Home Etc Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?

farois neblina milha 1 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?




O uso e definição de farol de neblina, lanterna de neblina e farol de milha não é bem compreendido pelos condutores. Há quem afirme que podem ser usados de dia, outros dizem que só pode usar em vias não iluminadas, uns usam substituindo o farol baixo e a maioria acha que farol de milha e de neblina é a mesma coisa. Mas cada um tem sua função e um momento de usar. Pesquisei no CONTRAN, no Código de Transito Brasileiro e fiz este texto para orientar e tirar as dúvidas, inclusive as minhas.

Conforme a Resolução 227 do CONTRAN, farol de neblina dianteiro é o farol que melhora a iluminação da rodovia em condições de neblina, nevasca, chuva pesada ou nuvens de pó. É um farol opcional para veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, exclusive o condutor (M1) e veículo automotor para o transporte de carga, tendo peso bruto total não superior a 3,5 toneladas (N1).

farois neblina milha 2 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?

É permitido um par que deve estar posicionado:
- Na largura, mais afastado do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais de 400 mm do extremo da largura total do veículo.
- Na altura, não inferior a 250 mm acima do solo para veículos da categoria M1 e N1 e não superior a 800 mm acima do solo;
- No comprimento: na dianteira do veículo e instalado de maneira tal que a luz emitida não cause desconforto ao motorista, diretamente nem indiretamente através dos espelhos retrovisores e/ou de outras superfícies refletivas do veículo.
- Ângulo: 5º para cima, 5º para baixo, 45º para fora e 10º para dentro.

O alinhamento do farol não deve estar sujeito às vibrações nem se movimentar função do esterçamento da direção. Deve ter uma luz indicadora no painel, independente e não intermitente.

farois neblina milha 3 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?

Então o farol de neblina é aquele localizado no pára-choque dianteiro, embaixo do farol de luz baixa, um de cada lado e só deve ser utilizado em situações de baixa visibilidade para auxiliar na iluminação das faixas e tachas (olhos de gato) da via.

O farol de milha é citado no CONTRAN como de farol de longo alcance e tem função complementar ao farol de luz alta. Os faróis de milha devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos para os faróis de luz alta. “É um [par] farol adicional, de facho de luz concentrado e de alta intensidade, semelhante ao farol de luz alta, destinado a auxiliar a iluminação, à distância, à frente do veículo. Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.”.

farois neblina milha 4 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?

A lanterna de neblina traseira é opcional, podendo ser uma ou duas. Ser for uma, a “lanterna de neblina traseira ela deve estar no lado oposto ao lado previsto para a circulação do tráfego prescrito no país de licenciamento do veículo.”, por aqui, então, na direita.

Quanto à altura, não inferior a 250 mm nem superior a 1000 mm acima do nível do solo. Com ângulos de 5º para cima e para baixo, 25º para cada lado.
A(s) lanterna(s) de neblina traseira(s) só pode(m) ser ligada(s), se os faróis alto, faróis baixo ou faróis de neblina dianteiros estiverem ligados. Deve haver uma luz indicadora no painel, não intermitente e independente.

farois neblina milha 5 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?

No entanto, a Resolução 227 do CONTRAN não esclarece a posição que a lanterna de neblina deve ficar quando tem um par, mas subentende-se que deve ser uma de cada lado e que “em todos os casos, a distância entre a lanterna de neblina traseira e cada lanterna de freio deve ser superior à 100mm.”.

Por tanto, o uso dos faróis auxiliares aqui citados só deve ser em situações de baixa visibilidade, como citado no inicio do texto.

farois neblina milha 6 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?

Para quem gostaria de se informar mais, principalmente de informações mais técnicas, basta procurarem na internet por RESOLUÇÂO 227, RESOLUÇÃO 225 (ambas de fevereiro de 2007) e no Código Brasileiro de Transito que pode ser encontrado, por exemplo, no livro Vade Mecum da editora Saraiva.

Por Alysson Maliseski (leitor alyalysson)

farois neblina milha 7 Lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha?


  • Daniel_Yamada

    E como ficam as lanternas de neblina do Peugeot 206 ao centro? E os 100mm que devem separar a luz de freio da luz de neblina, são respeitadas apenas em poucos veículos, como Stilo, Focus e o próprio 206, certo? Ê lei Brasileira!

    • vonask

      Tambem pensei neles. Pensei tambem no:
      JAC, que não tem a luz indicadora no painel.
      Na L200 que o farol de neblina está na altura do farol.
      Se a lei manda farol de neblina so acender com farol baixo ou alto ligado, porque os carros deixam quando so a lanterna ta ligada? Deviam fazer como no 500, onde não existe a opçao de lanternas acesa.

      • crisburatto

        Bom, sobre os carros que tem disposição diferente das luzes, as resoluções são de 2007 e os carros lançados antes não precisam atender.
        Já discuti uma vez aqui, se não me engano num tópico sobre a Captiva, com um cara que insistia que tudo era "milha", que na cidade dele todo mundo falava assim, coisa e tal. Espero que ele tenha lido dessa vez, e aprenda o correto.

  • Fabaum_ITB

    As formigas q se abaixem pro Golf! Que foto pra capa de materia hein!?hehehehe

    • AndreyDKS

      Depois de ler todas a respostas abaixo eu fiquei novamente cronologicamente confuso sobre o que é farol de milha e lanterna de neblina ou farol de neblina e lanterna de milha…

      • DCald
      • Wellison_

        Simplificando, farol de milha é na grade, como o do Gol GTI da foto, farol de neblina é embaixo do parachoque, lanterna de neblina fica na treseira do carro, tipo aquela que tem bem no meio do parachoque traseiro de Peugeot 206, ou aquelas duas lanternas vermelhas ao lado da placa traseira do Fiat Stilo.

      • eduardogege

        Farol de Milha = Faça de conta que ele tem alcance de 1 milha, 1,6 km.
        Quando você liga o farol de NEBLINA, normalmente nem da para vez a luz!

    • betowmf

      quem me dera se esse golf tivesse vindo pro brasil, aiai…

  • Sias

    Está aí uma confusão que muitos fazem: neblina e milha.

    A lanterna de neblina incomoda muito o condutor que vem atrás quando não é necessária.

    • MattTr00

      cara, nem me fala. odeio essas lanternas de neblina acesas em noite estrelada. ligo o farol alto na traseira até desligarem.

