Finanças Jeep Preços

Jeep responde sobre desconto de IPI para portador de deficiência física

jeep-renegade-impressões-NA (91)

O leitor Maurício Roberto é portador de deficiência física e procurava um veículo para seu uso. A escolha recaiu sobre o Jeep Renegade equipado com motor diesel. Após procurar alguns concessionários da marca americana, descobriu que o desconto de IPI à que tem direito, seria de 20%.

Como já se sabe, veículos diesel recolhem 25% de IPI, que é embutido direto no preço do carro. Sem uma resposta correta das revendas, Maurício entrou em contato com o NA, que remeteu a questão ao fabricante. A assessoria de imprensa respondeu o seguinte abaixo:

“A FCA concede integralmente a isenção, estritamente dentro da Lei. Porém, a isenção de 25% de IPI para motor diesel, em termos de redução no preço, cai para 20% devido à bitributação de impostos”.

A Jeep deu um exemplo de como funciona a tributação, através de uma simulação de desconto que segue abaixo:

ipi-jeep

A FCA esclarece assim que: “O Preço Público já compõe o IPI, portanto, antes da isenção é necessário chegar ao que seria o Valor Total do Produto informado numa NF de venda normal. Este Valor de Produto é a Base de Cálculo do IPI. Neste exemplo o valor do IPI destacado corresponde aos 20% que o cliente enxerga sobre o Preço Público.”

Agradecimentos ao Maurício Roberto.





  • Fábio S

    Precisava toda aquela tabela. Não dava para dizer o preço com desconto e sem desconto…só…kkkkk

    • Guilherme Eduardo

      É pro pessoal entender como chegou no preço com desconto, por que é feita uma deducão de 25% mas na prática cai só 20%.

      • Fábio S

        Claro..

      • pedroo

        na verdade eh matematica simples, se seu carro custa 8, e sobre ele cai um imposto de 25%, vc paga + 2, ou seja 10 no total, AGORA PARA RETIRAR esse imposto de 25% q foi aplicado, vc precisa tirar soh 20% do novo preço, ou seja, 10-2=8, sacou ?

        • Guilherme Eduardo

          Tinha esquecido desse detalhe de que soma e subtração com % não é igual. Valeu pela dica!

        • Didática perfeita, parabéns! Alias, acho que a FCA vai copiar/colar sua resposta para facilitar o entendimento que ela tenta fazer.

  • Guilherme Ferreira

    Mas os carros para PNE não são limitados em 70.000,00?

    • Douglas

      Para isenção de ICMS sim, IPI não.

    • RMN

      Esse limite é pra desconto total….de IPI e ICMS…
      Vc pode comprar carro acima desse valor, só que perde o desconto de ICMS…

      • Matheus Marques da Silva

        Legal.. não sabia dessa! Tenho um tio com Down e até 3 pessoas da família podem usufruir desse direito (moralmente, desde que utilizem o carro para transportá-lo). Hoje nenhuma das pessoas que transportam ele normalmente fazem uso desse desconto, mas vou verificar com esses se há o interesse. Obrigado!

        • Vattt

          entra no site da Honda e Peugeot, lá tem a tabela de preços. Na honda é o link vendas especiais honda.com.br/automoveis/vendas-especiais/Paginas/default.aspx

        • Alessandro Rodrigues

          Só vale para carros novos, correto?

          • Matheus Marques da Silva

            Sim. E tem algumas peculiaridades como o tempo necessário que se fique com o carro (para que não vire farra de ganhar dinheiro sobre um benefício concedido) sem ter de pagar o imposto integral na hora da venda, cobertura limitada em caso de sinistro (não é 100%FIPE no caso de ser segurado, se nao me engano), entro outros.

            • Alessandro Rodrigues

              Obrigado pelas informações. Também tenho parente com down, mas as informações sobre os descontos são bem escassas, na internet e pouco tempo tive para procurar um advogado e me informar sobre.

