Europa Jaguar Land Rover Segurança Tecnologia Trânsito

Jaguar Land Rover testa frota de 100 carros autônomos no Reino Unido

jaguar-land-rover-carros-conectados-4

A Jaguar Land Rover começou os testes de campo com uma frota de 100 carros autônomos no Reino Unido. A montadora inglesa criou uma pista de testes em ambiente real num trecho de 66 km das Midlands, entre Solihull e Coventry.

Basicamente a JLR quer avaliar as tecnologias de comunicação veículo-veículo (V2V) e veículo-infraestrutura. Assim, as estradas da região terão condições para que os carros conversem entre si e também com os sistemas de tráfego, tais como semáforos, por exemplo.

jaguar-land-rover-carros-conectados-1

A montadora quer analisar como os carros se comportam num ambiente altamente conectado. O objetivo é melhorar a experiência de condução, reduzir os congestionamentos e aumentar o fluxo do tráfego. No entanto, a JLR não quer que os carros autônomos sejam uma imposição ao cliente, mas uma ajuda para aumentar a segurança.

Enquanto o motorista pode desfrutar da condução, sistemas paralelos atuam ativamente para evitar distrações ou erros que possam levar ao acidente. Por isso, três tecnologias estão sendo analisadas nesse sentido: Roadwork Assist, Safe Pullway e Over The Horizon Warning.

jaguar-land-rover-carros-conectados-3

O Roadwork permite detectar cones na pista e trilhar o caminho entre eles, graças ao sistema de câmera de processamento de imagem, que observa o trajeto criado pelos obstáculos. A tecnologia será útil para mudança de faixa em caso de manutenção em uma das faixas da via, algo tão comum nas estradas.

Já o Safe Pullway utiliza a mesma câmera de processamento de imagem, mas sua função é monitorar os carros que estão adiante do veículo durante o anda e para de congestionamentos ou ao entrar em cruzamento. Ele adapta o veículo (acelerador e marchas) para evitar uma colisão em baixa velocidade com outros carros ou mesmo parede. Os freios são aplicados e um aviso sonoro é acionado.

jaguar-land-rover-carros-conectados-5

O Over the Horizon é a tecnologia que permitirá a comunicação entre os veículos. O objetivo é a avisar outros carros conectados à rede que há problemas adiante, tais como acidentes ou congestionamentos, por exemplo. Um alerta é emitido para os carros que vem logo atrás, indicando que a segurança está comprometida.

Além disso, a tecnologia permite também comunicar com bombeiros, polícia e apoio das concessionárias de estrada, caso seja necessário. Um acidente vislumbrado pelo condutor, pode ser relatado para outros carros e os órgãos responsáveis, por exemplo.





  • Rmx

    Fico pensando como vai ser para o pessoal recem saído de auto escola para pegar pratica com esses carros. E quando esses sistemas falharem ou estiverem em condições de neve ou chuva forte e esses sistemas pedirem ajuda para continuar como vão fazer!!!!
    Vamos viver num mundo de barbeiros meia rodas !!!!

    • Pacheco

      O desafio é exatamente esse, desenvolver veiculos que consigam enfrentar essas situações mais adversas.

      Porem, eu acredito que teremos que rever toda a instrução de auto-escola.
      Algo importante também é entender que toda essa nova safra de veiculos tem data de validade. Duvido que um carro desse dure 15 anos.