Japão Marcas Mercado Montadoras/Fábricas

Japão pode ver a consolidação de três grupos de fabricantes em 2020

subaru brz wrx sti series hyperblue 3

A consolidação de grandes grupos fabricantes de automóveis é o sonho de Sérgio Marchionne, que deve se tornar realidade no Japão, segundo analistas de mercado. Atualmente, o país possui sete marcas que poderão acabar em três até 2020.

A recente aquisição da Daihatsu por parte da Toyota é um movimento nesse sentido. Isto porque os custos de desenvolvimento hoje em dia são da casa de milhões de dólares e cada fabricante terá de gastar seus próprios recursos para desenvolver produtos similares aos dos concorrentes.

Então, unir forças significa poupar milhões ou bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, que poderão então ser aplicados em novas tecnologias, que trarão muito mais benefício a longo prazo. Nesse caso, o Japão precisa impor um novo caminho, que será trilhado por carros movidos por células de combustível, elétricos e autônomos.

Essas tecnologias exigem investimentos muito mais pesados de forma individual, mas diluídos, tornam-se mais viáveis. Apesar de Honda e Toyota terem acordos de cooperação nesse sentido com GM e BMW, respectivamente, dentro de casa, a consolidação deverá ocorrer mesmo assim, para poupar ainda mais custos futuros.

Fabricantes menos como Suzuki – supostamente já assediada pela Toyota – Mazda e Mitsubishi tenderão a unir-se com fabricantes maiores. No caso de Toyota e Suzuki, analistas japoneses dizem que seria como um namoro, começando com 5% das ações da fabricante de carros e motos, terminando com a aquisição total mais adiante.

[Fonte: Bloomberg]





  • sushi man

    so Deus sabe ne?

  • zekinha71

    Só vai sobrar a Toyota, Honda e Nissan, e o resto será engolido, agora por quem é a grande pergunta.

    • Andre Luiz Melo

      A Nissan já foi “engolida’ pela Renault, se for pensar neste sentido….

      • Zé Mundico

        Isso mesmo , a Renault tirou a Nissan da cova, pois estava indo para a falencia.

      • pedro rt

        estamos falando estritamente do mercado japones e la a NISSAN e a 2° marca mais vendida no país

        • th!nk.t4nk

          Sim, a Honda come poeira da Nissan no Japão.

  • Celso

    Toyota, Honda, Suzuki, Nissan, Mazda, Mitsubishi, Subaru, fora Kawasaki e Yamaha. E o Brasil não tem nenhum fabricante nacional. A nossa aptidão natural é agricultura e festa, aí somos os melhores do mundo (é…, não dá pra falar mais de futebol), mas isso de jeito nenhum é motivo para ignorar a nossa indústria, ela é importante demais e foi muitíssimo mal tratada pelos governos PT (devido ao dólar lá em baixo por muito tempo e outros fatores). no Brasil só temos a Embraer, terceiro maior fabricante de aviões do mundo. E se existe uma Embraer na aeronáutica, poderia existir outras empresas em quaisquer setores no Brasil.

    • Antoniokings1

      O problema é que o Brasil é muito fraco em desenvolvimento e pesquisa. Tanto na área pública quanto na particular. Desse modo, nem adianta ter investimentos governamentais para isso. Empresários brasileiros são notórios em comprar máquinas e equipamentos no exterior. Só sabem fazer isso. E certamente, quase sempre estarão um passo atrás. Com relação à Embraer, merece elogios, mas com a ressalva de que quase todos os componentes das aeronaves são também importados (motores, instrumentos e etc.).

      • Tosoobservando

        SE o governo fomentasse de alguma forma que a pesquisa feita em universidades brasileiras fosse ser efetivamente usada no país, talvez bastaria pra alavancar. La fora muitas investem pq tem contratos garantidos, com empresas ou orgaos do governo. Aqui ate os orgãos públicos compram la fora, mesmo quando tem equivalentes sendo feitos aqui (como aviões, carros, etc.)

        • 320i

          Leia a história do Democrata e Gurgel… isto explica tudo.

          • FocusMan

            Depende do ponto de vista. Tanto o Democrata e tanto o Gurgel sucumbiram por ineficiência administrativa e erros graves e grotescos de projeto.

            É muito romântico achar que foram vítimas de perseguição, mas não foram.

            O problema do Brasil é não acreditar de verdade no livre mercado.

            • Tosoobservando

              Kra se nao fossem os britanicos salvarem a VW e manterem seus projetos, ela nao era o que é hoje (inclusive comprando empresas britanicas). Todas as grandes empresas tem historico parecido com da Gurgel e outras em seu inicio ou durante sua historia. O que fez elas chegarem onde estao é ajudinha do governo de seus países e aprendizado claro para superar isso, alem de muitas vzs troca de diretoria, de donos etc.. Agora no Brasil? Deixam falir e dao preferencia a marcas vindas de fora.

              • FocusMan

                O Gurgel recebeu ajuda do Governo em diversas situações. Entretanto naquela época ele não tinha um projeto rentável para pagar o emprestivo que estava requisitando.

                Você emprestaria dinheiro para um negócio que não era viável?

                • Tosoobservando

                  Não emprestaria, eu pegaria a empresa e tiraria o Gurgel do poder, e iria tocar ela como uma marca moderna, tipo o que governo americano fez com a GM e Chrysler em 2010.

                  • FocusMan

                    O Brasil não tinha dinheiro naquela época. Você tem quantos anos? Lembra dos anos 90 e tal?

                    • Tosoobservando

                      kkk os anões do orçamento que o digam, realmente dinheiro pra isso nao tinha, é questão de prioridades…

        • defotube .

          As universidades brasileiras só fazem pesquisas de papel! no fundo é só um corporativismo, que só resulta em gastos pro pais e nenhum ganho de produtividade ou valor agregado aos nossos produtos ou processos! As universidades, em especial as publicas, nem sabem o que é produtividade ou produção.

          “pesquisa feita em universidades brasileiras fosse ser efetivamente usada no país”,
          Se prestassem estariam recebendo royalties, pois muitas indústrias de outros países estariam comprando, mesmo que nossos empresários fossem cegos!

        • André Borges

          Pq só o governo? Pq não a FIESP? em toda parte do mundo, a elite empresarial impõe sua agenda nos negócios e nos investimentos. Aqui o empresariado só se mobiliza para cortar direitos do trabalhador. E tem assalariado que bate palma!

          • Alfredo Araujo

            Esses “direitos do trabalhador” são uns dos que mais ajudam a encarecer – ainda mais – tudo que é produzido/fabricado por aqui…

          • Tosoobservando

            Nos outros países do mundo as universidades publicas nao tem a importancia que as daqui tem. Quem manda sao privadas, as empresas tem livre mercado, agem livremente. Aqui o governo regula tudo, por isso disse que quem decidiria isso seria o governo. E quem ta cortando direitos dos trabalhadores é o governo, com sua politica economica desastrosa, empresarios so pagam.

            • André Borges

              Para de falar besteira, seu coxinha ignorante leitor da veja.
              A maior universidade italiana é a de Milão, pública. Na França, é a Sorbonne, outra pública.
              No Japão, as universidades públicas são consideradas de maior prestígio, especialmente as Sete Universidades Nacionais chamadas de Kokuritsu Nana Daigaku Veja quais são elas:

              * Universidade de Tóquio
              * Universidade de Kyoto
              * Universidade de Tohoku
              * Universidade de Kyushu
              * Universidade de Hokkaido
              * Universidade de Osaka
              * Universidade de Nagoya

              • Tosoobservando

                Vc esqueceu de citar que nestes países (tirando a França que o imposto estupra o cidadão) todas as universidades sao pagas, mesmo as publicas vc tem de pagar mensalidade. Entao é bem diferente do sistema aqui. E minha critica nao era ao fato dela ser publica ou privada, e sim da falta de parcerias com empresas, no caso do Brasil.

                • André Borges

                  Vc disse q lá FORA as univ. públicas não tinham importãncia o q é falso. se são gratuitas ou não, isso é outro assunto. não venha agora dar versão nova do q vc disse.

                  • Tosoobservando

                    Mas isso é vdd, na lista das maiores e mais importantes do mundo entre as 10 primeiras nao tem nenhuma publica, so privadas dos Eua e Inglaterra, Alemanha etc..
                    Eu estava me referindo principalmente as americanas.

                  • FocusMan

                    Como todo petista, se esquivou da realidade…

              • Ernesto

                Falou coxinha já sabemos que é um vermelhinho ignorante. Agora vai falar “vai estudar”. Quer comparar Japão com a Bananalândia? Só rindo mesmo de você! Veja o que acontece quando um político é pego fazendo falcatrua aqui e lá. Só nisso já se percebe que não há comparação! Faz comparação com os países amiguinhos do PT, tipo Bolívia, Venezuela…

                • Antoniokings1

                  no Japão, se um político fosse pego construindo um aeroporto nas terras da famiília com dinheiro público praticaria harakiri. Aqui, vai morar na Vieira Souto e passar um mês de férias em Miami com a mulher, que é modelo. E a plebe ignara gosta.