              • Matheus Marques da Silva

                Não fiz a experiência que vou te recomendar, mas se quiser evitar gastos com advogados procura os departamentos especializados nas concessionárias. Eles te auxiliam nas providências necessárias. Sei que toma bastante tempo, já vi relatos de seis meses entre a entrada da solicitação e a compra do carro.
                E, claro, a internet está minada de informações, nem todas precisas, é verdade. Já li em algum lugar um relato detalhado de uma pessoa que descreveu todo o seu processo, mas agora não me recordo onde.
                Abraço!

                • Alessandro Rodrigues

                  Farei isso, quando o plano do próximo carro amadurecer. Como o @pauloestevinho:disqus também colocou, é a melhor forma. Aliás, Paulo, obrigado pelo adendo sobre não cobrarem pela papelada. Tanto você, Matheus, quanto o Paulo, foram úteis. Realmente, obrigado!

                • antonio carlos lisboa

                  o processo é simples mas toma tempo, muito tempo. Primeiro tem que tirar a cnh especial, depois dar entrada na receita federal (comprovar que tem condições de comprar o carro pretendido, geralmente eles pedem cópia declaração anual), depois ir na receita estadual. logo toma tempo e perda de dia no caso se trabalhar. Na honda eles cobram 85o reais para montar o processo e se comprar o carro lá eles devolvem 650 reais.

              • Paulo Estevinho

                Procure sempre a venda direta nas concessionárias, geralmente eles já tem um pessoal bem informado sobre os descontos, dão entrada na papelada e não cobram por isso.

              • bcmello

                Vc devia procurar um advogado pra processar Deus por ter te dado um cérebro tão limitado

                • Alessandro Rodrigues

                  Deus não existe. Mas você pode criar culhões e se apresentar para encarar como homem. Muito porém creio que nem barba tenha, sub15.

                  • bcmello

                    Opa se posso campeão, ficaria com o rabo entre as pernas se me visse. Deus não existe pra você! Como posso fazer para me apresentar? Qual seu estado?

                    • Alessandro Rodrigues

                      Mande seu perfil do Facebook, que lhe passo o endereço, mas já adianto que se for de Curitiba, fica mais fácil ir conversar com teus pais para lhe tirarem o celular por uns tempos, ”campeão”.
                      Obs: não existe para ninguém. Mitologia já foi e hoje é só mais um negócio lucrativo que não paga impostos. Um verdadeiro fardo.

                    • Alessandro Rodrigues

                      @edsonfernandes:disqus

                    • Alessandro Rodrigues

                      @edsonfernandes:disqus, aqui.

            • Thiago Zuando

              Tem que ficar 2 anos. Cobertura 100% fipe no meu carro.

  • Douglas

    Para ficar mais claro, se um carro sem o IPI custasse 100.000, incide 25% do IPI elevando para 125.000.
    Se tirasse 25% do valor final ficaria 93.750 e não 100.000.
    Já se tirar 20% do final volta aos 100.000.

  • 80.720,00 um ótimo preço para Renegade Diesel.
    Não precisa nem discutir.
    Agora bem que os taxista poderiam compara ele pois não tem o limite de valor para ICMS como o PNE .
    Seria uma boa tacada da FCA ter vários táxi Diesel , mais pelo que fiquei sabendo a FCA não tem essa tabela ainda.
    Conforme diz a legislação basta o veículo ser até 2000 mil cilindradas e combustível renováveis ou não .
    Ou seja se for colocar na ponta do lápis em SP o Renegade sairia para o táxi 32% = 12% ICMS + 20 IPI.
    Ótimo negócio para os taxista um ótimo carro a oferecer aos passageiros e boa economia de combustível.

    • Chabal

      só perde com o porta malas pequeno, teria que ter um bagageiro de teto ou reboque

    • Edson Fernandes

      Para taxista seria dificil pelo porta malas e até o espaço interno ligeiramente restrito. Eu se fosse taxista procuraria outro modelo como o HR-V ou o Duster. (que inclusive tem o ultimo na praça de Taxi).

