Mercado

Junho teve alta de 2,7% nas vendas de automóveis e comerciais leves

mercado-NA1

As vendas de automóveis e comerciais leves teve alta de 2,7% em junho, mas em relação a maio. Foram 166,7 mil unidades contra 162,3 mil do mês anterior. Mas a venda diária foi de 7.578 unidades no mês passado ante as 7.734 unidades de maio.

Ainda assim, o mercado continua enfrentando sua pior crise com queda de 25% nas vendas em 2016. A Anfavea espera queda de 19% no ano, com o emplacamento de 2 milhões de unidades. Até agora, apenas 952,3 mil exemplares foram vendidos.

Entre as montadoras, a GM liderou o mês de junho com 28,1 mil contra 25,5 mil da Fiat. A Volks ficou com 20,9 mil, enquanto a Hyundai fechou com 16,8 mil. Toyota e Ford ficaram com 15,5 mil e 14 mil, respectivamente.

[Fonte: Estadão]





  • cepereira2006

    Ford, baixe o preço do Focus. Do resto da linha também.

    • Marcus Barroso

      A Ford parece que tá querendo fazer um movimento contrário ao mercado e se posicionar como marca de nicho para quem procura carro com preço alto e câmbio automatizado. E pelo jeito vem conseguindo. Enquanto as outras montadoras sobem no ranking, a Ford vai cada vez mais se distanciando do top 4.

      • Fortwash

        Já percebi isso. A Ford quer tornar seus carros produtos de nicho, ou seja, custo benefício mediano.

    • Pacheco

      Ford precisava baixar 2 mil reais de cada versão de todos os carros. Já iria aumentar significativamente as vendas.

      • Doccar

        A Ford precisa isolar aquele cambio powershift o mais rapido possivel…
        Aquele cambio ta matando toda a linha.

        • Pacheco

          Ele ficou com a fama… ou ela tira ele, ou muda o nome.

    • MG

      BMW abaixe o preço da 428!

    • Jose Silva

      voce deveria pedir ao governo abaixar os impostos de 54% do focus para uns 15% máximo,

      • cepereira2006

        E a margem de lucro mega gorda de mais de 100% da Ford não dá para baixar mais facilmente?

        • Jose Silva

          Margem de lucro de 100% da montadora ? Você é completamente fora da realidade, como muitos aqui acham que as montadoras no Brasil lucram muito. Lucram um pouco mais que outras no resto do mundo, mas o lucro por veículo não passa de 10%. Você conhece a linha de produção das montadoras no Brasil ? Já visitou ? Já viu como são as cargas de impostos ? Claro que não, porque se um dia ver como são nunca mais você falaria isso e partiria pra cima do governo, principalmente do PT que em 14 anos aumentou os impostos dos carros de 18% pata incríveis 54% fora impostos cascatas que as montadoras pagam. Vou te explicar bem simples, quando a montadora vai montar um carro ela depende de peças importadas e de fornecedores, todas as peças que ela pega dos fornecedores ela paga imposto, se for importada paga mais impostos ainda, paga salários de funcionários, agua, luz, alimentação e etc para montar um carro. A montadora monta um carro pagando impostos de peças dos fornecedores, monta e quando coloca a venda vem mais impostos no final do veículo que no caso do focus chegam a incríveis 54,5%. Agora soma impostos no final do veículo + impostos que a montadora pagou nas peças de fornecedores para montar… Efeito cascata que ultrapassam facilmente e chegam a 70% do preço final do veículo, ou seja, se um focus custa 100 mil o governo que não faz nada leva 70 mil, a montadora gasta 20 mil e no máximo lucra com 10 mil e olha lá. Depois não entendem porque estamos com demissão em massa em todos os setores e crise assustadora, o sistema brasileiro de impostos é inviável, o povo não consegue mais comprar acompanhar. Culpa de um eleitorado burro que fica votando em pessoas que só querem usar a política para enriquecerem, enquanto isso o povo continua achando que são as montadoras que lucram absurdo aqui e não a carga tributária mais ridícula do mundo.

  • Lucas Furtado

    Estou fazendo a minha parte. Acabei de trocar de carro e peguei outro usado.

