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Latin NCAP e Proteste querem controle de estabilidade obrigatório em 2017

controle eletronico de estabilidade

O Latin NCAP e a Proteste querem que o governo torne obrigatória a instalação de controle de estabilidade nos carros a partir de 2017. Os dois institutos enviaram um ofício para o Denatran pedindo a implantação compulsória do equipamento até o final de 2017.

Já a AEA (Associação de Engenharia Automotiva), ligada à indústria automobilística, afirmou que é necessário um período entre cinco e sete anos para a instalação do ESP nos automóveis e comerciais leves vendidos no país. Além disso, o custo médio ficaria entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.

No entanto, Latin NCAP e Proteste dizem que o custo real fica em torno de US$ 50, não prejudicando o consumidor. Desenvolvido para evitar derrapagens ou desvios por falta de aderência, estabilizando o veículo e mantendo sua trajetória.

O dispositivo é um item de série em muitos países, mesmo que em alguns não seja obrigatório, sua presença é fundamental para a vida comercial do veículo, pois o mercado não aceitaria de outra forma. Atualmente, o Brasil tem entre 5% e 10% dos modelos equipados com ESP, sendo que o mais barato é o Ford Ka 1.0 SEL, que custa R$ 45.590.

[Fonte: Automotive Busines]





  • João Martini

    7 anos? Esses caras são uma piada!

    • Leozeradf

      Totalmente fora da realidade. Quantas vidas seriam salvas nesses mesmos sete anos caso o item fosse obrigatório além dos custos evitados com os acidentes que deixariam de ocorrer.
      Essa expectativa de custo me parece inflada, alguém tem informação a respeito?

      • CorsarioViajante

        o próprio latinncap e proteste estima em US$50,00

        • Gustavo73

          No final do ano passado eram 100 dólares mas com a alta do mesmo…

          • GPE

            O que é irrisório

            • Gustavo73

              Sem dúvida fpi só uma brincadeira com a nossa.moeda tão querida. Claro que esse valor só vale para carros com sistemas de abs mais atuais. Mas acho que hoje são a maioria. Inclusive a VWB já pode poxar a linha e colocar nos seus carros. Já que cobra mais por eles.

              • GPE

                Muito mais!!!

      • BillyTheKid

        A VW, que já mete a faca nos opcionais, cobra R$1.262 no Fox por assistente de partida em aclives, ESP e faróis de neblina com luz de conversão.

        Isso preço pro consumidor, imagina o custo pra fábrica só do ESP, sem esses adicionais…

        • Ailton

          Perfeito…o custo é baixíssimo, ainda mais em série. As fábricas querem cobrar como opcional, para engordar ainda mais o lucro e valorizar as versões mais caras!

        • João Martini

          Esses adicionais fora o ESP são só alterações no módulo. Não custa nada pra VW.

        • Victor Hugo

          Acabei de comprar o meu e preferi este item, ao invés de telinha no painel por R$ 3.000,00

    • Foxtrot

      Esse pessoal não deve ter a menor preça pq tem dinheiro para comprar carro com ESP e muito mais.

    • Pedro Henrique

      detalhe, é uma associação de ENGENHARIA AUTOMOTIVA…
      tem esp até na scooter barata da honda e não da pra por nos carros em 2 anos…

    • Pedro Rocha

      Se o PT está nos atrasando há 12 anos, a AEA acha que pode nos atrasar em 7.

      • Louis

        Na verdade estamos andando para trás, em 12 anos estamos atrasando 20. Acabaram com o plano Real.

    • Renato Texeira

      Segundo os próprios fabricantes, é necessário que os carros tenham direção elétrica para que tenham controle de estabilidade (além do ABS, etc.). Mas levando em conta que o tempo de desenvolvimento de um carro novo é menor que 2 anos, 2017-2018 é uma meta possível.

      • João Martini

        A saveiro não tem direção elétrica e tem ESP. Balela.

        • GPE

          Perfeito. Até pq o ESP não vira o volante. Ele atua no acelerador e nos freios. Agora existem alguns carros, como o CIVIC, que o ESP alivia o peso da direção para ajudar no contra-esterço. Nesse caso, a direção elétrica seria necessária. Mas isso não é a regra do sistema ESP.

