Governamental/Legal Japão Mercado Segurança Tecnologia

Japão autoriza uso de retrovisores digitais

retrovisor-digital

Autoridades japonesas liberaram o uso de retrovisores digitais no mercado automotivo. A tecnologia, que basicamente consiste em câmera de alta resolução e monitor interno não é nova, já sendo usado por designers em conceitos há anos.

Com a autorização, uma empresa local decidiu lançar no mercado seu retrovisor digital, que tem câmera de 1,3 megapixel e um display de LCD para ser montado sobre a lateral do painel. A vantagem é a reprodução da imagem, cujo sensor pode compensar a luz e permitir melhor visão.

Mas, há quem defenda o uso de espelhos, pois o motorista perde a noção visual durante a condução ou manobra. Ainda assim, um período de adaptação é necessário para se acostumar com a falta do espelho e a imagem digital. O problema é que em caso de falha ou com o veículo desligado, não é possível ver o que há atrás, diferente do espelho comum.

Por enquanto, nenhuma montadora anunciou oficialmente a substituição do espelho. Mas, mesmo aqui no Brasil, alguns carros de luxo contam com essa tecnologia, utilizando as câmeras do sistema de estacionamento durante a condução.





  • Yuri Lima

    O Japão eh atrasado demais! Kkkk
    Ha pelo meno 20 anos os carros pelados brasileiros como Celta e Mille vinham com retrovisor com ajuste digital.
    Vc regulava com o dedo no espelho e deixava a impressao digital neles.

    • leomix leo

      Kkkkkkkk

    • Lucas Moretto

      Sim! Já era touch screen!

    • Blessa

      Esse japas não param de copiar nossas tecnologias kkkkkkk

    • RFGV

      hahahahahahaha

    • GPE

      Kkkkkkkk

  • EuMeSmObYmYsElF

    a câmera vai ter que ser bem sensivel e se adaptar rapidamente a uma mudança de luminosidade, principalmente a noite quando bater um farol alto atrás.. ainda prefiro o espelho. pode ter a câmera como um extra, mas ainda prefiro espelho..

    • Deadlock

      Finalmente agora há possibilidade de acabar com os ultrapassados retrovisores e os famigerados pontos cegos, o que vai ajudar na segurança e um pouco na aerodinâmica e, consequentemente, no consumo e desempenho. Segundo um estudo da Unicamp, a economia é de 1,16%.

      • EuMeSmObYmYsElF

        eu era a favor do uso de câmeras também… mas depois que parei pra pensar nos possíveis problemas eu mudei de ideia.. problemas das câmeras com foco, mudanças de luminosidade, sujeira na lente (até mesmo uma gota d´água) e etc. coisas que não podem de maneira alguma acontecer no trânsito..

        • ViniciusVS

          E o retrovisor convencional é imune a sujeira, pingos, farol alto etc?

          Claro que vão usar uma câmera de excelente qualidade, aliás as próprias câmeras de ré já são de boa qualidade na maioria dos carros com visão noturna etc… e é raro ficarem com sujeiras ou a água atrapalhar ( tem que ser uma chuva bem forte)…

          Aqui ainda acho melhor retrovisor porque tudo é feito nas coxas, Obrigaram AirBag e Abs mas tem carro onde no Crash Test o volante foi parar no porta malas, banco e assoalho rasgaram etc… ou seja não adianta de nada.

          O mesmo vale se usar uma câmera de péssima qualidade, O Accord tem uma Câmera junto com o retrovisor para ajudar a evitar ponto cego onde aparece a imagem na central multimídia… existem grandes chances disso virar perfumaria em carros populares mas com câmeras de qualidade duvidosa.

