Segurança

Latin NCAP vai divulgar novos resultados de crash test no dia 3

ford ranger latin ncap 2016 8

O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis novos vendidos na América Latina e Caribe, anunciou que vai divulgar novos resultados de testes de colisão na próxima quarta-feira, 3. O evento será realizado a partir das 11 horas e será transmitido ao vivo através do site da instituição.

No entanto, ainda não se sabe quais veículos foram submetidos a nova bateria de testes. Neste ano já foram avaliados os modelos Ford Ranger com três airbags (três estrelas), Chevrolet Sail sem airbags (zero estrela), Kia Picanto sem airbag (zero estrela) e Peugeot 208 com dois airbags (duas estrelas).





  • Louis

    Queria ver o Celer no teste.

    • tjbuenf

      Antecipar a nota dele para você: ZERO estrela.

      • Gustavo73

        Com 2ab acho que 2 estrelas.

        • André

          Com as novas regras do Latinncap, certamente será um resultado ruim, vide o 208, antes 4 estrelas e agora com as novas normas apenas 2 estrelas. up! certamente não tira mais cinco, sem ESP e sem terceiro cinto de 3 pontos atrás. Mas mesmo assim gostaria de saber se o Celer é péssimo ou na média da concorrência.

          • Gustavo73

            Sem esp e sem airbags laterais( no Up o máximo são 4 mas eles protegem a cabeça dos ocupantes.) Não tem como ele tirar 5 estrelas. O encosto de cabeça e o cinto traseiro conta para a pontuação de crianças. O grande problema do 208 foi o impacto lateral pela ausênciadas barras laterais. Se não fosse por isso acho que teria obtido 3 estrelas. O sarrafo aumentou a altura o que é ótimo. Saímos do básico que basicamente só testava a estrutura e passamos a avaliar os equipamentos de segurança.

            • Franco da Silva

              É, não foi só por falta de controles e cintos que o 208 teve aquele resultado, foi mais grave.

              • Gustavo73

                Sim, primeiro que a ausência desses itens só impediria que um carro com pontuação para 5 estrelas a obtivesse. Muita gente criticava e ou não entendia o porque da Latin exigir a colisão lateral contra barreira deformável nos testes antigos para que o carro obtivesse a quinta estrela de fato. Já que esse teste não tinha pontuação. Bom primeiro que em uma avaliação o critério tem que set o mesmo logo exigir mais um teste com pontos não seria justo com quem tinha tirados ótimas notas no obrigatório. Segundo que o objetivo era justamente ver se a estrutura era estável também na colisão lateral (agora são duas uma simula a colisão vom poste- essa só é feita com carros com airbags laterais). Já imaginou o vexame de dar 5 estrelas em um carro com a estrutura lateral deficiente?

        • João Cagnoni

          Cuidado com as palavras. Lembre-se que a Chery hoje é dona da Volvo.

          • Gustavo73

            Acho que você respondeu para a pessoa errada.

            • João Cagnoni

              Não foi você que disse que o Celer tiraria 1-2 estrelas com AB2? Com certeza será mais, visto que alguns pé-de-boi já tem 3 estrelas, como o Palio.

              • Gustavo73

                Mas isso foi no teste anterior sem as mesmas exigências de hoje. O 208 tinha 4 e caiu para 2, já que o desempenho na colisão lateral foi ruim. Não imagino o Celer com notas muito maiores afinal ele não oferece nada além do exigido por lei 2ab e abs. Se fosse no teste anterior acho que tiraria 3 estrelas talvez 4. Logo no teste feito agora com exigências maiores não espero nada surpreendente. Deve ficar na média da categoria.
                E o fato dele ser a dona da Volvo é irrelevante, já que são produtos de categorias diferentes e feitos para mercados diferentes. O caso do Suzuki Swift mostra bem isso. O modelo vendido na região menos Brasil importado da Índia não obteve resultado parecido com o feito na Europa e vendido aqui na versão top esportiva.

          • Khusller

            Geely é dona da Volvo.

            • João Cagnoni

              Geely também é dona da Chery ;)

              • Thiago

                Adoro esses devaneios que a gente lê por aqui.

                A Geely é privada, a Chery é estatal. As duas não possuem nenhuma relação entre si.

          • A Volvo era da Ford quando o Ka tirou meia estrela…

            • João Cagnoni

              Bem lembrado! Nunca mais compro Volvo rsrs

        • vinicius

          Espero 3 estrelas. Muitas pessoas ficariam de boca aberta

          • Gustavo73

            Se a Chery quisesse realmente chamar a atenção nesse sentido teria feito o teste no final do ano passado aimda sobre as regras antigas. Teve fabricante que testou 3 produtos no ano passado sendo que antes só tinha testado um para poder tirar as 5 estrelas que não tiraria hoje pela lista de equipamentos de série. Seria ótimo o Celer surpreender mas acho que ficará na média da categoria.

