América Latina Segurança

Latin NCAP vai divulgar novos resultados no próximo dia 9 de setembro

volkswagen up latin ncap teste auditoria 4

O Latin NCAP vai divulgar dois novos resultados de testes de segurança no dia 9 de setembro. Os modelos serão da Fase VI, que já teve Novo Chery IQ, Novo Palio e Jeep Renegade. O instituto particular pretende endurecer mais as regras para avaliação dos modelos vendidos na América Latina a partir de 2016.

O controle de estabilidade, por exemplo, será obrigatório para se obter quatro ou cinco estrelas. Haverá também três testes de impacto contra um atualmente. Impacto frontal com 40% de área a 64 km/h, impacto lateral a 50 km/h e colisão contra poste. Mudanças na pontuação, avaliação de itens de segurança e premiação por tecnologia embarcada serão aplicadas.





  • Tosca16

    Depois da polêmica do Chery IQ nem duvido que a versão equipada com airbag seja testada agora, e desta vez usando o isofix …

    • Junoba

      Veremos…

      • Tosca16

        eu não apostei que vai ter o novo teste agora mas não duvido que venha, mas eu queria ver da Chery agora o Tiggo 5 já quê tem vendido bem nos países vizinhos …

        • “Mudanças na pontuação, avaliação de itens de segurança e premiação por tecnologia embarcada serão aplicadas.”

          Boatos que a latinncap vai acabar com a palhaçada de adicionar ponto por aviso de cinto, e fazer nos moldes das demais ncaps do mundo. Deve ter muita gente achando que o C3 e Palio são 4 estrelas.

          • Mas nos demais NCap também não dão estrelas por esses itens?

          • dallebu

            Meu amigo, a Latin Ncap não adiciona pontos pelo aviso do cinto, mas TIRA pontos caso não tenha. Por isso Palio tirou 3 estrelas, e quando a Fiat implementou o sistema a Latin Ncap DEVOLVEU os pontos, e o carro conseguiu atingir as 4 estrelas.

            • A latinncap passou a adicionar 1 ponto pro aviso de cinto apartir de Julho de 2013. Assim, a partir dessa data, a nota maxima de 16 pontos passou a ser de 17 pontos. Um bom exemplo disso:

              Ecosport sem aviso de cinto 13.64 – max. 16.00.
              Ecosport com aviso de cinto 14.64 – max. 17.00.

              Note que o Ecoport recebeu 1 ponto por ter adicionado o aviso de cinto (modelo VIN 9BFZB55P9 E8843021 (produção desde agosto de 2013) Assim, subiu para 14.64, e foi submetido a teste lateral, e subiu de 4 estrelas para 5 estrelas. O carro nao recebeu novo teste de impacto frontal, apenas recebeu 1 ponto por aviso.

              • Gustavo73

                Como ele disse, o carro tinha perdido 1 ponto pela ausência so aviso. O cinto de segurança é considerado pela Global Ncap o sistema de segurança mais importante, o acidente do cantor sertanejo comprova isso, mesmo a 179 km/h, que estav com o cinto saiu ileso, quem não morreu na hora. Logo assim que o aviso foi colocado ele teve o ponto de volta. O Clio também não foi testado novamente, mas como passou a ser feito na área de influência da Latin sem 2ab e abs perdeu as 3 estrelas que tinha. O TT2015 não tirou 5 estrelas por não ter de série o sistema de frenagem automática.

                • EcoSport, para ganhar mais uma estrela na proteção dos ocupantes adultos bastou à Ford “incorporar um lembrete de cinto de segurança ao banco do acompanhante”, informa o Latin Ncap.

                  • Gustavo73

                    Exatamente ganhou o que tinha perdido. O mesmo vom as próximas exigências. Foi testado sem alguns desses itens, isofix, cinto central e encosto para todos os ocupantes. Mas depois do teste passou a ter o item de série ele ganha os pontos retirados pela ausência anterior. Como disse o Clio perdeu os pontos pois carro sem 2ab e abs tira 0.0 e ficacom 0 estrelas. O QQ se for oferecido em toda área da Latin Ncap vai ter os pontos que a versão testada não teve. Mas nesse caso precisa de reteste pois a presença vao mudar os resultados obtidos pelos dummies.

                    • Como é que ele ganha o que havia perdido, se os pontos MAX foi alterado de 16 para 17?

                      Desisto de explicar. Se procurar no google, tem pdfs explicando em detalhes como os pontos são somados, como os testei sao feitos, a velocidade, a definição de cores, scores, etc. Nao tenho o link aqui, pois o que eu tinha está fora do ar.

                      Encerro o assunto apenas dizendo que: Em NENHUM outro ncap tem 17 pontos no crash frontal. O proprio Score do EcoSport já diz tudo. Antes era 16 MAX, e passou a ser 17 MAX. Se o seu argumento (quero fontes) fosse verdadeiro, de onde sai o 16 para 17? O Ecosport se quer foi re-testado, olha o video dos dois.

                      LatinNcap
                      SBRs (Seat Belt Reminders) will give 0.5 point for the driver seating position and 0.5/N point for each front passenger position that meets the requirements (N is the number of available front passenger positions). The car offers fully compliant SBR systems for all front seat positions and hence scores 1 point.

