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Jeep Grand Cherokee do ator de Star Trek estava em lista de recall

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Anton Yelchin, ator que interpretava o personagem Checov na franquia Star Trek morreu esmagado na garagem de sua casa, nos EUA. O acidente ocorreu quando seu veículo, um Jeep Grand Cherokee o atingiu.

De acordo com a NHTSA, a investigação apurou que o Grand Cherokee de Yelchin estava na lista de modelos da FCA que estavam sendo corrigidos por conta de uma funcionalidade do câmbio automático do modelo.

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Ao se colocar em Parking (P), o câmbio estaria na verdade em Neutro (N), confundindo assim o condutor, que deixaria o carro sem estar engatado. Yelchin estava na parte de trás do veículo, mas a investigação ainda não apurou se ele deixou o carro em neutro.

A NHTSA recomendou um recall de 1,1 milhão de unidades da FCA equipadas com o câmbio automático de oito marchas, cuja alavanca seletora induz ao erro.

[Fonte: The Big Story/Canaltech]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.





  • Khusller

    Lembrei de Premonição.

    • Mr. Car

      Por falar em premonição, prevejo batalha nos tribunais.

    • vicegag

      Se tivesse carro brasileiro, talvez não tivesse morrido, aqui os nacionais na maioria pesam pouco mais de uma tonelada, e lá mais de duas.
      Poderia morrer de outra forma, devido à má segurança da maioria das nossas jabuticabas.

      • Luis LC

        Uai, uma ton. já não matava???

  • Rodrigo Figueiredo Bertelli

    Essa foto não é da alavanca de câmbio do Grand Cherokee. Essa daí movimenta. A do Grand Cherokee é eletrônica.

    • MMM

      No próprio site da Jeep mostra essa alavanca.

      • Rodrigo Figueiredo Bertelli

        Essa é a alavanca problemática da Grand Cherokee.

        • zekinha71

          Que coisa tosca e ainda funciona mal.

          • Rodrigo Figueiredo Bertelli

            Mas as da BMW tem o mesmo funcionamento. A alavanca não muda de lugar. A diferença é que na BMW o “P” é um botão, deixando mais fácil a colocação nessa posição.

            • Navaman

              Posso ser antigo, mas, para mim, as alavancas tradicionais parecem ser mais ergonômicas e fáceis de usar do que botões giratórios ou joysticks (tipo BMW).
              Confesso que geralmente nem olho ao painel ou à alavanca em manobras, pela posição ao passar das engrenagens, já sei a marcha.

        • Gustavo Dornas

          muito mal feita essa alavanca, ela tem uma mola e volta pra posição central independente da marcha selecionada.

          • Racer

            Ruim este funcionamento…Nada melhor que ficar na posição selecionada.

          • Rodrigo Figueiredo Bertelli

            Mas as da BMW tem o mesmo funcionamento. A alavanca não muda de lugar. A diferença é que na BMW o “P” é um botão.

      • Rodrigo Figueiredo Bertelli

        Essa da matéria é a nova que eles mudaram. A problemática é a da foto que postei.

        • Mak Mak

          Valeu por postar a foto,pelo que dizia a matéria eu estava deduzindo que seria algo assim.
          Com a foto só comprovou.

    • Paulo Douglas

      Faltou colocar legenda com “imagem meramente ilustrativa”.

  • Lyn

    Achei que ele tinha se acidentado com o carro em rodovia e não que foi esmagado na garagem de casa. Que bizarro.

    • celso

      Realmente, muito bizarro.

  • Gustavo Dornas

    Pelo que entendi do recall, não é que o carro fica em N quando se coloca em P, o problema é que a alavanca é retrátil e volta pra mesma posição que estava, isso confunde o motorista que acaba saindo do carro com o câmbio ainda no D, R ou N. Isso é facilmente resolvido com alarmes sonoros e visuais. Mas a alavanca é confusa mesmo, vi uns vídeos do funcionamento dela e confunde quem está acostumado com a antiga. Se quisessem inovar tanto, seria melhor fazer só botões então.

