América Latina GM

Latin NCAP critica duramente a GM por vender carros sem airbag

aveo-ncap

Ao divulgar o primeiro ranking de marcas, o Latin NCAP criticou duramente a GM por ainda vender carros sem airbag. O instituto enviou uma carta à Mary Barra (CEO da montadora), criticando os baixos níveis de segurança verificados no modelo Chevrolet Aveo.

O compacto é fabricado no México e vendido sem airbags. No último lote de resultados, o modelo da GM não recebeu estrelas para proteção de adultos e apenas duas para crianças. A avaliação foi que a estrutura também era instável.

A presidente do Latin NCAP María Fernandez Rodríguez mencionou que “o Aveo é um típico exemplo do pobre desempenho geral da GM em segurança, comprovado depois de cinco anos de testes independentes realizados pelo Latin NCAP. A marca Chevrolet da GM apresenta o pior desempenho de todas as marcas globais de carros”.

Por fim, o Latin NCAP pediu à GM que adicione airbag duplo no Aveo feito no México e que retira de seu lineup global os carros que não receberam estrelas nos testes de segurança. No ranking, a Chevrolet aparece em nono lugar com 1,8 estrela.

[Fonte: Latin NCAP]

Agradecimentos ao Elio Cristi Silva Santos.





  • Bruno Brasil

    E eles estão preocupado com isso ? Estão vendendo a rodo essas porcarias e um monte de babacão comprando !!!! Até eu riria dessa carta ! Vendendo lixo e ainda ganhando premios e bonus pelo ótimo desempenho !!! kkkkk

    • Rodrigo

      (((Revista Auto Esporte))) denuncia que as montadoras que patrocinam testes do Latin NCAP tem disparadas as melhores notas nos teste.

      Adivinhem quem é o MAIOR PATROCINADO do Latin NCAP? É a VW.

      GM e FIAT NÃO patrocinam teste no Latin NCAP

      • dallebu

        Sabe o que é patrocinar? É quando a montadora fala pra Latin Ncap: “Compa o carro para o crash test (em uma concessionária qualquer) e eu te reembolso o dinheiro.”
        Geralmente quem faz isso é porque se garante no que diz respeito ao resultado, pois se eu vendo carros que tirariam 2 ou no máximo 3 estrelas, eu não sou doido de literalmente pagar pra ver meu nome na mídia associado a um caixão sobre rodas.

        • Gustavo73

          Ele sabe. O pior é falar que a matéria faz uma denúncia. O que nem de longe é o que está escrito. E isso tudo pelas 5 estrelas do Up, testado duas vezes. Nunca um “mico” incomodou tanto.

          • tiago

            Creio que o ideal seria o Latin ncap recusar “doações” de entidades interessadas nos resultados dos testes…
            Só penso assim porque sou brasileiro, aprendi a desconfiar de tudo, até de coisas razoavelmente aceitáveis.
            Por outo lado, duvido muito que o Latin n cap correria o risco de ser pego favorecendo “a” ou “b”, isso o faria desaparecer para sempre.

            • Gustavo73

              Tiago a Latin Ncap assim como Euro Ncap e IIHS são filiadas a Global Ncap que está ligada a ONU e OMS. Nos casos da Latin os testes são feitos nos mesmos laboratório da Euro e analisados pelos mesmos profissionais. Cada teste segundo a 4R cuata acima de 300 mil euros. E como amplamente divulgado no primeiro mundo a grande maioria dos testes são patrocinados. Isso não é doação. E acontece da seguinte maneira. A fabricante fala que qier patrocinar o teste de determinado modelo(única interferência) a Latin adquire o carro (na verdade carros (hoje 2 por teste, a partir do ano que vem 4) sendo sempre a versão mais simples em termos de itens de segurança em qualquer lugar aonde ele é oferecido na área de influência da Latin. Os carros são enviados para a Europa (patrocinando ou não representantes da fabricante tem a franquia de acompanhar os testes. Depois disso a Latin apresenta a conta para a fabricante que paga os custos independente doa resultados. Fica fácil perceber que isso leva tempo não se faz isso em uma duas semanas. Quando a fabricante quwr testar um produto antes que esse chegue ao mercado, mas tem que eatar em produção para venda. Não servem protótipos ou pré-série. Representantes da Latin junto com auditores vão a fábrica e escolhem os carros do pátio ou da linha de montagem. E são enviados da mesma forma para a Europa. A diferença nestes casos é que em um intervalo não determinado o teste será repetido novamente da mesma forma e os custos também serão pagos pelo fabricante. Isso acontece na Latin Euro e IIHS. Claro que em qualquer um doa casos podemos ter algum problema. Mas até agora nenhum relato, até porque acabaria com a instituição que perderia a credibilidade. A IIHS chegou a falar da hipótese de alguns fabricantes estarem fazendo carros especialmente para o Small overlap que sempre é testado do mesmo lado (e que não teria a mesma resistência do lado oposto. Mas depois nada foi falado.

              • Alligator

                Esse pessoal deve achar que dinheiro da em árvore para falar esses absurdos

                • Gustavo73

                  Durante muito tempo não se fazia idéia do custo doa testes. Recentemente a 4R publicou esses valores, mas não fivou claro se é agora com 2 veículos ou a partir do ano que vem. E muitos não pensam na logística de adquirir e mandar para a Europa os carros e depois testá-los, como se os laboratórios fizessem isso de graça. Mas só esse último teste foram 6 modelos. Imagine a Latin Ncap sem fins lucrativos sediada no Uruguai bancar essa brincadeira, imagine o gasto só nesse ano. Imagine a quantidade de profissionais envolvidos diretamente nos testes com equipamentos caros com sensores de altíssima precisão e filmadoras de altíssima velocidade.