      • Alessandro Rodrigues

        Gostaria de reportar o usuário @bcmello:disqus por ofença gratuita. Peço o bloqueio do usuário ao site, gentilmente. O debate se deu de forma saudável e com trocas preciosas de informações, quando o supracitado veio unica e intencionalmente com a missão de ofender gratuitamente, sem acrescentar NADA. Aguardo contato e obrigado!

        • Edson Fernandes

          Alessandro, poderia por gentileza me reportar qual noticia e se possivel seu comentário para que eu possa visualizar?

          Abraços

  • Pedro Rocha

    E ainda tem gente que diz que os carros são caros principalmente pela ganância das montadoras. Perto do que os socialistas nos arrancam em impostos desde 1988, ágio não passa “molecagem”.

  • Haroldo

    É questão matemática, não de bi tributação. o valor sem imposto é perto dos 80 mil, se acrescentar os 25% sobre este valor você acha o valor de venda. É diferente de ter desconto de 25%. Não tem nem o que discutir…

    • Matheus Marques da Silva

      Isso acontece porque não se ensina matemática corretamente na escola. Talvez por eu ter feito metade de um curso de engenharia e depois ter mudado para Comercio Internacional essa falta de ensino tenha ficado mais evidente (desculpem a generalização com o pessoal das humanas, sei que não vale para todos). O pessoal simplesmente não sabe fazer contas. Quando estudava, cansei de sair das aulas (provas principalmente) depois de 30 minutos de iniciadas enquanto o pessoal ficava 3 horas pra resolver 5 exercícios simples. E isso não é somente mérito meu, é uma boa base que foi feita antes. Aí me falam “Bah! Todo esse dinheiro e tempo de engenharia jogado fora”. Não, não foi.

      • Edson Fernandes

        Curioso vc dizer isso, pois eu parei um curso de Tecnologia da informatica, mas hoje lido com o lado de programação principalmente voltado a banco de dados. Ou seja, ouvi que eu já gastei meio curso para parar, assim como vc… “Não, não foi”.

    • Vitor

      Geralmente o desconto é sobre o valor da tabela. A exemplo da honda, com Isenção dos dois impostos, fica em torno de 23% mais barato. Assim a Jeep poderia dar o desconto sobre o preço de tabela. O fluence oferece um desconto maior, além dos impostos. Cada empresa tem uma fórmula de calcular. A peugeot tem carros acima de R$ 70 mil, mas dá dá desconto. E por ai vai.

      http://www.honda.com.br/automoveis/vendas-especiais/Paginas/default.aspx

      http://carros.peugeot.com.br/vendas-diretas/

      http://www.citroenbr.com.br/monte-seu-carro/Linha-PCD?gclid=CP7kgprz2MgCFcQEkQodaMIIyA&gclsrc=aw.ds

      • Haroldo

        Cada marca pode dar desconto maior se quiser. Mas o cálculo do Jeep está correto, se ela quiser dar um desconto maior, tirando assim da margem de lucro, ela pode dar. Não sei como fica somente o limite, se não me engano (está no site da Honda ou Citroen que me enviou) o limite é veículos de até 70 mil.

  • FocusMan

    O Título ficou parecendo que a Jeep está respondendo por alguma coisa que fez de errada.

    • Edson Fernandes

      Na realidade os concessionarios não souberam responder o consumidor. O NA teve que ir até os canais de imprensa da Jeep para obter essa informação.

      E então terá o consumidor que informar para a concessionaria como funciona. Triste isso.

      • FocusMan

        Eu entendi, mas o Título não ficou bom.

        • Edson Fernandes

          Infelizmente não sou eu que toco nessa parte.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Depois falam que o governo não mete a faca em impostos. Sou contrário a qualquer tipo de benefício deste tipo, para qualquer classe, afinal somos todos consumidores.

