eu posso gastar 1 bilhão e ter um Palio ou um Mondeo ou Azera (Sem comparar moedas, países ou tempo, esses são os montantes informados pelos fabricantes para a fabricação dos modelos citados (Do Azera e do Mondeo estão em dólares. No caso do Forde, de 97!). Eu posso usar 1 bilhão e construir um Palio ou o mesmo montante e construir um HB20. O que cada um vai preferir vai ser o veículo em si, não o montante usado para levantar uma fábrica.

              • Tosca16

                Mas o produto em si não é ruim, pelo contrário … A questão é se este seria o melhor produto pra inaugurar a fabricação nacional; muitos alegam que se tivesse nacionalizado o TIGGO5 seria bem mais interessante, mas será mesmo ? Eu teria trazido o TIGGO5 logo no início deste ano, se vier ainda como prometido nesse ano de 2015 a Chery vai enfrentar a maior concorrência já vista nesse segmento, demorou muito e vai vir sem atratividade ao segmento infelizmente, mesmo sabendo que a Chery vem com a versão CVT . E o Arrizo 7 traria junto, num segundo estágio… Dois lançamentos em menos de um ano, movimentando as revendas e finalmente trazendo os produtos da última geração de modelos da marca. Aí vem os poréns; traz a versão Turbo 1.6, somente a 1.6 DVVT, oferece somente com câmbio CVT, ou traz a manual mais barata também ? Agora o Celer nem pelo preço de lançamento estava ruim, agora por menos de 35 mil sinceramente só vende pouco pelo fator marca.

                • Não estou falando que é rui, Tosca! Estou falando que ser injustiçado ou não nada tem a ver com o quanto que gastaram na fábrica!

                  • Tosca16

                    Eu tendo a discordar mas sei que a fábrica não é motivo pra que eu e vc compre algo, sim nisso eu até concordo … mas a empresa investiu e tá com um produto bom, na medida do possível e esperado por ela para esse modelo em especial. Agora eu acho interessante que pessoas nem ao menos vão fazer um teste drive e já descem a lenha aqui nos fóruns. E muitos destes desciam a lenha por serem carros importados, e agora que nacionalizou um dos modelos nem ao menos foram testar; já mudaram foi o discurso .

                    • Ah sim… Concordo integralmente com você.. Só comentei pela questão de associar o quanto se gastou na fábrica com preconceito.

      • Bruno Silva

        Mês passado o Celer chegou a quase 300 unidades, tomate que continue subindo pra marca de firmar ainda mais aqui no Brasil.

        • Tosca16

          esse carro poderia está batendo as 500 unidades mês fácil; quem sabe se a Chery finalmente vir com a versão CVT prometida por Luis Curi no ato do lançamento ele alcance essa marca. Acho que 350 hatch e 150 sedãs poderiam tranquilamente ser comercializados por mês .

    • Pedro Henrique

      eu vejo eles na rua, com certa frequência…
      QQ, Face, Celer…
      e vejo também muito lifan
      x60, 530, 620… aqueles utilitários foison…
      acho que depende da região, existem certas localidades em que há muito preconceito com marcas de fora e quem reina são as 4 grandes.

      • Tosca16

        Lifan e JAC aqui já não vejo; agora Chery sim .

    • Leandro Balmant

      Moro em Jacareí – SP (cidade onde fica a fábrica) e tem vários por aqui, mas tem muito menos Chery nas ruas do que carros que nem possuem concessionárias na cidade. Os mais vistos são o Tiggo e o Celer.