              • SDS SP

                Enquanto não vir algum argumento contudente que coloque em cheque a credibilidade do Ncap, eu continuo confiando na instituição.

                Se não acredita na instituição, o que me faria acreditar na opinião (que coloca em cheque à instituição) de um desconhecido de fórum automotivo?

                • Gustavo73

                  Mas é isso mesmo. Se aparecer algo errado serei o primeiro a reclamar. Mas só porque não gosta dos resultados não dá.

          • Mentiu que era uma denúncia. Mentiu que a VW era a maior patrocinadora. Mentiu que GM e Fiat não patrocinam testes. Aposto que o nome dele é Oscar e ele é PTista! Hehehe

          • Rodrigo

            .Sim foram 7 carros do grupo VW isso inclui a SEAT.

            Eu queria viver nesse MUNDO DE ALICE onde não exite essa malandragem. Mas não consigo.

            Eu vivo no tal mundo REAL onde a VW calou varias bocas sobre a real emissão de poluentes de seus motores. O FEZ ATÉ O PONTO DE SER OBRIGA A ASSUMIR PUBLICAMENTE SUAS PRATICAS para não ser denunciada.

            Então amigo VIVA NA SUA INGENUIDADE, mas não tente me colocar nela ok!

            Abraço!

      • Gustavo73

        Que feio em Rodrigo.

        • dallebu

          Isso mesmo!

          • Gustavo73

            A matéria só faz uma constatação que é lógica. Ninguém vai pagar para testar os produtos piores.

            • GPE

              Perfeito

              • Gustavo73

                Já imaginou na VW:
                Precisamos testar mais um carro para a Latin Ncap, o departamento de marketing está pedindo.
                Opa então qual modelo?
                Manda o Gol “G6” feito no Brasil. Mas chefe os nossos testes motram que o desempenho na melhor da hipóteses é sofrível.
                E daí a verba já foi liberada.
                Chefe não seria melhor gastar essa verba e testar um modelo novo que pode tirar 5 estrelas.
                Pra quê, besteira isso manda o Gol mesmo(de novo) … Rsrsrs

        • Fui ver quem tinha curtido o comentário dele e adivinha? Ele mesmo! hahah

          • Gustavo73

            Acho até que a matéria da AE no início ficou meio confusa. Mas lendo até o final, mostra que é só uma constatação. O que é bem lógico. Ninguém paga para mostrar o pior. Logo vai bancar os testes deseus melhores produtos. Como a própria matéria fala algo comum na Europa pois é usado pelo marketing.

            • Rodrigo

              .. Sim foram 7 carros do grupo VW isso inclui a SEAT.

              Eu queria viver nesse MUNDO DE ALICE onde não exite essa malandragem. Mas não consigo.

              Eu vivo no tal mundo REAL onde a VW calou varias bocas sobre a real emissão de poluentes de seus motores. O FEZ ATÉ O PONTO DE SER OBRIGA A ASSUMIR PUBLICAMENTE SUAS PRATICAS para não ser denunciada.

              Então amigo VIVA NA SUA INGENUIDADE, mas não tente me colocar nela ok!

              Abraço!

              • Gustavo73

                Já mudou? Você faliurm denúncia, que a VWB seria a maior patrocinadora, não afinal tem algumas com 100% de patrocínio depois disse que Fiat e GM não patrocinam Jeep é Fiat e patrocinou 100%. Não é sonho e nem ilusão. Se o Gol tivesse 5 estrelas não discutiria, mas os carros 5 estrelas tem 5 estrelas em outros testes pelo mundo. Já disse isso uma vez Rodrigo. Em outros posts concordo com você em vários pontos. Mas a sua birra com a VWB te deixa cego. Tão cego como os que você diz combater vom sua foto. Aqueles que contra o grande mal PSDB/FHC fazem tudo e tudo é permitido para evitar que esse grande mal volte a comandar o Brasil. Seria tão fácil a sua crítica, seria só exigir que Jetta e Golf nacionais tenham o mesmo desempenho das versões importadas. Se você tivesse colocado todas com 5 estrelas no bolo e dito que não acredita em nenhum teste feito pelo mundo pois todos podem ser comprados apesar de ser algo improvável seria possível. Mas ao voltar suas baterias para um único fabricante, inclusive mentindo mostra que o problema é pessoal e não tem haver com realidade ou ilusão.
                E quanto ao dieselgate ela foi denunciada e só depois assumiu a questão e não ou contrário. Sendo a maior crise neste sentido mas nem de longe a única ou primeira. Meias verdades para tentar provar seu ponto Rodrigo.
                Abraços

                • Rodrigo

                  Provar? rs….. Amigo seja feliz no seu mundo de Alice.

                  Pode continuar amando a VW e o UP! que sempre faz questão de citar!

                  Fui………..

                • João Martini

                  Agora deu até dó do rapaz kkk

                  • Gustavo73

                    Juro que ele não parece uma má pessoa apesar de ter mentido sobre o sentido da reportagem da AE. Mas fica muito complicado algumas atitudes. Olha até pensei em colocar a foto daquela história do pombo que joga xadrez. Pois na cabeça dela a Latin aceita dinheiro e faz o que a VWB quer. Mas não aceita o dinheiro das outras? Honda, Jeep e Toyota não pagam? Os Ford com 5 estrelas também não? Hoje o Golf seria o único com 5 estrelas nos testes da Ncap do ano que vem. Pois é o único no Brasil com todos os equipamentos de segurança que serão obrigatórios ano que bem de série. Claro que até a chegada do modelo nacional.

