Finanças Governamental/Legal Japão Mercado Montadoras/Fábricas

Japão: Montadoras perdem US$ 5 bilhões por causa do iene valorizado

honda fábrica eua

A Toyota teve queda de 37% no lucro operacional no primeiro trimestre do ano fiscal japonês. No geral, as sete principais montadoras do país perderam o equivalente a US$ 5 bilhões no período por causa do iene altamente valorizado.

Com isso, os custos de produção aumentaram muito e as montadoras não conseguiram cortar as despesas em tempo suficiente para evitar uma grande perda financeira. No Japão, os fabricantes de veículos representam um em cada dez empregos na indústria e tem forte impacto na economia.

Diante da valorização, os carros “made in Japan” ficam mais caros no mercado exterior e dificultam as exportações. Várias empresas acabaram transferindo parte da produção destinada ao exterior para locais mais rentáveis, em especialmente o México, por exemplo. Assim, fica mais barato vender em mercados como dos EUA.

Outro fator que tem prejudicado os fabricantes japoneses, especialmente a Toyota, é a gasolina barata nos EUA, que impulsiona as vendas de picapes e SUVs, deixando de lado Corolla, Camry e Prius.

Outra situação que preocupa é o Brexit, que pode elevar os custos da empresa no Reino Unido e no continente europeu. Nissan e Honda também operando importantes plantas na Grã-Bretanha.

No caso do lucro operacional, a Toyota ficou com saldo positivo por conta de mudanças nas taxas de câmbio no começo do ano. A Honda quer cortar 14% de P&D e 4% em outras despesas. Especialistas dizem que as japonesas precisam ser mais conservadoras, pois não há como prever com exatidão para onde a cotação do câmbio irá.

[Fonte: Bloomberg]





  • Brando

    México: o eterno parque industrial dos EUA

  • zekinha71

    Aumento no Corolla chegando pra compensar o prejuízo.

  • Agora eu sei de onde veio esse Etios “Platinum”.

    • Pacheco

      Em breve o Etios Diners e o Platinum Black.

  • ObservadorCWB

    O pessoal…mas a FIAT Brasil já sustentou a operação Europa anteriormente. Não me parece ser o caso da Toyota hoje, mas que o preço está fora da “casinha” está.

    • Pacheco

      A Fiat bancou e exigiu um Brasileiro na F1. Por isso não temos mais, pq ela não banca mais.

  • MauroRF

    Não se preocupem, aqui no Brasil, a gente garante um gordo lucro para vocês, ok?

    • Pacheco

      Pode mandar a conta… recursos não faltam.
      A Petro paga.

  • Antônio

    E aqui no Brasil quem tem o prejuízo é o consumidor…. se o real desvaloriza, sempre acabamos pagando a diferença!

    • Robinho

      Se o Real desvaloriza ou valoriza, Se o Dolar sobe ou desce, se tem ou não tem Copa ou Olimpíadas, Se o Pais esta ou não endividado, Se o PT fica ou sai, se o mundo acaba ou não, não importa nos brasileiros sempre teremos aumento de preço e pagaremos a conta.

      • Tosoobservando

        Menos se abrir o mercado como em 2011 tinha Azera a 70 mil, Cerato a 49.900 e aquele Jac J3 completo por menos de 35 mil, Chery QQ a 19 mil e outros chineses fazendo burburinho pra vir com carros, suvs e caminhões baratos, a Lada querendo voltar com seu jipinho Niva, os indianos da Tata (lembra do Nano??) e Mahindra com fabrica e planos de lançamentos. Tudo foi por agua abaixo por causa do IPI majorado, Inovar Auto e as revisões de acordos com Argentina, Mexico e uma penca de países. So abrir livre comercio aqui teremos preços justos de novo.

  • Renato Duarte

    Pensei que era só no brasil que empresários da industria tivessem raiva da valorização da moeda local e consequente melhora do poder de compra do dinheiro do trabalhador, nunca iria imaginar que no japão tivesse isso.