    • Rodrigo Figueiredo Bertelli

      Mas as da BMW tem o mesmo funcionamento. A alavanca não muda de lugar. A diferença é que na BMW o “P” é um botão, deixando mais fácil a colocação nessa posição.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Com o ser humano é assim, as informações tem que ser preto no branco.

  • Louis

    Muita gente não usa o freio de estacionamento, só coloca em P, eu acho arriscado.

    • Navaman

      Sim, os americanos sobretudo.

      • Augusto

        Tenho amigos (americanos) que só usam o freio de mão apenas em ladeiras. Eu acho isso bem arriscado.

        • Marco Douglas de Paula

          Também sempre faço isso, se o carro ta no plano nao aciono o freio de mão. acho super normal… Só é ruim quando aquele amigo pesado entra no carro, parece q ta solto haha

          • Matheus Conrado

            Isso faz mal pra o câmbio, sobrecarrega a trava das engrenagens,e em caso de reboque puxando as rodas(quando se paralugar proibido) o risco de danos é alto… no plano e
            Ou no aclive só solto o freio de serviço quando puxo totalmente o de mão, em casa eu até deixo e N msm..

    • Rodrigo

      Por isso lá os carros mais novos cada vez mais estão adotando os freios de estacionamento eletrônicos.
      Quando aluguei um Chrysler 200 lá no começo do ano vivia me confundindo (seletor rotativo + freio de estacionamento eletrônico). Sempre que colocava em P o freio de estacionamento acionava-se automaticamente. Na hora de mover o seletor para D ou R, tinha que liberar também o botão do freio, pois não liberava sozinho.

  • awatenor

    Sabia que não demorava para culparem o carro. Gostava muito de Anton, sou fã de Jornada, mas a realidade é que a maioria das pessoas se distrai muito facilmente nessas situações, eu incluso, mas sem gravidade no meu caso, resultado: nunca saio do carro sem o freio de mão acionado.

    • Gustavo Dornas

      99% dos carros que caem da garagem ou saem andando sozinhos são automáticos, ainda não descobriram um jeito de alertar melhor o motorista. Minha esposa já saiu do carro engatado em D, estávamos saindo da garagem e ela esqueceu o celular, puxou o freio de mão e saiu do carro correndo, a sorte é que eu estava dentro do carro e pulei pro lado do motorista, pisei no freio e botei em P. Mas isso acontece com bem mais frequência do que a gente imagina.

      • awatenor

        E provavelmente a força aplicada nos freios de mão tradicionais, puramente mecânicos, não é suficiente (como no seu caso) para “segurar” o veículo no efeito creepping, levando ao movimento, caso não ser que seja aplicado um grande puxão no mesmo.

        • Matheus Conrado

          Comigo ja aconteceu..fui abrir o portão de casa tava resolvendo algo importante no telefone aí me distrai,e puxei o freio de mão (minha sequência pra parar AT é:puxo o de mão e jogo pra N ou P) só que estava ainda no D… mas só me dei conta quando voltei pro carro. Ainda bem que o freio segurou, pq ele até poderia me empurrar contra o portão…

      • Hélio

        um problema q aconteceu comigo 2 vezes com meu automatizado, é que as vezes numa vaga com declive, engato a R, mas vou descendo sem acelerar…
        daí quando vou querer sair da vaga, acabo esquecendo que havia colocado em R e não em D acabo acelerando, daí bato no carro de trás, hehe.
        acho que a falta de creeping ( e de atenção, claro) ajuda a ter esse problema

      • Marco Douglas de Paula

        Claro que descobriram! Eu tinha um pt cruiser 2006 que era impossível tu esquecer o carro no N, pq tu nao podia tirar a chave da ignição se não tivesse no P

        Pronto, perfeito, nada difícil…

        • Gustavo Dornas

          Mas tem carro que não tem chave. Hoje tenho um fluence com cartão, mas acho que se tirar o pé do freio com a porta aberta, o carro solta uns sinais sonoros bem chatos e ainda informa no painel para colocar o cambio em P.