    • Matheus Marques da Silva

      Isso é o governo dizendo “Eu não sou tão carrasco assim! Já que não propicio condições de igualdade, toma aqui um benefício!” hehehe

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não me considero carrasco, respeito sua opinião, mas só não concordo com políticas assim, mas adianto, não vou explicar o motivo para não gerar + polêmica sobre o tema.

        • Matheus Marques da Silva

          Eu estou brincando contigo. Não te acho carrasco! hehe talvez eu tenha me feito entender errado! hehe
          A bem da verdade por um lado concordo contigo e penso que as mesmas oportunidades devem ser dadas a todos, já que todos pagamos os mesmos impostos e vivemos sob o mesmo governo etc, etc. Não sei se esse é o teu ponto, mas enfim, o erro começa em ter um imposto que atocha o dobro do valor real do carro no contribuinte.

          • Murilo Soares de O. Filho

            Sim, infelizmente todos os dias somos assaltados pelo nosso governo, e acredito eu, assim como você e todos aqui no NA, ficamos indignados com as patifarias do nosso governo.

            • Ernesto

              Nem todos, Murilo. Já vi alguns defendendo esse desgoverno petista.

    • Paulo Estevinho

      Sou cadeirante e já usei o a isenção de impostos, e não sou a favor disso, mas considero isso uma “compensação” e não um “benefício”.
      Não consigo chegar na padaria da esquina pq as calçadas são ruins, não uso transporte público pq não oferece condições, não tenho acesso a inúmeros lugares públicos e privados pq não tem rampa e nem fiscalização pra cobrar isso… Enfim, você paga impostos pra compensar meu desconto de ipi, e eu pago impostos pra você usar calçadas e ter acesso a qualquer lugar que quiser.
      É a velha história de tapar o sol com a peneira, ou tentar resolver a consequência e não a causa.

  • Vitor Meireles

    Pô, essa informação foi muito importante pra mim. Minha mãe vai dar entrada no processo para reconhecimento da deficiência dela e com o aumento dos preços dos carros, achava que ia ter poucas opções para comprar um carro para ela, pois as montadoras estariam limitadas a praticar esse desconto somente até o valor de R$70 mil. Agora, sabendo que há descontos de IPI e ICMS dependo da faixa de preço, as opções se expandem…

    • Matheus Marques da Silva

      Cuidado. Pelo que eu também aprendi, o desconto quando o valor do automóvel for acima de R$70.000,00 é somente para IPI. Não haveria, nesse caso, desconto de ICMS.
      Mas como eu falei aprendi isso aqui nessa lista de discussão. Cabe uma pesquisa melhor. hehe

      • Vitor Meireles

        Sim, eu vi em uns comentários aqui também, mas mesmo sendo só IPI é um baita desconto. Até onde eu sabia achava que não tinha desconto algum para carros acima de 70 mil reais.

        Se você for observar no site da Citröen, a única montadora que oferece os preços para PNE na internet, os descontos não variam muito mais do que isso, mesmo tendo carros abaixo dos 70 mil. Por exemplo, um C4 Lounge de R$69.900 sai por R$54.655, um desconto de quase 22% ante os 20% do Renegade.

        Vou tirar uns dias para visitar as concessionárias e analisar caso a caso, mas agora com mais esperanças.

        • Matheus Marques da Silva

          Nos sites da Peugeot e Honda também aprecem os veículos já com o desconto. O “problema” é que só vale para carros fabricados no Brasil.. Se quiser um Golf vai ter que esperar o MSi, por exemplo! hehehe
          Abraços

          • Fernando Vilela

            Argentina também, o Fluence vem de lá e entra nas isenções.

            • Matheus Marques da Silva

              É verdade! Nem tinha lembrado do Fluence! Será que é por ser membro do Mercosul (logo, todo carro advindo de membros do mercosul teriam esse desconto)? Porque nesse caso carros vindos do México tambem poderiam “entrar no pacote”. Eu acharia uma boa pedida!
              Editando – eu nao quis dizer que o México é parte do Mercosul, quis dizer que nao entendo o porque dessa diferenciaçao entre Argentina e México, desde que nao tenha a ver com o fato de Brasil e Argentina serem membros dessa fraude de ” mercado comum do sul”, que de mercado comum nao tem nada.