            • Clayton Martins

              A Ford patrocinou o teste do Ka de geração anterior, que tirou 1 estrela em proteção de adultos e 3 para criança, sem air bag.
              Salvo engano, a Peugeot também patrocinou os testes do 206.

          • SDS SP

            Tudo isso começou com as 5 estrelas do Up.
            O pessoal não da sossego para o carrinho…

            • Pior, não gosta de um carro, não compra pô! Trabalha para concorrência? Seja honesto pelo menos. Não trabalha? Não joga fora o trabalho da Isabel!

        • Rodrigo

          Sim foram 7 carros do grupo VW isso inclui a SEAT.

          Eu queria viver nesse MUNDO DE ALICE onde não exite essa malandragem. Mas não consigo.

          Eu vivo no tal mundo REAL onde a VW calou varias bocas sobre a real emissão de poluentes de seus motores. O FEZ ATÉ O PONTO DE SER OBRIGA A ASSUMIR PUBLICAMENTE SUAS PRATICAS para não ser denunciada.

          Então amigo VIVA NA SUA INGENUIDADE, mas não tente me colocar nela ok!

          Abraço!

      • Doccar

        A unica coisa que esta certa no seu post e o Fora Dilma…o resto…oremos!

        • Rodrigo

          Pra gostar do governo PT tem que ser alem de ingenuo, louco. Você é apenas ingenuo.

      • Guilherme Eduardo

        O que eu já li é que algumas modelos estão sendo projetados para resistir aos teste, como reforçar apenas uma ou duas partes da carroceria e não o caero todo. Fora isso não achei mais nada.

    • Matheus

      Não se ache muito esperto quando for comentar filho, chamar os outros de babacão como se todo mundo fosse gearhead e amasse carros e/ou vivesse pensando nisso que é babaquice… tem muita gente que que compra pq é o que gostou ou pq é o que tem dinheiro pra comprar… tome uma dose de razão e respeito e depois pense em comentar… a maioria nem se quer faz ideia do que é latin ncap… e tem gente que nem se importa, só compra pq tem telinha… mesmo que todo o resto seja um lixo…

  • Ainnem Agon

    GM é marca morta, vive dos coreanos da Daewoo, faz lixões pro 3º mundo e nem mais na Opel “bebe”…

    • Minerius Valioso

      O governo americano deveria tê-la deixado quebrar.

    • Rodrigo

      Demorei uns 4 carros pra perceber isso…

    • Matafuego

      Queria ser acionista dessa montadora morta, terceira maior fabricante de carros do mundo.

      • Ainnem Agon

        Mas esse é justamente o ponto: a marca é ótima para os investidores porém péssima para os amantes de carro, como eu.

        • Matafuego

          Se é tão ruim como vc diz, porque tem gente comprando?

  • BillyTheKid

    Não entendo o sentido dessa notícia para nós, brasileiros, que provavelmente somos a esmagadora maioria que acessa o site.

    Airbag duplo e ABS é obrigatório no Brasil, o que me importa se na Índia ou México ou China isso não ocorre?

    • Junoba

      A GM é uma das piores de nível global, como o Latin Ncap diz, isso que importa !…

      • Fábio Henrique

        Os caras pegam os piores carros da marca e afirmam isso. E o resto? Já que é assim que testem todos os carros vendidos na america latina.

        • Gustavo73

          E estão seguindo no caminho. E nesse caminho até agora a GM se saiu muito mal.

          • Fábio Henrique

            Pega Tracker, Sonic, Spin, Cobalt, S10, reteste o Onix pra ver se ele conseguiu os míseros 067 pontos para ter as tais 4 estrelas. Dados parciais só tem peso pra quem não tem nivel crítico.

            • Gustavo73

              “Dados parciais só tem peso pra quem não tem nivel crítico realmente concordo com você. Ser parcial é um problema. Duvido essa crítica se a empresa criticada pela Latin fosse outra. E segundo a sua idéia só falar depois de testar todos. O que seria inviável porque sempre tem modelos saindo e chegando nunca teríamos uma análise. O Onix pela plataforma deveria ter 5 estrelas como outros produtos ao redor do mundo que usam a mesma plataforma.

              • Fábio Henrique

                Testar todos não dá mesmo, mas usar como referência sempre os piores carros da marca, alguns que já até saíram de linha não é nem um pouco lógico. Como disse a maioria da linha não foi testada, e a que foi testada é justo a que sabem que vai mal? É igual a apuração de eleições, dependendo de onde voce começa o resultado é sempre diferente. Sim, seria ótimo ter 5 estrelas, mas nem só de plataforma se faz os carros.

                • Gustavo73

                  Quando os carros foram testados eles estavam em produção. A GM poderia ter patrocinado (bancar os custos – segundo a 4R de cda um custa mais de 300 mil euros) os testes desses modelos que você falou. Não o fez porque não quis. VW, Ford, Honda e outras fizeram para mostra seus melhores produtos. Por 0,1 ponto você é ou não classificado/aprovado em uma prova ou concurso. No início do ano vazaram documentos que Onix /Spin/Cobalt todos com a mesma plataforma teria tido reforços estruturais, achei que um deles seria testado agora nesse último teste antea do aumento das exigências. E não foram, Ford e Honda se adiantaram e testaram seus produtos.

                  • Fábio Henrique

                    Exato, não fez pq não quis, um puta erro de comunicação estratégica.