                  • Ernesto

                    Esse político que você menciona também deve ser investigado e, comprovado o crime, punido! Não sou fã cego de nenhum político, diferente da maioria dos vermelhinhos doutrinados. E quanto ao demônio barbudo, o que você tem a dizer se a justiça comprovar suas falcatruas?

                    • Antoniokings1

                      O que parece é que a justiça está mais preocupada em apurar qual a espécie de peixe Lula está pescando do que apurar as bilionárias falcatruas de políticos da oposição. Nessa mesma Lava-Jato, Aécio foi delatado três vezes e até agora nada. O MP e a PF estão mais preocupados em investigar a padaria aonde a mulher de Lula compra pão no subúrbio. Bizarro!

                • Celso

                  NESTE NOSSO CENÁRIO, EXISTEM PETISTAS, ELES TORCEM PARA O PT APAIXONADAMENTE. MAS NÃO EXISTEM PSDBISTAS OU PMDBISTAS OU DE QUALQUER OUTRO PARTIDO. PARTIDO NÃO É PRA TER TORCIDA. SE FIZER BESTEIRA TEM Q IR PRA CADEIA INDEPENDENTE DO PARTIDO. ESSE PROCESSO DE TORCER PARA UM PARTIDO ACABA COM A IMPARCIALIDADE. TUDO, TUDO Q OS POLÍTICOS FALAM TEM UMA INTENÇÃO, TUDO É MUITO BEM PENSADO, HÁ MUITA, MUITA, MUITA LINGUAGEM SUBLIMINAR E OUTROS TIPOS DE MANIPULAÇÕES SUPER SACANAS O TEMPO TODO.

              • FocusMan

                Petista, comunista detected…

                Nesses paises você precisa pagar e muito caro para estudar nessas universidades. A iniciativa privada investe e muito nelas por sinal. Não fale besteira porque apenas procurou no google.

            • kravmaga

              Discordo. Tirando os EUA, na maioria dos países desenvolvidos as melhores universidades são públicas sim.

              • Tosoobservando

                Maioria? Quais? Pq Inglaterra, Alemanha, Japao, isso nao procede. Mesmo assim estruturalmente sao diferentes, ate pq cobram mensalidade dos alunos. So por este fato ja muda tudo, afinal a universidade nao depende so do governo pra se financiar.

                • kravmaga

                  Não disse que são universidades públicas gratuitas, apenas que são públicas (de propriedade do governo).

                  • Tosoobservando

                    Eu tenho os rankings mundiais e no top 20 so aparecem 2 publicas e no top 10 nenhuma (maioria americana).

                • Antoniokings1

                  E o democrata Sanders está fazendo o maior sucesso na campanha dos EUA propondo educação e saúde públicas. Vai entender.

          • Tosoobservando

            As leis trabalhistas brasileiras sao dos anos 20, quando o paiś era 80% rural. Então precisariam sim ser atualizadas, e isso nao é tirar direitos, é adequar ao resto do mundo.

            • Antoniokings1

              Só como exemplo, a FIERJ reclamou muito a decisão do Congresso de dar 20 dias de licença para o pai, quando o filho nasce. Daí você pode concluir como é a relaçao patrão x empregado.

              • Tosoobservando

                Kra o Brasil ja é o país que mais tem feriados no planeta. Esse ano semana que vem que o país ira começar a andar, nem os trabalhos no congresso começaram direito, e vc quer que deem ainda mais folgas e dias de descanso ?? Nosso trabalhador ja produz pouco em comparação com outros países, ae que nao vai produzir mesmo. A proxima medida é implantar o que, a siesta que tem na Espanha, fecha-se tudo entre 10 e 15 hs?

                • FocusMan

                  Quanto a isso discordo. Trabalho em multinacional e existem paises com mais feriados que nós. Principalmente na Asia.

                  • Tosoobservando

                    Serio qual? E quantos feriados exatamente, pq so de carnaval nos tivemos essa semana 5 dias.

                    • 0terceiro

                      O feriado de Carnaval é só a terça-feira.
                      Nem a quarta-feira de cinzas é considerada feriado mais
                      (se não me engano, fica a cargo de cada cidade declarar ou não o ponto facultativo neste dia).

                      O feriado é na terça, mas se a população resolve juntar o sábado, o domingo, a segunda e a quarta-feira com o feriado, não podemos culpar o calendário.

                    • Tosoobservando

                      É com certeza nao podemos culpar kkk sendo que eles ja fazem o negocio na terça sabendo disso. Ou vc é muito ingenuo colega, ou tenta ser.

                    • FocusMan

                      Na India por exemplo. Disconfio que até na China tenham mais feriados.

                      Agora mesmo o país todo está voltando de um feriado de 2 semanas.

                    • Tosoobservando

                      Feriado de ano novo chines. Mas ae se contar o nosso natal e ano novo, ja da quase 1 mês aqui de feriados. Eu acho que o Brasil é imbativel em feriados.

                    • FocusMan

                      Que eu Saiba, Natal e Ano novo são apenas 2 dias de feriado.

                • 0terceiro

                  Eu acho que 20 dias de licença para o pai ajudaria bastante (quem tem filhos sabe quanto esses dias são necessários). E, em situações normais, o cara não vai sair de licença maternidade mais que uma vez ao ano. =P

                  Quanto aos feriados, há muito o que se pensar.
                  Mas, se querem uma solução radical, que tal extinguir a maioria
                  dos feriados?
                  Deixa uns 3 ou 4, estrategicamente espalhados no ano,
                  e tira o “poder” de feriado dos demais.
                  Ajudaria em alguma coisa??

                  • Tosoobservando

                    “E, em situações normais, o cara não vai sair de licença maternidade mais que uma vez ao ano. =P” kkk tem kras que fazem zilhões de filhos com variadas mulheres. Esse vai ter tb 20 dias todo mês pra cada filho que arrumar? Vai ter de levar DNA pra empresa pra provar que sao todos seus?

              • André Borges

                Pois é, Antonio. A cabeça do empresário brasileiro ainda não chegou na lei áurea e essa gurizada faladora de site ainda fica babando o ovo deles.

                • Tosoobservando

                  Kra a culpa dos problemas do Brasil é o governo e seus encargos, empresario é igual em todo lugar. Pesquisa o que empresas fazem em seus países de origem pra fugir de sindicatos por ex. Ae vc entende.

            • André Borges

              Rapaz, vc é desinformado em todos os assuntos. Um verdadeiro prodígio. SQN!
              Em 2015, a câmara tentou aprovar a terceirização irrestrita dos trabalhadores, um projeto do DEM PSDB e do Cunha. Só votaram contra o PT, PCDOB e PSOL. Esse projeto arrebenta com os trabalhadores, obrigando-os a abrirem mão de férias, 13º, abonos, tendo que abrir PJ pra voltarem ao mercado de trabalho. A terceirização transformaria o Brasil numa Indonésia, num país de 4º mundo. o paraíso apenas dos ricos. Não ouçam esse pé repado debilóide. seu cérebro foi destruído por reinaldo azevedo e bolsonaro.

              • Tosoobservando

                Se vc esta criticando tanto isso, entao vc aprova as mudanças nas leis do auxilio desemprego e do PIS que a Dilma fez? Alem destas flexibilizações, principalmente nesse setor automotivo, que ta demitindo a rodo, onde nem o FAT esta dando conta mais de pagar as indenizações?

                • André Borges

                  Acho q em parte ela fez bem acabar com a pilantragem q rolava no seguro desemprego e tb na pensão por morte.

                  • Tosoobservando

                    A GM colocou todos seus trabalhadores de sua fabrica do sul em layoff ate o meio do ano, pra desovar os estoques, pois eles nao tem pra quem vender kkkk e eles serao pagos em parte pelo FAT, que tem grana publica envolvida. O que me diz disso?

              • Antoniokings1

                Sem contar que a criação de funcionários ‘PJ’ é uma clara aberração para burlar o pagamento de impostos trabalhistas. Por exemplo: Os artistas da Globo, com ‘salários’ altíssimos são todos ‘PJs’. Joaquim Barbosa, ex Presidente do STF comprou um apartamento em Miami usando uma ‘PJ’. Quem tem ganhos de capital está isento de IR até R$ 30 milhões graças ao Sen. Tasso Jereissati (PSDB-CE). Sonegação de todos os lados. Depois, a classe média, que é taxa na fonte e no consumo, não sabe porque paga tanto imposto.

                • Tosoobservando

                  Isso é algo que o governo deveria estar lutando, em vez de voltar com CPMF, criar este imposto sobre grandes fortunas, e tambem aumentar sobre heranças, que é baixo no Brasil. Em vez de aumentar imposto em produtos como luz, chocolate, cigarro, sorvetes etc..
                  Em meio a uma crise sem precedentes os bancos estao tendo lucros historicos, cade as taxações aos lucros exorbitantes deles?