        • Leozeradf

          É como o Matheus falou acima. Carros até 70mil possuem isenção de IPI e ICMS, acima desse valor, apenas IPI. A Honda também disponibiliza na internet os valores de comercialização dos seus carros para PNE. Basta pesquisar por Honda + PNE no Google.

        • Ernesto

          O desconto do Renegade foi de 20% porque é a versão diesel. Se for a versão flex, creio que o desconto será menor.

  • Allan MB

    Ouvi dizer que o Renagade está com espera de até 6 meses em algumas versões, procede a informação?

    • Felipe

      Não procede. Fiz o pedido de um Longitude 1.8 AT6 sem opcionais, faturado para pessoa jurídica. O carro foi entregue em Belo Horizonte anteontem (Quarta 21/10), pouco mais de um mês depois do pedido.
      As versões diesel estavam com espera estimada de 60 dias e eram as maiss demoradas das a serem entregues, independente do pacote de opcionais (incluindo teto-solar).
      Falando em teto, questionei sobre o My Sky® e na concessionária, me disseram que ele estava disponível apenas para aquelas 1000 primeiras unidades com selo “opening editon”.

      • Faturou para PJ com algum desconto?

        • Felipe

          Sim, mas acredito que a porcentagem de desconto deva variar de acordo com o volume a ser faturado para o CNPJ. No meu caso, foi faturado com o desconto padrão, por ser uma unidade apenas.

          • De quanto foi o desconto para um carro? Não consegui abrir negociações para apenas 1 veículo.

            • Felipe

              Concessionárias normalmente não concedem o desconto. Procure o vendas diretas da Jeep. Consegui 5% sobre o preço público com condição de pagamento à vista. Na concessionária, mesmo pagando à vista, eu só conseguiria brindes e “acessórios”, desconto mesmo… Zero.

              • Valeu a dica! Aqui em SP tenho conseguido ótimos descontos na versão Sport mas nem tanto na Longitude.

                O tempo de garantia é o mesmo?

                • Felipe

                  Nesse serviço de vendas diretas da Jeep vc consegue contato pelo 0800 do atendimento. Orientações vc também consegue por lá. Parece que cada concessionária tem um ponto de atendimento do vendas diretas. No meu caso, o carro foi faturado da fábrica e eu escolhi a concessionária para a retirada. O pagamento foi feito direto pra montadora, através de um boleto eletrônico.
                  A garantia, as revisões e todos os termos legais são os mesmos para esta forma de aquisição.
                  Quanto ao desconto no Sport, realmente é menos complicado conseguir.
                  Confesso que pesquisei bastante pra ter desconto na Longitude. A impressão é de que as concessionárias querem omitir essa forma de aquisição com desconto, pra vender pelo valor normal… Enfim, mas valeu a pena. Boa sorte!

                  • Puts, muito bom. Vou ligar amanhã mesmo. Acredito que tenha pago o valor de 80.000 no Longitude, certo? Demorou muitos dias para a entrega? Obrigado pelas informações :)

                    • Felipe

                      Na época o preço público dele era de R$82.990. Fechei por exatos R$78.840,50. Foi entregue com 34 dias após o pedido, em Belo Horizonte.

                    • Saulo

                      Felipe, qual concessionária em BH você consegui o desconto?

                    • Felipe

                      Consegui o desconto eu via vendas diretas Jeep. O papel da concessionária foi apenas receber o carro e providenciar a entrega.

                    • Saulo

                      Obrigado pela resposta Felipe.
                      Eu ligo no 0800 e me informam que venda direta jeep é só pelo setor específico dentro da concessionaria.