                    • Gustavo73

                      Aí eu concordo. O mesmo por ter se recusado a fazer o teste de colisão lateral no Malibu.

              • Rodrigo

                Mesma plataforma, em termos. A própria GM informou que Onix e Prisma possuem a plataforma Gamma II adaptada (só não falou no que). O meu palpite é que adaptaram tirando os aços de alta resistência presentes na plataforma de Sonic, Tracker, Encore, etc. (os Gamma II “de verdade”).
                Única explicação razoável, já que os carros citados possuem 5 estrelas no Euro NCAP (exceto o Buick que, creio, não é vendido na Europa.

                • Gustavo73

                  Não sabia desse detalhe do adaptado. Uma pena deve ser algo do tipo que a VWB fez com a plataforma do Polo ao usar ele no Gol “G5” ou a Ford fez na plataforma do Fiesta e Ka em relação ao europeu. Uma pena.

            • saosao

              A gente reclama que quer ESP em todos os carros, mas nesse caso, devemos relevar a falta de um simples air bag num carro que, pelo preço, deve ser o mais vendido naquele país?

              • Gustavo73

                Daqui a pouco teremos reclamações (não do Fábio) do porque a Latin exigir esp e impactos laterais a partir do ano que vem.

              • Rodrigo

                Não, os mexicanos não são tão tontos assim, hehehe

                Pelo menos na época em que morei lá os mais vendidos eram Nissan Tiida Sedã e Nissan Tsuru (pra frotista e taxi, principalmente). Nenhum deles é expoente em segurança, entretanto.

            • O Onix já teve teste e reavaliação do teste, e nem assim conseguiu atingir as quatro estrelas, enquanto a Hyundai conseguiu o feito com o HB20 no re-teste.

              • Fábio Henrique

                Hb20 foi retestado, onix soh ganhou uns pontos por aviso do cinto de seg

                • HB20 foi re-testado pois a montadora informou que fez as correções apontadas como necessárias e arcou com os custos. Se a GM tivesse feito melhorias significativas que evoluíssem a nota, certamente teriam solicitado re-teste como a Hyundai fez, mas não, apenas comunicaram que os avisos estavam como o padrão e solicitaram os pontos por isto, eis pq reavaliação.

                  • Fábio Henrique

                    A glr q comenta aqui diz q vazou docs do reforço da carroceria, nao sei se eh vdd. De qqr forma eles nao dao a minima pra isso, nao quiseram patrocinar nem de carros q ja tiraram 5 estrelas nos eua. Devem ter rancor pelas injustas 4 estrelas do malibu

                    • Hahaha… Nem o diretor da empresa arrumaria desculpa melhor! Mas olha a coerência do seu comentário: Se nem no EUA eles patrocinam testes, porque seria rancor do teste latino? E o instituto é menos confiável que comentarista de fórum que dizem que vazaram documentos com os reforços, que ninguém viu ou salvou… Ahan.. Sei..
                      A marca do chumbo tetra-etila, a que corre do teste do consumo do Inmetro, que por coincidência é a que tenho na garagem também não é aquela que recusava ceder carros para o Bestcars porque foram criticados por esse? Devia aprender com a irmã que teve as duas piores avaliações de um teste de longa duração (Escort Conversível e Ecosport) e não ficam com infantilidades. Não sei o que é mais infantil: O fabricante ou seus defensores.

                    • Fábio Henrique

                      Acho que o mais infantil é vc q sempre pega detalhes que nao vem ao caso como um adolescente da 5 serie.
                      Como disse nao sei se eh vdd os carros reforçados
                      Apenas dei uma hipotese em tom descontraído, nem sabia que eles tb nao patrocinam nos eua. Agora que é um erro estrategico eles nao patrocinarem eh fato, como disse tem carro na america latina que ja levou 5 estrelas nos usa, entao a logica de ‘se nao patrocina eh pq nao confia’ eh a parte mais infantil da mentalidade da glr.

                    • Tem razão. E peço desculpas pela confusão. Quem trabalha de graça para fabricante do coração como se fosse acionista desse só porque tem um carro do fabricante não é infantil. Trabalho infantil é uma coisa. Esse tipo de trabalho é de outra área, tão grave quanto.

                    • Fábio Henrique

                      Mais uma vez sem um contra argumento válido. Se defender com argumentos é infantil fazer o contrário é o que?

                    • Mas que contra argumento poderia ter se você não colocou nenhum argumento, só falou que me acha infantil? Estou falando do seu amor cego pela Chevrolet, o que você em momento algum negou. Mas tudo bem, é um direito seu, mas escrever que ela não patrocina testes por rancor doeu os olhos. Na verdade quem colocou argumentos foi eu, e você por falta de capacidade cognitiva não soube rebater. Mas eu te ajudo.

                      Argumento: Proibiu o site Bestcars de fazer parte da imprensa que testa seus carros após críticas (justas) ao seus carros.
                      Contra-argumento: Nenhum

                      Argumento: Tratou segurança de seu consumidores com desdém (Tema desse post aliás), mas pelo jeito faz bem já que tem gente que defende isso.
                      Contra-Argumento: Você respondeu, não para mim, mas como isso não é dialogo, é válido. Só que foi ridículo o argumento: Piores carros da marca? Sabe porque a Honda e Hyundai não reclamam de pegar os piores carros dela? Porque desde o “pior” há preocupação com a vida do seu cliente, coisa que Ford, Chevrolet, VW, Renault e Fiat não tem.