      • Armando_Perez

        pior que tem gente que "nem sabe" que está ligada…

        • DCald

          tem gente que liga "pra bonito"…
          na frente, normalmente estã apenas com a lanterna (luz de posição) com led azul e o farol de neblina com um xenon que não ilumina nada, mas ofusca todos…

          • Carlos.Machado

            Desculpe, mais eu ligo para bonito, porem ja fiz o teste para ver se incomoda o motorista da frente, e nao incomoda nem um pouco, o que realmente incomoada é o xenon e alguns realmente dão muita raiva(da vontade de descer do carro e socar o infeliz)! chega até a doer o olho e se um dia for por em meu carro vai ser apenas as philips h7 e h1, apenas para estetica e nao para ofuscar a visao do motorista da frente.

            • Sias

              Eu ligo no entardecer. Neste período o uso do farol baixo ainda não é necessário mas com o neblina ligado o veículo fica mais visível. Mas os meus estão regulados como devem.

              Fiz uma viagem à noite e pude perceber bem onde é o campo de iluminação deles: bem próximo ao carro. Com a baixa ligada fica uma faixa mais escura próximo ao carro e ela é preenchida quando ligo os neblinas.

              • DCald

                O adequado é usar o farol baixo tambem durante o dia… no amanhecer e entardecer são os periodos mais criticos, e, embora seu farol baixo ainda não faça efeito (pra vc), ele garante que vc será visto… (direção defensiva)

                • Sias

                  Pelo fato do farol baixo não fazer efeito é que prefiro usar os neblinas. Já liguei ambos e fui olhar o carro de frente: o neblina ofusca menos que o farol baixo, mas também deixa o veículo bem visível neste período.
                  À noite, só farol baixo, não precisa mais do que isto.

                  • DCald

                    mas vc usa os neblinas junto com o baixo, né? pq os neblinas não te tornam tão visiveis quanto o farol baixo… e, farol baixo regulado (e com lampada adequada) não ofusca ninguem (a não ser se alguem estiver deitado no asfalto… mas isso é raro… hehehe

                    • Sias

                      Não, antes de anoitecer só o neblina. Experimenta olhar o carro de frente com os dois (neblina e baixo) ligados: não é que o baixo ofusque, mas o neblina incomoda menos e é mais visível do que andar só com as luzes de posição.

                    • DCald

                      eu recomendo o uso do farol baixo, mesmo nessa situação…

            • DCald

              O farol de neblina corretamente configurado não ofusca ninguem…

              agora, andar só com lanterna e farol de neblina durante a noite é proibido! (a partir das 18hs já é noite)
              O correto é usar o farol baixo (corretamente configurado tbm!)… dai, usar o farol de neblina junto com o farol baixo não tem problema (mais uma vez: se estiver corretamente configurado)… mas, da mesma forma que não tem problema, não tem utilidade tbm…

              • sam_85

                na verdade nao pode usar o farol de neblina, a nao ser nas condiçoes citadas no texto.

                eu vi q vc nao gosta muito de xenon, mas eu garanto q faz muita diferença a noite, principalmente quando vc escolhe o xenon de cor "funcional" e nao o estetico, no caso eu uso o 4300k (branco amarelado), parece original so q mais forte.

                • DCald

                  Não tem nada que proiba o uso do farol de neblina, inclusive ele pode ser acionado independente do farol baixo ou alto…

                  Vc pode sim usar o farol de neblina em situações de "não neblina"…

                  Sobre o Xenon, não é questão de não gostar… eu bem que gostaria de ter uma BMW com farois de xenon!!!
                  O que eu sou contra é gambiarras!!! E, usar uma lampada diferente da especificada é gambiarra e que poe em risco a segurança!!! (vc pode até enxergar maior, mas ofusca os outros!)
                  vc está usando a temperatura de cor correta para o Xenon… agora, qual é o seu carro? Como é o refletor do farol do seu carro? refletor de superficie complexa (prismas no refletor), refletor comum (com prismas na lente) ou elipsoidal?
                  Se for elipsoidal, e estiver corretamente regulado e tiver lavadores de farol, OTIMO! EXCELENTE! Vc tem um farol potente e não poe ninguem em risco!

                  Se eu tivesse um Astra, 307 ou Marea (farois elipsoidais) colocaria xenon sem problema (só teria que adaptar os lavadores!)

                  Agora, sabe o pq dos lavadores de farol? É pq com a lente suja, a luz bate na sujeira e dispersa, ofuscando os outros!!! (Uma coisa que eu tenho costume de fazer qdo viajo e esta chovendo ou pego poeira, paro num posto e peço pra lavar os farois e parabrisa…

                  Por mim, todos os veiculos deveriam vir com xenon de fabrica, mas conforme as especificações corretas!

            • MTakeo

              Não sei qual é o teu carro, mas todos os que conheço incomodam. Leia incômodo mas não entenda incomodar, não atrapalhar.

              O que atrapalha é Xenon mal regulado mesmo, isso é fato, a lanterna de neblina traseira incomoda pois é um ponto de luz forte, o que pode acontecer é seu olho acostumar (após algum tempo atrás de você, por exemplo) com esse ponto de luz forte, fazendo com que o resto do campo de visão seja escurecido, prejudicando a visibilidade do condutor atrás de você.

              E convenhamos, não é qualquer luz forte que é bonita né… se for assim eu encho meu carro de milhas e vai ser o carro mais bonito do mundo… só olhar boa parte dos carros do mercado que possuem lanternas de neblina traseira que só existem de um lado do carro, fica desequilibrado e parece que o outro lado está queimado… mal gosto tremendo…

    • MeekeeB

      Tem uns Pug 206 que tem uma lanterna de neblina grotescamente forte e desproporcional… horrível mesmo

    • eduardogege

      Farol de neblina regulado nunca vai incomodar o carro que está na frente ou vindo em posição contrária. Ele é feito exatamente para iluminar para baixo e um pouco para os lados..

  • Igorslt

    Ainda bem que você diferencia o neblina do farol de milha, vou passar essa matéria para algumas pessoas que insistem em dizer milha em vez de farol de neblina ou farol auxiliar!

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    Cara andar aqui em Curitiba a noite é tenso, existem três situações que são bem comuns aqui no transito:
    – O cara anda com a luz alta e não está nem aí para os outros.
    - O cara anda com todos os farois ligados e cegando a todos que vem em sentido oposto…
    – O cara anda somente com os faróis de neblina acesos.

