Na linha 2012, o Kia Soul ganhava seis marchas e visual novo

kia soul 2012 1

O Kia Soul tinha chegado ao Brasil em 2009, como linha 2010, dando a si mesmo o nome nada humilde de “carro design”.

Ele chegou até mesmo a ser nomeado o principal lançamento automotivo daquele ano em nosso país.

Foi então que no ano de 2012, ele ganhou sua primeira atualização visual, que acabou sendo bem discreta, para não tirar a essência daquele carro tão diferente em uma época bem diferente da de hoje.

Mas, quais foram essas novidades? Vamos dar uma olhada:

Visual levemente atualizado

Os faróis do Kia Soul 2012 mantiveram o mesmo formato, mas passaram a ter lentes com relevo interno, dando uma impressão de saltarem para fora dos faróis.

Os faróis de neblina ficaram maiores, enquanto a grade dianteira ganhou uma borda preta, com detalhes cromados.

Na traseira, o parachoque ganhou uma faixa preta, que acomodava dois refletores vermelhos.

kia soul 2012 2

As lanternas traseiras também mantiveram o mesmo desenho, mas passaram a ter uma nova disposição interna das luzes, com uma parte vermelha bem maior.

As rodas receberam um novo desenho, mais “esportivo”.

Confira a história completa do Kia Soul no Brasil aqui.

Pequenas mudanças também no interior

O interior extendeu a escrita “Soul” que existia apenas nos bancos também para os painéis laterais das portas.

kia soul 2012 3

O porta-malas finalmente ganhou uma cobertura, para esconder a bagagem, e o grafismo do quadro de instrumentos foi mudado novamente (já tinha sido atualizado na linha 2011).

Alguns problemas continuaram existindo, como por exemplo a falta de um computador de bordo, por mais simples que fosse, e o modelo continuou sem trava automática das portas.

Câmbio novo e consumo melhorado

O câmbio automático de quatro marchas, que era um calcanhar de Aquiles do Soul, foi finalmente trocado por um automático de seis marchas, ao passo que a versão de câmbio manual também ganhou seis marchas.

Pode parecer que o desempenho do modelo melhoraria com este novo câmbio, mas testes da época apontaram uma velocidade de aceleração de 0-100 no mesmo tempo que antes, na faixa dos 12 segundos.

As retomadas também permaneceram praticamente iguais.

O que melhorou foi o consumo, chegando a 7,5 km/l na cidade com etanol e 12 km/l na estrada, também com etanol.

O Kia Soul flex 2012 ganhou também uma luz ECO no painel, que sempre se acendia quando era detectado que o motorista estava andando de uma forma mais econômica.

E não é porque o câmbio não deixou o modelo mais rápido, que ele não melhorou em nada. As trocas ficaram mais suaves e passaram a ser feitas mais rapidamente.

No restante, as mesmas qualidades

O motor do Kia Soul flex, um 1.6 de até 128 cavalos de potência, o mesmo usado no HB20 1.6, é forte, também gira suavemente e sem fazer muito barulho.

O Soul 2012 manteve uma direção elétrica leve e a suspensão dura, o que era piorado com as enormes (para a época) rodas de 18 polegadas.

A cabine fica barulhenta com pouco tempo de uso. Imagine um Kia Soul dessa época, usado, hoje em dia.

Modelo saiu de linha no Brasil na linha 2019

Em 2020, as vendas já estavam muito ruins para o Kia Soul no Brasil, já que aquela geração estava no mercado desde 2014, sem muitas alterações.

kia soul 2019

Em maio de 2020, chegou à imprensa automotiva a informação de que o modelo já não era mais vendido, pois nem mesmo no site da Kia ele aparecia.

Apenas algumas poucas unidades estavam disponíveis, com um desconto de R$ 10.000 sobre o valor de tabela de R$ 89.990.

Na linha 2012, aquela sobre a qual falamos neste artigo, o modelo era importado na versão topo de linha, com as rodas maiores, por um valor de R$ 71.900. Hoje, na Tabela Fipe, vale R$ 45.000.

Você acha uma boa compra, por esse valor?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.