                      Você comprou o seu dentro de uma, ou por telefone? se tiver algum contato, pode me passar? valeu demais.

                    • Felipe

                      Foi na Strada Jeep Contorno.
                      Mantive contato com o vendas diretas no 0800 e no vendas diretas dentro da concessionária, onde avaliei condições para aquisição e onde ocorreu a negociação. Entretanto, o carro não foi faturado pela Strada e sim pela própria Jeep. Na NF, está o CNPJ da FCA, endereço… tudo de Pernambuco. Parece que quem trabalha nos setores de VD é o pessoal da própria FCA.

  • Rodrigo Martins

    Esse cálculo “por dentro” dos tributos no país é outro dificultador pra entendermos qual é a efetiva carga tributária… pessoal quer que ensine quanto fica determinado produto sem imposto, mas na realidade, como já vem tudo embutido, não temos como falar objetivamente num preço “base”, sem tributos, sobre o qual incidem os impostos, para ir se ter o preço final. Os fabricantes já projetam um preço que sairá no mercado, pra ter a aceitação e o retorno esperado, e destacam o tributo em cima disso, que recolhem depois… Se entrar substituição tributária, então, aí é que o cálculo piora…

  • 1945_DE

    Cara aproveito para comprar logo. Agora o IPI é de 45%, e eles vão dar um jeito de te dar só 30%. Fecha logo esse negócio, se você quer mesmo andar de Renegade.

  • BorisAWD

    Treze são quatro mais sete!

  • Baetatrip

    Gostei desse belo desconto de 20%
    Sou def auditivo e tenho desconto
    Pensei pegar a top (Trailhwank) e acabei desistindo (Top de tudo beira 155, pagaria 122)
    Mas problemas serios como alagamento (entrada de ar e + baixo do que a vesao gasosa!!!!)
    E migrei para GV da Suzuki e e verdadeiro jipe…. To muito feliz, pego muita estrada e terra!
    Carro extremo confiavel e nao tem mt eletronica para aporrinhar nao!
    “Suzuki life on way”

  • Hugo Ribeiro

    Alguém avisa a FIAT que bitributação é proibido no ordenamento jurídico brasileiro. Fala algo se nem saber o que é. Bitributação ocorre quando 2 entes distintos cobram tributos pelo mesmo fato gerador. Ex: ITR e IPTU (mesmo imóvel)

  • Jose Silva

    Queria saber desconto para produtor rural

  • Sandro

    Isso é matemática simples de escola. No Brasil as pessoas andam formando sem saber quase nada.

  • Celso Wolf

    Poderiam repassar mais informações sobre a orma de calculo deste desconto, pois estive em uma concessionaria e a forma de calculo que me apresentaram não estava de acordo.
    exemplo na compra de um veiculo eu vou pagar o valor da nota fiscal ja que se trata de uma venda direta? A concessionaria pode acrescentar algum valor a esta compra? dentro do valor da nota vou dar uma entrada, e financiar o restante, o calculo será o valor da nota – o desconto dos impostos a que tenho direito, deste valor que eu vou tirar o valor da entrada, pra dai fazer o calculo do valor do financiamento? certo assim.

  • Edson Fernandes

    Alessandro, eu o bani. Mas também vou lhe dar uma advertencia pois você também o respondeu. Ele será banido por ofensa.

    Mas quando ocorrer qualquer ofensa contigo, antes de responder, me informe que eu tomarei as devidas medidas. Responder a uma ofensa pode gerar também problemas para ti ok?

    O estranho foi ele ter respondido a um comentário seu, sendo que faziam 9 meses da sua resposta.

    Abraços

    • Alessandro Rodrigues

      Edson, obrigado. E entendo a advertência. Erro meu ter respondido! Não ocorrerá novamente!
      Não entendi o porque de me responder nove meses depois. Se fosse algo construtivo, seria bem vindo, mas… enfim. Os comentários continuam ótimos e a moderação trabalha muito bem, parabéns!
      Abraços



Send this to friend