            • Tosca16

              Sei lá, vai que ela confie bem no seu produto e quis postergar os testes; o que não creio, apenas que a morosidade é demais na empresa.

              • Gustavo73

                Sem airbags laterais e outras coisas será difícil tirar 4 estrelas que faria um destaque. Por isso tanta gente correu ano passado para testar os seus carros.

        • Tosca16

          3 tá bom, e 2-3 pro New QQ .

          • Gustavo73

            Ainda preciso de mais testes novos para ter uma referência.

      • Raul Godiano

        Cuidado, eles podem surpreender .

      • Gu.

        Mãe Dináh

      • Louis

        Até pode ser, mas se conseguisse uma boa pontuação seria uma propaganda e tanto, pois já é um dos mais baratos do segmento.

    • Gustavo73

      Queria ver carros novos, mas também um com 5 estrelas na avaliação anterior. O Golf que foi nacionalizado seria a minha escolha.

      • Pacheco

        Confesso que queria ver toda linha de modelos ofertados novamente. Isso deveria ser rapido, todo mundo fazer junto. Sair os testes simultaneos.

        Só dessa forma iriamos poder comparar os carros.

        E claro, esses modelos como Celer, X60 da Lifan, etc.

        • Gustavo73

          Infelizmente acho impossível e improvável o reteste de todos. Questão de custos( segundo a 4R cada teste- só não sei se o atual ou o anterior tem custo de 300 mil euros) fora a questão de tempo hábil afinal entre is testes e análises deve consumir um tempo considerável para cada modelo.

          • E olha que era favorável ao 208.

            Mas um carro sem barras laterais e ainda mais viajando pela Serra do Cafezal e Rio-Bahia, é item que nem posso imaginar não ter.

            • Gustavo73

              E não é n algo caro vamos combinar. Ma verdade depois de ter lido que o ESP tem custo de 50 dólares (para um carro com ABS moderno) e que o custo da unidade do airbaggira nessa faixa, mesmo que o de cortina custe mais não deve ser tão mais caro. Assim como encosto de cabeça, cintos de segurança ou isofix. Nada disso deve custar tanto, e mesmo assim aqui é tudo oferecidoa conta gotas. É complicado, um exemplo o Mobi vendido na Argentina tem isofix e ele é feito aqui.

              • Khusller

                Poderiam pelo menos fazer uma simulação virtual. A Koenigsegg testa desta forma e em um acidente que ocorreu nesses últimos meses mostrou-se bem seguro.

                • Gustavo73

                  Todos os fabricantes fazem testes virtuais de peças sistemas ou fo carro como um todo. Isso acontece a muito tempo na indústria. Mas os testes reais é que comprovam se a simulação está correta. Já que ela depende de dados inseridos no simulador.

                  • Khusller

                    Eita, pior ainda então. Até assim conseguem colocar uns lixos desses nas ruas.

                    • Gustavo73

                      As fabricantes tem laboratório de colisão aqui, não é surpresa para elas os resultados. Mas como disse o presidente da Renault aqui,. oferecemos o que o mercado quer e o da Mercedes-Benz, o preço é o que o mercado está disposto a pagar. A segurança não está nem nos top 5 dos quesitos do brasileiro ao comprarum carro.

              • Deivid

                Mês passado estive na Argentina e passei em algumas CSS.
                Sonic por exemplo, lá ainda é vendido e a versão básica vem com AB4 e a top com AB6, sem contar que tanto o sedan quanto o hatch pode receber teto solar.

                • Gustavo73

                  Se você reparou a EcoSport lá tem versões com a CMM assim como o Fiesta Hatch(inclusive com teto solar), vi isso em 2014. É só mais um exemplo.

          • Pacheco

            O problema é custo mesmo. E principalmente qndo as proprias montadoras não financiam os projetos e ainda atrasam o envio de modelos.

        • CignusRJ

          O Celer seria bom, já o X60 creio que o NCap possa responder à sua curiosidade.
          Lembrando que o Celer é nacional e portanto pra mim o NCap não serviria como uma avaliação.

          • Deivid

            C-NCAP consegue ser pior e mais bizarro que o latão encape.
            Tem credibilidade em nível extremamente negativo

    • celso

      Queria e quero ver o 2008, o Mobi (só por curiosidade), o kicks e a Toro.