          • EuMeSmObYmYsElF

            a diferença é que a área do espelho retrovisor é muito maior do que a área da lente de uma câmera. a possibilidade de obstruir a visão completamente é muito maior na câmera.. e com relação à qualidade das câmeras de ré atuais, a do meu Cruze é uma porcaria, vive suja. o mesmo acontece com o QX60 do meu pai.. tem que limpar praticamente todos os dias antes de sair com os carros.. mesmo aqui fora a qualidade das câmeras não é lá essas coisas

            • ViniciusVS

              Por outro lado as chances de uma sujeita acertar bem no meio da lente da câmera é muito menor que acertar uma parte qualquer do retrovisor…

              Aqui raramente suja a câmera…

              • EuMeSmObYmYsElF

                pode ser que no brasil não suje tanto mas em países onde neva mais da metade do ano, duvido que se substitua o retrovisor por câmera

                • ViniciusVS

                  Japão é um exemplo…

                  • EuMeSmObYmYsElF

                    liberaram como teste. não quer dizer que será substituído

                    • Deadlock

                      De fato, ninguém ainda anunciou que vai eliminar os retrovisores. Porém, o XL1 da VW não tem retrovisores, o que indica que é possível. Se vier com mais campo de visão que os espelhos seria uma boa alternativa.

              • Fred Fuchs

                É verdade que sujeira não acontece tanto, mas nos dias de chuva, não é raro um só pingo d’água me roubar mais de 50% da área visível na minha câmera de ré.

        • T1000

          o mais importante, que ninguém falou: delay da imagem.
          quanto é o atraso entre a captação e a exibição?
          E a imagem à noite? como seria? cheia de ruídos, tal com uma webcam?
          tem a questão de noção de distância. Acho mais fácil ter noção de distância e velocidade pelo espelho.

        • Angelo_RSF

          Creio que o maior problema é o custo-benefício. O custo das câmeras e das telas de LCD vai ser mais alto que o dos retrovisores e até então não esta trazendo vantagens frente os retrovisores tradicionais que justifiquem o investimento.

          Talvez em carros top de linha como MB Classe E, S …BMW 5 , 7 …Porsches, Ferraris…

          • EuMeSmObYmYsElF

            nem tanto custo porque câmeras e telas LCD pequenas não são tão caras. retrovisores hoje em dia com repetidores de seta, desembaçador, luz de alerta do ponto cego e etc as vezes empata..

            • Angelo_RSF

              Sei lá…Será que um tela de LCD é tão cara quanto um espelho de aço?? e tudo o que você falou (repetidores de seta, r, luz de alerta do ponto cego ) ainda estaria existindo mas num lugar diferente do carro.

    • saosao

      um retrovisor comum tambem tem esses problemas de Ofuscamento etc. não dá nem pra olhar pro retrovisor. Já com uma câmera com sensor de luminosidade, já melhora bastante.
      Quantas vezes vc teve q limpar a lente da câmera do celular q estava sujo e vc não via nada? Eu nunca precisei. Aliás, se esse fosse realmente o motivo, seria extremamente perigoso ter tantas câmeras e sensores nos carros autônomos.

      • EuMeSmObYmYsElF

        você coloca seu celular pra pegar respingo de chuva do asfalto, lama, poeira?? corajojso hein

  • Jackson

    Quando morei na região serrana no RS, no inverno era comum o retrovisor embaçar. Quando começava a subir a serra, abria o vidro e passava um pano, bem como aumentava a graduação do ar quente.

  • Rbs

    Quem não vai gostar disso vai ser os motoboy.

    • Vitão

      Que nada, eles vão é amar! Porque agr ao invés de um simples espelho, vai ser uma camera, ou seja, mais caro para o proprietário reparar em caso de eventuais CHUTES….

      • Rbs

        MAUtoboy.

      • Deadlock

        Só se o cara for bom de chute para acertar uma câmara minúscula…

  • João Carlos

    O VW XL1 já é assim.

  • Rubem

    esse sim é um sistema inutil. O que muda olhar de um espelho para uma tela? so o custo e mais peça para manutenção

  • Celso

    Muito interessante para evitar ofuscamento dos faróis traseiros sem imagem escura. Também pode ajudar para maior visibilidade, substituindo o retrovisor central. As colunas traseiras dos carros estão muito largas, com a câmera externa pode melhorar a visibilidade.

  • Baetatrip

    Bom….
    Como sera noturno?
    A qualidade fica ruim usando infra vermelho..!

  • Sandro

    Precisa mesmo colocar camera, uma tela, cabeamento, todas essas coisas quando um simples espelho resolve? Estão cada vez mais inventando coisas complexas para substituir o que sempre deu certo e de forma muito mais simples.