                  • Antoniokings1

                    Tente remar contra a maré. É difícil. Se o PT insistir nesses assuntos de acabar com essas PJs, taxar heranças, lucros e etc., a imprensa vai acabar espalhando que Lula usa um sítio na Lua, comprou um triplex em Marte e que o Lulinha é dono da Enterprise e tem o Capitão Kirk como comandante. E tem gente que vai acreditar. Acho que você está sendo um pouco inocente.

                    • Tosoobservando

                      A imprensa nao tem como espalhar o que nao é vdd.

                    • Antoniokings1

                      Pô, cara! Fala sério, né?

                    • Tosoobservando

                      Sera que nao tem um administrador do NA pra dar um jeito nesse MAV tal de Andre Borges? O kra ja me xingou de trouxa, otario, pé repado debilóide. cérebro destruído por reinaldo azevedo e bolsonaro. Kd os moderadores??

                    • 0terceiro

                      Acredite, tem sim!

                      Não tem muito a ver com o assunto,
                      mas procure assistir do documentário
                      “Muito Além do Cidadão Kane”.

                      Você terá uma idéia de como a imprensa pode “moldar” a informação que quer passar.

                    • Tosoobservando

                      Ja vi o doc e ele aumenta e muito a importancia do grupo Globo no Brasil.

                    • FocusMan

                      Ah ta… a culpa da merda do Lula agora é da imprensa golpitsa…

                    • Ernesto

                      Essa mídia golpista que é alimentada com uma bela grana pelo Governo Federal, através de propaganda das estatais, como Petrobrás, Eletrobrás, Correios, Banco do Brasil entre outros. O golpe é a favor de quem mesmo? Isso esses vermelhinhos doutrinados não conseguem explicar.

                    • David

                      Antonio, esse exagero que vc cita da imprensa foi usada da mesma maneira pra tirar o credito de quem dizia que o filho dele havia lucrado ilicitamente. Ora se o cara ganhava R$1600 trabalhando em um zoologico e hoje e tem um patrimonio valendo milhoes entao e so explica. Esses argumentos acabam ficando exagerados ate porque ninguem esta acusando o Lula e seus filhos de comprarem Triplex em marte e sim de comprar um triplex onde o proprio lula dizia ser so cotas. Ninguem esta acusando o Lulinha de ser dono da Enterprise nem ter o Kirk como comandante. Estao acusando o cara de ter lucrado tanto que acabou virando socio da Friboi. Talvez vc nao saiba mas os que acreditam sao pessoas como vc que nao querem enxerga a verdade. O Lula matou prefeito em Sao Paulo mas isso foi escondido. A pior coisa que aconteceu foi nao ter dado nada no Mensalao. Ai ficaram nao so mais audaciosos mas arrogantes achando que ja tinham comprado tudo quanto era juiz. Esquecem que a roubalheira foi tanto que praticamente faliu o pais. Todos em volta de Lula ou ja foram pra prisao ou entao saindo. E tem gente como vc que afirma isso ser uma injustica que estao fazendo pro nosso amigo Lula. Cara fez 25 milhoes em palestras mas nao conheco ninguem que foi ouvir o cara fala. Se vc acha isso pouco faca uma pesquisa pra ver quanto que os maiores conjuntos do Brasil faturaram ano passado? E olha que nesses shows ao vivo vao centenas e centenas e centenas de pessoas que pagam.

                    • Antoniokings1

                      Claro que você nunca ouviu uma palestra de Lula. e provavelmente nunca ouvirá. Ele é uma das figuras mais conhecidas e influentes do mundo. Suas palestras são assistidas por grandes empresários internacionais, chefes de Estado, reitores e etc. Lembre-se que Obama falou que ele era ‘o cara’. E é mesmo. Onde ele vai é aclamado. Suas palestras custam R$ 400 mil. Ele fez e faz muitas. Tem dinheiro para comprar quatro, cinco, seis apartamentos triplex. Não precisa ser ‘acusado’ de comprar nada. Nem seu filho. Pode dar milhões para ele.

                    • Tosoobservando

                      se ele ganha tanto com palestras pq os maiores pagamentos foram de construtoras amigas do governo, que pegam os maiores contratos e hoje sao investigadas na LavaJato e outros inqueritos e seus donos presos por varios crimes de colarinho branco? Algo nao ta cheirando bem nesse mato..

                    • Antoniokings1

                      Se pagaram mesmo, pergunte para o dono do sítio, que não é o Lula. Pergunte também aos donos de empreiteiras porque doaram mais dinheiro à oposição que aos partidos do Governo. Pagamento de benefícios passados? Esperavam voltar a roubar mais com o Aécio? Enfiar a mão nas futuras privatizações como o Sen. Jereissati voltou a propor? Vai saber.

                  • André Borges

                    Rapaz, vc não lê jornal não???? não viu q Dilma tentou subir a taxação dos ganhos de capital e jereissati junto com a oposição arrebentou com o projeto. Só Brasil e Estônia no mundo inteiro não taxam dividendos. E quem criou a lei foi seu FHC! Claro q tem q taxar fortunas, herança, mas sobretudo ganhos de capital e dividendos. VCs ficam o ano inteiro aqui chorando preço de carro e não entendem q a carga tributária brasileira está toda em cima do consumo para poupar o bolso dos ricos? Anda vem aqui pra dizer q empresário é coitadinho pq paga imposto. coitado é vc q paga imposto embutido em tudo, seu otário. Os donos da globo e da veja são os caras mais ricos do Brasil, seus trouxas.

                    • Tosoobservando

                      Mav poderia parar de xingar, nao sei se sabe mas aqui nao é reuniao de sindicalista nem do instituto Lula, e aqui ocorre banimento por insultos.

                    • André Borges banido por ofensas ao outro leitor.

                    • FocusMan

                      Palmas!

                    • Ernesto

                      Finalmente! Parabéns!

                    • FocusMan

                      Rapaz… porque vocês petistas automáticamente dizem que quem não gosta do PT é fã do FHC?

                    • David

                      Engracado mesmo. Nunca votei no FHC. Mas tambem nunca votei no Lula ou na Dilma. Sempre via esse cara com uma certa disconfianca. Desdo os tempos de arruaceiro via o cara como aproveitador. Cada eleicao o cara vinha como um camaleao dizendo pras pessoas o que elas queriam ouvir, ate a roupa ficou melhorando. Sumiu a aparencia de sindicalista que deu lugar aparencia de empresario com uma roupa melhor, os conselheiros punham presao pra ele melhorar a aparencia. Ate ir no dentista e melhorar o sorriso com cirugia o cara fez. Ai vi a esposa dele dizendo que o cara nao se importa com ninguem menos com ele ai vc entende porque todos em volta dele, os que ele dizia ser amigo dele foram pra prisao mas ele fica livre. Nao tem carater coloca pessoas na prisao por algo que ele fez. Ai depois de eleito so via o cara aproveitando viajando pra todo lado abusando diretamente do povo e fazendo negocios que diretamente contribuiram pro bolso do cara. Ou seja o cara de tao camaleao acabou se transformando no corrupto que ele tanto atacava em seus discursos. Em quase todos os discursos que fazia mentia e ele depois nos bastidores ficava rindo dizendo que o importante era conseguir o poder mesmos se pra isso tivesse que mentir. Ai lembro de como certos individuos chegavam e diziam que nao era importante saber o que o cara tinha como plano pro Brasil. Que vota pro Lula que era analfabeto era melhor que vota pra alguem formado. Lembro discutindo que se pra alguem formado ja era dificil ser presidente como esperar algo de alguem sem formacao? A resposta era sempre, votei em formado e ele roubou. Vou vota nesse e se ele rouba ta bom. Pior do que ja ta nao vai fica. AH, como ficou pior. A resposta e fazer as pessoas serem responsaveis. Botam um Jose Ears como ministro da fazenda mas o cara nunca plantou um pe de alface. Tem que cobrar competencia. Inteligente ou analfabeto isso se chama de Charater. E o que falta nesse nosso Brasil

                    • Antoniokings1

                      Conheço pessoas formadas que não prestam para nada. Aliás, se formaram para roubar mais e ‘melhor’. Vindo do passado para o presente, temos pessoas, milhares deles que enriqueceram sem nunca trabalhar. Mário Andreazza (Ministro 30% do regime militar), Maluf, FHC, Aécio (playboy de Zona Sul, nunca trabalhou), ACM (e agora a praga do neto dele), Eduardo Cunha, Cássio Cunha Lima e outros, outros e outros.

                    • Tosoobservando

                      Anti-petistas? Mas como se o proprio PT tem alianças com varios deles? Como dizer sobre o fato do partido que esta atacando a Dilma tentando impeachment é o maior aliado do PT, o PMDB???