                  • Gustavo73

                    Entendo que às vezes as explicações para o público em geral poderia ser melhor. Mas tem a questão da língua, a Latin fica no Uruguai. E já tivemos problemas nessa área de entendimento no passado, uma com a história de ter ou não testes patrocinados. Dava a entender que não teria, o que nem de longe era verdade. Na Europa 80% são feitos assim. O Malibu tirou 4 estrelas apesar dos 8 Airbags pois não tinha o aviso nas línguas aonde ele era vendido, fpi uma gritaria na época. Perdeu pontos por não ter o aviso. Veja que p ESP não influi np teste de colisão, mas tira pontos. Lembrando que não basta ter p dispositivo (de série). Mas ele é testado. Já o cinto e encosto central não tem influência nos testes já que não tem dummie adulto no banco traseiro. Mesmo assim vai se perder pontos e não tira as 5 estrelas. A verdade é que a pontuação é muito mais complexa do que se imagina, dados dos acelerômetros e outros sensores são analisados, assim como outros critérios. Fico imaginando o tamanho do relatório final. O que recebemos (público em geral) é algo ínfimo e por vezes incompleto, gerando as dúvidas de quem se aprofunda um pouco mais. Mas a Ltin é filiada a Global Ncap como as outras e junto com os outros institutos como IIHS estão ligados a ONU e FIA. Todos em um esforço global de tornar os carros mais seguros. Cada um claro tem variações voktadas para a sua realidade. Nos EUA os números de colisões similaridade ao Small Overlap fizeram eles fazerem o teste, assim como a obrigatoriedade da câmera de ré, devido aos inúmeros atropelamentos de crianças nas saídas das garagens. Aqui durante 5 anos o foco foi a estrutura doa carros, agora começa e se dar mais importância a segurança das crianças (isofix) e a segurança ativa esp.

                    • O link que eu tinha, era exatamente uma mega biblia sobre como os testes sao feitos, como sao posicionados os bonecos, etc etc etc. ENORME mesmo.

                      Malibu nao era 8 airbags, e sim 10 airbags. E ele nao perdeu pontos, uma vez que já repeti milhoes de vezes (kkkkk), que nao perde pontos na ausencia, porem recebe 1 ponto se tiver. O Malibu por nao ter o aviso de cinto nos moldes da latinncap, ele nao foi testado no impacto lateral, por isso recebeu 4 estrelas.

                    • Gustavo73

                      Provavelmente tiraram o link do ar, pois já devem estar preparando as novas normas. Foi olhar com calma a história do Malibu, e você tem toda razão. Falaram tanto na época que era ridículo não ter 5 estrelas somente pelo aviso que ficoi na minha cabeça. Sempre entendi, sim sei que você já falou. Que a ausência tiraria pontos. Realmente adicionar mesmo que só um ponto pode dar as falsas impressões como no caso do Palio principalmente. Então eles devem ajustar isso. Mas sinceramente acho altamente positivo os testes feitos até hoje. Espero que continuem e até se intensifiquem. Só não sei se twriam mais espaço na agenda dos laboratórios da ADAC para os testes da Latin. Quem sabe usar os outros que a Euro usa. Em um mundo ideal poderiam fazer uma aqui na AL. Mas estamos muito “verdes”, e nada pode interferir na credibilidade.

    • carnero

      Chery IQ é tenso hein….

  • Gustavo73

    O Ka não deve estar nessa leva já que acaba de ganhar o isofix. Vamos ver quem será, será que finalmente teremos algum da Honda? Até hoje só o City da geração anterior foi testado, nada mal por sinal 4/4 estrelas. A VWB poderia testar o Fox, só falta ele na linha de carros de passeio. Mas ela deveria colocar o isofix que o modelo europeu tinha. O Celer também poderia ser testado. Quem sabe o March nacional.

    • Andre Studart

      Fico curioso com o up!, visto que é um projeto global, e carros nacionalizados, como o Fiesta e afins, apesar de terem já passados pelo teste frontal, seria interessante ver nos outros testes também

      • Junoba

        Mas o Up já passou pelo teste lateral…

      • Gustavo73

        O Up tem a colisão lateral (todos que tiraram 5 estrelas, tiveram essa opção dada pela Latin, mesmo sem pontuação) tirando 5 estrelas é pouco provável que tenha diferença nesse caso (falando em deformação da carroceria). Tem o vídeo. Mas claro que o airbag lateral ou a falta dele terá peso(lembrando que p Up só tem 4(sendo o lateral maior e protegendo a cabeça do ocupante dos bancos dianteiros. O Fiesta testado foi o mexicano, poderiam testar o nacional.

        • Andre Studart

          Não sabia! Show o fato dele ter passado com louvor no teste lateral! Não espera, sinceramente.. Realmente, seria bem interessante ver o Fiesta nacionalizado por exemplo, assim como os outros, mas de pouco em pouco a gente chega lá

          • Gustavo73

            Olha não é que passou com louvor. A estrutura resistiu bem. Mas sem os Airbags o dummie sofre mais que sem. E foi um o de barreira simulando outro veículo. Tem outro mais exigente e que será obrigatório que simula um poste. E não foi só o Up todos com 5 estrelas passaram por ele. O melhor que agora conta ponto e todos. Também acho que quem já foi testado deveria ser testado novamente. Mas tem muitos que ainda não foram. E tem os custos segundo a 4R 300/350 mil euros por teste.

            • Andre Studart

              Ahh sim, entendi, tomara então que eles passem novamente pelos testes então, já que estão mais rígidos, além de terem incluídos outros.. Mas creio que devam dar preferência aos não testados de forma alguma para isso, como você falou, cada teste desse deve ser caríssimo para operar

  • motstand01

    Podiam testar o March ou Versa nacionais, HR-V e Fit, o Fox e principalmente, o Ka.

  • Anderson

    Trabalho fantástico o da Latin NCAP, pena que nosso governo inútil não colabora com o instituto.

  • GPE

    Quero ver o Corolla E RAV4 sem ESP!

    • Gustavo73

      Por enquanto não tem problema, serão obrigatórios ano que vem.

      • GPE

        Obrigatório nos carros ou pro teste?

        • Gustavo73

          Para o teste.

  • gustavo

    O Volks Up, o lançamento do Século !!!



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