    Os caras fazem questão de te cegar de alguma forma, é comum encontrar alguém com o farol de neblina desregulado e apontando para cima, acho que o objetivo deles é dificultar a visão de quem vem no sentido oposto e de ofuscar os espelhos retrovisores de quem vai no mesmo sentido deles… As situações que eu citei são bem comuns aqui em Curitiba…

    • DCald

      vc esqueceu dos dois casos mais criticos:
      – apenas lanternas (luz de posição)
      – nada ligado (cada vez mais comum)…

      O problema é o seguinte, o farol de neblina não ilumina pra frente, ilumina pro lado… então o cara tenta levantar pra compensar não usar o farol baixo (que é obrigatorio, inclusive).. só que ao levantar, ofusca os outros… ou seja, ele não ve nada e não deixa mais ninguem ver…

      • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

        Fico imaginando, se as pessoas mal sabem usar o seu carro corretamente… Imagine o quanto esses indivíduos entende sobre guiar o seu carro corretamente?
        Muita gente apela para esse tipo de "jeitinho brasileiro" porque dirige a noite de óculos escuros e com isofilme super escuro…. Dai é claro que não enxergar nada…

    • zenoms

      Concordo! Existe mais uma situação comum:
      - apenas a lanterna de neblina ligada na parte de trás!
      - ter a luz alta configurada para ficar ligada no lugar da baixa (a baixa fica com meia luz e a luz mesmo sai do "compartimento" da luz alta do carro que sempre mira para cima!

      Acontece que os "manolos" curitibanos tendem a achar que quanto mais luzez o carro tem e estão ligadas mais "chirques" são! Super comum ver os felizes andando com as luzes todas ligadas como uma arvore de natal!

      Outra coisa que irrita mesmo é o que o DCald falou os caras andarem a noite com a meia luz ligada. As vezes é impossível ver estes infelizes! As pessoas acham que as luzes do carro são acessórios, quando na verdade são itens de segurança e sinalização!

    • macielpb

      você num é o único previlegiado com esse descaso. aqui na Paraiba tambem tem uns @#$%¨&*() que insistem en andar com essas condições que você mencionou e num é por desconhecimento é falta de cidadania mesmo, eles tem prazer em saber que estão incomodando e ainda se gabão (esse carro tem o "faró" bom d +, quando ando fica todo mundo cortando luz).

  • TheZondaS

    Pois é,já vi lanterna de neblina ligada de dia,ao meio-dia!
    Eu sempre achei que farol de neblina e farol de milha era a mesma coisa!

    • DarthJef

      Eu uso o farol de neblina durante o dia mas com a lanterna ligada no farol principal. Poderia usar em conjunto com farol baixo mas uso com lanterna. Meu objetivo é que nenhum motoboy se enfie de baixo do meu carro. Eu pego uma rua que esses vem correndo muito e na contra mão.

  • AF1979

    Uma dúvida que fica é em relação ao Peugeot 206: sua luz traseira de neblina sempre foi no centro, de maneira a agradar os dois tipos de mão de direção. Que interpretação houve da lei para que ele conseguisse ser homologado no Brasil. Será que consideraram a única luz de neblina central em uma posição que equivalia à de duas luzes? Também fico curioso por saber a que altura ela está do solo. Imagino que esteja na mínima permitida.

    • lucasfs87

      engraçado.. meu clio sedan tem neblina atrás, é muito util, ja teve caso de eu estar subindo a serra de n. friburgo e o motorista de tras me agradecer por "guiar" ele na neblina. mas no meu caso a minha lâmpada veio de fabrica na esquerda… eu pensava que era pra "sinalizar o lado da ultrapassagem.

  • Armando_Perez

    Os faróis de neblina eu acredito que não há problema desde que esteja bem regulado, pois com as condições das nossas ruas ela ajuda e um monte da "localização" de um buraco… agora as lanteras de neblinas são um absurdos acesas fora do seu objetivo, os xenon nos faróis de neblinas tbm são inadmissiveis.

  • LucasHaughton_

    Muito boa a matéria eu por exemplo não sabia diferenciar eles ajudou muito

  • Marco_Reis

    Quem inventou a lanterna de neblina nunca desceu a serra com neblina atras de uma, aquilo é uma sacan@%&m com quem vem atrás. O que achei curiosos é que ja tive tres carros com lanternas de neblina à esquerda, gol, focus e 307, e , pelo que entendi so poderiamà direita em caso de uma… Confere èber?

    • bailascomigo72

      Mas isso porque usam o farol de neblina de forma errada, ou seja, em situações normais quando os farois baixos deveriam ser suficientes. A luz de neblina traseira (lanterna) é acionada tão somente em conjunto com os farois de neblina (salvo o primeiro Fiesta lançado aqui, acho que de 95, que só tinha luz de nevoeiro (lanterna de neblina), sem os faróis.

      • Sias

        O Polo Classic também tinha a opção de vir sem farol de neblina e com a lanterna.

      • Marco_Reis

        de qualquer jeito, sob forte nevoeiro, incomoda muito.

        • DCald

          cara, ja andei em nevoeiro (de verdade) atras de um focus com lanterna de neblina… não incomodou não (nessas condições vc deve aumentar a distancia tbm!)… em tempo aberto incomoda e muito!
          Inclusive, o cara desse focus era um excelente motorista… pois qdo acabava o trecho de neblina ele apagava a lanterna traseira (pelo que eu sei, não existe lanterna de neblina automatica… hehe)

          • lucasfs87

            ja me agradeceram por subir serra com neblina com a lanterna ligada.. pra mim ajuda e muito

    • Sias

      Lanterna de neblina é muito ruim mesmo. Todos os carros que tive tinham ela no lado esquerdo.

    • DCald

      Tá errado no texto.
      A lanterna de neblina, quando não for de ambos os lados deve ser do lado do motorista (no nosso caso, o esquerdo)

      • mbarbosa697

        Exatamente,meu Vectra é do lado esquerdo.

      • madsauro

        Então o 206 não conta, pois este fica no centro do para choques traseiro.

      • alyalysson

        puuuuuuutz escrevi errado mesmo. escrevi errado no texto!
        “lanterna de neblina traseira ela deve estar no lado oposto ao lado previsto para a circulação do tráfego prescrito no país de licenciamento do veículo.”, por aqui, então, na direita. (certo é na esquerda! porque se a gente anda na faixa da direita ela deve ser do lado esquerdo!)

  • FORECAR

    Ajudam muito,mais algumas vezes atrapalham tambem.

  • ohasi

    Os donos de Stilo que adoram usar aquela b$$## de luz de neblina traseira DUPLA, acesa O TEMPO TODO na sua face, deveriam ser os primeiros a lerem isto, e num mundo perfeito, multados por baranguice e falta de noção com o próximo!

    • MattTr00

      o que vc tem contra o Stilo, devia ter contra o Astra, o 206, etc.

  • Felipe_Henrique

    Bela explicação. Muito útil à quem não conhecia as diferenças.
    Um modelo até atual que também vem (vinha) com faróis de milha, podemos citar o Gol Rallye G4 e CrossFox antigo.