      • CignusRJ

        Gostaria de ver um novo teste do UP, o Corolla, Civic, Cruze, C4L, 408 e Versa.
        Como será a reação do mercado caso o Corolla tivesse uma nota ruim(menor que 3)?

        • Pacheco

          Só se a Chevrolet conseguisse 5 estrelas no teste e caisse matando em cima da Toyota falando sobre o teste.

          Dessa forma com certeza teria impacto nas vendas.

          • CignusRJ

            Bem observado., um se destacar muito bem e o Corolla tirar nota muito baixa e haver o contraponto entre eles. Só o Corolla com nota baixa e os outros notas regulares não adiantaria muito.

            • Pacheco

              Sim… não adianta nada ele ter 3 estrelas e os outros manter o mesmo nivel. Precisava ter o Cruze e o Civic com 5 estrelas pra entrar batendo.

        • celso

          Infelizmente, a maioria dos consumidores brasileiros nem deve ter conhecimento dos testes do LatinNcap.
          Em relação ao Civic e ao Cruze, eu tenho uma expectativa muito positiva.
          Espero nota máxima para os dois, menos que isso será uma decepção.

          • CignusRJ

            Sinceramente eu não sou tão otimista quanto vc.
            Com os novos padrões do teste se tirar nota 4 devo me dar por contente, mais que isso não creio.

            • celso

              Mas eles vêm com ESP e airbags laterais em todas as versões.
              Já em relação à parte estrutural, eu não tenho a menor dúvida que será muito boa, tanto do Civic quanto do Cruze.

              • CignusRJ

                Torço muito que vc esteja certo quanto a sua previsão de nota 5 e eu errado.

            • Gustavo73

              O Civic e o Cruze não foram testados, mas não vejo motivos para carros com 6 airbags de série entre outros itens principalmente na categoria médios não tirarem 5 estrelas.

          • Gustavo73

            O Cruze acho não tira 5 estrelas por não ter airbags de cortina, já o Civic com 6ab tirar qualquer coisa abaixo dos 5 seria uma decepção o mesmo para o Golf.

  • Franco da Silva

    A Renault podia surpreender e mandar um Kwid pré lançamento, tem como? Foi assim que a VW fez com o up! ?!?
    No lançamento, vai ter chuva de comentários que esse pequeno Renault é 0 estrelas e blá blá blá, mas a fábrica jura que o brasileiro será diferente. Então, patrocina um teste para provar!

    • CignusRJ

      Concordo, já disse isso a algumas semanas o melhor que a Renault faz é imitar a VW e desde o lançamento já ter um resultado que agrade ao povo.
      Isso daria mais segurança às pessoas.

    • Pacheco

      Sim, manda o modelo para teste e prova que resolveu o problema do carro. Caso contrario, eu tbm vou xingar que ele é -3 estrelas.

  • JAG

    Espero a Ranger com 07 air bags e a Toro com teste de 02 air bags e com teste com 07 air bagas ! tenho curiosidade!

    • Gustavo73

      Para testar a a Ranger com múltiplos airbags ela teria que ser oferecida de série em toda a região. A Toro se for testada será só a versão básicade equipamentos de segurança de série.

      • Junior_Gyn

        Mas a partir da versão reestilizada agora são de série 7 Airbags, não??

        • Gustavo73

          No Brasil sim, mas a Latin Ncap não testa só carros feitos aqui ou para o nosso mercado. Ela testa modelos feitos e ou vendidos na América Latina e Caribe, testando sempre a versão mais simples no quesito segurança.

  • Lucas Vilanova

    Queria que testassem o Onix reestilizado para saber realmente se reforçaram a estrutura como dizem e avaliar essa diminuição de peso efetivamente.

    Em relação ao pacote de segurança, nem preciso comentar né…

  • Marquinhos

    Fiat Mobi e Honda HR-V tomara ….

  • Diogo Oliveira

    Queria ver o Mobi e da Toro…

  • Deivid

    Latão Enecape, a piada internacional

  • Johnata Mirrer

    Prepara o coração!! Jájá 80% dos BR descobrirá que dirigem armadilhas mortais de aço!

  • Ailton Junior

    O Brasil tinha que ter um teste próprio, tipo IMETRO, muitos testes feitos lá fora não são viáveis pois um mesmo carro testado varia nos equipamentos de segurança dependendo do país. Como por exemplo a ranger

    • Gustavo73

      Um teste próprio seguiria regras próprias dificultando uma comparação direta. Fora a possibilidade de interferência da indústria local.

  • Fabão Rocky

    Palhaço é quem paga 50k em carro c/ menos de 3 estrelas no Crash-test!