Finanças Governamental/Legal JAC Motors Montadoras/Fábricas

JAC Motors perde a habilitação no Inovar-Auto – Empresa se pronuncia sobre o assunto

jac motors camaçari fabrica

UPDATE: A JAC Motors emitiu uma nota de esclarecimento sobre o cancelamento da habilitação. Confira ao final da matéria. A JAC Motors perdeu a habilitação no programa Inovar-Auto. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços publicou nesta terça (31) no Diário Oficial da União portaria que cancela a habilitação da JAC Motors no programa Inovar-Auto.

O motivo é o “descumprimento das condicionantes ao usufruto dos benefícios fiscais do Inovar-Auto”. A empresa não teria cumprido o prazo físico-financeiro do investimento proposto, que era a fábrica de veículos em Camaçari/BA.

A planta teve a construção adiada e o projeto foi reduzido de 100.000 para 20.000 carros por ano, além de ter mudado de local, apesar de estar dentro do mesmo município. Dessa forma, a JAC Motors perde o direito de obter incentivos fiscais relativos ao programa.

Além disso, o cancelamento implicará em exigências e acréscimos previstos no art. 10, caput, do Decreto nº 7.819, de 2012, que determina a “exigência do IPI que deixou de ser pago em função da utilização do crédito presumido, com os acréscimos previstos na legislação tributária, desde a primeira habilitação”.

A JAC Motors emitiu um comunicado sobre o caso envolvendo a portaria 153, confira abaixo na íntegra:

“Com referência à Portaria 153 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, divulgada hoje no Diário Oficial, que menciona o cancelamento da inscrição de nossa marca no Inovar-Auto, cabe esclarecer que essa decisão já era esperada pela JAC Motors, razão pela qual protocolamos o faseamento do projeto do nosso empreendimento em outubro de 2015 e estamos aguardando a posição do MDIC na avaliação. Quanto à multa, acionaremos nossa area jurídica antes de tomar qualquer posição.

De nossa parte, o projeto continua progredindo: a aquisição das primeiras máquinas de produção já foi efetuada, com chegada prevista e instalação na nova planta nos próximos meses, bem como a documentação que envolve o novo endereço da fábrica está assinada e devidamente legalizada. O projeto do modelo, JAC T5, que será produzido também está igualmente pronto. A inauguração da planta está prevista para o 1o trimestre de 2017.

As operações comerciais da JAC Motors continuam normalmente, sem qualquer alteração, baseadas na cota livre de importação, conforme prevê o próprio Inovar-Auto, e que supre nossa atual demanda de mercado. Reiteramos nosso compromisso de seriedade e parceria com o mercado brasileiro.”

[Fonte: DOU/Isto É/Estadão]

Agradecimentos ao Tiago.





  • Eng Turbo

    Asia Motors deixando herança

    • kravmaga

      Asia Motors II

    • Rodrigo

      FALÊNCIA

  • meneghelli1972

    Agora que fecha de uma vez…

    • Pacheco

      Ou os Chineses assumem a operação e arranca o SHC, ou vai embora e deixa o abacaxi pra quem acreditou na marca e comprou os carros.

  • Bruno Brasil

    Mas ta com uma cara de sacanagem, como eles vão manter uma produção dessas com a recessão do país, e ta na cara q ja deviam estar começando a incomodar as 4 grandes do BR.

    • Pedro Henrique

      se tivessem construído a fábrica como tava no contrato que eles assinaram que prometeram, nada disso teria acontecido.
      país ta em recessão mas vê se a chery não construiu a fabrica? (mais rápido ainda)
      a marca deve mostrar comprometimento com suas ações.

      • Redpeak77

        Não é fácil mostrar comprometimento com prejuízo a vista.
        Quando a fábrica foi prometida, o cenário econômico era totalmente outro, assim como na época da criação do Inovar-Auto.
        Se o governo não adaptar a legislação, ainda podem aparecer mais “bombas” como essas…

        • Pacheco

          O problema é que a Chery é operada direto pela montadora. A JAC é operada pelo grupo SHC que onde põe a mão, destroi. Se a Citroen tem a fama que tem, é por causa dele.

          Errou em não construir quando as coisas rodavam bem e em bater de frente com a primeira mudança dos impostos. Se rendeu ao mercado e foi engolido.

          A marca que mudou a forma de vender carro (carro completo não era anunciado na tv), fechando por falta de vendas.