                    • Miguel

                      Cara, eu nem tinha 18 anos e já sabia que Lula não passava de um pilantra, um malandro!
                      Ele conseguiu chegar na presidência desse país apenas porque foi malandro e jogou sua lábia em cima dos seus pobres devotos, que achavam (e ainda acham), que ele é um santo.
                      Levou no papo um país inteiro, que votou nele sem pestanejar. E o que ele fez? Deu esmolas para os pobres, quem ganhava 1.500 reais era classe média, erradicou a pobreza. Tudo marketing pra bobo acreditar, porque reformas estruturais que esse país precisava ele não fez, pois estava preocupado com a sua “popularidade” e com o poder do PT.
                      Ele sempre foi um covarde, um rato! Nem pra se defender dessas acusações ele é capaz, porque tem medo, sabe que fez M.
                      Assim como ele enganou os brasileiros, enganou o mundo, virou doutor Honoris Causa (cof, cof, cof).
                      As pessoas são tão ignorantes, elas pensam que porque fizeram faculdade, compraram um carro e uma casa ou tem um trabalho (tinham, no caso), elas devem servidão eterna a esses bandidos! Eles não fizeram mais que a sua obrigação.
                      Você viu aquela historia do americano que escreveu uma carta sobre o Brasil e os brasileiros? Está corretíssimo!
                      Agora me deixa fazer uma mudança num famoso ditado brasileiro:
                      O PIOR DO BRASIL? É O BRASILEIRO!

                    • David

                      Andre e quando e que a Dilma vai seguir o seu proprio conselho e comeca a economizar? Logico que joga isso na fogueira encaixa com o que eles mais desejam. Mais grana pra eles gastarem como quiserem. Empresario e quem contrata as pessoas. As leis tem que ser justas pros dois senao as portas fecham. Essa discrepancia entre patrao e trabalhador onde se paga dois salarios e recebe so um e uma piada. Outro dia ouvi um cara dizendo que conhecia o Lula nos tempos dele de instigador de greves em Sao Bernado do Campo. O cara chegava, armava palanque e comecava a bota fogo pra todos da empresa fazer greve. Ai o pessoal ia de greve. Sabe o que acontecia? O Lula ia la com os empresarios e negociava uma cota pro bolso dele pros trabalhadores voltarem a trabalhar. No final os trabalhadores perdiam o pouco que haviam conseguido negociando e quando nao dava certo o Lula sumia do mapa deixando os trabalhadores na mao. Quando dava certo o Lula vinha e aparecia como o santo anjo bonzinho que tinha conseguido um aumento pro trabalhador. O que ninguem ficava sabendo era quanto que o Lula levava nessa historia pra acaba com a greve e incentivar os caras a volta pra trabalhar muitas vezes com um aumento minimo. Nao existe na historia uma nacao que conseguise progredir e crescer provocando greves e cobrando impostos abusivos. A Franca esta passando por serios problemas porque nao tem suficiente pra paga os que estao aposentando. Italia segue pelo mesmo caminho puxando Portugal. Grecia todos ja sabem o que aconteceu. So tem um jeito pra ganhar dinheiro. Gasta menos e economizar. Gasta menos do que se ganha. Um detalhe, eu nao trabalho pra Globo nem veja. Tenho que levanta toda manha as 4 pra poder chega na feira onde converso com uma faixa da sociedade trabalhadora e todos concordam que os abusos tem limite. Eu trabalho e mereco receber. O cara investe merece. Prefiro trabalhar pra rico que pra pobre. Vai descobrir porque carro tem a taxa tributario que tem e pra onde vai essa grana. Vai descobrir a trilha do dinheiro. Nao me venha com essa que as empresas ganham dinheiro. Logico que sim. Vc acha que eles sao programas sociais? AS empresas existem pra ganhar mesmo. O que nao pode e governo incita e rouba do proprio povo atraves de planos sociais e acobertamento atraves de falcatruas roubalheira discarada. O povo nao e otario. Talvez demore um pouco pra entender.

                    • Antoniokings1

                      Esse cara que você conhecia era o Tuma Jr? O sujeito que é anti-petista roxo mas anda com um cartão do chefe da máfia chinesa no bolso? Fala sério cara.

                    • Ernesto

                      Não adianta discutir com pombo.

                  • André Borges

                    A CPMF não é o ideal, mas se Dilma está propondo é pq percebeu q outras taxações ela não consegue aprovar com esse congresso cheio de empresário e fazendeiro. ao menos a CPMF é insonegável e alcança o bolso dos ricos. Além disso, permite q a receita federal rastreie o verdadeiro patrimônio dos contribuintes ricos com relação ao declarado. Com a CPMF compartilhada com os governos do Estado, ela ajuda os estados q estão mal e tem o apoio dos governadores pressionando os deputados. Política é a arte do possível.

                    • David

                      Putz cara, vc deve receber bem do PT pra vir aqui dizer asneiras. A maioria do pessoal aqui nao vai cair na sua pois sao muito bem informados. Sabemos discutir litros versus cavalaria de quase todo motor, velocidade maxima do modelo e ate ti dizem quanto e o 0-100 e depois os metros de frenagem. Serio que vc vem aqui dizer que esse plano e pra pega bolso de rico e que esse CPMF nao vai afeta nem um pouquinho o bolso do pobre? Vc aprendeu bem com seu mestre o Lula. Cara nao tem nada ha ver com sonegacao. E se vc pensa que isso e tudo que a Dilma vai tenta e porque vc e quem e ingenuo. Esse CPMF e so o primeiro de muitos impostos que ela tera que passa pois nao consegue corta gastos e nao quer. Segundo que o PT sabe que a unica maneira de garantir o Lula em 2018 e continuar mentindo assim como o PT fez durante toda a campanha de 2014. O Congresso nao esta cheio de empresario e fazendeiro. Ja ouviu fala do Tiririca? Se fazendeiro dominase o congresso fazendeiro hoje estaria rindo. Vai numa fazenda dessas e veja a real situacao deles que trabalham mas no final o governo alem de nao deixa sobrar nada ainda vem querendo tirar o pouco que tem. Enquanto que pra vc isso e um jogo onde vcs dominam as ideias na arena. Mas nos aqui tambem temos ideias e vamos lancalas na sua areana e ver quem e que consegue vencer uma batalha nessa arena de ideias. A unica maneira de vcs vencerem e mentindo e enganando o povo. Foi assim em 2014, passaram 2015 tentando justifica o fato que foram pegos com a mao dentro do baleiro. Pior 2016 comecou e vcs do PT e governo continuam mentindo e roubando discaradamente sem nenhuma pretensao de diminuir gastos ou economizar de forma que faca diferenca.

                    • Antoniokings1

                      Mais um defensor dos fracos e oprimidos empresários e fazendeiros. Se empresário nacional fosse tão bom, não estaria choramingando mais benesses do Estado. Vão trabalhar! Empreender! Parem de reclamar e depois gastar dinheiro em férias no exterior.

                    • Luciano

                      Percebe que todo “mundo” quer q o governo poupe e corte gastos para pagar juros de um dívida que nao sabemos nem se é devida? Percebe que “ninguém” nem a mídia coloca em pauta ou em discussão esse tema?
                      Vários países estão fazendo auditorias de suas dívidas e os credores estão aceitando os resultados. Equador diminuiu em 70% sua dívida provando que muito era indevida.

                    • Miguel

                      Mas não foi o próprio LULA quem estufou o peito pra dizer que agora temos reservas internacionais, que passamos de devedores a credores das nossas dívidas?
                      Será que ele errou a conta?

                    • Caesar

                      André agora me explica pq o Lula não fala logo que o sítio e o triplex é dele e boa?! E vc não acha que o governo pode cortar realmente mais gastos antes de tentar voltar com esse imposto absurdo novamente? Vc concorda que o governo gasta e sempre gastou muito mal nosso dinheiro?!

              • FocusMan

                Caramba…. o projeto não era isso.
                Você distorceu tudo!

            • André Borges

              Procure saber os direitos dos trabalhadores na Alemanha, na Escandinávia, na França, antes de vir aqui defecar sua ignorância coxística.

              • Tosoobservando

                Alemanha ate ano passado nem salario minimo tinha amigo. Escandinavia sao paises países de economia mais liberal e aberta que existe. A França por sua vez tem um salario minimo de mais de 2 mil euros, um dos maiores do planeta.

                • André Borges

                  Na Noruega a licença paternidade é de 365 dias!

                  • Tosoobservando

                    ahaha kra, ok, vamos comparar entao, o imposto na NOruega??? O IR na NOruega? A gasolina da NOruega (uma das mais caras do mundo, mesmo o país sendo um grande produtor, mas o povo paga sorrindo pra financiar a educação no pais que é toda gratuita e de qualidade).
                    Aqui vc pode fazer todas estas leis mas vai ter de aumentar os impostos, e muito. E nao tera certeza que retornara em serviços pra população!

                  • FocusMan

                    Você sabe como a Noruega consegue isso?

                • Antoniokings1

                  O fato de um país não ter salário mínimo não diz muita coisa. Pode ser que as relações de trabalho e os níveis salariais sejam excelentes e não precisem disso. Por outro lado, a Suíça está implementando uma política de renda mínima para todos os cidadãos, qualquer que seja sua renda. Inclusive os ricos. Acredite, é verdade! Aqui no Brasil, se não tivermos salário mínimo, vai ter empregado pagando para trabalhar. Aliás, já temos muito trabalho escravo por aqui.