      • Tosca16

        Chegou quem eu queria, já perguntei aqui e nunca alguém de Jacareí estava pra responder, bem vc já me respondeu mas vale o complemento; Bom como é a aceitação dos modelos da Chery na cidade da fábrica ? Aumentou o valor de revenda na região por conta da fábrica ? Eu vejo pela TV a revenda, acho que é pequena, impressão minha ? Bom de resto eu sempre disse comigo mesmo, se em Jacareí a Chery não vender bem não venderia bem em canto algum …

        • Leandro Balmant

          As pessoas começaram a aceitar melhor a marca, mas mesmo assim as vezes é difícil achar um nas ruas. A revenda é minúscula, a loja da Casas Bahia é 2 vezes o tamanho dela, só pra se ter uma noção.
          O que mais achei estranho foi que uma vez eu fui lá pra dar uma olhada no Tiggo que tinha recebido facelift, e o único que tinha estava em revisão (na loja tinha disponível 2 Celer e um Celer Sedan, muita variedade…) e o carro estava com o painel todo desmontado.

          • Tosca16

            Entendo, aqui em Aracaju a revenda é pequena também, Guima Motors é o nome, acho que aí se não estiver enganado é Nova Chery o nome, tem a loja em Jacareí e uma em São José, acho que é essa a cidade; vejo nas propagandas .

            • Leandro Balmant

              Em São José (praticamente a capital do interior de São Paulo) foi onde surgiu a primeira revenda Chery do Vale do Paraíba (como são cidades vizinhas eu ia lá com certa frequência) e uns 5 meses depois ela fechou. Uns 4 meses depois abriu uma em Jacareí. Eu apenas fico pensando o desespero de quem comprou.

              • Tosca16

                A de São José não está aberta não ? Vejo sempre na propaganda !

                • Leandro Balmant

                  Não sei se tem em São José. As concessionárias de lá são muito espalhadas por toda a cidade e talvez eu nunca tenha passado perto. Mas eu nunca vi propaganda de revenda Chery lá.

                  • Tosca16

                    Tem, esse comercial foi da semana passada; Nova Chery em São José dos Campos e em Jacareí, na 7 de Setembro se não estiver enganado .

                    • Leandro Balmant

                      Que eu saiba a 7 de setembro é um calçadão que fica no centro. Acho difícil ser lá. Além das ruas apertadas do centro, o trânsito atrapalharia quando as cegonhas fossem entregar os carros lá.

                    • Tosca16

                      Perdão é Siqueira Campos; que coincidência ou não é um bairro aqui de Aracaju, e 7 de Setembro aqui é uma rua, ainda vai ser calçadão, tem um projeto kkkkk .

                    • Leandro Balmant

                      A de Jacareí fica na av. Siqueira Campos, em frente o Banco do Brasil. Essa aí de São José eu não sei onde fica.

                • jamilton costa

                  Esta aberta a pelo menos uns 8 meses, ali ficava uma concessionária da Nissan, essa que agora esta na marginal da Dutra, próximo ao Assaí e ao Carrefour SJC, a concessionária fica perto do Santander e do 1DP de SJC, e como o Leandro falou em SJC as concessionárias ficam bastantes espalhadas, onde a VW fica na zona oeste (Esplanada) e a GM fica na Vila Industrial (zona leste) por exemplo, fora a FIAT,FORD e Renault serem no mesmo local devido ser do mesmo dono (ITAVEMA)

                  • Leandro Balmant

                    Tem também concessionária da Fiat e Renault no Jd. Aquarius.

                    • jamilton costa

                      Sim a Fiat é a ORO, fica perto do TelhaNorte já a da Renault não sei o nome.

              • Off: São José é menor que Campinas, Ribeirão e Santos.

                • Leandro Balmant

                  Campinas, Ribeirão e Santos não ficam no Vale do Paraíba.

                  • Sim, mas foi citado “capital do Interior”.
                    Santos também não é interior, assim como a maior de todas, Guarulhos, aquele bairro da Zona Leste cheio de aviões!

                • jamilton costa

                  São José é menor que Campinas, mas maior que Ribeirão Preto e Santos.

              • jamilton costa

                Como o Tosca falou tem uma na avenida do Banhado, onde ficava a Nissan depois que se mudaram para perto do Carefour

                • Leandro Balmant

                  Tá explicado porque nunca vi concessionária Chery. Nunca passo por lá.