          • Marco Antônio

            FOi engolido pelo governo, diga-se de passagem. Inovar auto não veio de graça. Não vê a Caoa comprando MPs? O que garante que o bolso de políticos não foram molhados pelas montadoras da Anfavea quando as chinesas chegaram chutando o pau da barraca.! !! QQ 19 mil. Jac j2 29 mil. Nem o celta e o uninho eram tão baratos. Isso ai é mal contado.! Protecionismo explícito.!

            • Pacheco

              Sim, isso sempre foi mal contado… teve um rolo ali.

              • Marco Antônio

                Rolo é pouco para o que tem atrás desse cartel da Anfavea.!

                • Pacheco

                  Olha… ali deve ter mais esquema que a Petrobras e o BNDES juntos… kkkk

                  • Marco Antônio

                    kkkk caixa de pandora 2

          • Redpeak77

            Não acho o cara “destruidor” assim. Não à toa, o cara tem um império nas mãos. A JAC é só mais um dos negócios dele. Ele que trouxe a Citroen (que já vendeu bem, até passar a administração para a matriz) e a Jaguar para cá.
            Mais uma vez, a insegurança jurídica e a criação de leis que destroem planos de negócios de um dia para o outro nesse país (o Inovar-Auto é um deles), está possivelmente acabando com mais uma empresa, só mais uma entre as muitas.
            O cara chegou com margens baixas aqui, e como você disse, “se rendeu ao mercado”, porque ele percebeu que, como os impostos (diga-se 30 pontos adicionais de IPI) comiam todo o lucro, não havia outra alternativa, senão aumentar os preços.

            • Pacheco

              Ele tem um império em queda… a Citroen vende melhor hoje sendo operada pela matriz. A Jaguar nunca emplacou como marca e tem atualmente excelentes produtos que poderia brigar no mercado premiun.
              A JAC ele jogou no lixo se rendendo ao mercado. Se fosse o empreendedor que prega, deveria ter quebrado o pau e tornado publico a manobra que foi feita.

        • Marco Antônio

          Kia talvez? Lifan? Suzuki?

        • Pedro Henrique

          os cara ficaram anos de perspectivas boas falando falando de fabrica, mas a fabrica nada, enterraram o carro e largaram lá, nem a fundação os cara começaram
          a chery prometeu a fabrica depois da jac, começou em 2012 e terminou a construção em 2014 (E ELA PROMETEU DEPOIS DA JAC)
          estamos em 2016 e até hoje, nem um tijolinho da jac começou.

    • Hiboria

      Pra mim isso é abacaxi criado pela gestão passada. As empresas vieram em sua maioria em SKD sem criação de empregos em massa (tirando algumas exceções como nissan), mantiveram ou subiram seus preços, trouxeram uma enxurrada de dinheiro que simplesmente sumiu, e criou um cenário na indústria de paradoxo tremendo, pois revogar o combinado a dois anos destruiria ainda mais a credibilidade nacional e fomentaria mais evasão para nosso mercado.
      Ou seja, um abacaxi difícil de desatar. Tive uma reunião com um diretor da BMW para uma parceria e ele me informou que para iniciar as obras da planta no sul teve que conseguir 53 licenças, um custo que a matriz não aceitava e enviou um auditor para averiguar.
      Nossa realidade é tão complexa e deturpada que as leis econômicas tem pouco alcance ou reflexo no nosso mercado pela grande influência burocrática/tributária/estatal.

    • Gustavo73

      Não incomoda nem a décima vai incomodar as 4. Recebeu os incentivos a fábrica já era para estar operando à dois anos. A Chery veio depois e a fábrica já está em operação.

      • Franco da Silva

        Me parece que já estavam em apuros e a recessão só deu o “fatality”. Essa perda de “incetivos” vai ser a desculpa para deixar os órfãos por aí…

    • Redpeak77

      Pois é, o Inovar-Auto foi criado na maré boa, sem prever a recessão que “nunca na história deste país” nós havíamos passado.
      Acredito que se não houver uma flexibilidade na legislação (não imagino como, mas naturalmente sem prejudicar o interesse comum), mais barcos podem afundar. Ruim para o país.
      Ninguém é louco de montar uma fábrica para ter prejuízos “monstros”, ainda que a mesma tenha sido planejada em uma época de lucros gordos.

      • Filipo

        Barcos chineses apenas!

    • Thiago

      Como citei em cum comentário da 4 rodas sobre esse mesmo assunto, esse inovar-auto é uma medida de protencionismo para as montadoras aqui instaladas e, se não tiver de acordo com elas, ferrou, é tipo você só pode jogar bola com a gente,se tiver bola(de futebol)

  • Proximoooooooooooo!!! kkkkkkkkkkkk

    • Pacheco

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Ricardo

    Eita que agora vai… de volta pra China!!!!

