Europa Jaguar Land Rover Tecnologia

Jaguar Land Rover deve lançar motor Ingenium seis em linha no lugar do V6

jaguar-land-rover-ingenium

De acordo com o site Autocar, a Jaguar Land Rover prepara o lançamento de um novo membro da família de motores Ingenium, um seis cilindros em linha. O propulsor visa substituir o atual V6 3.0, que é de origem Ford.

O propulsor será fabricado em Wolverhampton, Reino Unido. O tamanho será o mesmo, ou seja, 3.0 litros. A ideia de mudar de V6 para seis em linha fazer parte de uma estratégia moldada no conceito do Ingenium, que é modular.

Assim, fica mais fácil desenvolver motores de três, quatro, cinco ou seis cilindros em linha. BMW e Mercedes-Benz tomaram o mesmo rumo com seus projetos mais recentes. Além desse motor, a JLR prepara um três cilindros 1.5 litro para as versões de entrada.

Este último deverá ser introduzido nos modelos menores, em especial aqueles de posição transversal, mas da mesma forma veremos um XE 1.5 no lineup europeu. Já o seis em linha 3.0 deve ser encaixado nos XE, XF e XJ, além do F-Pace. Na Land Rover, o Novo Discovery 5 e os Range Rover e Range Rover Sport deverão também usá-lo.

[Fonte: Autocar]





  • ObservadorCWB

    Sem contar que um dos motores de menor VIBRAÇÃO é justamente o seis em linha. ótimo saber que estão desenvolvendo os L6. Motores que poderão se beneficiar muito dos avanços da engenharia atual.

    • Marcos Medeiros

      Menos vibração que os Boxers?

      • ObservadorCWB

        Não….os Boxers ainda vibram menos, é verdade. Aliás, vejo com único problema dos boxers uma relativa “maior dificuldade” nos serviços de manutenção. Eu estava focado nos motores “convencionais”…rsrsrs E viva Subaru e Porsche

        • Marcos Medeiros

          xD

          Boxer é meu sonho de consumo, quem dera a Subaru tivesse uma maior presença no Brasil.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Excelente. O retorno da Jag aos Straight-six Engine.

  • Carlos Eduardo Juan

    E quem sabe um V12 :DDDDDDDDD

  • Rbs

    Entendi, faz o de 6 se precisar de 3 é só cortar no meio!

    • João Silva

      Que nem a bmw, 3.0 L6, 2.0 L4 e 1.5 L3

  • Matthew

    A GM americana fez coisa parecida com uma linha de motores cujo o nome eu não me recordo agora, mas que ia de 2.8 (4 cc) até 4.2 (6 cc), passando pelo 3.5 (5 cc). Se eu não me engano o curso e o diâmetro dos cilindros era sempre o mesmo, mudando apenas o número de cilindros montados em linha.

    • Thiago Garcia de Lima

      Atlas. O 4.2 desenvolvia 291hp com generosor 37kgfm de torque. Bastante potencia para 4 litros, em se tratando de EUA.

  • fbl

    Legal largar esse motores Ford. Uma marca como a Jaguar tem que desenvolver seus próprios motores pra querer bater de frente com a trinca alemã.