          • Tosca16

            Agora sério se não vendesse bem em Jacareí poderia fechar as portas; sério se investir forte dava pra ser líder local em vendas. Oxe a fábrica tá ao lado, se o medo era que os chineses eram importados agora ao menos a Chery não é mais .

      • Filipe Machado

        Capital é bem raro.
        Tem muito QQ do antigo, alguns Tiggos dos antigos tbm e vez ou outra um Face.

        Celer mesmo o antigo ou o novo nunca vi (ando pouco de carro também) mas mesmo assim

  • Fico imaginando de um Banco brasileiro, ou o BNDS, tivesse liberado o financiamento. A empresa continuaria e fabricaria os carros? Ou seria um calote?. Nesse ponto acho que o BNDS só deveria liberar empréstimos (que são a juros mínimos) a empresas já estabelecidas no Brasil.

    • Tosca16

      Diga que o BNDS sustenta as 4 grandes e ponto final !

  • Rodrigo

    Eu sabia que isso ia acontecer

  • Andres Francisco

    Pelo visto essa fábrica só sai na próxima encarnação.

  • Mr. Car

    Você comprou um JAC, Bino?

  • Robson

    Burrice ganancia ou incompetência Nao sei qual das três opções, mesmo que eles não fizessem a fábrica como muitos já imaginavam que isso iria acontecer, era só manter os valores das revisões e peças para reposição do J3 dentro do aceitável que muita gente iria continuar comprando o carro e consequentemente ganhando confiança na marca.

  • Brasil_MG

    O país necessitando de mais empregos e agora mais uma notícia ruim..Alias o que não tem faltado neste país é notícia ruim..Se o país tivesse um presidente da República talvez a economia brasileira não estaria tão decadente e um projeto desses não precisaria ser cancelado. Mas como o Brasil é governado por uma FANTOCHE, o cenário tende a ficar como está (ou piorar)..a CREDIBILIDADE DESTE GOVERNO É IGUAL A ZERO. A presidANTA falando e um cachorro latindo é a mesma coisa…

    • Mr. Car

      Sou mais o cachorro latindo. Bem mais.

      • Brasil_MG

        Verdade… Pelo menos o cachorro não faz tão mal ao país..

        • Cássio Amaral

          E não faz mal mesmo, ao contrário. Ele nos dá muita alegria, enquanto o outro animal, na presidência da república, só nos dá desgosto.

          • Brasil_MG

            Cássio..Sua afirmativa é a mais pura verdade..!

      • Porque a ofensa gratuita, cara? O que o Rex te fez?

        • leomix leo

          Kkkkk coitado de Rex…

        • Mr. Car

          Que ofensa ao Rex? Presta atenção, Lagoeiro, foi um elogio, he, he!

          • Cara, não se compara essa coisa com um cachorro! Eles podem se sentir ofendidos! heheh

    • CharlesAle

      E vamos estocar vento!!!

      • jamilton costa

        Engraçado que a PresidANTA não sabia disso.

  • Robson

    Na primeira vez que vi a foto dessa fabrica, essas arvores eram bem pequenininhas . . . . Olha só o tamanho dessas arvores hoje e fábrica que é bom. nada!!

  • Fanjos

    Não é o HueHueHueheuehsil que tem uma mulher no poder que fala que tem que estocar vento?

    • Mr. Car

      Fala também que vai dobrar uma meta que nem foi imposta. Deve ser a meta do único programa do (des)governo que teve sucesso: o Programa “Afunda Mais”.

    • Bruno Wendel Marcolino

      não começou ainda?

      Se liga nas ibagens:

      • Fanjos

        Deveriam fazer uma campanha nacional para estocar o vento, depois é só apertar o saco cheio de vento na frente das pás das turbinas e gerar energia elétrica!
        Fantástico!