    • ViniciusVS

      Não resolve nada.

      As vendas caíram muito nos últimos anos ( não por protesto mas por falta de crédito), resolveu? o usado que está em sua garagem já foi 0km um dia. e se você “não deu lucro” para a montadora, o primeiro dono já deu.

      O máximo que vai acontecer é a montadora não atingir o faturamento, e se isso acontecer não vai reduzir os preços e sim fechar as portas e sair do Brasil. o que tende a piorar mais ainda pois será um concorrente a menos para as que sobrarem…

      • Tosoobservando

        Isso é vdd, enquanto nao entra um governo decente que pense no consumidor e mude toda a estrutra desde os impostos altos ate os protecionismos tolos, nao vai muda. So concorrencia externa pra baixar preço.

      • SDS SP

        Exato. Pessoal se esquece de que está apenas inflacionando o mercado de usados no qual possui preços tão absurdos quanto os do 0km.

    • Fortwash

      As vendas de carros usados também sofreram e muito com essa crise. Hoje em dia o tempo em que se fica com um carro usado no pátio subiu de 2 semanas para mais de um mês, e sem contar que os preços são cobrados muito abaixo da tabela FIPE.

  • Wesley Souza

    Os preços dos veiculos estão um absurdo, governo e montadoras que não dão um jeito de fazer o carro chegar a um preço justo para a população.

    • Pacheco

      O Governo faz alguma coisa justa para a População?

    • Marcio Almeida

      Porem os usados tb estão difíceis de vender pq a falta de grana atinje a tds

      • Fortwash

        Tinhamos um Gol GV 1,6 2009 completo com apenas 46500 km rodados e levamos mais de um mês para vender. O carro era extra e único dono.

    • Fortwash

      Concordo! Aos poucos os preços hoje em dia cobrados nos modelos zero, mesmo os de entrada caminham para o patamar inacessível dos final dos anos 80 e começo dos anos 90.

    • Jose Silva

      o preço do carro tem entre 44% a 54% de impostos dependendo do modelo, pense em um corolla que custa 100 mil e o governo que nao faz nada e leva 54 mil e a montadora que paga salario, paga impostos, paga isso e aquilo para produzir e consegue vender um produto por 46 mil com margem de lucro…. cobrar da montadora é sacanagem sendo que deve ter lucro de 10 a 15 mil no carro vendido a 100 mil, e o governo que nao faz nada leva 54 mil …

  • Carlos Sá

    Quando o Brasil vai seguir a lei de mercado? Baixa procura, baixos preços. Alta procura, preços altos. E mesmo quando a procura é alta, pode-se compensar com uma produção maior e menores custos.
    Mas o que se tem é baixa demanda, preços altos. Alta demanda, preços subindo.
    Em outros mercados se lança um produto e com o tempo (ao se amortizar os investimentos de lanamento) se mantem o preço ou diminuem.

    • Tosoobservando

      Sera que quando acabarem as burocracias, o IPI majorado pra importados e o inovar auto, alem destes rompimentos de acordos do dia pra noite por interesse das montadoras.

    • Doccar

      brasileiro eh escravo do automovel e sempre foi…conheco mt gente que trabalha e muito pra sustentar um carrinho meia boca…IPVA, seguro, estacionamento, combustivel…

  • pedro rt

    a ford despencou por causa da pessima qualidade de acabamento e montagem da maioria dos seus modelos o consumidor nao atura mais esse tipo de deslize q nessa marca e gritante

  • pedro rt

    qro ver a hyundai e toyota subir cada vez mais esse ranking e a vw e fiat cairem cada vez mais

    • Doccar

      Por qual motivo Toyota e Hyundai subir?
      Ahhh sim a Hyundai tem o melhor SUV do mundo, o IX35, e a Toyota tem o Corolla completao sem ESP e um painel ridiculo por mais de R$ 100 mil….OK, vc tem razao.

  • Luccas Villela

    E em relação ao ano passado? Notícia incompleta.

    • automotivo

      Tá comparando em relação a Maio.

  • Pedro Neto

    Brasil… mercado para 5 milhões, vendendo 2 milhões, ainda assim a maioria carro básico super lotado com plástico vendido como carro de luxo