    • Sias

      Os novos Gol Rallye e CrossFox estão vindo com o farol com as duas funções (neblina e milha). A linha Adventure da Fiat também tem os dois.

  • Sias

    Também não acho que farol de neblina incomode, desde que esteja regulado como deve e sem xenon. Tem cara que coloca o xenon e ainda aponta pra cima…

    • lucasfs87

      coloquei super branca, regulei direitinho e me ajuda pacas, mostrando os buracos lunares da rua! :)

      • Carlos.Machado

        heheheheheheheheheh preciso colocar com urgencia no meu carro, aqui em minha cidade voce tem que escolher o buraco que vai cair, de tanto buraco!!! e a noite eu só entro no carro e rezo para nao passar por nenhuma cratera!!! hehehhehehe

    • betowmf

      cara, no meu carro coloquei xenon nos neblina, estão reguladinhos sem problemas e não ofuscam os outros motoristas. Ja fiz o teste.

  • bailascomigo72

    Cadê os que chamam faróis de neblina de "milhas"? Burros, dá zero pra eles!

  • BlueGopher

    Os faróis de neblina são sempre colocados mais próximos do solo para iluminar por baixo da neblina.
    Os faróis comuns iluminam a própria neblina, e o motorista então vê como se fosse um lençol branco estendido na frente do carro, ou seja, não enxerga nada.
    E ainda há gente que acende o farol alto durante a neblina!

    • expresso222

      Antigamente os opalas e os santanas usavam o farol de neblina em cima, ao lado do farol principal! Eles também faziam o paredão branco, pois estavam muito altos para a função!

  • tiards

    Gostei demais do Fit, muito show!

  • Fla3D

    Ficou bem legal o texto, parabéns. Uma pena que as pessoas não se preocupam se atrapalha os outros ou não, e aí dalhe xenon no neblina apontando pra cima e lanterna de neblina acesa o tempo todo… e ainda tem aqueles irresponsáveis que desliga tudo e fica só o neblina, ótimo meio de NÃO ser visto no transito…

    E infelizmente, que pra variar, fiscalização aqui no Brasil não serve pra pegar quem atrapalha o transito, é só pra arrecadação de dinheiro… por isso cada um faz o que quer e coloca o farol que quiser e f…-se os outros… tópico comportamento brasileiro no transito…

  • Prime_rafael

    Acredito que a lanterna traseira de neblina não seja obrigatória dos dois lados por que em alguns modelos como Vectra, Astra, Fox, existe a luz na lanterna de neblina em apenas um lado, ou seja, nem é no centro do veículo e é permitido.

  • cristian_sp

    Agora entendi pq o milha da L200 só ligava quando o farol alto já estava ligado ….rs…..apesar de que usei muito poucas vezes e em estradas sem iluminação, pois o baixo dela já era incomodo aos demais …o alto quase um crime e o milha até caminhão na contra mão reclamava ….

    Agora pensava que os de neblina só seriam úteis quando amarelos (para neblina em si), como existiu muitos antigamente ….

    E vejo muita gente usando os faróis de neblina na cidade, mas pela altura e intensidade não me parece um incomodo, agora as lanternas de neblina sim, atrapalham, são cansativas, a maioria dos carros está no lado errado então (esquerda) , tive uma parati G3 era assim e vejo astras e outros iguais…

    E acredito que essa lanterna de neblina deveria ser proibida quando dupla (ambos lados), pois se confunde fácil com a luz de freio…..

    • Sias

      Acho que a questão dela ser do lado esquerdo quando for única tem relação com o sentido de direção. Nos países de "mão inglesa" deve ser ao contrário.

      • cristian_sp

        então, conforme o texto:

        "A lanterna de neblina traseira é opcional, podendo ser uma ou duas. Ser for uma, a “lanterna de neblina traseira ela deve estar no lado oposto ao lado previsto para a circulação do tráfego prescrito no país de licenciamento do veículo.”, por aqui, então, na direita."

        E está correta, andamos na direita, lanternas de neblina à esquerda….rs…acho que entendi errado o texto ou o texto está errado mesmo .rs…pois agora fiquei na duvida se ele está falando que aqui é direita onde andamos ou onde a lanterna deve estar….

        • DCald

          o texto esta errado…

          Mais simples é dizer que a lanterna de neblina deve ser do lado do motorista

    • DCald

      O correto é o farol de neblina ser o mais amarelado possivel (temperatura de cor 3000K)… colocar xenon 5000K, 6000K, 8000K, 10000K só piora a situação na neblina…

      • cristian_sp

        como comentei abaixo ao bailas …estava me referindo aos originais ….(farol de neblina) …que normalmente não são com lampadas de xenon ..

        • DCald

          pois eh… os originais foram pensados na segurança…
          Mas existem casos de carros com xenon original nos farois de neblina, mas é o xenon 3000K e usando refletor proprio (elipsoidal geralmente)

    • bailascomigo72

      Cristian, incomodam sim, pois na cidade os carros andam sempre mais próximos uns dos outros. E os farois de neblina tem por função iluminar bem forte – e de forma "espalhada" em curta distância.
      E até concordo que, com lampadas originais ou até amareladas, não incomodam tanto, mas com xenon… O cara tá a 2m andando atrás de você e com os farois de neblina cegando bastante o que tiver pela frente.

  • Pedro_Lourenco

    O que tem de FDP com a lanterna de neblina traseira acessa não está escrito.
    Dá vontade de quebrar no pontapé esse m*rda.

  • AlexandreCE

    Deixe-me pensar…. hum… condições de baixa visibilidade? Ah… todos os dias em Fortaleza com a péssima iluminação pública, principalmente nas vias secundárias. Adicione-se a isso o fato de que as ruas parecem a lua de tantos buracos e pontos de esgoto sem tampa…

    Agora, deixe-me pensar um pouquinho mais: devo ou não ligar o farol de neblina que, principalmente com xenon 4300K ou inferior, ajuda e muito o condutor a se livrar das armadilhas existentes pela falta de devida aplicação do dinheiro que pagamos a título de IPVA, licenciamento, etc..?

    Claro que eu uso o farol de neblina. Não vou ferrar meu carro porque uma resolução diz que deve haver condições adversas. Se as autoridades querem que os cidadãos cumpram a legislação, deem-lhes condições para agir dessa forma. De modo contrário, acho um acinte querer exigir uma conduta de retidão impecável por parte do contribuinte.