    • Pacheco

      Deveria mandar o Sérgio para a China. Segunda marca que o cara queima aqui.

      Ou os Chineses assumem, ou tchau.

  • pedro rt

    podem escrever q essa JACA vai deixar um abacaxi do tamanho de um bonde pro governo pagar e eles vao cobrar isso atraves de impostos pra nos… ela vai acabar saindo do brasil

  • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

    Jac motors queria construir fabrica com dinheiro do governo, o governo não deu e ficou enrolando, enrolando. Sempre falando que queriam 120 milhões e não estavam conseguindo. Licença ambiental sei. Chery ta lá fabricando. Acho que a questão é que o SHC queria mas a JAC mesmo tanto faz.

    • Pacheco

      A JAC mesmo nem participa do grupo aqui. Ele é o representante e ela não colocou 1 real.

      O problema é que o Sérgio é muito ruim. Infelizmente onde ele põe a mão, ele acaba.

  • Paulo Rodrigues

    Bola mais que cantada. Aos inocentes que ainda acreditam e, pior, defendem esta empresa, um abraço.
    Postergaram e modificaram o quanto puderam seus ‘projetos’, mas tudo tem limite, até aqui neste país.
    Daqui pra frente, o destino deles será desenhado naturalmente: perda da pouca confiança que tinham, aumento nos custos de importação dos veículos, perda da já enfraquecida competitividade, perda no volume de vendas, volta para a China (ou Uruguai) e…quem comprou, comprou, agora se vira.

    • Pacheco

      Será otimo… vai dar pra comprar J5 por 15 mil reais. J3 vc já acha nesse preço, e com garantia ainda… kkkkkk

      • Osni Duarte

        E quem vai cobrir a garantia se a JAC deixar o país?

        • Pacheco

          Ninguem… vai ficar o abacaxi. KKKKKKK

  • The Monster Man

    Faliu

  • edgar__rj

    E.I.T.A !

  • rodrigomalc

    Na boa, pra mim, só servia pra acirrar a concorrência no sentido de puxar os valores pra baixo. Porque pra comprar mesmo, eu passo longe!

  • 1bt

    Eu tive dois, quando ainda eram baratos. Comprei por ser completo, e gostei especialmente do motor – o VVT (ou a sigla deles para o comando variável) me agradou bastante.
    Vou esperar o choque de preços quando o fato for consumado e ver se acho um em bom estado.

    • Davi Millan

      Também tive um… por 8 meses, sendo o que melhor que tinha no carro era o motor. Muito elástico e gostoso de acelerar, sendo bem ágil. Mas o consumo não era muito bom, não conseguia fazer mais que 8km/l na cidade.

      • Pacheco

        Qual modelo que era amigo?

        • Davi Millan

          J3 Turin. Fiquei com ele por 8 meses até comprar o Cerato 12/13 (atual).

          • Pacheco

            Eu aluguei um desse em Vitória uns anos atras. O carro era mediano. Mas já dirigi o J5 e J6 e dos dois eu gostei. Teria um J5 usado para o dia-a-dia.

            • Davi Millan

              Eu tive problemas com a css de Floirpa. O motor era bom, mas o acabamento era fraco (pelo menos melhor que os Ford atuais) e o isolamento acústico era fraquíssimo precisando falar alto acima de 3,5mil RPM (100km/h), mas a estabilidade era boa também. Porém tive problema no cambio (que a 4Rodas disse ser ótimo, aí da pra ver a credibilidade da revista) e descobri que outros também tiveram.

              • Pacheco

                O ronco do cambio?

                • Davi Millan

                  ronco do cambio? O problema que tive foi com o trabulador e outras coisas. A caixa veio com defeito ficando quase impossível engatar a ré e primeira e quando conseguia podia “escapar”, onde várias vezes coloquei primeira, arranquei, escapou para N e coloquei segunda. O problema é que eles alegavam mal uso (em um carro de 6 meses), sendo que já estava quase entrando na justiça eles trocaram o cambio e eu troquei de carro.

                  • Pacheco

                    Eu sabia do problema do ronco… parece um rolamento gasto. Troca o rolamento e nada… kkkkkk

  • Marcus Vinicius

    Já que a Jac perdeu a habilitação do Inovar Auto o grupo SHC e juntamente os chineses da JAC tem que anunciar o investimento para fábrica e começar logo os preparativos para a fábrica na Bahia !