      • Tygra

        O meu New Fiesta não permite retirar a chave com o câmbio em outro posição que não seja P. Além disso, caso vc abra a porta ele começa a apitar e aparece uma mensagem na tela lembrando que vc deve por em P.

    • Marco Douglas de Paula

      Pra que a montadora foi complicar algo simples? essa é a questão… é culpa da montadora por fazer um cambio estúpido, as vezes inovações são simplesmente idiotas e inúteis
      são feitas só por moda e nesse caso mataram ele.

      • awatenor

        Vendo essa alavanca (postaram uma foto por aí) não tem Einstein que não se confunda. Por isso que hoje prefiro carros mais simples, com mais botões e menos touchscreens. E detesto botões no volante.

  • Zé Mundico

    E fazendo esse recall agora a Jeep passa recibo da culpa pela morte do rapaz.

    • dor53

      o recall ja foi anunciado ha mais de 1 mes

  • Bruno Brasil

    Pergunta: Porque muitas pessoas de cambio AT não tem costume de puxar o freio de mão ? Eu nunca tive AT só manual, mas vejo, principalmente em filmes, as pessoas saindo do carro e vejo q o carro se movimenta um pouco, ou seja, provavelmente só deixou em P e sem o freio de mão.

    • AlemãoMoreira

      Na verdade eu já escutei de mais de uma pessoa o seguinte: “tem que por em P porque o freio de mão não segura”.

      • Marco Douglas de Paula

        Tem carro qeu não segura mesmo, mas o certo é sempre por em P, puxando ou nao o freio de mão… Não se costuma puxar pq se nao tiver em aclive não precisa, o P segura o carro de boa.

        • AlemãoMoreira

          Segura sim, se o seu não o faz é porque está com problema.

      • Rodrigo

        O freio de mão sempre vai segurar. Se não segura é pq o freio está gasto ou mal regulado. Um teste simples de ser feito é puxar o freio de mão com o câmbio em D e soltar o pedal do freio: o carro tem que ficar imóvel. Lógico que isso não deve sempre ser utilizado pois força demais tanto o freio quanto a transmissão. Em situações de paradas mais prolongadas, o ideal é mover para N e acionar o freio de mão. Ou então desligar o carro.
        O fato é que em muitos câmbios vc só consegue retirar a chave do contato se o câmbio estiver em P. Em carros com chave presencial não sei como funciona, mas imagino que o motor deva desligar após um tempo depois que a chave saiu do perímetro de detecção dos sensores de presença.

        • AlemãoMoreira

          No Fluence (chave presencial) com o carro parado você pode desligar o carro até em D e a alavanca não bloqueia. Agora depois quando você for religar o carro é preciso por em P senão não liga.

    • Maycon Farias

      Eu sempre uso o freio de mão mesmo no P.

    • Tygra

      Essa é a questão. Não quero aqui vai juízo de valor sobre o acidente porque não sei o que realmente aconteceu. Mas esse costume de não puxar o freio de mão ao estacionar o carro é um absurdo. Não tem nenhuma justificativa para não usar o freio de mão ao estacionar. Jamais deixei um carro meu estacionado sem estar com o mesmo ativado, seja com câmbio manual ou automático, sempre puxei o freio de mão. No manual, além de puxar o freio de mão, também deixava a primeira marcha acionada. Já no automático o procedimento correto ao estacionar é: pé no freio; colocar o câmbio em N; puxar o freio de mão; tirar o pé do freio (para que o peso do veículo fique no freio de mão) e por fim colocar o câmbio no P.

      • Bruno Brasil

        É o q sempre fiz, puxo o freio de mão primeiro e depois engato a primeira, na vdd o cambio é como se fosse um backup, mas não deixo o “peso” do carro no cambio. Eu tb não entendo do pq não puxar o freio de mão, pq é tipo de um lance que deve ser automatico.