    • franklinsa

      Pois é, e o pessoal que vem em sentido contrário que se f***, não é? Típico brasileiro sem educação. Deve ser daqueles que ocupa 2 vagas em estacionamento, para em vaga de idoso/deficiente, ….. O trânsito não é feito só por vc. Garanto que anda acima do limite de velocidade das vias, por isso ferra o carro. Vai aprender a usar um automóvel, coisa que poucos aqui no Brasil sabem, o que tem de imbecil ligando essas m**das de faróis de neblina ofuscando quem vem em sentido contrário, até de dia, não tá no gibi. Antes não existia essas bostas e ninguém reclamava.

      • AlexandreCE

        Você deve estar falando por si mesmo, não? Atribua condutas indevidas a quem você conhece. Eu não lhe conheço e, portanto, não admito que teça conjecturas a respeito da minha pessoa. Estamos acertados assim?

        • franklinsa

          Seu atos relatados aqui falam por si.

          • AlexandreCE

            E a sua postura, idem.

    • DCald

      xenon para neblina é 3000K… alem do mais, é necessario um refletor adequado para xenon de forma que não disperse o facho para onde não deve…

      Farol de neblina não ajuda a achar buraco…

      O correto é usar o farol baixo… o farol de neblina é apenas auxiliar…

      • AlexandreCE

        O meu ajuda. Leia o comentário que deixei abaixo.

    • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

      Alem de você estar cegando quem vem no sentido oposto e quem está atras, você está sendo egoísta… Os faróis bem regulados são mais que o suficientes para enxergar as crateras na rua, falo isso por experiência própria já que encaro situações parecidas com a sua…

      Tente fazer duas coisas para melhorar a sua visibilidade a noite, primeiro regule os faróis e o isofilme hiper escuro…

      • sam_85

        cara no meu caso tive q por xenon 4300k no farol baixo, confesso q de noite nao enxergo muito bem, e essas lampadas fazem muita diferença a visibilidade melhora 100%

      • AlexandreCE

        Não cego ninguém e o meu insufilm é o permitido por lei. Tanto que se vê completamente o interior do carro mesmo durante a noite. Basta ter iluminação na via que quem passa do lado vê quase tudo que não no painel. E outra: a película dos vidros traseiros é a mesma dos dianteiros. Ou seja: estou mais do que cumprindo a legislação, posto que a dos vidros traseiros poderiam ser um pouco mais escuras do que as dos dianteiros.

        Além disso, meus faróis são regulados porque eu sou cuidadoso. Não sou um zé doidim para andar por aí cegando ninguém.

        Lei meu comentário abaixo e faça o teste.

        • DCald

          sobre o insulfilm, se vc utiliza nos vidros dianteiros, provavelmente já está errado!

          Os vidros verdes originais vem com 75% de transparencia no parabrisas e 70% nos demais (alguns vem com 50% nos vidros pra tras da coluna B) (tem essa informação no vidro, pode conferir)

          Portanto, tanto o parabrisas como os vidros das portas dianteiras não devem receber pelicula nenhuma!

    • bailascomigo72

      Você já viu Mercedes, Audi, Rolls, que seja, usando xenon em faróis de neblina? E olha que eles já DESENVOLVERAM pro alto, também! Mas neblina, necas… Não tem algo de errado no seu raciocínio? Não seria porque os faróis de neblina ofuscam demais exatamente por espalhar a luz à curta distância?
      "Ah! Mas hoje tem xenon nos farois altos!" Mas só doido cruza com outro carro com farol alto ligado. Quero ver desligar os farois de neblina…

      • AlexandreCE

        Não tem nada errado no meu raciocínio. Leia meu comentário abaixo.

    • AlexandreCE

      Caros, o neblina do New Fit, assim como o do meu antigo Classic, ajuda e muito a visualizar os buracos. Como eu faço isso? Regulo o neblina mais para baixo. Como pouco viajo, uso-os com essa função e tenho certeza de que não cega ninguém porque eu não sou imbecil para andar com farol atrapalhando os outros condutores do modo como fazem uns trouxas aqui em Fortaleza com aqueles xenons 8000k, 12000k. Regulando-os mais para baixo eu tenho o efeito que quero e não atrapalho ninguém.

      Mais um detalhe. O neblina do Fit espalha muito bem para os lados, ajudando em curvas à esquerda, visto que fica muito fácil observar a pista pelo vidro vigia do lado do motorista. Ademais, como falei, para neblina se utiliza 4300K ou inferior (eu uso 3000K).

      Vocês falam como se eu não tivesse deitado no chão para ajustar aquele parafuso do neblina deixando bom para mim e indiferente para os outros.

      Uma dica: antes de criticarem, tentem ter a humildade de perguntar o modo como o comentarista utiliza o farol.

      • DCald

        A luz de neblina não ajuda a ver buraco, a não ser que vc ande a 15km;h… acima disso, vc já passou pelo buraco que viu…

        • AlexandreCE

          E você acha que tem como andar acima disso em algumas vias aqui de Fortaleza? Não, não tem mesmo…. é justamente nessas condições que o neblina ajuda.

          No mais, diferente do Corsa, o neblina do Fit, quando ajustado, inclina o farol ao invés de realizar o movimento típico de movimentação da lente. Então, para ofuscar, só se o asfalto fosse uma superfície bem reflexiva.

          • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

            O DCald já falou tudo que eu iria falar, para usar xênon os refletores devem ser adequados e por mais que tu aponte para baixo uma parte da luz sempre vai para cima (já percebeu que esses faróis são circulares??? jogam luz para todos os lados), quando você passa em uma lombada ou em ruas com desnível ou em buracos ou etc a tua luz vai na cara do infeliz que estiver na frente, não tenha duvida disso.
            Se o carro já tem vidros verdes não precisa de insulfilm no para brisa e se não tiver deve colocar um com 80% e 70% no maximo… Não tem como fugir meu amigo, tu está errado mesmo tomando esses cuidados que tu citou, como eu disse eu passo por situações parecidas com as que você citou (rua escura e esburacada não é um privilegio de Fortaleza) e eu consigo visualizar os buracos perfeitamente.

          • DCald

            se vc anda a 15km/h, vá a pé e destranque a rua!

            com o farol baixo vc vai visualizar os buracos bem antes do que com os neblinas.