        • CharlesAle

          E logo vai sair a estatal “ventobrás” com uns 5 mil apaniguados! É só esperar…

          • jamilton costa

            Não dá ideia, vai que a patrulha veja isso e fale para os cumpanheiros

      • Zé Mundico

        Não espalha senão o IBAMA vai cobrar ICMS do vento estocado em casa.

        • Bruno Wendel Marcolino

          não duvido, se cobram taxa de quem tem gerador próprio.

  • Fernando S.

    Não há motivo plausível para comprar carro da JAC, na boa. O J3 está custando 43 mil, nessa faixa de preço todos os consolidados são infinitamente mais negócio, seja Onix 1.4, Ka 1.5, March 1.6, Etios 1.5, up! TSI… enfim, qualquer um deles. Diferente da Chery, por exemplo, que vende o Celer 1.5 a 34 mil reais, nesse caso até talvez valha a pena o risco.

    • Junoba

      Também não vejo vantagens. O único que compensa, é o T6, já que custa “apenas” 70k, enquanto seus concorrentes custam acima de 100k.

      Já com o Celer estabelecido no mercado, ele e o HB20 seriam minhas únicas opções na categoria de compactos.

    • Bruno Wendel Marcolino

      Até a Lifan que saiu do mercado e voltou vende mais.

      • Junoba

        A Lifan não saiu do mercado. Eles apenas assumiram a administração desastrosa da Effa Motors.

        • A Lifan chegou a sair do mercado por seis meses. A matriz chinesa iniciou o projeto aqui, quando houve a paralização por três meses de peças chinesas para montagem dos carros, algo que era uma uqbra parcial de contrato entre a fabricante e a montadora local, mas para continuar, teve que comprar as operações da Effa-Lifan (Ever Eletric) na América Latina, pois a mesma tinha contrato até 2015, para Brasil, Uruguai e Argentina, sendo inclusive a Ever Eletric a detentora da unidade fabril Uruguaia e da marca Lifan nos referidos países, na época.

  • Zé Mundico

    Para entrar no mercado automotivo brasileiro não basta ter bons produtos, mas tem que ter assistencia técnica e escala de vendas, coisa que nenhuma marca chinesa emplacou. Fica difícil ir para frente vendendo 400 carros por mês.Sem falar que carro chinês já não tem essa qualidade toda…

    • Tosca16

      e os nacionais tem essa qualidade toda …

      • Zé Mundico

        Em relação aos chineses, tem, isso é inegável. E tente achar peças da JAC OU Chery no mercado paralelo…….é tarefa para gincana.

        • Tosca16

          achar peças é independe da qualidade ou não do mesmo, ou um 208 é menos carro que um Uno por que eu acho peças de Uno até na esquina de casa ? Os chineses podem ter N defeitos, problemas e etc mas mecanicamente eu como sou filho e parente de mecânicos posso lhes assegurar que não, não estão atrás de muitos nacionais não . Comparar o 1.4 VVT da JAC com esses jurássicos que temos é pedir pra ser humilhado; apesar que nem tudo é perfeito, algumas peças poderiam ser melhores tipo bomba d’água e outras coisas que fazem parte do conjunto do carro como amortecedores de resto não, não perde não . Entre num JAC J3 atual e veja o nível de acabamento dele, melhorou muito e tem encaixes melhores que o Ford KA por exemplo, que só citei por citar, não são concorrentes mas entrei em um ano passado não gostei, e olhe que gosto muito da FORD. Além de ver relatos de desalinhamento da carroceria nos FORD vindo da fábrica de Camaçari …

      • oscar.fr

        é inegável que os concorrentes do J3 estão bem na frente dele em qualidade, até o nosso jurássico Clio de segunda geração tem mais qualidade que o J3, isso que eles nem disputam o mesmo consumidor, já que a JAC está pedindo mais de R$40 mil no seu compacto. Falo de Clio, porque comparar J3 com Ka, HB20, Sandero, Fox, Fiesta, 208 Active, C3… então é vitória de 7×1 para esses aí.