                  • Tosoobservando

                    Mas a partir de 2015 a Alemanha passou a ter.

            • 0terceiro

              Mas a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) não são do governo Vargas?
              Vargas não era presidente em 1920.

              • Tosoobservando

                Final dos anos 20, ele assumiu em 1930.

          • Antoniokings1

            É histórico que os empresários brasileiros sempre ficam pendurados nos incentivos e benefícios disponibilizados pelo Governo. Quando a situação aperta, eles começam a reclamar como se fossem ‘os injustiçados’.

          • Mauricio Ferrari

            E qual foi o “direito do trabalhador” cortado nos últimos, sei lá, 40 anos?
            O problema é exatamente o contrário…o brasileiro pensa primeiro em direitos, e só muito, muito depois nos deveres. Deveria ser exatamente ao contrário. Primeiro damos o nosso máximo, o nosso melhor ao marido, à esposa, aos filhos, ao trabalho, aos estudos. Depois recebemos de volta esse bem que produzimos. Mas o contrário não dá certo. É por isso que nossa nação é tão subdesenvolvida. Já ouviu a máxima…faça ao próximo o que gostaria que fizessem a você?

        • Antoniokings1

          Confesso que não sou ‘expert’ no assunto, mas não creio que seja simplesmente o caso de o Governo fomentar a aplicação da produção científica das Universidades. Acho que existem deficiências no quadro técnico, material físico (laboratórios, centros de pesquisa e etc.) bem como problemas na formação dos alunos que chegam às Universidades. Algumas áreas podemos destacar que o Brasil conseguiu algum êxito como, agropecuária e exploração de petróleo em águas profundas. Devemos considerar também o êxodo de profissionais de categoria para centros mais avançados. É um quadro complicado.

          • Tosoobservando

            Os proprios professores do ensino superior falam da deficiencia em projetos de parceria publico-privada, aqui , diferente de la fora onde as universidades produzem diretamente para o que o mercado deseja, vamos dizer que grande parte do que eu e vc usamos no momento, de pcs, celulares, cameras etc.. vem de instituições como MIT ou UCLA, entre outros.

            • André Borges

              O q eu sei, cabeça de alien, é q o PT fez 18 universidades contra ZERO de seu amado fhc-psdb-dem-veja-globo. Sei tb q o Brasil levou 100 anos pra fazer 119 escolas técnicas e em 12, Lula e Dilma fizeram mais de 300. O choro é livre.

              • Tosoobservando

                Meu amado? De onde em sua cabeça mavista tirou que apoio FHC? Pra vcs se critica o PT é lambedor de botas do FHC? Os dois sao socialistas, os dois tem governos parecidos. Agora comparar FHC que pegou o governo em frangalhos, o real no inicio, o país com varios problemas da era militar e era collor, e jogar contra os anos de Lula e Dilma que pegaram a bonança é muita cafagestagem. Bom mesmo assim tudo que conseguiram a Dilma esta jogando por agua abaixo.

              • FocusMan

                Se você pesquisar, verá que o PT mudou o nome de mais da metade de Faculdade para Universidade.

      • Matafuego

        É fraco em desenvolvimento e pesquisa por causa da burocracia e da carga tributária. Qualquer pesquisa de ponta implica na compra de maquinário e/ou suprimentos importados, que são taxados em demasia, além do longo trâmite de importação e desembaraço na aduana. Geração de novas tecnologias depende de tecnologias existentes.

        Sobre os aviões: a Airbus não fabrica turbinas e necessariamente precisa importar. GE (americana) e Rolls Royce (britânica) as fabricam.

        • Tosoobservando

          Mas a Airbus é um conglomerado europeu, entao tecnicamente a Rolls Royce é do msm bloco.

          • FocusMan

            A Inglaterra não faz parte da Europa segundo os Britanicos kkkk.

        • Antoniokings1

          Mesmo assim, não se pode considerar que a Airbus seja uma empresa de altíssimo desenvolvimento tecnológico. Por exemplo, a Intel seria uma dessas empresas, empresas que desenvolvem materias de nanotecnologia também. Ou empresas farmacêuticas tipo Gilead, Merck e tantas que desenvolvem pesquisas de ponta na descoberta de remédios. A Airbus tem excelência em engenharia aeronáutica.Acho que seria isso.

          • Matafuego

            Já trabalhei em uma instituição de pesquisas e te afirmo com conhecimento de causa de que carga tributária e burocracia são fatores determinantes para que a pesquisa não deslanche no país. Conheci gente muito talentosa e te garanto que existem bons profissionais – é bem verdade que deveria haver mais, mas quem quer se arriscar? Conheço gente que se mudou de mala e cuia do Brasil porque gostaria de continuar no ramo da pesquisa científica. Não ficaram porque é como andar com um carro com o freio de estacionamento puxado.

            Depois procure no Google pelo laboratório da Suzana Herculano-Houzel e veja a dificuldade que é para se fazer pesquisa no país.

      • HenriqueHJ

        Mas fabricar carro para o mercado brasileiro não precisa desenvolver nada, basta comprar sistemas prontos de fornecedores. não somos um mercado que exige muita inovação nos carro.

        o problema principal de que não temos nenhum fabricante nacional é que quem investir demorará 50 anos ou mais para que possa ser rentável, isso se não tiver nenhum percalço no caminho. todas as empresas de automóvel só chegam a estabilidade a longo prazo. e com o governo pagando juros muito bons em titulos, pra que iriam criar uma marca nacional?

        aqui quem abrir uma fábrica é só sarna pra se coçar, infraestrutura podre, governo sócio, sindicatos que atrapalham, marcas que já são quase centenárias como concorrente e mundo globalizado. eu sendo bilionário (sonho meu) não vejo investimento em uma marca nacional como um bom negócio.

        • Antoniokings1

          Creio ser tarde demais para uma empresa de automóvel nacional. Digo isso de cadeira, pois comprei ações da Gurgel e tomei o maior prejuízo. O mercado está se restringindo (em número de fabricantes) cada vez mais no mundo inteiro.

          • Tosoobservando

            Os chineses estao ae pra dizer o contrario. Ja tem varias marcas proprias disputando em varios países, la na China a lider em SUV é chinesa, e no top 10 deles tem algumas chinesas privadas e publicas. Eles tambem pretendem ter 4 marcas mundiais.

            • FocusMan

              Mentira. Me desculpe, mas o Chines odeia carro chines.

              Conheço bem o mercado chines. O unico carro chines que vende muito bem por lá são vendidas pela SAIC que pertence a GM também.

              • Tosoobservando

                As listas de mais vendidos do país (que tem mais de 1 bilhão de pessoas, e nao apenas o lugar que vc foi ou os que vc conhece), dizem o contrario do que vc fala.

                • FocusMan

                  1º – Wuling Hongguang – 750 mil

                  Essa marca pertence a GM. É usado no interior bem pobre da China onde colocam muito mais pessoas do que ele pode suportar.

                  É um carro utilitário. Que o governo local dá subsídio para ser adiquirido.

                  Vejam os outros carros da lista. Tirando o Great Wall, tem mais algum chinês?

                  20% dos carros são chineses e eu estou errado? Como assim?

                  • Tosoobservando

                    Wuling nunca pertenceu a GM, é um joint-venture, pertence aos chineses.

                    • FocusMan

                      Eu falo isso porque os Chineses me falam isso. Eles me falam que ninguém compra carro chines para usar, compra apenas para fazer uso empresarial.

                    • Tosoobservando

                      Serio e vc conhece quantos chineses? kkk E eles proprios conhecem quantos?

                    • FocusMan

                      Conheço vários Chineses da indústria automobilística. Como eu acho que tenho conhecimento sobre mercado por trabalhar no ramo, acredito que eles também entendam mais do que a média das pessoas que não são do ramo.

        • FocusMan

          Isso mesmo amigo. Não dá para abriresse tipo de negócio no BRasil.

          Quem abriu foi para colher incentivos e depois cair fora.

      • Alfredo Araujo

        A ressalva que vc deu é regra de mercado. Nenhuma “fabricante” de aviões fabrica os componentes. A Boeing não fabrica motores, instrumentos e etc…

        • Antoniokings1

          Exatamente. Coloquei a Embraer por que ela tem um nível de excelência em engenharia aeronáutica que demanda conhecido técnico profundo. É louvável, mas creio não ser pesquisa científica de ponta.

          • Alfredo Araujo

            Sem querer ser grosso…. mas vc deveria pesquisar antes de escrever isso.
            A Embraer não “apenas junta as peças” e vende o avião “montado”.
            Pesquise sobre como é projetar um avião, sobre os aviônicos, sobre integração de sistemas e componentes aeronáuticos… e etc…
            Depois disso, vc terá noção dos complexos programas de design e ensaios usados, do que é FBW e a pouca quantiade de empresas que dominam, sobre os inúmeros componentes de diversos fornecedores diferentes, que não se falam, e precisam se falar… e inúmeros ETC !!

            Foi, e ainda é, muita pesquisa científica de ponta para chegar nesse ponto.