            A função dos neblinas é iluminar as laterais da pista para vc enxergar as faixas e se guiar por elas… só isso…

            P.S. Me explica essa parte:
            "No mais, diferente do Corsa, o neblina do Fit, quando ajustado, inclina o farol ao invés de realizar o movimento típico de movimentação da lente. Então, para ofuscar, só se o asfalto fosse uma superfície bem reflexiva. "

            Como assim? a regulagem do farol de neblina de qualquer carro regula o refletor, não a carcaça e a lente!
            Só nos antigos (Opalas, mavericks, monza <91) é que o refletor era fixo e a regulagem era inclinando o farol inteiro

            • AlexandreCE

              Explico: no Classic a manivela traseira que girava para regular o facho do neblina movia a lente internamente, como em faróis normais. O neblina do Classic era original, Valeo/Cibiê. No New Fit, quando se aperta ou afrouxa o parafuso, ao invés de mover só a lente do farol, move-se o conjunto inteiro. Ou seja, no NF move-se carcaça, defletor do neblina, lâmpada, lente do farol, tudo, justamente porque a regulagem movimenta todo o conjunto. É assim com todo e qualquer neblina paralelo para veículos da Honda (por sinal o Esuse é muito bom, tanto quanto o original que a Honda instalava com botão).

              Sobre o farol baixo, não acho plenamente suficiente porque esses faróis monoparábolas não iluminam muito bem. Aliás, nunca ouvi falar que algo 2 em 1 funcione tão bem quanto dispositivos separados para cada função.

              Sobre a velocidade, acredito que cada realidade deve ser respeitada. Na sua cidade pode não ter ruas em que são feitas sucessivas intervenções da companhia de água e esgosto. Aqui em Fortaleza tem. Não são só buracos feitos pelo desgaste da malha viária. São ruas recheadas de trechos como as conhecidas "costelas de vaca" criadas pela chuva em piçarra, só que de asfalto e de tamanhos bem maiores.

              Não me vejo como alguém que tranca a rua. Se você vier a Fortaleza e enfrentar esse tipo de situação no SEU carro, quero ver andar a 40 ou 60 Km/h. Ninguém aqui anda assim. A não ser os que conduzem veículos de frotistas ou proprietários de camionetas.

        • bailascomigo72

          E vero. Pouca gente tem conhecimento que a luz de neblina ilumina propositalmente de forma espalhada, exatamente para "furar" a neblina. Mas não se pode ter tudo, então com o foco "aberto", o alcance é pequeno.

  • RSM

    Andar atrás do stilo com o farol de milha ligado é uma m… só, akilo dói demais no olho.

  • ITALIA150

    O farol de neblina é um diferencial e tanto na serra do mar (sistema Anchieta-Imigrantes), em condição de neblina é claro !

  • DCald

    Cara, lampada xenon é pra farol projetado pra isso.

    Se o carro veio de fabrica com lampada Xenon no farol de neblina, então pode (e observe que o xenon para neblina é 3000K)

    O xenon do jeito que usam nos farois de neblina só servem pra ofuscar (os outros motoristas e o motorista do carro com xenon no caso de neblina)…

    A lampada xenon num refletor convencional vai espalhar a luz pra todo lado (inclusive pra cima e nos olhos dos outros motoristas) e, quando houver neblina de verdade, por ser branca (e tbm por estar jogando luz para cima) ao inves de ajudar na visibilidade, vai piorar, pois vai criar um paredão branco na frente…

    • madsauro

      Eu acho massa ver os caras que colocam xenon em carros, como gols, palios, corsas e etc. Vem aquela luz enchendo o saco no espelho e eu nem penso suas vezes deixo chegar perto e junto o pé no freio. Infelizmente esses caras passam pela polícia e nada. Se eu colocar estas luzes no meu carro com certeza vou me ferrar, pq neste país quem anda dentro da lei só toma.

      • betowmf

        faz isso até alguem dar no meio da sua trazeira

        • madsauro

          A idéia é essa mesmo, daí quando eu fizer o BO denuncio o cara por alteração de características. A fiscalização aqui neste país não existe. Só acontecendo isso pra este tipo de gente criar vergonha na cara, infelizmente o brasileiro só aprende quando dói no bolso.

    • cleberzc

      citando: …"A lampada xenon num refletor convencional vai espalhar a luz pra todo lado"…

      Isso não confere. Uma lâmpada com especificações HB3, por exemplo, deve sempre possuir um mesmo ponto focal, independente se for Halogênio ou Xenon.

      O problema são as lâmpadas produzidas de maneira incorreta, onde o fabricante muda apenas os soquetes, mantendo o bulbo da lâmpada o mesmo para vários soquetes diferentes.

      Por tanto, a afirmação não é correta, pois não é essa a regra. Esta afirmação vale apenas para os fabricantes que trabalham fora das especificações para baratear seus produtos.

  • L.

    Apesar dos quinze mil erros no texto, vale pela idéia. De todo modo, sugiro fortemente que o NA contrate um revisor com urgência!

    • vinicarioca

      beleza professor pasquale

      • kikofar

        Pô Vini… pior que eu concordo com o cara. hehehhehe

      • L.

        Não falo isso só pra encher o saco, profissionais da imprensa têm a obrigação de escrever bem (ou de contratarem revisores…hahah). Se vc lê um jornal cheio de erros, a chance de sair reproduzindo esses erros é grande. Isso causa um desgaste generalizado na língua do país, ou seja, matérias e reportagens com erros disseminam a ignorância.

        • alyalysson

          boa, não sou profissional de imprensa!

          ;)

          • L.

            Achei que o NA tivesse o intuito de sair do amadorismo… E como disse, a crítica não é ao autor do texto, mas sim a quem o publicou sem uma revisão adequada! Realmente não vejo motivo pra defender erros de escrita…

  • Marcelo_Machado

    Duas coisas grotescas de gente bem sem noção e egoista.
    1º andar com a lanterna de neblina em situações normais de visibilidade –> atrapalha e muito quem vem atrás e ainda sempre dá a impressão que tem alguem freando na sua frente, pois ela é mais forte que a lanterna normal. –> e o sem noção só liga ela porque acha "bonito"
    2º andar só com a laterna dianteira e o farol de neblina acessos. –> os manézão acham lindo o carro aceso assim, só que é ilegal e deveriam tomar várias multas. À noite deve-se usar farol baixo e não só a lanterna, ligar o farol de neblina não compensa o farol baixo desligado. Fora os que colocam aquela luz azul de abajur, bem fraquinha como lanterna. Pros espiritos de porco que fazem isso, o farol é tb para facilitar que os outros vejam seu carro e andar com luzinha de abajur pode provocar acidentes mesmo com o farol de neblina aceso.
    E o pior é que esses sem noção andam se achando o máximo!!!!!!!

  • DCald

    a lanterna de neblina é independente do farol de neblina… (a não ser em gambiarras)… no meu carro posso acionar os farois e deixar a lanterna apagada…

    • Sias

      Positivo, ela só é acionada depois dos faróis de neblina seram acesos.