                      Argumento: Não participa do teste de consumo do Inmetro
                      Contra-Argumento: Nenhum

                      Argumento: A Ford foi criticada por um órgão de imprensa, e continua convidando a mesma para avaliações.
                      Contra Argumento: Nenhum.

                      Você vê que você está criticando em mim exatamente seu comportamento?

                    • Fábio Henrique

                      Argumento: Proibiu o site Bestcars de fazer parte da imprensa que testa seus carros após críticas (justas) ao seus carros.
                      Contra-argumento: Em que isso vem ao caso?
                      Argumento: Não participa do teste de consumo do Inmetro
                      Contra-Argumento: Em que isso vem ao caso?

                      Argumento: A Ford foi criticada por um órgão de imprensa, e continua convidando a mesma para avaliações.
                      Contra Argumento: Disse que é um erro

                      Como pode ver uma discussão sobre segurança vc levanta um monte de coisas que fogem do assunto. Se eu defendo é pq sempre tem gente como vc levantando fatos que nem vem ao caso para provar sei lá o que. Se eu sou amante da marca vc não pode falar nada pois faz justamente o contrário de forma pior. Não estou discutindo consumo nem ceder carros para os testes de sites.

                      Agora vamos ao ponto:
                      Argumento: Tratou segurança de seu consumidores com desdém (Tema desse post aliás), mas pelo jeito faz bem já que tem gente que defende isso.

                      Contra-Argumento: Você respondeu, não para mim, mas como isso não é dialogo, é válido. Só que foi ridículo o argumento: Piores carros da marca? Sabe porque a Honda e Hyundai não reclamam de pegar os piores carros dela? Porque desde o “pior” há preocupação com a vida do seu cliente, coisa que Ford, Chevrolet, VW, Renault e Fiat não tem.

                      É um argumento ridículo? Então vc acha que em meio a um portfólio bem grande na América Latina ao se testar os piores carros (uns que já nem existem) pode ser afirmar: A PIOR MARCA EM SEGURANÇA. Eu disse em outros cometários: carros antigos e sem air bag devem sim se extintos, mas não me venha generalizar de uma forma porca como essa. É a mesma coisa que falar por exemplo “Em cinco anos de teste a Sansung tem o pior desempenho de Smartphones” Uma informação seca, onde a pessoa mal desconfia que a maioria testados foram os aparelhos de base para a galera de baixa renda.

                    • Clayton Martins

                      Só um adendo: o único Ford que tirou menos de 4 estrelas pelo Latin NCAP foi o FORD KA FLY VIRAL SEM AIRBAG, que já saiu de linha.

                    • Simplesmente não deveria ser vendido assim. O que a Ford fez com esse carro foi piorá-lo para ficar no baixo nível do Celta, como a Renault fez com o Clio… Não deveria ser vendido assim, como Celta, Clio, Gol, Palio, Uno….

    • São obrigatórios há menos de dois anos. E os carros antes disso, estão em marte?

    • Foxtrot

      O Aveo foi usado de exemplo na critica do Latin NCAP, mas não se resume apenas a um modelo. “A avaliação foi que a estrutura também era instável.” O Aveo pode não ser vendido aqui, mas eu imagino que temos aqui algum carro que compartilha no minimo a plataforma dele, podemos dizer que esses carros vendidos no Brasil que usam a mesma plataforma também tem uma estrutura que deixa a desejar.
      Não sei se é o caso desses carros, mas o Celta e o Classic só obtiveram 1 estrela, o Onix, que é um projeto “moderno”, apenas 3 (enquanto boa parte da concorrência já tem 4 ou até mesmo 5 estrelas) o Cruze teve 4 estrelas (o que é satisfatório) e o Malibu, ah Malibu… mesmo com 10 Airbags, só conseguiu 4 estrelas para adultos e UMA para crianças. De forma geral podemos dizer sim que a segurança dos carros da GM esta deixando a desejar.

      • Fábio Henrique

        O Palio tem 4 estrelas, o Onix 3. Sabe a diferença de pontuação entre ambos? 0,67. O Ka tem 4 estrelas, o FIt 5, a diferença de pontuação entre eles: 4,09.
        Os únicos carros de plataforma antiga que tem aqui é o Classic e Montana, o resto é moderna. Eu acho mto engraçado o Malibu ter 5 estrelas no euro ncap que é mais rígido e aqui ter tirado 4 (falaram que perdeu pontuação por frescuras de avisos). Naquele teste dos EUA mais fodão o Malibu tb tem 5 estrelas. Isso que nem testaram a versão nova que vai começar a ser vendida. Ou seja, bem questionável esse tipo de afirmação. O que dá para afirmar: os carros sem airbag e antigos sao péssimos, isso de qqr marca.

        • Lucas Vilanova

          Primeiro aqui que eu vejo com um comentário realista acerca do Onix. Galera mete o pau no carro, xinga-o de todas as maneiras. Quem ver, pensa que o carro é uma desgraça sobre rodas. Até tentei justificar as qualidades do carro – que em sua maioria é maior que os problemas -, mas cansei. Não tampo o sol com a peneira, o carro precisa melhorar e muito, mas tem lá seus méritos.

          Espero ansiosamente que o Latin refaça o teste do Onix.

          • CorsarioViajante

            O Onix vive hoje o que o gol viveu um tempo atrás: todo mundo tem ódio dele por ser o mais vendido. E o ódio cega tanto que não conseguem nem entender porque ele é o mais vendido.