          • João Martini

            Pois é. Precisa somente de um sensor de posição da direção, mas nada de direção elétrica.

        • Renato Texeira

          Bem lembrado. Tinha esquecido da saveiro. O que prova que é mais uma desculpa esfarrapada por parte da indústria.

        • carroca_br

          Mas pra ter ESP não é necessário freio à disco nas 4 rodas? Isso sim é uma vergonha que até carros bem caros hoje no Brasil só tem freio à disco dianteiro, aliás creio que a grande maioria dos carros vendidos aqui não tem freio à disco nas 4 rodas… No mais são apenas poucos sensores e software mesmo, 7 anos é um absurdo total, estão pouco se lixando pras vidas das pessoas, tudo em nome do lucro!

          • João Martini

            Também não. O freio precisa ser de 4 canais, mas não necessariamente 4 discos. Vide Fox e Fiesta.

  • Wagner Lopes

    A base do sistema ESP é o sistema ABS. São alguns sensores a mais, um novo software e, talvez, uma nova central e só.

  • Baetatrip

    Opa!
    Agora sim que terei o proximo Suzuki GV 4×4 2.0 com ESP!
    (So tem ESP na V6…………)

  • Cyro

    Se o governo fosse esperto veria que economizaria milhões só com essa simples adoção do ESP.
    quantos acidentes seriam evitados, quantas mortes, quantas incapacidades… quantos leitos em hospital, fisioterapia, quanto de material e profissional e estrutura seriam gastos por um acidente que poderia ser evitado ???

    • Yuri Ravitz

      Governo ser esperto.. Aí você tá querendo muito kkkk

  • Fanjos

    Esqueceram que 50 dólares através da conversão banânica da mais ou menos uns 5 mil HuEs reais?

    • Pedro Henrique

      ja colocou o ICMS que vem ano que vem?

    • Samuel_RO

      Kkkkkkkk
      É por aí mesmo.

    • GPE

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Astron

    O Brasil funciona com propina, se pagarem bem pro governo, eles vão deixar pra serem obrigatório em 2025, Foi assim que eles venderam a MP que beneficiou a CAOA e MIT

  • Alisson Bona

    falar que a instalação do ESP vai custar 1000 reais, é chamar os clientes de id&074s! Os sensores de rotação já estão instalados nas rodas, sensores e atuadores instalados no motor (para corte de potencia) e nas rodas (ativação dos freios), só falta ensinar a ECU a trabalhar, e isso não custa muito…

    • Bruce Wayne

      E um sensor de angulação na direção.

  • afonso200

    realmente, comprei um Azera 2011 coloquei ele na beira mar aqui no RS, 50km/h, puxei pra um lado forte, e quando ia voltar para o outro o ESP atuando freiando 2 rodas na diagonal, e a rabeta do carro corrigiu………….apertei o Botao ficou ESP OFF, fiz a mesma coisa, tive que corrigir a rabeta do carro no BRAÇO……..nunca mais quero carroça nacional, nunca mesmo

    • Boleta7

      Eu considero o ESP muito mais essencial do que o Airbag. é um sistema sensacional

      • Renan Sesti

        Claro que é. ESP é segurança ATIVA, enquanto o AIRBAG é segurança PASSIVA…

        • Luis_Zo

          ESP é segurança passiva também amigo. Ele só atua depois que a manobra errada foi feita, e não antes.

          ABS é segurança ativa.

          • Piantino

            Segurança passiva é aquela que existe após o acidente acontecer.
            Então o ESP, ABS, EBD e etc são segurança ativa, que tentam evitar um possível acidente.
            Já o Air Bag, Carroceria de deformação programada, Barras laterais e etc, são considerados de segurança passiva, que protege os integrantes dos automóveis após a colisão.

            • Luis_Zo

              É, você tem razão. Confundi mesmo.

  • Minerius Valioso

    As corporações canalhas não deixam abrir o Brasil para o mercado externo – o que permitiria que eu comprasse por exemplo um Mazda 2 dos EUA – . Aí quando colocam uma legislação, começam com a choradeira. É sempre assim.

    Pelo que tudo indica, mais uma vez, um item de segurança presente no resto do mundo em praticamente todos os carros, vai se popularizar só por causa de uma legislação. Que assim seja então. E quando for aprovado, vai ser aquela novela. Esperem também aumentos de preços.