  • Delanno

    Parabens pela matéria. Muito esclarecedora. E gozado é este tal de farol de neblina trazeiro, nunca tinha ouvido falar.

    haushaus
    vlw!

  • mbarbosa697

    E o pisca do Corsa Sedan(Corsa mesmo,nao o Classic)??Meu amigo é quase um Kaioken do Goku,cega na hora,kkkkk!!

  • rafaelbsr

    Pior que tem um monte de ignorante que acende o farol de neblina e junto, a lanterna de neblina (que fica na lanterna traseira e tem a mesma intensidade da luz de freio), atrapalhando assim os que vêm atrás. O farol em si não atrapalha tanto, desde que não tenha aquelas lâmpadas azuis mais fortes ou algum xenon de fundo de quintal…

  • DCald

    Farol de neblina nem sempre esta no parachoque (ou abaixo dele)
    No caso dos Opalas (85 a 92) as luzes de neblina ficavam junto aos farois principais, acima do parachoque… Por isso muita gente achava que era farol de milha e não neblina…

    Já nas D20, Veraneio com farois trapezoidais, o triangulo era farol de milha e não neblina

  • kikofar

    Se é milha, neblina ou auxiliar eu não sei… mas que esse Golf da capa da matéria tá "da altura de um bezerro deitado no pasto"… ahhh isso está!!!!! hahhahahah

  • Educhs

    Com chuva ou neblina, ligo sempre a lanterna de neblina. Em estrada ligo sempre..com chuva ou sem chuva. Nas estradas prefiro que enxerguem aquela luz forte mesmo…aí a atenção aumenta.

  • Eduardo Costa

    Ou tem alguma coisa de errado com o texto ou a resolução está confusa.

    sobre a lanterna de neblina: "A(s) lanterna(s) de neblina traseira(s) só pode(m) ser ligada(s), se os faróis alto, faróis baixo ou faróis de neblina dianteiros estiverem ligados. Deve haver uma luz indicadora no painel, não intermitente e independente."

    Se a lanterna de neblina é para ser usada na neblina, então não se pode usá-la em conjunto com o farol alto, já que este em neblina é proibido por ofuscar o próprio motorista.

  • Renatto_A.

    Os farois e lanternas de neblina do meu carro vieram de fabrica e sempre uso os farois de neblina pois ajudam na localização de buracos e na estética, mais as lanternas de neblina incomodam os motoristas de tras pois tem intensidade igual ou superior as da luz de freio, itens q devem ser observados são:

    .O uso de farois de neblina na cidade é totalmente permitido mesmo em condições de boa visibilidade
    .O uso das lanternas de neblina é restrito a condições de baixa visibilidade pois atrapalha a visão dos motorista q vem atras
    .Os farois de neblina devem ser usados junto com os farois baixos, não com as lanternas de posição como fazem muitos motoristas ( ex: devem ser usados como na foto do fiat 500 e não como a foto do 307 )

  • takeoyf

    não sei se é um erro no texto mas que eu saiba a lanterna de neblina traseira tem que ser do lado esquerdo quando só tem uma.. tanto que nos gol g5 que sao equipados com essa lanterna, só tem uma lanterna de ré, que fica do lado direito, ai no lado esquerdo fica a de neblina onde seria a luz de ré. a resolução brasileira permite uma só luz de ré, desde que esta fique do lado direito.
    outra coisa, acho que varios carros nao respeitam essa distancia de 100mm da luz de freio. o proprio gol, por exemplo, o polo e tantos outros nao tem essa distancia.

  • Marcelorjcg

    Gol GTI…nossa, boas lembranças….tive dois.Neblina ligados,setas diant com dois polos para ficarem acesas,bancos recaros,descarga com um ronquinho.Tínhamos poucas opções é verdade,mas quem tinha um GTI não passava em branco.

  • vperuzzo

    Informação: farol de milha ganhou este nome pois quando acesso o seu alcance é de uma milha!

  • ARISTEU

    Na lei é uma coisa, na rua é totalmente diferente. Os otários gastam dinheiro colocando xenon no farol de NEBLINA, retiram a lampada da luz de estacionamento e ficam andando de noite só com o farol de neblina ligado, achando que estão abafando. isso quando tem um pouco de dinheiro pq os mais pobres simplesmente ficam andando só com a luz das setas ligadas como se fosse um farol

    :x

  • nasser_ric

    Os comentários podem ser divididos assim:

    Se o fulano tem, e acha bonito usar o farol de neblina mesmo com ótima visibilidade, ele fala: "nunca me incomodei com os outros usando farol de neblina sem necessidade"

    Se o fulano não tem, ou acha que o nome "farol de neblina" é tão óbvio e só deve ser usado com motivo, então ele fala: "acho um absurdo esses caras sem noção"

    E a vida continua, já vi umas 300 discussões dessas na internet e quem tá fazendo errado continua fazendo errado e quem tá reclamando fica só de bla bla bla…..

  • Rafael1993_MP

    pow o golf ali nem ta baixinho né??? vai matar formiga atropelada. hahaha

  • HCantanhede

    Prezados, corrijam-me se estiver errado. Há anos eu escuto dizer que o farol normal, por seu padrão de dispersão, tende a ser refletido na neblina, que é uma nuven de microscópicas gotas. O farol de neblina deve estar naqueles 30-40cm que separam o chão da rua/rodovia da nuven de neblina, pois, pelo que sei, a neblina não encosta no chão; por baixo da nuvem, portanto, a luz se dispersa de forma plana, rente ao chão e permitirá ao motorista ver aquilo que todos nós queremos ver, o obstáculo. Ridículo é ver um bocado de playboy, mauricinhos e patricinhas (e como tem) de farol de neblina ligado sem a menor chance do fenômeno ocorrer; já cansei de ver isso no nordeste, maior calor e o cidadão de farol de neblina ligado; isso é que é orgasmo…

    Outra coisa ridícula, que o blog poderia abordar, é o uso do pisca de emergência, que deve ser usado com o veículo parado, mas que é,usado em profusão por um monte de gente, enquanto o veículo está em movimento. Tem gente que faz isso na neblina!!! Quem vê pensa que o carro está parado (pane, pneu furado, colisão, etc…) mas o infeliz está vindo na sua direção e, provavelmente, vai lhe atropelar..

