Kia Tecnologia

Kia deve lançar carros autônomos em 2020

kia soul autonomo 1

A Kia Motors anunciou nesta segunda-feira, 16, um investimento para o desenvolvimento de novas tecnologias de condução autônoma, que serão introduzidas parcialmente na linha da marca em 2020, sendo que o primeiro automóvel totalmente autônomo está previsto para chegar ao mercado em 2030.

De início, até o ano de 2018, serão investidos US$ 2 bilhões. A fase inicial inclui o desenvolvimento de um Sistema Avançado de Assistência ao Motorista, além da contratação de novos engenheiros

Segundo o vice-presidente da central de pesquisa avançada e do instituto de engenharia da Hyundai Motor Group, Tae-Won Lim, “os veículos totalmente autônomos ainda estão um pouco distante, portanto vamos iniciar uma grande quantidade de pesquisas e testes rigorosos de produtos para fazer desta tecnologia uma realidade. A Kia ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento de suas próprias tecnologias, mas estamos confiantes de que as últimas inovações – parcial e totalmente autônomas – tornarão a condução ainda mais segura para todos”.

O ADAS (sigla referente a Advanced Driver Assistance System) ainda se encontra em estágio inicial e o grupo Hyundai prevê um trabalho bastante estreito com os fornecedores e empresas afiliadas para desenvolver uma gama de tecnologias em três categorias distintas para permitir que um veículo tenha condução autônoma.

kia soul autonomo 2

Serão considerados o reconhecimento (desenvolvimento de novos sensores para detectar outros veículos e perigos, leitura da estrada a frente e identificação das más condições de condução), julgamento (sistemas de computação avançados que permitem o veículo tomar decisões com base na informação recolhida por sensores) e controle (sistemas eletrônicos e mecânicos ativos, permitindo que o veículo execute as decisões tomadas pela tecnologia autônoma a qualquer momento).

Em 2020, a Kia deve introduzir novas funções de tecnologias parciais ADAS, como o Highway Driving Assist (HDA), que controla a direção, travagem e aceleração em autoestrada, combinado com o Lane Guidance System (LGS) e o Advanced Smart Cruise Control (ASCC).

Haverá ainda o Traffic Jam Assist (TJA), que rastreia o veículo da frente durante as condições de tráfego por meio de uma variedade de sensores e mantém uma distância segura do carro na frente. Outro recurso é o Smart Parking Assist System (SPAS) que permite o veículo estacionar de forma independente em espaços paralelos ou perpendiculares. A Kia também irá introduzir o Remote Advanced Parking Assist System (RAPAS), sistema que estaciona o veículo quando o condutor pressiona o botão de chave inteligente.

A Kia deve introduzir esses sistemas nos modelos Sorento, Optima e Sportage.

Galeria de fotos do Kia Soul EV Autonomous





  • JP_SP

    E os taxistas estão preocupados com o Uber.

    • Dezen Seide

      Por isso somos tão atrasados
      Nossos governantes perdem tempo com taxista enquanto poderiam colocar leis pra facilitar o desenvolvimento dessas tecnologias no Brasil. Mas pra q não é mesmo?
      Esse país é uma desgraça mesmo

      • Clovislauro

        Novas tecnologias a serem desenvolvidas não fazem lobby.

    • Ainnem Agon

      Preocupados com o Uber enquanto perdem cada semana mais dinheiro com os estuprantes aumentos nos combustíveis.

  • HelderV6

    Tomara q não chegue nunca, essa era dos eletrodomésticoscarros autonomos. Vai perder todo sentido em ter/curtir um carro.

  • ninja

    implantar um sistema autonomo é complexo em todos os sentidos, vi comentários sobre taxista e Uber.

    existe coisa muito mais simples que tem uma dificuldade de resolver, a exemplo os trocadores em onibus, varias pessoas acham um absurdo acabar com essa profissão. em SP os metros reformados foi colocado em teste tecnologia para deixa los autonomos sem o “maquinista” pergunta se passou nos testes! logico que não, vão deixar acabar com mais um nicho de trabalho.

    nesse ponto infelizmente tem que ir devagar, esperar outros fazerem para ganhar apoio popular. isso eu abordei apenas um ponto de vista. existe ainda o fato de ter confiança na tecnologia, quem seria o culpado em caso de acidentes,…… e muito mais.

    mas é um fato veiculo autonomo é real, e irá dominar mais cedo ou mais tarde, e não espere incentivo do governo brasileiro nesse momento, ainda mais com politicas populistas e afins.

  • Edson Fernandes

    Estranho é postar um carro que em teoria seria uma concepção de carro autonomo e dizer que ainda irão desenvolver. Para mim, no minimo deveria dizer que está em desenvolvimento melhorias para torna-los prontos para rodar no dia a dia.

    Eu acho que de todos os recursos citados, ter um carro autonomo que consiga identificar o transito e seguir o fluxo através dele um grande negocio. No transito eu iria adorar realmente não precisar dirigir um carro. Mas na estrada retomar o controle. Nesse aspecto eu acho que cairia como uma luva.

    Curioso é a empresa divulgar esse tipo de recurso em um Soul e prometer a funcionalidade para outros produtos.