        • Tosca16

          J3 tá acima do Clio, GOL G5, Fiesta Rocam e acredito que as versões de entrada do KA, Sandero e Logan; uma das coisas que melhoraram anos luz em relação aos primeiros foi em acabamento, vc nota mesmo que com materiais simples um cuidado maior que o esperado por ser um veículo de origem chinesa . Pode olhar forração do teto, revestimento do volante, na versão esportivada detalhes em aço escovado, costuras personalizadas . Mudando agora para o Celer, forração do teto novamente, carpete , revestimento do porta malas, tem um suporte emborrachado removível no local onde vc coloca o celular por exemplo… De resto é plastico mas tem encaixes bons, isso falando do modelo nacionalizado.

          • Ah se carro fosse só acabamento…

            • Tosca16

              Mas se vc olhar é o mínimo; bom claro que não é só isso, mas em si tratando de chineses a primeira crítica era em torno do acabamento; eu ví algumas avaliações e comparativos que meu eu pensei que o Pálio tivesse acabamento de Lexus , AUDI e por aí vai de tanto camuflarem os mesmos defeitos . E falando novamente dos chineses como aqui meu primo trabalha com mecânica, pai também, só que este é mais mecânica diesel, vejo que desde a chegada dos chineses especialmente os JAC eles já vieram bem “moderninhos”; não se tinha 1.4 VVT e outras coisitas mais na faixa de preço do J3, alguns rolamentos poderiam ser melhores mas de resto os motores não são ruins.

  • Junoba

    A Mahindra fechou a fábrica de utilitários no final do ano passado, a Suzuki também encerrou a produção a pouco tempo, e agora vem a confirmação que a Jac suspendeu o projeto. Pois é, palmas pros governantes que foram eleitos pelo povo tapado.

  • Tosca16

    Agora por que só criticam a JAC ? Tudo bem que ela fez mal em anunciar investimentos aqui, mas oxe, nem tudo é fabricado aqui; ou muitos deixariam de comprar um importado por valorizar o nacional ? Me poupem; o feio foi ter prometido fábrica aqui, de resto se não tivesse prometido nada seria mais uma marca de importados no Brasil.

    • Bruno Wendel Marcolino

      eu reclamo apenas do protecionismo do governo.

      Nunca vou reclamar de uma marca que quer fabricar por aqui, é ridículo reclamar disso.

      • Tosca16

        Se a JAC não tivesse citado nada de produção local por mim tudo bem, ninguém é obrigado a produzir aqui; a GEELY mesmo sempre nega qualquer rumor de fabricação local, ela tá errada ? Não, se outras pensam em produzir aqui aí é com eles . O pecado da JAC foi esse, prometer; prometeu muito e por isso entra no descrédito.

        • A diferença que a JAC, além de prometer e não cumprir, se quer foi capaz de montar uma unidade fabril no Mercosul, para dar uma certa estabilidade a marca, como Lifan e Geely possuem, bem como a Chery já teve.

    • Não é que só criticam a JAC. Ela que fechou (???) fábrica, depois de ter feito propaganda de “fábrica no Brasil”. O post é sobre esse assunto. Você queria que falasse nesse post que o up! é feio, que o teto do Focus é do papelão, que é muito melhor comprar um Fusion 1927/28 do que um Palio?

      • Tosca16

        Alessandro o pessoal cisma com as chinesas, e coloca na fábrica a única esperança de continuar no mercado, isso é um tanto que precipitado . Ninguém é obrigado a produzir aqui, o errado foi ter prometido; se não tivessem falado nada eu mesmo não reclamaria dela ser importada.