            • Antoniokings1

              Não é esse tipo de pesquisa de ponta que estou falando. Estou me referindo à ciência pura e aplicada. Vou te dar um exemplo extremo. Vários países estão participando de pesquisas com o Grande Colisor de Hádrons. Qual a participação científica brasileira nisso? Quais são os estudos brasileiros no campo dos supercondutores? E na pesquisa da cura da AIDS? Nada ou pouquíssima coisa. É essa ciência a que me refiro e não a programas complexos de montagem de aviões, por mais avançados que sejam.

              • FocusMan

                Isso não é necessário para de desenvovler carros.

          • FocusMan

            Acho que você está cometendo uma injustiça bizarra ao dizer isso…

            • Antoniokings1

              Estou só pegando pesado.

    • Bruno Alves

      Porque raios ninguém se lembra da Troller, da TAC, da Agrale?????

      • Não esqueçamos da honrosa Marcopolo, gigante das carrocerias.

        • No_Name

          Que vende só para subdesenvolvidos…

          • Zé Mundico

            Tá, e você acha que carro chinês vende onde?

            • No_Name

              Carro chinês não tem representatividade expressiva além do seu próprio mercado. No máximo vendem para subdesenvolvidos também .

              • Tosoobservando

                Vendem sim, veja revistas especializadas da Australia, inclusive os Suvs chineses sao bem elogiados por la. E na Italia tem tb.

              • FocusMan

                Nem lá… o Chines não compra carro Chines…

            • Tosoobservando

              Australia, Italia.

          • Mas tem tecnologia de ponta. A Irizar por exemplo, não tem nada de melhor que a Marcopolo por exemplo.

            • No_Name

              Irizar aqui no Brasil produz versões low cost dos seus modelos, pra competir com a Marcopolo. Lá fora além de mais equipados e luxuosos, produzem até no formato monobloco, por isso que vendem nos mercados desenvolvidos, até nos EUA eles estão presentes.

            • FocusMan

              São a mesma empresa…

      • Baralho

        A Troller já é da Ford

        • Bruno Alves

          E dai??? Sempre essa mesma história… Não é por causa disso que ela deixa de ser brasileira. Eu nunca vejo ninguém falando que a Lamborghini é alemã porque é da VW, nem que a Land Rover é indiana…

          • rafa93

            Seguindo essa mesma lógica do Baralho, a volvo atualmente seria chinesa, a jaguar e land rover indianas.
            Sempre vejo esses comentários a respeito da falta de uma “fabricante” brasileira, mas temos bons exemplos disso, como os citados e outras também que já existiram como a lobini, o esquecido protótipo esportivo de uma empresa de Santa Catarina que utilizaria um motor v10 da m6, uma época haviam várias notícias sobre o veículo, mas depois o projeto sumiu do mapa.
            O grande problema é que o mercado atualmente é globalizado, altamente dependente do compartilhamento de custos de desenvolvimento, o que torna mais difícil o nascimento de uma empresa voltada para um país, para uma marca global os investidores buscariam países onde é mais estratégico produzir e transpiram melhor imagem a marca, um exemplo de nossa ineficiência é que para os veículos brasileiros serem competitivos no México estão cogitando a limitação de importação de usados oriundos dos EUA para obrigar a aquisição de veículos novos.

            • Baralho

              A fábrica pode ficar na Suécia mas os lucros vão para a China, então….
              O mesmo caso da Jaguar, já elvis quem apita são os Indianos

              • rafa93

                Desconsidera-se neste sentido toda uma tradição e cultura organizacional só porque o lucro vai para a China, mas a identidade destas marcas ainda permanecem ligadas a sua origem mesmo antes da aquisição dos chineses, quem sabe um dia o ex-trio do top gear chame a Land Rover de chinesa.

                • Tosoobservando

                  Land Rover vai ser chinesa? Essa é nova, a Tata ta pensando em vender?

                  • rafa93

                    na verdade me confundi, como visto no comentário anterior a LR ainda pertence a indiana Tata.
                    irei corrigir, obrigado pelo aviso

          • Baralho

            Realmente não falam que é alemã, falam que pertence a VW, o que dá na mesma pois quem manda são os alemães…rsrsrsrs

        • FocusMan

          E dai? A Ferrari é americana agora já que é parte da FCA.

    • Poperon

      O Governo fala tanto em protecionismo da indústria e etc, mas quando era para protegerem as indústrias brasileiras (Engesa, Gurgel) ninguém as protegeu. Só a Embraer, Troller e Agrale mesmo que se salvaram.

    • Tosoobservando

      Kra o Brasil nunca teve um premio Nobel, dae vc ve como anda nossa pesquisa e investimento em PHd.

      • rafa93

        Em janeiro um professor da UFMT foi indicado para ao prêmio Nobel de educação, mas, diferentemente da Argentina, Estados Unidos e Itália, onde os candidatos foram recebidos pelos respectivos presidentes, aqui provavelmente quase ninguém soube da indicação. Cada país com suas prioridades.

        • 0terceiro

          Eu mesmo não sabia até ler seu comentário =(

    • Andre Luiz Melo

      Vc esqueceu da nossa aptidão para políticos corruptos. Nessa somos imbatíveis no mundo…..

    • André Borges

      Quem maltratou a indústria foi o FHC. O PT voltou a construir refinarias depois de 30 anos sem o Brasil construir nenhuma e ainda ressuscitou a indústria naval. E os tucanos, construíram o q??? Se o dólar baixo prejudica a exportação, por outro lado, ajudou a manter baixo o endividamento. Lembre que Lula pegou as reserves internacionais em 30 bilhões de dólares e hoje já são 380 bilhões com Lula e Dilma. A industrialização de São Paulo começou há 130 anos e nunca foi capaz de apresentar ao mundo nenhuma companhia com marca forte em tecnologia, seja em química, em eletrônica, máquinas, absolutamente nada. Só sabem fazer suco de laranja e sapato. Agora virou modinha culpar o PT por tudo. Sabe qual é a culpa do PT? É em 12 anos subir de pouco mais de 100 para 380 o número de escolas técnicas, de subir de 3,5 milhões para 7 milhões o numero de universitários, de triplicar o número de alunos negros nas universidades, é de ter construído 18 universidades contra ZERO do fhc. É disso que vcs coxas tem raiva. Sabe pq existe a Embraer? Pq Getúlio Vargas criou o ITA em São José dos Campos e depois os militares na ditadura fizeram a Embraer estatal. Nesse país, não tem um Rockfeller. São todos parasitas vivendo em torno do estado e em órbita das estatais. Não tem coragem de competir mundo afora e vivem a mercê dos ciclos de commodities como nos tempos das capitanias e da cana de açúcar, explorando apenas o mercado interno. Não atravessam o Rio da Prata.

      • Tosoobservando

        Vc ja ouviu falar de uma certa pessoa chamada Barao de Maua? Ja ouviu falar dos irmaos Rebouças (que mesmo sem ajuda do LUla e do PT foram os maiores engenheiros do imperio, e eram negros viu), ja ouviu falar de Santos Dumont?
        Atenção NA: MAV detected!

        • André Borges

          E cadê as empresas, as marcas, as companhias? Histórias dos pioneiros como Mauá e Matarazzo, todo mundo sabe. Quero ver explicar pq o Brasil abriu mão de ter um caminho soberano e aceitou ser um quintal de multinacionais. Essa análise será q vc é capaz de fazer, inocente?
          PS: mav é a pqp. respeite quem não é coxa feito vc.

          • Tosoobservando

            Se vc estudasse historia, saberia que isso tem a ver com nosso atraso pra entrar na industrialização. Todo país de industrialização tardia teve esse problema, no nosso caso começamos com Getulio Vargas, depois o plano de JK 50 anos em 5 so entraria em pratica com empresas estrangeiras, visto que demora-se varios anos pra adquirir tecnologia propria. Estas politicas populistas que alias o PT hoje pratica que faz nosso país ficar no atraso, ou por acaso o INOVAR Auto é para empresas nacionais? O BNDEs tem emprestado e financiado quantos projetos de empresas nacionais?

            • André Borges

              Rapaz, tô pra ver um cara mais bajulador de empresário q vc. Sempre dando uma desculpinha esfarrapada. quer dizer q o Brasil entrou tardiamente na industrialização?! Oh, q fofo… então o q vc me diz da China q há 30 anos só plantava arroz? O q me diz da índia q hj é dona somente da Jaguar/Land-Rover? Não vou nem falar do q era a Coréia antes de 1945 pra não te humilhar. Rapaz, feche a veja e abra um livro.
              Qto ao BNDES, procure se informar. É ele o responsável por financiar a indústria naval nacional, petroquímica, a engenharia brasileira aqui e no exterior. tire o BNDES e o Brasil fecha no dia seguinte. Agora vc não pode culpar o PT se o empresariado brasileiro não tem fibra pra empreender uma montadora de veículos. era só o q faltava o capitalista querer q um partido de sindicalistas lhe sirva de babá.