    • Rodrigo

      É um mau hábito que, além de riscos à segurança também gera desgastes ou danos à transmissão automática, pois concentra todo o esforço para a transmissão. A posição P do câmbio automático nada mais é que uma trava mecânica que se conecta à uma engrenagem da transmissão.

  • Maycon Farias

    cara…. nao sabia disso, ate chorei agora, sou muito fan dessa serie. poxa lamentável… :(

    • Lamentável mesmo! O Checov era um personagem muito legal, engraçado, inteligente… foda :(

  • Fernanda Tavares

    me lembrou o caso do cinto de segurança do Uno,que vitimou o Chico Science

  • Auto Verdade

    Tenho um Renegade, tem freio estacionário elétrico e automático, colocou na posição “P” aciona-se automaticamente! Se tiver nessa posição “P” e tocar no botão para desativar ele desativa mais volta a ativar! Poderia melhorar isso e não deixar-me desativá-lo e quando estiver parado e na posição “N” e destravar o cinto de segurança, ele ativar automaticamente também! Vale essa dica para a FCA/JEEP. E também poderia desativar o acelerador, que é eletrônico em alguns casos específicos, tecnologia tem para isso.

    • Marco Douglas de Paula

      Não precisa de nada moderno pra evitar isso, uma alavanca comum com um bloqueio na chave – ela só sai no P já resolve, coisa que existe há 50 anos…

  • Bugrezilla

    Caramba, que confusão, Pra que foram inventar moda numa coisa que funcionava tão bem? Se conseguirem provar que ele morreu por culpa desse câmbio, prevejo um processo bilionário, pois lá a lei funciona bem até demais pra esse tipo de coisa.

    • Realmente, repare aos 22 segundos do video que para colocar em P tem que segurar a alavanca para frente por um instante até o P entrar… pois não entra imediatamente. Péssimo!!!

  • Eu sempre sigo um “ritual” ao parar o carro, que é o seguinte: com o pé no freio engato N, puxo o freio de mão, solto o freio do pé, e coloco em P. Assim todo o peso do carro fica no freio de mão e não no câmbio. Essa dica foi um amigo mecânico que me deu. Ele disse que vazamentos tornam-se raros fazendo isso, pois não força a caixa quando estacionado, além de evitar aquela força que tem que fazer pra tirar o cambio do P quando se para em uma subida ou descida, por exemplo.

  • Zé Mundico

    Eu tenho visto muita gente usar o freio de estacionamento em carro automático de forma errada, acionando o freio por último, depois de colocar no P.
    Acontece que o freio de mão (ou freio de estacionamento) deve ser acionado ANTES de se colocar no P. Na verdade, o freio de mão deve ser acionado quando o carro está em N. Se o carro estiver numa subida ou descida, o freio de mão de mão deve ser acionado com o pé no freio.
    Colocar no P é a ÚLTIMA coisa que se faz quando se estaciona o carro.

  • Gustavo Dornas

    muito mal feito.

  • Matheus Conrado

    Carros AT são muito confortáveis, porém precisam de atenção em momentos cruciais, e hj em dia com a vida corrida vc fica vivendo no automatico(com a licença do trocadilho) aí aparecem os carros despencado de estacionamento… essa semana aqui em Recife, um dono de Pajero trocou os pedais e destruiu metade de uma farmácia…

  • Tosoobservando

    Fiat FCA group + problemas em cambio= morte condutor. HIstoria antiga…

  • Marquinhos

    Oh loko , não estava sabendo disso. Que Perigo !!! Esse Cambio parece os Joystick dos antigos

  • Romulo Moreira

    Esse “moleque” mandava muito nos filmes. Último filme dele que assisti, “5 to 7” achei espetacular…
    Depois do Paul Walker, pra mim foi outra das maiores perdas no cinema, N.M.O…

    Se esse tiver sido o motivo do acidente, vê-se que está cada vez mais complicado essa questão de recalls frequentes que atingem os veículos do mundo afora….