  • _William

    A JAC vendeu alguma coisa no começo porque tinha equipamentos ausentes nos concorrentes nacionais, era “compreto”, tinha um preço inferior e investiu pesado no marketing. Depois os carros perderam seus atrativos, pois os nacionais se equipararam nos itens de série (em alguns casos tinham até mais) e o preço ficou praticamente o mesmo dos JACas..Agora vemos um JAC custando mais que carros nacionais, é piada um negócio desse! Ela devia estar dando graças a Deus de ainda convencer 400 desavisados por mês a comprar seus carros, pois eles são caríssimos, de qualidade duvidosa, de revenda horrível, de pós venda duvidoso, dificuldade em achar peças.. enfim, motivos contra é o que não faltam. A única que ainda tem uma chance maior aqui é a Chery, mas ela precisa ser mais agressiva, pois carro chinês não se vende sozinho, não me lembro da vez que vi um comercial da Chery, ou que ela tentasse deixar o consumidor sabendo que ela fabrica seus automóveis aqui.. creio que o público em geral nem saiba, pois não é todo mundo que lê sites automotivos.

    • Fernando S.

      Exatamente. Foi como citei em um comentário aqui, o J3 custa 43 mil reais. Só com excesso de coragem para comprar, sendo que a maioria dos rivais consolidados no mercado custa o mesmo e oferece os mesmos itens. Ou a JAC baixa o valor em 25% ou esse carro vai vender disso aí para menos.

      • Filipe Machado

        Compra por 43k e vende dois anos depois por 22k chorando sangue

        • _William

          E se conseguir 22k sai comemorando!

      • _William

        Na minha opinião, um preço interessante para o J3 seria em torno de 32k, mas teria que ser a versão com motor 1.5 e em versão única e completa.

    • Junoba

      Na verdade, quase ninguém lê sites automotivos. É apenas um pequeno público que frequenta.

      • _William

        Acho o mesmo, a Chery tem que entrar de forma mais incisiva na mídia televisiva pra conseguir vender melhor, tem que ser mais agressiva no marketing pois, como disse, carro “chinês” não se vende “sozinho” como nas “nacionais”.

        • Zé Mundico

          Não adianta fazer marketing se o produto não entrega o prometido. Marketing sozinho não faz milagres e a gente não pode achar que só fazer marketing vá mudar alguma coisa, se o produto é uma porcaria mal montada e sem assistencia tecnica decente. Se marketing resolvesse alguma coisa, só passava propaganda de carro na televisão…rsrsrsrs

          • Rodrigo

            Cara perfeito seu comentário, no narketing eles vendem uma carruajem, mas ou cliente eles entregam uma abobora.

    • Jorge Osório Cortese Magalhães

      Realmente, o grande erro da Chery é não investir em publicidade! Pouca gente sabe que ela tem fábrica aqui e pouquíssimos conhecem o Celer, um carro atraente e com bom custo/benefício.

  • oscar.fr

    Claro que seria ruim para os proprietários de JAC, mas se a marca deixasse o Brasil hoje ela não faria nenhuma falta. Seus produtos não tem nenhum destaque contra a concorrência. É natural a marca se encontrar na presente situação. Pena também para as expectativas que foram geradas na região onde a montadora se instalaria.

  • sigma7777777

    Inesperado. #sqn

  • CASSIO

    alguém saberia me dizer qual fabrica que se instalou co recursos próprios ???? alguém acha justo o governo dar milhões para estas empresas e ainda dar isenções de imposto a no final termos um veiculo custando uma fortuna …… será que este esquema é justou ??? ….. será que isto acontece em algum país sério la fora ???? particularmente acho muita moleza dada pelo governo a estas multi nacionais e ñ vem com aquele papo de gerar empregos que da mesma fora que contrata ela bota na rua quando a coisa fica feia …….e ai vcs acham justo turar dinheiro nosso pq o governo somos nós impostos e tudo mais somos nós quem pagamos vcs acham mesmo justo ????

    • Tosoobservando

      Seria mais facil o governo investir nas universidades pra criar uma empresa propria 100% nacional ne, se tivesse interesse. #sqn tem.