        • Gustavobrtt

          o novo palio né, pq o palio fire nem se leva em consideração…

          • Edson Fernandes

            Tirou o mesmo numero de 3 estrelas do Onix…rs

      • Edson Fernandes

        O Malibu não recebeu a quinta estrela porque ele não teve indicação de air bags laterais no banco e afivelamento deste. Não tem a ver com a qualidade do habitaculo.

    • tiago

      Eu gosto de ler notícias internacionais, do mundo automotivo, obviamente, acho que é totalmente pertinente a inclusão. Vivemos em um mundo globalizado, não dá pra fechar o olho para o que acontece fora daqui.

    • Chicão

      o que me importa se na Índia ou México ou China isso não ocorre?

      É a mesma situação de quando vc vai reclamar de uma montadora lá fora ter algo bom e não ter no Brasil.
      Ou seja, te importa muito. Ou pelo menos deveria.

      • Gustavo73

        Tudo depende se a notícia da matéria está ou não de acordo com o mimimi.

    • Gustavo73

      Seguindo a sua idéia não teremos mais nenhuma notícia sobre produtos que não são oferecidos aqui.

  • pedro rt

    finalmente poderemos ver uma luz no fim do túnel para a saida de linha imediata do classic e montana no brasil e do aveo, matiz e spark em outros mercados latinos

  • Junoba

    Ue, os mercados emergentes sustentam as empresas com lucros exorbitantes, por isso tem que vender velharia, já que o povo não tem a ´´força“ pra mudar o mercado.

  • Clovislauro

    Deveria haver uma lei mundial que obrigasse os presidentes mundiais de montadoras a andar diariamente quando em serviço com os modelos mais fraquinhos que produzem. Mary Barra com Aveo ou Classic, Marchionne com Palio Fire, Ghosn com Datsun Go, Matthias Muller com Gol…………., seria uma beleza, teríamos populares bem melhores.

    • TNFRBT

      Ou talvez devesse haver menos governo, menos leis, menos burocracia e menos barreiras aos importados…

  • Fhabiano

    Quem deve se preocupar com airbag é quem compra e não quem vende. Aqui no Brasil só tem airbag porque passou a ser obrigatório, senão estaríamos comprando carros sem airbag até hoje. Basta o consumidor se importar com sua própria segurança que os fabricantes terão que se adaptar de qualquer jeito.

    • Louis

      Pois é, mas se eu fosse a concorrência, tirava proveito da situação e divulgaria esta crítica da Ncap hehehe

    • Edson Fernandes

      Aí te pergunto, vc sabe o motivo pelo qual os carros de entrada passaram a ter?

      Veja que tudo é uma questão politica.

      • Oficialmente eu não sei, mas suponho que seja para tentar diminuir um pouco o massacre que ocorre em nossas estradas todos os dias.

    • CorsarioViajante

      Pois é, fica na mão das pessoas. Eu lembro que antes de ser obrigatório quase lutei com um vendedor na VW para não levar meu pai na lábia e comprar um Polo sem ABS e Airbag para minha mãe. O cara jurava que não existia, que desvalorizava, que ia quebrar, que era mico e tal e tal… Fiz que fiz que fomos embora e pagamos o mesmo valor em outro Polo em outra concessionária com o equipamento. É só não ir pelo senso comum, coisa que infelizmente a maioria faz.

  • Os carros da Chevrolet no Brasil também sempre foram muito ruins

    Os mais velhos possuem uma nostalgia com Opala, Vectra e outras velharias pq era SÓ O QUE TINHA no Brasil

    No tempo do tal do Omega (confesso, qdo era criança também era fã), que outro carro tinha pra competir??

    NENHUM

    Aí pronto, bastou chegar Civic e Corolla a partir dos 00 que o tal do Vectra se acabou… Astra foi pro mesmo buraco. O tal do Cruze é um mero coadjuvante no mercado, brigando com os franceses…

    Aquele Omega que vendia até pouco tempo era cachorro morto… Só o Silvio Santos mesmo comprava…

    A GM se sustenta de Onix (porque tem preço baixo, promoções infindáveis) e S10, que é um carro que continuam investindo e possui seus méritos

    • radiobrasil

      Vectra B era muito mais seguro/moderno que seus concorrentes quando chegou ao mercado. Perdeu mercado a partir de 2002-2003 pq a GM esqueceu do carro.
      Assim como o Captiva, é um carro muito bom que a GM “esqueceu” por aqui. Por isso perdeu mercado, mas era LIDER!

    • Edson Fernandes

      Mas de fato o Omega era seguro, Vectra para a epoca era seguro…. e qdo chegaram os importados, esses continuavam seguros.

      Corsa? tinha opcional de air bag e ABS para as versões de topo.

      Quando chegou 2000 AINDA quem mandava era a GM nesse aspecto. Sabe quando realmente aconteceram mudanças no mercado? 2003. Depois em 2006 (Corolla e Civic).

      Antes disso, vale citar porque Marea, Brava, Focus, Golf (sim! Esse por sinal era bem moderno), Astra, Citroen (porque os modelos vindos desde 1998 eram bem seguros e no Brasil depois da primeira leva vinham com 4 air bags), 206, Renault (sim desde o Clio), então vamos colocar que tem muita gente antes de sair falando que os japoneses é que mudaram o rumo. Ser lider de mercado em um nicho naõ demonstra que só eles eram competentes.

      • Guily

        Gostaria de saber o que iria escrever depois que escreveu ” vale CITAR PORQUE Marea, Brava, Focus, Golf, Astra, Citroen, 206, Renault.??????entao vamos colocar que tem muita gente…” Mas bom comentário

        • Edson Fernandes

          Na realidade eu coloquei, veja as respostas nos parenteses…rs

          Abs!