              • Tosoobservando

                Nossa que comparaçoes mais esdruxulas. Primeiro que nem China nem INdia sao mais industrializadas que o Brasil hoje, tem os mesmos problemas que nos, e nao é pq um grupo empresarial indiano comprou a Jaguar/Land Rover (que por acaso poderia ser um grupo brasileiro, se quisessem) que a India virou um Eua da vida. Se vc nao sabe nos temos por ex. a Ambev que é MAIOR cervejaria do planeta e comprou varias concorrentes na Europa, Eua e ASia. A Coreia sim seria a excessão mas seguiu um caminho contrario ao nosso, copiando o modelo japones, fomento a industria nacional, investimento em pesquisa e P&D, alem do mercado americano aberto como acordo do pos-guerra.
                Engraçado que o BNDEs vive emprestando bilhoes para as montadoras estrangeiras, essa semana mesmo emprestou 150 milhões pra VW, financiou a fabrica da Fiat em Goiana – PE (alem dos incentivos fiscais) e por ae vai. Vc acha mesmo que nenhum brasileiro jamais bateu na porta desse banco financiar um projeto seu de carro por ex??

              • Tosoobservando

                o governo capitaneou a OI, deu grana do BNDEs pra formar esse conglomerado nacional das Teles, deu grana e tem ainda 20% do grupo JBS-Friboi se tornasse a maior empresa de carnes do mundo e vc critica o fato de sugerir que o governo financiasse atraves do banco e das univers. federais um projeto de montadora nacional de carros kkkk Estranho a mente de um MAV ne

                • Antoniokings1

                  Cara. Não fique postando estas baboseiras de Lulinha na OI, na Friboi e etc., que só denigrem sua imagem como leitor de Veja, Folha e etc.

                  • Tosoobservando

                    kra a minha imagem nao esta manchada e sim a deles. A familia milionaria do Lula que tem de prestar contas a justiça, nao eu.

                    • Antoniokings1

                      Pois então são os milionários mais burros que conheço, porque Lulinha poderia pegar seu jatinho e embarcar para Genebra e pescar com o pai no famoso lago em um iate por lá. Em vez disso, deixou seu pai pescar tilápia em um sítio fedorento em Atibaia sentado em uma canoa de lata.

                      Aliás, Fidel Castro é mais burro, porque, milionário, ficou a vida inteira cercado em uma ilha usando uma farda verde com um tênis branco.

                    • Tosoobservando

                      Obvio a grana dele vinha daonde? E o sitio que o lula vai nao é este ae nao, é um bem melhor, e tem provas nao de Veja ou Folha, Globo, e sim da casa civil, os documentos da guarda do ex-presidente (sim por incrivel que pareça um ex-presidente continua usando segurança paga pelo estado)

              • Antoniokings1

                A China, principalmente, está investindo pesadíssimo em educação. Esta semana, saiu um ranking de conhecimento em matemática: 1º China, 2º Cingapura e 3º Coreia do Sul.

                • Tosoobservando

                  Pois é nestes rankings o Brasil costuma ficar em ultimo. Depois reclamam.

                  • Antoniokings1

                    Se depender das reformas propostas por Alckmin e Richa, vai ficar mesmo. Sem contar o roubo de merendas deste Capez que envergonhou mais o país do que qualquer escândalo. Roubar merenda de escola pública, de pessoas humildes é terrível.

                    • Tosoobservando

                      Engraçado que vcs so falam de gestões PSDB, mas esquecem que tem varios estados de gestão PT ou aliados, o meu Minas Gerais é um, que estao tao ruins ou piores (como o RS). Nao vou falar da minha cidade que o prefeito petista conseguiu destruir completamente, nem os salarios dos servidores publicos ta pagando, saude ta o caos, e financiando carnaval com dinheiro publico ainda, é pra acabar. Ainda bem que nao ganha esse ano nem quermesse de bairro mais.

                    • Antoniokings1

                      Pesquise na internet quanto custou a construção da Cidade Administrativa por Aécio. E ainda, qual a utilidade de se construir um aeroporto em uma pequena cidade que, por coincidência, é próxima de sua fazenda? E o pior é que teremos a indenização de seu parente que cedeu (?) as terras (griladas) para a construção. Tudo com dinheiro da viúva.

                    • Tosoobservando

                      Nao defendi o PSDB alias nem voto neles, sao pessimos tambem, e nao vou entrar nesse joguinho de vcs polarizarem tudo em PT x PSDB. Ja superamos isso, temos outras opções.

                    • Tosoobservando

                      Ah sim roubar merenda é muito mais grave que quebrar a Petrobras e deixar o país em frangalhos, com certeza.

                    • Antoniokings1

                      Evidente que é! Roubar comida de humildes e fraudar remédios é coisa de bandido da pior espécie. Aliás, não podemos esquecer que todas as pessoas envolvidas na Petrobras foram nomeadas há muito tempo e vários são funcionários de carreira. Importante mencionar que Eduardo Cunha, anti-petista ferrenho e amigo de Aécio, foi um dos grandes beneficiários do esquema. Sem contar que Aécio conseguiu a proeza de roubar Furnas em um governo petista. Esse é profissional. Um assombro!

                    • Tosoobservando

                      Pq vcs nao falam dos petistas do esquema indicados quando a Dilma era ministra?? Da compra fraudulenta de Pasadena e os 1 bilhão jogados fora? Quantas crianças famintas nordestinas nao davam pra salvar? Quantos bolsa familia nao ia pagar?

                    • Antoniokings1

                      Pasadena? Está atestado. Você é leitor de Veja, Folha e etc. Abra seus horizontes. Faça mais pesquisas. Pode colocar assuntos no Google. Aparecerão diversas fontes independentes. Leia, Pondere.

                    • Tosoobservando

                      Quem disse que ela aprovou foi o Cervero, o pesadelo dos petistas kkk E o depoimento dele esta aberto pra quem quiser ler.

              • FocusMan

                Caramba…. vou continuar a ler. to com nojo aqui…

          • Tosoobservando

            Vc quer o legado de Maua e Matarazzo? Olha a sua volta, o pouco de industrialização, ferrovias, portos etc.. que o Brasil teve na epoca do imperio e apos, que pavimentou o que o país viria a ser hoje, vem destes kras. Sem eles talvez fossemos ate hoje um país rural tipo a Coreia do Norte ou Cuba.

      • Antoniokings1

        Assino embaixo.

        • Tosoobservando

          Serio é tudo culpa do FHC? kkkk O FHC é culpado pela ma gestão que desde a epoca dos militares, Collor etc…?? Vcs MAVs sao muito ingenuos mesmo.

          • Antoniokings1

            O grande legado de FHC foi enfiar o pé na jaca das privatizações. Veja a Vale que agora está indo ladeira abaixo, inclusive com um crime ambiental gravíssimo. Siderúrgicas que nada evoluem e vão acabar sucumbindo para as multis. E a Oi? Sabe qual o maior acionista individual? Ela mesmo. A família Jereissati. É a maior acionista individual a empresa desde a privatização . Agora, se eles quiseram dar dinheiro por Lulinha é difícil entender.

            • Tosoobservando

              E devia ter privatizado mais, a Petrobras, Eletrobras, etc.. talvez o país hoje nao estaria tao afundado como esta.

              • Antoniokings1

                Certamente. Afundando como a população de Mariana afundou na lama da Vale.

                • Tosoobservando

                  Se fosse estatal nao teria ocorrido ne MAV kkk acredita tambem em Zeus, Apolo, Santa Claus, Coelhinho da Pascoa, nove dedos pobrinho?

                  • Antoniokings1

                    Se fosse estatal, certamente teriam investido na segurança da barragem para proteger população. Como empresa privada quer lucro a todo custo, aquela barragem seria suficiente. O resultado já conhecemos.

                    • Tosoobservando

                      Serio que vc acredita nisso??? kkk posso dormir tranquilo tem pessoas muita ingenuas, da pra ver pq hoje iriam fazer tuitaço pra defender o LUla, tem gente pra tudo nesse país.

                • Ernesto

                  Você vem falar da Vale? Sabia que o Governo ainda tem uma enorme influência na Vale? Sabe como o Roger Agnelli saiu da Presidência da Vale? Por influência do Luladrão! Vocês esquerdistas são tão cegos que só conseguem enxergar as mentiras que essa quadrilha diz. Isso que é ser doutrinado!

      • FocusMan

        Caramba…. Ainda bem que baniram esse cara….

        • Tosoobservando

          Esse MAV foi banido? Mas nem adianta, aqui esta infestado.

          • Miguel

            Nossa! Eu tive que ler a troca de gentilezas desse sujeito com vc…..kkkkkk
            Que mala! Discurso ensaiado, retorcendo tudo, eles colhem essas informações nas cartilhas do PT e depois vem vomitar nos fóruns se achando inteligentes!
            É como já disse acima: O pior do Brasil? São os brasileiros!

            • Tosoobservando

              Mas nao se engane, estas pessoas ganham pra isso, o proprio Lula fala em um discurso criticando essa militancia especializada, que so quer dinheiro.

