Land Rover mostra oito curiosidades do Range Rover

29/03/2016

Range Rover Autobiography

Com pouco mais de quatro décadas de mercado e em sua quarta geração, o Range Rover, modelo mais luxuoso da linha da Land Rover, se destaca por uma série de fatores. O SUV, de acordo com a montadora, foi o primeiro veículo do mundo a unir o conforto e a sofisticação de sedãs da época com à capacidade de trafegar em todos os tipos de terreno, característica que até então era exclusividade do Defender e de modelos de uso rural.

A Land Rover divulgou uma lista com alguns fatos e curiosidades do Range Rover. Confira abaixo:

1 – Foi o 1º SUV de luxo do mundo

O Range Rover pode ser considerado o primeiro SUV de luxo do mundo, já que foi o primeiro veículo a unir o luxo e sofisticação de sedãs com à capacidade e robustez de modelos off-road, como o Defender.

2 – Cruzou o pântano de Darien

Para demonstrar toda capacidade fora de estrada do modelo, a Land Rover colocou à prova o seu veículo mais luxuoso em um desafio extremo. O Range Rover participou da expedição British Trans-Americas Expedition. Liderada pelo explorador britânico John Blashford-Snell, a expedição saiu do Alasca (EUA) em 3 de janeiro de 1971 e terminou na Terra do Fogo (Argentina) em 10 de julho de 1972.

O trecho mais difícil a ser superado foi encontrado entre o Panamá e a Colômbia, na região de floresta tropical e pântanos do Estreito de Darien. Com cerca de 400 quilômetros, a área não tinha estradas ou pontes. O Range Rover foi o primeiro veículo do mundo a cruzar a região, o que coloca seus proprietários na posição de fazer a seguinte pergunta sem medo da resposta: “Você colocaria seu carro na lama?”.

Range Rover Autobiography 2

3 – É o veículo preferido das celebridades

De acordo com a marca, o Range Rover foi capaz de conquistar o gosto de celebridades em todo o mundo. Em 1982, durante uma viagem do Papa João Paulo II à Inglaterra, uma unidade do Range Rover foi convertida em Papa-Móvel para transportar o Sumo Pontífice.

Além disso, a Rainha Elizabeth II da Inglaterra também utiliza um Range Rover para se locomover por seu país. Keira Knightley, Bruce Sprinsteen, Madonna, Michael Jordan e Jack Nicholson são outros exemplos.

range rover 1986

4 – Já foi vencedor do Paris-Dakar

Em 1979 o Range Rover participou pela primeira vez do Paris Dakar. Pilotado pelo francês Alain Génestier, o modelo venceu logo em sua estreia na categoria automóveis e depois novamente em 1981. O SUV já participou também do Camel Trophy, famoso pelo alto nível de dificuldade.

5 – Primeiro SUV feito em alumínio

A quarta geração do Range Rover, lançada em 2012, deu ao modelo o título de primeiro SUV do mundo com carroceria produzida totalmente em alumínio. Em relação ao terceiro modelo, o atual é até 420 kg mais leve, contribuindo para a economia de combustível e menores emissões de CO2.

O Range Rover passou a oferecer também um painel de instrumentos digital em TFT e a tela Dual View, em que motorista e passageiro dianteiro conseguem enxergar duas imagens distintas ao mesmo tempo na mesma tela, dependendo do ângulo de visão.

6 – Lançou no mercado o Terrain Response

O Terrain Response da Land Rover também foi inaugurado no Range Rover. O sistema, que consegue “transformar” o carro de acordo com o tipo de terreno em que se está trafegando, foi introduzido em 1997, mas não identificava automaticamente o terreno como faz a versão atual do Terrain Response 2 (lançado na quarta geração do Range Rover), mas já ajustava aceleração, suspensão, tração e relação de marchas para terrenos arenosos, escorregadios ou extremamente irregulares, com grandes rochas, por exemplo.

range rover 1986 2

7 – Versão SV Autobiography é o SUV mais sofisticado do mundo

Para aumentar ainda mais o luxo a bordo, a Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover lançou a versão SV Autobiography na linha do Range Rover. O modelo tem dois assentos traseiros que reclinam como a primeira classe de um avião, da marca italiana Frau, com direito ainda a descansos para pés e mesas dobráveis para computadores portáteis. O motor do carro é um V8 Supercharged com 550 cv de potência e 59,2 kgfm de torque.

8 – Leva os turistas para a viagem mais luxuosa do mundo

A Land Rover disponibilizou, juntamente com a Abercrombie & Kent, agência especializada em viagens de luxo,um Range Rover SV Autobiography para levar os turistas que adquirirem o pacote de viagem mais luxuoso do mundo. A Provença francesa, o Lago Como na Itália, as montanhas Atlas no Marrocos, o Grand Canyon dos EUA, o Atacama no Chile e a Tasmânia da Austrália estão entre os locais disponibilizados pelo pacote de viagem. O pacote de 100 mil libras (cerca de R$ 523 mil) parte de Londres, Reino Unido.

 













  • Eduardo Brito

    Muito interessante.

  • Li na 4 rodas desse mês a coluna de Jeremy Clarkson falando do Porsche Cayene Turbo S. Um fato que me chamou atenção foi que o carro não consegue transpor uma colina coberta por grama molhada, pa lavras dele. Não sei se ele fora exagerado, mas de fato SUV são maiores , consomem mais , são mais lentos e mais carros. Palavras dele.

    • pedro rt

      quem ama carro, tem sangue quente e ama acelerar nao compra suv e sim sedans e cupes

      • Alessandro Rodrigues

        Seria um poeta se não tivesse falado nada.

  • Tosoobservando

    Abercrombie & Kent nao é aquela polemica marca de roupas?

    • gmf

      Abercrombie & Fitch

  • Murilo Rodrigues

    Curiosidade 9: não sei porque ainda não está na minha garagem……deve ser por causa do dinheiro rs!

    • Rafael Trindade

      Muito boa. hehehe

  • The Monster Man

    Resumindo, carrão.

    • Rafael Trindade

      Brabo é ver o ApC no youtube falando que é “resto de rico”.

      • XandeeM

        Mas é,as versões anteriores fazem parte daqueles carros que a maioria dos ricos não querem mais e poucos podem manter.

  • Bittencourt

    Gostei!

  • BMAlves83

    Curiosidade 9: ele foi exposto no Louvre

  • Henrique Ferreira Lima

    Sem querer ser fanboy mas já sendo, mas ainda não consigo ver outro SUV tão original e tão exclusivo quanto o Range Rover. Todos os modelos, com suas respectivas exclusividades, acabam sendo apenas uma tentativa de ser uma cópia ou uma tentativa falha de querer ser superior ao inglês. Nem mesmo o Bentayga conseguiu transmitir luxo e personalidade de SUV como o Range Rover transmite. Pelo seu pioneirismo, o Range Rover será o verdadeiro SUV de luxo do mundo.