    • jpcasella

      Eu ando com o farol de neblina ligado a noite, no frio ou no calor, é um farol que não atrapalha NINGUÉM, e ajuda a visualizar a pista.
      O farol de neblina ajuda e muito, principalmente nas estradas sem iluminação, esburacadas e sem sinalização que temos aqui, ajuda a não cairmos nos buracos e mantermos o carro no trajeto correto, já que ele ajuda a iluminar próximo ao veículo, para se ter noção, viajo todo fds pela BR-153 e fazem 4 meses que um trecho da pista foi recapeada e não fizeram a pintura das listras da pista (pista simples) muito menos a listra lateral, para dar a noção onde acaba a pista e começa o acostamento.
      Conversando com pessoal que já pegou essa pista a noite, confessaram que ficaram perdidos nestes trechos, inclusive alguns "cairam" no acostamento, pois não sabiam onde começava o mesmo, outros se perdiam na noção de espaço entre uma pista e outra.
      Durante o dia é fácil perceber tudo isso, porém durante a noite, somente com a iluminação do farol principal do veículo fica bem difícil, imaginem com chuva.
      E não sou playboy ou mauricinho, essa sua colocação foi ridícula.

  • Renatto_A.

    Tipo eu sou de Maceió – AL, aqui só teve neblina 2 vezes q eu me lembre e mesmo assim foi pelas 5:00 da manhã, mais mesmo assim eu sempre uso meus farois de neblina acompanhados dos farois baixos (o que é totalemte permitido ) pois os farois de neblina facilitam a visualização de buracos e divisórias da pista e realmente eles n atrapalham o motorista q vem no sentido oposto pois as minha são de fábrica e tem a mesma intensidade do farol baixo ( e não sou desses q colocam xenon, neon, led, super branca e o cara… a 4 ) tanto q elas n iluminam nada na minha frente quando eu uso no fim da tarde e como já testei pela noite ( farois de nebilna + farol de posição ) só pra baixo mesmo !

  • sam_85

    eh quando se usa nas condiçoes reais dele, nao atrapalha, mas o pessoal quer usar a qlqr momento ai fica dificil mesmo, nao sei qual a eh a graça de ligar as lanternas de neblina… mas na neblina forte eh bom pq vc consegue ver q tem um carro a sua frente

  • jpcasella

    Meu carro tem lanterna de neblina, uso em duas situações, quando se tem uma forte neblina e quando aquele mala sem alça encosta atrás com a luz alta, achando que a mãe dele está no branco traseiro do meu carro, ai eu ligo a lanterna de neblina sem dó, até ele abaixar a luz alta.

  • daniloporta

    galera, uso muito o farol de neblina, tenho um monza classic, e lanterna de neblina a esquerda, o farol de milha é ótimo, pois as vezes vem aqueles desgraçados com farol alto, e se da farol alto, e o farol deles é mais forte, entaum não abaixam, entaum ativo o farol de milha, ae num tem pra ninguem , é muito forte,

    • bailascomigo72

      Você instalou o farol de milha no Monza? Pq o monza-omega (o "tubarão" vem – até onde eu saiba – apenas com faróis duplo refletores. Então aqueles internos na verdade são faróis de milha, e os faróis seriam "monoparábolas" no que importa o baixo/alto?

      • DCald

        No Omega e monza o farol alto/baixo é monoparabola, nas versoes tops vem o milha junto… e o farol de neblina vem no parachoque…

        Os monza antigos (até 91) o farol de neblina é quadrado embaixo do parachoque… 97% estão desregulados (pra cima) justamente pq a galera não sabe diferença de milha e neblina, e se o "milha" só ilumina a calçada acham que ta errado e levantam tudo…

  • O_Corsario

    Tem um detalhe que ninguém falou: essa nova "moda" de andar com neblina acesa foi incentivada muito pelas propagandas, que sempre mostram o carro com este equipamento aceso, mesmo sem neblina. Daí o pessoal achou "biito" andar assim, pra mostrar que tem versão mais completa, que vem com o tal farol igual da propaganda…

  • wilcker

    cara como eu sonhava em ter esse gol gti quando eu era muleque!

  • MattTr00

    2 lampadas não são apenas por questão de estética, são por segurança, se fosse só por estética a Fiat não gastaria 2 lâmpadas e fiações e faria acender apenas um lado. mas são para usar em NEBLINA… isso é que os manés donos de Stilo têm que aprender

  • AlexandreCE

    Cara, mas em desnível e lombada até a luz baixa ofusca. E o farol de neblina vira muito para o chão. De fato, o farol em sim se move num eixo que existe no suporte. Ele fica bem para baixo mesmo. Particularmente, nunca recebi sinal de luz de ninguém vindo em direção contrária. Acho que esse seria um sinal de que não está atrapalhando.

    • bailascomigo72

      Como eu disse, Alexandre, o problema pode não estar em ofuscar quem vem do lado oposto, mas quem está a sua frente! Mesmo com xenon, o comprimento dos fachos não é muito grande, agora ele espalha que é uma beleza! Preste atenção na próxima vez que voce estiver a uns 2 carros de distancia de quem vai na frente, ou mesmo de quem está passando ao seu lado, pra ver se eles não estão com os olhos virados lá pro outro lado (o que não aconteceria com os farois baixos ou mesmo os farois de neblina com lampadas comuns).

  • DCald

    Farol de neblina é para lampada de no maximo 65W (o correto é 55W) acima disso vai fritar tudo!

  • ejsjunior

    O mais interessante: nossas vias urbanas, em dias de tempo bom, concentram a maior proporção por metro quadrado de pessoas que, porque compraram um carro com faróis/lanterna de neblina, insistem em ofuscar os demais motoristas. Êta povinho. (Já pararam atrás de algum Stilo com as lanternas de neblina acesas? Verás o que incomoda… e ainda, os faróis de neblina acionados em trânsito contrário?)

  • 3dimensional

    Respeito, fazer oq, mas como tem gente que é retrógrada né…
    Rebaixar carro agora virou sinal de "carro de mano"!
    Só Brasil no mesmo!
    País dos rótulos.

  • 3dimensional

    Pois é, complicado.
    No Golf tb a neblina traseira fica do lado do motorista.

    E pessoal, cuidado com esse negócio de "farol de neblina sempre fica no parachoque/embaixo do farol". Nem sempre!
    Usando o Golf 4 novamente como exemplo, a versão GTI possui as unidades de NEBLINA embutidas dentro do farol principal.

    E muitos aí que só criticam, como no Brasil não temos luzes diurnas obrigatórias, pode ser considerada boa prática mesmo durante o dia vc dirigir com os faróis de NEBLINA acesos para ser visto mais facilmente(e não para ver, ou "aparecer"). Afinal o alcance deles é bem limitado, não incomodando outros motoristas.
    DIFERENTEMENTE dos faróis de MILHA! Pessoal que mete xenon e direciona os milhas pra cima ainda, tá fazendo errado!

    Abraços!