    • Ricardo Rangel Lirio

      Meu caro, compreendo sua agonia… Mas o que esperar de um país que sempre figura entre os últimos em qualidade da educação?
      No caso da Embraer, faço uma analogia ao sucesso de grandes ídolos nacionais como Senna, Guga, Pelé etc… Em todos esses casos, o sucesso, “meio que surgiu por osmose” sem uma lógica e não deixaram sucessores.

    • FocusMan

      Me desculpe, mas eu sei o motivo.

      Trabalho com projeto de veículos e entendo perfeitamente porque no Brasil nunca teremos uma indústria nacional de produção de massa de veículos.

      1 – Não temos pessoas com dinheiro interessadas em trabalhar e lucrar daqui há 10 ou 15 anos.
      2 – Todos os investidores internacionais olham para o Brasil com desconfiança, assim como para os outros países da america latina. Aqui em nossa região todo dia a economia muda e como eu disse, levam 10 ou 15 anos para se colher algum fruto desse tipo de negócio.
      3 – Todo brasileiro quer ser esperto. Só quer lucrar muito. Todo banco é esperto e quer emprestar dinheiro com juros alto para negócios de alto risco.
      4 – Quando um tipo de negócio só existe quando isenção de imposto é condição imposta pela empresa para se obter lucro, tem algo errado.
      5 – Brasileiro não vai comprar carro nacional porque não acredita que o nacional é bom.
      6 – A Embraer existe porque aviação tem margem de lucro altissima.

      • Tosoobservando

        Se a gente tivesse isso como plano de governo, um governo centrado em investimentos em alta tecnologia, como China e India andam fazendo, pode saber que teriamos sim. Mas infelizmente nossos governantes desde o imperio de Pedro II ja aceitaram que seremos eternos produtores de commodities, o tal “celeiro do mundo”, e nao estao interessados. Tanto que a maioria dos genios ou pessoas com habilidades fora do padrao acabam indo para os Eua.

    • Marcos Wild

      Tem sim, a AGRALE que é de capital 100% brasileiro.

  • Louis

    Off-topic: só eu que estou tendo dificuldade em carregar o “Disqus” (parte dos comentários) ?

    • The Canadian

      Só no celular, no note carrega normal.

    • Foxtrot

      O meu ta meio demorado pra carregar já há algumas semanas.

    • Lobo

      As vezes o meu não carrega e tenho que ficar atualizando a página.

    • zekinha71

      Comigo também acontece, já até reclamei essa semana.

  • sigma7777777

    O ideal seria se as japonesas se unissem com a Peugeot-Citroen tal como existe a Renault-Nissan. Eu acho que o portfólio da Suzuki e Mitsubishi complementariam bem a PSA e vice-versa, faltando apenas um carro popular em conjunto.

    • Baralho

      A PSA já belong a China

  • Diego

    Fiquei na dúvida de uma coisa quais são as 7 marcas japonesas que se tornaram 3?

    • Supernescau

      Faltou “apenas” essa informação na matéria. Acho que seriam Toyota, Honda e Nissan. Só não sei se é correto chamar a Nissan de japonesa.

      • Zé Mundico

        A Nissan continua sendo uma empresa japonesa como sempre foi. Apenas a Renault tem controle acionário que pode ser vendido a qualquer momento, dependendo das circunstancias e da oportunidade.

    • As sete que temos no Japão:

      Honda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Daihatsu e Suzuki.

      Segundo a matéria, sobrarão:

      Honda, Toyota e Nissan.

      Edit: esqueci da Mazda, então são oito

      • Diego

        Hmmm, será que a Nissan ficaria de fora da conta por já ter se unido a Renault?
        Então as 3 resultantes seriam a Honda, Toyota e .

        • Não. Eu acho que será Nissan, Honda e Toyota mesmo.

  • Não creio numa junção da Mitsubishi por exemplo. O Conglomerado é gigante, logo, ou vão levantar a marca (Como a Hyundai fez com sua divisão de automóveis) ou matam a marca.

    • Tarcio

      A Mitsubishi é um conglomerado de empresas, pois tem braços na área de equipamentos elétricos, mecânicos, pontes rolantes, software, eletrônicos e etc.

  • Tosoobservando

    Toyota abocanha Subaru, Daihatsu, Lexus
    Honda a Mugen e Acura
    Vamos tirar a Nissan pq agora “pertence” a Renault (virou francesa) junto dela tem a Datsun, Infiniti
    Eles acham que vao se agrupar em um 3º grupo MItsubishi, Suzuki, Mazda, Isuzu, Mitsuoka e Yamaha (tb faz carros la)?

    • Diego

      Que eu saiba, a Yamaha não fabrica carros de passeio, apenas quadriciclos, carrinhos de golf, geradores, barcos, lanchas, snowmobile, etc.
      Ela recentemente porem apresentou conceitos para um supercarro, mas só no conceito ainda.

    • HenriqueHJ

      No caso da Nissan a Nissan Não pertence a Renault. a pareceria é de a Renault detém 40% das ações da Nissan e a Nissan tem 15% das ações da Renault.

      e no JP a Nissan fica em 2o. no volume de vendas de automoveis (tem alguns anos que é ultrapassado pela Honda, mas na média a Nissan é considerada a 2a).

      Pessoas dizem que a Nissan não é tão japonesa pelo fato de que a maior parte da produção da Nissan é feito fora do Japão, ao contrário da Toyota e Honda.

    • Bruce Wayne

      A Subaru vai fazer parte de um quarto grupo, ela e só ela.

      • Tosoobservando

        A Subaru ja é da Toyota.

        • Bruce Wayne

          Hahahahaha. Nao, nao é.

          • Tosoobservando

            Praticamente.

            • Bruce Wayne

              16,5% é praticamente nada de 100% mesmo, concordo.

              • Tosoobservando

                Se quiserem compram amanha, é disso que a materia fala, as menores serao engolidas pelas maiores, senao irao desaparecer.

                • Bruce Wayne

                  Veremos……
                  A Subaru esta quase lançando sua primeira plataforma global, não me parece que ela leu a matéria.

                  • Tosoobservando

                    Vai voltar a vender nos Eua?

                    • Bruce Wayne

                      Voltar?! o maior mercado dela é lá.

  • No_Name

    Futuramente num futuro bem distante (ou não) sobrará só a Toyota…no mundo.

  • Zé Mundico

    O caminho é esse mesmo. Montadoras tipo Mazda, Mitsubishi ,Nissan e Suzuki não conseguem acompanhar o ritmo da globalização e a tendência é de serem absorvidas por outras ou se transformarem em marcas “alternativas” das grandes.

    • Marcos Medeiros

      Espero que a Mazda não perca sua classe se entrar em um grande grupo.

      • Andre Studart

        Tudo depende da empresa que a administra, veja a Volvo, por exemplo, a Geely absorveu ela e todos (inclusive eu) achamos que ela ia cair drasticamente em tudo.. Acontece que nao so revitalizou ela, como a colocou no mapa com belíssimos carros novamente

  • Rbs

    Eu só vejo esses empresários falando isso há um bom tempo. E para o consumidor fica como?

  • Boris

    Continuarei com meus Subarus com seu péssimo acabamento e excelente tração/dirigibilidade :)

    • Bruce Wayne

      “IRONIC – TRUE – MODE ON”

  • pedro rt

    pelo jeito so quem vai ficar vivo sera a TOYOTA, HONDA e NISSAN, a mitsubishi, hino, isuzu, daihatsu, suzuki, subaru e mazda serao engolidas por elas…

  • Fabio Marquez

    Com a evolução da condução autônoma de veículos movidos a energia elétrica o caminho natural e mais seguro é esse mesmo. Carro nem vai ter mais tanta graça dentro de pouco tempo já que serão todos iguais, sem ronco e sem alguém atrás de um volante os levando, para que vão ter identidade? Aliás, logotipo de montadora devem deixar de existir também.

  • Bruce Wayne

    Deixem a Subaru fora disso.

  • Pedro Evandro Montini

    Acho que, para a Mitsubishi, faria mais sentido uma aliança com o grupo PSA, que já é sua parceira em vários projetos. Neste caso, os chineses da Dongfeng, que são os maiores acionistas do grupo francês fariam a intermediação. No longo prazo, surgiria um grande grupo de capital sino-nipo-francês.

    A Mazda já teve um casamento com a Ford, e ao meu ver seria interessante que ambas reatassem essa união.

    A Suzuki já teve caso com a GM. Acho difícil voltarem a trabalhar juntas, embora fizesse sentido econômico. Mas, como a matéria disse que existe uma possibilidade com a Toyota, que também tem um “rolo” com a PSA, pode ser que acabe ficando com os conterrâneos mesmo.

    Quanto à Honda, seria a noiva ideal para a BMW ou para a Daimler-Benz. Acredito que uma aliança com uma das duas alemãs faria muito sentido, embora não haja nada que indique isso. Também faria sentido alguma parceria com a FCA, onde a Honda poderia se tornar uma acionista relevante.

  • FocusMan

    Mesma história das outras partes do mundo.

    Se você não consegue ser global, melhor vender para um concorrente fechar sua empresa ao invés de você mesmo.



Send this to friend