      • CorsarioViajante

        Lembro também do Polo (porque será né! rs), lançado em 2002 que tem 4 estrelas.

        • Edson Fernandes

          Exatamente! Além dele, o C3 que também era 4 estrelas…rs

    • Leo

      Havia opções sim, menos que hoje, é verdade, e no segmento de Vectra e Omega a GM esteve um passo à frente da concorrência durante muito tempo. Você pode argumentar que eram produtos defasados em relação à Europa e os EUA, mas isso ocorre ainda hoje com muitas das fabricantes (por exemplo, Peugeot 308, VW Gol e Fox com plataforma do Polo 2002, etc). A própria GM deveria olhar para trás e se inspirar nos carros que fazia, mesmo que oriundos da Opel, para se reinventar. Quem conheceu o acabamento deles na década de 90 sabe do que eu estou falando.

  • Chicão

    cinco anos de testes independentes

    Acho que isso tira a dúvida de quem achou que a Honda foi lá levar o Fit de presente pra teste.

  • Fábio Henrique

    Tem que tirar sim esses carros antigões de linha, mas é dificil uma marca fazer isso pq ela quer. Vcs acham mesmo que se não tivesse entrado essa lei aqui no Brasil não teríamos gol G4, Mille Kombi até hj? Enquanto tem gente comprando a marca quer é lucro.
    Agora falar que tem o pior desempenho é mto fácl qd se pega os piores carros para se testar. O dia que testarem todos os carros de todas as marcas sim se pode fazer uma comparação desse tipo

    • Gustavo73

      A lei não tirou o G4 de linha já que elr já teve versões com 2 Airbags e abs.

  • Adriano

    A marca mais morta do país, não sei como está liderando em vendas de compacto. Motor velho, estilo que não agrada a muitos, no onix aquele puxador da porta no pé só por Deus. Será que a GM vai inovar em alguma coisa por aqui?

    • CyberSilvio

      Seu carro é feio.

      • Adriano

        É mesmo? Bom os 6 airbags, CVT, som top, enfim muitas qualidades dele, compensam a feiura(que vc acha), pois pra mim eu acho bonito.

        • Diego Sampaio Vieira

          O carro dele deve ser um Agile, ou uma “Monstrana”…. kkkkk

          • Adriano

            Os fã boys são sempre os mais engraçados kkkkkkkkkkk

          • Derek

            Esta do “Monstrana” aprendi ontem aqui nos comentários do NA. :P

            • Leo

              Pra mim, o melhor apelido criado no NA é o “E-porq” ahaha

    • V12 for life

      O motivo da liderança é simples, trabalho de marketing muito bem feito sobre o My Link e fato do brasileiro estar pouco se lixando para própria segurança.

      • Lucas Irrthum

        Na verdade, tem um fator ainda mais preponderante que você esqueceu de citar: o bolso! O único motivo do Onix ser líder de mercado se resume nos descontos e vantagens que as autorizadas da montadora estão praticando. Descontos, taxa zero, IPVA, emplacamento… Tudo isso cativa o consumidor, impulsiona as vendas.

        • Marcos Pastori

          É isso mesmo….o que vende na verdade é primeiro o que tem melhor preço ou condição e segundo o fator novidade….se tiver segurança bem, se não tiver, pelo menos é barato!

        • V12 for life

          Concordo mas só seria o principal motivo se os concorrentes não fizessem o mesmo, a central multimídia que nem é grande coisa tem um poder de persuasão muito grande em quem não é entusiasta.

          • Mas o March também tem…

            • V12 for life

              March, Sandero, Up! Mas a campanha de lançamento do Onix foi quase que exclusivamente em cima do My Link, enquanto Renault e VW destacavam as melhores tecnologias de seus carros, até porque sem a Central Multimídia a GM só tem uma plataforma que vem sendo atualizada a 15 anos e motores com mais de 20.

              • Lucas Irrthum

                A maioria dos consumidores não enxerga ou simplesmente não se importa com isto. Nem se quer sabem que a plataforma e o propulsor são utilizados há bastante tempo, podendo ser considerados como defasados em relação aos concorrentes. O primeiro fator que a maioria procura é o preço.

            • visanpai

              Mas o March é MUITO feio. Aqui o visual conta muito.

              • Ah, então não é telinha no painel. É telinha no painel E desenho da carroceria. Mas será que é isso mesmo? Eu sempre tento olhar além das leituras de mercados dos comentaristas aqui, não por achá-las erradas e por achar que sou o único que conhece a verdade. Longe disso. Mas é que as vezes não precisa pensar muito. Muita coisa não bate no mundo real. Eu por exemplo não acho o March feio. Acho “simpático”, como o líder Onix, Uno, Fox e Palio. Bonito para mim é Gol, Hb20 e Ka. E o HB20 tem telinha e vende menos que Onix. E não acho sinceramente que uma telinha faria Gol e Ka venderem mais. E se o mercado achar o Clio mais bonito que o Gol?
                Esses dias eu li aqui que a Strada era a mais vendida por causa do feixe de molas, que faz diferença para quem adquire a picape. Mas porque a Courier vendia menos que a Saveiro e Montana? “Ah, mas a Courier era feia, desengonçada”. Ué, mas quem procurava um carro pelo feixe de molas seria por causa de trabalho, e nisso a Courier era tão boa ou melhor que a Strada. E o desenho “desengonçado” (Que eu discordo) proporcionava um espaço mais amplo para uso profissional que as concorrentes. Viu como as coisas não batem? É só a pessoa parar par pensar que verá que no mundo real o que ela pensa não bate.