  • Ailton

    7 anos? Se mentir fizesse o nariz crescer..

  • dogmarley

    2mil pra atualizar um módulo
    piada!
    coloca logo, o quanto antes !

  • Boleta7

    Colocar o ESP no carro custa em média R$ 125 reais…é ridículo pedir 7 anos pra isso e dizer que impactará no preço do carro.
    O foda é que muitos dos nossos carros não possuem sistemas projetados para receber ESP (imaginem um Classic ou um palio fire com o sistema). Levando isso em conta, carros de volume deveriam sair de linha, prejudicando as montadoras (que já estão beeeem ferradas por conta da crise)

    Se isso acontecer, a Fiat vai ter que tirar o Palio Fire de linha, e com isso perderá a liderança do mercado. Imagina que loco isso?

    • Piantino

      Se o carro tem ABS ele teria como ter ESP.

      • Boleta7

        Na teoria sim, mas temos carros com projetos de ABS adaptados ou muito antigos, não podendo assim adotar um ESP que funcione 100% do tempo

        • Marcio Santos

          Basta um abs de 4 canais, além do esp os carros passariam a ter um abs mais eficiente, que façam a adaptação.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Quando os nosso carros compactos possuírem o mesmo nível de tecnologia dos europeus, provavelmente eles custarão R$ 50.000,00 os modelos de entrada…rs…só aguardando esse momento chegar.

    • Vinicius Lima Santos

      Acho que isso acontece antes do ESP rs

  • Igor Lima

    Kkkkkk aumento entre 1 mil e 2mil para os carros sem ESP e aumento entre 1 mil e 2 mil também, para os que jah o tem!

    • E aumento entre 1 mil e 2 mil para todos os outros que não entrarem em nenhuma dessas condições (Para garantir não é? Não é esse povo que falou que Kombi não era utilitário nem veículo de passeio?).

  • Eu apoio que os veículos que já possuem o componente em seu projeto, como os modelos vendidos na europa e eua já passem a contar com o item a partir de fevereiro de 2016 e que os outros ou ganhem o equipamento até janeiro de 2017 ou saiam do mercado.

  • Frederico

    Parabéns a Proteste e ao Latin NCAP pela iniciativa.
    Realmente essa é uma medida muito importante, e que impactará significativamente na redução de acidentes de trânsito com e sem vítimas fatais.
    Esperamos que os nossos governantes/legisladores façam a parte deles…

  • Vinicius Cecheto

    Por isso não vendo meu Fiat 500, além dos 4 freios a disco, e todo equipamento obrigatório como freios abs e airbag, tem o principal, controle de estabilidade, e realmente funciona, já me livrei de algumas situações que se fosse em um carro sem o controle, poderia ter acontecido um acidente!

  • Rafael

    07 Anos, palhaçada…. Os sistemas mais básicos atuam apenas nos módulos de frenagem e aceleração eletrônica que a maioria dos carros já possuem… Poucos carros não possuem acelerador eletrotônico, e isso é facilmente substituído… Os sistemas mais avançados, contam com ajuste eletrônicos de suspensão, mas isso apenas em carro de luxo…

  • Rafael

    07 Anos, palhaçada…. Os sistemas mais básicos atuam apenas nos módulos de frenagem ABS, este obrigatório, e no acelerador eletrônico que a maioria dos carros já possuem…

    Os sistemas mais avançados, contam com ajuste eletrônicos de suspensão, mas isso apenas em carro de luxo…

  • rvmattos

    fizeram com o airbag e a instalação dos mesmos não foi fator de queda no mercado. Alias, fora a crise, nunca tinha se vendido tanto carro…

    choradeira desnecessária de fabricante. Mas vem sempre um menos gente ruim, padroniza e o mercado vai se adaptar…

  • João Felipe Machado Silvestre

    e o disco nas 4? quando vão tornar obrigatório???

  • Camilo Varotto

    Alguém que tenha carro com ESP e já andou em estrada de terra molhada, lama mesmo? Queria saber se ele ajuda ou atrapalha. Tipo se ele vai tirar potência da roda devido a baixa aderência constante.



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