  • Redpeak77

    Triste, se não trágico para a JAC… será que vai acabar assim mesmo? Do jeito que as coisas funcionam por aqui, ainda acredito em uma reviravolta. O SH nunca foi bobo para ver o negócio dele ir para o buraco assim, fácil.
    Queira ou não, as chinesas fizeram as “acomodadas” daqui se mexerem. Não por coincidência, o Inovar-Auto foi criado seguido da invasão dos chineses e coreanos importados.
    Concorrência é sempre bom.

    • Marco Antônio

      O governo não vê assim! Uma pena, para ele as estatísticas são mais importantes, afinal é isso que garante voto!

    • Pacheco

      Ele não é bobo não amigo. Ele é burro mesmo. Perdeu a representação da Citroen, mas assumiu como Presidente. Somente após sua saida da presidencia é que ela cresceu e se desenvolveu no Brasil.

      Assumiu a Representação da JAC e agora?
      Esse cara deveria se candidatar a vaga de assessor da Dilma viu… kkkkkk

  • duhehe

    Esse inovar auto deveria ser cancelado.
    Chega de protencionismo, chega de esquerda.

  • Vinicius

    Melhor assim, nesse país protecionista, é uma decepção investir em carros cujo valor agregado a impostos é altíssimo. Livre mercado já

  • zekinha71

    Pá de cal na Jac.

  • Marco Antônio

    Que covardia fizeram com as importadoras! Que governo desastroso para o consumidor.!

  • CanalhaRS

    Presepada do Habib…hahahahaha!
    A Chery em poucos meses montou um planta no país e a JAC ficou fazendo showzinho e prometendo de tudo. Se eu fosse a matriz assumia a operação aqui e mandava o Habib vender picolés.

    • Tosoobservando

      E ta vendendo 300 unidades/mes, outra que ja ja fecha e vai embora.

      • CanalhaRS

        Sim, mas isso vem ao caso. A questão aqui é a desorganização e/ou incompetência do Habib na representação da marca.

  • Marco Antônio

    Sabem porque os Chineses nunca colocaram um tostão sequer na pretensa fábrica de 100 mil carrosano ?? Eles sabiam MUITO BEM que a crise brasileira seria profunda. Gente, em termos que gastos públicos e inflação, economia planificada, tem alguém com mais expertise que os Chineses comunistas? A China não é de perder uma única chance que aparece na frente dela, a diferença é que os chineses SABEM muito bem onde estão os mercados bolha e os sólidos. A decadência da Jac era tão, mas tão previsível pelos diretores e planejadores chineses que nunca investiram nos planos doidos do grupo brasileiro! Só o Brasil, e os brasileiros, que compraram essa ideia ridícula de Brasil Potência.! A venda de carros só está voltando para o patamar de normalidade. Acabada a farra do crédito fácil subsidiado pela dívida do governo, o mercado tente a voltar aos níveis normais, sem a falsificação promovida pelo governo.! Mas os únicos que sofrem com isso somos nós, sem crédito, impostos, poucas opções no mercado. Empregos estão sendo protegidos como o governo queria com o inovar-auto? Não, demissões atrás de demissões. É sempre assim, o governo intervém dizendo que vai proteger mas acaba é criando o caos!

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Finalmente o governo está cobrando as suas dívidas…

    • Marco Antônio

      Acho uma covardia o que estão fazendo com as importadoras.! Mas enfim, ninguém obrigou a Jac habbib a se candidatar no inovar auto sem pretensão de honrar com o contrato!

      • Maçaranduba o Porradeiro.

        Né…

  • Osni Duarte

    Mais uma que vai deixar o país e uns milhares de micos nas mãos dos incautos que acreditaram no, como dizia Faustão no comercial, “inesperado”. Em breve quem tem um JAC será um “desesperado”.

  • Rodrigo

    Das duas uma: ou essa fábrica da JAC sai ainda este ano (e os chineses são extremamente rápidos quando querem) ou a JAC vai embora do Brasil, pq sem esse incentivo fica inviável eles venderem qualquer coisa aqui.

  • RVM

    agora fu….

  • Mr Andrey

    Jac, infelizmente prometeu e não o fez, tbm não molhou a mão dos políticos corruptos, como outras *ia* , então fazer Uq, a Chery vai fabricar bons produtos, SUVs, pq o celer foi furada..

  • Gran RS 78

    Acho que será mais uma marca que irá embora do Brasil.

  • afonso200

    kkkkkkkkkkkk

  • tjbuenf

    Nada fora do esperado…

  • Filipo

    Já era esperado!
    Nenhum fabricante automotor chinês dará certo por estas bandas.

  • Ubiratã Muniz Silva

    alguém duvida que pra não ter que pagar os impostos devidos vão simplesmente encerrar as atividades e sumir do mercado?