          • Lucas Irrthum

            No caso do Onix, os concorrentes não estão concedendo as mesmas vantagens que a GM. Apesar de a central multimídia chamar muita atenção dos consumidores, uma grande parte dos Onix vendidos são os “pelados”.

      • Adriano

        Pois é, com 150 mortes por dia no brasil e gente colocando bandeirinha da frança por ai, com certeza o brasileiro não se preocupa com sua segurança.

      • Christian Balzano

        Tem razão… Brasileiro acha que carro é gadget… o que importa é uma telinha no painel o resto que se foda!

      • Leo

        Acrescente aí: tamanho da rede autorizada e recall da marca, ainda muito bem reputada especialmente no interior e mais ao norte do país.

  • Agnaldo Gastaldi

    Os carros da GM tem péssimo acabamento, design duvidoso, interior pobre, preço alto, mecânica da década passada e é o mais vendido.

  • Gustavo73

    É muito engraçado como a teoria e a prática são diferentes. Muitos sempre exigiram os testes pois os carros no Brasil eram carroças comparados ao resto do mundo. E quando os testes começaram foi uma festa afinal a imensa maioria tinha 1 estrela (sem Airbags). A exceção eram modelos mais caros. Até aí tudo que vinha da Latin era uma maravilha. Até ela testaro Up, como o carro básico da VWB teve 5 estrelas tivemos várias teorias conspiratórias. Desde então sempre que algo que a Latin fala não bate com a idéia que alguns fazem ela está errada. Críticas são sempre validas, mas não é isso que vejo. E sim torcidas, a favor e contra algumas marcas. Se os resultados não batem com os desejos é uma gritaria.

    • Derek

      Excelente análise.

    • CorsarioViajante

      É isso mesmo, são os corneteiros da net.

    • rodrigomalc

      Há tempos discutir carro virou guerra de torcidas… É difícil conversar com alguem por aqui

  • V12 for life

    Por ser independente o LatinNCAP não pode multar, mas os governos de país deveriam adotar sansões para cada marca que não atinja o mínimo de 3,5 estrelas, oque pelo ranking só 4 marcas conseguem.

  • zekinha71

    Qual será a resposta da GM: 1 só cumpre a lei em vigor, 2 vamos aumentar o preço do Onix pra contra balancear.

  • Rodrigo

    (Revista Auto Esporte) denuncia que as montadoras que patrocinam testes do Latin NCAP tem disparadas as melhores notas nos teste.

    Adivinhem quem é o MAIOR PATROCINADO do Latin NCAP? É a VW.

    GM e FIAT NÃO patrocinam teste no Latin NCAP

    • Gustavo73

      Não há denúncia nenhuma só uma constatação. Claro que as empresas vão patrocinar seus melhores produtos.

  • Wagner Lopes

    Esse aveo e sua carroceria de papel é um crime! Pena a quantidade de desavisados que vão comprar por seu “um Chevrolata”…

  • Christian Balzano

    Que contradição essa Latin NCAP, deu 5 estrelas para o HR-V que tem somente os airbags frontais, sem controle de estabilidade e tração. Qual é o critério dessa p*rra?

    • Está no site

    • GPE

      O HRV brasileiro tem ESP em todas as versões. O exemplar testado era daqui?

    • Gustavo73

      Como já dito várias vezes esp será obrigatório a partir do ano que vem, e o HR-V tem o itwm de série. Colisões laterais serão obrigatórias também para o ano que vem contando os pontos colhidos pelos dummies. Mas hoje (esse foi o último teste assim a colisão lateral é obrigatória para se ter 5 estrelas por a estrutura será avaliada.

  • Junior Lobato

    já sei q vai ter mi mi mi…mas se fosse chines teria uma chuva de comentário, toda marca tem seus bateu morreu !!

  • Guily

    Alguém poderia me dizer se é possivel que uma montadora faça reforços estruturais, em colunas e demais regiões, em veículos defasados, de plataforma antiga, de desempenho ruim…ou depende totalmente do projeto e só nascendo de novo? OBRIGADO!!

  • Piero Lourenço

    FIAT LIXO ! Linea Etorq com 44 mil KM e já deu problema na embreagem e vazamento de óleo sem cobertura da garantia ! Economia de peças para ganhar escala de produção! NÃO COMPREM FIAT ! LIXO! Prot. 1727769341

    • zekinha71

      Bem feito, não sabe comprar carro. Da próxima vez compra um japa.

  • Jackson

    Caramba esse Chevrolet Aveo foi uma vergonha no crash. Achei que ficou no mesmo nível de alguns modelos chineses.

  • Usa8

    Os critérios do Latin NCAP são bem polêmicos. Pegaram um Chevrolet Malibu que é Top Safety Pick + nos EUA, com 5 estrelas e sucesso no SO e nada menos que 10 airbags… mas obteve 4 estrelas porque testaram o modelo sem cadeirinha traseira.

    Para mim, segurança só nos importados, enquanto o Latin NCAP não virar uma instituição série.
    Ah, e esse Aveo é uma piada, sim, vai pesado contra nosso antigo Gol G4 e Mille.

  • Bruno Bayern

    como que o ONIX VENDE TANTO SENDO Q TEM 3 ADULTOS E 2 PARA CRIANÇAS. POVO SEM INFORMAÇÂO É TRISTE

  • Sandro

    Se fizessem um teste de rollover praticamente carro nenhum vendido no Brasil ia ganhar alguma estrela. Populares então iam ficar devendo.