      • CASSIO

        realmente seria mesmo ter uma fabricante 100% nacional , mas …… ( ISTO Ñ RENDERIA AS PROPINAS GORDAS E TUDO MAIS )

  • Gustavo

    Podem retirar o carro que enterraram lá e enterrar a JAC … 20 anos, capsula do tempo… Cei…

  • Antonio José Esteves Amorim

    Esse Sergio Habbib é um fanfarrão.

  • Antonio José Esteves Amorim

    Nunca será dono de fábrica de automóveis. Ainda que ching ling. Nunca será. hahahaha!!

  • Filipo

    Hahaha.. Eu disse! Eu e mais alguns amigos por aqui..
    Isso vinha se anunciando há tempos! Cadê os que defendem os chineses agora?
    Por quê o governo continuará a conceder o benefício de 4.800u sem IPI majorado agora?
    Fora JAC!!!

    • Rodrigo

      Amigo a fabrica esta cancelada a muito tempo eles seguraram a informação até onde deu.

  • Marcio Andriani

    Na verdade as quatro grandes e Renault / Nissan que ganharam com isso, e acredito que outras vão embora do Brasil, e voltamos para 1998, naquela época tchau huinday, tchau Mazda, e agora quem vai embora????

  • Diego Sampaio Vieira

    E o q vai acontecer com essa “JACa” J3 enterrada lá ????

    • doc74

      Mer#@ vira adubo, oras!

    • Zé Mundico

      Vai virar despacho.

  • PEDAORM

    Cheguei a conclusão que carro chinês tem vida útil contabilizado como cachorros… Cada ano vale 7

  • Alan Nunes

    Essa fábrica não ia sair do papel quando se viu o boicote que o governo deu na JAC, ferrando completamente as vendas dela. A mesma recuou preventivamente quanto a qualquer ideia de grande investimento no Brasil. Imaginem vcs tendo um negócio internacional e quando resolvem investir em um pais para exportar seu produto
    chega o governo safadão deste pais e mete 30% de imposto no seu produto. Vc vai continuar a confiar na administração desse pais para lucrar? Claro que não… Esse nosso governo fez escolhas que não acredito ser as melhores protegendo as montadoras nacionais por um pequeno período de tempo e prejudicando o consumidor que foi obrigado a pagar mais.

  • Paulo Rodrigues

    Má notícia aos que apostaram na marca.
    Me arrisco a dizer que esta é a primeira etapa do processo de saída definitiva da JAC do território brasileiro. E não falo só da operação de fabricação, mas também do processo de importação. É questão de tempo.
    Uma pequena parcela de clientes sabia (e sabe) dos riscos de se comprar um chinês, mas a grande maioria é movida pela presunção de economia e vantagem imediatas. Aí dá no que dá…
    A Chery é a próxima, não tenham dúvidas. A operação deles no Brasil já deve estar inviável e não vão querer bancar o prejuízo por pelo menos mais três anos. É o tempo que o Brasil demandará para esboçar uma reação ante a grave crise que se apresenta.

    As leis de mercado não perdoam. O dinheiro tem suas próprias regras e não tem qualquer sentimento, compromisso ou promessa que modifique isso.

  • Paulo

    Mas isso aí estava na cara, o curioso foram as desculpas: entre outras, “dificuldades na liberação de licenças ambientais, excesso de chuva”, típico discurso de político.

  • Zé Mundico

    Pior que dinheiro parado é uma fábrica parada, já dizia o sábio Pi-Ka-Chu.

  • FocusMan

    Se eles divulgarem que a fabrica não será erguida, a dívida deles com o Fisco será tão grande que o o grupo SHC irá fechar de vez.

    Olha que eles já estão com dívidas e atrasando pagamento a fornecedores.

  • Diego Mello

    Se a fabrica estivesse pronta com certeza estaria com seus funcionários em ferias coletiva.
    Com certeza não é o momento de inaugurar uma fabrica de automóveis.



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